gabarito edição nº 345

8
Gabarito JORNAL DA EDUCAÇÃO DECOM/UNINORTE NC STÚDIO FOTOGRÁFICO Positivo realiza encontro de professores PÁGINA 3 ESCOLA ACESSE ESTE JORNAL NO SITE UNINORTE INCENTIVA TROTE SOLIDÁRIO COM ACADÊMICOS EVALDO PEREIRA RIBEIRO/GABARITO ANO VIII EDIÇÃO Nº 345 RIO BRANCO-AC, 28 DE MARÇO A 3 DE ABRIL DE 2011 E-MAIL: [email protected] Acadêmicos dos cursos da área de Saúde da União Educacional do Norte (Uninorte) participam de Gincana Solidária que tem como objetivo dar boas vindas aos calouros. PÁGINAS 4 E 5 Iesacre lança CST em Produção Audiovisual PÁGINA 7

Upload: portal-gabarito

Post on 12-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Gabarito Edição nº 345, de 28 de março a 3 de abril de 2011

TRANSCRIPT

Page 1: Gabarito Edição nº 345

GabaritoJORNAL DA EDUCAÇÃO

DEC

OM

/UN

INO

RTE

NC

sTú

DIO

fO

TOg

Ráf

ICO

Positivo realiza

encontro de professores

Página 3

E S C O L A

ACESSE ESTE JORNAL NO SITE

UNINORTE INCENTIVA TROTE SOLIDÁRIO COM ACADÊMICOS

EVAL

DO

PER

EIRA

RIB

EIRO

/gAB

ARIT

O

Ano VIII EdIção nº 345 RIo BRAnco-Ac, 28 dE MARço A 3 dE ABRIL dE 2011 E-MAIL: [email protected]

Acadêmicos dos cursos da área de Saúde da União Educacional do Norte (Uninorte) participam de Gincana Solidária que tem como objetivo dar boas vindas aos calouros.PáginaS 4 E 5

Iesacre lança CST em Produção Audiovisual

Página 7

Page 2: Gabarito Edição nº 345

V A R I E D A D ERio Branco-acre, 28 de março a 3 de abril de 2011Gabarito

2- JORNAL DA EDUCAÇÃO

GabaritoPublicação dirigida para

a área da Educação

Jornalista Responsável:Evaldo Pereira Ribeiro

(164 DRT/AM)

A palavra “geral” pode ser fa-lada e escrita no plural? Claro que pode, desde que concorde com o verbo. Exemplo: infor-mações gerais, conhecimentos gerais... etc. Entretanto, não faça como a nossa amiga que deveria escrever “Costura-se em geral” e não como está na placa ao lado.

Caso você seja uma pessoa que não aceita que se escreva uma palavra errada ou tem uma foto com erros, mande-a para o e-mail [email protected] que publicaremos neste espaço.

NÃO ERRE MAIS!

ARQ

UIV

O P

EssO

AL

A Livraria Betel avisa aos pais que está atendendo todas as listas de livros das escolas particulares

de Rio Branco Rua Guiomard Santos, 348 - BosqueTelefones 3223-8909/3223-8945

Nesta semana, que co-meça na segunda-feira, 28 até sábado, 2 de abril, a Livraria Betel

está com uma promoção de dicio-nários. Se você estuda Inglês e Es-panhol não pode deixar de visitar a livraria que está localizada na Rua Guiomard Santos, 348 - Bosque (ao lado da Thenny Vídeo).

Um dos dicionários em pro-moção é semibilíngue ‘Cambrid-ge Dictionary of American En-glish for Speakers of Portuguese’.

Semana dos dicionários na BetelDicionários de Inglês e Espanhol estão com preços especiais na Betel

É um dicionário abalizado, feito com a autoridade dos consultores ESL/EFL e que utiliza o Cam-bridge International Corpus, com mais de 100 milhões de termos de inglês americanos, de onde foram extraídos os exemplos e as definições.

Além de ser um dicionário completo, com as 40.000 pala-vras e frases mais usadas, inclu-sive por canadenses e britânicos, é também uma obra clara, de fácil compreensão e abrangente, uma

DICA DE LIVROExiste um esquema tão repe-tido para contar a história do Brasil, que basta misturar chavões, mudar datas ou no-mes, e pronto. Você já pode passar em qualquer prova de história na escola. Nesse livro, o jornalista Leandro Narloch prefere adotar uma postu-ra diferente - que vai além dos mocinhos e bandidos tão conhecidos. Ele mesmo, logo no prefácio, avisa ao leitor: “Este livro não quer ser um falso estudo acadêmico, como o daqueles estudiosos, e sim uma provocação. Uma peque-na coletânea de pesquisas históricas sérias, irritantes e desagradáveis, escolhidas com o objetivo de enfurecer um bom número de cidadãos.”

Livro: Guia politicamente incorreto da História do Brasil

Autor: Leandro NarlochPáginas: 304Editora: Leya

ISBN: 978-85-62936-06-7

DIV

ULg

AÇÃO

vez que são usadas apenas 2.000 palavras para as definições, que englobam a linguagem dos negó-cios, das artes, da tecnologia e da vida diária.

Outro é o Diccionario Esen-cial de La Lengua Española. A obra traz 28.000 palavras, 50.000 sentidos, 1.900 notas e observa-ções sobre pronúncia, ortografia, gramática e sintaxes. A obra ainda apresenta 3.200 regiona-lismos dos países da América e da Espanha, e muito mais.

n É muito comum ouvirmos a expressão “joga no mato” para designarmos que um determina-do objeto não tem mais utilidade. Em outras palavras, queremos dizer que não precisamos mais daquele objeto e que precisa ir para o lixo. Mas por um processo cultural histórico vindo desde o povoamento, lá no início da ocupação do nosso Estado no ciclos da borracha, as pessoas têm o hábito de jogar o lixo no quintal de casa, e é assim até hoje, mesmo com todo apelo da preservação ambiental. Infeliz-mente existe muita gente que não tem a preocupação de cuidar do lixo doméstico.

Esse simples ato de jogar lixo

No lixo!

ARTIGO

Ana Paula Diniz

em um lugar que não é o indicado tem causado vários problemas ao meio ambiente. São impres-sionantes os números quando olhamos quanto tempo o lixo jogado na natureza demora para se decompor.

Para você entender a gra-vidade do assunto leia estas informações: o papel que é um material orgânico acaba sendo biodegradável ainda demora de 3 a 6 meses para se decompor, um chiclete demora 5 anos, um simples filtro de cigarros mais de 5 anos, um pedaço de ma-deira pintada mais de 13 anos, plástico 100 anos, um pedaço de metal demora mais de 100 anos, fraldas descartáveis 450 anos, uma garrafa de vidro vai demorar 1 milhão de anos para se desintegrar e aquela sacola plásticas do supermercado dura em média 450 anos.

Isso significa que após sécu-los que você não estiver mais na Terra, seu lixo ainda estará aqui atrapalhando a vida da humanidade. Então cabe a você a responsabilidade de com uma simples ação mudar a historia do nosso planeta.

DIV

ULg

AÇÃO

EVAL

DO

PER

EIRA

RIB

EIRO

/gAB

ARIT

O

Page 3: Gabarito Edição nº 345

E S C O L A

Rio Branco-acre, 28 de março a 3 de abril de 2011 Gabarito3

JORNAL DA EDUCAÇÃO -

Professores das escolas conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino participam de encontro no Colégio Meta

Positivo tem encontro com escolas

Durante a manhã e tarde da quarta-feira, 16, professores dos Colé-gios Alternativo, Meta

e Escola Modelo, do município de Senador Guiomard, estiveram participando do encontro promo-vido pelo Sistema Positivo de Ensino.

O evento foi coordenado pela professora Cláudia Saad, coorde-nadora Pedagógica Regional, que atende aos Estados do AC, Ama-zonas, Mato Grosso, Rondônia e Roraima. Estiveram presentes o gerente de Tecnologia da Infor-mação (TI) do Sistema Positivo de Ensino, Jair da Silva, que veio anunciar uma novidade para os diretores, além da coordenadora de eventos do Positivo, Jussara Misael.

Participaram do encontro pro-fessores da Educação Infantil ao 1º Ano do ensino Fundamental I, das disciplinas Geografia, Língua Portuguesa, Matemática, Línguas Estrangeiras e Ciências. “Este treinamento acontece em todas

Cláudia Saad, professor itamar Zanin, Jussara Misael, e

Jair da Silva: encontro traz novidades para professores

Professoras falam daimportância do encontron “O encontro de professores tem uma importância fundamental para quem utiliza os materiais didáticos do Sistema Positivo”, diz a professora Aline Cabelino, do Colégio Alternativo.

Já a professora Antonio Apa-recida, do Colégio Meta, diz que, além de orientar como devem utilizar os livros e o portal, o en-contro ainda estimula a troca de experiência e traz sugestões de como trabalhar temas variados.

www.fameta.edu.br

“Eu acredito que o encontro traz uma nova visão sobre as novidades, até mesmo novas formas de abordagem. É uma motivação para o professor que aprende novos métodos e desen-volver mais a criatividade”, diz a professora Tânia Aparecida, da Escola Modelo.

fOTO

s: E

VALD

O P

EREI

RA

RIB

EIRO

/gAB

ARIT

OsI

LVIA

NA

AMAR

AL

antonia aparecida Lima, professora do Colégio Meta

aline Cabelino, professora do Colégio alternativo

Tânia aparecida Magnusson, professora da Escola Modelo

as escolas conveniadas ao Positi-vo. A cada 15 dias atendemos os Estados para que os professores possam saber usar o material didático do Positivo, garantindo

a qualidade em todas as escolas do sistema”, diz a coordenadora pedagógica regional.

A presença do gerente de TI, Jair da Silva, durante o encontro

foi anunciar os cursos de exten-são que serão certificados pela Universidade Positivo. “Agora os professores poderão participar de cursos que garantirão a Educação

Continuada, através de cursos via Portal Positivo”. Os cursos terão duração de 8 horas presencial e depois a complementação com videoconferência, de 2 horas.

Colaborou: Silviana Amaral, acadêmica do curso de jornalismo do IESACRE

Page 4: Gabarito Edição nº 345

Rio Branco-acre, 28 de março a 3 de abril de 2011

4Gabarito - JORNAL DA EDUCAÇÃO

E S P E C I A L

Acadêmicos da área de Saúde participam de trote solidário da UninorteEvento aconteceu no Ginásio do SESI e teve como objetivo dar boas vindas aos acadêmicos e arrecadar alimentos

Os acadêmicos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia partici-

param, na manhã do sábado, 19, de uma atividade diferente que a União Educacional do Norte (Uninorte) vem estimulando: ama gincana solidária. O objetivo da atividade foi motivar e estimular

Gincana proporciona integração e experiêncian Além de colaborar com instituições sociais os aca-dêmicos que participaram da Gincana Solidária destaca-ram a integração e a troca de experiência entre os partici-pantes.

Estiveram participando cerca de 200 acadêmicos que doaram 1 kg de alimento não perecível que foram doados ao Educandário Santa Margari-da, Lar dos Vicentinos, Igreja Tenda de Deus, do bairro Ca-lafate e Creche da Maria José, do bairro Tancredo Neves.

Os vencedores das modali-dades esportivas foram:

Atletismo: Derval da Silva Santos (400 metros masculi-no); Janaia Souza (400 metros feminino); Artur Júnior (100 metros e 200 metros mas-culino); Roberta dos Santos Albuquerque (100 metros feminino).

Fustal masculino: 1º lugar para a equipe do 4º período de Educação Física. Futsal femi-nino: 1º lugar para a equipe de Fisioterapia.

os acadêmicos e calouros a terem uma atitude solidária com pessoas e as comunidades carentes e pro-mover o companheirismo entre os alunos e incentivar a prática de exercícios físicos.

A atividade denominada Gin-cana Solidária aconteceu no Giná-sio do SESI, das 8 da manhã, com atividades de futebol de salão,

vôlei, atletismo com provas de velocidade de 100m, 200m, e 400 metros. Além da atividade física, os acadêmicos participaram de uma gincana de conhecimentos todos nas categorias masculino e feminino.

O evento foi coordenado pelo professor Daniel José Ruiz que contou como apoio do professor

Antonio Ramos Nascimento Dantas e dos coordenadores dos cursos de Fisioterapia, Gustavo Moretti, de Enfermagem, Midiã Figueiredo, de Odontologia, Maria do Carmo e de Educação Física, Clodoaldo Castro.

Os acadêmicos Aline Borba,

Fábio Nascimento, Eronilson Teles, Francisco Jonas, Adilson Ângelo, Anthony Batista Watson Taric, Gabriel Peixe e Heverton Ferreira de Almeida participaram do evento, coordenando a parte das atividades esportivas e da gincana.

fOTO

s: N

C sT

úD

IO f

OTO

gRáf

ICO

Michaell, Educação Física

Willes Disney, Psicologia ary Quintela, Enfermagem anthony Bastida, Fisioterapia antonio Paz, Fisioterapia

antonio barbosa, Educação Física Janaia Souza, Educação Física gleidiane, Educação Física

Professor Daniel José Ruiz (primeiro da direita para a esquerda) coordenou a gincana com apoio de acadêmicos

Page 5: Gabarito Edição nº 345

E S P E C I A L

Rio Branco-acre, 28 de março a 3 de abril de 2011

5GabaritoJORNAL DA EDUCAÇÃO -

Acadêmicos da área de Saúde participam de trote solidário da Uninorte

n As atividades desenvolvidas pelos diversos cursos mantidos pela Faculdade Barão do Rio Branco (FAB), Faculdade do Acre (FAC) e Instituto de Ensino Superior do Acre (Iesacre), que compõem a União Educacional do Norte (Uninorte) são voltadas para a integração dos acadêmicos com a sociedade.

Em todos os semestres os aca-dêmicos participam de eventos que buscam despertar o espírito solidário, quer sejam de calou-ros ou acadêmicos de semestres avançados. “É uma orientação da direção acadêmica que os coorde-nadores dos cursos realizem ati-vidades que passam a fazer parte do calendário acadêmico”, diz a coordenadora do Departamento de Comunicação e Marketing (Decom) da Uninorte/Iesacre, Jucilene Armani.

Neste sentido, segundo a coor-denadora são realizados eventos com “Gincana Solidária”, “Esta-cionamento Solidário”, “Doação de Sangue”, “Responsabilidade Sócio-Ambiental” e “Educação em Saúde” e “Saúde no Parque”.

Atividades dos cursos ajudam entidades sociais

n A diretora acadêmica da Uninorte, professora Afra Souza (foto), diz que os eventos reali-zados na instituição seguem uma política de integração entre os diversos cursos oferecidos e a comunidade acreana.

O incentivo à prática do trote solidário é uma das recomenda-ções do Conselho Diretor (Con-sed) que atende a uma orientação do Ministério Público Federal (MPE). Segundo a diretora, as atividades culturais, recreativas e esportivas dos universitários são sadias, de modo a contribuir de forma plena para a sua formação pessoal, intelectual e profissional assegurando-se além disso, os

Direção acadêmica segue orientação do MPFdireitos à liberdade, inclusive de decidir se pretendem ou não se submeter ao “trote”, à segurança, à integridade pessoal e à digni-dade humana.

fOTO

s: A

RQ

UIV

O D

ECO

M/U

NIN

ORT

E

EVAL

DO

PER

EIRA

RIB

EIRO

/gAB

ARIT

O

Crianças são beneficiadas com as atividades do trote solidário gustavo Moretti (Fisioterapia) e Maria do Carmo (Odontologia): apoio

Estacionamento Solidário: acadêmicos angariam recursos para a aPaE Jornalismo, Biologia e gestão ambiental: preocupação com o meio ambiente

Professor Clodoaldo (Educação Física) participa das atividades juntamente com a comunidadeacadêmicos de Educação Física desenvolvem atividades recreativas

Page 6: Gabarito Edição nº 345

Rio Branco-acre, 28 de março a 3 de abril de 2011

6 V E S T I B U L A R

Gabarito - JORNAL DA EDUCAÇÃO

PM e IFAC ministram último módulo de curso de Análise Criminaln Policiais Militares iniciaram na terça-feira, 22, a última etapa do curso de Análise Criminal rea-lizado em parceria com o Institu-to Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC). Com a conclusão deste módulo, a PM passa a ter o atendimento de analistas criminais em 100% do Estado.

As capacitações iniciaram em janeiro com três cursos introdutó-rios de 40 horas cada ministrados pelo pró-reitor de Extensão, professor MSc. Breno Carrillo e um complementar de 60 horas

com reforço em conhecimentos de georefenciamento ministrado também pelo major Luciano e o soldado Alexon Moisés.

O curso de Análise Criminal integra a parceria da Secretaria de Estado de Segurança Pública com o IFAC. O último módulo está acontecendo no Campus Rio Branco, com a recepção do novo diretor professor José Araújo e da nova coordenadora de Ensino, Suely Sousa.

O Colégio Padrão con-tratou para ministrar aulas de Educação Física, o professor

Darcinei Marques Cunha, pro-fissional com vasta experiência na área (leia currículo ao lado). A contratação faz parte da política da direção do colégio de oferecer aos alunos um ensino com qua-lidade, segundo o diretor Lucas Duarte.

O professor Darcinei Cunha disse que as aulas de Educação Física não visam apenas desen-volver atividades recreativas e físicas, mas formar cidadãos conhecedores da Educação Fí-sica. “Queremos que os alunos cresçam de forma correta, co-nhecendo suas habilidades e motricidade física”.

Durante as aulas, que ocor-rerão às quartas e sextas-feiras,

AsCO

M/I

fAC

EVAL

DO

PER

EIRA

RIB

EIRO

/gAB

ARIT

O

grupo de policiais militares que participou do curso de análise Criminal

AINDA DÁ TEMPO PARA VOCÊ SE MATRICULAR NO PRÉ-VESTIBULAR

DO CURSO APROVAÇÃO av. Ceará, 612 – Bairro Habitasa

CEP 69.910-735 – Rio Branco – aCFone: (68) 3223-2607

[email protected] COM QUEM GARANTE O SEU SUCESSO!

PRÉ-VESTiBULaR E COnCURSOS

Colégio Padrão contrata professor de Educação Física

o professor Darcinei estará de-senvolvendo atividades lúdicas dirigidas e monitoradas, através de modalidades esportivas, valo-rizando a expressão corporal.

A diretora Geane Lucas disse que a contratação do professo é uma exigência leal e que irá atender aos alunos de 5 a 11 alunos, que estudam no Jardim II ao 5º Ano. “Estamos felizes com a contratação do professor Dircinei, uma indicação do co-ordenador do curso de Educação Física da Uninorte, professor Clodoaldo”.

Os pais, segundo a diretora, aos saberem da contratação do professor ficaram contentes. “As nossas expectativas são as melhores possíveis, pois o pro-fessor tem muita experiência na área e, principalmente, gosta de crianças”.

Profissional habilitado atuará com alunos do Ensino Fundamental

Professor Darcinei, de Educação Física, faz um aquecimento com os alunos antes das aulas

Quem é o professor Darcinei Marques Cunha - O professor contratado pelo Colégio Padrão possui bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e com Extensão Pedagógica pela União Educa-cional do Norte (Uninorte).

Está atuando como professor de Educação Física há quatro anos, tendo trabalhado na Escola Heloísa Mourão Marques, nas Escolas de Natação da AABB, ASEC, Golfinho e Tubarão. Atuou como professor na Pou-sada do Menor, com atividades recreativas para reeducandos.

Além de atuar como professor Darcinei Marques Cunha ainda desenvolve um trabalho com crianças internadas em hospitais e anima festas de aniversários e eventos encarnando a figura do palhaço Peteleco.

Assessoria de Comunicação do IFAC

Page 7: Gabarito Edição nº 345

Rio Branco-acre, 28 de março a 3 de abril de 2011

7F A C U L D A D E

GabaritoJORNAL DA EDUCAÇÃO -

Professores e profissionais mostram importância do curso

DEC

OM

/UN

INO

RTE

são mais atualizada, buscando a convergência e conversibilidade de mídias cada vez mais evidente na área da Comunicação.

As atividades do curso irão concentrar-se em Curso Teórico em Audiovisual, Curso Técnico de Realização Audiovisual; e Desenvolvimento de Projetos Experimentais, voltados para a área de Rádio e TV.

Segundo o professor Evaldo Pereira Ribeiro, o profissional formado no Curso Superior de Tecnologia em Produção Audio-visual pode atuar em produtoras independentes, que desenvolvem conteúdo para internet e celu-lar, emissoras de TV e Rádio, emissoras de TV por assinatura. “Os tecnólogos podem atuar na criação de roteiros, produção, pós-produção, direção e edição de produtos de áudio e vídeo e na manutenção da programação de emissoras de Rádio e TV” destacou o coordenador.

OInstituto de Ensi-no Superior do Acre (Iesacre) lançou, na sexta-feira, 25, com

um café da manhã, o Curso Supe-rior de Tecnologia em Produção Audiovisual nas dependências da Uninorte. Estiveram presentes diretores, jornalistas e estudantes de Comunicação do Estado.

Na ocasião, o coordenador do curso de Jornalismo do Iesacre, Evaldo Pereira Ribeiro, apresen-tou algumas propostas do CST na produção Audiovisual, bem como alguns dos profissionais que irão fazer parte do corpo docente.

O curso foi autorizado pela Secretaria de Educação Profissio-nal e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC) através da Portaria nº. 295, de 15 de dezem-bro de 2010. De acordo com o coordenador, o Curso Superior de Tecnologia em Produção Audio-visual está voltado à capacitação técnico no campo da expressão por imagens e sons com uma vi-

Iesacre lança curso em Produção Audiovisual

Convidados participam da apresentação do novo curso oferecido pela insitutição

gilberto Braga, Francisco Dandão e Davi Sento-Sé: importância do curso

DEC

OM

/UN

INO

RTE

Curso irá preparar profissional de Rádio e TV

Colaborou: Eliana Andrade

n Para o diretor da Agência de Publicidade “Companhia de Selva” Davi Sento-Sé, o que di-ferencia o profissional é a base do conhecimento. Para ele a teoria reforça a prática. “Se a base do conhecimento for teoria e prática,

o profissional tende a somar no processo criativo e produtivo”, disse.

Outro diretor da Companhia de Selva, Gilberto Braga, enfa-tizou a questão da evolução do mercado de trabalho por exigir

praticidade e agilidade. Segundo Gilberto, o curso tecnológico traz uma base teórica importante, sobretudo organiza o aprendi-zado prático. “Esse curso veio dar oportunidade de buscar um embasamento teórico extraordi-nário, associado à prática real, inclusive para quem está fora do mercado de trabalho”, diz.

De acordo com informações do professor Francisco Dandão, a ideia da criação do CST de Produção Audiovisual vem con-tribuir para o desenvolvimento dos profissionais da Comunica-ção no Acre, principalmente para aqueles que atuam na área sem a formação teórica adequada. “Essa é uma grande oportunidade para nossos profissionais com-preenderem a importância que exercem no Estado”, afirmou.

O representante comercial da Rede Amazônica, Junior, falou dos benefícios que o curso po-derá trazer para os funcionários e para a empresa. Para ele não basta somente a prática e sim as duas, tanto teórica como a prática. “Essa soma de conheci-mento teórico e prático tende a trazer grandes benefícios para a empresa”, finalizou.

O presidente da Associação Acreana de Cinema (Asacine), Adalberto Queiroz, que trabalha há 38 anos na produção de cine-ma do Estado, falou da impor-tante iniciativa que a instituição Iesacre trouxe para os estudantes do Acre, principalmente para dar oportunidade aos jovens, sem perspectivas de trabalho. “As emissoras de comunicação estão sempre renovando seus quadros e abrindo espaços para que as pessoas possam mostrar seus talentos”.

Page 8: Gabarito Edição nº 345

Rio Branco-acre, 28 de março a 3 de abril de 2011

A C O N T E C E U8Gabarito - JORNAL DA EDUCAÇÃO

ESTUDO E DIVERSÃO NO INTERCÂMBIO DO CNA

Professores e alunos participam de intercâmbio com professores do Canadá

O CNA, mantendo sua tradição de constante dedicação ao ensino de inglês, promoveu

com grande sucesso mais um programa de intercâmbio para Toronto, no Canadá. Entre os dias 6 de janeiro e 7 de fevereiro deste ano, 30 alunos, supervisionados por uma equipe de professores do CNA, viveram a inesquecível experiência de estudar inglês no exterior e morar em legítimas homestays canadenses – com direito a quarto individual e todas

as refeições.Durante um mês, os alunos

realizaram um curso intensivo de inglês no International Language Academy of Canadá (ILAC), com professores canadenses al-tamente qualificados e material didático incluso. No primeiro dia, os alunos passaram por um teste de nivelamento para defi-nir qual dos 18 níveis de inglês oferecidos pela instituição era o mais adequado para cada um. As aulas tinham início às 9h e terminavam às 14h, e aconteciam

fOTO

s: C

NA

3224-0726

VIVA COM PAIXÃO QUE

O SUCESSO CORRE

ATRÁS DE VOCÊ

exclusivamente em inglês.Em seu tempo livre, os alunos

tiveram também a oportunidade de passear por dez pontos tu-rísticos do Canadá, inclusos no pacote de intercâmbio, entre eles

as Niagara Falls (Cataratas do Niágara), o Ontario Museum e a CN Tower, bem como realizar atividades divertidas como sno-wboarding e esqui.

“Uma viagem ao exterior é

sempre inesquecível, mas quando acontece a soma de aprendizagem e diversão, estudo e brincadeiras, ensino e descontração, é mais do que simplesmente inesquecível: é CNA”, diz a diretora Socorro.