galeria ypuarana - marcicleide

18
G aleria Y puarana Campina Grande-PB, Agosto de 2013 Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba Lagoa Seca CONHEÇA TUDO QUE A CIDADE TEM DE MELHOR PARA OFERECER

Upload: turma-da-goiabeira-uepb

Post on 15-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Galeria Ypuarana -  Marcicleide

GaleriaYpuarana

Campina Grande-PB, Agosto de 2013 Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba

ParaíbaLagoa Seca

CONHEÇA TUDO QUE A CIDADE

TEM DE MELHOR PARA OFERECER

Page 2: Galeria Ypuarana -  Marcicleide

B e m Vi n d o. . .G A L E R IA Y P UA R A NA é u m a r e v i s -

t a v o l t a d a p a r a o c o nt e x t o c i d a d e s , e m e s p e c i a l L a g o a S e c a - P B. O n o m e d a r e v i s t a s u r g i u d a i d e i a d o n o m e a nt i g o d a c i d a d e d e L a g o a S e c a , q u e e r a Yp u a r a n a . Po r e s s a c a r a c t e r í s t i c a , t r a z e m s u a s p á -g i n a s d e s t a q u e s d a c i d a d e , c o m o t u r i s m o, a r t e s a n at o, e v e nt o s , r e l i g i ã o, n o v i d a d e s e a l g u n s p o nt o s m a r c a nt e s p a r a v i s i t a ç ã o. P r o d u z i d a p e l a a l u n a d e C o mu -n i c a ç ã o S o c i a l d a Un i v e r s i d a d e E s t a -d u a l d a Pa r a í b a Ma r c i c l e i d e Pe r e i r a , e s t e p r o d u t o é c a r a c t e r i z a d o c o m o e x -p e r i m e nt a l e e s t á e m f a s e d e a d ap t a ç ã o, v i s t o q u e é u m p r o j e t o d a d i s c i p l i n a d e P r o j e t o G r á f i c o s o b o r i e nt a ç ã o d o p r o -f e s s o r A r ã o d e A z e v e d o. To d a s o c o n -t e ú d o f o i r e t i r a d o d a i n t e r n e t , p o i s a d i a g r a m a ç ã o é o f a t o r p r i n c i p a l p a r a

a av a l i a ç ã o d o d e s e mp e n h o p r á t i c o . To d o o c o nt e ú d o d a r e v i s t a f o i r e v i -s a d o e s e l e c i o n a d o, b u s c a n d o f a z e r u m a b r e v e e s p l a n a ç ã o s o b r e a c i d a d e . A r e v i s t a t r a z o s p r i n c i p a i s d e s t a q u e s d o s l u g a r e s p a r a s e v i s i t a r n a c i d a d e d e L a g o a S e c a , i g r e j a s , c a -c h o e i r a , g a s t r o n o m i a l o c a l e o u t r o s . L e n d o a G A L E R IA Y P UA R A NA , v o c ê v a i c o n h e ç e r u m p o u c o s o b r e e s s a c i -d a d e , s u a h i s t ó r i a e s u a a t u a l i d a d e . S a b e r u m p o u c o d e t u d o e d e t u d o u m p o u c o. É e s s a a n o s s a i n t e n -ç ã o. M i s t u r a s a b o r o s a d e a s s u nt o s q u e v o c ê v a i e n c o nt r a r a o f o l h e a r a s p á -g i n a s d a G A L E R IA Y P UA R A NA . E s -p e r a m o s a c i m a d e t u d o q u e v o c ê o b -s e r v e t o d o o c o nt é d o q u e ap e s a r d e t e r s i d o r e t i r a d o d a i n t e r n e t f o i s e l e -c i o n a d o c o m mu i t a r e s p o n s a b i l i d a d e e d e d i c a ç ã o a o m at e r i a l . B o a l e i t u r a

Aos leitores..............>>

Revista do Laboratório de COMUNICAÇÃO SOCIAL da Universidade Estadual da Paraíba

Curso de Comunicação Social UEPBRua Baraúnas, 351 - Bairro Universitário - Campina Grande-PB, CEP 58429-500,

Fone/Fax: 83 3315.3300http://www.uepb.edu.br/

GaleriaYpuarana

ReitorRANGEL JÚNIOR

Coordenador do cursoCÁSSIA LOBÃO

Coordenador adjuntoFÁTIMA LUNA

Professor OrientadorARÃO DE AZEVEDO

FotografiasINTERNET

RepórterFÁGNER PEREIRA

EditorFelipe Pereira

Projeto GráficoMARCICLEIDE PEREIRA

DiagramaçãoMARCÍ SILVA

Page 3: Galeria Ypuarana -  Marcicleide

S u m á r i o

Conheça a Cachoeira do Pinga

Ótima opção para quem gosta de aventura, o lugar é ideal para trilhas, passeio ciclistico, tiroleza e moto-cross.p 08 a p09

Turismo ReligiosoJovens jesuítas intercambistas partici-pam da Semana Missionáriap 10 a p11

Em FocoESPECIAL Convento Ipuarana. Co-nheça um pouco de sua história .p 14 a p21

ArtesanatoPeças em estopa, croche e algodão colorido. Essas são algumas peças produzidas pelo clube de mães da ci-dade, que é conhecido nacionalmente pela perfeição do trabalhop 06 a p07

CAMPINA GRANDE, AGOSTO 2013 cidades 3

foto

s da

inte

rnet

Page 4: Galeria Ypuarana -  Marcicleide

Destaque

Cerca de 500 cavaleiros participaram da I Cavalgada de São João, pro-movida pela Diocese de Campina

Grande que aconteceu no dia 23 de junho. O evento aconteceu em parceria com a Prefeitu-ra Municipal, dentro do Projeto Fé e Cultura, que vem incrementando o Maior São João do Mundo nesta edição dos seus 30 anos. A cavalgada saiu de Lagoa Seca em direção à Catedral de Campina, onde foi celebrada a I Missa do Vaqueiro e do Agricultor. A Caval-gada sempre foi um desejo antigo da Diocese, buscando abranger toda a região da Borbo-rema, onde as cavalgadas são tradicionais. “Como o Projeto sugere, queremos trazer o que é próprio da nossa cultura para aliarmos à expressão da nossa fé.

A devoção a São João, a cavalgada e uma missa por todos os agricultores é a aliança perfeita para este dia”. Explica Márcia Marques, assessora de imprensa da Diocese e uma das coordenadoras do Projeto Fé e Cultura. A I Cavalgada de São João teve sua concentração às 6h na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Lagoa Seca. Um café da manhã foi oferecido pela Paróquia para que às 8h a cavalgada saisse em direção à Catedral de Nossa Senhora da Con-ceição em Campina Grande. Na Catedral, foi celebrada a I Missa do Vaqueiro e do Agricul-tor, presidida por Pe. Márcio Henrique, Vigá-rio Geral da Diocese. Dom Manoel Delson, bispo diocesano, participou da cavalgada.

Cavalgada do agricultor

4 CAMPINA GRANDE, AGOSTO 2013 cidades

Page 5: Galeria Ypuarana -  Marcicleide

Lagoa Seca é um município brasileiro localizado na Região Metro-politana de Campina Grande, estado da Paraíba. Sua população em 2011 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 26.034 habitantes, distribuídos em 109 km² de área. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geogra-fia e Estatística), no ano de 2006 sua população era estimada em 26.000 habitantes. Seu clima é o tropical úmido, com temperatura média anual em torno de 22°C, sendo a míni-ma de 14°C e a máxima de 33°C. A cidade é limitada pelos municípios de Campina Grande, Massaranduba, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Montadas, Puxinanã e Espe-rança (apenas 100 m. de limite).

A origem do nome Lagoa Seca é permeada por várias versões, a mais precisa é atribuída à existência de um engenho com essa denomina-ção, de propriedade do Coronel Vila Seca. Como homenagem ao Coronel surgiu o nome da cidade. Em uma versão popular um fato ocorrido na Rua João Lourenço Porto, onde existia uma lagoa, que se encontrava sempre seca originou o nome. Certo dia uma mulher bem vestida escor-regou na lagoa e exclamou: “Como pude escorregar em uma lagoa seca!”. Os comentários se propagaram na região, batizando o município.

Os primeiros habitantes de La-

goa Seca foram os índios “Bultrins”. O início de sua povoação se deu em outubro de 1929, e teve como fundador Cícero Faustino da Sil-va. Sua elevação à categoria de vila ocorreu em 1933, período no qual foi nomeada de “Vila de Ipuara-na” (origem indígena) IPU=lagoa e ARANA=ruim, seca. Surge daí mais uma versão para o nome do muni-cípio. A cidade também já foi cha-mada de Lama da Gata e Tarimba.

Entre 1939 e 1940, frades Fran-

ciscanos procedentes da Alemanha, Lamberto Hotting, Pedro Westerman e Manfredo Ponterburg construíram um grande seminário, hoje Colégio Seráfico de Santo Antônio (Convento Ipuarana), dando impulso à formação da vila. O distrito foi criado em 1934 e o município desmembrou-se de Campina Grande com sua emancipa-ção política em 4 de janeiro de 1964. A cidade possui os seguintes distritos: Chã do Marinho, Floriano, São Pedro (Campinote), Alvinho e Jenipapo.

CAMPINA GRANDE, AGOSTO 2013 cidades 5

A Cidade

Lagoa Seca- PB

Page 6: Galeria Ypuarana -  Marcicleide

Foto

da

inte

rnet

6 CAMPINA GRANDE, AGOSTO 2013 cidades

A R T EAs obras produzidas pelo

grupo Artesanato Ipuarana e pelo Clube de Mães Virgem dos Pobres, ganha destaque pelas peças produzidas em

estopa

Page 7: Galeria Ypuarana -  Marcicleide

ARTESANATO arte em madeira, couro e estopaagosto de 2013

Na cidade de Lagoa Seca. localizada a 7 km de Campina Grande, também tem seu Salão do Artesana-to, que está instalado na rua Cícero Faustino da Silva, bem no Centro da cidade. A lojinha do artesão já tem seu lugar fixo e está com muitas novi-dades. Contando com obras produ-zidas pelo grupo Artesanato Ipuarana e pelo Clube de Mães Virgem dos Pobres, o salão exibe peças confec-cionadas em estopa, tricô, garrafas pet e algodão colorido. O visitante pode encontrar o suvenir que mais se adequa ao seu gosto ou seu bolso, desde enfeites para cabelo até extensas e pomposas colchas para cama. Há ainda a seção de decoração, com peças em madeira e vidro enfeitado com crochê. O consumidor encontra arte-fatos com preço a partir de dois reais.

O salão é encabeçado por Ex-pedita Medeiros, ativista e defensora do artesanato na cidade. A idealizado-ra luta para que os artesãos de Lagoa Seca tenham espaço adequado para a confecção e exposição de seus tra-balhos, e principalmente para que as peças sejam reconhecidas pela popula-ção local. O local já recebeu a visita de vários turistas do Sul e Sudeste, que aproveitam a proximidade com Campina Grande, e de familiares de moradores da cidade, que neste perío-do ficam hospedadas nas casas de seus parentes. O Salão do Artesanato de Lagoa Seca fica aberto das 09:00 às 17:00 horas, durante todos os dias da semana.

Foto

da

inte

rnet

CAMPINA GRANDE, AGOSTO 2013 cidades 7

Page 8: Galeria Ypuarana -  Marcicleide

Cachoeira do

PingaUm dos atrativos naturais de Lagoa Seca é a Cachoeira do Pinga, no limite com o municípío de Matinhas

A Cachoeira do Pinga é uma queda-d’água brasileira pequenas dimensões (entre

3 e 10 metros) situada no rio Mamanguape, município de Lagoa Seca, no estado

da Paraíba, a cerca de 25 km de Campina Grande.

Situada no rio Mamanguape, município de Lagoa Seca, no estado da Paraíba, a cerca de

25 km de Campina Grande. metros) situada no rio Mamanguape, município de Lagoa Seca, no

estado da Paraíba, a cerca de 25 km de Campina Grande. metros) situada no rio Mamangua-

pe, município de Lagoa Seca, no estado da Paraíba, a cerca de 25 km de Campina Grande. Há

ainda no Sítio Amaragi um sítio arqueológico com arte rupestre, contendo marcas nas

pedras muito semelhantes às encontradas na pedra do Ingá, na Paraíba, fazendo supor

alguma ligação entre os povos de ambas as regiões.

8 CAMPINA GRANDE, AGOSTO 2013 cidades

Page 9: Galeria Ypuarana -  Marcicleide

CAMPINA GRANDE, AGOSTO 2013 cidades 9

Page 10: Galeria Ypuarana -  Marcicleide

FéA Gruta da Virgem dos Pobres está situada na en-trada da cidade, para onde convergem, em romaria, inúmeros fiéis nos domin-gos e dias santificados.

Foto

da

inte

rnet

10 CAMPINA GRANDE, AGOSTO 2013 cidades

A imagem da Virgem dos Pobres foi trazida para o município de Lagoa seca por Frei Pascoal Becker, que era da Alemanha e estava no Brasil a serviço da Ordem Franciscana. A imagem saiu de Banneux na Bélgica

para Lagoa Seca em 1958.

Destaque Turistico

10 CAMPINA GRANDE, AGOSTO 2013 cidades

Page 11: Galeria Ypuarana -  Marcicleide

RELIGIÃO Jovens jesuítas intercambistas participam da Semana Missionária

Foto

: Divu

lgaç

ão/P

asco

m C

ampi

na G

rand

e

14 a 21 de julho

22 jovens da ordem jesuíta hospedados em Lagoa Seca.Intercâmbio promoveu visitas à iniciativas de agricultura rural.

Uma delegação de 22 jovens de Taiwan, Estados Unidos e Índia parti-ciparam de um intercâmbio em Lagoa Seca. Eles fizeram parte de um grupo maior de 1.800 pessoas de todos os lu-gares do mundo que chegaram ao Bra-sil para conhecer o país antes de seguir para a Jornada Mundial da Juventude.

Pertencentes à ordem Jesuíta, a mesma do Papa Francisco, eles estão visitaram iniciativas de agricultores rurais e conhecendo experiências sustentáveis, afirma o Padre Alfre-do Medina, coordenador dos Jesu-

ítas na América Latina. Os jovens chegaram ao Brasil por Salvador, onde se dividiram em 80 grupos por todo o país e foram hospeda-dos em conventos franciscanos.

Os jovens chegaram à Paraíba em 14 de julho e ficam no estado até o dia 21. Eles foram hospedados no Convento Ipuarana, localizado em Lagoa Seca-PB. Segundo o pa-dre Alfredo a visita se enquadra em uma metodologia conhecida como “Experiências Magis”, promovida pela Igreja Católica, para um gru-

po de 20 a 30 jovens de pelo menos três nacionalidades diferentes.

O trabalho pretendeu oferecer uma vivência à fundo sobre uma nova realidade, de modo a provocar uma reflexão sobre os diferentes aspectos dos valores dos jovens e sua relação com Deus. O Magis é uma experi-ência espiritual, cultural, pastoral, social e missionária de jovens que cultivam a espiritualidade inaciana, realizada nos dias que antecedem às Jornadas Mundiais da Juventude.

CAMPINA GRANDE, AGOSTO 2013 cidades 11

Intercâmbio

Page 12: Galeria Ypuarana -  Marcicleide

Conheça maisM A R C I C L E I D E P E R E I R [email protected]

A Casa de Eventos Marista – Lagoa Seca está pronta para receber eventos e também servir como hospedagem alternativa ao São João de Campina Grande, com muito conforto e segurança.

Foto

da

inte

rnet

MARISTA Os Centros de Eventos e Hospedagem teve como finalidade inicial ser um espaço para eventos religiosos e educacionais da Provín-cia Marista. No decorrer dos anos, após terem passados por uma am-pliação, abriu o atendimento a gru-pos externos, escolas, comunidades, empresas, sindicatos, associações e outras instituições.As convenções, palestras, reuniões e eventos da sua empresa, sindicato, associação e entidade religiosa en-contram na Rede Marista os espaços ideais para realização.

PROJETO Estudantes de escolas muni-cipais de Lagoa Seca visitam proje-tos de reflorestamento e avicultura. Dezenas de estudantes das Escolas municipais de Lagoa seca Olímpio Rodrigues Coura, Tertuliano José da Silva e Manoel Pereira da Silva conheceram na quarta-feira à tarde

(19/06), os projetos de reflores-tamento misto e de avicultura alternativa desenvolvidos pelo Projeto Rio Mamanguape, patro-cinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, na comunidade do Retiro, no mesmo município. Marcicleide da Silva Pereira, da Manoel Pereira da Silva considerou a iniciativa importan-te, porque apesar da maioria dos alunos residirem na zona rural eles nunca tiveram acesso a explicações sobre a importância do refloresta-mento e da avicultura alternativa. GASTRONOMIA REGIONAL

A novidade gastronômica em Lagoa Seca é o Restaurante ambiental Vila Verde, que encanta pela beleza do lugar, além da maravilhosa comida regional. É aberto todos os dias da semana, dispondo de espaço ambien-tado, casas individuais para você e sua família, parque para seus filhos areá externa com musica (forró pé de serra).A especialidade da casa é uma galinha caipira sensacional.

12 CAMPINA GRANDE, AGOSTO 2013 cidades

Page 13: Galeria Ypuarana -  Marcicleide

CAMPINA GRANDE, AGOSTO 2013 cidades 13

ECONOMIA

Entre as diversas atividades econômicas na economia do Município predomina o cultivo de produtos Hortifrutigranjeiros (tendo como desta-ques a laranja, a banana e o chuchu) e a avicultura. Na Agropecuária a criação de bovinos, suínos e caprinos fortalece a economia local. No comércio a farinha de mandioca, a batatinha, o frango para o abate, as frutas e verduras são distribuídas para a região. A feira realizada nos fins de semana comer-cializa os mais variados produtos, servindo de elo comercial entre Lagoa Seca e cidades circunvizinhas.

UEPB - LAGOA SECA O Centro de Ciências Agrárias e Ambientais – CCAA foi criado no Campus II no município de Lagoa Seca em 07 de fevereiro de 2007.

A missão do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais – CCAA, onde funciona também a Escola Agrícola Assis Chateaubriand (EAAC), é formar profissionais qualificados, capazes de serem protagonistas de suas ações pessoais e acadêmicas, como também críticos, socialmente comprometidos com as Ciências Agrárias e Ambientais e também com os demais campos científicos afins, através das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

PRESIDENTE DILMA EM LAGOA SECA Dilma almoça em Lagoa Seca/PB e é rece-bida no Centro de Eventos Maristas pelo prefeito Tadeu. Em seguida, foi em carro oficial para a granja do ex-deputado Enivaldo Ribeiro, pai do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, onde almoçou.A presidente Dilma Rousseff chegou de helicóptero no município de Lagoa Seca, por volta das 14 horas. A aeronave aterrissou no campo do Centro de Even-tos Maristas e lá, a presidente foi recebida por uma grande número de pessoas, entre eles, o prefeito da cidade José Tadeu Sales de Luna e a vice-prefeita, Eleuza Barbosa.Na granja de Enivaldo Ribeiro a presidente foi rece-bida por várias lideranças políticas do Estado

A agricultura fami-liar em Lagoa Seca, é destaque pelo cultivo

de produtos orgânicos. Produtos saúdaveis são

comercializados em todo o estado.

Foto

da

inte

rnet

Page 14: Galeria Ypuarana -  Marcicleide

EM FOCO Convento Ipuarana - Patrimônio Histórico

Lagoa Seca- PB

entrada de novos noviços na ordem. Mui-tos frades Franciscanos vinham para o Brasil fugidos da Alemanha, onde sofriam todos os tipos de perseguições.Ipuarana, 1954 A fundação e a construção do Convento foram marcadas pela presença de três frades Franciscanos. No dia 28 de novembro de 1939 chegaram Frei Pedro Westermann e Frei Lamberto Hoetting e em 1940 Frei Manfredo Pantenburg. “Frei Pedro, o guia, Lamberto, o técnico, e Manfredo, o apóstolo”. (IPUARANA: 25 anos depois, p. 40) Em 5 de Agosto de 1940, os Frades transferiram-se para a primeira parte do seminário construído. Em 1941, o Colégio Seráfico Santo Antônio começa suas aulas, com apenas duas salas e 19 alunos para o curso primário. E em 15 de junho de 1942, iniciou-se a construção do Convento. Grande parte da construção Foi feita com a ajuda dos moradores de Lagoa Seca. A implantação do convento Franciscanos foi um fator positivo para o desenvolvimento da Vila de Lagoa Seca, já que era muito grande o número de alunos que vinham de fora para estudar .

O CONVENTO DE IPUARANA É HOJE UMA REFERÊNCIA PARA CATÓLI-COS DE TODO O PAÍS, FUNCIONANDO ATUALMENTE COMO UM CENTRO

DE ENCONTROS E CONVENÇÕES.

Foto

do an

o de 1

962

Desde o processo de nossa colonização, podemos des-tacar a presença das missões

religiosas no Brasil, que tiveram como papel a catequização dos índios, os padres Franciscanos chegaram no Brasil com esse mesmo objetivo. A história da forma-ção e desenvolvimento da cidade de La-goa Seca (PB) também está marcada por fortes características religiosas, fator este influenciado pela presença das ordens missionárias Franciscanas e Maristas. Em 1939, provenientes da Pro-víncia Franciscana do Nordeste do Brasil com sede em Recife, chegaram os Frades Franciscanos a Lagoa Seca. Segundo o livro de comemoração dos 25 anos do Convento Ipuarana, em 26 de setembro de 1939, o terreno para a construção do colégio foi comprado por nove contos de reis, a metade do que valia o terreno, ten-do em vista que o terreno seria comprado pela ordem Franciscana. A ordem Franciscana vinha so-frendo represálias nazistas na Alemanha e a opção pelo Brasil tinha como finalidade restaurar a Província Franciscana devido às leis impostas por Hitler, que proibia a

14 CAMPINA GRANDE, AGOSTO 2013 cidades

Page 15: Galeria Ypuarana -  Marcicleide

O Convento de Ipuarana é hoje uma referência para católicos de todo o estado e até mesmo do país, funcionando atualmente como um centro de encontros e convenções. Pertençe à Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, e é o maior convento desta província que abraje todo o nordeste exceto

Maranhão e Piauí.

“O imponente prédio, de linhas mo-dernas e belíssimas, foi fundado em 1960, com 12 mil metros quadrados de área cons-truída, seguindo a linha arquitetônica dos vários conventos franciscanos construídos no Brasil e em outros países. Atualmente, o local é utilizado para eventos religiosos de grupos de dioceses vizinhas, de outros estados, de paróquias, de associações e de membros da

juventude franciscana.” Flaviano Almeida

CAMPINA GRANDE, AGOSTO 2013 cidades 15

Page 16: Galeria Ypuarana -  Marcicleide

Jose Matias da Cunha

Moro em são paulo a mais de 30 anos e conheço muito bem esta cidade um luga maravilhoso lindo um povo bom onesto amigo caloroso um lugar rico em frutas ti-picas que não existe nem um outro lugar do mundo. Mistura de raça indio e portu-gues os meus avos eram indio e portugues eu sou nascido nesta cidade me criei e vive ate os 16 anos tenho familia la mãe e irmã primos e sobrinho que não o conheço a mais de 30 anos que sai de la e não voltei mais um dia eu vou volta la e matar a sau-dade e reve os meus parentes se deus quiser

Luis Carlos Borges

Cidade linda, de um povo maravilhoso, lindas mulheres e belas paisagens. Sin-to muitas saudades dessa cidade, do povo que morava alí proximo do agrícola, hoje tenho grandes amigos em Lagoa Seca, pes-soas que me acolhem quando saio de férias daqui de Taguatinga-DF (Brasilia) para ficar junto a esse povo maravilhoso. Atu-almente moro em Brasilia a 25 anos, sou policial, tenho muito orgulho de ser filho dessa cidade, me criei no colégio agrícola, estudei no Alfredo Dantas, servi no 31º BI-MTz de 83/86. Minha família toda mora aí.

Rodrigo

Sem duvida Lagoa Seca é um otimo lugar para morar e meditar suas praças sua gente tem mais vida, saudade das belezas parai-banas de sua gente feita de aço. beijos de Rodrigo e familias de canaã dos carajas PA

Alessandro

Lagoa Seca faz parte de minha vida. Varias vezes visitei este lugar de cli-ma agradavel e pessoas de bom co-raçaõ o de melhor são as imagens de toda a cidade o verde o ar e as igrejas

Manuel arreiro

Meu comentario sobre a cidade de Lagoa Seca e apaixonante, porque sinceramen-te este povo desta cidade e simplesmente um povo maravilhoso e acolhedor, gos-to muito desta area do estado da paraiba, sou proprietario de uma pequena fazen-da no municipio de Lagoa Seca, gostaria de desejar aos seus administradores su-cesso e honestidade pra com seus conter-raneos Deus o Senhor abencoe a todos.

16 CAMPINA GRANDE, AGOSTO 2013 cidades

Depoimentos

Page 17: Galeria Ypuarana -  Marcicleide
Page 18: Galeria Ypuarana -  Marcicleide

Divulgando o produto intelectual

universitário e a cultura regional

MAR

CICL

EIDE

PERE

IRA