gabarito edição nº 337

8
JORNAL DA EDUCAÇÃO ANO VII EDIÇÃO Nº 336 RIO BRANCO-AC, 29 DE NOVEMBRO A 5 DE DEZEMBRO DE 2010 E-MAIL: [email protected] Leia a versão online desta edição em www.portalgabarito.com.br PÁGINA 3 Ufac e Fameta comemoram Semana de Biologia FACULDADE SARAU CULTURAL É REALIZADO NO META PÁGINA 8 Coordenações do evento realizado em conjunto comemoram resultado das atividades desenvolvidas durante a Semana de Biologia. PÁGINA 6 Livraria Betel inicia promoção de livros para o Natal ATUALIDADE ESCOLA PÁGINA 7 Alunos do Vitória realizam atividade no Lar dos Vicentinos Vestibular 2011 Diretores dos cursos Emerson Pré-Concursos e Vestibulares, Ideal Centro de Educação e Aprovação falam da realização do vestibular 2011 da Universidade Federal do Acre (Ufac), mostrando que faltou bom senso por parte da fiscalização e erro na formulação de questões, com prejuízos para candidatos. PÁGINA 5

Upload: portal-gabarito

Post on 26-Mar-2016

251 views

Category:

Documents


19 download

DESCRIPTION

Edição nº 337, de 29 de novembro a 5 de dezembro de 2010

TRANSCRIPT

Page 1: Gabarito Edição nº 337

JORNAL DA EDUCAÇÃO

Ano VII EdIção nº 336 RIo BRAnco-Ac, 29 dE noVEMBRo A 5 dE dEZEMBRo dE 2010 E-MAIL: [email protected]

Leia a versão online desta edição em www.portalgabarito.com.br

Gabarito

Página 3

Ufac e Fameta comemoram

Semana de Biologia

F A C U L D A D E

SARAU CULTURAL É REALIZADO NO META

Página 8

Coordenações do evento realizado em conjunto comemoram resultado das atividades

desenvolvidas durante a Semana de Biologia.

Página 6

Livraria Betel inicia promoção de livros

para o natal

A T U A L I D A D E

E S C O L A

Página 7

alunos do Vitória realizam atividade no

Lar dos Vicentinos

Vestibular 2011Diretores dos cursos Emerson Pré-Concursos e

Vestibulares, Ideal Centro de Educação e Aprovação falam da realização do vestibular 2011 da Universidade

Federal do Acre (Ufac), mostrando que faltou bom senso por parte da fiscalização e erro na formulação de

questões, com prejuízos para candidatos.Página 5

Page 2: Gabarito Edição nº 337

A T U A L I D A D ERio Branco-acre, 29 de novembro a 5 de dezembro de 2010Gabarito

2- JORNAL DA EDUCAÇÃO

GabaritoPublicação dirigida para

a área da Educação

Jornalista Responsável:Evaldo Pereira Ribeiro

(164 DRT/AM)

Uso de ironia ou de sarcasmo para ata-car alguma forma do comportamento humano. A maioria das sátiras surge na literatura, mas a sátira desempenha também seu papel em histórias em quadrinhos, cartuns, teatro, cinema e pintura.

A palavra é...

Participe desta coluna enviando uma palavra que você acredita que tem um significado diferente para [email protected]

Elandia Dantas, coordenadora pedagógica do Colégio AME

Sátira

Proerd encerra atividade no PadrãoAlunos do 5º Ano participam de atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência

O Colégio Padrão en-cerrou, na terça-feira, 23, as atividades do Programa Educacio-

nal de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A formatura da turma do 5º Ano do Ensino Fundamental foi realizada na sexta-feira, 26.

O instrutor do Proerd no Co-légio Padrão foi o sargento Elói, que destacou a forma com que os alunos participam. “Eles têm aulas dinâmicas, com brincadei-ras e músicas, que trazem uma mensagem de prevenção contra as drogas e a violência”.

Durante a duração das ati-vidades, no total três meses, os alunos recebem uma cartilha e no final, escrevem uma redação que mostra o que aprenderam durante as aulas. “É importante destacar que as lições são baseadas na amizade e abordam a questão do respeito e do caráter”.

O instrutor, que está há 10 anos na Polícia Militar e há sete anos atuando no Proerd, diz que

é importante a participação dos pais nas lições que os alunos têm em sala de aula. “É fundamental o envolvimento dos pais nas ati-vidades. Primeiro que somente podem participar os alunos que os pais autorizem, por escrito. Se-gundo, há reuniões com a família, pois é preciso que os alunos te-nham o apoio dos pais”.

A diretora do Colégio Padrão, professora Geane Lucas, diz que há três anos que o colégio fechou parceria com a Polícia Militar para a realização das aulas com os alunos. “Estamos felizes com esta parceria. A turma que está encerrando as atividades é composta de 33 alunos que, com certeza estarão preparados para evitar a violência e as drogas”.

n O diretor da Escola de Mú-sica Katmusic, Manoel Batista, destacou a importância da volta da música nas escolas, como dis-ciplina obrigatória. Ele destacou

Diretor mostra importância da música em sala de aulaque algumas escolas já funcio-nam com este tipo de disciplina. “Professores afirmam que as notas dos alunos melhoraram e além de combater a evasão

Professor Manoel Batista destaca importância do ensino de música

Sargento Elói foi o responsável pelas atividades desenvolvidas

com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental no Colégio Padrão

escolar. Algumas escolas usam instrumentos improvisados e flautas”.

O tema foi destaque em duas matérias do Jornal Nacional, juntamente com a importância da música para a melhor idade, especialmente do canto. “A música ajuda a combater males comuns do envelhecimento. A descoberta científica foi com-provada num hospital de Tóquio e mostra o aumento da capaci-dade e de melhora de atividade cerebral”.

Page 3: Gabarito Edição nº 337

F A C U L D A D E

Rio Branco-acre, 29 de novembro a 5 de dezembro de 2010 Gabarito3

JORNAL DA EDUCAÇÃO -

3224-0726

VIVA COM PAIXÃO QUE

O SUCESSO CORRE

ATRÁS DE VOCÊ

A Semana de Biologia 2010, realizada em conjunto pela Facul-dade Meta (Fameta)

e Universidade Federal do Acre (Ufac) 2010 aconteceu entre os dias 9 e 12 de novembro, com a participação de 203 inscritos. A organização do evento foi formada por uma equipe de mais de 30 pessoas, entre alunos e professores.

O evento contou com pales-tras, oficinas e mini-cursos. A Semana de Biologia começou no dia 9, com a distribuição de um kit, composto por pasta, caneta, papel para anotações e caneca plástica com logotipo da sema-na. “O objetivo era minimizar o impacto ambiental dos copinhos descartáveis usados para beber água durante o evento”, diz a co-ordenadora do curso de Ciências Biológicas da Fameta, professora Aldrey Gonçalves.

Após a abertura foi ministrada

a palestra Biodiversidade e Sus-tentabilidade pela consultora da WWF, Elektra Rocha.

Uma inovação usada no even-to foi o controle de presença dos participantes nas palestras através da leitura do código de barras presentes nos crachás. “Dessa forma, não foi necessário o uso de listas de presença e a entrega dos certificados foi agi-lizada. Outro ponto foi a intensa participação dos alunos como ministrantes de minicursos e oficinas. Muitos relataram que foi uma experiência enriquecedora em sua formação acadêmica”, diz a coordenadora.

A comissão organizadora agradeceu a participação de todos e espera para que no próximo ano consiga fazer um evento ainda maior. “A comissão também agradece ao Café Contri por ter cedido material para oferecer café aos participantes durante o evento”.

Evento foi realizado em conjunto entre a Faculdade Meta (Fameta) e Universidade Federal do Acre (Ufac)

Semana de Biologia é realizada

Semana de Biologia contou com oficinas (à esquerda) e foi encerrada na Fameta (acima à direita), com a presença do

representante da Ufac

Mesa de abertura do evento contou com as presenças do diretor do Centro de Ciências Biológicas e da natureza, Moisés Barboza, o diretor geral do grupo Meta, itamar Zanin, as coordenadoras dos

cursos de ciências biológicas, Francisca Estela Freitas (Ufac) e Aldrey Gonçalves (Fameta) e da vice-coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Ufac, Maria Rosélia Marques Lopes

Page 4: Gabarito Edição nº 337

FACULDADE

Rio Branco-acre, 29 de novembro a 5 de dezembro de 2010

4Gabarito - JORNAL DA EDUCAÇÃO

Faculdade COC forma primeira turma em GTICurso de Gestão da Tecnologia da Informação realiza formatura

A Faculdade Interativa COC realizou, no sá-bado 20, a colação de grau dos formandos da

primeira turma de Gestão da Tec-nologia da Informação (GTI).

Participaram da mesa de honra da solenidade a professora Érica Smargiassi, diretora acadêmica e paraninfa da turma, o mantenedor do Pólo de Rio Branco, Antonio Neto, a coordenadora do Pólo COC, administradora Ana Cristina Ferreira de Araújo, a patronesse e tutora da turma, Alcibeth Pessoa de Queiroz Maia, e o representante do Colégio Alfa-COC, professor Dou-tor Francisco Generozo da Silva.

A diretora acadêmica, profes-sora Érica Smargiassi destacou a importância do momento para os formandos e familiares, lembran-do o compromisso da Faculdade Interativa COC de ensinar o

conhecimento científico, pois a ciência é indispensável para que os sonhos se realizem.

Já o professor Generozo en-fatizou a importância da edu-

cação continuada e a ética para a formação da responsabilidade coletiva. A tutora Alcibeth falou de sua alegria do convite para ser patronesse da turma.

Alunos que participarão do evento ensaiam diariamente visando as apresentações

Professora Érica Smargiassi e antonio neto, mantenedor da COC

Mesa de honra foi formada pela professora Érica Smargiassi, antonio neto, ana Cristina, alcibeth Pessoa e Francisco generozo

Page 5: Gabarito Edição nº 337

V E S T I B U L A R

Rio Branco-acre, 29 de novembro a 5 de dezembro de 2010

5GabaritoJORNAL DA EDUCAÇÃO -

Diretor de pré-vestibular avalia prejuízos causados aos candidatos

atuaram, sem qualquer tipo de critério. “Teve o caso de uma aluna que estudou conosco e fez a prova no primeiro dia. No domingo perdeu o documento de identidade e procurou uma Dele-gacia de Polícia para registrar o Boletim de Ocorrência. No dia seguinte não pode fazer a prova porque os fiscais não aceitaram outro documento, mesmo acom-panhado do BO”.

O professor disse que alguns fiscais participaram apenas de uma reunião o que deve ter ocasionado a falta de critério por parte de quem deveria ser responsável pela fiscalização do concurso. “Outros candidatos realizaram a prova no primeiro dia apresentando documento com validade vencida e no segundo dia foi proibido. Não existe do-cumento com data de validade. Deveria prevalecer o bom senso de quem deveria zelar pelo cum-primento da legislação”.

Com relação a falta de leitura

“Faltou bom senso na fiscalização do vestibular da Ufac”

do edital, já que os organizadores do vestibular alegam que todas as informações estavam conti-dos nele, o professor Emerson diz que serviu de alerta para os diretores de pré-vestibulares, para que possam esclarecer os candidatos acerca dos conteúdos antes das provas.

novos pré-concursos - O Emer-son Pré-Concursos e Vestibulares está com inscrições abertas para o Módulo Básico de Concursos, com início previsto para o dia 6 de dezembro e dia 13 para o concurso do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 14ª Re-gião, que abrange os Estados de Rondônia e Acre.

No primeiro serão oferecidas disciplinas Direito Administrati-vo, Direito Constitucional, Portu-guês, Informática, Matemática e Raciocínio Lógico. Quem quiser se preparar para este concurso deve entrar em contato através do telefone 3223-7168.

O professor Emerson do Nascimento Sil-va, diretor dos cursos Emerson Pré-Concur-

sos e Vestibulares e Ideal Centro de Educação, avalia que faltou bom senso por parte dos fiscais que atuaram no vestibular 2011 da Universidade Federal do Acre (Ufac), além da frustração de milhares de candidatos e a forma como as questões foram formuladas.

Ele disse que qualquer que seja a decisão da Justiça, de anular ou não o concurso, quem sairá prejudicado é o candidato. “Quem vai participar do vesti-bular se prepara o ano todo: são horas de estudos, stress, despesas dos pais que investem nos estu-dos acreditando que é possível melhorar de vida com a aprova-ção em um curso superior”.

Para o professor que fez a prova para o curso de Economia, só para acompanhar as questões, disse que viu como os fiscais

Professor Emerson do nascimento Silva, diretor do Emerson e do ideal Centro de Educação

n A 1ª questão da prova de Ma-temática da UFAC, dizia:“Demetrius foi presenteado com um cofre de cor amarela, para começar a guardar moedas. Emanuel, seu irmão, dono de um cofre de cor azul e outro de cor vermelha, desde cedo, guardava as moedas que ga-nhava, colocando no cofre azul somente as moedas de R$ 0,50 e no cofre vermelho somente as moedas de R$ 1,00. Atendendo a um pedido de seus pais, Emanuel dividiu suas economias com Demetrius. Derramou as moedas de R$0,50 e R$ 1,00 sobre sua cama, onde alinhou os três cofres vazios. Depois, passou a colocar, alternadamente, uma moeda em cada um deles. Em alguns minutos, após realizar mais uma rodada de “depósito”, percebeu que restavam somente 5 delas para serem guardadas. Hesitou por uns segundos. Em seguida, pediu à sua mãe uma moeda de R$1,00, juntou com as outras que ainda estavam fora dos cofres, e guardou essas 6 moedas usando a mesma metodologia. Sabendo que em cada um desses cofres podem ser inseridas pelo menos 210 moedas de R$0,50 ou de R$ 1,00, e que no cofre amarelo foram guardados R$ 51,50, qual das afirmações abaixo representa uma estimativa correta sobre a “fortuna” guardada nesses cofres de Emanuel, antes dele fazer essa doação ao seu irmão?a) Não podia somar mais do que R$ 153,50.b) No cofre azul podia ter, no máximo, R$ 10,00.c) Podia somar, no máximo, R$ 256,50.d) No cofre vermelho podia ter, no máximo, R$100,00.e) Podia somar, no máximo, R$ 154,50.”A frase. “Depois, passou a colocar, ALTERnAdAMEnTE, uma moeda em cada um deles”.Segundo o dicionário Aurélio:“Alternado: Diz-se de coisas que se alternam, ora uma, ora outra, sucessivamente. Em que há revezamento”.Logo, só existe uma possibilidade para fazer a questão: O aluno começa com a moeda de R$ 1,00 ou R$ 0,50 e, a partir daí vai alternando. Logo, se no cofre do meio existia R$ 51,50, teríamos 3 hipóteses para os cofres das extremidades.1º HIPÓTESE: Teriam R$ 0,50 a menos, logo R$ 51,00;2º HIPÓTESE: Teriam o mesmo valor, logo R$ 51,50;3º HIPÓTESE: Teriam R$ 0,50 a mais, logo R$ 52,00.Portanto, como a questão se refere ao valor máximo, teremos: R$ 52,00 + R$ 51,50 + R$ 52,00 que totaliza R$ 155,50. Como R$ 1,00 era de sua mãe, a fortuna de Emanuel, poderia ser no máximo de R$154,50.Pensando de maneira equivocada: Se todas as moedas de R$ 0,50, caíssem no cofre do meio e nos cofres das extremidades moedas somente de R$ 1,00; teríamos a resposta fornecida pela UFAC, no máximo R$ 256,50, porém para que isto aconteça é necessário fugir do comando da questão, pois ele teria que colocar:R$ 1,00; R$ 0,50; R$ 1,00; R$ 1,00; R$ 0,50

Portanto, a questão foi bem elaborada, porém, equivocadamente gabaritada pela Universidade Federal do Acre (Ufac).

Fica o meu protesto.

Lógica, Adivinhação ou Má Intenção?

ARTIGO

Gilberto José Soares Hadad

Gilberto José Soares Hadad é Engenheiro Elétrico, Engenheiro Mecânico e Licenciado em Física. Atua há 35

anos em cursos pré-vestibulares e há cinco anos implantou o Curso Aprovação em Rio Branco. Neste período obteve o

respeito pelos índices de aprovação nos cursos de Medicina e Direito da Universidade Federal do Acre.

NÃO TEVE ALTERNÂNCIA

Page 6: Gabarito Edição nº 337

Rio Branco-acre, 29 de novembro a 5 de dezembro de 2010

6 V A R I E D A D E

Gabarito - JORNAL DA EDUCAÇÃO

Promoção de final de ano na BetelLivros Jurídicos lançados em 2010 vendidos com descontos; livros mais vendidos da Veja podem ser opção de presentes

As festas de final de ano estão chegando e a Livraria Betel começa a promoção com os

livros jurídicos, com descontos que vão de 25% a 30%, em livros como Direito Constitucional Esquematizado, de Pedro Lenza, editado pela Editora Saraiva, Direito Constitucional de Kildare Gonçalves Carvalho, da Editora DelRey e Vade Mecum Rideel, que está à venda com 20% de descontos.

A Livraria Betel também está com os livros mais vendidos segundo a Revista Veja, como Querido John, de Nicholas Spa-rks, que está em primeiro lugar nos livros de Ficção. Na lista estão, ainda, os livros A Caba-na, de William Young, A Última Música, de Nicholas Sparks, A Hospedeira, de Stephenie Meyer, O Último Olimpiano, de Rick Riordan e Depois da Escuridão, de Sidney Sheldon.

Entre os livros de Não-Ficção

que estão na lista da Revista Veja, estão os dois campeões de ven-das, do autor Laurentino Gomes, 1822 e 1808, além de Comer, Rezar, Amar, e Comprometida, ambos de Elizabeth Gilbert, Comprometida. Um dos livros mais procurados é Não Há Silên-cio que Não Termine, de Ingrid Betancourt, que conta a história de seu sequestro pelas Farcs.

Segundo o gerente da Livraria Betel, Marcos Carvalho, os livros são excelentes opções de presen-tes para amigo oculto realizado em empresas ou em família. “Estamos com vários livros es-pecialmente selecionados para quem quer presentear um amigo, pois o livro é um presente sempre lembrado”.

n A Fundação Getulio Vargas (FGV) e a União Educacional do Norte (Uninorte) realizarão nesta terça-feira, 30, às 19h no Auditório do Campus Cidade Universitária Uninorte, a palestra “Direito Empresarial Contem-porâneo e Gestão de Conflitos”, tendo como palestrante o pro-fessor Rafael Alvez de Almeida, coordenador da Pós-Graduação de Direito FGV (RJ).

Palestra abre curso de pós-graduação da FGVA palestra tem como público-

alvo profissionais e acadêmicos da área jurídica, além de alunos do curso MBA em Direito Tribu-tário, realizado em parceria entre a FGV e Uninorte.

O objetivo da palestra é for-talecer a parceria da Fundação Getulio Vargas com a Uninorte na área jurídica, através da Es-cola de Direito da FGV, parceria firmada durante a visita do diretor

Silvio Badenes (à direita) diretor da FGV na assinatura do convênio

Promoção inclui livros jurídicos lançados em 2010 que podem ser adquiridos com descontos; livros

mais vendidos da lista da Veja podem ser opção de presente

Silvio Badenes, para a assinatura do convênio.

Além do curso MBA em Direito Tributário, a Uninorte está oferecendo os cursos MBA em Gerenciamento de Projetos e MBA em Gestão Empresarial. Os interessados em participar de um dos cursos podem realizar as inscrições na Coordenação de Pós-Graduação através do tele-fone 3302-7052.

Page 7: Gabarito Edição nº 337

Rio Branco-acre, 29 de novembro a 5 de dezembro de 2010

7E S C O L A

GabaritoJORNAL DA EDUCAÇÃO -

Os alunos do 8º Ano do ensino Fundamental II do Colégio Vitória/Instituto Águias do

Saber, realizaram, na manhã do dia 12 de novembro, uma ati-vidade denominada “Show de Talentos”, durante uma visita ao Lar dos Vicentinos. Durante a atividade os alunos realizaram apresentações de música, poesias e danças.

A atividade faz parte da dis-ciplina de Empreendedorismo e

Ética, ministrada pela professora Elma Miranda. “A disciplina tem como metodologia levar o aluno a reflexão sobre si mesmo, reforçar a suas relações com as pessoas, ver seu papel relevante na socie-dade, num exercício crescente de autonomia”, diz a diretora.

No final do evento, os alunos também fizeram a doação de ali-mentos para o Lar dos Vicentinos e realizaram um lanche coletivo para os internos.

Segundo a professora, a fina-

Encerramento da disciplina Empreendedorismo e Ética reúne alunos no “Show de Talentos” do Colégio Vitória

Alunos visitam Lar dos Vicentinos

alunos realizam café da manhã para os internos do Lar dos Vicentinos (acima); atividades com música, poesia e dança mostram talentos dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Vitória

(ao lado e abaixo)

lidade do evento foi possibilitar um melhor dia para os idosos que vivem na casa-abrigo, além de ser uma atividade no final de cada unidade do livro. “Cada turma tem uma atividade específica. Os alunos do 6º Ano produziram um outdoor; os alunos do 6º Ano fizeram uma sacola para veículo, tendo como frase cuidar do meio ambiente é cuidar da vida; e os alunos do 9º Ano produziram um vídeo de todos para a forma-tura”.

Page 8: Gabarito Edição nº 337

Rio Branco-acre, 29 de novembro a 5 de dezembro de 2010

A C O N T E C E U8Gabarito - JORNAL DA EDUCAÇÃO

COLÉGIO META REALIZA 2º SARAU CULTURALEvento reúne alunos da 8ª Série e Ensino Médio com apresentações

Os alunos da 8ª Série do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participaram do 2º

Sarau Cultural Meta organizado pelas professoras Regina Coeli Benevides e Raquele Alves Nas-serala, como parte das atividades práticas das disciplinas Artes e Língua Portuguesa. O evento ocorreu no dia 12 de novembro, na área interna do Colégio Meta, com as presenças de pais e alunos das turmas.

A atividade envolveu os alu-nos com trabalhos que foram desenvolvidos através da música,

da dança, da pintura em tela, de fotografia, de recitais de poesias, de casas temáticas, entre outros temas. O resultado das produções dos alunos foi elogiado pelas duas professoras e pelo diretor do Colégio Meta, professor Itamar Zanin, que esteve participando da atividade.

Participaram também da or-ganização do 2º Sarau Cultural, os professores Aurélio Silva e Anderson de Paiva Melo. Os presentes elogiaram as apresen-tações e a dedicação dos alunos que ensaiaram durante as aulas de Artes e de Língua Portuguesa.

Professor Itamar Zanin, com o professor Anderson (à esquerda); professores Regina e Aurélio (à direita) Professora Raquele e Regina falam da importância do evento