formula da felicidade

27
A Fórmula da Felicidade Um olhar científico sobre as emoções positivas.

Upload: valdemir-euzebio

Post on 16-Jul-2015

90 views

Category:

Science


1 download

TRANSCRIPT

A Fórmula da FelicidadeUm olhar científico sobre as emoções

positivas.

A Psicologia Positiva

Este novo campo da psicologia estuda a emoçãopositiva, as forças e virtudes e a importância deuma vida com propósitos e significados. Aspessoas querem mais que apenas corrigir suasfraquezas e felizmente a ciência tem mostradoque é possível aumentar e estender a felicidade.Este estudo consiste em evidenciar o quanto afelicidade em nós humanos é autêntica.

Valdemir Euzebio é psicólogo, especialista em gestão estratégicade pessoas, mestrando em psicologia experimental: análise docomportamento, Life & Executive Coach certificado peloIntegrated Coaching Institute, psicoterapeuta e consultor noInterac em São José dos Campos -SP.

A Formula da Felicidade

Fe l i c i d a d e m o m e ntâ n e a .

O d o g m a d a p l a s t i c i d a d eh u m a n a .

Pe r s o n a l i d a d e c o m oh e ra n ç a g e n é t i c a .

Tra ç o s fo r te m e nteh e r d a d o s .

O q u e é s e nt i r f e l i c i d a d e ?

Em Ruth , Ch icago -US.

Nos 22 Ganhadores “ fe l i zes ” .

Em Ac iden tes I r revers íve is .

Ps icoadaptação mater ia l i s ta ,

no t raba lho , no cap i ta l .

Beleza e Saúde f í s ica .

O fenômeno dos pa íses

r i cos .

L im i tes da adap tação em

acontec imentos ru ins .

As circunstâncias constituema parcela mutável dos níveisde felicidade, mas é precisoestar atento pois algumasmudanças são impraticáveis.

Wa r n e r W i l s o n ( 1 9 6 7 ) i n fo r m o ua o m u n d o d a p s i c o l o g i a q u e a s p e s s o a s fe l i ze s e ra m :

B e m Re m u n e ra d a s C a s a d a s J o ve n s S a u d áve i s B o m n í ve l d e I n s t r u ç ã o D e q u a l q u e r n í ve l d e

i n t e l i gê n c i a . D e q u a l q u e r s exo Re l i g i o s a s

Pe s q u i s a d o re s c o m p a ra ra m o b e m - e st a rs u b j e t i vo d a q u e l e s q u e v i ve m e m p a í s e s r i c o s e mre l a ç ã o a o s q u e v i ve m e m p a í s e s p o b re s .

País Satisfação com a vida Poder de compra

EUA 7,73 100

Japão 6,53 87

Alemanha 7,22 89

Chile 7,55 35

Brasil 7,38 23

Argentina 7,25 25

Nigéria 6,59 6

Bulgária 5,03 22

C o n c l u s õ e s a c e rc a d o D i n h e i r o .

O p o d e r d e c o m p ra e a s a t i s fa ç ã o c a m i n h a mp a rc i a l m e n t e j u n t o s ( S o p h i e Tu c ke r ) .

Pa í s e s m u i t o p o b r e s s ã o m e n o s fe l i ze s , exc e t o s ec o n s i d e ra m o s o u t ra s va r i áve i s c o m o p o r exe m p l oo s va l o re s c u l t u ra i s .

O M a t e r i a l i s m o é c o n t ra p ro d u c e n te e p e r i g o s oq u a n d o o d i n h e i ro l i d e ra a s m e t a s p e s s o a i s .

M a i s q u e o d i n h e i ro , o q u e a fe ta a fe l i c i d a d e é ai m p o r t â n c i a a t r i b u í d a a e l e .

D u b i e d a d e n a c i ê n c i a s o c i a l a t é a d é c a d a d e 8 0 . C r í t i c a sà re l i g i o s i d a d e ;

Re p re s s ã o ( s ex u a l i d a d e ) C u l p a I n t o l e râ n c i a A n t i - i n t e l e c t u a l i s m o A u t o r i t a r i s m o

D e s d e e n t ã o a s p e s q u i s a s n o s E UA a p o n t a ra m q u e p e s s o a s re l i g i o s a s ;

E st ã o m e n o s d i s p o st a s a s d ro ga s .

Te n d e m a s e d i vo rc i a r m e n o s .

C o m e n t e m m e n o s c r i m e s e s u i c í d i o s .

Po s s u e m m a i o r ex p e c t a t i va d e v i d a .

M e l h o r re s i s t ê n c i a à d e p re s s ã o .

S ã o m e n o s a t i n g i d a s p e l od i vó rc i o .

Í n d i c e s m e n o re s d e d e s e m p re g o .

M e l h o r re s i s t ê n c i a a d o e n ç a s e r i s c o d e m o r t e .

Outros estudos fe i tos com mães re l ig iosas de cr ianças com def ic iênc ia reve laram :

Conc lusões acerca dos estudos sobre a re l ig ios idade .

A o c o n d e n a r a s d ro ga s e o s c r i m e s , a re l i g i ã oi n c e n t i va a m o d e ra ç ã o, a c a r i d a d e e o t ra b a l h o .

A re l i g i ã o i n f u n d e e s p e ra n ç a n o f u t u ro e a u x i l i a n aa t r i b u i ç ã o d e s i g n i f i c a d o à v i d a .

S h e e n a S e t h i I y e n ga r, a o e st u d a r 1 1 re l i g i õ e s , i s o l o ue s p e ra n ç a e a p o i o s o c i a l e c o n c l u i u ; re s p o n s a b i l i d a d e - > o t i m i s m o - > e s p e ra n ç a .

I n d i v í d u o s re l i g i o s o s s ã o m a i s fe l i ze s q u e i n d i v í d u o sn ã o re l i g i o s o s .

Ao contrário do dinheiro, ocasamento está intimamenteligado a felicidade, no entantopode ser amaldiçoado como umaprisão ou como uma fonte eternade prazer. O casamento está maisassociado a felicidade em culturasindividualistas como a nossa.

O National Opinion ResearchCenter entrevistou 35.000 pessoasnos últimos 30 anos e revelou;

40% das casadas disseram estarmuito felizes.

24% das solteiras, divorciadas,separadas, e viúvas tiveram amesma opinião.

C o n c l u s õ e s a c e rc a d o c a s a m e nto .

O s n í ve i s d e fe l i c i d a d e d o s q u e v i ve m e mc a s a m e n to s “n ã o m u i to fe l i ze s ” é m a i s b a i xo q u ed o s s o l t e i ro s o u d i vo rc i d a o s ( N O R C ) .

E n t re o s fa t o re s va n t a j o s o s d o c a s a m e n t od e st a c a m - s e o e nve l h e c i m e n t o e o a s p e c t of i n a n c e i ro .

Pe s s o a s fe l i ze s tê m m a i o r p ro b a b i l i d a d e d e s ec a s a r e m a nt e r o ca s a m e nt o , i n d i v í d u o sd e p r i m i d o s n ã o s ã o p a rc e i ro s i n t e re s s a n t e s .

E m b o ra s e j a c o n s i d e ra d a o a s p e c t o m a i si m p o r ta n t e d a v i d a , a s a ú d e o b j e t i va e st ára ra m e n t e l i ga d a à fe l i c i d a d e .

E xc e t o n a s p e s s o a s d e b a i xa re n d a , o n í v e l d ei n s t r u ç ã o n ã o é o m o t i vo d e a u m e n t o d efe l i c i d a d e .

Pe s s o a s q u e s o f re m c o m o i nve r n o e i m a g i n a m q u es e r i a m m a i s fe l i ze s o n d e o ve rã o e st á s e e n ga n a m .

A p e s a r d e p i o re s n ú m e ro s e c o n ô m i c o s o s a f ro -a m e r i ca n o s t e m ta xa s m e n o re s d e d e p re s s ã o q u eo s c a u c a s i a n o s , n e m p o r i s s o s ã o m a i s fe l i ze s .

N o q u e d i z re s p e i t o à fe l i c i d a d e e a s a t i s fa ç ã o c o m av i d a vo c ê ;

Deve priorizar

Vida Social

Casamento

Religiosidade

Não deve priorizar

Dinheiro

Saúde

Educação, Clima, Raça

Onde fo i que Warne r Wi l son ace r tou?

Aqui está a maior parcelamutável dos níveis defelicidade. Variáveis internasque se alteram a partir deesforços pessoais em prol doaumentoda felicidade.

A s va r i áve i s v o l u nt á r i a s vã o c r i a r u m a m u d a n ç as u st e n t áve l e n ã o a p e n a s a u m e n ta r a fe l i c i d a d em o m e nt â n e a . E st a s e m o ç õ e s p o s i t i va s e stã ore l a c i o n a d a s à t e m p o ra l i d a d e d a s e g u i n t e m a n e i ra ;

Pa s s a d o : s a t i s fa ç ã o , c o n t e n t a m e n to , re a l i za ç ã o ,o rg u l h o e s e re n i d a d e .

P r e s e nte : a l e g r i a , êx t a s e , c a l m a , e nt u s i a s m o ,p ra ze r e f l o w.

F u t u r o : o t i m i s m o, fé , e s p e ra n ç a e c o n f i a n ç a .

Uma breve revisão sobre este encontro.