formação gerenciadores 2013

25

Upload: dirce-cristiane-camilotti

Post on 03-Jul-2015

269 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Formação Gerenciadores 2013
Page 2: Formação Gerenciadores 2013
Page 3: Formação Gerenciadores 2013
Page 4: Formação Gerenciadores 2013

Diretora do NTE Regional Profª Maura Regina Pereira da Costa

Secretaria de Estado de Educação Profª Maria Nilene Badeca da Costa

Superintendência de Políticas de EducaçãoProf° Roberval Angelo Furtado

Coordenadoria de Tecnologias Educacionais Profª Aparecida Campos Feitosa

Page 5: Formação Gerenciadores 2013
Page 6: Formação Gerenciadores 2013

Acompanhar, monitorar, orientar e avaliar.Formação continuada.Oferecer subsídios para uso das TIC com qualidade.Articulação SED-Escolas.Coordenar a integração das TIC ao currículo/prática pedagógica. Avaliar o PROGETEC.

Page 7: Formação Gerenciadores 2013

Atribuições do Prof. Gerenciador de Tecnologias Educacionais e Recursos Midiáticos. Estimula a autonomia do Prof. Regente. Requer o trabalho em equipe do Prof. Gerenciador e Coordenação Geral/Área.

Dispõe sobre o Projeto de Implementação das Salasde Tecnologias Educacionais-STEs e a utilização das diversas tecnologias midiáticas nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino e dá outras providências.

Page 8: Formação Gerenciadores 2013

Planejar – PROGETEC e Coord.Participar das formaçõesPromover a integração: TIC-Curriculo-Prática Pedagógica.Usar os recursos tecnológicos para construção do conheci-mento. Responsabilizar-se pelas ativ.Avaliar a eficácia do uso dos recursos.Zelar e responsabilizar-se pelos equipamentos e espaços.Registrar as atividades desenvolvidas.Desenvolver projetos que integram e/ou utilizam as TIC.

Condições de funcionamento.Acompanhar e avaliar as atividades desenvolvidas.Assegurar que os professores regentes utilizem os recursos. Estimular, no âmbito da unidade escolar, o desenvolvimento de projetos, programas e atividades. Zelar pelo cumprimento da carga horária do PROGETEC.

Page 9: Formação Gerenciadores 2013

Desenvolver seus trabalhos, integrado aos coordenadores pedagógicos/áreas da unidade escolar.

Ter o horário/dia dos planejamentos dos professores regentes para fomentar junto a coordenação pedagógica a integração dos recursos tecnológicos existentes na escola no seu planejamento.

Fomentar e acompanhar a utilização da STE de maneira que a mesma não fique ociosa. Na ausência do professor gerenciador na escola, o coordenador pedagógico e o diretor disponibilizarão a STE e os demais recursos midiáticos.

Page 10: Formação Gerenciadores 2013

I – auxiliar os professores regentes no planejamento e desenvolvimento das atividades pedagógicas no uso das tecnologias educacionais;

Caberá ao professor responsável pelo gerenciamento das tecnologias educacionais e recursos midiáticos nas unidades escolares:

através de vídeos da TV Escola;portal do professor;domínio publico;blog do NTE-Regional;sites educativos;Outros......

Page 11: Formação Gerenciadores 2013

II – ministrar formação continuada aos professores regentes, coordenadores pedagógicos e diretores da escola no uso das tecnologias educacionais e recursos midiáticos.

V – participar efetivamente dos cursos de formação continuada oferecidos pela Secretaria de Estado de Educação

Page 12: Formação Gerenciadores 2013

III – responsabilizar-se pelo gerenciamento das tecnologias educacionais e recursos midiáticos, juntamente com a direção e coordenação pedagógica da unidade escolar, em conformidade com o Projeto Político-Pedagógico, referenciais Curriculares da Rede Estadual de Ensino;

conhecer o Projeto Político-Pedagógico da unidade escolar;conhecer e ter sempre em mãos o Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino.

Page 13: Formação Gerenciadores 2013

IV – apresentar aos professores regentes sugestões do uso das tecnologias e mídias para a melhoria do processo ensino e aprendizagem;

criar um mural restrito as tecnologias educacionais;disponibilizar textos, informativos referentes as tecnologias; (espaço de artigos do blog);criar acervos de vídeo/material impresso;propor e desenvolver projetos interdisciplinares com a utilização das tecnologias disponíveis na escola – projetos escritos e arquivados na escola; conhecer o horário de planejamento dos professores regentes.

Page 14: Formação Gerenciadores 2013

VI – cumprir a carga horária destinada ao planejamento pedagógico;

-Horário deve ser rotativo.-Contemplar todos os turnos.-Ser proporcional ao n° de turmas/turno.-Não poderá ser agrupado em um turno ou dia da semana.

Page 15: Formação Gerenciadores 2013

VII – encaminhar, mensalmente, ao NTE relatórios de atividades pedagógicas e dos trabalhos desenvolvido nas unidades escolares;

encaminhamento on line via ambiente (AG-Wiki);relatório mensal (qualitativo);relatório bimestral (quantitativo);informações são responsabilidade do PROGETEC.respeitar prazos.

Page 16: Formação Gerenciadores 2013

criar pastas no servidor: aluno/professor (rede) ou utilizar pastas em computadores fixos por grupo de alunos;disponibilizar e acompanhar ficha de registro de uso diário da STE;deixar na STE para os Prof. Regentes e alunos instruções de como compartilhar/salvar as atividades;organizar um passo a passo de como ligar e desligar os computadores, vídeo, projetor.....

VIII – manter atualizados os registros das atividades executadas nas STEs e arquivados em mídias externas de armazenamentos (Pen Drives, CD/DVD, HD externo);

Page 17: Formação Gerenciadores 2013

IX – zelar pela utilização e preservação da STE, procedendo à conferência e limpeza periódica dos equipamentos;

o professor gerenciador deverá ser responsável pela conservação e limpeza;organizar relatório de equipamentos para auxiliar no controle;combinados (regras) para uso da STE com Regentes e alunos;conferência periódica dos equipamentos da STE;manter os equipamentos/mobiliários limpos.

X – monitorar para que nenhum equipamento seja retirado da Sala de Tecnologia sem autorização do NTE/COTEC/SUPED/SED;

Page 18: Formação Gerenciadores 2013

XI – participar dos eventos de divulgação das experiências de sucesso da unidade escolar.

participar do encontros das STEs-NTE-Regional;enviar trabalhos para apresentação em eventos;postar periodicamente as atividades mais relevantes no AG-Wiki da escola.

XII– cumprir o regimento escolar.

XIII– avaliar o seu desempenho no exercício das suas atividades dentro da unidade escolar.

participação de todas as ações eventos da escola (conselho de classe, atividades comemorativas, reuniões...).

avaliação on line;auto avaliação com vistas à melhoria do trabalho.

Page 19: Formação Gerenciadores 2013

Anual e On Line.Diretor(a) e NTE-Regional.Determina a permanência na função.Conceitos:ÓtimoBomRegularInsuficiente

O que é considerado?

Page 20: Formação Gerenciadores 2013
Page 21: Formação Gerenciadores 2013

Apoio às Webconferências- E-mail do NTE;- Organizar equipamentos;- Imprimir e-mail para participantes assinarem;- Não usar STE;- Utilizar apenas um computador;- Estar presente na escola.

Apoio às ações SED- Planejamento on line;- Livro Didático;- Prêmio Gestão;- PPP.

Page 22: Formação Gerenciadores 2013

http://portaldoprofessor.mec.gov.br

http://tvescola.mec.gov.br/

Page 23: Formação Gerenciadores 2013

Confirmar recebimento de todas as informações e orientações.

Contato via telefone (celular).Atentar para as informações da AG-Wiki.Responder e-mails.Conferir informações no blog.

Page 24: Formação Gerenciadores 2013

Grupo de estudo e discussão de questões teóricas e práticas relacionadas às tecnologias educacionais.

Convite aos Prof. Gerenciadores.Estudo de texto, livros, artigos, reportagens...Discussão – ferramenta ambiente on line.Periodicidade quinzenal, mensal ou bimestral.

http://gednteregional.wikispaces.com/

Page 25: Formação Gerenciadores 2013