fundação professor uría memória 2016a22a0a1a... · 2017-08-14 · caras amigas e caros amigos...

24
Fundação Professor Uría Memória 2016

Upload: others

Post on 10-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Fundação Professor Uría Memória 2016a22a0a1a... · 2017-08-14 · Caras amigas e caros amigos da Fundação Professor Uría, Dirijo-me a todos vós para vos apresentar a Memória

Fundação Professor Uría Memória 2016

Page 2: Fundação Professor Uría Memória 2016a22a0a1a... · 2017-08-14 · Caras amigas e caros amigos da Fundação Professor Uría, Dirijo-me a todos vós para vos apresentar a Memória
Page 3: Fundação Professor Uría Memória 2016a22a0a1a... · 2017-08-14 · Caras amigas e caros amigos da Fundação Professor Uría, Dirijo-me a todos vós para vos apresentar a Memória

Memória de Atividades 2016 | Pág. 1

Í N D I C E

Carta do Presidente ....... 2

Apresentação ....... 3

Pro bono ....... 4

Educação ....... 6

Ação social ....... 8

Promoção da cultura .......12

Destaques em 2016 .......14

Memória económica .......16

Colaboradores .......18

Page 4: Fundação Professor Uría Memória 2016a22a0a1a... · 2017-08-14 · Caras amigas e caros amigos da Fundação Professor Uría, Dirijo-me a todos vós para vos apresentar a Memória

Memória de Atividades 2016 | Pág. 2

Carta do Presidente

Caras amigas e caros amigos da Fundação Professor Uría, Dirijo-me a todos vós para vos apresentar a Memória Anual da Fundação Professor Uría referente ao ano de 2016. Num ano de trabalho intenso, a Fundação continuou a consolidar os seus programas mais tradicionais e envolveu-se em novos campos de ação. As crianças, os adolescentes, os imigrantes e os internos em prisões continuam a ser os grupos prioritários para a Fundação e foram, portanto, os destinatários de todos os nossos esforços.

No âmbito do pro bono, continuamos a prestar assessoria de forma recorrente a entidades sem fins lucrativos em assuntos da mais variada índole. A área educativa mantém igualmente o bom ritmo de trabalho com programas como a Escola Solidária de Direito, a Aula Jurídica em Estabelecimentos Prisionais, o Programa de Apoio à Reinserção de Menores e os Workshops de Inserção Sociolaboral. Em matéria de assistência, continuámos com o Programa de Ajudas a Cantinas Escolares, custeando as despesas do serviço de cantina escolar para famílias sem recursos, além de outros programas como o do Direito ao teu Lado ou de Apoio Escolar. Além disso, o concerto Rock & Law voltou a celebrar-se tanto em Madrid como em Lisboa, consolidando-se como um dos marcos solidários de referência no mundo da advocacia.

No que se refere à promoção da cultura, durante o ano de 2016, realizou-se em Lisboa a entrega do II Prémio Rodrigo Uría Meruéndano de Direito da Arte, galardão obtido nesta ocasião pelo jurista argentino Javier Negri. De igual forma, este ano foi convocada a terceira edição do prémio, que será entregue durante o verão de 2017.

Como já é tradição, além de condição sine qua non para a nossa atividade, quero dedicar umas linhas especiais a todos os voluntários da Fundação Professor Uría, que, com o seu tempo e o seu carinho, permitem que a nossa Fundação consolide, ano após ano, o seu compromisso com a sociedade.

Muito obrigado a todos.

Javier Solana

Presidente da Fundação Professor Uría

Page 5: Fundação Professor Uría Memória 2016a22a0a1a... · 2017-08-14 · Caras amigas e caros amigos da Fundação Professor Uría, Dirijo-me a todos vós para vos apresentar a Memória

Memória de Atividades 2016 | Pág. 3

Apresentação Origem

A Fundação Professor foi constituída em novembro de 2005 em memória do professor Rodrigo Uría González, sócio fundador da Uría Menéndez. Nasceu vocacionada para a promoção do voluntariado social dentro da Uría Menéndez e, assim, promover ações de solidariedade em benefício dos mais desfavorecidos.

Está inscrita no Registo de Fundações do Ministério da Cultura Espanhol e encontra-se sobre a tutela do referido Ministério.

Missão e objetivos

A Fundação Professor Uría tem como missão fundamental fomentar o voluntariado com o objetivo de promover (i) a justiça, a solidariedade, a tolerância, os direitos humanos e os valores democráticos; (ii) a educação e a formação enquanto instrumentos de emancipação social e o desenvolvimento pessoal de indivíduos e grupos; e (iii) o estudo e desenvolvimento do Direito como meio de convivência e instrumento de proteção de grupos em risco de exclusão social.

Âmbitos de atuação

A Fundação Professor Uría desenvolve a sua atividade em quatro áreas principais: pro bono, educação, ação social e promoção da cultura. Esta atividade centra-se em cinco âmbitos de atuação prioritários: a infância, a juventude, os imigrantes, os reclusos e a luta contra a pobreza.

Membros do Conselho de Administração em 2016

A 31 de dezembro de 2016, o órgão de governo da Fundação Professor Uría é composto pelos seguintes membros:

Presidente Honorífico Aurelio Menéndez Menéndez

Presidente Javier Solana Madariaga

Vice-presidente Executivo José Pérez Santos

Membros do Conselho de Administração Ana Alós Ramos Carlos Bueren Roncero José María Castañé Ortega Guillermo de la Dehesa Romero Rafael García Llaneza Alicia Koplowitz Romero de Juseu Gabriel Núñez Fernández Ángel Pérez Pardo de Vera

Daniel Proença de Carvalho Ana Sá Couto Romana Sadurska Salvador Sánchez-Terán Sánchez-Arjona Miguel Satrústegui Gil-Delgado Dionisio Uría Ronsmans Cristina Villaro Fernández Mariona Xicoy Cruells

Reuniões do Conselho de Administração

Em 2016 foram celebradas três reuniões do Conselho de Administração, nos dias 8 de fevereiro, 13 de junho e 21 de novembro.

Equipa de Gestão

Secretária Geral Paqui Navarro Taravilla

Secretária do Conselho de Administração

Ana Suárez Capel

Responsável de Relações Institucionais

Dionisio Uría Ronsmans

Administração e Projetos Olga Rodríguez Martínez

Page 6: Fundação Professor Uría Memória 2016a22a0a1a... · 2017-08-14 · Caras amigas e caros amigos da Fundação Professor Uría, Dirijo-me a todos vós para vos apresentar a Memória

Memória de Atividades 2016 | Pág. 4

Pro bono

A assessoria pro bono (contração do termo em latim pro bono publico, “para o bem público”) insere-se no núcleo da responsabilidade social dos advogados. O papel que estes desempenham para melhorar a sociedade na qual se inserem confere sentido à profissão, e reestabelece a sua ligação ao valor da Justiça.

A Fundação Professor Uría promove e coordena a prestação de assessoria jurídica gratuita a entidades sem fins lucrativos, realizada pelos advogados voluntários de todos os escritórios da Uría Menéndez.

O pro bono impulsionado pela Fundação centra-se em cinco âmbitos de atuação prioritários: a infância, a juventude, os imigrantes, os reclusos e a luta contra a pobreza.

Os números da nossa atividade pro bono durante o ano 2016 são os seguintes:

• prestou-se assessoria em 74 assuntos, • 63 entidades beneficiaram da prestação, • participaram 116 advogados voluntários.

Empreendedorismo social

A Fundação Professor Uría aposta firmemente no empreendedorismo social como solução eficaz e sustentável para muitos dos problemas que a sociedade atual enfrenta.

A 4 de abril, realizou-se na CaixaForum de Barcelona a apresentação dos novos projetos selecionados para a V Edição do Programa de Empreendedorismo Social promovido pela Fundación Bancaria la Caixa e com a qual a Uría Menéndez e a Fundação Professor Uría têm vindo a colaborar desde a primeira edição.

Intervieram no ato Marc Simón, da Área Social da Fundación Bancaria La Caixa; Mireia Rius, da IESE Business School; Jordi Nicolau, da CaixaBank; e Antonio Herrera, diretor do escritório de Barcelona da Uría Menéndez.

Apresentação dos novos projetos selecionados para a V Edição do Programa de Empreendedorismo Social

Além disso, desde o mês de dezembro, iniciou-se uma nova via de colaboração com a Fundação Bancária la Caixa oferecendo formação jurídica aos técnicos de inserção que colaboram com o seu Programa Incorpora Autoempleo, que presta assistência a pessoas em risco de exclusão ou situação de vulnerabilidade para que possam desenvolver um projeto auto-ocupacional.

Por outro lado, a Fundação manteve igualmente a sua colaboração com a Ashoka, a maior rede internacional de empreendedores sociais inovadores, oferecendo pro bono aos empreendedores que esta entidade seleciona anualmente.

Page 7: Fundação Professor Uría Memória 2016a22a0a1a... · 2017-08-14 · Caras amigas e caros amigos da Fundação Professor Uría, Dirijo-me a todos vós para vos apresentar a Memória

Memória de Atividades 2016 | Pág. 5

Workshops sobre os principais aspetos legais para ONG e empresas sociais

A Fundação Professor Uría, juntamente com a Uría Menéndez e a Fundação Thomson Reuters, organiza uma série de workshops sobre os principais aspetos legais que as ONG e as empresas sociais devem ter em conta para o seu bom funcionamento. Nos workshops são abordados temas de caráter empresarial ou societário, fiscalidade, direitos de propriedade intelectual e industrial, proteção de dados, laboral e de segurança social.

No ano de 2016, realizaram-se workshops em Madrid (16 de setembro), Barcelona (23 de setembro) e Lisboa (10 de outubro).

Foto de grupo com os advogados e assistentes ao workshop celebrado em Madrid

Um momento do workshop celebrado em Barcelona O grupo de laboral do workshop celebrado em Lisboa Curso “A advocacia do século XXI, o advogado solidário. Noções básicas sobre responsabilidade social” (Madrid)

A Fundação Professor Uría, juntamente com as fundações de outros prestigiados escritórios espanhóis, a Universidade Autónoma de Madrid e a Ordem dos Advogados de Madrid (ICAM), ministram anualmente o curso “A advocacia do século XXI, o advogado solidário. Noções básicas sobre responsabilidade social”, na Faculdade de Direito da Universidade Autónoma de Madrid.

O curso é composto por 20 horas de aulas presenciais e divide-se em cinco módulos dedicados a outros temas principais: responsabilidade social, assistência jurídica gratuita em Espanha, direitos humanos, pro bono e deontologia profissional.

Na sua quarta edição, o curso foi ministrado durante os meses de janeiro e fevereiro de 2016.

A sessão sobre Direitos Humanos esteve a cargo de advogados da Uría Menéndez

Page 8: Fundação Professor Uría Memória 2016a22a0a1a... · 2017-08-14 · Caras amigas e caros amigos da Fundação Professor Uría, Dirijo-me a todos vós para vos apresentar a Memória

Memória de Atividades 2016 | Pág. 6

Educação

A Fundação Professor Uría impulsiona a educação e a formação como instrumentos de emancipação social e desenvolvimento pessoal de indivíduos e grupos.

Com este objetivo, foram criados uma série de programas educativos e formativos que, dirigidos aos grupos mais vulneráveis da nossa sociedade, recorrem ao conhecimento do Direito, mas também de outras matérias, para favorecer a convivência, a integração, a consecução da igualdade de oportunidades e a não discriminação.

Durante o ano de 2016, a Fundação continuou a consolidar os programas educativos e de voluntariado próprios iniciados em anos anteriores. Estes programas são os seguintes:

• Escola Solidária de Direito • Aula Jurídica em Centros Penitenciários • Programa de Apoio à Reinserção de Menores • Workshops de Inserção Sociolaboral

Adicionalmente, a Fundação participa noutros programas formativos em colaboração com outras entidades, tanto públicas como privadas.

Escola Solidária de Direito

A Escola Solidária de Direito é um programa específico projetado pela Fundação Professor Uría cujo objetivo principal é que os alunos do ensino básico e secundário de colégios e escolas públicas se iniciem no conhecimento do Direito como ferramenta para a convivência, a integração e a resolução de conflitos de forma não violenta.

No ano letivo de 2015-2016, o programa foi lecionado a mais de 2200 alunos, distribuídos por 33 centros educativos, e contou com a participação de 188 voluntários.

Alunos a preparar um julgamento

Colégios Escolas Alunos Voluntários MADRID 13 3 1 686 108

BARCELONA 9 -- 27 35VALÊNCIA 1 -- 40 6

BILBAU 2 -- 48 12LISBOA 1 4 24 27TOTAL 26 7 2 290 188

Coincidindo com a décima edição da Escola Solidária de Direito, o programa incluiu novos materiais desenvolvidos por diferentes equipas de trabalho.

Page 9: Fundação Professor Uría Memória 2016a22a0a1a... · 2017-08-14 · Caras amigas e caros amigos da Fundação Professor Uría, Dirijo-me a todos vós para vos apresentar a Memória

Memória de Atividades 2016 | Pág. 7

Aula Jurídica em Centros Penitenciários

O mais antigo programa da Fundação destina-se a um dos grupos que tem merecido especial atenção: os reclusos de centros penitenciários.

São realizadas sessões mensais sobre questões jurídicas de interesse com o objetivo de promover o Direito como veículo de convivência e instrumento para o desenvolvimento pessoal.

Equipa de Coordenação da Aula Jurídica em Centros Penitenciários em Madrid

Durante o ano de 2016 foram realizadas 19 sessões, distribuídas nos centros penitenciários de Soto del Real e Aranjuez, que reuniram um total de 424 reclusos. O programa contou com a participação de 23 voluntários.

Programa de Apoio à Reinserção de Menores

O Programa de Apoio à Reinserção de Menores consiste num módulo de formação básica com o objetivo de dotar de informação e orientação jurídica para a prevenção da reiteração de condutas ilícitas dos menores e jovens internos em centros d e e x e c u ç ã o d e medidas judiciais. D u r an te o programa tratam-se temas de grande interesse para os menores, com uma abordagem prática, tais como a contratação laboral, o pagamento de impostos, a regularização de estrangeiros ou questões penais e penitenciárias, entre outros.

O programa é ministrado em Madrid, em colaboração com a Agência para a Reabilitação e Reintegração do Jovem Delinquente da Comunidade de Madrid, e em Valência, em colaboração com o Departamento de Igualdade e Políticas Inclusivas da Generalitat Valenciana.

Em 2016, o programa foi ministrado a 70 alunos, distribuídos pelos centros Teresa de Calcuta (Madrid) e Jaume I de Picassent (Valência), e contou com a participação de 48 voluntários. Workshops de Inserção Sociolaboral

• Asociación Norte Joven (Madrid). Desde 2007, a Fundação Professor Uría leciona um módulo jurídico aos alunos dos workshops de inserção sociolaboral da Asociación Norte Joven nos seus centros de Fuencarral e Vallecas. O módulo jurídico é composto por quatro sessões dedicadas a questões básicas e práticas de Direito laboral, Direito fiscal, Direito civil e penal, e Direito comercial.

• Fundación Integra (Madrid). A Fundação Professor Uría colabora com a Fundación Integra lecionando dois programas formativos aos alunos dos seus workshops de inserção sociolaboral: um módulo jurídico em aspetos laborais básicos e o workshop “O meu primeiro dia de trabalho”.

• Fundación Exit (Barcelona). A Fundação Professor Uría colabora com a Fundación Exit através do seu Proyecto Yob, orientado para a reinserção laboral de jovens em risco de exclusão social, dotando-os das ferramentas necessárias e dos apoios para alcançar os seus objetivos profissionais.

• ADISLI (Madrid). Nos dias 26 de outubro e 2 de novembro foi realizado um workshop sobre questões básicas de Direito laboral para os beneficiários da Asociación ADISLI.

Durante o ano de 2016 participaram nestes workshops 36 voluntários, que ministraram módulos de formação a 260 alunos das entidades mencionadas.

Outros workshops

Desde maio de 2016 que a Fundação Professor Uría colabora com a Asociación AMAI TLP ministrando um programa formativo aos seus beneficiários. As sessões, nas quais são abordadas questões jurídicas de interesse geral, têm um caráter mensal.

Sessão sobre habitação no centro de menores Jaume I de Picassent

Page 10: Fundação Professor Uría Memória 2016a22a0a1a... · 2017-08-14 · Caras amigas e caros amigos da Fundação Professor Uría, Dirijo-me a todos vós para vos apresentar a Memória

Memória de Atividades 2016 | Pág. 8

Ação social

A Fundação Professor Uría desenvolve diversas iniciativas sociais tanto de maneira independente como em colaboração com outras entidades.

O Comité de Ação Social (CAS), formado por 33 voluntários membros da Uría Menéndez, é o órgão da Fundação responsável por desenvolver esta atividade e tem como objetivos principais fomentar o voluntariado entre os membros da Uría Menéndez e levar a cabo os projetos solidários da Fundação tanto em Espanha e Portugal como noutros países.

Estas foram as iniciativas mais destacadas em 2016: Programa de Ajudas a Cantinas Escolares

O Programa de Ajudas a Cantinas Escolares tem como principal objetivo custear as despesas do serviço de cantina escolar para famílias sem recursos. Durante o ano letivo de 2015-2016 foram concedidas ajudas de cantina escolar a 76 alunos de 7 escolas públicas (5 centros de Madrid e 2 de Barcelona).

Programa O Direito ao teu Lado

O Direito ao teu Lado, em colaboração com a Fundación Lescer, é um programa de acompanhamento a pessoas com lesão cerebral adquirida (DCA). Através deste programa, os voluntários fazem visitas periódicas aos pacientes para proporcionar momentos de companhia e conversa, e participam em saídas em grupos de lazer e tempo livre. Durante o ano de 2016 participaram neste programa 12 voluntários.

Voluntários e beneficiários da Lescer em visita ao Matadero de Madrid Programa de Apoio Escolar e Workshop de Inglês

Através do seu Programa de Ação Social, a Fundación Alicia Koplowitz presta assistência a crianças e adolescentes de famílias com graves problemas de desestruturação. A Fundação Professor Uría colabora com a Fundación Alicia Koplowitz proporcionando apoio escolar e aulas de inglês aos menores que residem com famílias de acolhimento. Durante o ano de 2016, 14 voluntários participaram neste programa.

4.º ESO + Empresa

Através deste programa, organizado pela Comunidade de Madrid e destinado aos alunos que frequentam o 4.º ano do Ensino Secundário Obrigatório, estes jovens passam um breve período de tempo numa empresa com o intuito de enriquecer a sua formação e aproximá-los do mundo laboral, do qual farão parte no futuro.

No mês de março, a Fundação Professor Uría participou pelo sexto ano consecutivo nesta iniciativa recebendo sete estudantes das escolas secundárias San Isidro, Príncipe Felipe e Calderón de la Barca. Durante os três dias que durou a estada educativa, os alunos conheceram, pela mão dos 20 voluntários que participaram no programa, os diferentes departamentos que compõem um escritório de advogados, proporcionando-lhes, desta forma, uma experiência formativa e educativa próxima do mundo laboral e empresarial.

Page 11: Fundação Professor Uría Memória 2016a22a0a1a... · 2017-08-14 · Caras amigas e caros amigos da Fundação Professor Uría, Dirijo-me a todos vós para vos apresentar a Memória

Memória de Atividades 2016 | Pág. 9

Programas ActionxChange e ActionxPeace

A Fundação Professor Uría colabora com a Fundación Comité Español de los Colegios del Mundo Unido nos seus programas de verão ActionxChange, centrados no empreendedorismo social juvenil, e de inverno ActionxPeace, cujo objetivo é dotar os mais jovens de ferramentas para que aprendam a gerir os conflitos de forma pacífica.

No ano de 2016, a Fundação Professor Uría colaborou através de bolsas para a participação de jovens no acampamento de verão ActionxChange (3 bolsas) e no acampamento de inverno ActionxPeace (4 bolsas).

Convocatória 2016 de Projetos de Ação Social

O objetivo da convocatória é reconhecer e impulsionar entre todos os membros da Uría Menéndez iniciativas solidárias de voluntariado que contribuam para melhorar a qualidade de vida dos grupos desfavorecidos.

De entre todas as propostas recebidas, a iniciativa escolhida foi “Festa de Natal para mamãs e bebés em situação de dificuldade social”, em colaboração com a Fundación Diversión Solidaria.

Projeto vencedor da convocatória “Ideia Solidária 2016” Campanhas de Natal e outras campanhas solidárias

Em dezembro de 2016, por ocasião das festas de Natal, foram organizadas diferentes campanhas nas quais os membros dos vários escritórios da Uría Menéndez contribuíram com bonecos, alimentos não perecíveis e outros produtos de primeira necessidade para que o Natal daqueles que estão a passar por momentos mais difíceis fosse um pouco mais feliz.

Este ano iniciou-se uma campanha especial de recolha de alimentos para crianças em situação de vulnerabilidade em colaboração com o Banco Alimentar. Como novidade, a campanha permitia a contribuição de donativos on-line.

Além disso, e como já é tradição, também se organizaram mercados solidários nas sedes da Uría Menéndez de Madrid e Barcelona em benefício de diversas entidades sociais. Em Barcelona, o mercado realizou-se a 13 de dezembro e contou com a participação da Fundación Sara Sánchez Coma, Fundación Adsis, Fundació Ared, Hospital Sant Joan de Déu, Fundació Casa Dalmases e

Page 12: Fundação Professor Uría Memória 2016a22a0a1a... · 2017-08-14 · Caras amigas e caros amigos da Fundação Professor Uría, Dirijo-me a todos vós para vos apresentar a Memória

Memória de Atividades 2016 | Pág. 10

Fundació Enriqueta Villavecchia. Entre os artigos à venda, encontravam-se produtos artesanais, têxteis, alimentares e produtos natalícios. A recolha final foi destinada a estas entidades.

O mercado solidário de Madrid realizou-se a 2 de dezembro e, pelo segundo ano consecutivo, foram vendidos art igos artesanais realizados por menores em processo de reinserção dos centros educativos da Comunidade de Madrid. A totalidade das vendas foi destinada a estes menores.

Mercado solidário de Madrid

Por outro lado, durante o ano de 2016, a Fundação Professor Uría continuou com as campanhas solidárias iniciadas em anos anteriores, tais como a recolha de roupa, móveis usados, livros, óculos, etc. Todas as campanhas foram realizadas para benefício de diferentes entidades sociais.

Concertos solidários Rock & Law

Lisboa

A 30 de junho, na sala LX Factory (Lisboa), realizou-se a oitava edição portuguesa do concerto Rock’n’Law. Assistiram ao evento mais de 1400 pessoas que apreciaram a atuação ao vivo das novas bandas de rock formadas por membros de catorze prestigiadas sociedades de advogados, entre elas a banda Heróis del Despacho, da Uría Menéndez-Proença de Carvalho.

Foram recolhidos 71 000 € destinados ao projeto SEMEAR da Associação BIPP – Inclusão para a Deficiência; concretamente os fundos recolhidos serviram para apoiar a integração sociolaboral de 15 jovens com deficiência intelectual e de desenvolvimento.

Madrid

A 29 de setembro realizou-se a quinta edição do concerto Rock&Law em Madrid com uma imagem renovada, convertendo-se, desta feita, num festival ao ar livre. O evento foi celebrado no Golf Park da Moraleja, onde os assistentes puderam desfrutar de quatro horas de música ao vivo com as atuações de oito bandas de rock formadas por membros de prestigiadas sociedades de advogados, entre elas a banda Tipos de Interés, acompanhada pelo coro Pink Ladies, da Uría Menéndez.

O montante reunido alcançou os 38 204 € que foram destinados ao Proyecto Lydia da Fundación Cris Contra el Cáncer, que investiga uma cura contra a leucemia infantil aguda.

Rock’n’Law Lisboa

Rock&Law Madrid

Page 13: Fundação Professor Uría Memória 2016a22a0a1a... · 2017-08-14 · Caras amigas e caros amigos da Fundação Professor Uría, Dirijo-me a todos vós para vos apresentar a Memória

Memória de Atividades 2016 | Pág. 11

Orquestra Infantil Professor Uría

Em março de 2015, a Fundação Professor Uría criou, em colaboração com a Fundación Acción Social por la Música, uma orquestra infantil no CEIP La Alameda (Madrid).

Durante a primeira etapa do projeto, os alunos começaram a compreender e assimilar os valores da orquestra (atitude construtiva, de respeito, entreajuda e superação dos erros) e levaram instrumentos de cartão. Desta maneira, começaram a familiarizar-se com a psicomotricidade e os movimentos básicos para tocar, assim como o modo de segurar o instrumento, deslocar-se e posicionar-se.

Em abril de 2016, os pequenos músicos receberam os seus primeiros instrumentos de madeira com os quais começaram a construir uma verdadeira orquestra.

Concerto-workshop musical com a Orquestra Professor Uría Projetos “Dream Big” e “Barcelona’s Dream”

Estes projetos, realizados conjuntamente com a Fundação Professor Uría e a Fundación Soñar Despierto, têm como objetivo principal a promoção do estudo entre os menores residentes em centros de acolhimento, perto da maioria de idade, aos quais são proporcionados ferramentas para a sua inserção laboral e para alcançar autonomia tanto económica como pessoal.

O “Dream Big” acolheu 50 jovens, todos eles menores tutelados pela Comunidade de Madrid, que participaram, durante três fins de semana de convívio, em workshops de orientação profissional, conversas e diversas atividades de lazer acompanhados por 16 voluntários.

O “Barcelona’s Dream” acolheu 20 menores, com idades compreendidas entre os 15-19 anos, todos tendo como tutores e residência os centros de acolhimento e residências da Catalunha; 15 voluntários acompanharam estes jovens durante três jornadas, realizadas aos sábados, e trabalharam com eles para que fossem conscientes da sua realidade e da forma como devem enfrentar a sua maioridade.

A equipa de voluntários da Dream Big

Page 14: Fundação Professor Uría Memória 2016a22a0a1a... · 2017-08-14 · Caras amigas e caros amigos da Fundação Professor Uría, Dirijo-me a todos vós para vos apresentar a Memória

Memória de Atividades 2016 | Pág. 12

Promoção da cultura Prémio Rodrigo Uría Meruéndano de Direito da Arte

Desde 2014 que a Fundação Professor Uría convoca anualmente o Prémio Rodrigo Uría Meruéndano de Direito da Arte com o objetivo de apoiar e incentivar os estudos jurídicos inovadores e de qualidade sobre o mundo da arte. O Prémio é de 25 000 euros.

O Prémio é igualmente convocado para honrar a memória do prestigiado advogado e mecenas da arte, Rodrigo Uría Meruéndano, Presidente do Conselho de Administração do Museu do Prado (2004-2007) e primeiro Presidente da Fundação Professor Uría.

Segunda edição do Prémio

A 22 de fevereiro de 2016 deu-se a conhecer a decisão do júri do II Prémio Rodrigo Uría Meruéndano de Direito da Arte. O artigo vencedor foi “La puerta de Banksy (el error en la compraventa de obras de arte)”, de Juan Javier Negri.

A cerimónia de entrega do prémio realizou-se a 7 de junho no auditório da Fundação Calouste Gulbenkian de Lisboa. O ato foi inaugurado por Daniel Proença de Carvalho, Membro do Conselho de Administração da Fundação Professor Uría e Sócio Presidente da Uría Menéndez-Proença de Carvalho, além de Presidente do Júri do Prémio, e por Artur Santos Silva, Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian e Presidente do Conselho de Administração do Banco BPI e de Partex Oil & Stanford.

A entrega do galardão esteve a cargo de Javier Solana, Presidente da Fundação Professor Uría.

Momento da entrega do II Prémio Rodrigo Uría Meruéndano de Direito da Arte a Javier Negri Direito da Arte. Anuário Ibero-americano 2016

A obra, publicada no mês de fevereiro de 2017, contém o artigo vencedor da segunda edição do Prémio Rodrigo Uría Meruéndano de Direito da Arte e os outros trabalhos que o Júri selecionou para publicação. Adicionalmente, o Anuário 2016 inclui as conferências das Jornadas sobre Direito da Arte organizadas pela Fundação Professor Uría em 2016, em Madrid e Lisboa.

Trata-se de artigos de grande qualidade que — com originalidade e maestria — desenvolvem alguns dos temas mais destacados do mundo da arte, especialmente das artes plásticas, campo em que o Direito desempenha um papel relevante.

Sumário do Anuário Ibero-americano de Direito da Arte 2016

“La puerta de Banksy (el error en la compraventa de obras de arte)” de Juan Javier Negri (artigo vencedor do II Prémio Rodrigo Uría Meruéndano de Direito da Arte).

“La protección jurídica de la obra artística en el siglo XIX”, de Alejandro Pérez Köhler.

“Revisión del marco legislativo de la Unión Europea en materia de propiedad intelectual: conflictos, propuestas de modernización e implicaciones en el futuro de la gestión de derechos”, de Ainara LeGardon Pérez.

Page 15: Fundação Professor Uría Memória 2016a22a0a1a... · 2017-08-14 · Caras amigas e caros amigos da Fundação Professor Uría, Dirijo-me a todos vós para vos apresentar a Memória

Memória de Atividades 2016 | Pág. 13

"Immunity from Seizure legislation” (“Legislación sobre medidas cautelares de embargo preventivo de obras de arte”), de Anna O'Connell.

“Cuando los tribunales definen el arte o una escultura que no era un utensilio de cocina: el caso Brancusi", de Jesús Prieto de Pedro.

"A exposição da obra de arte e os direitos de personalidade do autor”, de Paulo Mota Pinto. Jornadas sobre Direito da Arte

A Fundação Professor Uría é consciente da importância e complexidade do papel dos advogados em matéria de Direito da arte, complexidade que, devido às novas tecnologias e às novas formas de arte, se foi acentuando nos últimos anos.

Com o intuito de contribuir da perspetiva jurídica para o desenvolvimento e proteção da arte e da cultura, a Fundação organiza jornadas, conferências e mesas redondas para tratar das questões mais relevantes relacionadas com o regime jurídico a que estão sujeitas as obras de arte, os negócios jurídicos de que podem ser objeto (compra e venda, doação, empréstimo, seguro, etc.) e o seu tratamento fiscal, entre outras.

Durante o ano de 2016, foram celebradas as seguintes jornadas:

• I Jornada Rodrigo Uría Meruéndano de Direito da Arte, celebrada a 25 de fevereiro no auditório do escritório da Uría Menéndez em Madrid. Durante a jornada, que reuniu cerca de uma centena de pessoas, proferiram-se as conferências intituladas Immunity from Seizure legislation (“Legislação sobre medidas cautelares de apreensão de obras de arte”), por Anna O’Connell, e “El concepto de arte en torno al caso Brancusi”, pelo professor Jesús Prieto de Pedro. Para rematar a jornada, os assistentes puderem desfrutar de uma visita guiada à ARCOmadrid.

• II Jornada Rodrigo Uría Meruéndano de Direito da Arte, celebrada a 7 de junho no auditório da Fundação Calouste Gulbenkian de Lisboa por ocasião da entrega do II Prémio Rodrigo Uría Meruéndano de Direito da Arte. Durante a jornada foram realizadas conferências a cargo respetivamente de Anna O’Connell, com o título de “Immunity from Seizure legislation” (“Legislação sobre medidas cautelares de apreensão de obras de arte”), e de Paulo Mota Pinto, intitulada “A obra de arte e os direitos de personalidade”.

• O legado dos artistas, jornada de conferências e mesas redondas celebrada a 28 de novembro no auditório do Museo Lázaro Galdiano de Madrid. O evento, organizado pelo Instituto de Arte Contemporáneo, pela Asociación de Derecho del Arte, pela Fundação Professor Uría e pelo Museo Lázaro Galdiano, surgiu do interesse comum dos organizadores em cuidar e proteger os criadores, conservar o património artístico contemporâneo e contribuir para a consciencialização sobre a importância e necessidade de dotar os legados os artistas de uma proteção adequada para difundir a cultura entre os profissionais do sector e o grande público.

Fóruns internos de debate

Um dos objetivos da Fundação Professor Uría é a promoção da cultura entre os membros da Uría Menéndez. A programação dos fóruns de debate aborda os grandes temas que inquietam a nossa sociedade. Em 2016 foram debatidos os seguintes temas:

• A Europa e a crise de refugiados, com José Ignacio Torreblanca • BREXIT, com Giles Tremlett • Financiamento do terrorismo jihadista, com Sergio Notario Martínez • A inovação em Espanha, com Carmen Vela • As eleições nos EUA, com José Manuel Calvo e Alan B. Goodman • Watson e a nova era de inteligência artificial, com Juan Andrés Avilés

Page 16: Fundação Professor Uría Memória 2016a22a0a1a... · 2017-08-14 · Caras amigas e caros amigos da Fundação Professor Uría, Dirijo-me a todos vós para vos apresentar a Memória

Memória de Atividades 2016 | Pág. 14

Destaques em 2016 Acordos de colaboração

A Fundação Professor Uría, com o intuito de cumprir com os objetivos gerais formulados no plano estratégico, estabeleceu contacto com diversas entidades e instituições durante os últimos anos. Em 2016, foram assinados acordos de colaboração com as seguintes entidades:

• Fundación Acción Social por la Música • Fundación Bancaria la Caixa • Fundación Comité Español de los Colegios del Mundo Unido • Fundación Santa María la Real

Apoio ao fortalecimento do terceiro sector

A 6 de abril, a Fundação foi anfitriã do encontro “Lei de Voluntariado, implicações para as empresas”, organizado pela Fundação SERES e a Plataforma del Voluntariado de España, com o objetivo de aprofundar os aspetos mais relevantes da Lei de Voluntariado e esclarecer qualquer dúvida relacionada com os novos requisitos estabelecidos por esta Lei e a forma como afeta as empresas.

A 10 de novembro apresentou-se na CaixaForum Madrid o Estudo sobre as necessidades das Pequenas e Médias Organizações Sociais -PYMOS-. O estudo foi promovido pela Fundação Professor Uría, Porticus e a Fundación Tomillo.

Outros eventos

No ano de 2016, a Fundação Professor Uría organizou os seguintes eventos:

• Dia da Solidariedade Uría Menéndez: No dia 11 de março celebra-se o Dia da Solidariedade Uría Menéndez. Esse dia é escolhido pela Fundação para reafirmar o compromisso de todos os membros da Uría Menéndez com a solidariedade, com os grupos mais desfavorecidos, durante os restantes 364 dias do ano.

Por ocasião desta celebração, a Fundação Professor Uría organizou um pequeno-almoço solidário cuja receita se destinou à campanha de emergência alimentar no Malawi, da Fundación África Directo. Também foi lançada a convocatória de 2017 de Ideia Solidária.

• Encerramento do ano letivo de 2015-2016 da Escola Solidária de Direito em Madrid: Na sua décima edição, o Programa Escola Solidária de Direito foi rematado com uma celebração de encerramento na sede da Uría Menéndez. Assistiram à cerimónia os diretores, coordenadores e professores dos colégios e escolas públicas nos quais se lecionou o programa durante o ano letivo, assim como alguns dos voluntários.

Nesta ocasião, contámos com a assistência do Dr. César Soutullo, Diretor da Unidade de Psiquiatria Infantil e Adolescente da Clínica Universidad de Navarra, que proferiu a conferência “Deteção precoce do assédio escolar”.

Voluntários da Escola Solidária de Direito na cerimónia de encerramento de Madrid

Page 17: Fundação Professor Uría Memória 2016a22a0a1a... · 2017-08-14 · Caras amigas e caros amigos da Fundação Professor Uría, Dirijo-me a todos vós para vos apresentar a Memória

Memória de Atividades 2016 | Pág. 15

• Encerramento do ano letivo de 2015-2016 da Escola Solidária de Direito em Barcelona: A 10 de junho os voluntários participantes na Escola Solidária de Direito de Barcelona receberam uma visita muito especial: os alunos da Escola Mediterránea. Além da visita ao Escritório, houve troca de papéis através de um jogo de role playing em que os alunos fizeram de advogados e os advogados de clientes.

Voluntários da Escola Solidária de Direito no evento de encerramento de Barcelona

• Encerramento do ano letivo de 2016 do Programa de Apoio à Reinserção de Menores no Centro Teresa de Calcuta: A 8 de julho realizou-se o encerramento da sexta edição do Programa de Apoio à Reinserção de Menores em Madrid, onde foram entregues os diplomas a todos os jovens que assistiram ao módulo de formação jurídica de 2016.

Voluntários e alunos na primeira sessão do workshop “Direito e sociedade”

Page 18: Fundação Professor Uría Memória 2016a22a0a1a... · 2017-08-14 · Caras amigas e caros amigos da Fundação Professor Uría, Dirijo-me a todos vós para vos apresentar a Memória

Memória de Atividades 2016 | Pág. 16

Memória económica As contas anuais de 2016 da Fundação foram auditadas pela Deloitte e inscritas no Registo de Fundações do Ministério de Educação, Cultura e Desporto.

Page 19: Fundação Professor Uría Memória 2016a22a0a1a... · 2017-08-14 · Caras amigas e caros amigos da Fundação Professor Uría, Dirijo-me a todos vós para vos apresentar a Memória

Memória de Atividades 2016 | Pág. 17

Page 20: Fundação Professor Uría Memória 2016a22a0a1a... · 2017-08-14 · Caras amigas e caros amigos da Fundação Professor Uría, Dirijo-me a todos vós para vos apresentar a Memória

Memória de Atividades 2016 | Pág. 18

Colaboradores

Durante 2016, as entidades Deloitte, Roland & Douglas, Tirant lo Blanch e Vázquez Alonso Servicios Gráficos colaboraram de forma desinteressada, de varias formas, com a Fundação Professor Uría na consecução dos seus objetivos. A Fundação agradece-lhes a sua generosa contribuição.

A Fundação Professor Uría quer agradecer o trabalho desinteressado realizado diariamente por todos os voluntários que participam nos seus programas e atividades. Durante o ano de 2016 colaboraram com a Fundação 392 voluntários nos diversos programas desenvolvidos pela Fundação.

Aos nossos voluntários, o verdadeiro motor da Fundação Professor Uría:

74

assuntos ativos em pro bono

116

advogados voluntários em pro bono

63

entidades beneficiárias de pro bono

Page 21: Fundação Professor Uría Memória 2016a22a0a1a... · 2017-08-14 · Caras amigas e caros amigos da Fundação Professor Uría, Dirijo-me a todos vós para vos apresentar a Memória

74

assuntos ativos em pro bono

63

entidades beneficiárias de pro bono

33

institutos na Escola Solidária de Direito

2 290

alunos da Escola Solidária de Direito

19 sessões de Aula Jurídica

116

advogados voluntários em pro bono

188

voluntários na Escola Solidária de Direito

424 alunos da Aula Jurídica

23

advogados voluntários na Aula Jurídica

70

alunos do programa de reinserção de menores

48

voluntários do programa de reinserção de menores

76

beneficiários do programa de ajudas para cantina escolar

260 alunos dos workshops de inserção laboral

36 voluntários nos workshops de inserção laboral

46 voluntários em workshops de voluntariado e ação social

Page 22: Fundação Professor Uría Memória 2016a22a0a1a... · 2017-08-14 · Caras amigas e caros amigos da Fundação Professor Uría, Dirijo-me a todos vós para vos apresentar a Memória
Page 23: Fundação Professor Uría Memória 2016a22a0a1a... · 2017-08-14 · Caras amigas e caros amigos da Fundação Professor Uría, Dirijo-me a todos vós para vos apresentar a Memória

Design e redação: Paqui Navarro, Olga Rodríguez e José Antonio González Salgado Fotos: arquivo Fundação Professor Uría

© 2017. Fundação Professor Uría C/ Príncipe de Vergara, 187 Plaza de Rodrigo Uría 28002 Madrid (Espanha) www.fundacionprofesoruria.org

Page 24: Fundação Professor Uría Memória 2016a22a0a1a... · 2017-08-14 · Caras amigas e caros amigos da Fundação Professor Uría, Dirijo-me a todos vós para vos apresentar a Memória

Príncipe de Vergara, 187 Plaza de Rodrigo Uría 28002 Madrid. Espanha Tel: +34 915 870 830 Fax: +34 915 860 781

www.fundacionprofesoruria.org