funções sintáticas internas ao grupo nominal.docx

2
Complemento do nome Tal como acontece com os verbos, também existem complementos do nome. O complemento do nome é selecionado por esse mesmo nome e pode ser desempenhado por um grupo adjetival ou preposicional (oracional ou não oracional). Ex: Atualmente, os conhecimentos tecnológicos são essenciais. O meu interesse por desporto agrada aos meus colegas. A minha admiração por quem pratica desporto é grande. Modificador Existem dois tipos de modificadores do nome: o modificador restritivo e o modificador apositivo. Surgem normalmente à direita do nome, mas não são selecionados por ele. Modificador restritivo: O modificador restritivo não é selecionado pelo nome, mas restringe a realidade referenciada por ele. A função de modificador restritivo pode ser exercida por um grupo adjetival, por um grupo preposicional ou por uma oração subordinada adjetiva relativa restritiva. Ex: Contaram-me uma história incrível. (grupo adjetival)

Upload: tita1998

Post on 20-Jul-2015

100 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Funções sintáticas internas ao grupo nominal.docx

Complemento do nome

Tal como acontece com os verbos, também existem complementos do nome.

O complemento do nome é selecionado por esse mesmo nome e pode ser desempenhado por um grupo adjetival ou preposicional (oracional ou não oracional).

Ex:

Atualmente, os conhecimentos tecnológicos são essenciais.

O meu interesse por desporto agrada aos meus colegas.

A minha admiração por quem pratica desporto é grande.

Modificador

Existem dois tipos de modificadores do nome: o modificador restritivo e o modificador apositivo. Surgem normalmente à direita do nome, mas não são selecionados por ele.

• Modificador restritivo:

O modificador restritivo não é selecionado pelo nome, mas restringe a realidade referenciada por ele. A função de modificador restritivo pode ser exercida por um grupo adjetival, por um grupo preposicional ou por uma oração subordinada adjetiva relativa restritiva.

Ex:

Contaram-me uma história incrível. (grupo adjetival)

Page 2: Funções sintáticas internas ao grupo nominal.docx

Contaram-me uma história de aventuras. (grupo preposicional)

Contaram-me uma história que me impressionou. (oração subordinada adjetiva relativa restritiva)

• Modificador apositivo

O modificador apositivo não é selecionado pelo nome nem restringe a realidade que o nome refere, apenas lhe acrescenta informação. A função de modificador apositivo pode ser exercida por um grupo nominal, por um grupo adjetival, por um grupo preposicional ou por uma oração subordinada adjetiva relativa explicativa. O modificador apositivo aparece isolado por vírgulas.

Ex:

Eça de Queirós, autor português, escreveu inúmeros romances. (grupo nominal)

O rapaz, empenhado e inteligente, resolveu a situação. (grupo adjetival)

A descoberta do Brasil, de grande importância para a época, marcou a nossa história. (grupo preposicional)

A ironia, que é frequente nas obras de Eça, marca a obra do autor. (oração subordinada adjetiva relativa explicativa)