fraternitas jun e jul 2013

8

Click here to load reader

Upload: scapolan

Post on 07-Jun-2015

118 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Fraternitas jun e jul 2013

FR

AT

ER

NI

TA

S

-

WW

W.

OF

M.

OR

G

1

junho 2013VoLuME XLVI • EDIÇÃo 201

Noticiário Internacional OFMFraternitas

Fr. Micheal Perry, OFMé o novo Ministro Geral

Fr. Michael Anthony Per-ry foi eleito Ministro

geral da Ordem dos Frades Menores ‘ad complendum sexennium’.

Fr. Michael tem 59 anos, é americano. No dia 22 de maio de 2013, sucedeu a Fr. José Rodríguez Carballo, que fora nomeado Secretá-rio da Congregação para os Institutos de Vida Consa-grada pelo papa Francisco.

Nascido em Indianá-polis (USA), em 1954, Fr. Michael estava exercendo o

serviço de Vigário geral da Ordem. Antes, fora Ministro provincial da Província do Sagrado Coração de Jesus (USA). Em sua Entidade traba-lhou na formação teológica e no pós-Noviciado; trabalhou na GPIC, em âmbito internacional, e por dez anos foi missionário na República Demo-crática do Congo. Também serviu na “Catholic Relief Services” e Confe-rência Episcopal dos Estados Unidos da América.

Seu currículo acadêmico inclui Doutorado em Antropologia Religio-sa, Máster em Missiologia, M.Div. na Formação sacerdotal e dois B.A. em História e Filosofia.

Em sua primeira homilia como Ministro geral, no dia 23 de maio, fa-lou de como os Frades Menores não devem confiar em ninguém, ao não ser no Espírito de Deus. E acrescentou: no mundo de hoje, os jovens têm fome de uma vida com significado; os idosos desejam que alguém lhes dê novos espaços de vida; os pobres e marginalizados desejam ser reco-nhecidos em sua dignidade humana; e nós, Frades, sempre mais temos necessidade de dar um testemunho comum e fraterno da misericórdia de Deus.

No final de sua homilia, sublinhou a importância de sermos uma Fra-ternidade profética, na qual se testemunha a presença sacramental de Deus, aprendendo em conjunto como ler os desejos e os sofrimentos de nosso tempo a fim de nos deixar permear pelo Evangelho, que é o próprio Jesus Cristo. Isso permitirá tornar-nos um mistério vivo do Espírito de Deus, dado a nós pelo Pai por meio do Filho.

Page 2: Fraternitas jun e jul 2013

2

FR

AT

ER

NI

TA

S

-

WW

W.

OF

M.

OR

G

Jornada de Estudo

Dia 17 de abril, na Sala das Láureas, da Faculdade de Jurisprudência de Téramo, foi realizada a Jornada de Estudos sobre: “Por um projeto de sociedade: João Capistrano e a Euro-pa do Século XV.”

“Os Desejos, o homem”

De 19 a 20 de abril, na Città di Cas-tello e Perúgia, no convento de Mon-terípido, aconteceu o Congresso, organizado pela Agorà e Stromata, sobre a interculturalidade e diálogo interreligioso.

Serviço “Fidelidade e Perseveran-ça”

No dia 23 de abril, na PUA, teve lugar o II Pré-Seminário organizado pelo serviço ‘Fidelidade e Perseverança’, conforme o mandato n. 48 do Ca-pítulo geral de Assis OFM-2009. O tema “Dinâmicas dos abandonos na vida consagrada e critérios de acom-panhamento da crise” foi apresenta-do por Pe. Lúcio Pinkus, servo de Ma-ria, Psicólogo e Psicoterapeuta.

XIV Colóquio de canonistas

De 26 a 27 de abril, na Cúria geral, aconteceu o XIV Colóquio de Cano-nistas da Comunhão Anglicana e da Igreja Católica sobre o tema “O ensi-no do Direito Canônico”.

OUTrAS NOTíCIASO Jardim dos Idosos

No dia 27 de abril, em Fóggia- Itália, aconteceu a bênção e a inauguração do Jardim dos Idosos, na Casa Santo Antônio, para que volte a “perfumar” de flores, cores e fraternidade.

V Jornada Franciscana

No dia 27 de abril, no Santuário Fran-ciscano de Gréccio, foi realizada a V Jornada Franciscana, com o tema: “Afrescos e pinturas de artistas e mestres. no Eremitério de Gréccio.”

“Reavivar o dom da vocação”

De 30 de abril a 31 de maio, Frades brasileiros, em seu XXV ano de vida religiosa, fazem a experiência de Formação permanente, a fim de “re-avivar o dom da vocação”. Tal expe-riência é coordenada pela SGFS e organizada pelo Serviço para a For-mação e os Estudos (SErPE) da Con-ferência dos Ministros provinciais do Brasil, OFM (CFMB). No dia 06 de maio, segunda-feira, foram recepcio-nados na Cúria geral.

Encontro anual Rússia-Kazakhis-tan

De 01 a 03 de maio, os Frades da Fun-dação franciscana rússia – Kazakhis-tan participaram de dias de oração, fraternidade, revisão de vida e mis-são desse grupo de Frades Menores, que trabalha nas terras sem confins do Oriente. O momento culminante foi vivido na Liturgia eucarística, no

Dispões de informações e eventos que dizem respeito à tua Província que desejas partilhar? Envia-nos todas as informações por e-mail: [email protected]

Novos Provinciais

Fr. GAZMEND TINAJ, na Prov. Anunciação da B.V.M. – Albânia.

Fr. MILJENKO ŠTEKO, na Prov. da Assunção da B.V.M - Bósnia – Hercegovina.

Fr. BERNARDO DE SOUSA, na Prov. de Nossa Senhora da Assunção – Brasil.

Fr. FRANCISCO G. VARGAS, na Prov. S. Paulo – Colômbia.

Fr. LINO GREGORIO V. R., na Prov. de S. Pedro Batista - Filipinas.

Fr. MAGGIORINO STOPPA,na Prov. de S. Boaventura – Itália.

Fr. AGOSTINO ESPOSITO, na Prov. do Sagrado Coração de Jesus – Itália.

Fr. SABINO IANNUZZI, na Prov. de Nossa Senhora das Graças - Itália.

Fr. ALBERTO MARANGOLO, na Prov. do Santo Nome de Jesus - Itália.

Fr. ASTIJUS KUNGYS, na Prov. de S. Casimiro - Lituânia.

Fr. JOAQUÍN Domínguez S., na Prov. Bética - Espanha.

Fr. JUAN C. MOYA OVEJERO, na Prov. de S. José - Espanha.

Fr. FÁBIO OCCHIUTO, na Prov. dos Santos Mártires - Itália.

Page 3: Fraternitas jun e jul 2013

FR

AT

ER

NI

TA

S

-

WW

W.

OF

M.

OR

G

3

Livros franciscanos

LECLERC, Elói, François d’Assise [Francisco de As-sis], Éd. Franciscaines, Paris, 2013, 114 p.Nessa biografia inédita, o autor apresenta, com lin-guagem simples e poética, o itinerário do Poverello, traçando excelente introdução à vida do Santo de Assis.

LECLERC, Elói, Un maître à prier François d’Assise, [Francisco de Assis, um mestre de oração], Éd. Franciscaines, Paris, 2013, 116 p.Comentando as principais orações de S. Francisco, o autor nos introduz no itinerário espiritual do Pov-erello, um caminho simples, mas que transforma pro-fundamente a quem deseja percorrê-lo, porque é o caminho de Jesus Cristo, humilde e pobre, que doa sua vida por amor.

DELIO, Ilia, La Prière franciscaine, [A oração fran-ciscana], Éd. Franciscaines, Paris, 2013, 269 p.Partindo dos Escritos de Francisco, Clara e Boaventu-ra, a autora, religiosa franciscana americana, apresen-ta, de modo sistemático, a oração franciscana, indi-cando um verdadeiro itinerário espiritual, ilustrando a arte de viver.

MArCALIVrO FrANCISCANO

Algum confrade de tua Provincia publicou livro ou ebook? Envia-nos todas as informações pelo e-mail: [email protected]

CD

Rosso Passione [Rubro Paixão] - Voci dal Calvario [Vozes do Calvário]

O último trabalho criativo de Fr. Mássimo Corallo, o CD ros-so Passione - Voci dal Calvário, um percurso em 7 textos que pode ser descoberto melhor visitando a página oficial do CD:

(www.ofmsicilia.it/rossopas-sione)

dia 01 de maio, durante a qual o Vigá-rio geral acolheu a profissão solene de Fr. Vitaly Kostyuk, de origem russa, estudante de Teologia na Fraternida-de de Verona.

Exercícios de Espiritualidade na Cúria

De 06 a 10 de maio, aconteceu o re-tiro na Fraternidade da Cúria geral OFM, em roma. Tomaram parte tam-bém os confrades das Casas depen-dentes do Ministro geral (Fraternida-de Pe. Allegra, Colégio Internacional

Santo Antônio e Colégio Santo Isi-dro). O assessor dos Exercícios foi Fr. Frédéric Manns, OFM, Professor do “Studium Biblicum Franciscanum”, da Custódia da Terra Santa, Faculdade de Ciências Bíblicas e Arqueologia da Pontifícia Universidade Antonianum. O tema abordado foi “A vida francis-cana à luz da Palavra de Deus, no ano da fé”.

XII Jornada do Centro Italiano de Lullismo

No dia 17 de maio, em roma – PUA, realizou-se a XII Jornada do Centro Italiano de Lullismo. Sua Eminência

Paul Josef Cardeal Cordes falou da Contemplação e Missão em raimun-do Lullo, e o Professor Josep Peranau i Espelt discorreu sobre raimundo Lullo entre pregação e evangeliza-ção.

Três comerciantes em busca de Deus

No dia 17 de maio, em Toscana, na sala das Laudes, o Professor Gabrie-le Zaccagnini palestrou sobre os Três Comerciantes em busca de Deus: ra-nieri de Pisa, Francisco de Assis, Luc-chese de Poggibonsi.

da página 2 Tre mercanti alla ricerca di Dio: Ranieri da Pisa, Francesco d’Assisi, Lucchese da Poggibonsiconferenza del Prof.Gabriele Zaccagnini

17 maggio 2013ore 18,30Stanza delle Laudi

PROVINCIA TOSCANA DI S. FRANCESCO STIMMATIZZATO DEI FRATI MINORI RIVISTA ‘‘STUDI FRANCESCANI’’

Stanza delle Laudi Convento San Francesco

Via Giacomini, 3 - 50132 FirenzeTel. 055-572713

[email protected]://www.ofmtoscana.org

Page 4: Fraternitas jun e jul 2013

4

FR

AT

ER

NI

TA

S

-

WW

W.

OF

M.

OR

G

PEqUENAS NOTíCIASLA VERNA – De 08 de maio de 2013 até 04 de outubro, celebra-se a pas-sagem de S. Francisco a S. Leão e a doação do Monte la Verna - 1213-2013, VIII Centenário.

ROMA – Idade Média: História, Filo-sofia e Teologia.

O máster universitário de segundo nível em Idade Média franciscana: Hi-stória, Filosofia e Teologia é organiza-do pela Escola Superior dos Estudos Medievais e Franciscanos da PUA e da Faculdade de Letras e Filosofia da ‘Libera Università degli Studi Maria SS. Assunta’.

O máster tem como objetivo desen-volver a capacidade de ler códices manuscritos e dar competência em editar textos; em especial, permite adquirir noções filosóficas, institu-cionais, históricas e teológicas fun-damentais para o estudo dos textos franciscanos medievais.

ROMA - “Educar os jovens à paz”

A Pontifícia Universidade Antonia-num colabora com o Instituto Inter-nacional Jacques Maritain, na orga-nização do curso interuniversitário “Educar os jovens à paz”, para o ano acadêmico 2013-2014.O curso será articulado em doze en-contros, e serão introduzidos por um docente ou perito de fama.http://www.antonianum.eu

Venerável Serva de Deus Maria Cristina de Savoia

No dia 02 de maio, Sua Santidade o Papa Francisco recebeu em audiên-cia privada Sua Eminência reveren-díssima Cardeal Ângelo Amato, S.D.B., Prefeito da Congregação das Causas dos Santos. No decorrer da audiência, o Sumo Pontífice autorizou a Congre-gação de promulgar alguns decretos, entre os quais o que diz respeito ao milagre atribuído à intercessão da Ve-nerável Serva de Deus Maria Cristina de Savoia, rainha do reino das Duas Sicílias, nascida em Cágliari, no dia 14 de novembro de 1812, e falecida em Nápoles, no dia 31 de janeiro de 1836.

O túmulo da Venerável rainha de Nápoles é conservado pelos Frades Menores, na Basílica de Santa Clara, em Nápoles. Por isso a Causa foi con-fiada aos reverendíssimos Postulado-res gerais da Ordem, Fr. F. Scipioni, Fr. A. Cairoli, Fr. J. Folguera T., Fr. Luca M. De rosa.

Fraternitas Noticiário Internacional OFM

editore: Fr. Joseph Magro OFM

eMail: [email protected]: +39 0668491 339

http://www.ofm.org/fraternitas

www.fb.com/ofm.orgwww.twitter.com/ofmdotorg

Curso de Formação sobre Diálogo ecumênico e interreligioso

A Fraternidade Internacional “Santa Maria Draperis”, de Istambul, em colab-oração com a Comissão do Serviço para o Diálogo e a Secretaria geral para a Missão e a Evangelização, oferece aos Frades Menores e aos membros da Família Franciscana um curso de Formação permanente sobre Diálogo ecumênico e interreligioso, em Istambul, na língua italiana e espanhola. Esse curso acontecerá de 14 a 28 de outubro de 2013. Os temas previstos são:

Fundamentos antropológicos e bíblicos do diálogoFormação ao diálogo no carisma franciscanoDiálogo ecumênicoDiálogo com o IslãoDiálogo judeu-cristãoAchego ao diálogo com o Budismo.

Das atividades do curso faz parte a visita de três dias aos lugares das “Sete Igrejas do Apocalipse”. O custo do curso é € 600,00. Os interessados podem enviar o pedido de inscrição ao responsável do curso, Fr. rubén Tierrablanca, OFM, [email protected] ou via fax +90-212-243 27 91, até e não após o dia 31 de julho de 2013. Os primeiros vinte Frades inscritos serão confirma-dos e receberão o programa do curso em seus detalhes. Inscreva-se logo!

Congresso Internacional dos Secretários F&S: Inscrição

A preparação do Congresso Internacional para os Secretários da Formação e dos Estudos, a realizar-se em Santa Maria dos Anjos, Assis, Itália, de 08 a 22 de setembro de 2013, prossegue e lhe pedimos de preencher (obrigatoria-mente) a ficha de inscrição. Vejam: www.ofm.org

Page 5: Fraternitas jun e jul 2013

FR

AT

ER

NI

TA

S

-

WW

W.

OF

M.

OR

G

1

JÚLIO 2013VOLUME XLVI • EDIÇÃO 202

Noticiário Internacional OFMFraternitas

A primeira visita do novo Ministro geral Fr. Michael Per-ry foi a Requena, lugar escolhido como início do novo

Projeto Amazônia. Essa visita é sinal claro de que se deseja sublinhar a vocação missionária.

Acompanhado pelos Definidores gerais Fr. Nestor I. Schwerz e Fr. Júlio Bunader e pelos Animadores gerais da SGME Fr. Arturo Rios e Fr. Mássimo Tedoldi, o Ministro che-gou a Requena, no dia 31 de maio, após aventurosa via-gem sobre os grandes rios amazônicos.

A visita foi, acima de tudo, alegre encontro com os qua-tro missionários da nova Fraternidade de Requena (Eugê-nio, Atílio, Edel e Francisco) e com os outros missionários que, há anos, trabalham nesse Vicariato, dirigido pelo Bis-po franciscano Fr. Juan Oliver.

A primeira visita do Ministro geral:AMAZÔNIA

festiva com os fiéis, dando graças ao Senhor pelo dom da vocação missio-nária, vivida no Vicariato de Requena.

Depois, participou do encontro da Família franciscana missionária na Amazônia, que se realizou de 02 a 06 de junho, p.p., na cidade de Iquitos (Peru), no centro franciscano de Pun-chana. Na assembleia, convocada pelo Ministro geral, participaram cer-ca de 50 Frades (Menores, Capuchi-nhos), Irmãs e leigos, provenientes de diferentes localidades da imensa Amazônia: Peru, Equador, Bolívia, Co-lômbia e Brasil. Desses países marca-ram presença, além dos missionários,

os respetivos Mi-nistros provinciais e também dois Bispos francisca-nos.

O tema do encontro, “A pre-sença franciscana na Amazônia, on-tem, hoje e ama-nhã”, tinha como subtítulo uma es-timulante interro-gação: Para onde o Espírito conduz

nossa presença ma Amazônia? A di-nâmica proposta, por quem prepa-rara o encontro, centrava-se sobre o clássico trinômio do ver, julgar e agir, tornado mais franciscano através dos verbos contemplar, meditar e restituir-celebrar. Coordenadores do encontro foram: Fr. Eugênio, Guar-dião da Fraternidade de Requena, Fr. Nestor I. Schwerz, DG, e Fr. Arturo Rios Lara, AGME. A atenção voltava-se constantemente ao Projeto Ama-zônia, lançado pelo Capítulo geral – 2009.

Entre outras coisas, na celebração conclusiva, o Ministro geral acen-tuou: “Foi afirmado, durante a As-sembleia, que nossa presença, aqui na Amazônia, é como um grão de areia sobre a praia. Sim, também um grão de areia pode fazer diferença no mun-do, para cada pessoa que experimenta a graça, o amor, a misericórdia, a paz e a esperança de Deus, transmitidas pela viva experiência dos missionários franciscanos e pela sua colaboração, aqui na Amazônia. É a qualidade de nossa presença, de nosso estar ao lado das pessoas, especialmente dos meno-res e marginalizados, que faz a diferen-ça franciscana”.

O Ministro encontrou-se também com as Irmãs franciscanas (FMM e Terciárias capuchinhas) e, além disso, com numerosos grupos que traba-lham na pastoral e na caridade, seja na cidade de Requena seja em mui-tos “caseríos” dispersos na enorme vastidão do Vicariato. A alegria do encontro possibilitou a fraterna par-tilha de vida dos missionários, dos desafios provenientes desse lugar imerso na imensidão dos rios, com todas as dificuldades logísticas que isso traz. O último dia da visita, em diferentes igrejas, Fr. Michael e ou-tros Frades partilharam a Eucaristia

Page 6: Fraternitas jun e jul 2013

2

FR

AT

ER

NI

TA

S

-

WW

W.

OF

M.

OR

G

OuTRAS NOTíCIAS

Envia-nos todas as informações por e-mail:[email protected]

Novos Provinciais

FR. ANTONIN BRZĄKALIK, na Província da Assunção da B.V.M. , Polônia.

FR. FRANCESCO PATTON, na Província de S. Virgílio, Itália.

FR. ALFIGIO TUNHA, na Custódia Dependente Bom Pastor, Zimbabwe.

Agenda do Ministro geral23 de junho a 02 de julho: Polônia

08 a 19 de julho:Tempo forte (Cúria geral)

20 a 28 de julho:Brasil – Jornada Mundial da Juventude.

Formação e Estudos

* No mês de maio, o Secretário geral para a Formação e Estudos, Fr. Vidal Rodríguez López, conseguiu verificar a Formação na Conferência Franciscana do Cone Sul, na Améri-ca Latina. A verificação foi iniciada com a participação no encontro de Tuparenda, Assunção (Paraguai), por ocasião do encontro anual da Conferência, que reuniu Ministros, Formadores, Animadores da Missão e Evangelização, JPIC, provenientes das cinco Entidades (Chile, Argenti-na e Paraguai). Nesse encontro, ao lado de Fr. Mássimo Tedoldi, Secre-tário geral das Missões, enfrentou o problema de como se forma para a missão, refletindo sobre as raízes e à luz da nova evangelização na Ordem, através da leitura da Ratio Formatio-nis Francascanae. Fez-se também uma reunião com os Ministros da Conferência, com o objetivo de favo-recer a formação e continuar a me-lhorar a colaboração interprovincial e da programação, em especial em vista da Formação de Formadores e da Formação na Espiritualidade fran-ciscana.

* Após o encontro no Paraguai, Fr. Vidal visitou, em Buenos Aires (Ar-gentina), as duas casas de Formação para os professos temporários de Santo Antônio de Pádua (Província da Assunção, Província S. Miguel e Custódia Fray Luís de Bolaños, Para-guai) e de S. Caetano, no bairro “de la Teja” (Província S. Francisco Sola-no). Aconteceram encontros com as equipes de formação e os jovens pro-fessos. Os temas foram: acompanha-mento, formação especificamente franciscana e integração dos estudos na vida e na missão.

* Além disso, na Província da San-tíssima Trindade (Chile), aconteceu um encontro entre alguns professos temporários e seus Formadores, na Fraternidade S. Felipe de Jesus, em Santiago (Chile). No dia seguinte, no Convento S. Francisco, Cúria provin-cial, Fr. Vidal encontrou-se com todos os Formadores da Província, também com os delegados locais pelo cuida-do pastoral das vocações e com os Frades responsáveis pela animação da Formação permanente. Os as-suntos tinham seu foco na animação da Formação permanente e na ani-mação vocacional dos jovens e dos Frades. Após o meio-dia, aconteceu o encontro específico com os Forma-dores, quando foram partilhados os novos desafios da Formação inicial, a fim de dar coesão pedagógica e unidade evangélica à formação e ao acompanhamento dos jovens.

* Na formação inicial das Entida-des do Cone Sul há atualmente 20 candidatos, 15 postulantes, 5 novi-ços, 24 Frades professos temporários e 10 Frades que seguem estudos uni-versitários.

* Enfim, na Polônia, no Seminá-rio maior da Província da Imacula-da Conceição, em Kalwaria Zebrzy-dowska, aconteceu o encontro de formação para os Formadores, de

28 a 29 de maio, p.p. Esse encontro para os Formadores foi enriquecido pela presença de Fr Sergiusz Baldyga, Vice- Secretário geral para a Forma-ção e os Estudos, que apresentou o tema sobre o discernimento vocacio-nal franciscano e propôs o programa de avaliação dos Frades em forma-ção. O encontro foi coordenado por Fr. Romualdo Kośla, Secretário para a Formação e os Estudos da Província.

Page 7: Fraternitas jun e jul 2013

FR

AT

ER

NI

TA

S

-

WW

W.

OF

M.

OR

G

3

Livros franciscanos

MURRAY BODO, Francis and Jesus (Francisco e Je-sus), Franciscan Media - USA, 2013, 145 p. Nesse dramático conto, ligado estreitamente à rela-ção com Jesus, divisamos um Francisco multidimen-sional, o último discípulo de Jesus. Bodo repercorre a vida de Francisco e anota como o santo teve que trabalhar sobre si mesmo a fim de refletir mais per-feitamente Jesus, cada dia. Assim podemos conhe-cer um Francisco sofredor, itinerante, incompreen-dido, enquanto se acompanha seu progresso como homem de oração, seu ensino, seu enamoramento por Jesus e seu carinho pelos pobres. Francisco mos-

tra-nos como imitar Cristo: em cada época e cada situação de vida.

Paul Zahner (ed.), Lebendiger Spiegel des Lichtes: Klara von Assisi. Beiträge zum Grazer Symposium vom 12.-13. November 2010 [Espelho vivo da luz: Clara de Assis], 224 p. (ISBN 978-3-8482-1245-3)Por ocasião dos 800 anos da consagração de Clara e da fundação de sua Ordem, o convento franciscano, em Graz, Áustria, organizou um Simpósio sobre a Santa de Assis, a fim de refletir sobre sua vida, estudar a história da fundação de suas comunidades e escutar a liturgia de Clara segundo as fontes e a versão cantada. Fruto desse simpósio é esse vo-lume, contributo de Paul Zahner, OFM, Martina Kreidler-Kos, Nikolaus Kuster, OFMcap, Irenäus Tocylowski, OFM, Oliver Ruggenthaler, OFM, Johannes Sch-neider, OFM, Theresia Heimerl e Sabine Zgraggen.

MARCALIVRO FRANCISCANO

Algum confrade de tua Provincia publicou livro ou ebook? Envia-nos todas as informações pelo e-mail: [email protected]

CDViva immagine di Te (Viva imagem de Ti)Giuseppe di Fatta

Os textos dos cantos são inspirados na liturgia da festa e nas Fontes Franciscanas: os es-tribilhos são fáceis de aprender, assim ajudam na participação da assembleia; as estrofes, mais ricas e articuladas, são executa-das por solista ou “schola can-torum”.

Esse CD sustenta a iniciativa da ONLuS Fra Gabriele Allegra “Enviados a anunciar…”, ampa-ro das Missões e da Evangeli-zação dos Frades Menores da Sicília.

[email protected]

Jornada de estudo

O Seminário Maior dos Frades Menores da Província da Assunção da BVM, em Katowice Panewniki - Po-lônia, organizou, 23 de maio de 2013, uma Jornada de Estudo, dedicada ao Beato Padre Gabriele Allegra, OFM, seguida com interesse por muitos participantes. As palestras apresen-tadas pelos diferentes especialistas, entre os quais alguns Frades Meno-res, se concentraram sobre a história da missão na China, sobre a vida, so-bre a atividade apostólica e bíblica do Beato Padre Gabriele Allegra. E foi enriquecida pelo estudo sobre a atualidade de seu pensamento. Além disso, foram apresentados alguns

temas específicos, que se referem à tradução dos nomes bíblicos em Chinês. No programa também en-contraram espaço a apresentação do Boletim “China hoje”, a atividade da Sociedade Sinicum e a iniciativa da jornada de oração pela China.

Page 8: Fraternitas jun e jul 2013

4

FR

AT

ER

NI

TA

S

-

WW

W.

OF

M.

OR

G

PEquENAS NOTíCIASASSIS - Curso de verão de Francis-canismo sobre: “A identidade a ca-minho. As Constituições dos Frades Menores e a observância de alguns grandes temas da Regra”, no Sacro Convento de S. Francisco, 23 a 27 de setembro de 2013.

KENT – Retiro franciscano acompa-nhado. Vem ter uma conversa com Deus num espaço sacro; uma positiva experiência espiritual, num ambiente tranquilo e belo; liturgias inspiradas na tradição franciscana te ajudarão a aprofundar tua oração; Diretores espirituais esforçar-se-ão para acom-panhar-te em teu caminho. O Retiro Franciscano começará com o jantar da quarta-feira, 28 de agosto, e ter-minará com a Missa, na manhã de quinta-feira, 05 de setembro de 2013. (www.franciscans.ac.uk).

KENT – Chegar à vida contemplativa.No sábado, 12 de outubro de 2013, haverá uma jornada introdutiva ao Centro de oração guiada por Elizabe-th Smith, no “Franciscan International Study Centre”. A prática da concen-tração sobre a oração se baseia na milenar tradição da vida contempla-tiva cristã. ‘As barreiras que criamos e nosso “rumor” interno devem ser su-perados, antes de poder plenamente

permitir ao silêncio de Deus de curar-nos a partir de dentro’ (Fr. Thomas Keating). A jornada articular-se-á em três sessões de ensino, duas sessões de oração e uma sessão final de per-guntas e esclarecimentos.

TERRA SANTA - XIII Curso para Ani-madores de Peregrinações na Terra Santa.O curso é oferecido a sacerdotes, reli-giosos ou religiosas que exercem ou desejam exercer o importante minis-tério de acompanhamento espiritual de peregrinos em visita aos Lugares santos. Através da formação bíblica, histórica, geográfica e arqueológi-ca, são fornecidos instrumentos que permitem o conhecimento dos lu-gares ligados aos textos da Sagrada Escritura, no contexto da Terra Santa. O programa será executado em duas secções. As aulas, em Roma; as excur-sões na Terra Santa serão dirigidas pelos professores do SBF, Faculdade da Sagrada Escritura e de Arqueolo-gia da PuA, em Jerusalém. (http://pellegrinaggi.custodia.org)

Venerável Servo de Deus, Odoardo Focherin

Sábado, dia 15 de junho de 2013, na praça da Catedral de Carpi, Sua Eminência Reverendíssima Senhor Cardeal Ângelo Amato, Prefeito da Congregação das Causas dos Santos e Representante do Santo Padre, pre-sidiu o Rito de Beatificação do Vene-rável Servo de Deus Odoardo Foche-rin, mártir, pai de família, membro da Ação Católica Italiana, trucidado in odium fidei, no campo de concentra-ção, em Hersbruck, no dia 27 de de-zembro de 1944.

A Causa de beatificação fora con-fiada pela Diocese de Carpi a Fr. Luca M. de Rosa, OFM, Postulador geral da Ordem, no dia 17 de maio de 1998.

Fraternitas Noticiário Internacional OFM

editore: Fr. Joseph Magro OFM

eMail: [email protected]: +39 0668491 339

http://www.ofm.org/fraternitas

www.fb.com/ofm.orgwww.twitter.com/ofmdotorg

A Fraternidade OFM em cifrasOs Frades Menores, no dia 31 de dezembro de 2012, eram 13.805. Deta-

lhes: Postulantes, 635 (não entram na soma); Noviços, 383; Professos tem-porários, 1.365 (Freis com opção clerical: 998; Freis sem opção clerical: 141; Freis sem opção: 226); Professos solenes, 12.057 (sac.: 9.446; diác. perm.: 70; Freis com opção clerical: 388; Freis leigos: 2.042). Nossos irmãos Cardeais (6), somados aos Arcebispos/Bispos (105) são 111. Frades falecidos no cor-rer do ano passado são 317.

Os Frades Menores estão presentes em 116 países, e distribuídos: na África e Oriente Médio: 1.104; América Latina: 3.346; América Setentrional: 1.374; Ásia-Oceania: 1.369; Europa Ocidental: 4.229; Europa Oriental: 2.383.

A Fraternidade universal é estruturada em 99 Províncias; 8 Custódias Au-tônomas, 7 Entidades dependentes do Ministro geral, 21 Custódias depen-dentes de Províncias, 14 Conferências de Ministros provinciais e 3 uniões de Conferências (Ásia/Oceania: FCAO; América Latina: uCLAF; Europa: uFME).

Os números não constituem o elemento mais importante a fim de ava-liar a qualidade de nossa vida. Podem ser, porém, «ocasião» para refletir, en-tre outras coisas, sobre o significado evangélico de nossa vida franciscana e, portanto, «concentrar-nos sobre o que é essencial» (cf. Redimensionamento e restruturação, Subsídio do Definitório geral, 2011, 3c).