gabarito edição nº 319

8
JORNAL DA EDUCAÇÃO ANO VII EDIÇÃO Nº 319 RIO BRANCO-AC, 19 A 25 DE JULHO DE 2010 E-MAIL: [email protected] Leia a versão online desta edição em www.portalgabarito.com.br ESCOLA PÁGINA 3 Campanha de doação de sangue é realizada no Colégio Meta ATUALIDADE PÁGINA 6 Divulgador da Livraria Betel participará do Encontro Estadual do Proeja PÁGINA 2 EMERSON OFERECE CAFÉ DA MANHÃ PARA APROVADOS Um café da manhã organizado pelo Emerson Pré-concursos e Vestibulares é oferecido aos sete aprovados do concurso público para Técnico Bancário da Caixa Econômica Federal (CEF). As notícias da sua escola agora estão em destaque! Anuncie: 8402-5842 ACONTECEU Sindicato dos Jornalistas realiza seminário sobre Mudanças Climáticas PÁGINA 8

Upload: portal-gabarito

Post on 08-Apr-2016

225 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edição de 19 a 25 de julho de 2010.

TRANSCRIPT

Page 1: Gabarito Edição nº 319

JORNAL DA EDUCAÇÃO

Ano VII EdIção nº 319 RIo BRAnco-Ac, 19 A 25 dE JUlHo dE 2010 E-MAIl: [email protected]

Leia a versão online desta edição em www.portalgabarito.com.brGabarito

E S C O L A

Página 3

Campanha de doação de sangue

é realizada no Colégio Meta

A T U A L I D A D E

Página 6

Divulgador da Livraria Betel participará

do Encontro Estadual do Proeja

Página 2

EMERSON OFERECE CAFÉ DA MANHÃ

PARA APROVADOSUm café da manhã organizado pelo Emerson Pré-concursos e

Vestibulares é oferecido aos sete aprovados do concurso público para Técnico Bancário da Caixa Econômica Federal (CEF).

As notícias da sua escola agora estão em destaque!

Anuncie: 8402-5842

A C O N T E C E U

Sindicato dos Jornalistas realiza seminário sobre Mudanças Climáticas

Página 8

Page 2: Gabarito Edição nº 319

C O N C U R S O

Rio Branco-acre, 19 a 25 de julho de 2010Gabarito2

- JORNAL DA EDUCAÇÃO

GabaritoPublicação dirigida para

a área da Educação

Jornalista Responsável:Evaldo Pereira Ribeiro

(164 DRT/AM)Contato: 8402-5842

Café da manhã para aprovadosEmerson Pré-concursos e Vestibulares realiza café da manhã para os aprovados no concurso da Caixa Econômica

OEmerson Pré-con-cursos e Vestibulares realizou no sábado, 10, um café da manhã

para comemorar a aprovação de sete candidatos aprovados no concurso para Técnico Bancário da Caixa Econômica Federal (CEF).

Estiveram presentes qua-tro aprovados, que falaram da importância de estudar no pré-concurso para serem aprovados no concurso público que, de acordo com Samuel Ferreira, primeiro colocado, foi bastante concorrido.

Ele disse que já participou de outros concursos públicos, inclusive em Brasília, mas foi a primeira vez que se preparou em um pré-concurso. “A diferença está no resultado que obtive neste concurso”.

Samuel pediu demissão do trabalho para se dedicar aos estu-dos, tanto no pré-vestibular quan-to em casa. “Além de estudar no

Emerson, fiz um planejamento de estudos de manhã, tarde e noite. Adquiri apostilas para completar a pesquisa”.

Para Jonathan Garcez, segun-do colocado, a prova foi muito difícil, mas as aulas do pré-con-curso ajudaram na hora marcar as questões. “Foram dois meses de estudos e posso avaliar como positivas as aulas do Emerson. Foi a primeira vez que estudei em pré-concurso”.

A quinta colocada no concur-so Cássia Maria Lima de Souza destacou as disciplinas Português e Informática como fundamen-tais para a sua aprovação. Já Elizângela Souza de Lima, 13º colocada, disse que os candidatos aprovados disputaram a vaga com quem estava preparado, va-lorizando mais a conquista.

Jonathan, Elizângela, Cássia e Samuel participam de café da

manhã oferecido pelo Emerson Pré-concursos e Vestibulares pela

aprovação no concurso da CEF

alunos do curso de Ciências Biológicas da Fameta avaliam

como positiva a divulgação das atividades práticas desenvolvidas

na disciplina anatomia Humana

Ciências Biológicas define calendário de atividadesn Os alunos do curso de Ci-ências Biológicas da Faculdade Meta (Fameta) participaram de uma reunião de avaliação do primeiro semestre, organizada pela coordenadora do curso, pro-fessora Aldrey Gonçalves.

Durante a reunião, os acadê-micos sugeriram algumas ativi-dades que serão desenvolvidas no próximo semestre, que começa no dia 26 de julho. “A avaliação do primeiro semestre foi bastan-te positiva. O relacionamento é bom com os setores acadêmicos e administrativos”, disse a coor-denadora.

As atividades práticas realiza-das no primeiro semestre foram consideradas positivas, assim como o ciclo de palestras. “Na reunião abrimos um espaço de discussão de novos temas a serem abordados no segundo semestre. O corpo discente também aprova a divulgação dos eventos em jor-nais da área de educação e acha um estímulo a participação”.

Dentre os temas sugeridos para o II Ciclo de Palestras fo-ram apresentados “Informática aplicada ao Meio Ambiente”, “Gestão Ambiental” e “Física”, que serão realizadas em datas a serem definidas pela coordena-ção. “Outro assunto que ficou definido foi I Ciclo de Exibição de Documentários em Ciências e Tecnologia”.

Durante a realização desse ciclo, serão exibidos documen-tários, com datas já definidas: no 14 de agosto será exibido Micro-cosmos; no dia 11 de setembro, Nanotecnologia; no dia 9 de outubro, Corpo Humano e no dia 6 de novembro Uma verdade inconveniente. Devido a esta ati-vidade será montada, na Fameta, uma videoteca.

Page 3: Gabarito Edição nº 319

E S C O L A

Rio Branco-acre, 19 a 25 de julho de 2010 Gabarito3

JORNAL DA EDUCAÇÃO -

Alunos do Ensino Médio do Colégio Vitória fazem doação de alimentos, brinquedos e roupas para Creche Vida Nova

Uma atividade da dis-ciplina Sociologia, ministrada pela pro-fessora Luciane Re-

gina Bonfanti, levou alunos do 1º Ano do Ensino Médio do Ins-tituto Águias do Saber/Colégio Vitória, a arrecadar alimentos, roupas, brinquedos e material de limpeza.

A atividade faz parte do “Pro-jeto Betinho: empreendedorismo social”, que vem sendo realizado desde o ano passado. O resultado da arrecadação foi entregue na manhã do dia 5 de julho, à Creche Vida Nova, localizada no bairro Jorge Lavocat. Acompanhados pela professora Luciane Bonfanti os alunos, além de entregarem os brinquedos, alimentação, material de limpeza e as roupas, ainda passaram uma parte do tempo se dedicando às crianças.

A Creche Vida Nova atende crianças de dois meses a 12 anos e recebe doações de instituições para manter o espaço em funcio-

namento. A creche foi criada em 1999, por Maria Reinaldo com o apoio de várias mães, com o obje-tivo de atender mães trabalhado-ras que não tinham como deixar os filhos. Em 2007, a creche passou por reformas e foi reinaugurada com uma sede confortável e inau-gurando um Centro de Geração de Renda.

Segundo a professora Luciane Bonfanti, o “Projeto Betinho: empreendedorismo social” faz parte das atividades orientadas pelo material didático da Rede Pitágoras e tem como objetivo le-var os alunos a conhecerem outra realidade. “Através deste projeto nossos alunos compreendem que é necessária a intervenção da sociedade para atenuar alguns problemas sociais”.

No ano passado toda a arre-cadação do projeto foi destinada ao Educandário Santa Margarida, instituição social que atua como passagem de crianças abandona-das ou em situação de risco.

Solidariedade no Colégio Vitória

alimentos arrecadados são separados pelos alunos para a entrega

Professora Luciane Bonfanti com os alunos do 1º ano do Ensino Médio

Crianças da Creche Vida nova recebem a atenção dos alunos durante a entrega das doações

(acima)

MATRÍCULAS ABERTASResponsável: Professora Elizabeth Cristina

Maiores Informações: (68) 3227-4143/9223–0788/9201-1974 E-mail: [email protected]/[email protected]

Page 4: Gabarito Edição nº 319

M Ú S I C A

Rio Branco-acre, 19 a 25 de julho de 2010Gabarito

4- JORNAL DA EDUCAÇÃO

Aprenda a tocar violão na Escola de Música KatmusicEscola oferece descontos para quem quer aprender a tocar violão

Aprender a tocar um dos instrumentos mais populares, o violão, agora ficou mais fácil:

a Escola de Música Katmusic está com uma promoção para este mês de julho, que garante 20% de desconto na matrícula.

O diretor da escola, professor Manoel Batista, diz que todo mundo gosta de tocar violão. “Nove entre dez pessoas gosta-riam de aprender a tocar violão. É um instrumento musical que nos acompanha enquanto cantamos

uma música, ou mesmo solar melodias”.

Manoel Batista faz um resu-mo da história do violão, lem-brando que este instrumento foi apresentado pelos árabes, muitos anos atrás e, por ser harmônico, fácil de carregar e relativamente barato, tornou-se um dos ins-trumentos mais populares. “No Século XIX, Francisco Tárrega começou a usar o violão como instrumento de concerto, o que levou a uma grande evolução da técnica do instrumento”.

Hoje o violão é usado pra to-car tanto música popular quanto música clássica. “Encontramos violões de vários tipos: o violão de cordas de aço, de cordas de nylon e o de 12 cordas. A idade mínima para que alguém inicie o curso é seis anos. Estamos preparados para ensinar a tocar o violão com o Método Kids”.

início para aprender a tocar violão pode ser

a partir dos 6 anos

n Com o tema “Gestão Am-biental no Brasil: Um olhar aos Recursos Naturais”, o curso de Gestão Ambiental da União Edu-cacional do Norte (Uninorte) rea-

Gestão Ambiental realiza atividades práticaslizou atividades práticas durante a Semana do Meio Ambiente, realizada no período de 29 de maio a 5 de junho.

O objetivo das atividades, se-

gundo a coordenadora do curso, professora Márcia Cristina da Costa de Souza, foi proporcionar aos acadêmicos e a sociedade em geral um ambiente de debate em

torno dos temas ambientais com enfoque aos Recursos Naturais.

Durante a semana foram rea-lizadas mesa redonda, visitas téc-nicas, ações ambientais, plantio de árvores, oficinas e palestras.

Os alunos participaram das atividades no Campus Cidade Universitária da Uninorte, em bairros como Jorge Lavocat, no

Rio Acre, no Parque Zoobotânico e no Lago do Amapá. “Contamos com parceiros para realizar as ati-vidades, como EAHFlor, Semeia, Uninorte, Sema, Setur, Imac, Iteracre, Seaprof, Corpo de Bom-beiros, Associação de Moradores da APA Lago do Amapá, Escola Rui Azevedo e Saerb” disse a coordenadora.

acadêmicas de gestão ambiental durante atividade prática no Rio acre

Page 5: Gabarito Edição nº 319

A T U A L I D A D ERio Branco-acre, 19 a 25 de julho de 2010 Gabarito

5

Diretores, professores, funcionários e alunos do Colégio Meta participam da campanha organizada pelo Hemoacre

Em parceria com o He-moacre, os professores de Biologia e Ciências, Marcos Areal e Misséia

Albuquerque desenvolveram um cronograma de atividades com os alunos das 7ª séries e 2º Ano do Ensino Médio abordando o tema “Doação de Sangue” que foi executado em duas etapas.

A primeira consistiu em pa-lestras ministradas por Marlice Aquino e Marcos Aurélio, ambos biólogos do Hemoacre, que de-monstraram como é o processo de doação de sangue para os alunos envolvidos no trabalho.

A segunda etapa iniciou-se no dia 24 de junho com a Campanha de Doação de Sangue na Unidade Móvel do Hemoacre que ficou disponível no estacionamento da escola de 07:30h às 15:00h. A campanha terá prosseguimento até o dia 15 de agosto de 2010, com atendimento no Hemoacre, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 2.787 - Vila Ivonete.

Para motivar mais ainda os trabalhos, o professor Itamar Zanin, diretor geral do Colégio Meta, resolveu incluir a Cam-panha como uma das provas da Gincana que acontece todo ano

no período de aniversário do Colégio Meta. “Cada familiar ou amigo que fizer doação de sangue em nome de uma turma específi-ca estará gerando pontos para a mesma”, disse o diretor.

Com este incentivo, os alunos convidaram familiares, amigos e funcionários do colégio para fazer parte dessa importante campanha. Segundo a gerente do Hemoacre, Cleide Dantas, a quantidade de doadores superou as expectativas.

o que é o Hemoacre - O Hemo-acre foi criado em 15 de março de 1988. Em 1996 foi realizada a primeira reforma e ampliação da atual sede, sendo criada a área destinada às atividades administrativas.

O Hemoacre é vinculado na esfera federal à Agência Nacio-nal de Vigilância Sanitária e, na esfera estadual, à Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e tem como missão ofertar serviços de excelência em hemoterapia e hematologia no Estado, considerando os direitos dos usuários, humanis-mo, transparência e respeito à cidadania.

Doação de sangue no Colégio Meta

Diretores itamar Zanin e Evaristo De Luca incentivam a participação

de professores e alunos na campanha (abaixo e ao lado)

Centro Educacional e Cultural Meta

Educação infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio

Rua Rubens Carneiro, 536 - abrahão alabwww.colegiometa.com.br

alunos participam de palestra ministradas pelo biólogo Marcos aurélio, do Hemoacre

Page 6: Gabarito Edição nº 319

Rio Branco-acre, 19 a 25 de julho de 2010Gabarito

6- JORNAL DA EDUCAÇÃO

V E S T I B U L A R

Aprovação inicia intensivo dia 2Curso inicia campanha para promover o intensivo para o vestibular 2011 da Ufac que começa em agosto

Estão abertas as matrícu-las para o intensivão do Curso Aprovação para o vestibular 2011 da Uni-

versidade Federal do Acre (Ufac). As aulas serão iniciadas no dia 2 de agosto e o professor Gilberto Hadad diz que uma campanha de TV está sendo preparada para destacar que o Curso Aprovação foi o único a aprovar candidatos no curso de Medicina.

Além disso, o diretor destaca a equipe de professores a exemplo do professor Roger Correa, que será o responsável por Geografia. “Estamos com a melhor equipe de profissionais para preparar nossos alunos para enfrentar o vestibular da Ufac”.

O professor Roger Correa é formado em Geografia e em Di-reito, além de ser pós-graduado em Gestão Ambiental, o que tem feito o diferencial nas escolas em que leciona. “A experiência do professor Roger é importante

n A Livraria Betel estará parti-cipando nos dias 19, 20 e 21 do Encontro Estadual do Proeja com um stand para divulgar os livros das editoras que representa no Acre, como a IBEP, Companhia Nacional de Livro e Saraiva.

Esta será a primeira atividade que a Livraria Betel estará par-ticipando através do animador cultural Diego Torres Peixoto, que representará a livraria no evento. Segundo Marcos, gerente da Livraria Betel, o trabalho que Diego irá realizar vai permitir uma maior aproximação com os eventos realizados por escolas.

Além de participar de eventos como feiras, atividades lúdicas no espaço infantil da livraria, Diego fará a divulgação de livros nas escolas, fortalecendo a parti-cipação da Livraria Betel junto às escolas públicas e particulares.

livros para concursos públicos - A Livraria Betel está com livros que podem ajudar aos candidatos a concursos públicos que estarão sendo realizados em Rio Branco. São livros publicados por edito-ras com experiência na área de concursos públicos como a Mé-todo, Ímpetus, Ferreira, Saraiva, Campus e Rideel.

Os candidatos que estão se preparando para o concurso do Ministério Público da União (MPU) podem adquirir o livro Controle Externo: Teoria e Juris-prudência, da Editora Campus, de autoria de Luiz Henrique Lima, um dos melhores livros da área. Outro livro bastante pro-curado para concursos públicos é Direito Constitucional Des-complicado, de Vicente Paulo e Marcelo Alexandre, da Editora Método.

Livraria Betel participa do Encontro do Proeja

Michele araújo Cavalhosa

a primeira atividade que Diego Torres Peixoto irá participar é o Encontro Estadual do Proeja

Professor Roger Correa com alunos aprovados no vestibular da Ufac 2010

3224-0726

VIVA COM PAIXÃO

QUE O SUCESSO

CORRE ATRÁS DE VOCÊ

para o Curso Aprovação, pois ele tem larga experiência na rede pú-blica de Educação, onde trabalha nas escolas Antonio Fernandes e Darcy Vargas”.

cursos de Atualização UnIcId - O professor Gilberto Hadad também chama a atenção dos profissionais que atuam nas áreas Jurídica, Educação e Negócios para participarem dos cursos de atualização oferecidos pela Uni-versidade Cidade de São Paulo (UNICID).

Os cursos são elaborados por especialistas, mestres e doutores reconhecidos nacionalmente em suas áreas de atuação e com chancela de uma das melhores universidades do Brasil.

Entre estas vantagens estão a formação qualificada, rápida e objetiva; vídeo aulas com mestres e doutores e material didático moderno e incluso na mensalidade.

Page 7: Gabarito Edição nº 319

Rio Branco-acre, 19 a 25 de julho de 2010 Gabarito

7JORNAL DA EDUCAÇÃO -

E S C O L A

Colégio Alfa-COC finaliza projeto da Copa do MundoAtividades envolveram exposição de trabalhos e fotos durante a Copa

A Copa do Mundo de Futebol da FIFA 2010 foi tema de atividade conjunta desenvolvida

pelos professores do Colégio Alfa-COC com os alunos do Ensino Médio, coordenada pela professora Deusa Smargiassi, diretora do colégio.

As atividades foram trabalha-das em sala de aula, durante o transcorrer dos jogos da Copa do Mundo, com os países que parti-ciparam do evento. Na disciplina de Português, por exemplo, os alunos desenvolveram o assunto Países que falam a Língua Por-tuguesa.

Em Artes, os alunos foram estimulados a fotografar as ruas que participaram da promoção “Minha Rua é louca pelo Bra-sil”; na disciplina Matemática, a densidade demográfica dos países; em Geografia, os países

n O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Acre (Faeac), Assuero Veronez, anunciou em entrevista coletiva, realizada na manhã de quinta-feira, 15, a inauguração da nova sede da instituição, onde irão funcionar, também os cursos ofe-recidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A nova sede da Faeac e Senar está localizada na Rua Quintino Bocaiúva, 1779, no Bosque. Segundo Assuero Veronez, a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Bra-sil, senadora Kátia Abreu, deve participar da cerimônia de inau-guração da sede, que acontece nesta segunda-feira, 19.

O Senar tem como missão o desenvolvimento de ações de Formação Profissional Rural e atividades de Promoção Social voltadas para o homem rural, contribuindo com sua profissio-nalização, integração na socieda-de, melhoria da qualidade de vida e pleno exercício da cidadania.

Os objetivos principais do Senar são organizar, administrar

Presidente da Faeac anuncia inauguração da nova sede do Senar

e executar, em todo território nacional, a Formação Profissio-nal Rural e a Promoção Social de jovens e adultos, homens e mulheres que exerçam ativi-dades no meio rural, assistir a entidades empregadoras na programação e elaboração de programas de treinamento no próprio emprego, dentre ou-tros.

As ações do Senar são or-ganizadas e desenvolvidas de forma sistematizada, seguindo um processo de planejamento, execução, acompanhamento, avaliação e controle. São ações educativas, que visam o desen-volvimento do homem rural, como cidadão e como trabalha-dor, numa perspectiva de cresci-mento e bem-estar social.

Para isso, o Senar conta com equipe técnica, multidisciplinar, responsável pela condução dos trabalhos e com equipe de instrutores, previamente prepa-rados em uma metodologia de ensino ideal para repassar seus conhecimentos técnicos ao tra-balhador e produtor rural.

Residencial Iolanda - Qd 18/Casa 14 nº 395Bairro Geraldo Fleming - Rio Branco-AC

Fone 3227-3040

Educação Infantil e Ensino Fundamental

“Fazendo o presente, visando o futuro”

Intensivo Pró-ENEM via Tele Sala

Início dia 10 de agosto

R

da América Latina que partici-param da Copa; e em História, os alunos pesquisaram a história da África. “As atividades foram

enriquecedoras e valorizaram o espírito esportivo e ajudaram os alunos a conhecerem o Conti-nente Africano”, diz a diretora.

assuero Veronez, presidente da Faeac, participa de entrevista coletiva

Fotos das ruas decoradas (acima e abaixo) ficaram expostas no mural

Page 8: Gabarito Edição nº 319

Rio Branco-acre, 19 a 25 de julho de 2010

A C O N T E C E U8Gabarito - JORNAL DA EDUCAÇÃO

SiNjAC DiSCutE MuDANçAS CliMátiCAS EM SEMiNáRiOJornalistas, acadêmicos e profissionais participam de evento com a presença do professor da Ufac, Foster Brown

Marcos Vicentti com a radialista nilda Dantas, participante do eventoPesidente do Sinjac, Marcos Vicentti, com o professor Foster Brown e a vice presidente Jane Vasconcelos

no primeiro dia do seminário palestrante conversa com participantes

O Sindicato dos Jornalis-tas Profissionais do Es-tado do Acre (Sinjac) realizou nos dias 14 e

15, no auditório da Assembleia Legislativa, o seminário “Noções Básicas Sobre Mudanças Climá-ticas para Jornalistas”, ministrado pelo cientista ambiental e pro-fessor do curso de mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais da Universidade Federal

O Seminário faz parte de um projeto onde o sindicato pretende promover outras edições para tra-tar sobre a temática ambiental na região. “Somos comunicadores que vivem na Amazônia e pouco sabemos dessa região que é cobi-çada e falada por todo o mundo. Em agosto estaremos realizando um seminário sobre Jornalismo Científico, em parceria com a Funtac”.

do Acre (Ufac), Foster Brown.Nos dois dias de realização

do evento foram abordados pelo palestrante tópicos sobre “Como avaliar informações científicas”, “Como o clima da Terra fun-ciona”, “Tópicos quentes de mudanças climáticas” e “Como comunicar a ciência de mudanças climáticas ao público”.

No final do evento foram sor-teados cinco livros “Tão Acre II”,

do jornalista José Chalub Leite. De acordo com o presidente do Sinjac, Marcos Vicentti, o evento teve o objetivo de promover a atu-alização do assunto sobre mudan-ças climáticas, conhecimento das mudanças do clima acreano, para o profissional avaliar e transmitir a informação científica e promo-ver fortalecimento do jornalismo ambiental.

“Esse é mais um compromisso

assumido pela nossa gestão de oferecer a oportunidade para os profissionais se qualificarem para melhorar a qualidade do produto jornalístico que é repassado à sociedade. É uma forma também de demonstrar que a nossa ca-tegoria está preocupada com as mudanças climáticas e que busca formas de melhor repassar essas informações para a população”, diz o presidente.

Jornalista Jannice Dantas foi sorteada com o livro “Tão acre ii”