formas de energia

14
COLÉGIO MARISTA DOM SILVÉRIO ENSINO MÉDIO FORMAS DE ENERGIA Belo Horizonte, abril de 2000 DEDICATÓRIA

Upload: petrucio-tenorio

Post on 13-Dec-2015

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

verrr

TRANSCRIPT

Page 1: Formas de Energia

COLÉGIO MARISTA DOM SILVÉRIOENSINO MÉDIO

FORMAS DEENERGIA

Belo Horizonte, abril de 2000

DEDICATÓRIA

Page 2: Formas de Energia

2

Dedico esse trabalho para todos aqueles que me ajudaram, e para aspessoas que se esforçam para economizar a energia elétrica.

ÍNDICE

Page 3: Formas de Energia

3

- Introdução pág 4

- Cinco formas de energia pág 5· Energia das marés pág 5· Energia eólica pág 5· Energia hidráulica pág 6· Energia nuclear pág 7· Energia Solar pág 8

- A melhor forma de energia pág 9

- A energia elétrica pág 11· Sua importância pág 11· Formas de obtenção pág 11· Uso em minha casa pág 11

- Conclusão pág 13- Bibliografia pág 14

Page 4: Formas de Energia

4

INTRODUÇÃO

Há várias formas de energia. Nesse trabalho, serão trabalhadas cincodestas. Há, também, diferentes formas para se obter cada energia. E cadatipo de obtenção de energia tem seu respectivo custo, bem como seusimpactos ambientais, a quantidade de energia produzida. Em cada região,uma forma de obtenção de energia é mais vantajosa, mas isso depende dascaracterísticas do lugar, como relevo, clima e condições financeiras. Aenergia elétrica é, sem dúvida, a mais importante para nossa vida. Damesma forma, há várias formas de obtenção desta. E o trabalho tambémtrata do uso doméstico da energia elétrica, seu consumo e as formas quepodem ser tomadas para reduzir esse consumo.

O trabalho tem como objetivo estudar as formas de energia, e tomarconsciência de qual delas é a melhor, e quais são as formas de economizá-las.

Page 5: Formas de Energia

5

CINCO FORMAS DE ENERGIA

Energia das marés

- Fonte: É, como seu próprio nome diz, obtida através da força dasmarés. Quando há uma grande diferença entre os níveis da maré baixa e daalta (mais de uma dezena de metros), que consegue encher uma grandepiscina na maré alta, fechar as comportas e, quando a maré está baixa,deixar fluir a água por turbinas e gerar eletricidade.

- Viabilidade econômica: Algumas vezes, são necessários sistemaspara aperfeiçoamento da obtenção da energia, o que acaba saindocaro. Além disso, a quantidade de energia produzida é pequena.

- Espectro de utilização: Apenas em litorais onde a amplitude dasmarés é grande.

- O Brasil: A energia das marés não é utilizada no Brasil. A maior usinamovida a maré já construída foi concluída em 1967 na França, na região daBretanha, no estuário do rio Rance e gera eletricidade tanto ao esvaziarquanto ao encher a represa.

- Impactos ambientais: quase nenhum

Energia eólica

- Fonte: Vem da força dos ventos- Viabilidade econômica: Os gastos não são grandes, e pode suprir até

20% da necessidade de energia em alguns países, como foi previsto,mas na realidade, não passou de 1%, como foi na Noruega.

- Espectro de utilização: Litorais, alto de colinas e no mar, onde aforça dos ventos é maior.

- O Brasil: Não é muito utilizada no Brasil- Impactos ambientais: A grande vantagem da energia eólica é que ela

não polui o meio ambiente. O único inconveniente é a alteração dascaracterísticas naturais do local e à paisagem. Além disso, seus cata-ventos geram fortes ruídos.

Page 6: Formas de Energia

6

Energia hidráulica- Fonte: Força da água em movimento.- Viabilidade econômica: A produção de uma usina hidrelétrica é

muito cara, mas a fonte é constantemente renovada, ou seja, como afonte da energia mecânica que se converterá em elétrica é a água deuma represa, não há risco dessa estar em falta. Além disso, a grandequantidade de energia produzida compensa.

- Espectro de utilização: Represas que tenham, em algum ponto, umgrande desnível, para que possam se instalar nesse desnível asgrandes turbinas que convertem a energia mecânica em energiaelétrica. É usada em países que não dispõe de grandes reservas depetróleo, carvão ou gás.

- O Brasil: Essa é a forma de energia mais utilizada no Brasil, que équase totalmente abastecido por suas várias usinas hidrelétricas,como a maior do mundo, a usina de Itaipu, no Rio Paraná.

A Usina Hidroelétrica de Itaipu , construída em sociedade pelo Brasil epelo Paraguai, é a maior hidroelétrica do mundo, e supre 20% danecessidade de energia do Brasil

Page 7: Formas de Energia

7

- Impactos ambientais: São grandes, com grande desmatamento, quemata a flora e atrapalha a fauna. Além disso, desvia o leito dos rios.

Energia nuclear- Fonte: Fissão ou fusão nucleares. Na fissão, o núcleo de um átomo

pesado é dividido em duas partes comparáveis; na fusão, dois oumais núcleos relativamente leves se unem para formar um pesado.Ambos os processos liberam uma imensa quantidade de energia.Mas dessas duas, a única que se consegue controlar para ser usadacom propósitos pacíficos e militares é a fissão.

- Viabilidade econômica: O preço para a construção e manutenção deuma usina nuclear é alto, mas a quantidade de energia produzida émuito grande.

- Espectro de utilização: Lugares onde haja condições de manter ausina com total segurança, pois os desastres relativos à energianuclear são os mais perigosos.

- O Brasil: Teve o fracassado projeto das usinas de Angra dos Reis,no Rio de Janeiro. A Angra 1 foi feita, mas funciona muito mal.

Page 8: Formas de Energia

8

Pelo fato de funcionar e parar continuamente, é apelidada de “usinavaga-lume”. A Angra 2 está parada. E a Angra 3, nem do papel saiu.

- Impactos ambientais: As usinas nucleares têm risco de acidentes,que são os mais perigosos e devastadores, com a liberação dematerial radioativo. Um bom exemplo disso foi a grande explosãoda usina soviética de Chernobyl, que causou 31 mortes diretas, 1000feridos imediatos, sem contar o grande mal feito a muitas pessoas aolongo do tempo devido à irradiação da radioatividade da usina.

Energia solar- Fonte: Luz do sol- Viabilidade econômica: O custo inicial das placas que captam a luz

do sol e a transforma em energia é relativamente alto, mas,considerando que ela é abundante durante todo o ano (com rarasexceções) e de graça, acaba saindo bastante barato. Além disso, aquantidade de energia produzida é considerável.

Page 9: Formas de Energia

9

- Espectro de utilização: Em qualquer lugar onde haja irradiação daluz solar durante a maior parte do ano.

- O Brasil: A energia solar está chegando no Brasil, e tende só aaumentar cada vez mais, pois essa é a forma de energia que, nofuturo, deverá ser a principal.

- Impactos ambientais: As placas podem tanto atrapalhar a harmonianas paisagens como pode também enfeitar. O vidro presente nasplacas colabora para o progresso do efeito estufa. Mas esseproblema tem solução: se forem instalados vidros refletores (que sãoum pouco mais caros) no lugar dos convencionais, esse problemaserá resolvido.

A estação de energia solar de Odeillo-Front-Tomeau, na França, temum refletor parabólico que concentra os raios solares numa fornalhasituada em seu foco. A temperatura no interior desta chega a 3800ºCe o sistema pode gerar mais de 1000kw de potência

Qual é a melhor forma de energia?Analisando, entre as cinco formas de energia pesquisadas, a nível

industrial, para abastecer uma cidade, uma é a melhor.Começarei descartando a energia eólica e a das marés, que não têm um

grande custo, mas também não produzem o tanto de energia necessária paraabastecer uma cidade.

A energia nuclear, por sua vez, é bastante eficiente, mas tem tambémaltos gastos e altos perigos em acidentes. Então, ela também não é a melhorforma.

Page 10: Formas de Energia

10

Agora falta a energia hidráulica e a solar. O custo da solar é mais baixo,e a fonte (sol) é abundante e gratuita. Em compensação, a água, fonte dahidráulica, também é abundante, mas os gastos para a instalação de umausina hidrelétrica são grandes. Além disso, os impactos ambientaiscausados pelas hidrelétricas são bem maiores que os causados pela energiasolar.

Portanto, tendo em vista os relatos acima, posso concluir que a energiasolar é a melhor forma de energia existente, e que, no futuro, tende a setornar a mais importante.

Page 11: Formas de Energia

11

A ENERGIA ELÉTRICA

Sua importânciaA energia elétrica é a mais importante energia para nossa vida. Em

quase tudo que fazemos, dependemos dela. Se ficássemos sem umatelevisão, um computador ou um rádio, iríamos sentir uma enormediferença, mas essa é pouca comparada a outras. Como a vida das pessoasseria complicada, se à noite, nas ruas, fosse tudo escuro, e em casa, luz develas e lamparinas, que iluminam muito mal! A maioria das atividadesexecutadas pelo homem depende da energia elétrica. Sendo assim, conclui-se que a energia elétrica é extremamente importante e indispensável para avida de todos.

Formas usadas para sua obtençãoSão várias formas usadas para se obter a energia elétrica. Dentre elas,

destacam-se a energia hidrelétrica, a energia nuclear, eólica, térmica,motora e a energia solar, que são todas convertidas em elétrica. Dentreessas todas, a melhor, seguindo a mesma análise de qual é a melhor formade energia, a solar é a melhor, devido a seu baixo custo, impactosambientais quase nulos e fonte de energia abundante e boa quantidade deenergia produzida, que é convertida em energia elétrica.

Uso da energia elétrica em minha casa

Aparelho Potência Uso mensal ConsumoLava-roupas 400W 60h 24KWhSom 100W 100h 10KWhFerro elétrico 700W 12h 8,4 KWhTV 85W 200h 17 KWhVídeo cassete 21W 65h 1,365 KWhMicroondas 200W 5h 1 KWhChuveiro 3000W 16h 48 KWhIluminação 100W 690h 69 KWhSecador 1400W 4h 5,6 KWhComputador 100W 55h 5,5 KWhGeladeira 500W 180h 90 KWhLava-louças 700W 60h 42 KWhForno elétrico 500W 10h 5 KWhTotal 325 KWh

Page 12: Formas de Energia

12

- Meu cálculo: 325KWhÚltima conta de luz: 370KWh

- A discrepância entre os dois valores foi pequena, e se deve a algunsfatores: eu não sei exatamente quantas horas cada aparelho é usadopor mês; eu não devo ter me lembrado de colocar todos os aparelhosexistentes em, minha casa na relação; o consumo em cada mês édiferente.

- Nos 12 últimos meses, o valor do consumo diário variou entre 9 e 13KWh, com uma certa progressão, o que indica que o consumo deenergia elétrica em minha residência tem aumentado.

- Atitudes para diminuir o consumo:· Não deixar rádio, TV, computador ou vídeo cassete ligados sem

alguém usando-os;· Esperar juntar mais roupas e mais louças para ligar as máquinas que

lavam as mesmas;· Não deixar a geladeira aberta por mais tempo que o necessário;· Reduzindo-se o banho de chuveiro elétrico em 5 minutos por dia,

economiza-se por mês 7,5KWh por cada morador;· Não deixar luzes acesas desnecessariamente.· Usar equipamentos mais econômicos, como a lâmpada palito, que,

além de gastar muito menos, ilumina mais.

Page 13: Formas de Energia

13

CONCLUSÃO

Qual a vantagem de se estudar as diferentes formas de energia?

Estudando-se as diferentes formas de energia, podemos tomar umconhecimento maior sobre o mundo que nos rodeia. Além disso, podemosanalisar criticamente as várias reportagens que aparecem sempre, sobredesastres nucleares ou sobre a energia solar. E podemos também saber qualdelas é vantajosa e qual não é, tendo, pode-se dizer, uma cultura geral maisincrementada. Com esses estudos, foi possível reconhecer a grandeimportância da energia elétrica para nossa vida, que ela é extremamenteindispensável. Nós também aprendemos algumas maneiras de reduzir oconsumo de energia elétrica em nossas casas, o que é um hábito bom de seradotado por todos. Enfim, foi um trabalho legal, que associou a matéria dasala de aula ao mundo.

Page 14: Formas de Energia

14

BIBLIOGRAFIA

- Folha de São Paulo, Nova Enciclopédia Ilustrada vol.1. 1ª ed. SãoPaulo: Minion, 1996, pp. 297-299

- COELHO, Marcos de Amorim, Geografia do Brasil. 4ª ed. SãoPaulo: Moderna, 1996, pp. 17, 235, 248-250

- Internet

DEDICATÓRIA

Dedico esse trabalho para todos aqueles que me ajudaram, e para aspessoas que se esforçam para economizar a energia elétrica.