frança - turma 1010

11
LOCALIZAÇÃO DA FRANÇA

Upload: manuel-de-abreu

Post on 24-Jun-2015

1.577 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: França - Turma 1010

LOCALIZAÇÃO DA FRANÇA

Page 2: França - Turma 1010

CULTURA : BELAS ARTES As primeiras manifestações artísticas vêm do período pré-histórico,

em estilo franco-cantábrico. A época carolíngia marca o nascimento de uma escola de iluminadores que se prolongará ao longo de toda a Idade Média, culminando nas ilustrações do livro As Horas Muito Ricas do duque de Berry. Os pintores clássicos do século XVII francês são: Poussin e Lorrain. No século XVIII predomina o rococó, com Watteau, Boucher e Fragonard. A finales do século começa o classicismo de Jacques-Louis David. O romanticismo está dominado pelas figuras de Géricault e Delacroix. A paisagem realista da Escola de Barbizon tem sua continuação em artistas de um realismo mais testemunhial sobre a realidade social de seu tempo, como Millet e Courbet. A finais do século XIX Paris, convertida em centro da pintura, vê nascer o impressionismo, precedido pela obra de Édouard Manet. A estes seguem Toulouse-Lautrec, Gauguin e Cézanne. Já no século XX, surgem os fauvistas em torno da Matisse e o cubismo da mão de Georges Braque e do espanhol Pablo Picasso que trabalham em Paris. Outros movimentos artísticos vão se sucedendo, na Paris de entreguerras, decaindo como centro pictórico mundial depois da Segunda Guerra Mundial.

Page 3: França - Turma 1010

ARTE FRANCESA

Page 4: França - Turma 1010

LÍNGUA FRANCESA

O francês (français) é um dos principais idiomas do mundo, e uma das mais importantes línguas românicas, com um número de falantes apenas inferior ao do espanhol e do português. Em 1999, o francês era a sexta língua mais falada do mundo, utilizada por cerca de 110 milhões de pessoas como língua materna e por 210 milhões, se incluídos os que a falam como segunda língua. É uma das línguas oficiais ou administrativas de várias comunidades e organizações (tais como a União Européia, a União Africana, o Comitê Olímpico Internacional, a Agência Mundial Antidoping, as Nações Unidas e a União Postal Universal).

Page 5: França - Turma 1010

POPULAÇÃO DA FRANÇA : TOTAL: 64.057.790

Page 6: França - Turma 1010

HINO DA FRANÇA

Page 7: França - Turma 1010

MOEDAS DE EURO FRANCESAS

O Euro (EUR ou €) é a moeda comum para as nações que pertencem à União Européia e que aderiram à zona Euro. As moedas de euro têm dois lados diferentes: um lado comum, europeu, mostrando o valor da moeda, e um lado nacional, mostrando um desenho escolhido pelo país membro da UE onde a moeda foi cunhada. Cada país membro tem um ou vários desenhos únicos a esse país.

As moedas de euro francesas apresentam três desenhos diferentes para as três séries de denominações. A série de menor valor foi desenhada por Fabienne Courtiade,a intermediária por Laurent Jorio, e as duas moedas de maior valor por Joaquim Jimenez. Todos os desenhos têm em comum as 12 estrelas da União Européia, o ano de cunhagem, e as letras "RF" de République Française (República Francesa).

Page 8: França - Turma 1010

MOEDA FRANCESA

Page 9: França - Turma 1010

CULINÁRIA DA FRANÇA A culinária da França compreende uma grande variedade de

pratos, assim como a culinária chinesa e a culinária indiana, e goza de grande prestígio no mundo, principalmente no ocidente.

A grande variedade de queijos e vinhos são a imagem de marca da França em termos de gastronomia.

Tradicionalmente, cada região tem culinária própria: a do noroeste usa manteiga, creme de leite (crème fraiche) e maçãs; a culinária provençal (do sudeste) prefere azeite, verduras e tomates; a do sudoeste usa gordura de pato, fígado foie gras, cogumelos (cèpes) e moelas; a culinária do nordeste relembra a culinária da Alemanha e usa banha de porco, salsichas e chucrute.

Além destas quatro áreas gerais, há muitas mais tipos de culinária locais, como a do vale do rio Loire, famosa pelos delicados pratos de peixe de água doce e pelos vinhos brancos; a cozinha basca, famosa pelo uso de tomate e pimentão, e a culinária do Roussillon, semelhante à culinária da Catalunha.

Com as deslocações e viagens constantes de hoje, tais diferenças regionais são menos acentuadas do que foram, mas ainda se sentem claramente. O viajante que atravesse a França notará alterações significativas na forma de cozinhar e nos pratos servidos. Além disso, o interesse recente dos consumidores franceses por produtos alimentares locais, dos campos locais (produits du terroir) significa que as culinárias regionais atravessam forte renascimento neste início do século XXI.

Cozinhas exóticas, particularmente a Culinária da China e alguns pratos de ex-colônias no Norte da África (cuscuz), tiveram influência.

Page 10: França - Turma 1010

ECONOMIA DA FRANÇA A economia da França combina um extenso setor privado com uma

intervenção estatal substancial, se bem que em declínio. Grandes áreas de terrenos férteis, a aplicação de tecnologia moderna e subsídios fizeram do país o principal produtor agrícola da Europa Ocidental.

Tem destaque na indústria automobilística, aeronáutica, alimentícia, ademis de uma agropecuária intensiva e extensiva. Destacam-se ainda as indústrias mecânicas, elétricas e químicas, com grande concentração de capitais, geralmente situadas perto dos centros urbanos. A França também desenvolveu uma extra-ordinária tecnologia de ponta no ramo da informática além de eletrônica em geral e aeronáutica. Finalmente destaca-se o crescimento da indústria de armamentos, sendo o país uma potência militar.

Até meados do século XIX, o país era essencialmente agrícola, com importantes atividades artesanais. O desenvolvimento dos transportes, na segunda metade do século XIX, acelerou a concentração de atividades industriais em algumas áreas, principalmente próximas dos grandes centros urbanos.

Após a Segunda Guerra Mundial, mais exatamente a partir de 1950, o governo francês estabeleceu algumas medidas protecionistas de seus produtos frente aos estrangeiros, que foram paulatinamente abandonadas à medida que a indústria francesa se modernizava, tornando-se mais competitiva. Durante década de 1970 a produção industrial francesa cresceu mais de 33% porém a partir de 1980 o ritmo de crescimento estabilizou-se.

Page 11: França - Turma 1010

BIODIVERSIDADE E POLÍTICAS ECOLÓGICAS : NÃO ENCONTRADO

GESTÃO DO REAPROVEITAMENTO DO LIXO, INFLUENCIANDO A QUALIDADE DE VIDA : NÃO ENCONTRADO

ESPORTE : NÃO ENCONTRADO