física - universidade federal do rio grande do sul · 2019. 6. 17. · piadas pra lá de...

1
por Maria Mazza/colaboradora Talvez você não tenha percebido, mas há poucas mulheres nesta profissão! Apesar de o número ser maior que anos atrás, ele ainda é baixo. Mas não precisa desanimar, pois existem projetos nas universidades que estimulam meninas a irem até o fim com a vontade de se formarem físicas! “Ampliar o debate de mulheres significa pensar em uma ciência diferente, inspirada e renovada por experiências de vida historicamente excluídas da produção científica”, fala Carolina. Física A profissão para quem vive curiosa sobre o mundo e não cansa de aprender! É igual na tevê? Quando falamos em ciência, logo vem à cabeça a imagem clássica dos nerds, bastante abordada na série The Big Bang Theory! Na realidade, as coisas não funcionam exatamente como lá. “Quando eu entrei na física, pensei que meus colegas iam ser iguais aos da série, mas eles são pessoas Licenciatura ou bacharelado? Quem decide estudar física tem essas duas opções na hora de escolher o curso. A primeira prepara as estudantes que querem ser professoras. Já o bacharelado é focado em quem prefere entrar para a pesquisa. Mas é claro que isso não a impede de fazer as duas coisas! Foco nos estudos Você vai até achar que não, mas nesse curso o que predominam são as aulas teóricas. “O nosso trabalho vai além de um experimento, nós precisamos entender e explicar o porquê dos resultados e isso só acontece com o conhecimento teórico necessário”, explica Danay Manzo, estudante de Física de Materiais e Nanotecnologia, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Campos para atuar Depois de formada, a profissional de física pode trabalhar na área de ensino, mas também se dedicar à pesquisa. Dá para seguir carreira em astrofísica, biofísica, física nuclear, em empresas como INMETRO, Petrobrás ou desenvolvedoras de tecnologia. O melhor de tudo isso é que você também irá encontrar oportunidades de trabalho no exterior, onde o mercado é bem amplo. #partiu emprego Com tantas opções, dificilmente a física ficará sem trabalho. “Atualmente, há vários concursos em universidades, assim como oportunidades em centros e empresas”, explica a professora Carolina Brito, da UFRGS. Além disso, nosso país ainda precisa de pessoas que atuem na área de tecnologia e ciência, o que valoriza a profissão cada vez mais! Fotos: Arquivo pessoal Danay começou a estudar física em Cuba, na Universidade de Havana, e depois se mudou para o Brasil! normais”, conta Desirée Dornelles, estudante da UFRGS. Apesar de o curso – e da profissão também – exigir bastante disciplina e estudo, não significa que as piadas pra lá de inteligentes não estão liberadas! MULHERES NA FÍSICA! A professora tem um projeto na UFRGS chamado “Mulheres na Ciência”, que tem como objetivo tentar aumentar a presença feminina na área! Desirée está no curso de licenciatura e pretende atuar na área de pesquisa em ensino. todateen.com.br 20 todateen novembro/2015

Upload: others

Post on 12-Feb-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • por Maria Mazza/colaboradora

    Talvez você não tenha percebido, mas há poucas mulheres nesta profissão! Apesar de o número ser maior que anos atrás, ele ainda é baixo. Mas não precisa desanimar, pois existem projetos nas universidades que estimulam meninas a irem até o fim com a vontade de se formarem físicas! “Ampliar o debate de mulheres significa pensar em uma ciência diferente, inspirada e renovada por experiências de vida historicamente excluídas da produção científica”, fala Carolina.

    Física A profissão para quem vive curiosa sobre o mundo e não cansa de aprender!É igual na tevê?Quando falamos em ciência, logo vem à cabeça a imagem clássica dos nerds, bastante abordada na série The Big Bang Theory! Na realidade, as coisas não funcionam exatamente como lá. “Quando eu entrei na física, pensei que meus colegas iam ser iguais aos da série, mas eles são pessoas

    Licenciatura ou bacharelado?Quem decide estudar física tem essas duas opções na hora de escolher o curso. A primeira prepara as estudantes que querem ser professoras. Já o bacharelado é focado em quem prefere entrar para a pesquisa. Mas é claro que isso não a impede de fazer as duas coisas!

    Foco nos estudosVocê vai até achar que não, mas nesse curso o que predominam são as aulas teóricas. “O nosso trabalho vai além de um experimento, nós precisamos entender e explicar o porquê dos resultados e isso só acontece com o conhecimento teórico necessário”, explica Danay Manzo, estudante de Física de Materiais e Nanotecnologia, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

    Campos para atuarDepois de formada, a profissional de física pode trabalhar na área de ensino, mas também se dedicar à pesquisa. Dá para seguir carreira em astrofísica, biofísica, física nuclear, em empresas como INMETRO, Petrobrás ou desenvolvedoras de tecnologia. O melhor de tudo isso é que você também irá encontrar oportunidades de trabalho no exterior, onde o mercado é bem amplo.

    #partiu empregoCom tantas opções, dificilmente a física ficará sem trabalho. “Atualmente, há vários concursos em universidades, assim como oportunidades em centros e empresas”, explica a professora Carolina Brito, da UFRGS. Além disso, nosso país ainda precisa de pessoas que atuem na área de tecnologia e ciência, o que valoriza a profissão cada vez mais!

    Foto

    s: A

    rqui

    vo p

    esso

    al

    Danay começou a estudar física em Cuba,

    na Universidade de Havana, e depois se mudou para o Brasil!

    normais”, conta Desirée Dornelles, estudante da UFRGS. Apesar de o curso – e da profissão também – exigir bastante disciplina e estudo, não significa que as

    piadas pra lá de inteligentes não estão liberadas!

    MULHERES NA FÍSICA!

    A professora tem um projeto na UFRGS chamado “Mulheres na

    Ciência”, que tem como objetivo tentar aumentar a presença

    feminina na área!

    Desirée está no curso de licenciatura e pretende

    atuar na área de pesquisa em ensino.

    todateen.com.br20 todateen novembro/2015