gabriela duarte - atelieoral.com.bratelieoral.com.br/downloads/agosto.pdf · contorno do lábio...

9
GABRIELA DUARTE DE VOLTA àS NOVELAS DEPOIS DE DOIS ANOS DEDICADOS à FILHA Ateliê Oral | 2010 | nº 10 A SENSUALIDADE DO SORRISO SEGUNDO A ODONTOLOGIA ESTÉTICA ATELIÊ KIDS: ATENDIMENTO DIFERENCIADO COM GIBI E CARTEIRINHA ANDRÉ SCHIRILÓ REVELA UM POUCO DO HOMEM POR TRÁS DAS CÂMERAS

Upload: trinhdieu

Post on 01-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Gabriela Duarte - atelieoral.com.bratelieoral.com.br/downloads/agosto.pdf · contorno do lábio inferior, a harmonia do sorriso se traduz em juventude, poder de atração. É aí

PB 1

Gabriela DuarteDe volta às novelas Depois De Dois anos DeDicaDos à filha

Ateliê Oral | 2010 | nº 10

A sensuAlidAde do sorriso segundo A odontologiA estéticA

Ateliê Kids: Atendimento diferenciAdo com gibi e cArteirinhA

André schiriló revelA um pouco do homem por trás dAs câmerAs

Page 2: Gabriela Duarte - atelieoral.com.bratelieoral.com.br/downloads/agosto.pdf · contorno do lábio inferior, a harmonia do sorriso se traduz em juventude, poder de atração. É aí

Marcelo Kyrillos Marcelo Moreira

Editorial

Bela. Confiante. Segura de si. É visível: a autoimagem positiva está retratada, e a certeza da capacidade de atrair, fixada neste clique. Mas o que há de tão sedutor e expressivo nesta mulher? Sim, a boca, que exerce papel fundamental na sedução, na certeza que ela tem do seu poder. E sabe, mesmo inconscientemente, que seus dentes são a única estrutura branca da face, como uma joia natural, integrada ao corpo. É fundamental que essa joia, sim, tenha o tamanho adequado para aparecer – nem grande nem pequena demais –, com a forma expressiva, a cor exata para passar a informação correta. Qualquer coisa diferente pode estragar a mensagem subliminar que a mulher passa neste momento único. Sim, não é o sorriso: é a visibilidade sugerida dos dentes que seduz – nem muito nem pouco. Sim, são os lábios carnudos, também mais volumosos e proeminentes com o suporte que lhe dão os dentes alinhados. Faça você um teste, folheando revistas e observando os anúncios de moda e beleza. Com frequência, os retratos femininos são como este: trazem um rosto discretamente sorridente – boca entreaberta, quase em repouso, os dentes superiores da frente aparecendo por entre os lábios. Fotos muitas vezes fechadas no rosto, todas com uma inevitável marca de sensualidade... O que há nessas mulheres vai mesmo além da beleza. Um sorriso mínimo, um pouquinho apenas de dente à mostra. Nele reside um traço sedutor, resultado de um elemento essencial à Odontologia Estética: o desenho formado pelo conjunto dos dentes.

Nesses retratos fica em evidência uma linha imaginária que passa pelas bordas: se paralela ao contorno do lábio inferior, a harmonia do sorriso se traduz em juventude, poder de atração. É aí que reside o poder transformador de uma intervenção precisa de Odontologia Estética, que promove uma mudança ao mesmo tempo sutil e marcante, mexendo no desenho do sorriso. Modifica-se o dente, mas também a imagem da mulher, que fica mais feminina, mais jovial.

Esse resultado que faz sorrir, feliz e segura, uma mulher – e é o que nós do Ateliê Oral buscamos ao prestar atenção em detalhes como os que são abordados nesta edição.

Mas o que faz a sensualidade do sorriso?

3

Conselho editorial: Marcelo Kyrillos, Marcelo Moreira e Mariana Capatto Jornalista responsável: Ciça Lessa, Mtb 23.764 (edição e textos) Projeto gráfico e projeto editorial: Dona Juca Design Coordenação editorial: Ciça Lessa (Palavra Certa Editorial) Revisão: Cida Silva Marketing: Mariana Capatto Colaboradores: Marcos Proença, Carol Holzer Fotos: André Schiliró, Mario Castello e Samantha Dalsoglio Créditos capa: André Schiliró (foto), Marcos Proença (make and hair) e Carol Holzer (stylist) Tratamento de imagem: Vitor Pickersgill e Tiago Rocha Corpo clínico: Marcelo Kyrillos, Marcelo Moreira, Luis Calichio, Victor Clavidjo, Elessandra Santana, Andrea Ottoni Jehdian, Carina Nunes, Mario Zuolo (Endogroup), Cristina Carvalho (Endogroup), José Eduardo de Mello Júnior (Endogroup), Glécio Vaz de Campos, Maria Cristina Chinen, Kecimiylla Koga, Marcos Pitta, Gustavo Issac Giordani, Aluizio Galeano, Mário Groisman, Gabriela Schneider, Laura Pereira, Juliana Romanelli, Wilson Aragão, Arnaldo Scarlati, Julio Cesar Joly e Robert Carvalho.

Page 3: Gabriela Duarte - atelieoral.com.bratelieoral.com.br/downloads/agosto.pdf · contorno do lábio inferior, a harmonia do sorriso se traduz em juventude, poder de atração. É aí

4 5

loungE

Ela está de volta às telinhas em Passione, depois de ter dedicado os últimos dois anos, prioritariamente, a Manuela, hoje com 3. Aos 36 anos, se divide com tranquilidade entre a vida pessoal, a carreira artística e o trajeto São Paulo-Rio.

Recebeu o LifeStyle News para esta entrevista em casa, de jeans e camiseta branca, após levar a filha para tomar a vacina contra a gripe H1N1.

Dedicou um tempo para dividir com a gente as impressões iniciais da nova personagem, da novela e de si mesma horas antes de embarcar na ponte- área para a festa de lançamento da novela.

Gabriela Duarte Como é a sua personagem em Passione?G.D. – Jéssica é uma menina rica, privilegiada. Mas a origem do dinheiro e a posição da família têm uma particularidade: o pai dela – personagem vivido por Francisco Cuoco – fez dinheiro com a reciclagem de lixo. Ela cresceu mimada e se casa com Berillo, interpretado por Bruno Gagliasso. Jéssica é completamente apaixonada por ele! E a coisa mais importante é fazer aquele homem feliz... Só que tem um porém – que não será segredo para o público da novela: a garota é enganada pelo rapaz, que já é casado com outra mulher na Itália.

Você deu um tempo na carreira com o nascimento da Manuela? G.D. – Não foi nada decidido. Fiz Sete Pecados com a Manuela bebê, no período em que ela tinha 7, 8 meses, e ainda mamava. Estava na fase que dava para organizar um esquema de levá-la junto comigo para o Rio de Janeiro. Mas eu acho que as coisas na vida também acompanham a vontade da gente: eu desejei passar um tempo maior com minha filha na primeira infância, neste período de tantos aprendizados. Passa tão rápido! Então é muito bom que só agora tenha acontecido de eu voltar para uma novela.

E você vai continuar morando em São Paulo, mesmo gravando no Rio?G.D. – Eu nasci em São Paulo, o trabalho do meu marido [o fotógrafo Jairo Goldflus] é na cidade. Gosto de estar aqui – me sinto focada nos meus objetivos de crescimento, sei os cursos que quero fazer, os profissionais com quem quero trabalhar. No Rio, eu sou mais para fora, mais social. Lá moram meus amigos de escola, as pessoas com quem cresci. São duas coisas importantes, duas faces da minha vida. Se acontecer de irmos para o Rio, eu, o Jairo, a Manuela, também será bom – mas tem que ser um plano que realmente inclua a família toda!

E a Manuela, durante a novela, fica em São Paulo ou vai com você para o Rio? G.D. – Desta vez, ela fica. Já tem a vidinha dela estruturada por aqui, escola, natação. E eu vou continuar indo e voltando – por enquanto está previsto de eu gravar algo como duas vezes por semana. A personagem tem o tamanho ideal para esta época da minha vida.

Como foi a experiência da maternidade? G.D. – Fiquei impressionada com a descoberta da disponibilidade que a gente é capaz de ter para um filho. É dia e noite. Você dorme diferente, sempre atenta a um barulho, se levanta para ver se a coberta não caiu...

Você é superjovial, disposta... Como sente a passagem do tempo? G.D. – Eu me cuido, faço ginástica, me sinto como sempre me senti. Mas a passagem do tempo não é algo que me preocupe, faz parte. Aos 36 anos, não me sinto mais uma menininha. Acho que eu não saltito mais na vida: hoje ando

com firmeza – acredito nas coisas que eu construí até agora, vejo que tenho uma história. Acho que em muitos sentidos eu deixei a vida me levar, mas tive a sorte de ir para lugares muito bons.

Como assim? Você talvez não tivesse sido atriz? G.D. – (Risos) Não, ser atriz é algo absolutamente natural para mim, faço teatro desde sempre. Se você me perguntar, como é comum nas entrevistas, se minha mãe influenciou na minha escolha, vou ter que dizer que não sei. Simplesmente era natural o teatro e a arte em minha vida. Mas não foi uma escolha consciente: nunca pensei se representaria um peso ser atriz e filha da Regina Duarte. Acho que, por ser uma profissão ligada à arte, a escolha é talvez mais instintiva do que ser advogado, como o pai, ou médico. Não foi uma opção da adolescência, da época do vestibular: aconteceu muito antes, e naturalmente.

Pergunta obrigatória do LifeStyle News: o que faz você sorrir? G.D. – Acima de tudo, a Manuela. Além da felicidade que vem da relação entre mãe e filha, ela é engraçada, com histórias hilárias, que misturam fantasia e realidade. O texto do Silvio de Abreu (autor de Passione) também – dou risadas soltas quando leio e espero que as pessoas se divirtam muito com a novela. E sorrio também quando vou ao Ateliê Oral – é impressionante o amor, o cuidado e o profissionalismo que toda a equipe tem pelo que faz.

Aos 36 anos, não me sinto mais uma menininha. Acho que eu não saltito mais na vida: hoje ando com firmeza – acredito nas coi-sas que eu construí até agora, vejo que tenho uma história

Page 4: Gabriela Duarte - atelieoral.com.bratelieoral.com.br/downloads/agosto.pdf · contorno do lábio inferior, a harmonia do sorriso se traduz em juventude, poder de atração. É aí

StylE

De dez anos para cá, a expectativa de vida média do brasileiro saltou de 69 para 72 anos. Mulheres de elevado nível socioeconômico vão muito mais longe ainda: 89 anos é a média. Pensar na qualidade de vida e na saúde em uma idade avançada como essa implica se preocupar com doenças crônico-degenerativas – aquelas que, quando as pessoas morriam cedo, nem chegavam a se manifestar.

As doenças crônico-degenerativas devem mesmo ser olhadas com muita seriedade: afinal, a osteoporose é a terceira maior causa de morbidade e mortalidade. Uma fratura óssea pode não matar por si só, mas leva a pessoa a ficar deitada, na cama, sujeita a alguns tipos de doenças, como pneumonias. Resultado: em idades mais avançadas, 25% das fraturas acabam induzindo ao quadro de óbito. No ranking de doenças crônico-degenerativas, a osteoporose só perde para diabetes e hipertensão. Os fatores de risco para a osteopenia – quadro inicial da doença – e a osteoporose são o sedentarismo, uma dieta pobre em cálcio e/ou proteínas, falta de vitamina D, tabagismo, alcoolismo, uso de drogas, injestão prolongada de corticoides, laxativos, tranquilizantes, antidepressivos, anfetaminas, menopausa, doenças crônicas dos rins, fígado ou pulmões, câncer, cirurgia ou doença de estômago ou intestino, doenças da tireoide, doenças crônicas na infância ou na adolescência, baixo peso ou anemia. Coisa demais....

Para driblar o problema, três estratégias conhecem bons resultados: praticar exercícios físicos regularmente; investir em uma dieta com alimentos ricos em cálcio (leite e derivados), verduras (brócolis e repolho), camarão, salmão e ostras, ou tomar suplementos; fazer a reposição hormonal durante a menopausa.

Para dar suporte bem específico, a Levitas criou o Osteofit, programa de acompanhamento para quem necessita de orientação específica para o ganho de massa óssea. O treino é todo construído após a análise dos resultados da densitometria óssea e dos exames laboratoriais. Exercício inteiramente a serviço da saúde!

Patricia Vasconcellos Ferreira, coordenadora do Departamento de Atividade Física do Instituto Levitas.

exer

cíci

o pa

ra

o es

qu

elet

o A osteoporose pode ser evitada com um programa específico para o ganho de massa óssea

7

A imagem de uma mulher é marcada por inúmeros traços sutis – e o perfume é um deles,

envolvente, insinuante, sedutor. Na linha de perfumes de Tania Bulhões – exuberante

com seus 10 anos de contínuo crescimento – as fragrâncias nasceram da mistura entre

um conhecimento importado da França e a evocação das Minas Gerais, terra de Tania.

São clássicas e brasileiras a um só tempo, unindo raízes e padrão internacional.

A linha – que junta estética e bem-estar na sua concepção – gera agora

dois novos perfumes...

A união da provocante essência de pimenta com a suavidade da flor traz

energia e força a esse perfume que pode ser usado tanto por homens quanto

por mulheres. Em sua composição, misturam-se especiarias e florais.

Cheiro marcante, de fragrância cítrica, fresca e verde. No Amor Perfeito,

os toques suaves e campestres da madeira se juntam ao exótico gengibre.

Onde encontrar: nas oito lojas exclusivas tania Bulhões perfumes.

Três em São Paulo (Rua Colômbia, 182, e nos shoppings Cidade Jardim e Morumbi),

ou nas filiais de Porto Alegre, Rio de Janeiro, Campinas, Brasília e Salvador.

Endereços e outras informações: www.taniabulhoesperfumes.com.br

Flor de Pimenta

Amor Perfeito

StorEEm todos os sEntidos

Page 5: Gabriela Duarte - atelieoral.com.bratelieoral.com.br/downloads/agosto.pdf · contorno do lábio inferior, a harmonia do sorriso se traduz em juventude, poder de atração. É aí

início do tratamento

final do tratamento

Um aspecto fundamental é que o tratamento todo aconteceu

muito rápido: entre a fase inicial de moldagem e a colocação

das facetas, acho que não foram nem três meses

8 9

Paula Aliende, 31 anos, queria um sorriso lindo. Desejo realizado.

Como tantas e tantas pessoas, ela não gostava dos próprios dentes: “Eram pequenos, desgastados.” Como tantas e tantas pessoas, Paula também tinha feito tratamentos dentários anteriores: “Usei aparelho na adolescência, um tratamento longo e acabei não indo até o final”.

Jornalista e atriz, há três anos, ela começou a trabalhar em frente às

câmeras da televisão – com a irmã gêmea interpretava as Pet Shop Girls

no programa de Marcos Mion, na Mtv. as duas então resolveram investir

nos detalhes, aprimorar a beleza, se cuidar...

paula basicamente cuidou do sorriso – os seis dentes da frente receberam

atenção especial, com a aplicação de facetas de porcelana que modificam o

desenho. “Um aspecto fundamental é que o tratamento todo aconteceu muito

rápido: entre a fase inicial de moldagem e a colocação das facetas, acho que

não foram nem três meses.”

Do início do tratamento até a finalização, há um período de testes:

uma simulação de resina é colocada nos dentes para que se possa

sentir o efeito e fazer as adaptações. Um verdadeiro test drive – tempo

também para assimilar as mudanças, ouvir os comentários dos

outros, de checar se fica algum incômodo na hora de falar e comer,

de verificar se o encaixe da mordida está correto. “fiquei muito feliz

com o resultado.”

hoje paula escancara o sorriso e fala à vontade nas reportagens que

faz no programa Auto+, exibido na Redetv aos domingos.

Zoom

Page 6: Gabriela Duarte - atelieoral.com.bratelieoral.com.br/downloads/agosto.pdf · contorno do lábio inferior, a harmonia do sorriso se traduz em juventude, poder de atração. É aí

10 1110 11

Muito além dos dentesBasta a boca entreaberta: já está lá o início de um sorriso... e tanta coisa sendo dita. Sedução, autoconfiança, felicidade, abertura para o mundo. A imagem reflete uma pessoa à vontade, tranquila, de bem com a vida, disposta a se relacionar. Como a mensagem transmitida por um sorriso, um simples sorriso, pode ser tão forte e significativa? Tão fundamental que é capaz de mudar a vida, o jeito de alguém ser e de ser visto?

Apenas um sorriso, sim: a mulher é desejada. Conquista a simpatia das pessoas, chama a atenção dos homens... Poderoso, mesmo fora do campo estritamente pessoal, esse sorriso facilita o reconhecimento de sua capacidade profissional. O rosto sério, rígido, os dentes encobertos, e estão lá estampados o descontentamento e a insatisfação, tudo ao contrário. Uma mulher que, insatisfeita com seus dentes, tenta encobrir a boca provoca um efeito bastante grande na própria imagem... “Tantas vezes temos presenciado como a mudança do sorriso traz, no conjunto, uma marcante transformação, bem mais significativa do que se poderia, a princípio, imaginar”, conta Marcelo Kyrillos. Com a beleza do sorriso, toma corpo uma nova mulher. Sedução, autoconfiança, felicidade, abertura para o mundo. Por isso: sorria!

10 11

Sorria! Você

sab

ia?

•...comoumdesenho,compostoporlinhas,proporções,relaçõesdetamanho.Odentistabuscaaharmoniapelarefeituradostraçados,pela modificação dos realces, a promoção das simetrias, a composição estética.

•...comoresultadodoconjuntoformadopelosseisdentesdafrente:queseguemaproporçãoáurea,elementofundamentaldojogodedimensões e simetrias entre as coisas do universo.

•...comomarcadotempo.Oprocessodedesgastedosdentesseacentuaporvoltados40anos.Acurvatransformadapelamarcado tempo é um indício forte de envelhecimento, um registro mais sutil do que as rugas ou os cabelos brancos – porém, igualmente responsável pela percepção da idade. E, minimizá-la, com a intervenção estética nos dentes, rejuvenesce.

•... como resultadodamarcadecadadente.Seosda frenteexpressamapersonalidade,opoderdesensualidade,da imagemqueéconstruída da pessoa, os dentes laterais têm conformação mais arredondada, suave, dão uma nota de doçura ou discrição. Os caninos, por sua vez, carregam conotação de agressividade, da força do temperamento. Precisam combinar, claro, com a personalidade da pessoa.

Muito além da técnica, a Odontologia Estética vê o sorriso sob muitos aspectos...

tEcno StylE

Page 7: Gabriela Duarte - atelieoral.com.bratelieoral.com.br/downloads/agosto.pdf · contorno do lábio inferior, a harmonia do sorriso se traduz em juventude, poder de atração. É aí

SmilE

Ateliê Kids em ação

12 13

udO Max é um dentinho de leite. Ele vive a saga comum à

boca de toda criança, atacada pelos Açucrins, os Mutans,

as bombas do Bafo, e protegida por Splashs e Escovas Ga-

lácticas. Esta é a aventura contada no recém-lançado gibi

do Ateliê Kids, parte de uma estratégia de investir na edu-

cação e na informação das crianças como forma de torná-

-las desde cedo adeptas de bons hábitos bucais.

Produzido com a supervisão de Gabriela Schneider, res-

ponsável pela odontopediatria da clínica, o gibi é escrito

em letras bastão, que facilitam a leitura por crianças re-

cém-alfabetizadas, e toma todo o cuidado que a produção

de livros infantis merece; é bem colorido e bem ilustrado.

“O período da pré-escola, aos 6 anos, coincide comumente

com o nascimento do primeiro molar permanente, que tem

uma anatomia mais propensa à retenção de resíduos ali-

mentares”, frisa Gabriela.

Se a escovação passa a registrar importância maior – de-

vendo, pouco a pouco, ser treinada e aprendida pela criança

Desenvolver nas próprias crianças hábitos de cuidado e de higiene bucal é a melhor forma de prevenção. Com atendimento diferenciado aos pequenos clientes, tudo fica mais fácil

Ultra-Gabi

Super Dente

Abravus

Açucrins

Bafo

SpLashs

EscovaGaláctica Mutan

(ainda que supervisionada por um adulto até uns 9 anos) –,

nada como garantir que os pequenos colaborem. Tudo no

tratamento no Ateliê Kids é adequado ao universo infantil:

da carteirinha que a criança é convidada a trazer a cada

consulta à liberdade de mexer nos equipamentos antes do

tratamento, sentir o jato de ar na mão, o que parece impor-

tante para ela ficar segura e dissipar aos poucos o medo

que o tratamento possa provocar na imaginação.

“Os cuidados com os dentes, contudo, começam já com os

bebês. O primeiro dentinho, por exemplo, deve ser limpo

com uma dedeira de silicone. Antes ainda da dentição, uma

gaze embebida em soro fisiológico retira excessos de leite

da boca”, lembra a especialista. No consultório, bebês e

crianças menores sentam na cadeira junto com as mães.

“Essa atenção e esse cuidado fazem toda a diferença na

incorporação dos bons hábitos bucais.” É o que atestam os

dentes mais saudáveis das crianças de hoje – desde, é claro,

que todo o cuidado se repita em cada uma delas!

Page 8: Gabriela Duarte - atelieoral.com.bratelieoral.com.br/downloads/agosto.pdf · contorno do lábio inferior, a harmonia do sorriso se traduz em juventude, poder de atração. É aí

14 1514 15

SpEcial

14 15

Em poucas palavrasEsse é o homem por trás das câmeras.

A maior parte de sua agenda – lotadíssima!

– é ocupada por fotos para publicidade.

O trabalho é perfeito, um verdadeiro prazer,

também porque, com frequência, inclui

seu tema predileto: mulheres lindas. Gosto,

aliás, que ele exercita fotografando para

revistas, clicando para capas – que ele não

se preocupou em contabilizar, mas imagina

que já passem de 500.

André Schriló é mais de imagens do que

palavras. Fizemos com ele então uma

entrevista estilo quiz: respostas quase

automáticas que revelam o homem. O homem

por trás das câmeras.

A beleza?

É fundamental

A mulher?

Adoro as mulheres

Uma mulher?

A minha

Uma sessão de fotos?

Uma que tenha muitos sorrisos

Um time?

Poderoso Timão

Um fotógrafo?

Eu

Um filme?

O Poderoso Chefão

Algo que você queria ter?

Fins de semana livres

Uma paisagem?

O mar

Uma palavra?

Trabalho

O estúdio do Ateliê Oral foi montado sob a supervisão de André Schiriló. Afinal, a qua-

lidade fotográfica é elemento fundamental na metodologia de trabalho, informações

para o planejamento do tratamento – o que justifica o investimento em equipamentos

orientado por olhos e pela experiência que dominam o senso estético. Mas a parce-

ria entre o Ateliê e o André continua nos (belíssimos!) cliques que ele faz para esse

news – como os da Gabriela Duarte nesta edição.

Page 9: Gabriela Duarte - atelieoral.com.bratelieoral.com.br/downloads/agosto.pdf · contorno do lábio inferior, a harmonia do sorriso se traduz em juventude, poder de atração. É aí

ATELIÊ ORAL: A TÉCNICA E A ARTE DE APERFEIÇOAR SORRISOSOdontologia Estética | Cirurgia Ortognática | Terapia Lympho-Énergie | Ortodontia | Periodontia |

Odontopediatria | Endodontia | Implantodontia | Prevenção e Manutenção | Disfunção TemporomandibularPara mais informações sobre as especialidades do Ateliê Oral, acesse www.atelieoral.com.br ou pelo telefone 11 3040.8888

Se flúor é bom para os dentes, por que as pastas para crianças pequenas não contêm flúor?A indicação de evitar cremes dentais com flúor

na escovação dos dentes de crianças pequenas

se deve ao fato da tendência de elas engolirem

tudo, pasta, espuma, água. “Só lá pelos 2, 3 anos

é que a criança começa a aprender a cuspir”,

explica Gabriela Schneider. “Algo que pode ser

estimulado ensinando-a a fazer uma conchinha

de água, pôr na boca, e lançar de volta na pia.” O

flúor, aliado importante na proteção dos dentes,

está presente em quantidades adequadas na

água tratada que bebemos. Ingerido em excesso,

contudo, é incorporado e pode até provocar

alguns processos de má-formação dentária.

atEliê KidS