f.ribeiro - olim

11
Fernando Ribeiro Indice ----- Biografia-- -- ---Como Músico--- ---Como Poeta---- ----- Opium----- - ----- Introdução- --

Upload: 101d1

Post on 11-Jul-2015

883 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: F.ribeiro - olim

Fernando Ribeiro

Indice

-----Biografia-------Como Músico---

---Como Poeta----

-----Opium------

-----Introdução---

Page 2: F.ribeiro - olim

Três facadaspontuais e certeirasdireitas ao assunto.Deixar o sangue correre bebê-lo no bar maldito mais próximona companhia dos teusmelhores amigos.

Fernando Ribeiro

Page 3: F.ribeiro - olim

Introdução

Bem Vindos à visualização do meu trabalho. Espero que a todos tenham corrido bem as férias, mas chegando a hora, está na altura de trabalhar. O trabalho não é sinónimo de aborrecimento, é sinónimo de adquirir novos conhecimentos e competências, por vezes até sobre algo que gostamos, que penso ser o caso deste trabalho.

Fernando Ribeiro é um Músico / Poeta que está a ganhar fama em Portugal e que por incrível que pareça, tem ainda mais fama no estrangeiro, em países como a Polónia. Todos vocês provavelmente já ouviram falar nele, que é o Vocalista da banda: “MoonSpell”; autor de três famosos livros e recentemente vocalista do conhecido projecto: “Amália Hoje”

Vou então, neste trabalho, falar sobre o Fernando Ribeiro para que o possam conhecer um pouco melhor, principalmente como poeta.

Page 4: F.ribeiro - olim

Bibliografia

Fernando Ribeiro forma em 1989 os Morbid God, que mais tarde, em 1992, mudam o nome para Moonspell. Ribeiro estudou Filosofia na Faculdade de Letras de Lisboa. Publicou três Livros de Poesia, Como Escavar um Abismo (2001), As Feridas Essenciais (2004), e o Diálogo de Vultos (2007). Escreveu as introduções para Os Melhores Contos de Howard Phillips Lovecraft, editado em 2005, e traduziu para português a biografia em BD Lovecraft.Escreve regularmente para a revista de metal portuguesa LOUD! na coluna mensal intitulada The Eternal Spectator. Em 2009 fez parte do projecto “Amália Hoje”, juntamente com Sónia Tavares e Paulo Praça regrava alguns clássicos de Amália Rodrigues. Ainda no mesmo ano participa num tema da banda Bizarra Locomotiva, chamado "Anjo Exilado" do álbum Álbum Negro.

Page 5: F.ribeiro - olim

Como Músico

Page 6: F.ribeiro - olim

Como Poeta

Enquanto poeta, Fernando Ribeiro escreveu três livros:Como Escavar um Abismo (2001); As Feridas Essenciais (2004); e o Diálogo de Vultos (2007).

Até nas suas músicas podemos encontrar poesia. Algo que mostrarei mais á frente

Page 7: F.ribeiro - olim

Como Escavar um AbismoQueres fazer

terror comigo?

Quando chegar a casa e vir os teus cigarros almamassacrados no cinzeiro esmeralda - vou-te copiar.

Depois de arrumar a comidabarata e estragada - que consegui arranjar.De pousar as armas ecumprimentar os leões.Vou-me aproximardevagar...Num silêncio de morteque só tu conheces epodes ouvir.

Vais fingir que sonhas.Ou talvez sonhes como desculpapara estares refugiadada tua grande vida que nasce só aos poucos,nunca à tua velocidade.

Vou-me aproximar.Vais-me pedir para mergulhar.Vou-te fazer a vontade,dizer-te bem baixinho...Queres fazer terror comigo?

Tu respondes que sim.E eu sei que vou conseguir.

Fernando Ribeiro

Page 8: F.ribeiro - olim

As Feridas Essenciais

O abismo em cada passo

Não, não tenho método,Vou transplantar para aquiTudo quanto me venha à alma.Não, não interessa,Se é demónio ou anjo,A seca ou os teus Lábios,Todos têm o seu espaço.Não, não tenho medo.O abismo em cada passo.Não, não sei o que faço.

Fernando Ribeiro

Page 9: F.ribeiro - olim

O Diálogo de Vultos

- Onde estamos?- Estamos mortos.

E sem prestar a mais leve atenção, entregamo-nosComo quem surge da bruma, sem alguma inquietudedescarregamos o fardo das intempéries nos tordos recantos.

Foi o amanhecer de Primavera manhãAlisamos o cansaço da pelede chuvas e ventosSentamo-nos lado a lado,e foi viver os aromas da estadia.

Dêmo-nos ao coração singeloIncendiamos regamos melodiasesquecidas na água e no fogoEncorajamo-nos a preserva-losA não sofrer amarga morte.

Diante dos nossos olhos, estenderam-se caminhosque conduziam à vidaAbraçamo-nos.Um ao outro num abraço demoradoPoderosa luz que infundiu nos nossos lábios.

Com olhos d´ água e fogo d´almacaminhamos até ao horizontePedimos uma última palavra:- Com que nome poderemos recordar-nos?

Quase sem vozacenamos um adeusE, desde então nossa vida tem sido apenasesperar por nóssentados nos umbrais de nós mesmos sabendo-nos ressuscitados.

Fernando Ribeiro

Page 10: F.ribeiro - olim

Esta é uma música dos moonspell onde se encontra um excerto de um poema de um poeta famoso. Vê se descobres quem é.Opium, desire or

will?Inspiration bound from an elegant seedSubversion, through smoke I foreseeErotic motions of lesser gods in ectasy

Opium, bring me forth another dreamSpawn worlds of flesh and red,Little jewels of atrocityOpium, I sleep in debaucheryAnd burn with youWhen you burn in Me

Opium, we fantasizeAs we fuse with your rootYou are a strange flower,We are your strangest fruit

Opium, it burns in me and youOpium, it burns for me and for you

“Por isso eu tomo Ópio. um remédio.Sou um convalescente do Momento.Moro no réz do chão do PensamentoE ver passar a vida faz-me tédio”

Page 11: F.ribeiro - olim

Trabalho elaborado por:

Duarte Dias de Olim nº8 10ºA