função metalinguistica

14
Função Metalingüística

Upload: jonathan-oliveira

Post on 04-Jun-2015

98.018 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Função Metalinguistica

Função Metalingüística

Page 2: Função Metalinguistica

INTRODUÇÃO

Função metalingüística: centrada no código, serve para dar explicações ou dar precisão ao código utilizando pelo emissor. Metalinguagem é uma linguagem que fala da própria linguagem. Tem por objetivo a língua usada como forma de expressão.

Função Metalingüística

Ocorre quando o código é posto em destaque, ou seja, usa-se o código lingüístico para transmitir aos receptores reflexões sobre o próprio código lingüístico. Bons exemplos da função metalingüística são as aulas de línguas, gramáticas e o dicionário.

Page 3: Função Metalinguistica

A linguagem pode ser usada de diferentes formas pelo emissor de uma mensagem durante um processo de comunicação. A escolha precisa da função da linguagem mais adequada aumenta a chance de êxito no processo de comunicação, ou seja, a reação desejada no receptor.O código lingüístico é posto em destaque. Usa-se o código para falar dele mesmo. Exemplos: literatura, cinema, pintura, música e etc.

Page 4: Função Metalinguistica

EXEMPLOS DE METALINGUAGEM

Na Literatura

Centralizada no código, usando a linguagem para falar dela mesma. A poesia que fala da poesia, da sua função e do poeta, um texto que comenta outro texto. Principalmente os dicionários são repositórios de metalinguagem. Obs.: Em um mesmo texto podem aparecer várias funções da linguagem. O importante é saber qual a função predominante no texto, para então defini-lo.

Page 5: Função Metalinguistica

Cinema

Os processos metalingüísticos não são, porém, exclusivos da literatura. A metalinguagem se faz presente muito freqüentemente nos filmes e na propaganda. Desde o título, o filme “Cinema Paradiso” evidencia o procedimento metalingüístico uma vez que seu enredo trata do próprio cinema.O filme conta a história de um cineasta de sucesso retorna à sua cidade-natal quando é avisado da morte de um grande amigo de seu passado, que o ajudou a se apaixonar pelo cinema.

Page 6: Função Metalinguistica

"A NOITE AMERICANA“ de 1973

‘’DELÍRIOS DE HOLLYWOOD’’ de 1991

Um dos filmes que melhor representa as loucuras que se passam em um set de filmagem.

Conta a história de um roteirista que acaba sendo contratado por Hollywood para escrever um filme importante e se torna um mestre no cinema.

Page 7: Função Metalinguistica

"CREPÚSCULO DOS DEUSES’’ de 1950

É, quem sabe, a maior obra-prima da metalinguagem cinematográfica, e uma das maiores da história do cinema, independente de gênero ou época. Onde o diretor teve a coragem de retratar Hollywood com uma ironia ácida, corrosiva, e não poupou ninguém.

Page 8: Função Metalinguistica

Pintura

Nas artes plásticas, tal recurso pode ser observado, por exemplo, no famoso quadro de Velásquez, “As meninas”, onde o pintor se retrata pintando o quadro. Num jogo de olhares com o espectador, ele o traz para dentro do quadro, deslocando lugares instituídos. É a pintura retratando o ato de pintar, uma maneira mesmo de se encarar esse ato.

Page 9: Função Metalinguistica

As meninas”, de Velásquez

Page 10: Função Metalinguistica

René Magritte

Page 11: Função Metalinguistica

Auto-Retrato, Van Gogh

Nesta tela a metalinguagem se manifesta em dois aspectos:

a) A tela tem por motivo a própria pintura ( o pintor em plena atividade)

b) Trata-se de um auto-retrato, ou seja, o pintor retratado é o pintor que pinta.

Page 12: Função Metalinguistica

Música

Escrevi essa canção Pra dizer que sinto por vocêEstrela da manhaSó você faz nascer um novo dia NOVO SOM

Page 13: Função Metalinguistica

Eu vou equalizar vocêNuma freqüência que só a gente sabeEu te transformei nessa cançãoPra poder te gravar em mim

PITTY

Page 14: Função Metalinguistica

CONCLUSÃO

METALINGÜÍSTICA é a utilização do código para falar dele mesmo: uma pessoa falando do ato de falar, outra escrevendo sobre o ato de escrever, palavras que explicam o significado de outra palavra.Ocorre metalinguagem quando o poeta, num texto qualquer, reflete sobre a criação poética; quando um cineasta cria um filme tematizando o próprio cinema; quando um programa de televisão enfoca o papel da televisão no grupo social; quando um desenhista de quadrinhos elabora quadrinhos sobre o próprio meio de comunicação, etc. Em todas as situações citadas, percebe-se o uso do código.