futre solidário candal - … · na celebração das bodas de prata, inovamos ... olga pinto (co...

20
26.10.2012 | notícias de gaia Ano XXVIII | n.º 523 | Quinzenal | 26 de outubro 2012 | Director: Paulo Jorge Sousa | 0,25 euros Casa Cristão Agências Funerárias Notícias em Gaia há 27 anos 27 anos ao serviço da comunidade. Diversidade e responsabilidade pautam exercício jornalístico Aos vinte dias do décimo mês do ano de 1985 nascia o mais novo órgão de comunicação social - de cariz regional - da já Cidade de Vila Nova de Gaia. Reza assim a história… de há 27 anos. Uma história atribulada. Com boas e más notícias. Com mais ou menos trabalho. A partir dessa edição tudo mudou. A forma de escrever as notícias. A forma de seleccionar as notícias. A forma de ler as notícias. A primeira freguesia a ser 'conhecida' foi Olival. O interior do concelho tinha agora mais um pólo dinamizador e de projecção as dispôr. A primeira mudança do jornal surgiu cinco anos mais tarde. Em 1990 deixou de ser mensal e passou a ter uma tiragem quinzenal…. que mantém até hoje. Simultaneamente começa a parecer um pouco de cor no grafismo. Cinco anos depois, nas celebrações da primeira década, a ténue cor transforma-se. As primeiras páginas apresentam fotografias a cores e títulos apelativos…. A alteração seguinte acontece em 1999 com a modernização do cabeçalho do Notícias de Gaia. As cores amarelo e preto do título são escolhidas simbolicamente por serem - em simultâneo - as cores da cidade. Há cerca de três anos apostamos numa edição on-line. Não só para seguir as tendências nacionais, mas também pelo imediatismo. Uma exigência dos nossos leitores mais novos, mas que representam a nossa continuidade no futuro. Na celebração das bodas de prata, inovamos no cabeçalho. Para acompanhar as tendências. E continuamos a apostar no formato on line, agora através do Facebook. Mas não é por isso que acreditamos que os jornais impressos tendem a acabar. Não. Não pautamos desse desígnio pessimista. Mas, ainda assim, entendemos a era da globalização. Com todas as virtudes e defeitos. Até para o ano....! ESGOTADO Auditório Municipal vai encher no ‘Conta-me Histórias’ com Sérgio Godinho pág. 3 Futre promove jogo solidário no Candal pág. 2 Homicídio por negligência Em 2011, o Dia da Defesa Nacional ficou marcado pela morte de Ana Rita Lucas. Durante um exercício radical, a jovem de 20 anos caiu e, apesar de ter sido ainda transferida para o Hospital de Santo António, acabou por não resistir aos ferimentos. MP acusa agora quatro militares da Serra do Pilar de homicídio por negligência... pág. 5

Upload: nguyentram

Post on 20-Sep-2018

224 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Futre solidário Candal - … · Na celebração das bodas de prata, inovamos ... Olga Pinto (CO 1005). colaboradores: ... fugir à guerra colonial e para conhecer o mundo

26.10.2012 | notícias de gaia

Ano XXVIII | n.º 523 | Quinzenal | 26 de outubro 2012 | Director: Paulo Jorge Sousa | 0,25 euros

Casa CristãoAgências

Funerárias

Notícias em Gaiahá 27 anos

27 anos ao serviço da comunidade. Diversidadee responsabilidade pautam exercício jornalístico

Aos vinte dias do décimo mês do ano de 1985nascia o mais novo órgão de comunicação social -de cariz regional - da já Cidade de Vila Nova deGaia. Reza assim a história… de há 27 anos.

Uma história atribulada. Com boas e másnotícias. Com mais ou menos trabalho.

A partir dessa edição tudo mudou. A forma deescrever as notícias. A forma de seleccionar asnotícias. A forma de ler as notícias. A primeirafreguesia a ser 'conhecida' foi Olival. O interior doconcelho tinha agora mais um pólo dinamizador ede projecção as dispôr.

A primeira mudança do jornal surgiu cinco anosmais tarde. Em 1990 deixou de ser mensal e passoua ter uma tiragem quinzenal…. que mantém atéhoje. Simultaneamente começa a parecer um poucode cor no grafismo.

Cinco anos depois, nas celebrações da primeiradécada, a ténue cor transforma-se. As primeiraspáginas apresentam fotografias a cores e títulosapelativos….

A alteração seguinte acontece em 1999 com amodernização do cabeçalho do Notícias de Gaia.As cores amarelo e preto do título são escolhidassimbolicamente por serem - em simultâneo - ascores da cidade.

Há cerca de três anos apostamos numa ediçãoon-line. Não só para seguir as tendências nacionais,mas também pelo imediatismo. Uma exigência dosnossos leitores mais novos, mas que representama nossa continuidade no futuro.

Na celebração das bodas de prata, inovamosno cabeçalho. Para acompanhar as tendências.

E continuamos a apostar no formato on line,agora através do Facebook. Mas não é por issoque acreditamos que os jornais impressos tendema acabar. Não. Não pautamos desse desígniopessimista. Mas, ainda assim, entendemos a erada globalização. Com todas as virtudes e defeitos.

Até para o ano....!

ESGOTADOAuditório Municipal

vai encher no‘Conta-me Histórias’

com SérgioGodinho

pág. 3

Futrepromove jogo

solidáriono Candal

pág. 2

Homicídio pornegligência

Em 2011, o Dia da Defesa Nacional ficoumarcado pela morte de Ana Rita Lucas. Durante umexercício radical, a jovem de 20 anos caiu e, apesarde ter sido ainda transferida para o Hospital de SantoAntónio, acabou por não resistir aos ferimentos. MPacusa agora quatro militares da Serra do Pilar dehomicídio por negligência... pág. 5

Page 2: Futre solidário Candal - … · Na celebração das bodas de prata, inovamos ... Olga Pinto (CO 1005). colaboradores: ... fugir à guerra colonial e para conhecer o mundo

notícias de gaia | 26.10.2012 pág. 2

ficha técnica Nº de Registo: I.C.S. 111060

sede, redacção,administração

av. república, 1711 s/l esq. tras.4430-206 vn gaia

[email protected]

entidade proprietária e editor: pressing -empresa jornalística comunicação e imagem,

unipessoal lda. nif 506 583 [email protected]

fotocomposição: pressing impressão: paço print, artes gráficas, lda.departamento comercial: Lídia Oliveira

director: Paulo Jorge Sousa nif [email protected]

directores honorários: Fernando Sousa eProf. Artur Villares

chefe redacção: Paulo Jorge Sousaredacção: Andreia Caturna Martins (CP 7164);

Jorge Miguel Freitas (CO 429); Luís MoraisFerreira (CP 7349); Miguel Ângelo Luis (CO1000); Olga Pinto (CO 1005).colaboradores: Ademar Costa; Cláudia Oliveira;Cristina Silva; Danyel Guerra (CP 803); EliseteMarques; Ermelinda Mendes; Humberto Pinhoda Silva; Isabel Andrade Monteiro; Jorge Amaral;José Barreto; José Duarte Amaral; LeonardoJúnior; Lúcia Pereira (CP 6958); Manuel Carvalho;Manuel Barbedo; Maria Graça Almeida; NilceCosta; Nuno Filipe; Patrícia Correia; PauloTavares; Raul Martins; Tânia Tavares CP 4278;Vasco Silva Paulo.

nota: os conteúdos dos artigos de opinião sãoresponsabilidade de quem os assina

noticiasdegaia.wordpress.comtels.: 223 700 574/6 | fax: 223 700 576

tiragem média: 5000 exemplares

Editorial* Artur Villares

Um ano de cada vez eseguidos…

Tem sido esta a vida doNotícias de Gaia, desde essesheroicos anos 80, em que ocaríssimo amigo Fernando Sousainiciou esta aventura. Numa alturaem que a comunicação socialpassa momentos delicados, masnuma altura também em que amesma comunicação social sevem transformando emespectáculo e não poucas vezescomprometidos porta-vozes dospoderes fácticos deste pobre país,felicito o nosso jornal, na pessoados proprietários, responsáveiseditoriais, colaboradores eleitores, por mais este aniversário,e por este trajecto tranquilo ecorajoso de quase três décadas.A História, essa já está feita e nelao Notícias de Gaia já tem lugar.Hoje o dia pertence-lhe!

Um jogo de futebol entre os"Amigos do Futre" e as "Estrelas dePortugal" permitiu angariar, noEstádio do Candal, dez toneladas dealimentos não perecíveis que já fo-ram entregues à Cruz Vermelha deGaia e redistribuídos pelas famíliascarenciadas do concelho, através dequatro juntas de freguesia parceirasda IPSS.

A iniciativa intitulada "Juntos con-tra a Fome" integrou a 5ª edição do

Futrebol SolidárioCampanha rende dez toneladas de alimentos para famílias carenciadas

projeto Futrebol Solidário, que visaajudar as famílias mais carenciadas,e a onda de solidariedadedemonstrada em Gaia deixou PauloFutre sem palavras: "Dez toneladas!Estou sem palavras! Só posso dizerque hoje, eu e todas as pessoas quecolaboraram nesta campanha,vamos dormir muito bem, porque seiamanhã há pessoas que vão estarum bocadinho menos mal".

Cerca de cem voluntários da Cruz

Vermelha colaboraram nestacampanha solidária, cujos alimentosrecolhidos foram redistribuídos pelasfreguesias de Santa Marinha, Oliveirado Douro, Mafamude e Madalenaque, por sua vez, entregarão oscabazes às famílias sinalizadas nassuas áreas de jurisdição.

O Futrebol Solidário em Gaiacontou com a participação de atletasde renome, como Neno, João Pinto,Fernando Mendes, Rui Barros, Dani,

e com várias figuras públicas,nomeadamente Rita FerroRodrigues, Jorge Gabriel, CarlosDaniel,Isaac Alfaiate, Marco, Saúl,entre outros.

Os motars do Motoclube do Porto,a Tuna Académica da Faculdade deDireito do Porto, os Mareantes do RioDouro e várias mascotesparticiparam, também, na tarde festivaque revelou o espírito solidário dapopulação de Gaia.

Page 3: Futre solidário Candal - … · Na celebração das bodas de prata, inovamos ... Olga Pinto (CO 1005). colaboradores: ... fugir à guerra colonial e para conhecer o mundo

26.10.2012 | notícias de gaiapág. 3

O “Conta-me histórias” continuaem Gaia. Desta vez, um dos maisimportantes músicos portugueses éo convidado especial. SérgioGodinho vai estar no Auditório Munici-pal de Gaia, no próximo dia 9 denovembro. Em apenas dois dias, osbilhetes para o concerto esgotaram,provando que a população continuaa procurar iniciativas culturais dequalidade.

Depois da passagem de nomescomo os Clã, Rita Redshoes, MafaldaVeiga entre outros, por alguns dospolos culturais de Gaia, como oEspaço Corpus Christi, Casa Barbotou Cine Teatro Eduardo Brazão, éagora a vez de Sérgio Godinho nostrazer à memória, não apenas “umafrase batida”, mas muitas históriasque certamente terá para contar.

Sérgio Godinho nasceu no Porto,em 1945. Além de autor, compositore cantor é, um pouco à imagem dopersonagem da sua música “Ohomem dos 7 instrumentos”,artisticamente multifacetado, sendoator com diversas participações emfilmes, séries televisivas e peçasteatrais, dramaturgo, com assinaturade algumas peças de teatro e aindarealizador, entre outras atividades.

Cedo zarpou de Portugal, parafugir à guerra colonial e paraconhecer o mundo. Integra durantedois anos o elenco do musical “Hair”,em Paris, onde “vive” o Maio de 68.Apesar do seu exílio, toma contatocom músicos portugueses ligados àresistência anti-fascista, como ZecaAfonso, Luís Cília, ou José MárioBranco, com quem colaborou em1971, no álbum “Mudam-se os tem-pos mudam-se as vontades”. Gravanesse mesmo ano, ainda na capitalfrancesa, o seu primeiro LP “Ossobreviventes”.

Sérgio Godinho no“Conta-me Histórias”

Já no Canadá, fez parte dacompanhia de teatro The Living The-atre, em Vancouver, onde tomouconhecimento da revolução do 25 deAbril, que o leva a regressar a Portu-gal.

Já em terras lusitanas, edita oálbum À queima-roupa (1974) comestrondoso sucesso, e corre o país,atuando em manifestaçõespopulares.

Desde então a sua carreira nãomais parou; apesar de nem sempreter obtido o correspondente êxitocomercial, permaneceu como favoritoda crítica e do público, sendo autorde algumas das canções maisaclamadas da história da músicaportuguesa, “É terça-feira”, “Com umbrilhozinho nos olhos”, “O Primeirodia”.

Atualmente é um dos músicosportugueses mais ativo, colaborandofrequentemente com bandas eprojetos de música moderna,mantendo-se como sempre na linhada frente da criatividade, em Portu-gal.

O ciclo “Conta-me Histórias” Éuma sessão de conversa com osmúsicos sobre o processo de criaçãode canções e a importância que elesdão à Palavra. Conversas simplessobre o seu quotidiano, regadas comboa disposição e irreverência q.b. Osmúsicos fazem-se acompanhar daguitarra, piano ou algo o maissimples possível, intercalando aconversa, cantando seis a oito temasda sua autoria.

Os “entrevistadores” vãoalternando entre o programador cul-tural e jornalista musical,responsável pelo site de músicaportuguesa “Divergências”, Artur Silva,o pivot de informação da RTP, JorgeOliveira e o jornalista e crítico literário,

Tito Couto.O Ciclo “Conta-me histórias” é um

evento Passaporte Cultural. Aobtenção do Passaporte Cultural deGaia poder ser feita, sem qualquer

custo, a qualquer altura ou aquandoda aquisição dos bilhetes de acessopara qualquer espectáculo massempre na Casa Barbot/Casa daCultura.

Page 4: Futre solidário Candal - … · Na celebração das bodas de prata, inovamos ... Olga Pinto (CO 1005). colaboradores: ... fugir à guerra colonial e para conhecer o mundo

notícias de gaia | 26.10.2012 pág. 4

OFICINA DE REPARAÇÕESDE AUTOMÓVEIS

GARAGEM LISBOA , LDA

Rua Nova de Bustes, 80 | S. Paio – CANIDELO4400-515 VILA NOVA DE GAIA | Telefone: 22 781 35 39

Execução de trabalhos de carpintaria para construção civilPortas, caixilharias, travejamento, etc.

Móveis por medida

Rua Nova de Mira,13 | 4410/377 Arcozelo V.N.GTel./Fax: 227534533 | Telem. 914010363

Email: [email protected]

Carpintaria Alberto, Lda.

O Centro de AcolhimentoTemporário N.ª Sr.ª da Misericórdia(CAT) vai realizar, no próximo dia 3 denovembro, a noite Fado Solidário.Esta iniciativa tem como objetivosmostrar à sociedade a realidade doCAT e a angariação de fundos quevisem a sua continuidade.

Desde 1999 que o Centro deAcolhimento Temporário N.ª Sr.ª daMisericórdia (CAT) acolhe criançasem situação de risco social dos 0 aos6 anos de idade. Ao longo destes 19anos, o CAT, localizado em Arcozelo,já acolheu 131 crianças.

Neste momento, a sua lotação,de 15 vagas, está completa.

No entanto, a continuidade destaresposta social em Vila Nova de Gaiaestá a passar por sérias dificuldades,uma vez que a verba mensal que esteequipamento recebe da SegurançaSocial é muito inferior aos custostotais do Centro de Acolhimento.

Para ultrapassar esta situação, oMesário da Misericórdia de Gaia,responsável pelo CAT, FernandoDias, está a organizar uma noite defados no dia 3 de novembro, noPavilhão Joaquim Oliveira Lopes

CENTRO DE ACOLHIMENTO TEMPORÁRIO N.ª SR.ª DA MISERICÓRDIA

Fado Solidário por uma causa(Complexo Social António AlmeidaCosta, sito Rua Almeida Costa, n.º151, Gaia).

A noite conta com a voz do fadistaJorge Soares, acompanhado pordois guitarristas profissionais. A noitecomeça com o visionamento de umareportagem sobre o dia a dias dascrianças do CAT, seguindo-se umjantar (caldo verde, rojões, bifanas,sobremesas) e uma oferta surpresaque será sorteada pelos convidados.

Os interessados em participarneste evento a favor da causa dascrianças em situação de risco socialpodem inscrever-se até ao dia 29 deoutubro pelo email [email protected] oupelo telefone 223773050. O númerode lugares é limitado e a entrada éde 10,00 "miminhos".

O CAT recebe crianças que sãoreencaminhadas pelos Tribunais deFamília de Menores e pelasComissões de Proteção de Criançase Jovens por um período transitório.Quando as crianças entram no CATé-lhes traçado um projeto de vida quepode passar pelo retorno à famíliabiológica, à entrega à família alargadaou para adoção.

Nélson Rodrigues SilvaMediador de Seguros

R. Quinta das Heras, 26 * 4400-452 Canidelo - Vila Nova GaiaTel./Fax 227 720 072 * Telm. 919 010 721Email: [email protected]

Rua do Pinheiro 175, 4410-037 SERZEDO VNGTelf./Fax. 227 620 296 * Telem. 913 247 669

www.cofresjorgelopes.com * email: [email protected]

* COFRES POR MEDIDA ** REPARAÇÃO ** ABERTURA*

* PORTAS FORTES POR MEDIDA*

padaria pastelaria soares dos reisde irmãos castro ribeiro, lda.

r. soares dos reis, 2094400-315 vn gaiat. 223 752 666

pão quenteconfeitariapastelariacafetaria

fabrico próprio

Rua dos Carregais, 100 - 102 Seixo AlvoOLIVAL | 4415-748 Vila Nova de Gaia

Telef. 227 845 191 | Telm. 917 635 960

Page 5: Futre solidário Candal - … · Na celebração das bodas de prata, inovamos ... Olga Pinto (CO 1005). colaboradores: ... fugir à guerra colonial e para conhecer o mundo

26.10.2012 | notícias de gaiapág. 5

FABRICAMOS

* SECCIONADORES E INTERRUPTORES DE INTERIOR E EXTERIOR ATÉ 36 kV* INTERRUPTORES DE B.T. ATÉ 1000 A BASES CORTA-CIRCUITOS E TRIBLOCOS* MONOBLOCOS E POSTOS DE TRANSFORMAÇÃO* QUADROS DE B.T. E M.T.* POSTOS DE TRANSFORMAÇÃO MÓVEIS

EXECUTAMOS

* INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS INDUSTRIAIS TIPO "CHAVE NA MÃO"* SUBESTAÇÕES* INSTALAÇÕES DE TELECOMANDO REDES ELÉCTRICAS* CENTRAIS MINI-HÍDRICAS E EÓLICAS* COGERAÇÕES* INFRAESTRUTURAS ELÉCTRICAS

SEDE: (PORTO)JAYME DA COSTA, S.A.RUA DE MURRACESES, Nº 550APART. 70 / 4416-901 PEDROSO - PORTUGALTELEF. +351 22 7470250FAX: +351 22 7640548

DELEGAÇÃO: (LISBOA)JAYME DA COSTA, S.A.PARQUE INDUSTRIAL DE CARRASCASEST. NAC. Nº 252, Km 11,250 / APARTADO 1452950-901 PALMELA - PORTUGALTELEF. +351 21 2337500 FAX: +351 21 2337501

JAYME DA COSTAMecânica e Electricidade, S.A.

COM A ELECTRICIDADE EM PORTUGAL DESDE 1916 [email protected]

Em 2011, o Dia da Defesa Nacional ficoumarcado pela morte de Ana Rita Lucas. Duranteum exercício radical, a jovem de 20 anos caiu e,apesar de ter sido ainda transferida para o Hospi-tal de Santo António, acabou por não resistir aosferimentos. As actividades do Dia da DefesaNacional são impostas por lei.

O Ministério Público (MP) instaurou o respectivoinquérito e acaba de acusar quatro militares pelamorte da jovem no quartel da Serra do Pilar, emGaia.

O MP considera que a queda fatal da Ana Ritaaconteceu por desleixo de quatro militaresenvolvidos na montagem e vigilância doequipamento e não por deficiência dos cabos. Agaiense caiu de uma altura de cinco a sete metros.

Na acusação, o MP salienta que o cabo de açodo sistema que veio a quebrar durante a descidada jovem em slide, a partir de uma torre multiusos,"não apresentava nenhum sinal visível de corrosãoou degradação", encontrando-se em condições"aceitáveis".

Militares acusados dehomicídio por negligência

Este cabo tinha 150 metros de comprimento e10 milímetros de diâmetro e a sua capacidade detensão foi ultrapassada por alegada imprevidênciados quatro arguidos, um sargento, um cabo e doissoldados, refere ainda o MP.

Os militares "não se certificaram das condiçõesem que havia sido executada a tensão do cabo deaço, não se certificaram se aquele cabo de açotinha tensão em excesso, não verificaram, por cadadescida dos voluntários em slide, se aquele cabode aço mantinha as condições de segurança paracontinuar a ser utilizado naquele dia", salienta oMP.

Aos quatro militares acusados no processo éimputado o crime de homicídio por negligência,porque "revelaram total falta de cuidado, prudênciae desrespeito manifesto pelas regras desegurança, sem terem tomado as necessáriasprecauções para evitarem a quebra do cabo deaço". O processo está na 2. secção do MP deGaia, desconhecendo-se ainda quando serájulgado por um tribunal singular.

Mandato abertoregional

Integrada num Mandato Aberto Regional sobrePobreza e Exclusão Social, uma delegação do PCPque incluiu a deputada Lurdes Monteiro, IldaFigueiredo, João Tiago (eleito na Assembleia deFreguesia de Vilar de Andorinho) e João Pires,visitou ontem o Centro Paroquial e Social de Vilarde Andorinho, localizado na Vila D'Este.

Neste encontro, a delegação do PCP visitou asinstalações da referida instituição, nomeadamentea sua loja solidária, e conheceu o projecto "Sopacom Coração" que esta associação realizou ateao início do corrente ano e que pretende retomarnum futuro breve. Conheceu ainda o sonho eprojecto desta Instituição, que pretende construirvalências de apoio à população na zona do Balteiro,sendo que são instalações com terreno e projecto,mas sem financiamento.

A Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia doPCP expressa aqui a sua solidariedade evalorização pelo trabalho desenvolvido por estaassociação que, desinteressadamente, com umaforte componente solidária e de cooperação, tentadar resposta, na medida das suas possibilidades,a carências mais básicas das famílias de VilaD'Este.

A ausência de apoios a instituições como esta,com projectos e trabalho efectivo de relevo para acomunidade, é mais um elemento da injustarepartição de rendimento e de prioridades dosresponsáveis políticos do País e do Concelho. OPCP irá questionar o Governo sobre a ausênciade apoios a esta instituição e aos seus projectos.

A Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia doPCP chama a atenção para a situação deemergência social em Gaia, com níveis dedesemprego dramáticos e com uma generalizaçãoda pobreza e exclusão social.

Apela ainda à população que engrosse o cau-dal de luta que por todo o país vai crescendo, narejeição das opções políticas deste Governo, naexigência de um novo rumo e uma nova política,ao serviço dos trabalhadores e do povo.

Comissão Concelhia de Vila Nova deGaia do PCP

Page 6: Futre solidário Candal - … · Na celebração das bodas de prata, inovamos ... Olga Pinto (CO 1005). colaboradores: ... fugir à guerra colonial e para conhecer o mundo

notícias de gaia | 26.10.2012 pág. 6

junta de freguesiade mafamude

rua soares dos reis, 1154 | 4400-240 vila nova de gaiatelefone 227 151 090 | fax 227 151 099emails: [email protected]

[email protected] | [email protected]

www.jfmafamude.net

SAUDAMOS O JORNAL NOTÍCIAS DE GAIA PELA PASSAGEM DOSEU 27. ANIVERSÁRIO, CONGRATULANDO-NOS COM O

TRABALHO DESENVOLVIDO, NA DIVULGAÇÃO DOCRESCIMENTO E DO SUCESSO DO CONCELHO DE VILA NOVA

DE GAIA, DESEJANDO À DIREÇÃO E A TODOS OSCOLABORADORES AS MELHORES VENTURAS.

Ano Pastoral emVilar de

AndorinhoA Paróquia do Divino Salvador em Vilar de Andorinho integrado nos

festejos da Nossa do Rosário, iniciou o Ano Pastoral com a realização deuma procissão ,e nela envolveu os Vilarenses moradores no lugar daMata, o local escolhido para receber Nossa Senhora.

No domingo de manhã desde a sede do agrupamento de escuteiro986 de Vilar de Andorinho foi organizada a procissão de onde saíram oitoandores, Nossa Senhora do Rosário: S. Lourenço; S. João; Nossa Senhorade Fátima, Mãe dos Cristãos ; e o Menino Jesus; Divino Salvador Padroeiroda Freguesia e o Divino Salvador pequenino dos Escuteiros.

A procissão percorreu as ruas da mata com os Bombos do S. Joãoda Serra no começo, de seguida os andores com anjinhos a intercalarcada um deles; todos os representantes dos movimentos da igreja emespecial os catequistas com os seus meninos todos eles simbolizadospor um lenço branco para testemunhar o início da sua caminhada de Fée no final a imagem do pastorinho Francisco , eleito como protetor doscatequistas.

A presidir esta procissão o Padre da Freguesia Albino Reis e tambéma percorrer todo o percurso D. Ximenes Belo convidado especial para aassistir e participar nesta manifestação de Fé.

No final a Banda Musical de Santa Maria da Feira, em todo o trajetofoi elaborado um tapete de flores feito pelos moradores da Mata numasimplicidade tão bela que fez recordar as velhas tradições e costumes dafreguesia.

Quando a Nossa Senhor ado Rosário entrou no adro da Igreja Matrizonde de seguida foi realizada a celebração Eucarística presidida por D .Ximenes Belo, num ato simbólico de Paz foi lançado por dois escuteiros" Lobitos" do agrupamento 986 de Vilar de Andorinho balões brancos emhomenagem a Nossa Senhora.

O lugar da Mata está de parabéns pelo excelente trabalho queapresentou e pela simplicidade que recebeu Maria, mesmo a contornardificuldades de uma crise que permanece e muitas vezes dificulta ideias,o resultado foi positivo e todos os moradores e quem ajudou estãoconscientes que fizeram o seu melhor e notou-se em toda a simplicidadequer decoração do local escolhido para permanecer Maria , como nostapetes foi tudo feito com muito carinho.

Ana Santos

Para assinalar o Dia Internacional para a Redução das Catástrofes, 13 deoutubro, realizou-se na Biblioteca Municipal de Gaia, no dia 11 de outubro, aapresentação do livro digital “Nós e os Riscos” aos alunos dos 3ºs e 4ºs anosda escola EB1 Joaquim Nicolau de Almeida.

Esta atividade foi promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civilem conjunto com a Direção Municipal de Bombeiros e Proteção Civil, aBiblioteca Municipal e o Agrupamento de Escolas da área geográfica daBiblioteca, que neste caso é o Agrupamento de Escolas de Soares dos Reis.

O objetivo desta iniciativa foi sensibilizar a comunidade para a prevençãodos riscos e apresentar o livro digital, que será agora distribuído por todos osagrupamentos escolares de Vila Nova de Gaia.

noticiasdegaia.wordpress.com

Dia Internacional paraa Redução das

Catástrofes

Page 7: Futre solidário Candal - … · Na celebração das bodas de prata, inovamos ... Olga Pinto (CO 1005). colaboradores: ... fugir à guerra colonial e para conhecer o mundo

26.10.2012 | notícias de gaiapág. 7

ConsultoresImobiliários

José Ernesto Oliveira Ramos &Carlos Astério Oliveira Ramos

R. Conselheiro Veloso da Cruz, 116 - 4400-092 Vila Nova GaiaTelefones: 22 370 35 26 / 22 370 81 50 Fax: 22 375 31 20

Email: [email protected]

Rua Dr. Ferreira Macedo, 10/14 Telefone: 22 375 24 444400-128 Vila Nova de Gaia

Telefax: 22 375 20 96Email: [email protected]

CONTABILIDADE | FISCALIDADEPROCESSAMENTO DE SALÁRIOSCONSTITUIÇÃO E LEGALIZAÇÃO

DE SOCIEDADES

Contabilidade eAssistência Fiscal, Lda.

ArtcontaArtcontaArtcontaArtcontaArtcontaANOS

31

Pelo 19º ano consecutivo a AMI apela àsolidariedade dos portugueses através doPeditório Anual de Rua.

Esta iniciativa insere-se na "Missão deEmergência Nacional" e arrancou na passado quinta-feira, dia 25, terminando no Domingo, dia 28,envolvendo centenas de voluntários em todo o país.

O peditório surge este ano num contexto de par-ticular necessidade, tendo em conta, por um lado, oaumento sem precedentes dos pedidos de ajuda e,por outro, a descida significativa dos donativos.

Durante 2012 e até ao passado mês deSetembro, os serviços sociais da AMI apoiaramem Portugal, mais de 13 mil pessoas, o valor maiselevado de sempre.

No outro lado da balança, o resultado dopeditório de 2011 registou uma diminuição de 25por cento nos donativos. Entre 20 e 23 de Outubrodo ano passado, a AMI angariou um total de64.208,40 euros, um dos valores mais baixos daúltima década. Vale pois a pena lembrar que acapacidade de resposta da AMI ao crescente númerode pedidos de apoio social está dependente dos

Peditório da AMI até domingomeios financeiros que a sociedade civil solidariamentedecide doar.

Em tempos difíceis, a AMI continuará, comosempre, a trabalhar com empenho, transparênciae dedicação no apoio social a quem mais precisa.O Peditório deste ano reveste-se assim de espe-cial importância, afirmando-se como umaoportunidade para a sociedade civil manifestar asua solidariedade e sentido humanitário.

Neste ambiente de crise e de crescentesdificuldades, a AMI dedica especial atenção aocombate à pobreza e exclusão social em Portugal,tendo para isso lançado a "Missão de EmergênciaNacional" que tem como principal objectivo, alertarconsciências e desenvolver iniciativas centradasna acção social da AMI em Portugal.

O Peditório da AMI é uma acção de rua e nãoporta a porta, pelo que os donativos deverãoapenas ser entregues a voluntários devidamenteidentificados e credenciados pela AMI, queabordem as pessoas em locais públicos.

Page 8: Futre solidário Candal - … · Na celebração das bodas de prata, inovamos ... Olga Pinto (CO 1005). colaboradores: ... fugir à guerra colonial e para conhecer o mundo

notícias de gaia | 26.10.2012 pág. 8

Pode instalar-se nos nossos hotéis não importa a que horas do dia ou da noite, ésempre possível pedir uma refeição ligeira, enviar um fax, chamar um táxi ou tomaro pequeno-almoço a uma hora tardia, estamos ao seu dispor 24 horas por dia ecom mais de 750 hotéis em todo o Mundo

Nos hotéis Ibis, temos orgulho em recebê-lo com toda a atenção e garantir quepasse uma noite tranquila e usufrua de um serviço de qualidade por um preçoacessível.

Sobretudo, os nossos clientes podem estar certos da qualidade da sua estadaatravés do nosso compromisso "contrato de satisfação 15 minutos"! Temostambém a certificação ISO 9001 e 14001 no nosso hotel Ibis Lisboa Oeiras.

Ibis Lisboa Oeiras

Caso pretenta ser nosso sócio nãohesite em aceder ao nosso site www.a-club.com onde pode ver todas asvantagens.

O nosso hotel oferece-lhe um serviço deBar agradável e um pequeno almoçoBuffet bem ao seu gosto

Tel. (+351)21/4230730 | Fax. (+351)21/4230779Email: [email protected]

1 jan a 14 jun 39.00 euros

15 jun a 12 jul 45.00 euros

13 jul a 9 set 55.00 euros

10 set a 31 dez 45.00 euros

O areal da Praia do Ar de Mar, Canidelo, encheu-se de atletas de volei de praia para disputaram oTorneio Duplas Misto AP/CPVP. A organização foida responsabilidade da Academia de Praia quecontou com cerca de 40 duplas.

O evento de 6 de Outubro foi abrilhantado pelapresença do árbitro português Rui Carvalho quenos Jogos Olímpicos Londres 2012 arbitrou a fi-nal entre a Alemanha e o Brasil. De momento,Carvalho conta com mais de 1000 jogos no seupalmarés, entre os quais cinco Campeonatos doMundo, um Campeonato da Europa, uma taçaContinental e várias etapas do Circuito Mundial doVolei de Praia. A palestra por si dirigida, juntamentecom Ana Rita Gomes, serviu para explicar dúvidasrelativas às regras do volei de praia e para falar doseu vasto currículo.

O próximo torneio decorrerá no dia 3 deNovembro e as inscrições podem ser feitas atravésdo site www.academiapraia.com ou pelo facebook.

ACADEMIA DE PRAIAFundado em 2009, o Clube de Praticantes de

Voleibol de Praia (CPVP) viria a juntar-se à marcaAcademia de Praia em 2011. Desde essa altura,as portas abriram-se tanto para o cidadão comumcomo para os atletas da mais alta competição. Oimportante passaria a ser o uso de um local com

ACADEMIA DE PRAIA

VOLEI É NA PRAIAhexas e tetras campeões nacionais no volei depraia como com líderes do ranking português emambos os géneros. Além disso, acompanhamatletas com necessidades especiais e osparaolímpicos.

Actualmente, a equipa técnica é liderada porAna Rita Gomes que para além de sercomentadora da Sport Tv em jogos de voleibol evolei de praia, foi jogadora e é treinadora eseleccionadora nacional. A restante equipa écomposta por ex-atletas de alta competição,treinadores e profissionais de áreas comodesporto, nutrição, psicologia, fisioterapia, artes ecomunicação.

Para além do volei de praia, há também outrasactividades como futebol, andebol, ténis, rugby,speedminton, cortefol de praia. Futuramente,haverá padel, ténis e golf.

Os atletas são apelidados, carinhosamente de"guerreiros", uma vez que ao longo do ano "atrevem-se a pisar na areia" e dispensam as quatro paredesdos ginásios, estando assim em contactopermante com a natureza.

Para mais obter mais informações pode "dirigir-se" aos sites www.academiapraia.com ou nofacebook em Academia de Praia.

Texto e fotos: Mónica JoadyEste texto não respeita o novo acordo ortográfico por opção da

Jornalista.

areia onde se pudesse dinamizar actividadesdesde físicas, educativas, artísticas, recreativas,competitivas, preventivas e terapêuticas.

No cidadão chamado comum, as idades sãomuito díspares, fazendo com que haja uma maioraproximação entre as pessoas e o desporto. Jána alta competição, a Academia conta quer com

Page 9: Futre solidário Candal - … · Na celebração das bodas de prata, inovamos ... Olga Pinto (CO 1005). colaboradores: ... fugir à guerra colonial e para conhecer o mundo

26.10.2012 | notícias de gaiapág. 9

R. do Monte, 474 - 4405-812 Vilar do Paraísot. 227 150 890 w f. 227 150 899

Vila Nova de Gaiawww.seabratavares.com

[email protected]

FORMULÁRIOS EM CONTÍNUOPAPEL PARA FOTÓCÓPIA, LASER E INK-JETETIQUETES AUTOCOLANTES EM CONTÍNUO,

FOLHA E BOBINE

Av. Beira Mar, 1143 - Praia de Salgueiros4400-382 Vila Nova de Gaia

Telf. 227 811 363 - email: [email protected]

O secretário de Estado daSolidariedade e da Segurança Social,Marco António Costa,e o presidenteda junta de freguesia de Pedrosovisitaram as obras finais para areinstalação dos serviços daSegurança Social - Balcão deAtendimento dos Carvalhos - em Vila

Marco António visita Balcão daSegurança Social nos Carvalhos

Nova de Gaia. Este espaço funciona,há mais de 10 anos, na Rua da Igreja,numa área com enormesdebilidades estruturais e deacessibilidade reduzida, e quedificulta a prestação de um serviçode qualidade aos cerca de 2000atendimentos que todos os meses

esse balcão regista.Com uma previsão de abertura

ao público durante o mês deNovembro, as futuras instalações daSegurança Social para além devislumbrarem um enorme saltoqualitativo nas condições deatendimento e de funcionamento, vãoainda ser reforçadas no número defuncionários, criando-se assim, ascondições ideais para a prestaçãode um serviço de excelência à

população abrangida pelo balcão.As futuras instalações da

Segurança Social, localizadas noParque dos carvalhos - Avenida Dr.Moreira de Sousa, para além de teremum posicionamento geográfico maiscentral e servido por uma melhor redede transportes públicos, sãocontíguos às instalações do Centrode Saúde dos Carvalhos o quetransformará, aquela zona, numimportante pólo de serviços sociais.

Page 10: Futre solidário Candal - … · Na celebração das bodas de prata, inovamos ... Olga Pinto (CO 1005). colaboradores: ... fugir à guerra colonial e para conhecer o mundo

notícias de gaia | 26.10.2012 pág. 10

Rua de Salgueiros, 56 | 4400-572 Canidelo | Tel. 227 718 044

Troupe de Palhaços, Noddy eShrek são as personagens que vãofazer as delícias das crianças egarantir a animação noGaiaShopping durante o mês denovembro. As personagens deanimação vão deixar o grande ecrã eganhar vida no centro comercial paraproporcionar momentos deverdadeira alegria aos maispequenos.

No primeiro fim de semana denovembro, as crianças vão contarcom a atuação de uma Troupe de 5Palhaços que saiu do circo e decidiu

Palhaços, Noddy e Shrek trazemanimação ao GaiaShopping

ensinar a miúdos e graúdos a arte circense.Malabarismo, modelação de balões emonociclistas são algumas das ações quedarão uma nova vida ao centro comercial.

O tão aguardado Noddy chega aoGaiaShopping nos dias 10 e 11 de novembroe não vem sozinho! A Ursa Teresa, o Sempreem Pé, Senhor Lei, Orelhas, Sonso eMafarico também vêm participar na ação paraque toda a família esteja reunida. Asmascotes vão andar pelos corredores einteragir com os mais pequenos às 12:00,16:00 e 19:00.

Segue-se uma pequena atuação decerca de 20 minutos na Praça Central.

"Abram alas para o Noddy" serácertamente uma das frases maisouvidas! O espetáculo decorreráem 2 sessões, às 14:30 e 17:30,sendo que no sábado haverátambém às 20:30.

Nos dias 17 e 18 denovembro o espírito natalíciocomeça a espreitar com asCantiguinhas de Natal. UmaBonequinha com viola vai cantarmúsicas de Natal e transportaros mais pequenos para oimaginário do Natal. DoisDiabretes com pandeiretas eduas Renas completam oespetáculo.

A um mês do Natal, o Shrek ecompanhia vem ao GaiaShoppingpara cumprimentar miúdos egraúdos. Além do Shrek, não vãofaltar as outras personagens quecompõem a história como a Fiona,Gato das Botas, Príncipe, BolachaGengibre e Pinóquio.

O Ogre mais famoso e queridodo planeta vai andar com os seusamigos pelos corredores do centrocomercial a cumprimentar miúdos egraúdos. Às 14:30 e às 17:30 estáprevista uma pequena atuação decerca de 20 minutos na Praça Cen-tral. Este espetáculo decorrerátambém às 20:30 no sábado.

Page 11: Futre solidário Candal - … · Na celebração das bodas de prata, inovamos ... Olga Pinto (CO 1005). colaboradores: ... fugir à guerra colonial e para conhecer o mundo

26.10.2012 | notícias de gaiapág. 11

noticias degaia

jornal

Apresentado em março deste ano, o Paraíso Solidáriocontinua bem presente na vida da comunidade de Vilar doParaíso. No dia 13, mais uma etapa elevou o nome do projecto.O Cine Teatro Eduardo Brasão recebeu o primeiro ConcertoSolidário. A Academia de Musica abrilhantou a noite e o valordos bilhetes reverteu para esta causa. Perto de dois mil euroscaíram nos 'cofres' do Paraíso Solidário.

Neste concerto, a organização do projecto "ParaísoSolidário" prestou homenagem ao secretário de Estado daSolidariedade e da Segurança Social pela sua postura comocidadão que, compreendendo a realidade tem demonstrandoatravés da sua actuação individual e como agente político umaenorme sensibilidade social, preocupado e atento às causassociais valorizando acima de tudo as pessoas.

Marco António Costa agradeceu a homenagem e enalteceuo papel visionário que Elísio Pinto tem desenvolvido em prol

Paraíso Solidário continua no terrenoda comunidade vilarense, nomeadamente como projecto Paraíso Solidário. O governanteaproveitou e entregou um presente ao CentroSocial da freguesia. Ofereceu em nome dogoverno 30 mil euros para esta importanteinstituição de Vilar do Paraíso.

Dentro de dias, no dia 11 de Novembro,pelas 16 horas, vai ser lançada a obra'Essência de Mulher'. Este romance é oprimeiro livro de Elísio Pinto que vai doar umaparte das receitas da venda para o ParaísoSolidário. O lançamento será feito naAcademia de Música e conta com a presençado presidente da câmara, Luís FilipeMenezes.

Page 12: Futre solidário Candal - … · Na celebração das bodas de prata, inovamos ... Olga Pinto (CO 1005). colaboradores: ... fugir à guerra colonial e para conhecer o mundo

notícias de gaia | 26.10.2012 pág. 12

Trabalhos Subaquáticos, Lda.profissionais de mergulho

Travessa Tenente Valadim, 208/226 Canidelo4400-327 VILA NOVA DE GAIA

Telf./Fax: 227 813 868 * Telem. 917 563 372www.hidrosube.pt * Email: [email protected]

Rua Costa Couto 13, 4415-203 CARVALHOSTelf. 227 822 240 / 227 634 740 - Fax. 227 822 240

Tlm. 917 257 623 - Email: [email protected]

MARTINHO GOMES LDA.

Novo mapa APROVADO na AM

Ficará para a história o dia 11 de Outubro de2012. Foi o dia em que a Assembleia Municipal(AM) aprovou o novo mapa autárquico de Vila Novade Gaia. Mais de quatro horas e meia depois (edepois da intervenção de 22 deputados), 43 votos afavor e 14 contra (dois CDU, dois BE, dois deputadosdo PS e oito presidentes das juntas de freguesia)bastaram para aprovar a redução de 24 para 16freguesias. Oliveira do Douro, Vilar de Andorinho,Avintes, Canelas, Madalena, Canidelo, Arcozelo eSão Félix da Marinha permanecem sozinhas, já asrestantes fundem-se, nomeadamente, SantaMarinha com Afurada (que já foi um lugarsantamarinhense), Valadares e Gulpilhares,Serzedo e Perosinho, Grijó e Sermonde, Pedrosoe Seixezelo, Olival e Crestuma, Sandim e Lever e,finalmente, a maior freguesia que surge é a queenvolve Mafamude e Vilar do Paraíso.

A CDU mostrou-se completamente contra aproposta. Segundo os comunistas, o municípiodeveria manter as 24 freguesias e revogarimediatamente a lei da reorganizaçãoadministrativa. E explica que “o mapa não serve apopulação”, serve apenas para “alimentarinteresses pessoais”.

O Bloco também se mostrou contra. Defende

também a revogação desta lei e salienta que"nenhum eleito autárquico tem mandato parapromover a extinção ou fusão de qualquerfreguesia".

Depois da votação, foram vários os presidentesde junta que quiseram subir ao púlpito. Artur Gandrapara mostrar desagrado por Gulpilhares ficar comosede da freguesia e não Valadares. Segundo oedil valadarense, é na sua freguesia que estãoinstaladas as principais instituições que servemas duas populações.

Já José Ferreira, presidente da junta deCrestuma, colocou gravata preta antes de falar paramostrar que a “freguesia estava de luto” com aquelavotação.

O PS foi, a par da câmara, o partido que recebeumais criticas, especialmente por ter ficado ao ladodo executivo da coligação no delinear das novasáreas geográficas e votar favoravelmente a proposta.

Eduardo Vítor Rodrigues, vereador socialista e líderdo PS Gaia não se mostrou rogado e respondeu aalgumas críticas. “O PS optou por fazer o mais difícil(pelo lado populista), mas foi em boa consciência quevotou a favor, considerando ser esta a proposta quemelhor serve os interesses da população”, explicou.

Reconhece que “as soluções encontradas não são

perfeitas, mas são compromissos sérios queacreditamos ser o melhor para o concelho”.

Eduardo Vítor não acredita que a melhor opçãofosse a não pronúncia neste tema. Qual seria alegitimidade de continuar a “berrar contra ocentralismo” se depois, nesta oportunidade dedecidir ao nível local, “entregássemos a decisão aLisboa?”. O importante, para o vereador daoposição, é que estão assegurados algunscompromissos. Por exemplo, garante que a juntase localize na freguesia sede e que asassembleias se realizem na outra freguesia, agoraanexada.

Firmino Pereira, vereador que substituiu opresidente da câmara, Luís Filipe Menezes,salientou que “seria um desastre para Vila Novade Gaia se esta AM não fosse capaz de organizar oseu mapa”. Assegura que esta é uma “propostacoerente”, mas reconhece legitimidade e opiniãodivergente de alguns.

A sessão terminou depois das 3h30 da manhã,mas só depois de alguns munícipes semanifestarem contra estas fusões, no Período deIntervenção do Publico.

Page 13: Futre solidário Candal - … · Na celebração das bodas de prata, inovamos ... Olga Pinto (CO 1005). colaboradores: ... fugir à guerra colonial e para conhecer o mundo

26.10.2012 | notícias de gaiapág. 13

Transportes FortunatoPeixoto, Lda.

R de Gondenhães, 380 * 4415-244 PedrosoTel. 227 848 148 - Fax. 227 826 190

Telm. 937 341 344

Transportes de Carga Geral

Av. da Republica, 1711 S/L Esq. Tras. Sala 24430-206 Vila Nova de Gaia | Telf. 223 700 574Email: [email protected]

Sofia Martins SousaAdvogada

A Assembleia é do povoEnquanto se debatia o novo mapa de Gaia,

dezenas de pessoas manifestaram-se à porta daAM. Estes gaienses queriam assistir à sessão,mas não tiveram lugar. Evocavam o direito deassistir a este debate importante para o municípioe tentaram, em vão, que a sessão fosse adiadapara outro dia e local.

As grades separavam os manifestantes doplenário, no entanto, os gritos fizeram-se ouvir.“Vergonha”, “"somos eleitores, somos de Vila Novade Gaia" e “a Assembleia é do Povo” foram algumasdas palavras de ordem.

Chegaram mesmo a entregar uma moção àdeputada da CDU, Diana Ferreira, para ser lida naAM. No documento podia ler-se que “os cidadãos

repudiam o argumento da lotação da sala e sugerem a suspensão destamesma assembleia, vindo a ser realizada numas instalações apropriadas,dada a importância das matérias em discussão”.

O presidente da AM não aceitou a leitura da moção, considerando oteor do documento “exequível”.

Enquanto isso, os vários elementos da Polícia Municipal, destacadospreviamente para o local, foram tentando acalmar os ânimos. E houvemesmo momentos em que estiveram bem exaltados.

No final da noite, alguns dos cidadãos conseguiram entrar e subir aopúlpito no Período de Intervenção do Público. Mesmo a horas bem tardias,alguns gaienses não perderam a oportunidade para mostrar o totaldesagrado na fusão das freguesias.

Um deles, crestumense, assegurou que a comunidade não vai ficarde braços cruzados e, mesmo com esta decisão da AM, vão continuar alutar para que Crestuma continue uma freguesia independente. Desalientar que no novo mapa autárquico, Crestuma e Olival são agora umasó freguesia.

Page 14: Futre solidário Candal - … · Na celebração das bodas de prata, inovamos ... Olga Pinto (CO 1005). colaboradores: ... fugir à guerra colonial e para conhecer o mundo

notícias de gaia | 26.10.2012 pág. 14

rua antónio ferreira braga júnior| 4400-364 vn gaiat. 227 718 230 | f. 227 718 239linha azul 808 205 252 (24h)

www.j-f.org/canideloemail: [email protected]

jardim infantil 227 724 004parque campismo 227 810 500

Freguesia de Canidelo

ASVERDADESDA(IN)JUSTIÇA

Aumento das RendasChegou a época mais temida para os arrendatários em Portugal. É a

altura de vermos a nossa renda mensal a aumentar, acrescendo aosinúmeros sacrifícios que já suportamos actualmente.

O artigo 24.º da Lei n.º 6/2006, de 27 de Fevereiro, que aprova o NovoRegime do Arrendamento Urbano (NRAU), bem como o n.º 5 do artigo 11.ºdo Decreto-Lei n.º 294/2009, de 13 de Outubro, que aprova o Novo Regimede Arrendamento Rural (NRAR), atribui ao Instituto Nacional de Estatísticao apuramento do coeficiente de actualização anual de renda dos diversostipos de arrendamento, o qual deve constar de aviso a ser publicado noDiário da República até 30 de Outubro. Tal coeficiente resulta da totalidadeda variação do índice de preços no consumidor, sem habitação,correspondente aos últimos 12 meses e para os quais existam valoresdisponíveis à data de 31 de Agosto.

Dada a publicação em Diário da República no passado dia 27 deSetembro do Aviso nº 12912/2012, o coeficiente de actualização dosdiversos tipos de arrendamento urbano e rural para vigorar no ano civil de2013 foi fixado em 1,0336.

Façamos então as contas: Numa renda de trezentos euros (300 x 1,0336= 310.08• ou 300 x 3,36% = 10,08•) teremos um aumento de 10,08•. Noentanto, nos termos do n.º 1 do artigo 25.º da Lei n.º 6/2006, de 27 deFevereiro, a renda resultante desta actualização tem de ser arredondadapara a unidade de cêntimo imediatamente superior. Ou seja, neste caso arenda mensal aumentará de 300,00• para 311,00•.

Devo aqui realçar um aspecto importantíssimo. Esta actualização darenda não é automática. É obrigatório, para que a mesma aconteça, que osenhorio envie ao arrendatário uma carta registada com aviso de recepçãonos termos do artigo 9.º da Lei n.º 6/2006, de 27 de Fevereiro. O senhoriopode, em alternativa, entregar tal carta ao arrendatário pessoalmente,devendo este assinar uma cópia onde conste a data da recepção. Dequalquer das formas a notificação da actualização anual da renda tem deser feita com uma antecedência mínima de 30 dias, tal como impõe a al. c)do n.º 2 do artigo 1077.º do Código Civil.

* Esta coluna é escrita sem atender ao denominado "Acordo Ortográfico"Pedro Miguel Branco (Advogado)

[email protected]

O sono dosinocentes

A Europa está há muito tempo a ser embalada para se manter nestedormitar que interessa aos EUA.

Palpita-me que a América se consolou a fazer e a injetar dinheiro paraencobrir a falência em que se encontra.

Se o •uro começar a ser a moeda de troca em transações comerciaisinternacionais, a careca do dólar é descoberta e vai ser o descalabropara os EUA. Então, as empresas americanas de classificaçãodesvalorizam os países e os respetivos bancos para que a moedaeuropeia enfraqueça e os poderosos americanos não tenham de mostrara sua debilidade financeira.

Tanta gente na Europa a ganhar tanto dinheiro e a deixar-se adormecere o povo a sofrer.

Basta de sofrimento, faça-se moeda europeia e ponha-se a economiaa funcionar para se evitar que dois ou três na Europa mandem nosrestantes e para que os europeus possam afirmar-se como um povocom tanta capacidade como os americanos.

Precisamos de governantes governadores e não governadeiros.O Povo até pode sofrer, mas quer ver resultados.Governantes, acordem e tratem de nós ao menos um pouco, até

porque vocês depois de "governados" vão, mas nós ficamos.O Povo está sempre cá e sempre ficará.

Herminio Moreira

av. república, 1711 s/l esq. tras. | 4430-206 vn gaiatels.: 223 700 574/6 [email protected]

notícias de gaia

Page 15: Futre solidário Candal - … · Na celebração das bodas de prata, inovamos ... Olga Pinto (CO 1005). colaboradores: ... fugir à guerra colonial e para conhecer o mundo

26.10.2012 | notícias de gaiapág. 15

monólogosmunicipais

O Notícias de Gaia celebra 27 anos de existência.Só este motivo basta para que a alegria envolva o jornale todos os que com ele conviveram ao longo de todosestes anos.

Não tem sido um caminho muito fácil. Como não temsido para as outras publicações, independentementeda periodicidade.

As fontes de receita diminuem drasticamente. Asfontes de informação também. O dia a dia do municípioentão... está parado, paradinho.

Nos últimos dias as notícias que envolvem os medianão tem sido nada animadoras. Uma das maiores vagasde despedimentos no ‘Publico’, sendo que o sector maisafectado é precisamente o que divulga as notícias locais;a Lusa em greve durante quatro dias (não apenas pelamanutenção dos postos de trabalho ameaçados cortede 30,9% das verbas destinadas à agência previsto naProposta de Orçamento de Estado, mas essencialmenteporque com este corte vão deixar de acompanhar osportugueses e todas as comunidades que os envolvempor todo o mundo); o grupo Controlinveste (que detémos jornais “Diário de Notícias”, “Jornal de Notícias”, “OJogo” e a estação de rádio TSF) acaba de ser vendido aangolanos; os regionais que pelo país fora vão fechando

27 anos(como já aconteceu aqui em Gaia)... enfim... o cenáriocomeça a ser assustador.

Começa a não fazer grande sentido comemorar estasdatas. Evoca-se, sem grandes alaridos, a permanêncianas bancas, mas – e bem mais importante – traça-se ofuturo! Projecta-se a linha orientadora! E espera-seconseguir sair da crise o menos chamuscado possível.

Por muito que se lute contra este sentimentopessimista, a verdade é que a realidade começa a doer.Dói nos que estão no mercado há muito tempo. E dói nosque anualmente chegam ao mercado mas não têm espaçoprofissional.

Enfim. Este é um marco que já ninguém tira ao Notíciasde Gaia. Melhor ou pior. Agradando a gregos ou a troianos.Mas nas bancas!!!

Com a fusão já aprovada em Assembleia Municipal,os olhos agora voltam-se para as cadeiras. As cadeirasda câmara. As cadeiras das novas áreas geográficas.As cadeiras dos directores.

Se na câmara tudo parece estar em banho maria, jánas novas freguesias o corridinho está em pleno. Uns jáapregoam a continuidade. Outros esperam (e desesperam)para ver o que lhes vai calhar na rifa. Outros, sorriem por

não pertencerem mais as autarquias... bom, estes outrossão tão reduzidos que uma mão é demasiada para oscontar.

Não gosto destas certezas. Gostava que a limitaçãode mandatos fosse cumprida. O município, os municípios,o país precisavam de uma mudança. Estrutural. Pro-funda. E clara...

Dois terços dos actuais autarcas deixariam asfunções. Acabava a passividade. Acabavam os vícios.Alguns, pelo menos. Acabavam os favores politico-partidários. Acabava os desmesurados presidentesagarrados ao poder. Acabavam as trocas de favores...

Se a nova vaga de autarcas seria melhor ou pior,ninguém saberá. Mas, seguramente, as freguesias iriamsofrer algumas mudanças.

Há uma meia dúzia de presidentes de junta que iriafazer falta. Pelo valor que têm junto das comunidades.Pelo trabalho que desempenharam ao longo dos anos.Mas... cujo trabalho poderia ser continuado numa ououtra instituição.

Alguns dos que regozijam agora pela permanênciaem novas áreas geográficas deixariam de poluir o nossoespaço concelhio. Resumir-se-iam à sua própriainsignificância. Deixavam de denegrir a classe politica.Porque eu acredito que ainda há bons políticos por cá...

Mas, o que me parece é que – como sempre – vaiarranjar-se uma forma de contornar a lei. Infelizmente....e o cenário politico vai ser quase o mesmo. Uma ououtra variável, mas, a grosso modo, os mesmos vãocontinuar a ‘reinar’ pela urbe.

Enfim... pobre republica que perdeu mais umaexcelente oportunidade para arrumar de vez com osque se servem do país, em vez de servir o país...

Tânia Tavares

Travessa do Pereirinho, 106 — Telefone e Fax: 227 622 775GULPILHARES – 4405-688 VILA NOVA DE GAIA

Alcino Pinto Martins

Reparações Geraisem Automóveis

com Estação de Serviço

ESPECIALISTAS EM:FABRICO, REPARAÇÕES E RECONSTRUÇÕES

DE RADIADORES DE QUALQUER TIPO

R. Fonte Velha, 71 — GULPILHARES — 4405-645 VILA NOVA DE GAIATelefs: 22 762 49 91 / 22 753 71 47 Fax: 22 753 14 47

AUTO RADIADORES E. L. G.

* COM RECOLHA E ENTREGA AO DOMICÍLIO * Rua de S. Caetano, 551 Apartado 526

4411-701 Canelas VNG - Portugal

* Telefone: +351 227 157 100* Fax Geral: +351 227 121 144

* Fax de Armazém: +351 227 157 171

* website: www.autoribeiro.pt * email: [email protected]

Page 16: Futre solidário Candal - … · Na celebração das bodas de prata, inovamos ... Olga Pinto (CO 1005). colaboradores: ... fugir à guerra colonial e para conhecer o mundo

notícias de gaia | 26.10.2012

O Executivo da Junta de Freguesia de Oliveirado Douro saúda o Jornal Noticias de Gaia, pela

passagem do seu 27º aniversário,Desejando as maiores felicidades e que con-

tinue um percurso de engrandecimento e devalorização da imprensa escrita regional, para o

qual tanto tem contribuído.

O Presidente da Junta,Dário Silva

Rua D. Maria da Costa Basto, 5254430-381 VILA NOVA DE GAIA

Tlf: 227 860 680Fax: 227 860 689

www.jfodouro.comE-mail: [email protected]

Serviços de assistência técnica emanutenção a equipamentos

AVAC indústrias, nomeadamentechillers, close control, UTA's e

aplicações em processosindustriais

# Rua Juíz Margarido Pacheco, 27 | # Canelas | # 4410-310 Vila Nova de Gaia

pág. 16

O evento vínico mais exclusivo dopaís está de regresso ao TheYeatman e, este ano, estende-se adois dias - 1 e 2 de Dezembro, devidoà elevada adesão na primeiraedição. Bilhetes já à venda!

As entradas para a 2ª edição doChristmas Wine Experience no TheYeatman, já se encontramdisponíveis para venda. O eventovínico que marca o arranque da épocanatalícia no Porto e que este ano seestende por dois dias - 1 e 2 deDezembro, conta já com a presençaconfirmada de 40 produtores e maisde 100 vinhos à prova das diversasregiões vitivinícolas nacionais,número que o hotel prevê aumentarnas próximas semanas.

Os visitantes do II ChristmasWine Experience terão aoportunidade de conhecer umaselecção dos melhores vinhos,alguns muito raros e ediçõesexclusivas, pela mão dos própriosdonos e enólogos das Quintas,desfrutando assim de uma interacçãocom os mestres que vivem por detrásdos vinhos premium e super pre-mium de Portugal.

Mas o Christmas Wine Experi-ence é muito mais que uma provados melhores vinhos. Recriando opuro ambiente da quadra natalícia, oevento irá incluir vários momentos,como o Almoço Buffet e a partir das19h00 Vinhos & Petiscos, onde osconvidados poderão desfrutar domelhor de dois mundos:gastronomia e vinhos. Além disso,haverá animação alusiva à época e

Mais de 40 produtores nacionais noII Christmas Wine Experience

muitas surpresas.Para o almoço está prevista uma

diversidade de pratos tradicionaisportugueses, recriados pela mestriado Chef Estrela Michelin do TheYeatman, Ricardo Costa, que serãoacompanhados por uma selecçãode vinhos especialmente escolhidospara cada prato. Já a partir das 19horas, a proposta é mais informal,sendo que os convidados poderãoacompanhar a prova de vinhos com5 tapas, de uma vasta selecção depetiscos típicos propostos pelo ChefRicardo Costa. Cada uma destasrefeições terá o custo de 25 euros.

Segundo Adrian Bridge, CEO doThe Yeatman, "O The Yeatman temcomo missão ser um embaixadordos vinhos portugueses,contribuindo para o posicionamentodo Porto como um destino dereferência internacional, do que éreflexo a recente premiação da cidadecomo um dos dez melhores destinosde enoturismo, pelo operadorinternacional Tripadvisor."

"Devido ao enorme sucesso daprimeira edição do Christmas WineExperience e da elevada procura quejá temos sentido, decidimos alargarpara dois dias e apostar nos eventosparalelos, para melhorar aexperiência. A aceitação está a sermuito positiva e os nossos parceirosvínicos estão a aderir com bastanteentusiasmo, sendo que temos já 40confirmações de produtores de todasas regiões.", acrescenta.

As entradas para esta verdadeiraexperiência vínica que dá as boas-

vindas à época natalícia tem o custode 20 euros, caso sejam adquiridosaté ao dia 15 de Novembro. Após adata de 15 de Novembro o bilhete deacesso a esta experiência fixa-se nos30 euros.

Segundo Beatriz Machado,directora de vinhos do The Yeatman"O Natal é um momento família, deconfraternização à volta da mesa,onde não podem faltar bons vinhos eo melhor da gastronomiaportuguesa. É este o espírito que sevive no Christmas Wine Experience:os produtores apresentam os seusmelhores vinhos para o bacalhau,para as rabanadas, para oferecer aalguém especial ou para abrir no fi-nal dos presentes, enquanto seprolonga a conversa."

O Christmas Wine Experience émais um forte argumento paraconhecer o The Yeatman e visitar a

cidade do Porto, revitalizada pelacrescente atracção turística nacionale internacional. O programa de aloja-mento inclui duas noites com peque-no-almoço, entrada gratuita no evento(válida para um dia), acesso à piscinainterior panorâmica, ginásio e áreade bem-estar e 20% de desconto noSpa Vinothérapie® Caudalie.

O The Yeatman conta com maisde 70 parceiros vínicos, das onzediferentes regiões de vinhos em Por-tugal. Cada parceiro decora e dánome a um quarto do hotel e estápresente na garrafeira do TheYeatman, que conta com 25 milgarrafas e reúne a mais completacolecção de vinhos portugueses nomundo. A garrafeira do The Yeatmanjá foi premiada duas vezes, pelaRevista de Vinhos em 2011 e em 2012pela revista americana Wine Specta-tor.

Page 17: Futre solidário Candal - … · Na celebração das bodas de prata, inovamos ... Olga Pinto (CO 1005). colaboradores: ... fugir à guerra colonial e para conhecer o mundo

26.10.2012 | notícias de gaia

Notícias de Gaia n.º 523 de 26 de outubro de 2012

Certifico narrativamente, para efeitos de publicação, que,neste Cartório, em dezanove de outubro de dois mil e doze, defolhas 39a folhas 40, do livro de notas para "Escrituras Diversas"n° 125-A, foi lavrada uma escritura de Justificação Notarial,na qual foram justificantes:

DOMINGOS PINHEIRO DA SILVA, NIF 119 470 586, emulher CONCEIÇÃO FERREIRA LOPES, NIF 169 702 391,casados sob o regime da comunhão geral, ambos naturais dafreguesia de Sandim, concelho de Vila Nova de Gaia, onderesidem na Rua do Carregai, 186.

E NA QUAL DECLARARAM:Que são donos de um prédio rústico, composto de terreno

de cultura, com a área de seiscentos metros quadrados, aconfrontar do norte com Carmen de Oliveira, do sul comhabitação do próprio, do nascente com rua e do poente comAurora Dias do Couto, sito no Lugar do Carregal, na freguesiade Sandim, concelho de Vila Nova de Gaia, não descrito naSegunda Conservatória do Registo Predial deste concelho,inscrito na matriz, em nome do justificante marido, sob o artigo757, com o valor patrimonial de 41,48 EUROS, ao qual atribuemIGUAL VALOR.

Que não detêm qualquer título que legitime o seu domíniosobre o prédio, pois que o mesmo foi adquirido por eles porvolta do ano de mil novecentos e sessenta, em dia e mês quenão conseguem precisar, por compra verbal feita a JoaquimCoelho de oliveira, viúvo, residente que foi em Sandim, VilaNova de Gaia.

Que, desde essa data, e sem qualquer interrupção, têmusado e fruído o referido prédio, dele retirando todas asutilidades proporcionadas, nomeadamente, demarcando-o,limpando-o e pagando os respectivos impostos. Tudo isto àvista de todos, sem oposição de quem quer que seja e naconvicção de que não lesavam direitas de outrem.

Que esta posse exercida em nome próprio, pacífica,contínua, pública e de boa-fé, desde há mais de vinteanos, conduziu à inquisição ao prédio, por USUCAPIÃO, queexpressamente invocam, justificando o seu direito depropriedade para efeito do seu ingresso no registo predial, jáque, dado o modo de aquisição, não detêm qualquer documentoformal extrajudicial que lhes permita fazer prova do seu direitode propriedade perfeita.

Que desconhecem quaisquer outros antepossuidores, bemcomo artigo matricial anterior, dado o lapso de tempo decorrido.

A Colaboradora com poderes delegados,a) Maria Almerinda Soares Cardoso - (N.º 111/1)

Rua Manuel Alves Moreira, 259-263(VL 12 à rotunda) - Vilar do Paraíso

4405-520 V. N. GaiaTelefone: 227 130 771

Fax: 227 125 371

geral@filipe castro.comwww.filipecastro.com

Uma empresa virada para o futuro* caixilharia de alumínio lacado e anodizado *

* trabalhos especializados em aço inox, cobre e latão ** ferro metalizado e lacado *

* aço corten ** guilhotina ** quinadeira *

MENDONÇA& IRMÃOS, Lda.

S E R R A L H A R I A* Travessa de Sabariz, 398 — 4410-023 SERZEDO — V. N. GAIA* Telefone: 22 762 30 65 * Fax: 22 762 69 23 * Email: [email protected]

pág. 17

Considerações sobre amorte e a vida

Quando recordo os derradeiros dias do Boby, o coração cobre-se de amargura.Era um cachorrinho alegre, companheiro fiel, folgazão, como poucos e dedicado como

ninguém.Um dia refugiou-se na casota. Os olhos embaciaram-se. Deixou de comer, e mirava-me

com ar tristonho, como querendo dizer-me: - Acode-me! Tu que nas longas e frias noites deInverno, prendes o Sol dentro de casa, e com simples clic enches a sala de luz, não medeixes morrer!

Impotente, assisti à agonia. Aos últimos paroxismos com a pata branca entalada entre osdedos.

Confesso que chorei. Acabara de perder um amigo, daqueles que raramente existementre os homens.

E no entanto sabia, que seus doze anos não permitiriam longa vida.Ainda que reconheça que a morte é o novo nascimento. Que se nasce em dor e em dor se

morre, para renascer para a Vida. Vejo-a como um mistério, mistério não totalmente revelado.Passamos a vida mergulhados em sonhos: Quando crescer; quando completar o curso;

quando casar; quando tiver filhos; quando me reformar, hei-de fazer isto e aquilo.O tempo passa, passam os anos, e sempre a viver de quimera em quimera.Desde que tivesse o prato cheio e o carinho dos donos, o Boby era feliz. Não aspirava

riqueza, fama, poder, prestígio, como os humanos, que se afadigam a obterem centelhas desucesso.

Atropelam-se uns aos outros, maltratam-se para serem os primeiros, os melhores, comose fossem eternos, como se fossem deuses.

Olvidam que tudo é passageiro: a beleza desaparece, a riqueza passa, a fama não maisé que fogo de artificio: incendeia, rebrilha, reluz, e morre para sempre.

Velho e sábio filósofo da antiga China, sempre dizia ao ouvir louvar um intelectual: " Daquia cem anos, nem ele, nem esta desprezível mosca, que cruza o ar, serão lembrados!" Tudopassa! Tudo esquece!

O Eclesiastes tinha razão ao asseverar: Tudo é vaidade!Em breve milhares de crentes vão enflorar campas, rezar pelos entes falecidos. É gesto

de saudade e ternura; mas poucos, muito poucos, recordam-se deles no quotidiano.No entanto, muitos objetos, utensílios, que usam, que afirmam serem deles, já foram

dos seus antepassados.Quem se lembra das privações, das horas de profunda amargura, que a mãe, o pai,

passou para que pudessem cursar o ensino superior?Quantos, bem instalados na sociedade, recordam que o conforto que possuem, devem

aos pais, a avós, que se privaram de muito, para que tivessem sucesso, fama, poder edinheiro?

Neste dia tão significativo, dedicado aos nossos ascendentes falecidos, saibamosagradecer em oração:

- Obrigado, mãe, pelo vestido que não tiveste, para que nada me faltasse. Obrigado, pai,que com o teu trabalho, pagaste os meus estudos. Obrigado antepassados, que repousamna eternidade. Sem vós não teria vida Obrigado a todos, porque dentro de mim, vive umpouco de todos. Porque sou um pouco de cada um.

Humberto Pinho da Silva

Page 18: Futre solidário Candal - … · Na celebração das bodas de prata, inovamos ... Olga Pinto (CO 1005). colaboradores: ... fugir à guerra colonial e para conhecer o mundo

notícias de gaia | 26.10.2012 pág. 18

Atletismo no S. João da SerraA Associação Cultural e Desportiva do S. João

da Serra acolheu os Atletas provenientes doEstrela do Sul que fechou a secção de Atletismo ena Freguesia de Vilar de Andorinho o S. João daSerra é a coletividade que mais condições tempara praticar essa modalidade.

O Presidente Valdemar Ferreira juntamentecom os sócios e o elemento Executivo da JuntaSerafim Teixeira receberam a equipa no dia 20 deoutubro pelas 21h30 no salão de jogos, dacoletividade onde estavam todos os Atletas parareceberem o novo equipamento. OAssociativismo está em crise mas tanto os sócios,como o Presidente e todos os presentes têmconsciência que o S. João da Serra mesmo comdificuldades não desiste das atividades quedesenvolve como: bombos, danças e futuramenteatletismo e leva todos esses objetivos comodesafios contrariando os problemas com espíritode equipa e família, mas sobretudo quando oresultado é positivo e o melhor prémio é levarbem longe o nome do S. João da Serra.

O responsável desta modalidade ( Atletismo )desportiva no S. João da Serra ficou a cargo de:Nelson Marques e o treinador ; Delfim Conceição;os Atletas são: Eduardo Soares, Nelson Marques,

Joaquim Santos, Porfírio Rocha, SalvadorMansilha, Mário Duarte, Sérgio Sousa, RicardoRibeiro, Professor Mota, David Leite, BrunoSoares, ( primeiro atleta Português na maratonado Porto), Manuel Dourado, Salvador Pinto, DelfimConceição, ( treinador na Associação Atletismodo Porto), Mário Silva e Casimiro Galhardo é umAtleta de corpo e alma leva o Atletismo compaixão é a sua vida treina todos os dias, a famíliasegue-lhe os passos e não há limites paraseguir o seu percurso desportivo.

O primeiro desafio a defender já integradosna Coletividade será no dia 1 de dezembro numcorta mato das 4 e dos 8, talvez a ser organizadopelo Grupo de Atletismo do S. João da Serra, aconvite da Associação de Atletismo do Porto.

Os patrocínios para o equipamento foramoferecidos pela Funerária Nortenha e Junta deFreguesia de Vilar de Andorinho.

O S. João da Serra está de parabéns pelacoragem em assumir mais uma modalidade naAssociação, motivando o desporto, oAssociativismo, dinamiza Cultura, costumes eas raízes das gentes de Vilar de Andorinho.

Ana Santos

Nota da autora IsabelAndrade Monteiro

Ao Jornal Notícias de Gaia,Ao Exmo. Senhor Presidente da Câmara Mu-

nicipal de Vila Nova de Gaia, Doutor Luís FilipeMenezes,

Ao Exmo. Senhor Presidente da Junta deFreguesia de São Cristóvão de Mafamude,Fernando Vieira,

Ao Exmo. Senhor Presidente da Junta deFreguesia de Santa Marinha, Joaquim Leite,

A todos os leitores e colaboradores deste jornal,Solicito as minhas desculpas pelo lapso que

escrevi (Nos Patronos das Ruas de Santa MArinha)que a Rua Teixeira Lopes pertence a SantaMArinha. Esta rua pertence a São Cristóvão deMafamude.

Atenciosamente.

Ao Jornal Notícias de Gaia,Dia 20 de Outubro. Os meus sinceros parabéns

pelo seu 27.º aniversário natalício.Ao Exmo. Senhor Director/proprietário e a toda

a equipa do jornal desejo a continuação desucessos literários.

Dia 20 de Outubro, dia inesquecível!Ao Sporting Clube de Coimbrões, parabéns pelo

seu 96.º aniversário natalício.Ao Exmo Senhor Presidente e a toda a equipa

do clube desejo a continuação de sucessosdesportivos.

DISTRIBUIDOR DE GÁS

r. parque gondarim, 112 – gulpilhares4405-811 vn gaia p t. 227 623 792

trav. cadavão, 162 – vilar do paraíso4405-800 vn gaia | telm. 917 563 844

Maria Rosa Sousa e Silva

Avenida Diogo Leite 302 | Santa Marinha | 4400-111 VILA NOVA DE GAIATelf. 224 094 570 | Telm. 912 401 961 | Email: [email protected] | Site: http://dourovelho.pai.pt

Especialidades da casa:Variados de Bacalhau | Sardinhas assadas

Arroz de Marisco | Francesinhas Bife a Douro Velho

Aberto diariamente

NOTÍCIAS DE GAIAjornal....

siga-nos! :)

empresa jornalística comunicação e imagem, unipessoal lda.

av. república, 1711 s/l esq. tras.4430-206 vn gaia

tels.: 223 700 574/6 | fax: 223 700 576

[email protected]

Page 19: Futre solidário Candal - … · Na celebração das bodas de prata, inovamos ... Olga Pinto (CO 1005). colaboradores: ... fugir à guerra colonial e para conhecer o mundo

26.10.2012 | notícias de gaiapág. 19

DRAMAS QUE SE PASSAM NO QUOTIDIANO

Simão e Sara tiveram um romance de paixãointensa, desde a juventude, até a morte osseparar.

Eram considerados o casal ideal peranteaqueles que os conheciam bem. Mas ela não sesentia feliz; pairava algo misterioso no ar… quesó ela sabia.

No namoro, casamento, depois osnascimentos dos três filhos, tudo parecia um marde rosas! Um beijo, uma prenda surpresa, umaflor, que ofereciam um ao outro todos os dias.Sim, foram felizes, aliás também eram alegres etinham elevado sentido de humor. Aos fins - de -semana gostavam de se reunir, em qualquer lo-cal, com um grupo de amigos.

De repente… ela começou a sentir-se doente.Surgiam-lhe várias doenças tanto a nível físico,espiritual e mental. Foi examinada por váriosmédicos. Não foi detectado qualquer tipo dedoença. Desmaiava em qualquer local. Quandoacordava sentia dores horríveis na cabeça.Descansava um pouco. Decorridos algunsminutos Já se sentia bem. O marido tinha umapaciência admirável. Os restantes parentes e osamigos tentavam distraí-la, mas ela andavasempre triste. Uma vez confessou ao marido quetinha visões, que via sombras. Ele riu-se econfortou-a, frisou-lhe que era cansaço e nada

A Tentaçãomais. O tempo ia passando. Uma amigaaconselhou-a a ir a um vidente conceituado. Foi àprimeira consulta. O seu mal era espiritual comoela tinha previsto. Contou ao marido. Tiveram aprimeira discussão, ele não acreditou e respondeuque o vidente não passava dum charlatão. Elarespondeu-lhe que o homem era honesto, porquenão levou dinheiro pela consulta. Simão pediu-lhedesculpa e prometeu ir com ela às próximasconsultas.

Sara, gostava de frequentar a praia só, ouacompanhada, em qualquer estação do ano, nemque fosse só para dar um passeio. Numa daquelastardes de Inverno… que parecia Primavera, quandoentrou em casa, alertou a família sobre o seudesejo. Riram-se e chamaram-lhe "criançagrande". O tempo passou. Ela insistia sempre nomesmo. O marido foi com ela à segunda consultado espírita. Infelizmente o homem estava doente.Foram para casa desanimados.

Ela tinha um objectivo. E naquela manhã,escreveu uma carta à mãe, ao marido e a cada umdos filhos. De seguida partiu rumo ao seu destino.Quando lá chegou não passava ninguém pelapraia deserta. Vagueou pela areia em direcção aomar; foi indo devagar de seguida desapareceu!

Um pescador passou de barco, lá longe.Conseguiu tirar o corpo do fundo do mar.

Decorridos três dias, perante cerca de umacentena de pessoas, realizou-se o funeral damalograda senhora. Uma cena que chocou todaa gente de Vila Nova de Gaia.

As pessoas que se matam… são tentadaspelos espíritos malignos. É muito provável quese arrependam no último minuto de tal actotresloucado e se lembrem de Deus. Mas… já étarde demais!

Esses seres invejados são pobres deespírito, que não conseguem fazer nada, porvezes não aceitam ajudas, ou aceitam, masacontece algo que impede que a pessoa sejaajudada e ela não luta, não luta mais, porque aforça do MAL é poderosa; mas do BEM é muitomais poderosa! Somente quando a pessoa éextremamente corajosa é que conseguedesprender-se do MAL e agarrar-se ao BEM.

Simão vagueia pelas ruas; de seguida entrano cemitério. Senta-se no jazigo e oferece rosasamarelas à sua amada. Conversa com ela,sentindo-a a seu lado. Sente forças para continuara viver. Pensa nos filhos e vai - se embora com fé,já não pensa em cometer o mesmo acto

Que ela cometeu.A RESSURREIÇÃO existe! DEUS É PAZ E

AMOR! Na próxima vida voltarão a unir-se e nada,nem ninguém poderá separá-los.

Isabel Andrade Monteiro

JUNTA DE FREGUESIA DE SANTA MARINHA«CAPITAL DO VINHO DO PORTO»

Rua Cândido dos Reis, 5454400-075 VILA NOVA DE GAIA

Telef.: 22 374 67 20Fax: 22 374 67 29

Cemitério: 223 751 049

PRESIDENTE DAJUNTA DE FREGUESIA

Joaquim de Magalhães Leite

O Executivo da Junta deFreguesia de Santa Marinha

associa-se ao 27.º aniversário doJornal Notícias de Gaia.

Aproveita para dar os parabénsa todos os profissionais deste

órgão de informação da Cidade deVila Nova de Gaia.

Travessa da Seada n.º 558 | 4415-343 Pedroso | Tlf: 227 641 735 / 227 451 578 | Fax. 227 649 109Aterro Resíduos Inertes: Rua do Pinheiro Manso n.º 652 | 4405 Canelas

Sociedade de Construções eObras Públicas Aliança, Lda.

Indústria Extractiva, Construção de Estradas, Terraplanagem e Construção Civil

Page 20: Futre solidário Candal - … · Na celebração das bodas de prata, inovamos ... Olga Pinto (CO 1005). colaboradores: ... fugir à guerra colonial e para conhecer o mundo

notícias de gaia | 26.10.2012 última