fundamentos históricos da educação profissional em ... · fundamentos históricos da educação...

3

Click here to load reader

Upload: danglien

Post on 06-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Fundamentos históricos da Educação Profissional em ... · Fundamentos históricos da Educação Profissional em Saúde Docente responsável: Júlio César França Lima ... Revista

Fundamentos históricos da Educação Profissional em Saúde

Docente responsável: Júlio César França Lima Docente colaboradora: Ana Margarida de Mello Barreto Campello Justificativa

A educação profissional em saúde é uma área de ação e de estudo cuja origem está principalmente nas políticas de saúde estendendo-se, gradualmente, para o plano das políticas educacionais. A tentativa de superar os modelos de formação de trabalhadores em saúde restritos aos treinamentos em serviços levou ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas que tanto facilitassem a apropriação do conhecimento que se transmitia quanto possibilitassem a crítica às condições de trabalho.

A crítica ao modelo de treinamento como instrumento para tornar as pessoas aptas ao fazer pragmático e imediato, por um lado, e ao ensino transmissivo de conteúdos e descolado da realidade dos serviços, por outro é a base para a construção de novas perpectivas pedagógicas adotadas na educação profissional em saúde, entre as quais a educação politécnica.

Esta disciplina pretende, portanto, analisar a genealogia dos conceitos que foram historicamente embasando projetos e práticas político-pedagógicas de educação de trabalhadores em saúde. Nesse sentido, buscar-se-á compreender as razões e as concepções que orientaram a apropriação, pela área da saúde, de teorias e conceitos da área de educação e, com isso, a construção do que hoje pode se definir como uma área interdisciplinar tal como se apresenta a educação profissional em saúde. Objetivos Analisar historicamente a educação profissional em geral e, especificamente, na área da saúde, em sua relação com a dinâmica histórica dos aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais; identificar os conceitos fundamentais da educação profissional e estabelecer linhas básicas de políticas e práticas alternativas às propostas vigentes no quadro neoliberal do modo de produção capitalista. Ementa Infra e superestrutura e o papel da educação. Sociedades de classe e dualidade estrutural na história dos modos de produção. O trabalho como princípio educativo e a relação trabalho-tecnologia-educação na formação humana, na formação do trabalhador e, especificamente, na educação profissional: a questão da politecnia e da educação em serviço. Ciência e trabalho no capitalismo e sua relação com a dualidade estrutural nos sistemas escolares. Políticas e práticas de educação profissional no movimento da história. Formação dos trabalhadores em saúde. Princípios de Pistrak para a Escola do Trabalho.

Proposta de Programação 1o. encontro: Políticas e práticas de educação profissional no movimento da história e a formação dos trabalhadores em saúde. As práticas de educação profissional em saúde: semelhanças e diferenças. 2º. encontro: Sociedades de classe e dualidade estrutural na história dos modos de produção: infra e superestrutura e o papel da educação.

MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação. São Paulo: Cortez, 1989. PONCE, Aníbal. Educação e luta de classes.São Paulo: Cortez, 1983.

Page 2: Fundamentos históricos da Educação Profissional em ... · Fundamentos históricos da Educação Profissional em Saúde Docente responsável: Júlio César França Lima ... Revista

3º. encontro: Ciência e trabalho no capitalismo e sua relação com a dualidade estrutural nos sistemas escolares. 4º. encontro: Políticas e práticas na construção histórica da formação dos trabalhadores em saúde. 5a. encontro: A atual divisão internacional do trabalho e a educação profissional: o neotecnicismo e o neoescolanovismo no neoliberalismo. 6º. encontro: Referenciais de análise de educação profissional em saúde: o trabalho como princípio educativo e a questão da politecnia.

FERRETTI, Celso João. O pensamento educacional em Marx e Gramsci e a concepção de politecnia. In: Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro. v. 7, suplemento, p. 105-128, 2009. FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação para a ”inclusão” e a “empregabilidade”: promessas que obscurecem a realidade. In: CANÁRIO, Rui e RUMMERT, Sonia Maria (orgs.). Mundos do Trabalho e da Aprendizagem. Lisboa: Educa, 2009. MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1991. __________. O princípio educativo em Gramsci. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990. SAVIANI, Dermeval. O choque teórico da politecnia. In: Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro. v.1, n. 1. p. 131-152, 2003. Disponível em http://www.revista.epsjv.fiocruz.br//include/mostrarpdf.cfm?Num=41, acesso em out.2009. __________. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos.In: Revista Brasileira de Educação. v. 12, n. 34, jan./abr. 2007.

7º. encontro: A relação trabalho-tecnologia-educação na educação profissional em saúde.

LOBO NETO, Francisco José da Silveira. A questão da tecnologia na relação trabalho-educação: das concepções aos argumentos e às formulações legais. In: Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro. v. 7, suplemento, p. 83-103, 2009.

8º. encontro: Análise crítica da educação profissional vigente no quadro neoliberal do modo de produção capitalista: das recomendações de organismos internacionais às diretrizes nacionais: influência e resistência ao neo tecnicismo no neoliberalismo 9o encontro: Propostas alternativas às vigentes: princípios de Pistrak para a Escola do Trabalho.

PISTRAK, M.M. Fundamentos da escola do Trabalho: uma pedagogia social. (Tradução de Daniel Aarão Filho). São Paulo: Expressão Popular, 2000. TRAGTEMBERG, Maurício. Pistrak: uma pedagogia socialista. In: PISTRAK. Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo: Brasiliense, 1981. p. 7-24. Disponível em http://www.espacoacademico.com.br/024/24mt1981.htm , acesso em setembro de 2009.

10o. Encontro: Orientação para o Seminário. Bibliografia (a ser complementada por referências que contemplem documentação normativa, experiências concretas e análises da educação profissional em saúde nos países africanos que terão estudantes inscritos no Curso) FERRETTI, Celso João. O pensamento educacional em Marx e Gramsci e a concepção de politecnia. In: Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro. v. 7, suplemento, p. 105-128, 2009. FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação para a ” inclusão” e a “ empregabilidade”: promessas que obscurecem a realidade. In: CANÁRIO, Rui e RUMMERT, Sonia Maria (orgs.). Mundos do Trabalho e da Aprendizagem. Lisboa: Educa, 2009. LOBO NETO, Francisco José da Silveira. A questão da tecnologia na relação trabalho-educação: das concepções aos argumentos e às formulações legais. In: Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro. v. 7, suplemento, p. 83-103, 2009.

Page 3: Fundamentos históricos da Educação Profissional em ... · Fundamentos históricos da Educação Profissional em Saúde Docente responsável: Júlio César França Lima ... Revista

MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação. São Paulo: Cortez, 1989 __________. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1991. __________. O princípio educativo em Gramsci. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990. MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Centauro, s/d. PISTRAK, M.M. Fundamentos da escola do Trabalho: uma pedagogia social. (Tradução de Daniel Aarão Filho). São Paulo: Expressão Popular, 2000. PONCE, Aníbal. Educação e luta de classes.São Paulo: Cortez, 1983. SAVIANI, Dermeval. O choque teórico da politecnia. In: Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro. v.1, n. 1. p. 131-152, 2003. Disponível em http://www.revista.epsjv.fiocruz.br//include/mostrarpdf.cfm?Num=41, acesso em out.2009. __________. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos.In: Revista Brasileira de Educação. v. 12, n. 34, jan./abr. 2007. TRAGTEMBERG, Maurício. Pistrak: uma pedagogia socialista. In: PISTRAK. Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo: Brasiliense, 1981. p. 7-24. Disponível em http://www.espacoacademico.com.br/024/24mt1981.htm , acesso em setembro de 2009.