fundamentos de astronomia b+ísica 2013

26
Fundamentos de Astronomia básica e Geofísica 1) Sol e Terra Questão: 01 [ FUVEST 93 ] Admita que o Sol subitamente “morresse“, ou seja, sua luz deixasse de ser emitida, 24 horas após este evento, um eventual sobrevivente, olhando para o céu, sem nuvens veria. a) a Lua e estrelas b) somente a Lua c) somente estrelas d) uma completa escuridão e) somente os planetas do sistema solar Questão 02 [Fuvest 90] Um avião viaja, em linha reta, de São Paulo para o Rio de Janeiro, no dia 21 de junho entre 12 e 13 horas. De que lado do avião está o sol durante o percurso? a) À direita. b) À esquerda. c) À frente. d) Atrás. e) A pino. Questão 03 [Fuvest - 90] Suponha que uma casa, em São Paulo, tenha todas as janelas voltadas exatamente para o norte. Em que estação do ano entra menos sol nessa casa? a) Na primavera. b) No verão. c) No outono.d) No inverno.e) O sol entra igualmente nas quatro estações. Textos para questões 12, 13. (ENEM)

Upload: taweart

Post on 29-Oct-2015

82 views

Category:

Documents


13 download

TRANSCRIPT

Page 1: Fundamentos de Astronomia b+ísica 2013

Fundamentos de Astronomia básica e Geofísica1) Sol e Terra

Questão: 01 [ FUVEST 93 ] Admita que o Sol subitamente “morresse“, ou seja, sua luz deixasse de ser emitida, 24 horas após este evento, um eventual sobrevivente, olhando para o céu, sem nuvens veria.a) a Lua e estrelas b) somente a Lua c) somente estrelas d) uma completa escuridão e) somente os planetas do sistema solar

Questão 02 [Fuvest 90] Um avião viaja, em linha reta, de São Paulo para o Rio de Janeiro, no dia 21 de junho entre 12 e 13 horas. De que lado do avião está o sol durante o percurso?

a) À direita. b) À esquerda. c) À frente. d) Atrás. e) A pino.

Questão 03 [Fuvest - 90] Suponha que uma casa, em São Paulo, tenha todas as janelas voltadas exatamente para o norte. Em que estação do ano entra menos sol nessa casa?

a) Na primavera. b) No verão. c) No outono.d) No inverno.e) O sol entra igualmente nas quatro estações.

Textos para questões 12, 13. (ENEM)

M acapá

P orto Alegre

Florianópolis

Curitiba

S ão P auloTrópico de Capricórnio

E quador

R io de Janeiro

B elo HorizonteVitória

Goiânia

B rasíliaS alvador

Cuiabá

S ão LuísB elém

Forta leza

B oa V is ta

Teresina

Nata l

Recife

A racaju

P orto Velho

M anaus

No primeiro dia do inverno no Hemisfério Sul, uma atividade de observação de sombras é realizada por alunos de Macapá, Porto Alegre e Recife. Para isso, utiliza-se uma vareta de 30 cm fincada no chão na posição vertical. Para marcar o tamanho e a posição da sombra, o chão é forrado com uma folha de cartolina, como mostra a figura:

Page 2: Fundamentos de Astronomia b+ísica 2013

Nas figuras abaixo, estão representadas as sombras projetadas pelas varetas nas três cidades, no mesmo instante, ao meio-dia. A linha pontilhada indica a direção Norte-Sul.

04) (ENEM 99) Levando-se em conta a localização destas três cidades no mapa, podemos afirmar que os comprimentos das sombras serão tanto maiores quanto maior for o afastamento da cidade em relação ao:A) Litoral. B) Equador C) Nível do mar D) Trópico de Capricórnio. E) Meridiano de Greenwich.

05) (ENEM 99) Pelos resultados da experiência, num mesmo instante, em Recife a sombra se projeta à direita e nas outras duas cidades à esquerda da linha pontilhada na cartolina. É razoável, então, afirmar que existe uma localidade em que a sombra deverá estar bem mais próxima da linha pontilhada, em vias de passar de um lado para o outro. Em que localidade, dentre as listadas abaixo, seria mais provável que isso ocorresse?A) Natal. (B) Manaus. (C) Cuiabá. (D) Brasília. (E) Boa Vista.

06) (ENEM 00) A figura abaixo mostra um eclipse solar no instante em que é fotografado em cinco diferentes pontos do planeta.

Três dessas fotografias estão reproduzidas abaixo.

As fotos poderiam corresponder, respectivamente, aos pontos:

Page 3: Fundamentos de Astronomia b+ísica 2013

A) III, V e II. B) II, III e V. C) II, IV e III. D) I, II e III. E) I, II e V.

07) (ENEM 00) “ Casa que não entra sol, entra médico.” Esse antigo ditado reforça a importância de, ao construirmos casas, darmos orientações adequadas aos dormitórios, de forma a garantir o máximo conforto térmico e salubridade. Assim, confrontando casas construídas em Lisboa (ao norte do Trópico de Câncer) e em Curitiba (ao sul do Trópico de Capricórnio), para garantir a necessária luz do sol, as janelas dos quartos não devem estar voltadas, respectivamente, para os pontos cardeais:A) norte/ sul. B) sul/ norte. C) leste/ oeste. D) oeste/ leste. E) oeste/ oeste.

08) ENEM (04) Um leitor encontra o seguinte anúncio entre os classificados de um jornal:

Interessado no terreno, o leitor vai ao endereço indicado e, lá chegando, observa um painel com a planta a seguir, onde estavam destacados os terrenos ainda não vendidos, numerados de I à V.

Considerando as informações do jornal, é possível afirmar que o terreno anunciado é o: a) I b) II c) III d) IV e) V

09) (ENEM 04) Entre outubro e fevereiro, a cada ano, em alguns estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, os relógios permanecem adiantados em uma hora, passando a vigorar o chamado horário de verão. Essa medida, que se repete todos os anos, visa:A) promover a economia de energia, permitindo um melhor aproveitamento do período de iluminação natural do dia, que é maior nessa época do ano.B) diminuir o consumo de energia em todas as horas do dia, propiciando uma melhor distribuição da demanda entre o período da manhã e da tarde.C) adequar o sistema de abastecimento das barragens hidrelétricas ao regime de chuvas, abundantes nessa época do ano nas regiões que adotam esse horário.

Page 4: Fundamentos de Astronomia b+ísica 2013

D) incentivar o turismo, permitindo um melhor aproveitamento do período da tarde, horário em que os bares e restaurantes são mais freqüentados.E) responder a uma exigência das indústrias, possibilitando que elas realizem um melhor escalonamento das férias de seus funcionários.

10) (Uel 04) A figura 1 representa as posições da Terra em relação ao Sol ao longo do ano. A elipse em torno do Sol assinala a órbita anual da Terra e a seta indica o eixo de sua rotação. Sabe-se que essa configuração da Terra em relação ao Sol propicia, nas regiões entre os trópicos, uma grande incidência de radiação ultravioleta, que diminui gradativamente, sendo quase nula nos círculos polares. Na figura 2, a alteração nos tons, de escuro para claro, indica essa diminuição da radiação ultravioleta. Sobreposta a essa figura, percebem-se linhas tracejadas indicando a cor da pele da população originária de cada uma dessas regiões. Onde não há linhas, encontram-se nativos de pele escura.Onde há duas linhas cruzadas, encontra-se população nativa de pele clara. Onde há somente uma linha, encontram- se nativos de pele intermediária entre clara e escura.A partir dessas figuras, analise as seguintes afirmativas.I. A intensidade de radiação ultravioleta incidente em cada região do globo terrestre é determinada pela geometria do sistema solar.II. A posição da Terra em relação ao Sol contribuiu para a seleção de características dos seres humanos, como a cor da pele, ao longo do tempo.III. A forma elíptica da órbita da Terra, em torno do Sol, determina a variação das estações do ano.IV. A presença inexpressiva de massas continentais nas regiões abaixo do trópico de capricórnio contribuiu para a ausência de populações nativas de pele clara nesta parte do globo.Estão corretas apenas as afirmativas:a) I e III. b) II e III. c) II e IV. d) I, II e IV. e) I, III e IV.

11) (UEL 04) A cor da pele, na espécie humana, é um caso de herança genética quantitativa determinada por dois pares de genes, responsáveis pelo acúmulo de melanina nas células epidérmicas. Analise as afirmativas que apresentam a explicação

Page 5: Fundamentos de Astronomia b+ísica 2013

evolutiva sobre a relação entre a incidência da radiação solar nos trópicos e a síntese de melanina.I. As células dos indivíduos que puderam suportar a intensa radiação solar nos trópicos adquiriram a capacidade de sintetizar muita melanina.II. A intensa radiação solar nos trópicos foi um fator para selecionar os indivíduos com a capacidade de sintetizar muita melanina.III. Os indivíduos com células de maior capacidade de produção de melanina são mais resistentes à ação da intensa radiação solar nos trópicos.IV. A intensa radiação solar nos trópicos induziu uma mutação que provocou a síntese acumulativa de melanina.Estão corretas apenas as afirmativas:a) I e II. b) I e IV. c) II e III. d) I, III e IV. e) II, III e IV.

12) A Terra gira em torno do Sol e em torno do seu eixo. Porque não sentimos esses movimentos?

13) O que significa movimento aparente? O movimento que o Sol realiza em relação á Terra é de fato aparente?

Gabarito

1 2 3 4C B B B5 6 7 8D A A D9 10 11A D C12) Porque apesar das velocidades de rotação e translação serem altas (Vtranslação=

100.000 km/h ,Vrotação = 1675 km/h) as acelerações centrípetas são pequenas (aC

(translação) = 77 km/h2, aC (rotação) = 438km/h2 )

13) Do ponto de vista da cinemática, o termo movimento aparente não faz sentido, pois se um corpo A se move em relação a B, necessariamente B se move em relação a A. Assim estando na Terra presenciamos o movimento do Sol em relação ao referencial da Terra.

2) Terra e Lua

Questão: 1 [ FUVEST 04 ] Um jovem, em uma praia do Nordeste, vê a Lua a Leste, próxima ao mar.Ele observa que a Lua apresenta sua metade superior iluminada, enquanto a

Page 6: Fundamentos de Astronomia b+ísica 2013

metade inferior permanece escura. Essa mesma situação, vista do espaço, a partir de um satélite artificial da Terra, que se encontra no prolongamento do eixo que passa pelos pólos, está esquematizada (parcialmente) na figura, onde J é a posição do jovem. Pode-se concluir que, nesse

momento, a direção dos raios solares que se dirigem para a Terra é melhor representada por

A seta curva indica o sentido de rotação da Terra

a) A b) B c) C d) D e) E

2) (ENEM 02) Um grupo de pescadores pretende passar um final de semana do mês de setembro, embarcado, pescando em um rio. Uma das exigências do grupo é que, no final de semana a ser escolhido, as noites estejam iluminadas pela lua o maior tempo possível. A figura representa as fases da lua no período proposto.

Considerando-se as características de cada uma das fases da lua e o comportamento desta no período delimitado, pode-se afirmar que, dentre os fins de semana, o que melhor atenderia às exigências dos pescadores corresponde aos diasA) 08 e 09 de setembro. D) 29 e 30 de setembro.B) 15 e 16 de setembro. E) 06 e 07 de outubro.C) 22 e 23 de setembro.

3) (ENEM 06) No Brasil, verifica-se que a Lua, quando está na fase cheia, nasce por volta das 18 horas e se põe por volta das 6 horas. Na fase nova, ocorre o inverso: a Lua nasce às 6 horas e se põe às 18 horas, aproximadamente.Nas fases crescente e minguante, ela nasce e se põe em horário intermediários.

Page 7: Fundamentos de Astronomia b+ísica 2013

Sendo assim, a Lua na fase ilustrada na figura acima poderá ser observada no ponto mais alto de sua trajetória no céu por volta de:A) meia-noite. B) três horas da madrugada. C) nove horas da manhã. D) meio-dia.E) seis horas da tarde.

4) (UFF 02) Os eclipses solar e lunar - fenômeno astronômicos que podem ser observados sem a utilização de instrumentos ópticos - ocorrem sob determinadas condições naturais. A época de ocorrência, a duração e as circunstâncias desses eclipses dependem da geometria variável do sistema Terra-Lua-Sol.Nos eclipses solar e lunar as fases da Lua são, respectivamente:a) minguante e nova b) minguante e crescente c) cheia e minguanted) nova e cheia e) cheia e cheia

5) (UNIRIO 04) Em 1973, o Pink Floyd, uma famosa banda do cenário musical, publicou seu disco "The Dark Side of the Moon", cujo título pode ser traduzido como "O Lado Escuro da Lua". Este título está relacionado ao fato de a Lua mostrar apenas uma de suas faces para nós, os seres humanos. Este fato ocorre por que:a) os períodos de translação da Lua e da Terra em torno do Sol são iguais.b) o período de rotação da Lua em torno do próprio eixo é igual ao período de rotação da Terra em torno de seu eixo.c) o período de rotação da Lua em torno do próprio eixo é igual ao seu período de translação em torno da Terra.d) o período de translação da Lua em torno da Terra é igual ao período de rotação desta em relação ao seu próprio eixo.e) a luz do Sol não incide sobre o "lado escuro" da Lua.

6) (Cesgranrio 95) Às 18h, uma pessoa olha para o céu e observa que metade da Lua está iluminada pelo Sol. Não se tratando de um eclipse da Lua, então é correto afirmar que a fase da Lua, nesse momento:a) só pode ser quarto crescenteb) só pode ser quarto minguantec) só pode ser lua cheia.d) só pode ser lua nova.e) pode ser quarto crescente ou quarto minguante.

7) (Cesgranrio 94) O menor tempo possível entre um eclipse do Sol e um eclipse da Lua é de aproximadamente:a) 12 horas. b) 24 horas. c) 1 semana. d) 2 semanas. e) 1 mês.

Page 8: Fundamentos de Astronomia b+ísica 2013

8) A Lua gira em torno de si mesma?

9) (UNESP 94) Em 3 de novembro de 1994, no período da manhã, foi observado, numa faixa ao sul do Brasil, o último eclipse solar total do milênio. Supondo retilínea a trajetória da luz, um eclipse pode ser explicado pela participação de três corpos alinhados: um anteparo, uma fonte e um obstáculo.a) Quais são os três corpos do Sistema Solar envolvidos nesse eclipse?b) Desses três corpos, qual deles faz o papel:De anteparo? De fonte? De obstáculo?

Gabarito

1 2 3 4 5 6 7A D E D C A D

8) Sim, seu período de rotação em torno do seu eixo é igual ao de translação em torno da Terra.

9) a) Sol, Lua e Terra b) anteparo é a Terra, fonte é o Sol e obstáculo é a Lua

3) Terra

1) (ENEM 04) Por que o nível dos mares não sobe, mesmo recebendo continuamente as águas dos rios?Essa questão já foi formulada por sábios da Grécia antiga. Hoje responderíamos queA) a evaporação da água dos oceanos e o deslocamento do vapor e das nuvens compensam as águas dos rios que deságuam no mar.B) a formação de geleiras com água dos oceanos, nos pólos, contrabalança as águas dos rios que deságuam no mar.C) as águas dos rios provocam as marés, que as transferem para outras regiões mais rasas, durante a vazante.D) o volume de água dos rios é insignificante para os oceanos e a água doce diminui de volume ao receber sal marinho.E) as águas dos rios afundam no mar devido a sua maior densidade, onde são comprimidas pela enorme pressão resultante da coluna de água.

3) (UFSCAR 01) No site www.agespacial.gov.br, da Agência Espacial Brasileira, aparece a seguinte informação:"O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) vem sendo construído desde a década de 80 e está atualmente preparado para lançar foguetes de sondagem e veículos lançadores de satélites de pequeno porte. Localizado na costa do nordeste brasileiro, próximo ao Equador, a posição geográfica do CLA aumenta as condições de segurança e permite menores custos de lançamento."Um dos fatores determinantes dessa redução de custos se deve à inércia do movimento de rotação da Terra. Graças a essa inércia, o veículo lançador consome menos energia

Page 9: Fundamentos de Astronomia b+ísica 2013

para fazer com que o satélite adquira a sua velocidade orbital. Isso ocorre porque, nas proximidades do Equador, onde se encontra o CLA,

a) a velocidade tangencial da superfície da Terra é maior do que em outras latitudes.b) a velocidade tangencial da superfície da Terra é menor do que em outras latitudes.c) a velocidade tangencial da superfície da Terra é igual à velocidade orbital do satélite.d) a aceleração da gravidade na superfície da Terra é menor do que em outras latitudes.e) a aceleração da gravidade na superfície da Terra é maior do que em outras latitudes.

Gabarito:1 – A 2 --A

4) Gravitação e Astronomia

1) (UEL 06) - É oficial: Plutão foi rebaixado. A partir de agora, o sistema solar é composto por oito planetas (de Mercúrio a Netuno), por planetas anões (incluindo Plutão) e por corpos pequenos (asteróides, cometas). A decisão saiu da Assembléia Geral da União Astronômica Internacional (IAU), realizada em Praga, capital da República Checa. Os astrônomos seguirão trabalhando para classificar os casos duvidosos entre as categorias de “planeta anão” e “corpo pequeno do sistemaSolar”. Dois corpos celestes do sistema solar que tinham sido cotados para promoção a planetas, o asteróide Ceres e o planetóide 2003 UB313, de codinome Xena, ganham a condição de “planeta anão”.Com base no texto, é correto afirmar:a) A partir de agora, o sistema solar é composto exclusivamente por oito planetas.b) O planetóide 2003 UB313 pertence ao sistema solar e foi classificado como “planeta anão”.c) A decisão de excluir Plutão do sistema solar foi tomada pela União Astronômica Internacional (IAU).d) Corpos pequenos como asteróides e cometas serão agora classificados como “anões”.e) Os asteróides Ceres e o planetóide 2003 UB313 foram promovidos a planetas.

3) (PUC RS 01) As telecomunicações atuais dependem progressivamente do uso de satélites geo-estacionários. A respeito desses satélites, é correto dizer quea) seus planos orbitais podem ser quaisquer.b) todos se encontram à mesma altura em relação ao nível do mar.c) a altura em relação ao nível do mar depende da massa do satélite.d) os que servem os países do hemisfério norte estão verticalmente acima do Pólo Norte.e) se mantêm no espaço devido à energia solar.

5) (ITA 96) Numa certa data, a posição relativa dos corpos celestes do Sistema Solar era, para um observador fora do Sistema, a seguinte:

Page 10: Fundamentos de Astronomia b+ísica 2013

O sentido de rotação da Terra está indicado na figura. A figura não está em escala. Do diagrama apresentado, para um observador terrestre não muito distante do equador, pode-se afirmar que:

I. Marte e Júpiter eram visíveis à meia noite.II. Mercúrio e Vênus eram visíveis à meia noite.III. Marte era visível a oeste ao entardecer.IV. Júpiter era visível à meia noite.

a) somente a IV é verdadeirab) III e IV são verdadeirasc) todas são verdadeirasd) I e IV são verdadeirase) nada se pode afirmar com os dados fornecidos

Gabarito1 –B 2 –B 3 --B

5) Marés

1) (ITA 03) Sabe-se que a atração gravitacional da lua sobre a camada de água é a principal responsável pelo aparecimento de marés oceânicas na Terra. A figura mostra a Terra, supostamente esférica, homogeneamente recoberta por uma camada de água.

Nessas condições, considere as seguintes afirmativas:I. As massas de água próximas das regiões A e B experimentam marés altas simultaneamente.

Page 11: Fundamentos de Astronomia b+ísica 2013

II. As massas de água próximas das regiões A e B experimentam marés opostas, isto é, quando A tem maré alta, B tem maré baixa e vice-versa.III. Durante o intervalo de tempo de um dia ocorrem duas marés altas e duas marés baixas.Então, está(ão) correta(s), apenasa) a afirmativa I.b) a afirmativa II.c) a afirmativa III.d) as afirmativas I e II.e) as afirmativas I e III.

2) (PUCAMP 05)

O fato do intervalo de tempo entre duas marés altas sucessivas ser de 12,4 horas e não de 12 horas exatas explica-se pelo fato de quea) o período de rotação da Terra em torno de seu eixo não é de 24 horas, e sim de 24,8 horas.b) a Lua gira em torno da Terra completando uma volta em, aproximadamente, 28 dias.c) a água do mar tem uma inércia muito grande que atrasa seu movimento.d) a órbita da Terra em torno do Sol é elíptica.e) o eixo de rotação da Terra é inclinado.

1 2E B

3) (Unicamp 94) A atração gravitacional da Lua e a força centrífuga do movimento conjunto de rotação da Lua e da Terra são as principais causas do fenômeno das marés. Essas forças fazem com que a água dos oceanos adquira a forma esquematizada (e exagerada) na figura adiante. A influência do Sol no fenômeno das marés é bem menor, mas não desprezível, porque quando a atração do Sol e da Lua se conjugam a maré torna-se mais intensa.

Page 12: Fundamentos de Astronomia b+ísica 2013

a) Quantas marés altas ocorrem em um dia em um mesmo local?b) Como estará a maré no Brasil quando a Lua estiver bem acima do Japão?c) Faça um desenho mostrando a Terra, a Lua e o Sol na situação em que a maré é mais intensa. Qual é a fase da Lua nessa situação?

Gabarito3) a) duas b) maré alta

Questões Atuais

1) (ENEM 2012) A característica que permite identificar um planeta no céu é o seu movimento relativo às estrelas fixas. Se observarmos a posição de um planeta por vários dias, verificaremos que sua posição em relação às estrelas fixas se modifica regularmente. A figura destaca o movimento de Marte observado em intervalos de 10 dias, registrado da Terra. Qual a causa da forma da trajetória do planeta Marte registrada na figura?

A) A maior velocidade orbital da Terra faz com que, em certas épocas, ela ultrapasse Marte.B) A presença de outras estrelas faz com que sua trajetória seja desviada por meio da atração gravitacional.C) A órbita de Marte, em torno do Sol, possui uma forma elíptica mais acentuada que a dos demais planetas.D) A atração gravitacional entre a Terra e Marte faz com que este planeta apresente uma órbita irregular em torno do Sol.E) A proximidade de Marte com Júpiter, em algumas épocas do ano, faz com que a atração gravitacional de Júpiter interfira em seu movimento.

2) (FUVEST 2013) Uma das primeiras estimativas do raio da Terra é atribuída a Erastóstenes, estudioso grego que viveu, aproximadamente, entre 275 a.C. e 195 a.C. Sabendo que em Assuã, cidade localizada no sul do Egito, ao meio dia do solstício de verão, um bastão vertical não apresentava sombra, Erastóstenes decidiu investigar o que ocorreria, nas mesmas condições, em Alexandria, cidade no norte do Egito. O estudioso observou que, em Alexandria, ao meio dia do solstício de verão, um bastão vertical apresentava sombra e determinou o ângulo θ entre as direções do bastão e de incidência dos raios de sol. O valor do raio da Terra, obtido a partir de θ e da distância entre Alexandria e Assuã foi de, aproximadamente, 7500 km.

Page 13: Fundamentos de Astronomia b+ísica 2013

O mês em que foram realizadas as observações e o valor aproximado de θ são:

a) junho; 7º.b) dezembro; 7º.c) junho; 23º.d) dezembro; 23º.e) junho; 0,3º.

3) (FUVEST 2013) Em 1884, durante um congresso internacional, em Washington, EUA, estabeleceu-se um padrão mundial de tempo. A partir de então, ficou convencionado que o tempo padrão teórico, nos diversos países do mundo, seria definido por meridianos espaçados a cada 15º, tendo como origem o meridiano de Greenwich, Inglaterra (Reino Unido).

Com base no mapa e nas informações acima, considere a seguinte situação: João, que vive na cidade de Pequim, China, recebe uma ligação telefônica, às 9h da manhã de uma segunda-feira, de Maria, que vive na cidade de Manaus, Brasil. A que horas e em que dia da semana Maria telefonou?a) 21h do domingo.b) 17h do domingo.c) 21h da segunda-feira.d) 17h da terça-feira.e) 21h da terça-feira.

Page 14: Fundamentos de Astronomia b+ísica 2013

4) (UNESP 2013) No dia 5 de junho de 2012, pôde-se observar, de determinadas regiões da Terra, o fenômeno celeste chamado trânsito de Vênus, cuja próxima ocorrência se dará em 2117.

Tal fenômeno só é possível porque as órbitas de Vênus e da Terra, em torno do Sol, são aproximadamente coplanares, e porque o raio médio da órbita de Vênus é menor que o da Terra. Portanto, quando comparado com a Terra, Vênus temA) o mesmo período de rotação em torno do Sol.B) menor período de rotação em torno do Sol.C) menor velocidade angular média na rotação em torno do Sol.D) menor velocidade escalar média na rotação em torno do Sol.E) menor frequência de rotação em torno do Sol.

5) (UNESP 2013) O mapa representa as diferenças de horário na América do Sul em função dos diferentes fusos.

Page 15: Fundamentos de Astronomia b+ísica 2013

A seção de abertura da Rio+20 ocorreu no Rio de Janeiro, no dia 20 de junho de 2012. A presidente da República do Brasil, Dilma Rousseff, fez um pronunciamento à nação às 21 horas, horário de Brasília. Os moradores de La Paz, na Bolívia, de Caracas, na Venezuela, de Buenos Aires, na Argentina, e do Arquipélago de Fernando de Noronha, no Brasil, se quisessem assistir ao vivo à fala da presidente, deveriam ter ligado seus televisores, respectivamente, nos seguintes horários:A) 22h; 20h30; 21h; 19h.B) 20h; 21h30; 21h; 22h.C) 21h; 22h30; 20h; 22h.D) 18h; 22h30; 20h; 19h.E) 20h; 19h30; 21h; 22h.

6) (UNESP 2012) A Terra comporta-se como um imenso ímã, ou seja, tem magnetismo próprio. Observe as figuras, que são representações do campo magnético da Terra.

A partir da observação das figuras e de seus conhecimentos, pode-se afirmar que:

Page 16: Fundamentos de Astronomia b+ísica 2013

A) se buscamos as coordenadas geográficas do pólo norte magnético para atingir o pólo norte geográfico, o provável é que não cheguemos lá, porque a localização dos pólos magnéticos da Terra não coincide com a dos pólos geográficos.B) o pólo norte magnético encontra-se na costa norte do Alasca e o pólo sul magnético na costa oeste da Antártida.C) se buscarmos as coordenadas geográficas do pólo sul magnético para atingir o pólo sul geográfico, o provável é que alcancemos nosso intento, porque a localização dos pólos magnéticos da Terra coincide com a dos pólos geográficos.D) o pólo norte magnético encontra-se na Groenlândia, na América do Norte, e o pólo sul geográfico na costa norte da Antártida.E) o pólo norte magnético encontra-se na costa norte do Canadá, no oceano Atlântico, portanto, junto à localização do pólo norte geográfico.

7) (UNESP 2011) Analise o mapa dos fusos horários.

Você embarcou em Brasília no dia 18 às 22h00 locais. A rota a ser seguida passa sobre o continente Africano, o que estabelece 23 horas de viagem.Que dia e horário você chegará em Melbourne, Austrália?A) Dia 20 às 18h00.B) Dia 20 às 10h00.C) Dia 18 às 11h00.D) Dia 19 às 21h00.E) Dia 19 às 11h00.

8) (FUVEST 2010)

Page 17: Fundamentos de Astronomia b+ísica 2013

A personagem Mafalda, que está em Buenos Aires, olha o globo em que o Norte está para cima e afirma: “a gente está de cabeça pra baixo”. Quem olha para o céu noturno dessa posição geográfica não vê a estrela Polar, referência do pólo astronômico Norte, e sim o Cruzeiro do Sul, referência do pólo astronômico Sul. Se os pólos do globo de Mafalda estivessem posicionados de acordo com os pólos astronômicos, ou seja, o pólo geográfico Sul apontando para o pólo astronômico Sul, seria correto afirmar quea) o Norte do globo estaria para cima, o Sul para baixo e Mafalda estaria realmente de cabeça para baixo.b) o Norte do globo estaria para cima e o Sul para baixo, mas Mafalda não estaria de cabeça para baixo por causa da gravidade.c) o Norte do globo estaria para cima, o Sul para baixo, e quem estaria de cabeça para baixo seriam os habitantes do hemisfério norte.d) o Sul do globo estaria para cima e o Norte para baixo, mas Mafalda estaria de cabeça para baixo por causa da gravidade.e) o Sul do globo estaria para cima, o Norte para baixo e Mafalda não teria razão em afirmar que está de cabeça para baixo.

9) (FUVEST 2008)

Uma regra prática para orientação no hemisfério Sul, em uma noite estrelada, consiste em identificar a constelação do Cruzeiro do Sul e prolongar três vezes e meia o braço maior da cruz, obtendo-se assim o chamado Pólo Sul Celeste, que indica a direção Sul. Suponha que, em determinada hora da noite, a constelação seja observada na Posição I. Nessa mesma noite, a constelação foi/será observada na Posição II, cerca de:

a) duas horas antes. b) duas horas depois. c) quatro horas antes. d) quatro horas depois. e) seis horas depois.

10) (UNICAMP 2013) A imagem abaixo mostra um local por onde passa oTrópico de Capricórnio. Sobre o Trópico de Capricórnio podemos afirmar que:

Page 18: Fundamentos de Astronomia b+ísica 2013

a) É a linha imaginária ao sul do Equador, onde os raios solares incidem sobre a superfície de forma perpendicular, o que ocorre em um único dia no ano.b) Os raios solares incidem perpendicularmente nesta linha imaginária durante o solstício de inverno, o que ocorre duas vezes por ano.c) Durante o equinócio, os raios solares atingem de forma perpendicular a superfície no Trópico de Capricórnio, marcando o início do verão.d) No início do verão (21 ou 22 de dezembro), as noites têm a mesma duração que os dias no Trópico de Capricórnio.

11) (UNICAMP 2013) As marés são movimentos periódicos de elevação e abaixamento dos oceanos e mares provocados pela ação gravitacional da Lua e do Sol sobre a Terra. A figura abaixo representa os momentos de ocorrência de marés de sizígia e de marés de quadratura. Observe a figura e responda às questões.

Em que condições ocorrem marés de sizígia e marés de quadratura, e que consequências essas condições têm para a amplitude de marés?

12) (UNIFESP 2005) A foto, tirada da Terra, mostra uma seqüência de 12 instantâneos do trânsito de Vênus em frente ao Sol, ocorrido no dia 8 de junho de 2004. O intervalo entre esses instantâneos foi, aproximadamente, de 34min.

Page 19: Fundamentos de Astronomia b+ísica 2013

a) Qual a distância percorrida por Vênus, em sua órbita, durante todo o transcorrer desse fenômeno? Dados: velocidade orbital média de Vênus: 35 km/s; distância de Vênus à Terra durante o fenômeno: 4,2. 1010 m; distância média do Sol a Terra: 1,5. 10 11m.b) Sabe-se que o diâmetro do Sol é cerca de 110 vezes maior do que o diâmetro de Vênus. No entanto, em fotos como essa, que mostram a silhueta de Vênus diante do Sol, o diâmetro do Sol parece ser aproximadamente 30 vezes maior. Justifique baseado em princípios e conceitos da óptica geométrica, o porquê dessa discrepância.

13) (UFTM 2013) A descoberta de planetas fora do sistema solar é tarefa muito difícil. Os planetas em torno de outras estrelas não podem em geral ser vistos porque são pouco brilhantes e estão muito próximos de suas estrelas, comparativamente às distâncias interestelares.Desde 1992, pelo menos 763 planetas extra-solares já foram descobertos, a grande maioria por métodos indiretos. Durante o tempo que leva para que o planeta complete uma órbita inteira ao redor de uma estrela, a posição do centro de massa da estrela sofre uma oscilação, causada pela atração gravitacional do planeta. É esse “bamboleio” do centro de massa da estrela que indica aos astrônomos a presença de planetas orbitando essas estrelas. Quanto maior a massa do planeta, maior o “bamboleio”.(http://astro.if.ufrgs.br/esp.htm. Adaptado.)Esse “bamboleio” sofrido pelo centro de massa da estrela pode ser explicado(A) pela Lei dos períodos, de Kepler.(B) pelo Princípio da Inércia, de Newton.(C) pela Lei das órbitas, de Kepler.(D) pela Lei da Ação e Reação, de Newton.(E) pelo modelo heliocêntrico, de Copérnico.

Resposta: D

Gabarito

1 2 3 4 5A A A B E6 7 8 9 10A B E D A

11) a) Marés de sizígia: Luas nova e Cheia ,tem como consequencia mares de alta amplitude.Marés de quadratura;Luas quarto crescente e minguante , tem como consequencia marés de baixa amplitude. 12) a) Δs = 785400 km13) D