gabarito edição nº 333

8
JORNAL DA EDUCAÇÃO ANO VII EDIÇÃO Nº 333 RIO BRANCO-AC, 25 A 31 DE OUTUBRO DE 2010 E-MAIL: [email protected] Leia a versão online desta edição em www.portalgabarito.com.br Dicas para o Vestibular A professora Camila Bylaardt é a convidada para as dicas de Interpretação de Textos. Graduada em Letras e mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Camila Bylaardt é professora do Curso Aprovação e professora de Língua Portuguesa e Redação no Colégio Anglo. PÁGINA 7 PÁGINA 2 Alunos do curso de Psicologia alegram crianças FACULDADE PROFESSORES RECEBEM HOMENAGEM DO SINEPE PÁGINA 8 O Grupo Psi Alegria, formado por acadêmicos do curso de Psicologia da Uninorte, realizam atividades no Dia das Crianças. Organizadoras do Dia do Professor do Sinepe (Lana, Beth, Luciana e Elandia) entregam o notebook para Jeferson do Colégio Alternativo PÁGINA 4 Curso Ideal oferece cursos de informática em novembro ATUALIDADE VARIEDADE PÁGINA 5 Funtac realiza Semana de Ciência e Tecnologia no Acre

Upload: portal-gabarito

Post on 06-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Edição nº 333, de 25 a 31 de outubro de 2010.

TRANSCRIPT

Page 1: Gabarito Edição nº 333

JORNAL DA EDUCAÇÃO

Ano VII EdIção nº 333 RIo BRAnco-Ac, 25 A 31 dE oUTUBRo dE 2010 E-MAIL: [email protected]

Leia a versão online desta edição em www.portalgabarito.com.br

Gabarito

Dicas para o VestibularA professora Camila Bylaardt é a convidada

para as dicas de Interpretação de Textos. Graduada em Letras e mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Camila Bylaardt é

professora do Curso Aprovação e professora de Língua Portuguesa e Redação no Colégio Anglo.

Página 7

Página 2

Alunos do curso de Psicologia

alegram crianças

F A C U L D A D E

PROFESSORES RECEBEM HOMENAGEM DO SINEPE

Página 8

O Grupo Psi Alegria, formado por acadêmicos do curso de Psicologia da Uninorte,

realizam atividades no Dia das Crianças.

Organizadoras do Dia do Professor do Sinepe (Lana, Beth, Luciana e Elandia) entregam o notebook para Jeferson do Colégio alternativo

Página 4

Curso ideal oferece cursos de informática

em novembro

A T U A L I D A D E

V A R I E D A D E

Página 5

Funtac realiza Semana de Ciência e Tecnologia no acre

Page 2: Gabarito Edição nº 333

F A C U L D A D ERio Branco-acre, 25 a 31 de outubro de 2010Gabarito

2- JORNAL DA EDUCAÇÃO

GabaritoPublicação dirigida para

a área da Educação

Jornalista Responsável:Evaldo Pereira Ribeiro

(164 DRT/AM)Contato: 8402-5842

Acadêmicos do curso de Psicologia realizam atividades com crianças

Um dos projetos do curso de Psicologia da União Educacional do Norte (Uninorte),

o Psi Alegria retomou suas ati-vidades em sua 4ª edição com novos integrantes: acadêmicos do 4º período do curso e com acadêmicos voluntários do 5º período. O projeto terá a mo-nitoria da acadêmica Tatiana (Dra. Cachinhos), do 5º período, auxiliada por Nancy, Viviane e Nayara.

Na Semana da Criança o Projeto Psi Alegria: loucos pela vida esteve presente nas festivi-dades das Unidades de Pronto Atendimento do bairro Tucumã, Unidade da Família do Rui Lino, URAP São Francisco, CRAS Vitória e Tancredo Neves, além da Escola João Eduardo II.

O projeto faz parte da disci-plina de Psicologia Social II. O sucesso do projeto é evidente, prova disto é que o grupo está recebendo convites para realizar apresentações em escolas de Rio Branco.

No dia 17 de setembro o projeto fez uma apresentação especial para alunos do curso de Medicina da Universidade Fede-ral do Acre (Ufac) que decidiram seguir os passos do Psi Alegria e montaram um grupo ao qual deram o nome de “Medilhaço”.

O Psi Alegria: loucos pela

Grupo Psi Alegria anima a festa no Dia das Crianças

grupo de acadêmicos de Psicologia realiza atividades recreativas com crianças em instituições públicas

n Acadêmicos do curso de Ser-viço Social da Faculdade Intera-tiva COC estão desenvolvendo o Projeto de Extensão que tem como tema “Hepatites Virais: intervenção do assistente social nos aspectos da Epidemiologia e da Prevenção”.

Dentro do projeto foi realiza-da, na quinta-feira, 14, palestra com o presidente da Associação dos Portadores de Hepatite do Acre, Heitor Júnior, que falou das atividades desenvolvidas pela

Serviço Social da Faculdade COC promove palestra sobre Hepatites

associação em defesa dos porta-dores de Hepatite B no Estado.

Além da palestra, fizeram par-te da programação a realização de uma oficina e a distribuição de folders sobre prevenção. O curso de Serviço Social da Faculdade Interativa COC vem realizan-do vários eventos que contam como atividades complementa-res. Alunos do Ensino Médio do Colégio Alfa-COC participaram das atividades realizadas durante o evento.

Heitor Júnior foi o convidado dos acadêmicos de Serviço Social

vida tem um blog onde as ativi-dades do grupo são divulgadas. Para conhecer os integrantes e as atividades do grupo basta acessar http://psialegria.blogspot.com.

O grupo desenvolve um im-portante trabalho com atividades que envolvem as crianças que se encontram internadas em hos-pitais ou que são atendidas em instituições públicas. O projeto conta com o apoio dos acadê-micos e professores do curso de Psicologia da Faculdade Barão do Rio Branco (FAC) que integra a Uninorte.

A palavra serelepe se encontra articulada no dicionário e em enciclopédias e tem como significado agitado, esperto, dana-do. Uma pessoa viva, esperta é chamada de serelepe.

A palavra é...

Participe desta coluna enviando uma palavra que você acredita que tem um significado diferente para [email protected]

Elen Kyrlen M. da Silva, caixa da Livraria Betel

Serelepe

alunos do Colégio alfa-COC participaram da palestra

alegria, carinho e atenção: acadêmicos dedicam horas às

crianças internadas em hospitais

Page 3: Gabarito Edição nº 333

E S C O L A

Rio Branco-acre, 25 a 31 de outubro de 2010 Gabarito3

JORNAL DA EDUCAÇÃO -

Colégio Vitória forma mais uma turma do ProerdAlunos da 4ª série concluem atividades e recebem diplomas da PM

Por mais um ano o Ins-tituto Águias do Saber/ Colégio Vitória firmou parceria com a Polícia

Militar para a realização do Programa Educacional de Resis-tência às Drogas e à Violência (Proerd).

A solenidade de entrega de diplomas aos alunos contou com a participação de pais, professo-res, coordenadores e a diretora do colégio, professora Eva Oliveira

Passarinho.A professora Aline Torres, diz

que o Proerd beneficia alunos, pais e professores, pois durante as aulas os alunos têm a oportunida-de de conhecer sobre a prevenção do uso de drogas e a violência. “Desta forma, eles podem apli-car a teoria que aprendem com o instrutor em seu dia a dia”.

Outro destaque da professora é com relação à participação dos pais durante as reuniões que são

Diretor da Escola de Música Katmusic prepara promoção para

os cursos oferecidos nas férias

n A partir do mês de novembro a Escola de Música Katmusic estará com uma programação voltada para os cursos de férias. A proposta, segundo o diretor da escola, professor Manoel Batista, é oferecer cursos para as crianças e adolescentes durante as férias escolares, principalmente para quem ficará na cidade.

Segundo o diretor, alguns pais encontram dificuldade em oferecer opção para ocupar os ho-rários em que os filhos ficam sem atividades. “Muitas vezes apenas a TV e a Internet são as opções para quem fica em casa. Por este motivo estamos preparando al-guns cursos que serão oferecidos durante as férias escolares”.

A escola oferece cursos de bateria, piano, violão e guitarra,

Escola Katmusic prepara cursos de fériascanto, balé, hip hop, desenho e pintura. Outra novidade para este final de ano são as aulas experi-mentais que são oferecidas gra-tuitamente, para que o aluno pos-sa identificar qual curso gostaria de participar. “Não importa qual curso a pessoa queira realizar. Ela terá uma aula experimental com os nossos professores e depois vai escolher o curso e fazer a matrícula”.

Para solicitar a realização da aula experimental, os interessa-dos devem realizar um agenda-mento que pode ser feito através do telefone 3224-6278 ou tam-bém pessoalmente, na secretaria da escola, que fica localizada na Rua Maranhão, nº 50, no bairro Bosque, antiga rua da Porto.Com Informática. “Caso o interessado

realizadas, que objetivam forta-lecer o relacionamento dos pais com os filhos bem como repas-sar orientação sobre as drogas e a violência, e de como podem colaborar para a eficácia do Pro-grama em termos uma sociedade melhor.

No Acre, o Proerd foi implan-tado no ano de 1999 e desde esse tempo, a PMAC tem seu progra-ma de prevenção reconhecido e prestigiado.

Mesa de honra da solenidade de entrega de diplomas contou com a participação de convidados

queira conhecer as instalações físicas da nossa escola antes de agendar uma aula experimental ele poderá fazer uma visita à Escola de Música Katmusic”, destaca o diretor.

As aulas dos cursos ofereci-dos pela escola são realizadas de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 21 horas. Aos sábados, a escola funciona das 8 às 12 horas. “O convite está feito para todos, inclusive crianças a partir dos cinco anos de idade. Queremos que os pais conheçam nossa escola e possam realizar o sonho dos filhos de tocar um instrumento”.

Page 4: Gabarito Edição nº 333

A T U A L I D A D E

Rio Branco-acre, 25 a 31 de outubro de 2010

4Gabarito - JORNAL DA EDUCAÇÃO

n O Ideal Centro de Educação está com matrículas abertas para os cursos de Operador de Sistema em Ambiente Windows, Opera-dor Gráfico Nível 1, Curso Básico de Redes e Digitação, com início para o mês de novembro.

O coordenador dos cursos, professor Jeferson Santos diz que os cursos serão realizados nos laboratórios do Ideal e com pro-fessores que têm experiência na área de informática, a exemplo do professor Valério Castelo Branco, que ministra as aulas de informá-tica no Emerson Pré-concursos e Vestibulares.

Os cursos visam preparar profissionais que possam ocupar

Curso Ideal oferece cursos de informática

as vagas disponíveis no merca-do. “Existe uma procura muito grande por profissionais com formação específica em informá-tica e por este motivo, estaremos realizando estes cursos que coin-cidem, inclusive, com as férias escolares”.

cursos de Vendas - Além dos cursos de informática, o Ideal está com matrículas abertas para os cursos de vendas, devido à aber-tura de vagas para o comércio no mês de dezembro. “Quem quiser ser contratado pelas lojas deve se preparar pois o Sine está com várias oportunidades para quem atua na área”.

Professor Jeferson Santos será o coordenador dos cursos

Atividades recreativas são realizadas durante o sábado no Meta

As crianças do Ensino Fundamental do Co-légio Meta tiveram uma manhã de lazer

e diversão no sábado, 16, quan-do foi comemorado o Dia das Crianças.

As turmas do 1º ao 5º Ano foram convidadas a participar das várias atrações como pula-pula, jogos esportivos na quadra, atletismo, dança coreografada e boate.

A atividade foi coordenada

Alegria e diversão no Meta durante o Dia das Crianças

atletismo foi uma das atividades realizadas pelos alunos durante a manhã do sábado

pelos professores de Educação Física, Thalita, Júlio e Marcos e pelos professores Amélia e Au-rélio e diretora Lídia Pinto. Ao final das atividades cada aluno recebeu uma lembrança pelo Dia das Crianças.

no pátio do colégio, aquecimento com os professores, antes das atividades

Page 5: Gabarito Edição nº 333

V A R I E D A D E

Rio Branco-acre, 25 a 31 de outubro de 2010

5GabaritoJORNAL DA EDUCAÇÃO -

Funtac realiza Semana de Ciência e TecnologiaEvento teve abertura com palestra do pesquisador Ennio Candotti

Aconteceu na segunda-eira, 18, a abertura Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

que teve como tema deste ano “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. O evento aconteceu no Teatro Plácido de Castro com a presença de alunos da rede pública de ensino, secretários de Estado e representantes de insti-tuições que atuam com a pesquisa no Estado do Acre.

Durante a abertura os parti-cipantes puderam visitar a expo-sição de fotografias e desenhos, produzidos por alunos que par-ticiparam do concurso realizado pela Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac) sobre a biodiversidade acreana. Dentre os vários trabalhos apresentados foram selecionados 30 para visi-tação. Os vencedores receberam como prêmios aparelhos de MP3 e máquinas fotográficas digitais.

A programação de abertura contou com a participação de alunos da Usina de Arte João Do-nato que apresentaram a música em árvore símbolo da campanha deste ano. Sobre a importância da popularização da Ciência e da Tecnologia foi apresentado um

vídeo produzido por acadêmicos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Iesacre/Uninorte realizado sob a direção do jorna-lista Luís Victorelli e participação de técnicos da Funtac.

O vídeo mostrou o que pensa a sociedade sobre Ciência e Tec-nologia e contou com a participa-ção do jornalista Evaldo Pereira Ribeiro, do tecnólogo Antonio Jarude, da coordenadora da Se-mana de Ciência e Tecnologia, Vasti Quintana e da bióloga Daisy Gomes.

Durante a cerimônia foi assi-nado um convênio de parceria en-tre a Funtac e o Instituto Federal da Acre (Ifac) para pesquisas téc-

nicas, científicas e educacionais. O convênio foi assinado pelo secretário de Ciência e Tecnolo-gia César Dotto e pelo pró-reitor de Pesquisa e Inovação do Ifac, Luiz Pedro.

No final, o doutor Ennio Candotti, ministrou a palestra “A Cidade e a Floresta” onde alertou os participantes sobre a importância da valorização do meio ambiente. O pesquisador destacou a importância das esco-las em transmitir conhecimento sobre como preservar a floresta, conhecendo e manuseando os seus recursos.

Colaborou Elissandra Barrozo

Convidados participam da abertura realizada no Teatro

Plácido de Castro, na segunda-feira, 18

n A Livraria Betel, representante da Editora IBEP no Acre, está divulgando os lançamentos e as novas coleções dos livros didáticos e paradidáticos para o ano de 2011. Os consultores estão visitando as escolas que trabalham com o En-sino Fundamental para apresentar as novidades.

Uma das coleções que está sendo oferecida é a Algodão Doce, destinados à Educação Infantil. Os livros Algodão-Doce foram elaborados para proporcionar uma aprendizagem prazerosa e diverti-da. Neles, instigam-se a curiosida-de, o interesse e o conhecimento.

Os pequenos descobrem como é gostoso aprender e conhecer coisas novas. As atividades tra-balham a coordenação motora, a percepção sensorial e espacial, o contato didático com as letras, os números, a observação da natureza e as noções de cidadania e de con-vivência social.

A linguagem visual alegre e divertida dos livros facilita o contato dos alunos com o conteú-do sistematizado, favorecendo o processo de aprendizagem. Os livros incluem adesivos e material cartonado com picote para ampliar as possibilidades de atividades

Coleção Algodão Doce é novidade da Editora IBEP

com as crianças. Traz ainda CD para o professor.

A coleção está dividida em Algodão Doce - Maternal, com um volume único onde são apre-sentados os conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Natureza e Sociedade para permitir aos alu-nos desta faixa etária os primeiros contatos sistematizados com o mundo que os cercam.

No Algodão Doce - Níveis I e II estão reunidos Língua Por-tuguesa , Matemática e Natureza e Sociedade. A última disciplina inicia o desenvolvimento do pro-cesso de conhecimento do mundo a partir do universo mais próximo da criança.

Assim ela pode ampliar a sua visão de mundo, amadurecendo, gradativamente, suas formas de convivência social. Material de apoio e atividades específicas para as datas comemorativas integram o livro. Páginas especiais e adesivos completam o volume.

As escolas interessadas em conhecer as coleções devem entrar em contato através dos telefones 3223-8909 ou 3223-8945. O con-tato também pode ser feito através do e-mail [email protected].

Coleção atende alunos do Ensino Fundamental

Livraria Betel é a representante da Editora iBEP no acre

Page 6: Gabarito Edição nº 333

Rio Branco-acre, 25 a 31 de outubro de 2010

6 E S C O L A

Gabarito - JORNAL DA EDUCAÇÃO

Professores do Colégio Padrão participaram, no dia 1º, da Oficina de Ensino de Artes, mi-

nistrada pelo professor Eduardo Lincoln, graduado em Língua Inglês/Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na Bahia.

O objetivo da oficina foi ajudar os professores de todas as séries para que possam ter um novo olhar para o ensino da Arte, demonstrando a importância desta disciplina para a Educação. “Repassamos aos professores todo o conhecimento adquirido no curso de graduação, como a Teoria da Arte Moderna e a Evolução dos estilos nas Artes Plásticas”, diz o professor.

Segundo o mediador da ofi-cina, a Arte está dentro da His-tória e é fundamental que os professores compreendam a sua importância dentro dos estudos. A diretora do Colégio Padrão, professora Geane Lucas disse que o resultado superou as ex-pectativas e que a oficina contri-

buiu para que os professores atu-alizem informações sobre a Arte, unindo o que já sabiam com o que o professor ministrou.

Perfil do Mediador - Eduardo Lincoln é filho do pastor Duarte e de Esmeralda, fundadores do Colégio Padrão, e viajou para a Bahia para se graduar em Língua Inglês/Língua Portuguesa.

Ex-aluno do CNA, aonde aprimorou o idioma inglês, e do Colégio Meta, Eduardo Lincoln sempre foi um apaixonado por cinema e encontrou no curso, o incentivo para unir o prazer pessoal com os estudos. “Na graduação, uma das disciplinas está voltada para a História da Arte, me aprofundando na his-tória do cinema, minha grande paixão”.

Após a conclusão da gradu-ação Eduardo Lincoln está se preparando para a seleção das vagas do curso de mestrado em História da Arte, também na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Professores participam de oficina que trata da importância da Arte para a Educação e da Teoria da Arte Moderna

Oficina de Arte no Colégio Padrão

n Começa nesta segunda-feira, 25, no Anfiteatro Garibaldi Bra-sil, o IV Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental em conjunto com o III Colóquio Internacional “As Amazônias, as Áfricas e as Áfri-

IV Simpósio Linguagens e Identidade começa hojecas na Pan-Amazônia”.

O objetivo dos dois eventos é dialogar com os intercâmbios e as misturas culturais, as diásporas negras e indígenas, as literaturas, tradições orais, performances, visualidades e virtualidades insti-

Professor Eduardo Lincoln e a diretora Geane Lucas acertam os detalhes da Oficina de Ensino Arte

3224-0726

VIVA COM PAIXÃO QUE

O SUCESSO CORRE

ATRÁS DE VOCÊ

tuídas e instituidoras dos cotidia-nos de populações amazônicas, africanas e de outras regiões ou localidades.

O evento é uma iniciativa da Universidade Federal do Acre (UFAC), através do Centro de Educação, Letras e Artes, do Programa de Mestrado em Le-tras - Linguagem e Identidade, do Centro de Estudos Culturais Africanos e da Diáspora (Ce-cafro) - PUC/São Paulo, e do Núcleo de Estudos das Culturas Amazônicas e Pan-Amazônicas (Nepan - Acre).

Os dois eventos são prolonga-mentos dos simpósios anteriores, com ampliação de questões, aprofundamento de outras, con-tinuidades e mudanças. Para maiores informações acesse o blog do evento em http://simpo-sioufac.blogspot.com/. Confira a programação, distribuída pela organização do evento, que está sendo publicada ao lado.

IV Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental e III Colóquio

Internacional “As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia”

Page 7: Gabarito Edição nº 333

Rio Branco-acre, 25 a 314 de outubro de 2010

7V E S T I B U L A R

GabaritoJORNAL DA EDUCAÇÃO -

n Nos últimos dois anos, a UFAC tem seguido a tendência nacional dos vestibulares e do ENEM de priorizar a leitura e a interpretação de textos nas provas de Língua Portuguesa e Literatura. Nesses anos não tivemos provas fáceis. Recheadas de textos e de ques-tões com enunciados grandes, as provas demandaram tempo e paciência dos alunos. Devido à sua extensão, a prova de Português é demorada. Por isso, é importante saber ler bem e com velocidade.

Vamos às dicas:Em primeiro lugar, ao se depa-

rar com um texto, você deve pro-curar a fonte. Muitos se esquecem que aquelas letrinhas pequenas, alinhadas à direita, são de suma importância. A fonte nos revela quem fez o texto, qual o meio em que esse texto foi impresso e quando.

Depois de terminar a leitura, faça a seguinte pergunta: o que foi que acabei de ler? Ser capaz de resumir um texto com poucas palavras é a comprovação de que o texto foi efetivamente entendido. Quem não conseguiu responder a essa pergunta só tem um caminho: ler de novo.

Depois, você precisa reco-

Interpretação de Textosnhecer o tipo de texto que leu; é uma dissertação? Uma narração? Uma descrição? O texto combina tipos de textos diferentes? Tendo reconhecido o(s) tipo(s) de texto(s), parta para o reconhecimento do gê-nero. Um dos gêneros mais comuns no vestibular é o artigo de opinião, um texto dissertativo argumentativo, que contém a opinião de alguém sobre alguma coisa. Também en-contramos artigos de divulgação, textos dissertativos expositivos, que apresentam algum assunto para o leitor. Reconhecer o tipo e o gênero de um texto é muito útil, pois assim é possível saber o que esperar dele. Se é um artigo de opinião, já sabemos que é preciso reconhecer o ponto de vista ali defendido; se é um artigo de divulgação, é necessário entender as formas escolhidas pelo autor para apresentação do assunto.

Neste ponto você já deve estar se perguntando: como terei tempo para fazer toda essa análise e ainda responder às questões? É aí que entra o principal: a prática.

Sem prática e sem uma leitura seletiva, você não tem como perce-ber as pequenas diferenças entre os textos. Não podemos ler e interpretar da mesma maneira uma narração e uma dissertação, por exemplo. Além disso, a análise do gênero e o pequeno resumo mental de um texto poupam tempo na hora de responder às perguntas, pois as informações básicas para respondê-las já estão em sua cabeça.

Conhecendo a fonte, o tipo de texto e o gênero, é hora de analisar as perguntas. Se o texto lido é um artigo de opinião, alguma questão certamente versará sobre a opinião que foi defendida. Nesse âmbito, podemos ter perguntas sobre marcas

textuais que denotam opinião, tipo de argumentação utilizado, pressu-postos e subentendidos em relação à tese principal do autor.

Se o texto é um artigo de divul-gação, é comum que as perguntas versem sobre o assunto principal do texto, sobre o que pode ser inferido a partir de algumas afirmações e sobre informações que possam ser extraídas do texto.

Você deve estar sempre atento ao que a pergunta pede. Isso parece óbvio, mas é o que derruba muita gente. As questões de interpretação de texto geralmente trazem várias alternativas que são compatíveis com o que foi lido, mas não são res-postas adequadas ao que foi pedido. Algumas questões costumam trazer excertos do texto para serem ana-lisados. Atenção: em certos casos, é preciso que você se concentre no excerto e esqueça o que o texto diz; em outras situações, principalmente quando o assunto é coesão textual, a questão exige que você volte e faça a relação do excerto com o texto inteiro.

Uma situação comum na prova de Língua Portuguesa é o aluno encontrar no texto uma palavra ou uma expressão de significado desconhecido. Não se desespere! É importante saber contornar o elemento desconhecido e apreender o sentido da frase ou da expressão pelo contexto.

Tome muito cuidado com afir-mações categóricas, aquelas que contém expressões muito fortes e falam de situações muito gerais. Sempre pode haver um porém, uma exceção, que torna uma afirmação falsa. Lembre-se: ao ler palavras como “sempre”, “nunca”, “total-mente” e outras do tipo, você deve

n Camila Bylaardt é graduada em Letras e possui mestrado em Teoria Literária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é professora de Interpretação de Textos no Curso Aprovação e profes-

sora de Língua Portuguesa e Redação no Colégio Anglo.

Dicas para o Vestibular 2011

Aprovação realiza último simuladoSimuladão em dois dias reúne alunos do Pré-Medicina, Intensivo e Extensivo com as mesmas regras do vestibular

Os alunos do Curso Aprovação, do Pré-Medicina, do Intensivo e do Extensivo, partici-

param, nos dias 15 e 16, do último simulado antes das provas do ves-tibular da Universidade Federal do Acre (Ufac), que acontece nos dias 15 e 16 de novembro.

Durante o simulado a direção do curso adotou as mesmas regras do vestibular, com a divisão das provas em dois dias e o cumpri-mento dos horários, das 8 às 12 horas. Na sexta-feira, 15, foram aplicadas as provas de Português/

Literatura, Matemática, Geogra-fia, Biologia, Química e Língua Estrangeira.

No sábado, 16, os candidatos realizaram as provas de História, Física e Redação. O diretor do curso, professor Gilberto Hadad disse que a realização do simu-ladão segue um calendário apro-vado no início do ano, quando é definido o número de simulados. “Ao todo, com este simuladão, realizamos quatro simulados. Este último dividimos em dois dias, já que os anteriores eram realizados em apenas um dia”.

alunos do Curso aprovação participam do último simulado antes da realização do vestibular da Ufac

redobrar seu cuidado.Outra situação comum: você fica

em dúvida entre duas alternativas. Quando isso acontecer, considere os seguintes pontos: releia a pergunta e veja qual alternativa responde me-lhor ao que foi perguntado; procure algum porém ou senão que poderia ser eliminatório; troque algumas expressões de lugar, e veja se a relação lógica dentro da alternativa permanece a mesma; e, finalmente, separe essa questão para refazer depois, com a cabeça já um pouco distante daquele assunto.

A pressão para ser aprovado, a dedicação de um ano inteiro, a expectativa que se coloca em relação ao ingresso na universi-dade são fatores que deixam os vestibulandos tensos. Como o dia da prova está se aproximando, o mais importante é manter a dedicação e o ritmo de estudo. Permaneça confiante, respire fundo e siga estudando. A sua aprovação vai ser consequência da sua dedicação durante o ano. Nós, do APROVAÇÃO, estamos torcendo por você.

Curso Vagas Inscritos Concorrência1º Medicina 50 1.755 43,8752º Direito 50 1.398 27,963º Enfermagem 30 682 22,734º Engenharia Civil 50 856 17,125º Nutrição 50 709 14,18

Vagas por candidato no Vestibular 2011

Page 8: Gabarito Edição nº 333

Rio Branco-acre, 25 a 31 de outubro de 2010

A C O N T E C E U8Gabarito - JORNAL DA EDUCAÇÃO

SINEPE REALIzA HOMENAGEMAO PROFESSOREscolas conveniadas participam de festa realizada no Dia do Professor

O Sindicato das Escolas Particulares do Acre (Sinepe-AC) realizou, no Parque Aquático

do SESI, na sexta-feira, 15, uma homenagem aos professores das escolas Max, Primeiro Passo, ABC, Colégios Alternativo, AME , Meta e Padrão, em come-moração ao Dia do Professor.

A homenagem foi organizada pelas professoras Luciana, Eliza-beth, Elandia e Lana, que ofere-ceram aos convidados um buffet de salgados, sucos e refrigerantes fornecidos pelo Chalé do Trigo e um bolo confeitado. Não faltou a música ao vivo e a apresenta-ção de um grupo de dança que envolveu os professores durante a execução das músicas. Os pro-fessores foram homenageados com uma festa que, na opinião dos participantes, superou as ex-pectativas, numa demonstração da valorização do profissional que atua nas escolas particulares.

A professora Maria do Socor-ro, do Colégio Padrão disse que a participação dos professores foi fundamental para o sucesso do evento. A coordenadora do Ensino Fundamental do Colégio Alterna-tivo, professora Rafaela Braña, disse que o evento foi importante pela confraternização e encontro dos professores homenageados.

Vários parceiros colaboraram para que o sorteio de brindes fosse realizado, a exemplo das Editoras Scipione e Ática, representadas no Acre pela Livraria Paim, da Edito-ra Saraiva, representada no Estado pela Livraria Betel e o Grupo GEO. O grande sorteado da noite foi o professor Jeferson da Mota Bezerra, do Colégio Alternativo. Ele foi presenteado com um note-book, através de sorteio com todos os professores presentes. “A ini-ciativa do Sinepe em promover o evento foi muito boa e conseguiu atingir o objetivo”.

Professores do Colégio aME

Professores do Colégio alternativo

Professores do Colégio Meta

Professores do Colégio Padrão

Professores do instituto imaculada Conceição Professores do Primeiro Passo

Professores da Escola Max

Professores da Escola aBC

Diretoria do Sinepe/aC

Elizete e Paim, representantes das Editoras Scipione e ática