fraqueza e falta de fÉ em deus? · 2 days ago · no que deus pode fazer. 22 28 igreja pesquisa um...

36
EXCLUSIVO FRAQUEZA E FALTA DE FÉ EM DEUS? Nº 274 • R$ 15,00 • IMPRESSO • www.comunhao.com.br /revistacomunhao • /revistacomunhao GABRIEL GUEDES “QUERO SER LUZ COM MENSAGENS DE FÉ E ESPERANÇA” RODRIGO SILVA AS EVIDÊNCIAS QUE COMPROVAM A FÉ E A BIBLIA FÉ E GENÉTICA UM ESTUDO SOBRE O SOPRO DA VIDA D

Upload: others

Post on 12-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: FRAQUEZA E FALTA DE FÉ EM DEUS? · 2 days ago · no que Deus pode fazer. 22 28 IGREJA PESQUISA Um levantamento do respeitado Barna Group apontou que um terço dos cristãos praticantes

EXCLUSIVO

FRAQUEZA E FALTA DE FÉ EM DEUS?

Nº 274 • R$ 15,00 • IMPRESSO • www.comunhao.com.br

/revistacomunhao • /revistacomunhao

GABRIEL GUEDES “QUERO SER LUZ COM MENSAGENS DE FÉ E ESPERANÇA”

RODRIGO SILVAAS EVIDÊNCIAS

QUE COMPROVAM A FÉ E A BIBLIA

FÉ E GENÉTICA UM ESTUDO

SOBRE O SOPRO DA VIDA

D

Page 3: FRAQUEZA E FALTA DE FÉ EM DEUS? · 2 days ago · no que Deus pode fazer. 22 28 IGREJA PESQUISA Um levantamento do respeitado Barna Group apontou que um terço dos cristãos praticantes

NESTA EDIÇÃO

comunhao.com.br revistacomunhao @revistacomunhao revistacomunhao 3

Edição 274

12

WILLIAM DOUGLAS E VALMIR SANTOS Abuso de poder religioso?

16

06 OPINIÃO DO LEITOR07 ENTRETENIMENTO23 POLÍTICA30 PLUGUE-SE34 FIM DE PAPO

HERNANDES DIAS LOPES Ansiedade, quando o futuro parece sombrio

RAFAEL SIMÕES Vida em abundância

21

24

VIDA CRISTÃ

ANSIEDADEMãos trêmulas, boca seca,

palpitação no coração, fala apressada, dificuldade para dormir, você sofre de ansiedade? Especialistas

ouvidos por Comunhão explicam que essa

preocupação exagerada com o futuro é sinônimo de falta de fé

no que Deus pode fazer.

22

28

IGREJA

PESQUISA Um levantamento do respeitado Barna Group apontou que um terço dos cristãos praticantes não está assistindo aos cultos online de sua própria igreja ou de outras, enquanto muitos templos permanecem fechados durante a pandemia de Covid-19.

NA ESTRADA

GABRIEL GUEDES Uma vida alicerçada na adoração! Conheça o jovem músico que em pouco tempo de estrada tornou-se uma referência no Brasil com músicas de fé e de esperança

8

ICM

FÉ E GENÉTICA Estudo bíblico mostra que Deus é quem traz a vida através da genética. Saiba mais no estudo formulado pelo professor Tiago Campos Pereira.

18

EXCLUSIVO

RODRIGO SILVA O evangelho que vem das pedras! É possível usar a arqueologia, que desvenda o passado, para revelar um livro que interpreta o futuro? Para o pastor e arqueólogo Rodrigo Silva, essa é a ciência chave para comprovar a fé e a Bíblia entender apocalipse. Veja a entrevista!

Page 4: FRAQUEZA E FALTA DE FÉ EM DEUS? · 2 days ago · no que Deus pode fazer. 22 28 IGREJA PESQUISA Um levantamento do respeitado Barna Group apontou que um terço dos cristãos praticantes

EDITORIAL

4 Ouça a Rádio Comunhão comunhao.com.br

Diretor Executivo: Mário Fernando Souza Diretora de Operações: Julicéia Dornelas

EDITORIAL

Editor Executivo: Mário Fernando Souza Secretária de Redação: Mara CimeroTextos: Aline Pagotto, Elisa Rangel e Priscilla CerqueiraEdição de Arte: Fábio Barbosa e Michel SabarenseFotografia: Fotos cedidas e arquivos Next EditorialColaboraram nesta edição: William Douglas e Valmir Santos, Rafael Simões e Rev Hernandes Dias Lopes

PUBLICIDADE

Executivo de Conta: Filipe Lago WhatsApp: (27) 98121-4442

(27) 2123-6506 – [email protected]

ATENDIMENTO AO LEITORAssinaturas e exemplares avulsos: (27) 2123-6525Serviço de Atendimento ao Assinante: Segunda a sexta-feira, das 9h às 18 horas.

WhatsApp: (27) 98855-9473 loja.comunhao.com.br | Chat

REDAÇÃO

E-mail: [email protected] Endereço: Av. Paulino Müller, 795, Vitória (ES) – 29040-715 Informações e sugestões: (27) 2123-6500

WhatsApp: (27) 98121-4321

Comunhão é uma publicação mensal da Next Editorial, empresa cristã que tem por objetivo promover a mensagem do Evangelho e a edificação do povo de Deus no Estado do Espírito Santo e no Brasil.

www.nexteditorial.com.br

C alma! Vai passar! Não é motivo para pânico e medo! Quantas vezes ouvimos essas expressões de consolo no nosso dia a dia quando nos deparamos com situações desesperadoras, perdemos o chão,

e onde tudo parece desmoronar em nossa cabeça? ‘Só o dono da dor sabe o quanto dói!’ Sofrer antecipadamente por tudo virou rotina. Só de pensar no que vai ter que fazer amanhã a pessoa já se apavora. Você já viveu ou vive uma situação assim?

A ansiedade nos tira oxigênio, nos asfixia, rouba nossas forças, embaça nossos olhos e tira de nós a perspectiva do futuro. E mais, não compactua com a vida cristã, é falta de fé no que Deus pode fazer. O rei Davi, que passou por grandes tribulações na vida, aprendeu que se deve descansar no Senhor quando o assunto é o futuro: “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele e ele tudo fará” (salmos 37:5).

Agora, mais do que nunca, a frase ‘não é motivo para pânico’ faz sentido, pois essa é advertência do apóstolo Paulo ao afirmar: “não andeis ansiosos por coisa alguma”, em Filipenses 4:6. Mas como é difícil seguir à risca esse conselho! Poderia deixar tudo nas mãos de Deus. Pode ser sinal de falta de comunhão com a Palavra, com a igreja?

Sobre isso, uma pesquisa feita pelo respeitado Barna Group apontou que um terço dos cristãos praticantes não estão assistindo aos cultos online de sua própria igreja ou de outras denominações, enquanto muitos templos permanecem fechados durante a pandemia de covid-19. Uma triste realidade!

Mesmo sabendo que há um Deus inabalável e inimaginável, que pode tudo, ainda assim, não temeremos. O sofrimento, as guerras, que nos fazem agir com ansiedade, tudo isso é relatado na Bíblia, que deixa claro também sobre a necessidade de nos prepararmos para os aconteci-mentos descritos no livro sagrado.

Sobre o futuro, que tal conhecer a fascinante ciência da arqueologia, que nada mais é que as evidências que comprovam a fé e a Bíblia e que nos ajuda a entender o futuro através de um livro tão temido por muitos, o apocalipse? Afinal, se a história bíblica é real, a teologia que se assenta sobre essa história também o será.

Boa leitura!Mário Fernando SouzaEditor [email protected]

@mfernandus

comunhao.com.br

comunhao.com.br/digital

radio.comunhao.com.br

LOJA. .COM.BR

Page 6: FRAQUEZA E FALTA DE FÉ EM DEUS? · 2 days ago · no que Deus pode fazer. 22 28 IGREJA PESQUISA Um levantamento do respeitado Barna Group apontou que um terço dos cristãos praticantes

OPINIÃO DO LEITOR

[email protected]

Envie sua opinião sobre a revista e suas reportagens, sugestões de pauta e notas para as colunas pelos nossos canais

+ VISUALIZADAS

• “Deus é Amor” perde uso exclusivo da marcaA Justiça de São Paulo decidiu que a expressão “Deus é Amor” não pode ser considerada como uma marca, alegando que é citação bíblica e não marca exclusiva, e por isso autorizou a sua utilização por outra entidade religiosa.

• Menino de 6 anos salvou a irmã de um ataque de cachorroUm ato de bravura em Cheyenne, no estado de Wyoming, nos Estados Unidos. Bridger Walker, de apenas 6 anos, se tornou um herói conhecido no mundo inteiro após salvar a irmã mais nova de um ataque de cachorro. Ele ficou com o rosto todo desfigurado.

• Foi só uma MentirinhaO artigo publicado pelo

articulista de Comunhão, pastor José Ernesto Conti abordou sobre o resultado que leva uma mentira contada por um cristão, fazendo referência ao ex-ministro da Educação, Carlos Decotelli, sobre as informações que apresentou em seu currículo.

PANDEMIA E ESPIRITUALIDADE“Tenho ouvido de alguns pastores que estão

ansiosos pelo chamado “novo normal”, que ninguém sabe como será. Então, o conteúdo da matéria “Pandemia pode afetar a comunhão e espiritualidade” foi oportuna e rica, e ainda trouxe um acalento para a igreja, por apresentar números frios, que merecem avaliação criteriosa e o calor da opinião das pessoas envolvidas diretamente com a igreja.” Magno Paganelli – São Paulo (SP)

SOU IDOSA, E DAÍ?“Muito legal essa matéria. Iniciativas como

a da dona Celeste são louváveis e mostram que a tecnologia é acessível a todos, inclusive aos nossos idosos.” Ilimani – Belo Horizonte (MG)

FILME QUANDO O SOL SE PÕE“Matéria interessante para o mundo cristão,

afinal, se trata de um lançamento de um filme cristão em uma das maiores plataformas de streaming do mundo.” - Jailson Nascimento de Lima Junior – Recife (PE)

FÉ APÓS PANDEMIA“Excelente a matéria apresentada sobre a fé

após a pandemia, que mostra, através de uma pesquisa, que ouviu pastores em todo o Brasil, que revelam suas percepções se o que vamos viver de agora em diante vai abalar a ligação das pessoas com Deus.” Jonathas Cirino – Vitória (ES)

LUTO“Muita tristeza e comoção nessa reportagem

que traz importante reflexão sobre a morte. Especialmente, para aqueles que sabem que a vida terrena é passageira, apesar das dores, das ligações que construímos aqui, é na Glória que tudo será resgatado.” - Ana Paula Morita, Maringá (PR)

MENINO QUE SALVOU A IRMÃ

“Fiquei realmente muito tocada com essa história! Mesmo sendo tão pequeno demonstrou que já conhece mais sobre o amor ao próximo do que muitos com uma vida longa. É o amor mais puro em sua essência, espero que ele preserve esse coração bondoso e essa enorme coragem.” Beatriz Leite dos Santos - São Gonçalo (RJ)

ENTREVISTA “Que inspiradora a entrevista com o

pastor e poeta Carlos Nejar! De fato, não existe nada mais poético e motivador do que olhar para a criação, como ele sugere, para nos lembrarmos

do nosso Criador. Especialmente nestes dias tão desafiadores!”

Dayane Nascimento Cuiabá (MT)

NAS REDES SOCIAIS www.comunhao.com.br revistacomunhao revistacomunhao @revistacomunhao bit.ly/youtubecomunhao [email protected] 27 99689-7285

6 Ouça a Rádio Comunhão comunhao.com.br

Page 7: FRAQUEZA E FALTA DE FÉ EM DEUS? · 2 days ago · no que Deus pode fazer. 22 28 IGREJA PESQUISA Um levantamento do respeitado Barna Group apontou que um terço dos cristãos praticantes

comunhao.com.br

PARA VOCÊ CRESCER!

DICA DO EDITOR

BÍBLIA TEXTUAL Chegou ao mercado a Bíblia Textual, primeira edição em português, pela BV Books Editora. Com mais

de 12 mil rodapés e 350 notas de estudos em um quadro comparativo das idades dos patriarcas, a Bíblia ficou pronta depois de nove anos e três meses de pesquisa, tradução e revisões. Diferente das tradicionais, a base textual dessa Bíblia é diferente do texto majoritário, tem menos livros, além de ser dividida em velho pacto e novo pacto, correspondente ao velho e novo testamento e ainda conta com informações de tabelas de pesos, medidas, glossário e anexos, que ajudam a compreender melhor os fatos descritos.

DRAMA

“QUANDO O SOL SE PÕE”Inspirado numa mensagem que fortalece a ideia do companheirismo, perdão e mostra que a amizade, o amor e a fé podem transformar vidas, “Quando o sol se põe” foi o primeiro filme cristão brasileiro a entrar para o catálogo da Netflix e já ficou entre os mais assistidos. O longa, que foi gravado em Santa Catarina, com roteiro e direção de Fábio Faria, é estrelado por Priscilla Alcântara, Lu Alone, Filipe Lancaster, Lito Atalaia, Gabriel Barreto, Samuel Araújo e Dany Grace. Assista o trailer: https://youtu.be/rQsex4-uRmo

PARA LER

A BÍBLIA DE ALEPH A ÔMEGA A trajetória da Bíblia e os elementos deste processo para

que chegasse até nós, hoje, são o tema de “A Bíblia de Aleph a ômega”. A obra, do pastor e doutor em arqueologia, Rodrigo Silva aborda os redatores do Antigo e Novo Testamento, os idiomas utilizados, os originais usasdos como fontes e os critérios de autenticidade, a diferença entre a Bíblia usada pelos evangélicos e as demais, dentre outras informações Vale a pena a leitura!

PODCAST

CONHECIMENTO Que tal ouvir a Palavra de Deus e seus ensinamentos de forma descontraída

e em qualquer lugar? Esta é a ideia do podcast “Mergulhe na Palavra”, a Bíblia livro por livro. Um programa produzido pela Igreja da Família, em Windermere, Flórida, nos EUA, e apresentado pelo pastor Lécio Dornas. Os episódios são semanais, de 20 minutos cada, que abordam os principais trechos do livro da Palavra de Deus, com ensinamentos práticos para a vida cristã. Para conferir o link com o conteúdo, acesse: https://youtu.be/57okxJx0m_E.

PARA OUVIR

JÚLIA VITÓRIA E ALINE BARROS

Emocionante o dueto de Julia Vitória e Aline Barros em um medley, que uniu um clássico da música cristã e uma composição autoral de Julia.

As duas cantaram com a participação especial do coral One Service Project. “Ele Vem/A Cidade Santa” é o segundo single do novo projeto de Júlia, em resgatar clássicos da música cristã. A obra foi gravada com o trecho de um hino que fez parte do primeiro LP de Aline Barros, lançado em 1995. Ouça: https://radio.comunhao.com.br/.

NO AUGE

PRETO NO BRANCO FAZ HISTÓRIAPrestes a completar cinco anos, o grupo Preto no Branco comemorou um feito inédito na carreira. Com três álbuns musicais gravados e grandes sucessos emplacados, grupo fez história na música gospel ao atingir 1 bilhão de views no canal do grupo no Youtube. Entre os destaques estão o single “Ninguém explica Deus”, que tem mais de 491 milhões de views. A banda, que é uma das mais influentes do meio gospel do Brasil está com nova formação desde maio, com os vocalistas Luan, Fadi e Silas. Assista o clipe: https://youtu.be/LYsaKn8FRhc

Page 8: FRAQUEZA E FALTA DE FÉ EM DEUS? · 2 days ago · no que Deus pode fazer. 22 28 IGREJA PESQUISA Um levantamento do respeitado Barna Group apontou que um terço dos cristãos praticantes

ENTREVISTA

8 Ouça a Rádio Comunhão comunhao.com.br

E m meio a esse turbilhão de medos, mortes e incógnitas que estamos vivendo por conta de uma pandemia que alastrou o mundo, uma coisa vem à cabeça: é uma

questão de fé, de que tudo vai passar! Porém, a Palavra de Deus deixa claro sobre a necessidade do crente em se preparar para os acontecimentos descritos no livro sagrado.

Estamos falando do apocalipse, e a arqueologia é a ciência chave para descrevê-lo. Uma das maiores autoridades no Brasil em descobertas arqueológicas e a Bíblia, pastor Rodrigo Silva, da Igreja Adventista do Sétimo Dia é categórico em afirmar que o “evangelho vem das pedras”. Tudo porque “a arqueo-logia tem ajudado muito na compreensão da revelação bíblica de Deus”, explicou.

Em entrevista exclusiva à Comunhão, Rodrigo, que é doutor em Teologia Bíblica, pós-doutorado em Arqueologia Bíblica,

Pastor e arqueólogo explica que arqueologia comprova a fé e a Bíblia

RODRIGO SILVAmestre em Teologia e História, também apresentador do programa Evidências, na TV Novo Tempo, fala sobre como podemos usar a arqueologia, que desvenda o passado, para desvendar um livro que interpreta o futuro e até mesmo ajudar as várias vertentes da ciência em suas descobertas.

E que tudo isso só é possível por conta da existência de um Deus que é imensurável e inimaginável, que a nossa mente não consegue alcançar. Confira!

Como a arqueologia, que lida com o passado, pode ajudar a lançar luz sobre o que vai acontecer no futuro?

A arqueologia se dispõe a estudar as evidências mate-riais relacionadas de forma direta ou indireta a partir de relatos bíblicos ou evidenciados no texto das Escrituras

por Priscilla Cerqueira

Page 9: FRAQUEZA E FALTA DE FÉ EM DEUS? · 2 days ago · no que Deus pode fazer. 22 28 IGREJA PESQUISA Um levantamento do respeitado Barna Group apontou que um terço dos cristãos praticantes

comunhao.com.br revistacomunhao @revistacomunhao revistacomunhao 9

judaico-cristãs. As descobertas arqueo-lógicas nos ajudam a entender de onde viemos e até, de certa forma, qual será nosso futuro. Os vestígios encontrados nos sítios arqueológicos desvendam o passado. Deus usou um estilo conhe-cido para inspirar especialmente Daniel e João a escreverem sua revelação numa forma que os contemporâneos pudessem entender. Nem sempre era fácil e muitas imagens são até hoje tema de debate. Mas o Espírito Santo partiu do conhe-cido para revelar o desconhecido e assim descortinou para todos os que tivessem acesso à Bíblia a certeza que na marcha e contramarcha das nações existe um tecido invisível costurado pela provi-dência divina. A arqueologia é como se fosse Deus falando, é a chave para entender apocalipse, que nada mais é a pregação, conversão. O apocalipse é Deus nos antecipando a última página da história desse mundo, e ele, bem enten-dido, sem sensacionalismo, trará um reavivamento espiritual na igreja.

Qual a maior contribuição da arqueologia para a igreja? E para a sociedade, o que já foi possível comprovar, através da ciência ao longo dos anos, o que já estava escrito na Bíblia?

A arqueologia tem ajudado muito na compreensão da revelação bíblica de Deus. As contribuições dessa ciência em relação à Bíblia nesses mais de dois séculos de existência são diversas. Ela traz luz sobre o significado de nume-rosas palavras bíblicas; aumenta nosso entendimento sobre certos pontos doutri-nários do Novo Testamento e silencia progressivamente certos críticos que não aceitam a inspiração da Palavra de Deus. Através dela podemos determinar

Você participou de diversas pesquisas arqueológicas no mundo como escavações em Israel, Jordânia, Sudão Espanha. O que mais lhe fascina nas experiências que teve com a arqueologia bíblica?

Tomar nas mãos um artefato e saber que ele fez parte de uma história que eu sempre li e ouvi é fascinante. Um caco de cerâmica me diz muita coisa de cunho emocional. Imagino que a pessoa que fez aquele vaso viveu nos tempos da Bíblia e no local onde as histórias bíblicas ocor-reram. Fico me perguntando: quem usou pela última vez esse objeto? Quem o fez? Será que ele conheceu pessoalmente a Jesus? São possibilidades que escapam ao método cientifico, mas a possibili-dade me emociona, pois esta é a história do amor de Deus por mim. Rigor cienti-fico não pode ser influenciado por uma vontade emocional de se encontrar algo, mas também não pode se abster do signi-ficado de tudo aquilo.

Em algumas de suas palestras você declarou que “Bíblia e Jesus” é um assunto fascinante, que não tem como ficar neutro em relação ao nome de Deus. Por que?

É tudo uma questão de fé e nada mais. Muitos crentes pensam que a fé anula a necessidade de evidências. Não concordo, pois se a fé não demanda evidências, por que acredito na Bíblia e não no Alcorão?

conceitos doutrinários como a divin-dade de Cristo ou a futura ressurreição dos mortos. Também não se trata de dizer que a arqueologia “confirma” a Bíblia no sentido de ser superior à reve-lação, já que a maior confirmação deve vir de Deus, que é o verdadeiro autor das Escrituras. Mas ela lida com nosso inte-lecto pensante e nos ajuda a construir evidências para aquilo que acreditamos. A arqueologia é uma grande ferramenta de estudo, não apenas para contex-tualizar corretamente determinadas passagens da Bíblia, mas para confirmar a historicidade do seu relato. Se a história bíblica é real, a teologia que se assenta sobre essa história também o será, por isso, Deus soprou aos profetas a ideia de escreverem um livro de histórias que confirmassem a ação divina em meio aos acontecimentos da humanidade.

“Shakespeare toca nas emoções, Confúcio na espiritualidade, Freud no psiquismo, Einstein no raciocínio, mas só a Bíblia provoca conversão e novo nascimento”

“Se a história bíblica é real, a teologia que se assenta sobre essa história também o será, por isso, Deus soprou aos profetas a ideia de escreverem um livro de histórias que confirmassem a ação divina em meio aos acontecimentos da humanidade.”

Pastor Rodrigo Silva em uma de suas escavações e pesquisas em Israel

Page 10: FRAQUEZA E FALTA DE FÉ EM DEUS? · 2 days ago · no que Deus pode fazer. 22 28 IGREJA PESQUISA Um levantamento do respeitado Barna Group apontou que um terço dos cristãos praticantes

ENTREVISTA

10 Ouça a Rádio Comunhão comunhao.com.br

Tem de haver uma diferença racional entre ambos. Eu não acre-dito que milagres produzam a fé. Porém, vivendo nas limitações do lado avesso da eternidade, há muitas coisas que não entendo e muitas perguntas que não são respondidas. É aí que a fé me ergue com mais força. É como se ela me dissesse: “Lembra das coisas que Deus fez no passado? A história está em boas mãos”. Deus permitiu que o raciocínio humano visse uma série de elementos lógicos que afunilando nos fazem chegar à revelação cristã. Se Deus falasse igualmente para todos, perderíamos a necessidade da comu-nhão uns com os outros. Logo, o mais coerente é que Deus escolha alguns dentre nós, revele a eles – em linguagem humana – suas verdades e estes nos transmitam com exatidão o que lhes fora dito. Estes seriam os videntes ou profetas (I Sam 9:9). Porém, reconheço que a experiência pessoal é muito subjetiva. O modo que tenho de vencer a subjetividade é verificando no testemunho da história a veracidade do que foi dito. É neste sentido que a Bíblia salta diante dos olhos como o único livro sagrado de toda a humanidade que contextualiza historicamente suas afirmações. Ela nos convida a ver a ação de Deus na história, cujo ápice foi a vida, morte e ressur-reição de Jesus Cristo. Nada é tão radical e provocador. É preciso muito esforço para negar o Jesus histórico e sua relação intrínseca com o Cristo da fé. Deus sujou seus pés na poeira desse mundo e deixou seu testemunho em forma de livro. Nenhum outro clássico, jamais escrito pode provocar as mudanças e transformações de

caráter que a Bíblia apresenta. Shakespeare toca nas emoções, Confúcio na espiritualidade, Freud no psiquismo e Einstein no raciocínio, mas só a Bíblia provoca conversão e novo nascimento. Uma vida realmente transformada pela leitura desse livro é um argumento que nenhum descrente é capaz de refutar.

Como vê “tentativas” dos cientistas em estabelecer datas para o retorno de Jesus, para o resultado final deste mundo, especialmente quando muitas pessoas buscam respostas na Bíblia?

Existem dois extremos que são igualmente perigosos para o crente. Um deles é a marcação de datas, ainda que indireta, que é feita por alguns mediante a exacerbação de algumas coisas que estão acontecendo. Qualquer novo líder religioso que surge já tem alguém para carimba-lo como sendo o anticristo. Qualquer nova pandemia ou epidemia já é diagnosticada como a última, que vai trazer o fim da humanidade. A Bíblia nos adverte que quanto ao dia e a hora da volta de Jesus ninguém sabe. A Palavra de Deus também nos aconselha a não perder de vista os sinais dos tempos. Devemos ter uma cosmovisão espiritual para interpretar os tempos solenes que estamos vivendo. Jesus falou que devemos estar sempre preparados e atentos à volta d’Ele. Mais do que marcar cronologicamente qualquer ideia de quando Jesus voltará, devemos desejar ardentemente o Seu retorno.

Partindo da afirmação de que fé é acreditar na evidência de que Deus existe, então qual é o tamanho de Deus?

A pergunta se esbarra em nossa percepção dimensional, que é qualquer extensão mensurável, que determina a distância e porção de espaço ocupada por um corpo; tamanho, proporção, profundidade desde o ponto de vista de um observador. O tamanho da Terra em relação ao universo observável é o equivalente ao tamanho do vírus da gripe em relação ao Sistema Solar! Se fosse mensurável a uma estatura maior que o universo, já seria algo inimaginável. Deus é muito mais que isso, é imensurável! A Bíblia o descreve como um Ser incomparavel-mente misterioso, que a nossa mente não consegue alcançar. Então, caso haja mesmo um Deus Criador do universo e tudo o que ele contém, sua essência tem de ser muito maior do que tudo que jamais poderia imaginar a mente humana. Tem de ser infi-nita e eterna. Deus não é coisa, teorema, muito menos objeto. Não existe um espaço que caiba Deus. De um modo maravi-lhoso, o eterno se fixou no tempo e o infinito coube num corpo humano, por isso, podemos conhecê-Lo, e na sua essência seria inimaginável para nós.

“De um modo maravilhoso, o eterno se fixou no tempo e o infinito coube num corpo humano, por isso, podemos conhecer Deus, que na sua essência seria inimaginável para nós.”

Page 12: FRAQUEZA E FALTA DE FÉ EM DEUS? · 2 days ago · no que Deus pode fazer. 22 28 IGREJA PESQUISA Um levantamento do respeitado Barna Group apontou que um terço dos cristãos praticantes

12 Ouça radio.comunhao.com.br comunhao.com.br

VIDA CRISTÃ

A ansiedade é considerada o mal da era pós-moderna. É a preocupação exagerada com o futuro e muitos teólogos afirmam que é sinônimo de falta de fé no que Deus pode fazer

por Elisa Rangel e Priscilla Cerqueira

M ãos trêmulas, boca seca, palpitação no coração, fala apressada, dificuldade para dormir, suor, problemas no estômago. O simples fato de pensar no que vai ter que fazer amanhã ou nos

projetos para o futuro faz muita gente suar frio e se apavorar. A ansiedade é um sentimento muito corriqueiro no dia a dia das pessoas e poucos se arriscam a dizer que não são ansiosos. Confessam que sofrem antecipadamente por um trabalho de faculdade que têm que entregar uma prova que vão fazer, a reunião que precisam preparar as aulas de música e de idioma

“A ansiedade não é 100% ruim, se for essa do tipo natural. Ela é inerente ao ser humano. É aquilo que o move e que faz com que ele busque solucionar a situação, aliviar a tensão”Rosane Castilhos, psicoterapeuta

NÃO ANDEIS ANSIOSOS

Page 13: FRAQUEZA E FALTA DE FÉ EM DEUS? · 2 days ago · no que Deus pode fazer. 22 28 IGREJA PESQUISA Um levantamento do respeitado Barna Group apontou que um terço dos cristãos praticantes

revistacomunhao @revistacomunhao revistacomunhao 13 comunhao.com.br

nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?”. Se Deus se preocupa com aves e plantas, está atento ainda mais aos anseios do homem. E ainda acrescenta: “A ansiedade é um ato de incredulidade. Ficamos ansiosos porque duvidamos que Deus é poderoso suficiente para cuidar da nossa vida. Onde a ansiedade se instala, a fé não tem mais espaço”.

SOCIEDADE ANSIOSAO pastor José Bruno, da igreja Assembleia de Deus em

Santa Marta, Vitória (ES), tem quase 44 anos de ministério pastoral e conta que já acompanhou de perto muitos irmãos com problemas de ansiedade, seja na família, na escola ou no trabalho. Segundo o pastor, na ansiedade patológica, ou maléfica como ele define, a origem do sofrimento é o pecado, a causa é espiritual. Citando I Pedro 5:7 (Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós), ele explica que é preciso viver plenamente ao lado de Cristo para fugir dessa preocupação exagerada com o futuro.

“Quando o apóstolo Pedro nos orienta lançar a ansie-dade, é aquela que prejudica, que atrapalha o nosso dia a dia. Hoje temos um padrão de vida melhor que o de nossos pais, mas também temos trabalhado mais, estudado mais e se diver-tido menos. Atualmente, as pessoas só se casam depois que têm casa, faculdade, mestrado, se tiverem plano de saúde, quando comprarem um carro. Nós buscamos isso para não ficarmos de fora da sociedade, mas essa auto-cobrança faz gerar a ansiedade”, disse.

A psicóloga, psicoterapeuta e terapeuta de família Rosane Castilhos, da Igreja Batista da Mata da Praia, em Vitória (ES), explica que o mundo atual gera uma sociedade ansiosa. “Alguns pesquisadores dizem que o simples fato de vivermos na sociedade contemporânea já é um fenômeno suficiente para que nos tornemos pessoas propensas a uma vida agitada, causada pela competitividade acirrada, consumo desenfreado, violência, economia instável e outros componentes da vida moderna. Infelizmente, viver ansiosamente passou a ser uma condição do homem moderno”, disse.

pela manhã dos filhos, as contas a pagar, a reforma que é preciso fazer na casa, os móveis que já passaram da hora de mandar para o marceneiro, a consulta marcada com um médico, a cirurgia que vão ter de se submeter.

Psicólogos e psicanalistas afirmam que a ansiedade é quase que inerente ao ser humano, mas para muitos pastores e teólogos esse é um sentimento que se contrapõe à fé em Deus. Afirmam que se preocupar demais com o futuro mostra falta de confiança no que o Pai pode fazer na vida de Seus filhos.

Jesus Cristo, no sermão que é considerado os mais lindos da história, em Mateus 6, exortou: “Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E pelo que haveis de vestir, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham

A Bíblia mostra como reduzir a ansiedade, com a ajuda de Jesus. Você não precisa enfrentar a ansiedade sozinho. Deus está com você e Ele não quer que você viva paralisado pela ansiedade.

CONHECER O QUE A BÍBLIA DIZ A Bíblia conta sobre um Deus Todo-Poderoso, que lhe ama e está no controle de sua vida. Você descobrirá como Deus é bom, sábio, justo e nunca falha (Filipenses 4:6-7).

DAR A ANSIEDADE PARA DEUS A ansiedade é como um fardo pesado. Dê o fardo a Deus. Conte para Ele sua ansiedade e lhe peça “tome isto, eu não consigo carregar sozinho” (1 Pedro 5:7).

COLOCAR EM PERSPECTIVA Uma boa forma de controlar a ansiedade é olhando a situação de uma perspectiva maior. Nos momentos mais difíceis da vida, com muita ansiedade, lembre-se disso. Pôr em perspectiva também ajuda a controlar a ansiedade por coisas mais pequenas. (Lucas 12:25-26).

RESOLVER UMA COISA DE CADA VEZ Muita ansiedade é provocada por pensar em muitos problemas ao mesmo tempo. Quando isso acontece, você precisa organizar as prioridades. (Mateus 6:34). Não tente resolver tudo ao mesmo tempo; resolva um problema de cada vez.

PROCURAR AJUDA Você não está sozinho. Procure a ajuda de um pastor ou líder de confiança, para lhe orientar. Se a ansiedade está causando problemas físicos, procure também ajuda médica (Provérbios 12:25).

Fonte: https://www.respostas.com.br/como-controlar-a-ansiedade

DICAS PARA CONTROLAR A ANSIEDADE USANDO A BÍBLIA

“É sempre bom ter uma ansiedade normal, realística, mas se ela não for tratada pode levar ao desenvolvimento de doenças. A probabilidade de morrer por problemas cardíacos pode ser até quatro vezes maior para quem desenvolver a ansiedade severa” Edson Oliveira, Pastor e psicanalista

5

1

2

3

4

5

Page 14: FRAQUEZA E FALTA DE FÉ EM DEUS? · 2 days ago · no que Deus pode fazer. 22 28 IGREJA PESQUISA Um levantamento do respeitado Barna Group apontou que um terço dos cristãos praticantes

14 Ouça radio.comunhao.com.br comunhao.com.br

No entanto, ela ressaltou que há dois tipos de ansiedade: a natural e a patológica. A primeira não precisa ser tratada, pois é controlada pela própria pessoa, por exemplo, quando vive uma expectativa de algo que vai acontecer, como o resultado de uma prova, o primeiro encontro amoroso para um adoles-cente, o diagnóstico de uma doença, os preparativos para o casamento, a chegada de um filho, a mudança de emprego, etc. Nesses casos, segundo Rosane Castilhos, logo que a situação se resolve, a pessoa retoma seu estado normal, tanto fisicamente como emocionalmente. “A ansiedade não é 100% ruim, se for essa do tipo natural. Ela é inerente ao ser humano. É aquilo que o move e que faz com que ele busque solucionar a situ-ação, aliviar a tensão”, destacou a psicóloga.

Já os estados de ansiedade patológica (anormal) se confi-guram em síndromes de ansiedade e requerem tratamentos específicos. Eles têm como característica a forte intensidade e a longa duração do estado de angústia, que faz com que a pessoa fique incapaz de lidar com a situação. “Ao invés desse senti-mento contribuir para a pessoa enfrentar e resolver o problema, ele atrapalha, dificulta, bloqueia”, explicou.

ANSIEDADE E SAÚDEO pastor Edson de Oliveira, que é psicanalista, escritor,

professor e pastor da Igreja Presbiteriana de Santana, em Cariacica (ES), confirma que a ansiedade pode desencadear problemas sérios de saúde. “A ansiedade não é doença, faz parte do nosso mecanismo de defesa. É sempre bom ter uma ansie-dade normal, realística, mas se ela não for tratada pode levar ao desenvolvimento de doenças. A probabilidade de morrer por problemas cardíacos pode ser até quatro vezes maior para quem desenvolver a ansiedade severa”, disse.

Ele ainda destacou algumas causas desse sentimento: “O homem pós-moderno vive na ‘era da ansiedade’ devido as suas incertezas quanto às questões do futuro, por exemplo: a busca desenfreada por uma melhor condição de vida, pressio-nada pela supremacia do ter sobre o ser, a insegurança vivida

pela sociedade, a instabilidade econômica, a crise familiar, os conflitos de valores. A nossa era se caracteriza por extra-ordinário progresso do conhecimento. Sabemos muito sobre tecnologia, internet, etc., porém muito pouco sobre o amor e os valores indispensáveis para uma vida significativa e satisfa-tória. Essa inversão de valores causa ansiedade”.

O reverendo Hernandes Dias Lopes, da Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória (ES), descreve a definição da palavra, que na língua grega significa estrangulamento, e afirma, no texto intitulado “Ansiedade, o estrangulamento emocional”, que esse sentimento gera sofrimento sem razão.

“Ela nos tira o oxigênio, corta o nosso fôlego e nos asfixia. Rouba nossas forças, embaça nossos olhos e tira de nós a pers-pectiva do futuro. Não administramos o futuro, por isso não podemos sofrer por alguma coisa que ainda está para acontecer.

“Sempre fui muito agitada, sempre gostei de fazer várias coisas ao mesmo tempo, tanto na minha vida pessoal quanto na profissional. Também é da minha natureza me importar com o próximo além da conta. Porém ficou descontrolado. Comecei a sofrer demais por não conseguir resolver as coisas. Com todo meu amor, cuidado e carinho, escrevia roteiros para alguém que tivesse em situação difícil.

A ansiedade era tão grande que cheguei num ponto em que eu enlouquecia se não encontrasse aquilo que procurava, as vezes até me batia. Perdia a paciência com facilidade. Eu ficava ansiosa e por isso tinha dores de cabeça forte, então o corpo respondeu.

Um dia senti uma dor muito forte no ombro, que passou pelo meu braço, perna e deu uma repuxada no meu rosto. Aquela dor se intensificou. Fiquei internada na UTI por cinco dias. Era um acúmulo de estresse dessa preocupação com o outro, vontade de vencer na vida, cobranças internas que tinha. Era um somatório da minha grandiosa ansiedade. Engordei 30 quilos no decorrer de 8 anos.

Procurei ajuda, fiz terapia e tomei remédios. Integrei no Ministério de louvor da igreja Bola de Neve da Barra, no Rio de Janeiro, onde sou membra, fiquei mais perto de Deus, tive muito amor da minha família e melhorei. Claro que estamos melhorando dia após dia. Mas se não fosse minha fé no Senhor iria me afundar de vez”.

Monique Oliveira Jales – Jornalista

ATÉ ONDE VAI A ANSIEDADE!

“A ansiedade é inútil, pois além de não nos ajudar a resolver o problema amanhã, nos enfraquece hoje, além de ser incoerente, já que muitas vezes sofremos hoje por algo que jamais vai acontecer, e nos leva a sofrer duas vezes, antes e quando o problema chega” Hernandes Dias Lopes, reverendo da da Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória (ES)

VIDA CRISTÃ

Page 15: FRAQUEZA E FALTA DE FÉ EM DEUS? · 2 days ago · no que Deus pode fazer. 22 28 IGREJA PESQUISA Um levantamento do respeitado Barna Group apontou que um terço dos cristãos praticantes

revistacomunhao @revistacomunhao revistacomunhao 15 comunhao.com.br

DICAS DE LEITURA

O FIM DA ANSIEDADE Max Lucado

ANSIEDADE - COMO ENFRENTAR O MAL DO SÉCULOAugusto Cury

CONFIANÇA INABALÁVEL Maurício Zágari

A ansiedade é inútil, pois além de não nos ajudar a resolver o problema amanhã, ela nos enfraquece hoje. A ansiedade é inco-erente, pois muitas vezes sofremos hoje por algo que jamais vai acontecer. Ela nos leva a sofrer duas vezes, antes e quando o problema chega”, afirma.

DEUS NÃO TEM ESPAÇO PARA AGIRO pastor Ruy dos Santos, da Igreja do Evangelho Quadrangular

em Bairro República, Vitória (ES), é enfático ao afirmar que a ansiedade é falta de fé. “Ela não compactua com a vida cristã. Se você vive ansioso não dá espaço para Deus agir. Ele não tem lugar na sua cabeça. Quando desenvolvemos uma fé sustentável, a ansiedade pode ser algo momentâneo”, declarou.

Ele destacou ainda que o dinheiro, a saúde e os estudos são os principais fatores que levam um homem à ansiedade. “Esse sentimento está ligado a coisas terrenas, passageiras. Assim como a Bíblia cita os frutos do espírito, acredito que a ansiedade é fruto do pecado. Mas a Palavra de Deus diz que os justos viverão pela fé e o justo é aquele que vive debaixo das

“Ela não compactua com a vida cristã. Se você vive ansioso não dá espaço para Deus agir. Ele não tem lugar na sua cabeça. Quando desenvolvemos uma fé sustentável, a ansiedade pode ser algo momentâneo” Ruy dos Santos, Pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular em Bairro República, Vitória (ES)

“Hoje temos um padrão de vida melhor que o de nossos pais, mas também temos trabalhado mais, estudado mais e se divertido menos. Atualmente, as pessoas só se casam depois que têm casa, faculdade, mestrado, se tiverem plano de saúde, quando comprarem um carro” José Bruno, Pastor da igreja Assembleia de Deus em Santa Marta, Vitória (ES)

mãos do Pai, que sabe que todas as coisas podem n’Aquele que lhe fortalece (Filipenses 4:13). Temos que nos aproximar mais de Deus”, declarou.

Apontada como a doença do século, a ansiedade gera estresse e aparece quando não se vive o presente, apenas pensa-se sobre o futuro. O rei Davi, que passou por grandes tribulações na vida, aprendeu que se deve descansar em Deus quando o assunto é o futuro. Em Salmo 37, ele afirma: “Deleita-te também no Senhor e ele te concederá o que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele e ele tudo fará”. Já no Salmo 40, declara: “Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor”.

Para viver no centro da vontade de Deus é preciso entender que o Senhor é dono de todas as coisas, e que sempre cuidou, cuida e cuidará de seus filhos. É preciso viver o hoje, agradecer pelo ontem e pedir orientação pelo amanhã. Não devemos abandonar os planejamentos, apenas precisamos depositá-los nas mãos do Pai e seguir o que Ele nos ensina.

A ansiedade é uma intromissão na providência de Deus e o melhor a fazer é trocar essa preocupação com o futuro pela confiança no Senhor, depositando nEle o que o nosso coração deseja: “Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças” – Filipenses 4:6.

Page 16: FRAQUEZA E FALTA DE FÉ EM DEUS? · 2 days ago · no que Deus pode fazer. 22 28 IGREJA PESQUISA Um levantamento do respeitado Barna Group apontou que um terço dos cristãos praticantes

ARTIGO

16 Ouça a Rádio Comunhão comunhao.com.br

William Douglas é juiz federal,

professor universitário e

escritor

Valmir Nascimento Milomem Santos

é professor e Conselheiro

do IBDR

ABUSO DE PODER RELIGIOSO?

D iscussão recorrente nas últimas eleições, a participação de cidadãos

religiosos no debate político voltou à cena porque o Ministro Edson Fachin propôs que o TSE passe a reconhecer o “ilícito” de “abuso de poder religioso”.

O caso comprova que até os mais eruditos podem se equi-vocar, afinal, o crime de “abuso de autoridade religiosa” afronta à Constituição, em especial o art. 1º, art. 5º e art. 19, que o Poder Público crie “distinções entre brasileiros ou preferên-cias entre si”.

A tese do “abuso religioso” decorre de visão equivocada, que tenta excluir as pessoas de fé do debate público. O Estado é laico, não laicista. O próprio TSE, ao julgar o RO 265.308, em 2017, decidiu que a Constituição e as leis eleitorais não contemplam a figura do “abuso do poder religioso” porque o Congresso jamais criou essa figura. Se o Judiciário criasse esse crime eleitoral, haveria um ativismo inaceitável, com desrespeito ao texto constitucional.

A tipificação do ilícito eleitoral em face somente dos religiosos também seria uma flagrante discriminação, uma perseguição religiosa. Não há debates dessa natureza sobre outros setores.

Ainda que possa haver excessos e até coação psicológica para direcionar os votos em outros nichos, não está posta a hipó-tese de se criar, por exemplo, o “abuso de poder ambientalista”, “ruralista” ou “sindicalista”.

Nessas situações, a influ-ência é considerada legítima, e exercício da liberdade de pensa-mento. E os religiosos? Não podem falar sobre política? Isso chega a soar ofensivo.

A “coação moral de natu-reza eleitoreira” é muito mais frequente em universidades e em shows multitudinários do que nas igrejas. O Estado Democrático de Direito não admite tratamento diferente para sindicatos e igrejas, artistas e ministros religiosos.

Michael Sandel, professor de Harvard, observou que pessoas encaram a disputa política a partir de suas visões de mundo e, legitimamente, alguns cida-dãos formam convicções a partir da religião.

O próprio STF, na ADPF 548, garantiu a livre manifestação de ideias em universidades durante período eleitoral. Estudantes e professores universitários têm mais direitos do que os religiosos que não participam da academia?  Quem tem fé é cidadão de segunda classe?

Só quem se submeteu ao crivo do voto popular pode criar normas gerais. Por isso é antidemocrático o TSE legislar. Mesmo os 11 ministros do STF, ainda que bem intencio-nados, não podem ocupar o lugar de 513 deputados fede-rais e de 81 senadores. O STF legislar fere o equilíbrio dos Poderes. Quando os juízes legislam, aí sim temos abuso de autoridade.

Os limites eleitorais, obvia-mente, devem ser respeitados. É preciso coibir as propagandas irregulares dentro dos templos e eventuais abusos de poder econômico, quando usados pela religião. Mas isso deve ser feito dentro das regras eleitorais, não com a criação de um tipo espe-cífico que resultará apenas em criminalização da fé.

O voto do Ministro Fachin parece suscitar a velha e ultrapassada afirmação de que política e religião não se misturam. O Judiciário não pode criar lei nem impor discri-minações que terminariam por perseguir os valores religiosos. Isso violaria a Constituição e o art. 18 da Declaração Universal d o s D i r e i t o s Hu m a n o s . Esperamos, respeitosamente, que o TSE não queira tornar “lei” essa tese equivocada.

“A tese do “abuso religioso”

decorre de visão equivocada, que

tenta excluir as pessoas de

fé do debate público”

Page 18: FRAQUEZA E FALTA DE FÉ EM DEUS? · 2 days ago · no que Deus pode fazer. 22 28 IGREJA PESQUISA Um levantamento do respeitado Barna Group apontou que um terço dos cristãos praticantes

18 Ouça a Rádio Comunhão

“...para que fosse pai de todos os que creem. ” Romanos 4:11

O avanço do conhecimento humano nos últimos anos é impressionante. Entretanto, mesmo diante de todos esses progressos, novos obstáculos sempre se apre-

sentam para o homem.O espetacular desenvolvimento da ciência é o cumprimento

de mais uma das várias profecias bíblicas. “E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará”, (Daniel 12:4).

Por outro lado, o instrumento que Deus nos deu para nos ligarmos a Ele não é a ciência, que está em construção, porém, sim, a fé, que é eterna. De acordo com o professor Tiago Campos Pereira, diácono e membro do grupo Ciência e Fé da Igreja Cristã Maranata, precisamos guardar a fé a despeito de todas as coisas.

“Nossa fé não pode ser alicerçada em observações cientí-ficas que ‘sugerem a existência de Deus’. Essa ‘fé racional’ é extremamente frágil, pois a ciência passa por transformações, e um dado científico que hoje é “X” pode ser “Y” no futuro”, destaca o professor.

“Algumas pessoas posicionam a ciência e a fé dentro de um ringue, colocando-as para lutar. Tais assim o fazem possivel-mente por não entenderem a natureza e os limites da ciência, ou as características da fé”, complementa.

O Senhor sempre falou ao homem usando formas que ele compreendesse. Semelhantemente, o grupo de ciência e fé da ICM crê que Deus tem algo especial para ensinar, e trazer isso para o homem.

“É interessante notar que membros de uma mesma família biológica apresentam o mesmo sangue, que é o

FÉ E GENÉTICA

ESTUDO BÍBLICO

Page 19: FRAQUEZA E FALTA DE FÉ EM DEUS? · 2 days ago · no que Deus pode fazer. 22 28 IGREJA PESQUISA Um levantamento do respeitado Barna Group apontou que um terço dos cristãos praticantes

revistacomunhao @revistacomunhao revistacomunhao 19

elemento que os une. Da mesma forma, o sangue de Jesus, que é o elemento que circula em todo o corpo de Cristo, sua Igreja, traz vida para todos os seus membros”, a f i rma Ca mpos, que concilia o seu diaconato com sua formação acadêmica.

Biblicamente, mediante o ‘novo nasci-mento’ temos Deus como Pai. A partir desta perspectiva entende-se que a ciência está associada a esta vida; a fé, à vida eterna. “Jesus respondeu, e disse--lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”, (João 3:3).

A seguir, você aprenderá mais sobre “Fé e Genética” no estudo formulado pelo professor Tiago Campos Pereira

INTRODUÇÃORecentemente, pudemos testemu-

nhar a era genômica, em que os mais de 20 mil genes humanos codificadores de proteínas, além dos milhares de genes para RNAs funcionais foram sequen-ciados. Neste momento, começamos a identificar melhor suas funções, como eles interagem entre si e orquestram a

“Algumas pessoas posicionam a ciência e a fé dentro de um ringue, colocando-as para lutar. Tais assim o fazem possivelmente por não entenderem a natureza e os limites da ciência, ou as características fé”

belíssima sinfonia molecular dentro da cada célula. Assim, o ser humano começa a deslumbrar seu ‘livro da vida’, porém, permanece sem conhecer o ‘livro da vida’ de Deus (Apocalipse 3:5).

A Bíblia nos mostra um elemento central no projeto de Deus para salvação do homem: a fé. Porém, a fé não é uma característica biológica humana, ela não é herdada de nossos pais terrenos, portanto, não está em nosso DNA; e la vem de nosso Pa i ce lest ia l (Efésios 2:8 [1]). Por outro lado, veri-fica-se que pessoas de uma mesma família são geneticamente seme-lhantes e, devido a isso, diz-se que elas “possuem o mesmo sangue” – aspecto esse que tem fundamento na Genética, a ciência que estuda a trans-missão das características biológicas ao longo das gerações. Nesse artigo, veremos a relação entre fé e Genética, por meio do Sangue de Jesus – que é outro elemento-chave na Bíblia. Faremos paralelos simbólicos com duas abordagens: (i) a herança gené-tica humana e (ii) a herança ‘genética’ de Deus Pai.

A HERANÇA GENÉTICA HUMANA

No velho testamento, o Senhor Deus apresenta especial zelo com os laços de sangue biológico (herança gené-tica humana). Um exemplo notório é apresentado na busca por uma esposa para Isaque. Consciente da promessa de Deus, Abraão entendeu que Isaque não poderia se casar com uma mulher

cananeia, cujos costumes e deuses eram diferentes. Nesse sentido, Abraão faz seu servo jurar que buscaria entre a sua parentela (os hebreus) uma esposa para Isaque (Gênesis 24:3-4 [1]). Ele sabia que dentro de sua família exis-tiam mulheres que haveriam de crer no mesmo Deus. Abraão, portanto, visava assegurar que seu filho Isaque perpetuaria uma descendência genética (sangue biológico) e fiel (isto é, que teria a mesma fé nele manifesta). Para encontrar aquela que portava o sangue da família, o servo buscou na parentela; e para encontrar aquela que teria uma vida de fé, o servo de Abraão pede um sinal (“aquela que tirar água do poço, para ele e seus camelos”; Gênesis 24:14 [1]). Essa característica foi encontrada em Rebeca, que simbolizava a Igreja Fiel, a qual tem tido experiências com a fonte de águas que jorra para a vida eterna (João 4:14) [1].

A HERANÇA ‘GENÉTICA’ DE DEUS PAI

A Bíblia nos relata que Jesus, como homem, não deixa uma descendência, evidenciando, assim, que a intenção de Deus Pai não era transmitir a fé biologi-camente; porém, concedê-la diretamente ao homem, a par t ir dele mesmo – uma herança sua.

Porém, como essa característica é passada para o homem? Uma das alego-rias que a Bíblia registra é denominada de o novo nascimento (João 3:3 [1]). Note que para o nascimento de um filho biológico, é necessário que pai e mãe contribuam com seus materiais genéticos; a criança é uma mistura genética de ambos (herança genética biparental). Entretanto, no novo nascimento, isto é, quando aceitamos o Senhor Jesus como nosso salvador, nos tornamos filhos de um só Pai – nosso Deus (Efésios 4:6 [1]), temos um só genitor (herança uniparental) (Figura 1). Portanto, tudo que recebemos vem de Deus Pai, em especial, a fé! Reiterando, é essen-cial entendermos que somos incapazes de gerar a fé verdadeira, ela precisa vir dele por meio da eleição (1 Pedro 1 [1]) – assim como Rebeca fora eleita por Deus. O novo nascimento permite que herdemos a ‘gené-tica’ do Pai eterno, e nos tornemos irmãos

Tiago Campos Pereira é diácono e membro do grupo Ciência e Fé da Igreja Cristã Maranata, graduado em ciências biológicas pela Unicamp, mestre e doutor em Genética e Biologia Molecular pela Unicamp, com pós-doutorado pela Universidade de Cambridge

Page 20: FRAQUEZA E FALTA DE FÉ EM DEUS? · 2 days ago · no que Deus pode fazer. 22 28 IGREJA PESQUISA Um levantamento do respeitado Barna Group apontou que um terço dos cristãos praticantes

20 Ouça a Rádio Comunhão

SAIBA MAISREFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS[1] A Bíblia Sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida. Sociedade Bíblia do Brasil, 1969.[2] Fé: o elo perdido. Tarcísio N. Teles. Apresentado por Igreja Cristã Maranata. Revista Veja, Edição 2682 (15/04/2020).

SOBRE A AUTOR Tiago Campos Pereira, diácono e membro do grupo Ciência e Fé da Igreja Cristã Maranata, graduado em ciências biológicas pela Unicamp, mestre e doutor em Genética e Biologia Molecular

em Cristo. Em especial, recebemos um novo nome (Apocalipse 2:17 [1]), e temos uma nova morada celestial (João 14:1-3 [1])!

É interessante notar que, outrora, o foco do olhar de Deus Pai estava sobre o vínculo de sangue biológico (um povo - Israel). Entretanto, a partir de Jesus, durante o atual período da Graça, a atenção do amor de Deus está sobre o vínculo do Sangue de Jesus (um corpo – a Igreja). Sim, a Bíblia nos informa que a Igreja de Cristo é vista por Deus como um só corpo – os servos de Deus são membros desse corpo, unidos pela fé - o Espírito Santo é o sangue e Cristo é o cabeça (1 Coríntios 12 [1]). Notoriamente, as propriedades do corpo de Cristo são típicas da obra redentora [2] que suplantam, em diversos aspectos, aquelas que são próprias de um corpo da obra cria-dora [2], tal como a expectativa máxima de vida (abaixo dos 120 anos).

Isso é possível porque, conforme vimos anteriormente, quando o homem é eleito e passa pelo novo nascimento, ele adquire uma nova ‘identidade genética’, que nos propor-ciona diversas características espirituais da obra redentora, entre elas, a fé e uma vida celestial sem limite temporal. Por isso, a Bíblia nos doutrina que ao aceitarmos Jesus como nosso único e suficiente salvador, recebemos a vida eterna.

4. CONCLUSÕES. A biologia do homem natural é incapaz de gerar fé, e sua

genética limita seu tempo de vida. Quando Abraão enviou o seu servo para buscar uma esposa no meio da sua parentela, ele estava agindo dentro de uma profecia. Isto é, neste projeto eterno, Abraão que é tido como pai da fé (Romanos 4:11 [1],

verso destacado abaixo do título) simbolizava profeticamente o próprio Deus Pai, transmissor dessa característica eterna para o homem. Isaque, seu filho, era uma figura profética de Deus Filho - o Senhor Jesus. O servo de Abraão tipificava o Espírito Santo, que está em contato próximo com a noiva Rebeca – a Igreja. Essa última, por sua vez, precisava ser da mesma parentela, ter a mesma ‘identidade genética’, as mesmas características espirituais, entre elas, a fé. Somente por meio do novo nascimento é que herdamos a fé e o sangue da família celestial - o Sangue de Jesus - os quais possibilitam o homem natural ser identificado como um filho de Deus e se tornar um cidadão dos céus.

Portanto, observa-se que a fé é um aspecto-chave na Bíblia. Ele é o elo imaterial entre Deus e o homem. Possuíamos milhares de genes valiosíssimos em nosso genoma, herdados de nossos pais biológicos e que permitem nossa vida nessa terra. Porém, a fé é a herança de nosso Pai Celeste, a qual permite a vida eterna.

FIGURA 1

PAI

DEUS PAI

SER HUMANO

FILHO

(A) (B)

MÃE

Figura 1. A herança genética humana (A) e a herança de Deus Pai (B). No nascimento biológico, herdamos a metade dos materiais genéticos de nossos dois genitores. No novo nasci-mento, herdamos tudo de nosso único Pai - a fé.

pela Unicamp, com pós-doutorado pela Universidade de Cambridge. Atua como professor na USP em Ribeirão Preto (SP) na área de Genética Molecular da Anidrobiose. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0142820797911175 E-mail: [email protected]

CANAIS DA IGREJA CRISTÃ MARANATASite: igrejacristamaranata.org.brfacebook.com/igrejacristamaranatainstagram.com/igrejacristamaranata_oficialyoutube.com/igrejacristamaranataoficialTV: www.tvwebmaanaim.com.br | Rádio: www.radiomaanaim.com.br

“Nossa fé não pode ser alicerçada em observações científicas que ‘sugerem a existência de Deus’. Essa ‘fé racional’ é extremamente frágil, pois a ciência passa por transformações, e um dado científico que hoje é “X” pode ser “Y” no futuro”

Page 21: FRAQUEZA E FALTA DE FÉ EM DEUS? · 2 days ago · no que Deus pode fazer. 22 28 IGREJA PESQUISA Um levantamento do respeitado Barna Group apontou que um terço dos cristãos praticantes

ARTIGO

comunhao.com.br revistacomunhao @revistacomunhao revistacomunhao 21

ANSIEDADE, QUANDO O FUTURO PARECE SOMBRIO

Hernandes Dias Lopes é pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória desde 1985, conferencista e escritor, com mais de 70 livros publicados

A nsiedade é a doença mais democrática da nossa geração. Atinge

pobres e ricos, jovens e velhos, doutores e analfabetos, cristãos e ateus. Ansiedade é ocupar-se com um problema que ainda não está acontecendo. É sofrer antecipadamente. É deixar de viver de forma plena hoje com medo do amanhã. A ansiedade é o estrangulamento da alma, a asfixia das emoções, o cárcere da esperança.

Vamos examinar três pontos importantes sobre o assunto em tela: Em primeiro lugar, as causas da ansiedade. Há muitas causas que provocam a ansie-dade. Destacaremos algumas: Primeiro, a fraqueza inerente de nossa natureza humana. Somos absolutamente dependentes. Somos extremamente fracos e vulneráveis. Podemos ser vencidos por um vírus ou uma bactéria menor do que um cisco. Segundo, as circunstâncias adversas. Não conhecemos o futuro nem administramos as circunstâncias à nossa volta. As rédeas da nossa vida não estão em nossas mãos. Estamos sujeitos às intempéries e vicissitudes da vida. Terceiro, relacionamentos turbulentos. As pessoas nos fazem sofrer mais do que as circunstâncias. As pessoas nos decepcionam e nós decepcionamos as pessoas. Quarto, o cuidado com as coisas materiais. Ficamos ansiosos acerca

do que havemos de comer, beber ou vestir. A preocupação com as coisas materiais nos consome e torna nosso futuro sombrio.

Em segundo lugar, a natureza da ansiedade. A ansiedade não é apenas uma doença, mas sobre-tudo, um pecado. A ansiedade é inútil, pois não podemos alterar as circunstâncias pelo fato de ficarmos ansiosos. Na verdade, por mais ansiosos que estejamos não podemos acrescentar um dia sequer à nossa vida. A ansie-dade é prejudicial, pois em vez de nos ajudar a resolver os possí-veis problemas do amanhã nos enfraquece para enfrentar os reais problemas do hoje. A ansie-dade é ainda um sinal evidente de incredulidade, pois aqueles que não conhecem a Deus é que se preocupam com que vão comer, beber ou vestir. Nós devemos buscar em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça, sabendo que as demais coisas nos serão acrescentadas. Ficamos ansiosos porque duvidamos da fidelidade de Deus e pensamos que podemos administrar nossa própria vida.

Em terceiro lugar, a cura para a ansiedade. O apóstolo Paulo diz que não devemos andar ansiosos de coisa alguma. A solução que ele apresenta é enfrentarmos a ansiedade com adoração, petição e ações de graças. Adorar a Deus é proclamar quem Deus é. Pedir a Deus é confiar no que Deus dá e dar graças a Deus é anunciar

o que Deus faz. A maioria dos nossos problemas decorre do fato de não conhecermos suficiente-mente a Deus. O profeta Daniel diz que o povo que conhece a Deus é um povo forte. Se Deus alimenta os pássaros do céu e veste os lírios do campo, quanto mais ele é pode-roso para cuidar dos seus filhos! Em vez de vivermos dominados pela ansiedade, devemos experi-mentar a paz de Deus que excede todo o entendimento. Nosso coração é um território que jamais fica vazio. Está sempre cheio de alguma coisa. Será povoado pela ansiedade ou repleto de paz. Se tentarmos atrair para nós todo o cuidado da nossa vida, seremos vencidos pela ansiedade, mas se depositarmos aos pés do Senhor toda a nossa ansiedade, seremos inundados pela paz de Deus, a paz que excede todo o entendimento.

A ansiedade é uma doença e um pecado. Para a doença tem cura; para o pecado tem perdão. Não precisamos viver estrangulados hoje, sufocados pelo medo do amanhã. Podemos experimentar o melhor de Deus hoje, sabendo que o futuro nos reserva bênçãos ainda maiores. Nossa vida não é um barco à deriva no mar da vida, mas uma nau governada pelo Senhor, que mesmo navegando por águas revoltas e assolada por tempestades borrascosas, chegará salva e segura no porto destinado por Deus, nas praias áureas da eternidade.

“Nossa vida não é um barco à deriva no mar da vida, mas uma nau governada pelo Senhor”

Page 22: FRAQUEZA E FALTA DE FÉ EM DEUS? · 2 days ago · no que Deus pode fazer. 22 28 IGREJA PESQUISA Um levantamento do respeitado Barna Group apontou que um terço dos cristãos praticantes

U ma pesquisa do respeitado Barna Group apontou que um terço dos cristãos praticantes não estão assistindo aos cultos online de sua própria igreja ou de outras denominações, enquanto muitos templos permanecem

fechados durante a pandemia de Covid-19.Segundo os pesquisadores, é difícil determinar o que fez as pessoas

pararem de assistir aos cultos online ou mudarem de igreja. Mas o que fica claro é que os cristãos ainda buscam o apoio da comunidade da igreja.

Em meio à pandemia, as igrejas foram forçadas a fechar suas portas e começar a transmitir os cultos de domingo online. A transição foi bem recebida por alguns, mas impopular com outros.

A pesquisa realizada entre o final de abril e início de maio pela entidade de pesquisa identificou:

• 35% ainda estão frequentando a igreja pré-COVID.• 32% não estão mais frequentando a igreja.• 14% mudaram para uma nova igreja.• 18% estão assistindo cultos de diferentes igrejas todos os meses.A pesquisa de Barna mostrou um padrão entre as diferentes gerações

de cristãos praticantes que frequentam a igreja online.• 50% dos millennials ou geração Y (nascidos entre os anos de 1980

e 1995) deixaram de frequentar a igreja.

UM EM CADA TRÊS CRISTÃOS PAROU DE ASSISTIR CULTOS ONLINE AO LONGO DA PANDEMIA

PESQUISA

• 17% da geração X (nascidos entre 1965 e 1981) passaram a frequentar uma nova igreja.

• 40% dos Baby Boomers (nascidos entre as décadas de 1950 e 1960) ficaram na mesma igreja.

E os cristãos praticantes que diminuíram seu acesso a cultos on-line ou pararam de frequentar a igreja estão mais estressados emocionalmente.

A pesquisa observou que 17% dizem que estão entediados “o tempo todo” e 11% admitem se sentir “inseguros” às vezes.

A pandemia modificou muitas rotinas da vida. Segundo os pesquisadores do Barna Group, é difícil determinar o que fez os crentes pararem de assistir aos cultos online ou mudarem de igreja. Mas é claro que os frequentadores de igrejas em todo o país ainda estão buscando apoio de uma comunidade.

• 68% desejam oração e apoio emocional. • 44% estão procurando uma mensagem de esperança centrada

na Bíblia. • E 35% querem se conectar à comunidade de fé.Apesar das mudanças causadas pela COVID-19, muitos permanecem

próximos da igreja e recorrem às comunidades de fé em busca de apoio.

Frequentavam a igreja no pré-COVID

Mudaram de igreja no pré-COVID

Pararam de frequentar a igreja durante a COVID

Estão visitando outras igrejas durante os meses

PRESENÇA CRISTÃOS EM CULTOS ON-LINE

35%

14%

18%

32%

PRESENÇA DA IGREJA ON-LINE POR GERAÇÃO

Boomers (pessoas nascidas entre 1946 e 1964)

5045404035302520151050

Geração X ( a partir dos anos 1960 até o final dos anos 1970)

Geração Y ( início da década de 1980 até,

o final do século)

40%31% 35%

30%

8%

50%

17%11%

26%

Ficou na mesma igreja Igrejas Comutadas Parou de frequentar

Fonte dos gráficos: Barna (State of The Church) Praticantes cristãos dos EUA, 28 de abril a 11de maio de 2020

22 Ouça radio.comunhao.com.br comunhao.com.br

Page 23: FRAQUEZA E FALTA DE FÉ EM DEUS? · 2 days ago · no que Deus pode fazer. 22 28 IGREJA PESQUISA Um levantamento do respeitado Barna Group apontou que um terço dos cristãos praticantes

POLÍTICA

VITÓRIA

RETA FINAL DA AVENIDA VITÓRIA

A obra da Nova Avenida Vitória está 93% concluída. Além da reabilitação da malha viária e reurbanização, a via ganhará uma ciclovia dentro de um verdadeiro “bosque linear”, com 268 árvores. A obra, iniciada em 22 de outubro de 2019, beneficia diretamente 25.390 moradores dos 11 bairros do entorno da via e 61.638 motoristas que por ela circulam diariamente. “Estou muito feliz porque estamos prestes a cumprir aquilo que nos comprometemos, de entregar essa obra em até um ano. Mesmo na pandemia, tomando todos os cuidados, a obra foi tocada”, disse o prefeito Luciano Rezende.

CACHOEIRO ITAPEMIRIM

ECONOMIA E EFICIÊNCIACom o objetivo de gerar economia para a administração

municipal, a Prefeitura de Cachoeiro converterá todos os seus processos administrativos para o formato digital. A mudança

será feita de forma gradual, a partir da implantação do sistema de gestão eletrônica das informações administrativas, que

começa no início de agosto. O sistema possibilitará que os contribuintes abram processos na prefeitura pela internet, a qualquer hora, bem como encaminhem documentos e

acompanhem cada fase da tramitação, sem necessidade de ida às repartições.

CARIACICA

EMPREGO NA PANDEMIAAssim como as demais repartições da Prefeitura de Cariacica, a Agência do Trabalhador está fechada desde março. Mesmo com as medidas de contenção do novo coronavírus, de 11 de maio pra cá foram abertas mais de 1 mil vagas de emprego e mais de 2,8 mil candidatos foram encaminhados às empresas parceiras. Desse total, aproximadamente 1,3 mil foram contratados. De acordo com o gerente de Capacitação Profissional, Emprego e Renda, Joe Jefferson de Almeida, a proposta de ofertar os atendimentos on-line surgiu tanto da necessidade dos candidatos quanto das empresas. O município só cresce.

VILA VELHA

LIDERANÇA NO MICROEMPREENDEDORISMOVila Velha foi apontada pelo Portal do Empreendedor do Governo Federal como o município com o maior número de microempreendedores do Espírito Santo. Ao todo, a cidade conta com 40.872 integrantes da categoria, de acordo com dados fornecidos pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). A atividade de cabeleireiro é a que possui o maior número de microempreendedores, sendo 3.158 no total. Em segundo lugar, está o comércio varejista de artigos de vestuário e de acessórios, com 2.994 empreendimentos. Vale lembrar que o município entrou na lista pelo terceiro ano consecutivo. VIANA

LIDERANÇA EM INVESTIMENTOS Investimento é a palavra de ordem em Viana. Segundo os dados do anuário Finanças dos Municípios Capixabas 2020, a cidade foi apontada como a que possui maior investimento per capita (por pessoa) em saúde, pavimentação, educação e urbanismo em 2019 em todo o Estado. O município possui 78.239 habitantes (IBGE 2019), e investiu R$ 61.459.638,45, ficando entre as cinco cidades que mais investiram no ano. Na análise per capita, Viana fica na primeira colocação, com R$ 785,54 por habitante.

Foto: Lucas Calazans

Foto: Prefeitura Municipal de Viana

SERRA

PRIMEIRO LUGAR EM TRANSPARÊNCIAA Serra foi classificada como 1º lugar em transparência no Brasil, de acordo com a Controladoria-Geral da União (CGU). No dia 21 de julho, o município conquistou também a liderança no Ranking de Transparência no Combate à Covid-19, segundo a avaliação da ONG Transparência Capixaba, que atua em parceria com a Transparência Internacional - Brasil e o Tribunal de Contas da União (TCU). “O reconhecimento desse trabalho é um incentivo para continuarmos, cada vez mais, dando o nosso melhor e trazendo orgulho para a população, com uma gestão transparente e humana”, disse o prefeito Audifax Barcelos.

comunhao.com.br revistacomunhao @revistacomunhao revistacomunhao 23

Page 24: FRAQUEZA E FALTA DE FÉ EM DEUS? · 2 days ago · no que Deus pode fazer. 22 28 IGREJA PESQUISA Um levantamento do respeitado Barna Group apontou que um terço dos cristãos praticantes

ARTIGO

24 Ouça a Rádio Comunhão comunhao.com.br

VIDA EM ABUNDÂNCIA

Rafael Simões é coach Integral Sistêmico pela Febracis, Bacharelando em Teologia pela Faculdade

Unida de Vitória (ES) e graduado em Comércio Exterior pela Faesa (ES)

H á um grupo de pessoas que acorda antes do s o l n a s c e r, t o m a

café apressadamente, sai de casa ainda mastigando algo, corre para pegar um ônibus lotado, enfrenta um trânsito engarrafado, chega no serviço já cansado, gasta um tempo atualizando as redes sociais, encara um chefe intragável e fica impaciente para dar o horário de saída. Isso para ver tudo recomeçar no dia seguinte e no outro dia. Essa jornada se repete até que chega o fim da tarde sexta-feira. Quanta expec-tativa para a chegada deste dia. Entre sexta e domingo à noite essas pessoas poderão ser felizes. Mas a semana recomeça e com ela todo o suplício. A pergunta que não quer calar: conhece alguém assim? Uma pergunta ainda mais espinhosa: esse alguém pode ser você?

Nunca estivemos expostos a tantas obrigações e desempe-nhamos tantas funções sociais. Somos pais, filhos, cônjuges, prof i ss i on ais , c i d ad ãos , estudantes, etc. A multifun-cionalidade pode ser uma das causas que dificultam desfrutar do cotidiano, mas não é justifica-tiva. Como conciliar o ativismo atual com uma vida abun-dante diária? Jesus Cristo já resolveu isso há muito tempo. “O ladrão vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida, e a tenham

com abundância.” João 10:10. Se Jesus é fiel, como cremos que é, e ele promete uma vida abundante, talvez a resposta esteja no início do versículo. O Ladrão! O que tem roubado a sua alegria de viver? O que tem matado os seus sonhos? O que tem destruído sua espe-rança? Uma pessoa que espera a semana inteira para viver nos finais de semana é porque não está desfrutando a abundância oferecida pelo mestre.

Quando me refiro a ladrão, caímos logo na resposta espiri-tualizada: O diabo. Talvez esta resposta já indique parte do problema. É fácil terceirizarmos a responsabilidade. Temos feito isso desde o jardim, mas mesmo que o diabo seja sempre aquele que nos impeça de viver abundantemente – o que não acredito – ainda assim é a nossa falta de autorresponsabilidade a arma que ele usa para isso. Se nós temos vivido no auto-mático e permitido que alguém tome as decisões por nós, não podemos nos queixar de não experimentarmos a plenitude. Responsabilize-se! Tome as rédeas da sua vida.

O m e d o , t a m b é m , é outro empecilho para quem quer desfrutar a vida diária. Frequentemente o chamamos de zona de conforto. Acabamos nos acostumando com um emprego ruim, um relacio-namento superficial, uma

renda que mal cobre as nossas necessidades, etc. Por quê? Isso acontece porque temos medo de sair da segurança da carteira assinada e empreender, medo de nos relacionar mais profundamente e correr o risco de expor nossa fragilidade, medo investir e perder o pouco que temos.” Como sair do império do medo, deixar de sobreviver e começar a viver de verdade? Assenhore-se da palavra de Deus para Josué “ sê forte e cora-joso” Josué 1:9. Vou te contar um segredo: a maior parte dos seus medos nunca se realizará, logo não há porque se preocupar com eles. Ame de verdade, pois “o verdadeiro amor lança fora todo medo”. 1 João 4:18.

Um dos maiores drenos para energia e, consequentemente para a abundância é a murmu-ração. Reclamar é o ato de não se satisfazer com aquilo que temos. Isso nos deixa irritados, impa-cientes e nos cega ao mundo de possibilidades que nos cerca. O Antídoto para esse veneno é a gratidão. O murmurador morre na areia do deserto, mas o grato é terreno fértil para a prospe-ridade. Declare gratidão pelo que tem e se torne um ímã para atrair coisas novas todos os dias. “A alma generosa prosperará.” Provérbios 11:25.

A semana tem 168 horas, então, por que esperar a sexta--feira para começar a viver de verdade?

“A semana tem 168 horas,

então, por que esperar

a sexta-feira para começar

a viver de verdade?”

Page 25: FRAQUEZA E FALTA DE FÉ EM DEUS? · 2 days ago · no que Deus pode fazer. 22 28 IGREJA PESQUISA Um levantamento do respeitado Barna Group apontou que um terço dos cristãos praticantes

U m dos maiores intérpretes da música evangélica no Brasil, Leonardo Gonçalves surpreendeu o público, durante uma live solidária transmitida em seu canal no YouTube, em julho, ao revelar um diagnóstico de

paresia (perda parcial da movimentação dos músculos) em suas cordas vocais do lado esquerdo. O artista falou de seus projetos e de sua continuidade no ministério.

Leonardo revelou que as sequelas de uma infecção prejudicaram sua voz e que não tem cura. “Para mim foi muito difícil entender o que fiz de errado porque sempre me cuidei muito, nunca cantei sem fazer aquecimento, cuidei da minha alimentação, do meu sono. Vivi pela minha saúde vocal. Mas só há duas maneiras de sofrer uma paresia: viral ou acidente. Como eu não sofri um acidente, foi viral”, revelou.

Ele deu um lindo testemunho para as cerca de 16 mil pessoas que acompanharam a programação simultaneamente. Mesmo com o problema e com dificuldade para cantar, o artista apresentou alguns de seus maiores sucessos, como Bondade, Eu Confio em Ti, Na Grandeza e Mente e Coração.

A EXPOSIÇÃO DO PROBLEMALeonardo resolveu revelar sobre o problema vocal que enfrenta

após vários questionamentos de fãs e desta vez resolveu se abrir para o público. “Quis falar da minha questão vocal para tirar esse peso das minhas costas, até porque eu sempre gosto de ser transparente em relação a tudo que me for possível ser”, declarou.

Na live, ele compartilhou o depoimento da Dra. Blacy Gulfier que é cientista da voz, preparadora e produtora vocal, fonoaudióloga e

doutora em medicina, no setor de otorrinolaringologia, que acom-panha a preparação vocal do artista desde 2016.

“O Leonardo sempre conseguiu fazer as notas musicais, mas foi perdendo um pouco da potência vocal por conta do problema. Ele começou a apresentar algumas instabilidades na voz, mesmo adotando todos os cuidados necessários com a voz. Enquanto ele esteve no período sabático na música em 2017, trabalhamos intensamente duas vezes por dia”, explicou a médica em vídeo exibido no meio da live.

Apesar do problema, Leonardo afirmou que não vai desistir da música, afirmou que vai continuar usando sua voz para levar a mensagem do evangelho. “Eu não vou parar de cantar enquanto não for da vontade de Deus que eu pare de cantar. E hoje tenho a convicção que Ele quer que eu continue cantando. Eu tenho projetos que eu quero cantar e discos que quero lançar”, afirmou.

PARTICIPAÇÃO ESPECIALA live também contou com participações de diversos artistas,

um deles foi o cantor de pagode, Ferrugem. “Ele postou um vídeo no IGTV dele em que cantava a música ‘Deus sabe, Deus ouve, Deus vê’. Eu achei tão bonito a interpretação dele, então o chamei no dia anterior, achando que não fosse aceitar de jeito nenhum! Mas fiquei muito feliz quando aceitou”, relatou Leonardo.

Em suas redes sociais, Ferrugem revelou que realizou um sonho cantando com o artista. “Um cara que é referência. Que as pessoas entendam também que não é só a voz do cantor, mas a mensagem que está sendo passada. A gente está aqui como instrumento do nosso Pai para levar um pouco de conforto e paz para este mundo no momento tão difícil que a gente está vivendo”, declarou o artista.

Mesmo diagnosticado com uma paresia, perda parcial da movimentação dos músculos das cordas vocais, artista vai continuar firme no ministério

LEONARDO GONÇALVES E A VOZ

“Não vou parar de cantar enquanto não for da vontade de Deus”

Foto: Lucas Motta e N

atália Jurioli

revistacomunhao @revistacomunhao revistacomunhao 25 comunhao.com.br

ACONTECE

Page 26: FRAQUEZA E FALTA DE FÉ EM DEUS? · 2 days ago · no que Deus pode fazer. 22 28 IGREJA PESQUISA Um levantamento do respeitado Barna Group apontou que um terço dos cristãos praticantes

26 Ouça radio.comunhao.com.br comunhao.com.br

ACONTECE

O assunto não pára! Mais uma vez o tema da violência doméstica invade o noticiário. Desta vez pela triste retratação que gerou polêmica do clipe da cantora Cassiane, “A voz”, que, segundo as críticas de influen-

ciadores e da imprensa, tentou “romantizar a violência doméstica”. As cenas do clipe mostram uma mulher que sofre agressão

do marido, mas tudo o que ela faz é orar e esperar que ele mude. No decorrer das imagens, ela, cansada das agressões, abandona o marido, mas escreve um bilhete afirmando que o perdoa. Todos parecem felizes no final e nenhum policial é visto nas cenas.

O clipe, onde a mulher só pedia a Deus para mudar o esposo, recebeu quase 100 mil dislikes – quando o internauta não gosta do vídeo e aplica uma setinha para baixo – e mais que os 16 mil likes. Vários internautas reclamaram do enredo do vídeo. A cantora, que é uma das mais respeitadas artistas do meio gospel, com 39 anos de carreira, veio a público se manifestar sobre a polêmica do clipe, e com um gesto de humildade, pediu perdão.

“Recebi vários ataques e julgamentos terríveis de pessoas que dizem ‘pregar o amor’, mas são tão insensíveis que não pararam um instante se quer para ver o histórico, saber se foi proposital ou um erro, uma falha. ‘Atacam como se jogassem no lixo toda uma história’. Mas a humildade procede de Deus! Então sou humilde e aceito que houve uma falha, um erro em não expor sobre a denúncia explicitamente no clipe, então, peço perdão”, escreveu em sua conta no instagram.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICAEmbora toda a polêmica envolvida na condução do clipe de

Cassiane, o assunto merece atenção. “Existem momentos na vida em que Deus já nos deu os recursos para agir e continuarmos clamando por Ele. O clipe da cantora reacendeu a polêmica sobre prosseguir

orando diante de um cônjuge violento e agressivo, quando Deus já nos dispôs recursos para enfrentarmos a situação”, afirma a psicó-loga Débora Fonseca, que atua no aconselhamento cristão na área da sexualidade humana há mais de 20 anos.

A própria cantora deixa claro seu posicionamento sobre a situ-ação apresentada no clipe. “Quem acompanha a minha história saberia que eu apoio a denúncia de qualquer tipo de crime! Nunca falaria para qualquer pessoa para não denunciar e viver sob agressão! Inclusive, ousadamente incentivamos no clipe a vítima mesmo guiada pela fé, a romper essa história e mudar de postura”, argu-menta Cassiane.

Débora explica que a violência doméstica – salvo raras exceções – não inicia na agressão física. Trata-se de uma espiral que engloba recursos psicológicos contra a vítima e que pode ser prevenida. Normalmente, começa nas ofensas verbais e na falta de respeito no trato cotidiano. “Infelizmente, quando chega na agressão física, muitos degraus já foram descidos”, lamenta.

A vice-governadora do Espírito Santo, estado com maior percentual evangélico do Brasil, Jaqueline Moraes, que é evangélica, se pronunciou frisando a importância de denunciar a violência. “O clipe da música desentoou completamente a letra, que mostra uma mulher silenciada pela tão grande violência física, mental e patrimonial. Como mulher cristã sei da importância e necessidade de orar, mas um crime precisa ser denunciado e não romantizado”, declarou.

Por isso, Débora faz um clamor: “ao menor sinal, procure ajuda! Deus já dispôs recursos. Psicólogos, terapeutas de casais ou, no extremo, o sistema judiciário por meio da aplicação da Lei Maria da Penha, medidas que podem prevenir na ameaça à integridade física e psicológica da vítima e de seus filhos. Deus abençoe por clamar, mas este é o momento de começar a marchar”, convida.

CASSIANE E O CLIPE DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Primeira versão do clipe da canção “A voz”, mostrou uma mulher que sofria violência física e emocional do marido, que era alcoólatra, e que ela ora e o perdoa

Page 28: FRAQUEZA E FALTA DE FÉ EM DEUS? · 2 days ago · no que Deus pode fazer. 22 28 IGREJA PESQUISA Um levantamento do respeitado Barna Group apontou que um terço dos cristãos praticantes

28 Ouça radio.comunhao.com.br comunhao.com.br

NA ESTRADA

T alento e simpatia na música! Ele toca, canta, compõe e faz arranjos musicais no instrumento e na voz. Gabriel Guedes é um dos jovens talentos que mais têm se destacado no cenário

da música evangélica brasileira da atualidade.O músico da nova geração, interpreta várias canções de sua autoria e

de outros cantores evangélicos. Adepto ao estilo pop adoração, Gabriel se inspira em grandes músicos como Michel W Smith e Kirk Frank para a sua carreira musical.

Gosta de explorar arranjos vocais, mas em suas apresentações tudo flui naturalmente. “Sempre gostei de arranjo no coral, linhas melódicas nos instrumentos, e sobretudo explorar a voz”, disse.

TRAJETÓRIANascido em lar cristão, Gabriel é filho dos apóstolos Carlos Alberto

e Tânia de Almeida, da igreja Corpus Christ, em Guarulhos (SP). Com 4 anos, já demonstrava talento pela música, que foi herdado pela mãe. Com 7 anos, iniciou suas aulas de piano e aos 12 ingressou no minis-tério de louvor como tecladista e back vocal. Depois passou a ser líder de adoração.

“Minha família é toda musical. Quando fui apresentado na igreja ainda bebê, minha mãe e meus tios cantaram uma música em vozes. Tem até um testemunho de que eu neném, no colo da minha mãe, saia um som da minha voz de uma música que ela estava cantando com meus tios. Todos ouviram e ficaram encantados. Tudo é motivo para um culto musical de agradecimento ao Senhor. Agradeço a Deus pela vida dos meus pais, que sempre foram meus discipuladores. A minha vida em casa sempre foi um grande ensinamento de como ser um adorador de verdade. Essa é uma caminhada que vai sendo aper-feiçoada”, contou.

FAMAGabriel começou a ficar famoso com seu canal do YouTube, criado

em 2014, quando começou a postar versões de suas músicas favoritas e também de suas composições. A intenção era levar o amor de Deus às pessoas e aos jovens que tanto acessam a plataforma. Desde então, o canal vem crescendo a cada dia e alcançando cada vez mais inscritos.

Tudo de forma despretensiosa. Gabriel postava vídeos cantando músicas de outros artistas e de composição dele. “Publiquei alguns

por Priscilla Cerqueira NA ESTRADA

Quero levar a mensagem de esperança ao máximo de pessoas possíveis

GABRIEL GUEDES

“A minha vida em casa sempre foi um grande ensinamento de como ser um adorador de verdade. Essa é uma caminhada que vai sendo aperfeiçoada”

28 Ouça a Rádio Comunhão comunhao.com.br

Page 29: FRAQUEZA E FALTA DE FÉ EM DEUS? · 2 days ago · no que Deus pode fazer. 22 28 IGREJA PESQUISA Um levantamento do respeitado Barna Group apontou que um terço dos cristãos praticantes

revistacomunhao @revistacomunhao revistacomunhao 29 comunhao.com.br

FUTUROO artista lançou recentemente o DVD Eterno presente,

com diversas canções e alguns relançamentos. Muitas já alcançaram mais de 80 mil views. Gabriel segue levando o evangelho através da música e com o sonho de chegar a marca de 1 milhão de inscritos em seu canal.

“É uma jornada de cinco anos produzindo conteúdo ardu-amente. Muitos pensam que foi de um dia para o outro, mas foi algo trabalhado. Depois disso tem o lançamento de uma canção que gravamos numa life que gravei na minha casa. Essa plataforma é uma parte do meu chamado para esse tempo. No meio de tantos vídeos publicados no Youtube que descaracterizam a família e os princípios cristãos, quero ser destaque, mas como luz, com mensagens de fé e de esperança”, concluiu.

comunhao.com.br revistacomunhao @revistacomunhao revistacomunhao 29

vídeos acústicos, gostei da ideia, então resolvi fazer um canal para mim no início como brincadeira. Foi assim que surgiu o canal”, afirma.

Mas foi crescendo e hoje, recebe mensagens de pessoas que foram tocadas pelas músicas postadas. E o canal acabou virando um ministério. “Eu não esperava essa projeção toda, porém, vi a mão de Deus ali, já que de repente as pessoas começaram a ouvir e gostar. Isso me estimula a continuar levando a mensagem do evangelho. Essa plataforma é uma parte do meu chamado para esse tempo”, esclarece.

COMPOSIÇÕESDurante sua adolescência começou a compor músicas e a cantar. Com 12

composições participou da produção e gravação dos dois CD´s do minis-tério: Toco em Jesus (2010) e Cura-me (2011). São cinco anos de ministério solo com três álbuns e quase 60 singles lançados. Várias delas são de sua autoria. E um deles é especial, a produção do DVD lançado em 2018.

“A produção musical desses singles são todas produções minhas e gravei sozinho. Mas o que mais me marcou foi a produção do DVD de 2018, pois foi algo que Deus já havia colocado no meu coração. Foi especial poder ir para o estúdio com uma banda, passar dias planejando, vendo arranjos e repertório. Foi prazeroso e realmente foi o momento mais legal que já tive até hoje”, revelou.

Alicerçado a uma vida de adoração, o cantor tem como objetivos: poten-cializar a revelação de Cristo por meio de suas canções, levando acalanto e esperança aos corações aflitos. Por onde passa, sua intenção é manifestar o reino de Deus.

“Meu maior objetivo é levar a mensagem do evangelho a maior quan-tidade de pessoas possíveis, revelando o amor de Jesus através do Espírito Santo. Uso o louvor para trazer um sentimento de urgência, pois a volta de Jesus está próxima e isso é algo que me amedronta, pois tem muita gente alheia a essa verdade. Quero levar a mensagem de esperança ao máximo de pessoas possíveis”, expressou.

E isso é claramente perceptível em suas composições. Aliás, o artista não se revela um compositor profissional, mas suas canções são direcionadas por Deus. “Sou muito movido ao que está acontecendo na minha vida. Preciso de uma direção de Deus para nascer uma música. A inspiração vem da Palavra, só quero ser instrumento de Deus. As vezes as canções surgem quando estou fazendo um fundo musical durante a ministração da palavra. O Espírito Santo vai guiando a minha vida através do instrumento que toco.

FALE COM ALINE BARROS www.gabrielguedesoficial.com.brwww.youtube.com/gabrielguedesoficial [email protected]/gabrielguedesdealmeida@gabrielguedes @ogabrielguedes_(11) 98322-9584

“SÓ QUERO VER VOCÊ”

Sim, quero sentir suas afei-ções por mimNão preciso me esconder, oh nãoNão preciso mais temerNão preciso mais temerO véu já se rasgouO caminho você trilhouPara me aproximar de tiE poder te contemplarE poder te contemplarQuando eu te vejoEu percebo algo diferente em mimQuando eu te contemploEu me torno cada vez mais semelhante a ti

JesusSó quero, só quero ver vocêSó quero, só quero ver vocêSó quero, só quero ver vocêO que é que os anjos veemQue os fazem se prostrarO que é que os anjos veemQue os fazem cantar santoQuero olhar na face do meu criadorQuero olhar na face daquele que primeiro me amouSó quero, só quero, ver vocêSó quero, só quero, ver você...Jesus!

Composta por Filipe Hitzschky, a canção é uma das mais populares de Gabriel Guedes, que pertence ao álbum “Só quero Ver Você”, lançado em 2017. Confira a letra:

Page 30: FRAQUEZA E FALTA DE FÉ EM DEUS? · 2 days ago · no que Deus pode fazer. 22 28 IGREJA PESQUISA Um levantamento do respeitado Barna Group apontou que um terço dos cristãos praticantes

Obtenha conteúdos extras das obras sinalizadas no site da revista e na rádio da Comunhão. PLUGUE-SE

POR QUE A CIÊNCIA NÃO CONSEGUE ENTERRAR DEUS John Lennox – Mundo CristãoUm livro célebre sobre a relação entre fé e ciência, que debate cosmovisões, teoria da evolução, criacionismo, e outros temas para a correta análise entre fé e razão.

JESUS DE NAZARÉLuciano Rocha – AD SantosNesta obra, o autor apresenta Jesus muito mais do que um mero exemplo para todos nós, pois se assim fosse ficaríamos com o gosto amargo do fracasso.

MAIS QUE TIOS NA SALINHA Dan Lovaglia – Editora VidaUm olhar fascinante e inspirador sobre o ministério infantil, de influenciadores de crianças a formadores de discípulos. Para o autor, as crianças compõem um campo fértil para trabalhar.

ONDE ESTÁ DEUS EM UM MUNDO COM CORONAVÍRUS? John Lennox – CPADUma obra significativa, mas facilmente acessível, procura compreender o coronavírus de três maneiras diferentes: intelectual, emocional e espiritual

BÍBLIA ALÉM DO SOFRIMENTO Nova Almeida Atualizada – CPADAlém do texto bíblico, o leitor encontrar conselhos para um relacionamento com Deus, que irá ajudá-lo a ter uma vida plena, apesar das dificuldades que estejam enfrentando.

A ARTE DE PREGAR PARA CRIANÇASFlávia Grégio – Ad SantosUm livro que serve de guia para ajudar quem trabalha com o Ministério Infantil na igreja. É a unção do Espírito Santo que trará a colheita dos pequeninos dos quais é o Reino de Deus.

BÍBLIA DE RECURSOS PARA O MINISTÉRIO COM CRIANÇAS Editora HagnosUma biblioteca de recursos para o ensino religioso às crianças, através de esboços de lições bíblicas, pesquisa visual da Bíblia, artigos e estudos simplificados.

TERCEIRIZAÇÃO DA FÉ Tomás Camba - Mundo CristãoTerceirização da fé propõe uma reflexão sobre os perigos da fé alicerçada na mediação de terceiros. O livro traz um estímulo à vida cristã frutífera, marcada pela profunda e íntima comunhão com o Pai.

HOMEM O LOCAL ONDE DEUS HABITA A. W. Tozer – HagnosUma obra clássica e essencial na vida de qualquer seguidor de Cristo que deseja não somente o entendimento sobre a Palavra, mas tê-la viva em sua caminhada.

ORAÇÕES PERIGOSAS Craig Groeschel – VidaCraig nos ajuda a enfrentar os maiores problemas da vida com orações mais vigorosas e ardentes que vai nos conduzir a uma fé mais profunda

30 Ouça a Rádio Comunhão comunhao.com.br

Page 32: FRAQUEZA E FALTA DE FÉ EM DEUS? · 2 days ago · no que Deus pode fazer. 22 28 IGREJA PESQUISA Um levantamento do respeitado Barna Group apontou que um terço dos cristãos praticantes

Obtenha conteúdos extras das obras sinalizadas no site da revista e na rádio da Comunhão. PLUGUE-SE

32 Ouça a Rádio Comunhão comunhao.com.br

“TU ÉS BOM” Eyshila e Fernandinho Em um dueto emocionante, Eyshila e Fernandinho cantam “Tu és bom”, de autoria da artista. O lançamento é o terceiro single da cantora pelo time da Sony.

Playlist

“AINDA QUE OS MEDOS TENTAM ME PARAR”Marcos Freire e Isaías SaadCom uma mensagem de ânimo para olhar para Jesus em todo o tempo, os cantores Marcos Freire e Isaías Saad interpretam a canção “Ainda que os medos tentem me parar”.

“SEJA FORTE”Isadora PompeoCom uma mensagem que retrata superação, encorajamento e cura em Cristo, a cantora Isadora Pompeo inovou em seu clipe “Seja Forte” pela Musile. Música é a segunda faixa do projeto “Processo”.

A TÚNICARayssa Peres – Universal

De autoria do cantor e compositor Samuel Mariano, a cantora Rayssa Peres lançou a canção “Grito Aflito” pela Universal Music.

A PONTEMariana Valadão – Sony

Depois de apresentar “Poderoso”, Mariana Valadão lançou em todas as plataformas seu segundo single pela Sony Music, “A ponte”. Canção integra o EP “Em casa”.

AOS PÉS DA CRUZEli Soares – Universal

Extraído do DVD “Memórias 2”, o cantor e compositor Eli Soares lançou a canção “Aos pés da cruz” pela Universal Music, que fala da misericórdia e cuidado de Deus.

BÚSSOLAAmanda Loyola – Sony

A cantora capixaba Amanda Loyola fez sua estreia pela Sony Music com o single “Bússola”. Canção fala sobre Deus como guia de nossas vidas.

AVANTE Gabriela Gomes – Universal

Com uma mensagem de ânimo, a cantora e compositora Gabriela Gomes, lançou sua mais nova música de trabalho, Avante, pela Universal Music.

SOBRE AS ÁGUASDavi Sacer e Trazendo a Arca – Som Livre

Um reencontro histórico depois de 10 anos, Davi Sacer e Trazendo a Arca lançaram a canção “Sobre as águas”, do EP “O encontro”, pela Som Livre.

BRENDAVida e salvação – Sony

Uma das grandes apostas da nova geração de adoradores no Brasil, a cantora Brenda apresenta para o público seu novo single “Vida e Salvação pela Sony.

GRAÇA Israel Salazar – Universal Music

O cantor e compositor Israel Salazar lançou em todas as plataformas a canção “Graça”, que integra o repertório do EP “Salazar ao Vivo”, divulgado em maio.

LARISSA ISABELA Vida Eterna – Sony

A dupla capixaba Larissa & Isabela, lançou seu segundo single pela gravadora Sony, “Vida Eterna”. Dupla é vencedora da quarta edição do Festival de Música Eagle do Espírito Santo.

GABI SAMPAIO Meu respirar – Sony

Com a produção musical de André Aquino, o clássico de Michael W. Smith,”Meu respirar”, ganhou sotaque e interpretação sofisticada de Gabi Sampaio.

Page 33: FRAQUEZA E FALTA DE FÉ EM DEUS? · 2 days ago · no que Deus pode fazer. 22 28 IGREJA PESQUISA Um levantamento do respeitado Barna Group apontou que um terço dos cristãos praticantes

comunhao.com.br revistacomunhao @revistacomunhao revistacomunhao 33

FOI SÓ UM SUSTO!o cantor Samuel Santos, da dupla sertaneja Daniel e Samuel passou

por uma cirurgia de emergência em julho após sofrer um infarto, em Anápolis (GO). Ele reclamava de fortes dores no peito, que se agra-varam, quando seguia para o estúdio com o irmão para gravação do novo projeto musical da dupla. Samuel foi internado na UTI. Sete dias após sua recuperação, ainda no hospital, ele usou sua conta no Instagram para um agradecimento especial. “Quero agradecer a todos que oraram pela minha recuperação, até mesmo as pessoas não evan-gélicas que souberam do que sofri e intercederam por mim. Muito obrigado. Eu passei pelo vale da morte mas Deus poupou minha vida. Foi só um susto”, declarou. HERÓI! MENINO

ARRISCOU A VIDA PELA IRMÃ

Um ato de bravura em Cheyenne, no estado de Wyoming, nos Estados Unidos. Bridger Walker, de 6 anos, se tornou um herói no país após salvar a irmã mais nova de um ataque de cachorro. O garoto conseguiu puxar a irmãzinha pela mão e se livrar do animal. Segundo a tia do menino, Nicole Walker, que compartilhou a história nas redes sociais, Bridger justificou sua atitude dizendo que “se alguém tivesse que morrer, deveria ser eu”. Ato de bravura foi elogiado pelo ator Mark Ruffalo, que interpreta Hulk, em ‘Os Vingadores’. “Respeito e admiro sua coragem e seu coração. Você é mais homem do que muitos que vi ou conheci”, escreveu o ator.

DOADOR DE PÃO E DE FÉO empresário Roberto Aparecido Ribeiro, 59 anos, dono de uma

padaria em Dracena (SP) há 22 anos resolveu colocar em prática a solidariedade. Devido à pandemia da covid-19 as pessoas estão perdendo seus empregos e muitas famílias sequer têm o “pão de cada dia” para colocar na mesa. Então, ele resolveu fazer doação de pão. Na porta de seu estabelecimento, Roberto deixa cestas de pães com o seguinte verso: “Se você não tem como comprar o seu pãozinho hoje, pegue aqui”. E ainda tem uma frase escrita no papel afixado na embalagem de pão: “Deus é quem providencia o pão de que preci-samos para viver. Ele nos sustenta, mesmo nos tempos difíceis”. Atitude que faz do empresário bem mais feliz. “Cristo se faz pão e o que reduzimos na produção hoje talvez seja aquele que estava preci-sando se alimentar”, diz Ribeiro sobre o momento difícil na economia.

MAIS UM PASTOR NO ALTO ESCALAÇÃO DE BOLSONARODepois do pastor André Mendonça como Ministro da Justiça, tomou posse o pastor Milton Ribeiro, 62 anos, para o cargo de ministro da Educação do governo Jair Bolsonaro, em julho. Milton, que é pastor da Igreja Presbiteriana Jardim Oração, em Santos (SP), além de doutor em educação pela Universidade de São Paulo, mestre em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduado em direito e teologia, desde maio do ano passado integra a Comissão de Ética da Presidência da República, que investiga ministros e servidores do governo. Em seu discurso de posse ele declarou: “Tenho consciência que não iremos solucionar o problema da educação no país, mas, com a ajuda de Deus, deixarei um legado positivo de esperança para as gerações futuras. Que Deus me ajude”.

FERNANDA BRUM EM NOVA FASEApós mais de 25 anos na MK Music, a cantora Fernanda Brum

assinou contrato com uma das maiores gravadoras do país, a Sony Music. Em um vídeo publicado em suas redes sociais, a artista, que também é pastora da Igreja Profetizando às Nações, agradeceu o

tempo que passou na antiga casa e disse que Deus soprou um novo vento em seu minis-

tério. “Obrigada, MK, por todos esses anos caminhando juntos,

vocês têm meu respeito e gratidão. Estou motivada e feliz. Após tantos

anos de carreira é estimulante de alguma forma sentir-me desafiada a ingressar de fato neste novo ambiente digital e não haveria melhor estrutura

do que o oferecido pela Sony”, declarou. Fernanda tem 27 anos de carreira e já conquistou dois Grammys Latinos.

Page 34: FRAQUEZA E FALTA DE FÉ EM DEUS? · 2 days ago · no que Deus pode fazer. 22 28 IGREJA PESQUISA Um levantamento do respeitado Barna Group apontou que um terço dos cristãos praticantes

FIM DE [email protected]

por José Ernesto Conti

Talvez quando você estiver lendo essa coluna, ela já esteja desatualizada, mas vou arriscar. Finalmente foi escolhido um novo ministro da educação e o escolhido é um “pastor”. Depois da imprensa verificar e confirmar o currículo do novo pretendente, checar toda sua vida pública e privada, tentar descobrir os “podres” de sua carreira, encontraram, em um de seus sermões de 2016 (foram longe) algo desabonador e destruidor: ele defende o castigo físico para crianças. Em outro sermão, ele foi mais enfático, disse que “o pai, segundo a Bíblia, é que aponta o caminho que a família vai”. Os tópicos acima foram publicados pelo jornal Folha de São Paulo e segundo eles, são conselhos inaceitáveis para uma sociedade moderna!

Não quero assustar o Rev. Milton, mas ele ainda não viu nada! Não há lugar para os conceitos bíblicos em nossa sociedade pós-sodomizada. Princípios bíblicos como aborto, homossexualidade, casamento, criação de filhos, padrão ético e moral, etc., se tornarão cada dia mais uma questão de opinião pessoal e ai daquele que discordar ou criticar. Além de tornar-se um “fóbico” será taxado de fundamentalista e retrógrado.

Mas quero hipotecar minha solidariedade ao novo ministro e dizer para ele que temos a obrigação em ser sal e luz DO MUNDO. Isso mesmo, ser sal dentro do saleiro é fácil, mas nosso país precisa, mais do que nunca, que a igreja seja protagonista em nossa sociedade, apesar de todos os riscos que o Rev. Milton está correndo. Sê tu uma bênção.

Por mais esforço que faço, não consigo entender como a nação mais cristã do mundo é a nação mais racista. O que me agride é o fato dessa atitude ter sido influenciada a partir dos estados mais evange-lizados e onde o cristianismo estava mais arraigado desde sua criação quando 102 puritanos (refor-mados) chegaram aos EUA em 1620.

A Bíblia sempre mostrou no VT um Deus que não faz acepção de pessoas. Paulo confirma em Rm 2:11 que “para com Deus não há acepção de pessoas”. Por isso ele diz que não há bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos (Cl 3:11). Tiago chega dizer que se fizermos acepção de pessoas “cometeis

pecado, sendo arguidos pela lei como transgres-sores” (Tg 2:9).

Ora, se a Bíblia define que Deus não faz escolhas por causa da cor da pele nem por causa da situação financeira, porque os americanos que são a maior nação cristã do mundo e que tem a Bíblia como livro máximo, obedecem a outros mandamentos e desprezam esse?

Só há uma explicação plausível: desobediência aos princípios bíblicos. Sim, desprezam o ensino bíblico

colocando os interesses pessoais e financeiros em primeiro lugar. Qualquer forma de racismo é imoral e inaceitável. Sabemos que a sociedade moderna quer mudar muitos princípios bíblicos ajus-tando aos seus interesses, mas todo ser humano precisa ser respeitado da forma como a Bíblia exige. Isso é o mínimo.

A IGREJA FORA DA REALIDADE

Não sou favorável a visão apocalíptica de nossos tempos. Sem querer polemizar ou agredir a opinião de muitos em nosso meio, não creio na iminência do fim dos tempos e na verdade creio que a igreja ainda tem muito chão pela frente. Um dos sinais mais contundentes do fim dos tempos, a frieza espiritual, ainda não está abalada.

Mas, estou colocando a minha barba de molho por um bom motivo. A próxima revolução mundial. Estou chamando de próxima, por uma questão de linguagem, pois ela já está, neste momento, aconte-cendo em todo o mundo. Chama-se de comunicação 5G! No máximo em 2025 (não errei a data), o mundo que conhecemos hoje, não mais existirá.

As mudanças serão tão profundas, tão radicais, que vai alterar literalmente todo o nosso relaciona-mento humano. A crise da Covid-19 nada mais é do que nossa preparação para essa mudança mundial. Não vou entrar em detalhes técnicos aqui, pois a internet não esconde nada sobre esse assunto, ou melhor, tem o maior orgulho de mostrar o novo mundo que se avizinha. Mas estou preocupado com a igreja no meio dessa mudança. Por razões óbvias somos muito mais lentos e muito mais resistentes às mudanças. Somos assim há 2.000 anos, e mudar é algo que angustia a todo cristão. Vamos lá: como 5G significa comunicação e como para transmitir nossa mensagem precisamos nos comunicar... entendeu? Se a igreja não se adaptar a nova comunicação, estará fora do jogo!

É UMA QUESTÃO DE DESOBEDIÊNCIA

SER SAL & LUZ

Foto

: Cas

sidy

Row

ell/U

nspl

ash

34 Ouça a Rádio Comunhão comunhao.com.br