fontes de energia 3º ano médio

54
PROVAS E GABARITOS SOBRE FONTES DE ENERGIA VESTIBULAR 2014 (URCA) O governo comemorou como vitória o resultado do leilão do pré- sal, com forte peso da Petrobras. O leilão do Campo de Libra, da Bacia de Campos, foi o primeiro sob o novo regime de partilha do présal, em que uma parte do petróleo extraído fica com a União. Sobre a exploração e geopolítica do Petróleo no Pré-sal é correto afirmarmos. a) O pré-sal é uma área de reservas petrolíferas que fica debaixo de uma profunda camada de sal, formando uma das várias camadas rochosas do subsolo marinho. b) A camada denominada de pré-sal compreende uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros de rochas ígneas. Engloba o Espírito Santo, Santa Catarina, abaixo do leito do mar, além das bacias graníticas do Espírito Santo, Campos e Santos. c) Ela é chamada de pré-sal, em razão da escala de tempo geológica, ou seja, o tempo de formação do petróleo. A camada de reserva de petróleo do pré-sal se formou antes da outra rocha magmática de camada salina, e foi encoberta por esta, milhões de anos depois. d) O consórcio vencedor é liderado pela Petrobras, que ficou com 70%, a anglo-holandesa Shell e a francesa Total, com 5% cada uma, e as estatais chinesas, CNPC e CNOOC, com 10% de participação cada. e) A área leiloada hoje é a segunda maior reserva de petróleo já descoberta no Brasil. No Campo de Libra, podem ser retirados do fundo do mar de oito a 12 bilhões de barris, a mesma fica atrás somente do complexo petrolífero de Santos. (IFBA) Constituem monopólio da União: a pesquisa e a lavra das jazidas de petróleo [...], a refinação do petróleo nacional ou estrangeiro, o transporte marítimo do petróleo bruto de origem nacional. Artigo 1º da Lei de criação da Petrobras (1953). In: CASTELLI JUNIOR, Roberto. História:texto e contexto. São Paulo: Scipione, 2006. p. 604 A criação da Petrobras, em 1953, representa uma vitória a) dos grupos ligados a capital inglês que garantiu baixas taxas de importação do petróleo brasileiro. b) do projeto nacionalista de desenvolvimento econômico do Brasil, através do monopólio estatal do petróleo. c) do capital norte-americano que garantiu controle acionário sobre a Petrobras pelo financiamento para sua criação. d) da burguesia brasileira que passava a ter o monopólio sobre a

Upload: jana

Post on 05-Nov-2015

47 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Atividades referentes a fonte de energia para 3º ano médio

TRANSCRIPT

PROVAS E GABARITOS SOBRE FONTES DE ENERGIAVESTIBULAR 2014

(URCA) O governo comemorou como vitria o resultado do leilo do pr-sal, com forte peso da Petrobras. O leilo do Campo de Libra, da Bacia de Campos, foi o primeiro sob o novo regime de partilha do prsal, em que uma parte do petrleo extrado fica com aUnio. Sobre a explorao e geopoltica do Petrleo no Pr-sal correto afirmarmos.

a)O pr-sal uma rea de reservas petrolferas que fica debaixo de uma profunda camada de sal, formando uma das vrias camadas rochosas do subsolo marinho.b) A camada denominada de pr-sal compreende uma faixa que se estende ao longo de 800 quilmetros de rochas gneas. Engloba o Esprito Santo, Santa Catarina, abaixo do leito do mar, alm das bacias granticas do Esprito Santo, Campos e Santos.c) Ela chamada de pr-sal, em razo da escala de tempo geolgica, ou seja, o tempo de formao do petrleo. A camada de reserva de petrleo do pr-sal se formou antes da outra rocha magmtica de camada salina, e foi encoberta por esta, milhes de anos depois.d) O consrcio vencedor liderado pela Petrobras, que ficou com 70%, a anglo-holandesa Shell e a francesa Total, com 5% cada uma, e as estatais chinesas, CNPC e CNOOC, com 10% de participao cada.e) A rea leiloada hoje a segunda maior reserva de petrleo j descoberta no Brasil. No Campo de Libra, podem ser retirados do fundo do mar de oito a 12 bilhes de barris, a mesma fica atrs somente do complexo petrolfero de Santos.

(IFBA)

Constituem monoplio da Unio: a pesquisa e a lavra das jazidas de petrleo [...], a refinao do petrleo nacional ou estrangeiro, o transporte martimo do petrleo bruto de origem nacional.Artigo 1 da Lei de criao da Petrobras (1953). In: CASTELLI JUNIOR, Roberto. Histria:texto e contexto. So Paulo: Scipione, 2006. p. 604

A criao da Petrobras, em 1953, representa uma vitria

a) dos grupos ligados a capital ingls que garantiu baixas taxas de importao do petrleo brasileiro.b)do projeto nacionalista de desenvolvimento econmico do Brasil, atravs do monoplio estatal do petrleo.c) do capital norte-americano que garantiu controle acionrio sobre a Petrobras pelo financiamento para sua criao.d) da burguesia brasileira que passava a ter o monoplio sobre a extrao, transporte e distribuio do petrleo nacional.e) da iniciativa privada ligada ao capital nacional ou estrangeiro que receberia do Estado brasileiro garantias para investir na explorao do petrleo.

(UNEB) Os dados relativos a essa atividade [petrolfera] no Brasil apontam que ainda faltam ser explorados 90% das reas com chance de descoberta do petrleo e gs natural. At o fim desta dcada, a participao desse segmento no PIB nacional deve dobrar e chegar aos 20%. De fato, depois de quase seis dcadas do incio das atividades de explorao de gs e petrleo no Brasil, apenas 75% dos 7,5 milhes de km de bacias sedimentares j foram pesquisados e, dessa rea, s 4% esto submetidos explorao.(GS E..., 2013. p. 15).

A criao da Petrobras se insere no contexto da relao entre o Estado e economia, cuja discusso se baseava no governo

01) Getlio Vargas, na ideia de que o Estado deveria atuar como principal elemento promotor do processo industrial, controlando os setores estratgicos da economia, como o petrleo e o gs natural.02) Jnio Quadros, no princpio de que a iniciativa privada era incapaz de promover o desenvolvimento industrial, o que resultou na implantao de uma poltica externa independente, que atrasse investimentos de pases socialistas na extrao de riquezas minerais.03) Mdici, na defesa de uma poltica ultranacionalista, de rompimento com o capital estrangeiro, do controle estatal sobre as reas fundamentais para o processo de modernizao das foras armadas e de rompimento com a dependncia externa.04) Fernando Henrique Cardoso, na insero do Brasil em um mercado globalizado, salvaguardando, contudo, o controle da infraestrutura e das indstrias de base sob o monoplio estatal.05) Luz Incio Lula da Silva, na privatizao da explorao do petrleo, buscando a rpida elevao dos royalties, a fim de gerar recursos para os investimentos na rea de infraestrutura, como portos e estradas.

Resposta: 01

(IFS) Marque a alternativa que indica as principais fontes ou tipos de energias renovveis.a) Petrleo, biomassa, elica e solar.b) Gs natural, petrleo, nuclear e hidroeltrica.c) Biomassa, elica, petrleo e gs natural.d)Elica, hidroeltrica, solar e biomassa.e) Hidroeltrica, solar, petrleo e gs natural.

(UEA) Em 2012, 1,4% da energia necessria para abastecer a economia do Brasil foi atendida pela energia nuclear. Ainda que pequena se comparada com outras fontes de energia (56,3% de combustveis fsseis, por exemplo), importante conhecermos seus riscos. Uma desvantagem dessa fonte energtica a) vincular sua operao previso de mudanas climticas em escala global.b)gerar resduos difceis de serem armazenados de modo seguro.c) no proporcionar independncia energtica aos pases importadores de combustveis fsseis.d) contribuir para o efeito estufa com a emisso de dixido de carbono na atmosfera.e) no possuir uma base cientfica segura e confivel para sua operao.

(UFSC) O pr-sal se tornou uma importante pgina da histria dos recursos energticos no Brasil. A partir de sua descoberta, um novo universo de possibilidades foi aberto para a indstria petrolfera brasileira.

Sobre o pr-sal, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. As formaes da camada pr-sal esto localizadas em bacias sedimentares entre o litoral do Esprito Santo e o litoral de Santa Catarina.02. Em face da grande profundidade, a explorao do petrleo da camada pr-sal no afetar o ambiente.04. As camadas do pr-sal esto localizadas nas reas da plancie amaznica e do pantanal matogrossense.08. A descoberta da camada de petrleo do pr-sal poder dar ao Brasil uma independncia energtica de derivados deste hidrocarboneto.16. Considerando o tempo geolgico, as formaes do pr-sal so recentes, ou seja, datam do Quaternrio da Era Cenozoica, mesmo perodo em que surge o Homo sapiens.

Resposta: 1 + 8 = 9

(UFSC) A questo energtica assume, nos dias atuais, uma enorme importncia, pois o aumento do consumo energtico coloca em xeque as fontes esgotveis e poluidoras. O uso de novas fontes requer que estas sejam capazes de substituir as atuais fontes primrias e, ao mesmo tempo, sejam limpas ou menos poluidoras.

Assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S).01. A energia elica ganha importncia em diversas partes do territrio brasileiro, mas aindano capaz de substituir, plenamente, as atuais fontes primrias.02. A biomassa uma fonte energtica alternativa que j era utilizada antes da Revoluo Industrial.04. Em um futuro prximo, deve-se combinar diversas fontes de energia, combinao que dever levar em considerao as condies naturais de cada espao geogrfico.08. No caso brasileiro, h uma articulao bastante exitosa entre a produo energtica hdrica, elica e de biomassa, o que assegura ao sistema eltrico um potencial inesgotvel.16. Tendo em vista o impacto ambiental, no Brasil, as usinas hidreltricas esto sendo substitudas gradativamente pelas termeltricas.32. A questo energtica no Brasil no se reduz apenas ao potencial e diversificao de sua produo, mas tambm problemtica ambiental que esta provoca.

Resposta: 1 + 4 + 32 = 37

(PUCRS) Para responder questo, analise a figura, que apresenta a estratificao das camadas rochosas do subsolo marinho, e preencha os parnteses com a numerao correspondente.

A numerao correta dos parnteses, de cima para baixo, a) 1 3 4b) 2 1 3c) 3 2 4d)4 2 3e) 4 3 1

(UERJ) A partir de 2007, quando se anunciou a descoberta de grandes reservas do chamado pr-sal, o governo brasileiro passou a defender novas regras para a explorao de petrleo no pas. O pr-sal corresponde camada de rocha que contm petrleo e que est localizada abaixo de uma espessa camada de sal. A Petrobras estima que no pr-sal brasileiro haja reservas em torno de 70 bilhes a 100 bilhes de barris de petrleo. Em agosto de 2009, o ex-presidente Lula apresentou projetos para mudanas no setor petrolfero, sendo um deles a redistribuio dos royalties. No ano de 2011, por exemplo, os royalties somaram R$ 25,6 bilhes.

Adaptado de bbc.co.uk, dezembro de 2012.

A disputa pela redistribuio dos royalties do petrleo entre estados e municpios brasileiros se acirrou no final de 2012, em funo de novas regras para o setor votadas no Congresso Nacional.Essa disputa decorre diretamente da caracterstica poltico-econmica do pas indicada em:a)controle da Unio sobre a regulao do acesso s riquezas hidrominerais b) dependncia de capitais estrangeiros no fornecimento de matrias-primas c) monoplio da legislao federal sobre os insumos para a indstria de base d) adequao dos padres tecnolgicos na preservao dos recursos ambientais

(MACKENZIE)

SO PAULO, 19 Set 2013 (Reuters) - As hidreltricas responderam por77,43 por cento do total de energia produzida no pas em julho, ms em que o governo decidiu desligar 34 trmicas, representando um aumento de 4,7 por cento em relao a junho.J a gerao termeltrica em julho foi de 12.641 megawatts (MW) mdios, uma queda de 12,1 por cento em relao a junho, quando essas usinas geraram 14.381 MW mdios, informou a Cmara de Comercializao de Energia Eltrica (CCEE) no informativo Infomercado de setembro.O governo decidiu desligar 34 usinas a leo e diesel em julho, alegando que as chuvas ajudaram a encher os reservatrios das hidreltricas com exceo do Nordeste e que o desligamento das usinas faria o sistema eltrico economizar cerca de 1,4 bilho de reais mensais.Em agosto, aps blecaute que atingiu o Nordeste, o governo religou cerca de 1.000 megawatts de trmicas.O pas passa agora pelo perodo seco, quando costuma ocorrer reduo dos reservatrios das hidreltricas que deve ser recomposto com o comeo do perodo chuvoso a partir de novembro.O nvel dos reservatrios do Nordeste est em 33,28 por cento, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Eltrico (ONS), atualizados na vspera, ante o nvel de 46,52 por cento em junho antes do desligamento da maior parte de trmicas.No Sudeste/Centro-Oeste, o nvel passou de 63,75 por cento em junho para 50,9 por cento atualmente. No Sul, subiu de 80,83 por cento para82,6 por cento. J no Norte, o nvel das represas caiu de 93,55 por cento em junho para 60,7 por cento.Em julho, aps a deciso de desligar as 34 trmicas e antes da notcia de religamento de 1.000 MW no Nordeste, o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, estimou que durante o perodo seco o uso dos reservatrios das hidreltricas resultaria em uma depreciao de 8 por cento at novembro.Agncia Reuters

Assinale a alter nativa cor reta.

a) O aumento da participao da energia hidrulica na matriz energtica brasileira foi possvel com a entrada em operao da hidreltrica de Belo Monte, no Amazonas.b) O perodo seco mencionado no texto refere-se confirmao da hiptese de aquecimento global, ao contrrio de uma variao normal dos ndices pluviomtricos para essa poca do ano.c)As usinas hidreltricas continuam a ser u ma opo energtica vivel economicamente. A opo por essa fonte de energia foi acentuada no pas a partir do governo Geisel, em um contexto de uma crise energtica mundial.d) A opo brasileira pela hidreletricidade contraria o que se verifica nas maiores economias do mundo. Em razo de preocupaes ambientais, inexistentes na legislao brasileira, pases como EUA, Canad, Rssia e China no utilizam esse mtodo ultrapassado de gerao de energia.

e) Entre as fontes trmicas utilizadas como complemento na gerao de eletricidade no Brasil, as usinas nucleares de Angra I, II e III ocupam maior participao do que as usinas movidas a gs natural, petrleo e carvo mineral.

VESTIBULAR 2013

(UERJ)

Cresce gerao de energia elica no Brasil

A capacidade de gerao de energia elica no Brasil aumentou 77,7% em 2009, em relao ao ano anterior. Os dados divulgados pelo Conselho Global de Energia Elica mostram que o Brasil cresceu mais do que o dobro da mdia mundial nesse perodo: 31%.O crescimento brasileiro foi maior, por exemplo, que o dos Estados Unidos (39%), o da ndia (13%) e o da Europa (16%), mas menor que o da China, cuja capacidade de gerao ampliou-se em 107%.De acordo com a Associao Brasileira de Energia Elica, a capacidade instalada desse tipo de energia no Brasil deve crescer ainda mais. Um leilo realizado em 2009 comercializou 1.805 MW que devem ser entregues at 2012.

Adaptado de, 04/02/2010.

Nomeie a macrorregio brasileira com maior potencial elico. Apresente, tambm, duas vantagens ambientais das usinas elicas.

Resposta:Macrorregio: Nordeste

Duas das vantagens: no poluem so renovveis no demandam grandes reas para instalao

(FGV-SP)De todo o potencial hidreltrico brasileiro (258 mil MW de potncia), 30% j foram aproveitados. O maior potencial disponvel est na bacia Amaznica (100 mil MW), do qual menos de 1% foi aproveitado. A explorao de boa parte do potencial da bacia tem como fator restritivo

a) a grande variao do volume de guas nos leitos dos principais rios durante os meses de primavera-vero.b)a presena de unidades de conservao e de terras indgenas em vrios pontos da bacia hidrogrfica.c) a pouca profundidade dos leitos fluviais, o que impede a instalao de turbinas e demais equipamentos.d) o relevo formado por baixos planaltos geologicamente instveis que dificultam a construo de barragens.e) o baixo desenvolvimento econmico e a fraca integrao regional, que desestimulam grandes investimentos.

(ESPM)O mapa abaixo est associado aos (s)

Fonte: Recursos Minerais Energticos. 2003. Disponvel em: http://www.cprm.gov. br/publique/media/capX_a.pdf. (acesso 30/08/2012).

a) Principais plos industriais brasileiros.b) Principais bacias produtoras de petrleo e gs.c) reas de extrao de minrio de ferro.d) Escudos cristalinos ricos em petrleo e gs.e) Principais bacias hidrogrficas e as respectivas reas de abastecimento hdrico.

(UEMA)O G-20, grupo composto pelos 20 pases mais industrializados do mundo, vem discutindo alternativas energticas que no sejam nocivas ao meio ambiente, sejam renovveis, tenham um custo acessvel e que permita o desenvolvimento econmico.

VIVER,aprender expandindo: conhecer, sobreviver e conviver: Ensino Mdio. v. 1. So Paulo: Global, 2009.

No Brasil, um exemplo de importante fonte energtica alternativa dessa natureza, proveniente da biomassa tropical e utilizada como combustvel nos veculos automotivos, a) a cana de acar, utilizada na produo do lcool.b) o petrleo, utilizado na produo de energia nuclear.c) o xisto, utilizado na produo de energia termoeltrica.d) o urnio, utilizado na produo de energia geotrmica.e) o carvo mineral, utilizado na produo de energia elica.

(UPE)Leia a manchete a seguir:

Brasil precisa de investimento em energia limpa.16/02/2011 - Jornal Folha de So Paulo.

Sobre o assunto tratado, CORRETOafirmar que a(o)a) biomassa, tambm chamada de energia renovvel, um tipo de energia limpa, desenvolvida por meio de plantaes energticas, porm, mesmo quando produzida de maneira sustentvel, emite grande quantidade de carbono na atmosfera.b) energia limpa aquela que no emite grande quantidade de poluentes para a atmosfera e produzida com o uso de recursos renovveis, a exemplo de biocombustveis como a cana-de- acar e as plantas oleaginosas que so fontes de energia originadas de produtos vegetais.c) Bacia de Campos, no Brasil, possui as maiores reservas de xisto betuminoso que considerado uma fonte de energia limpa renovvel, no se esgota e pode ser aproveitado indefinidamente sem causar grandes danos ecolgicos.d) lenha, energia elica e energia solar, apesar de se constiturem em fontes de energia no renovveis, so consideradas energias limpas e se destacam por suprirem a maior parte das necessidades brasileiras de eletricidade e por apresentarem uma srie de vantagens ambientais.e) maior potencial de energia limpa no Brasil est instalado na Bacia do Rio Paran, onde se localizam grandes reservas de gs natural, um biocombustvel avanado de transformao geolgica, pois dele possvel se obterem hidrocarbonetos.

(UEAP) A usina hidreltrica de ________, o porto de _______ no Maranho e a estrada de ferro ________ so infraestruturas relacionadas ao projeto Grande Carajs, executado no estado do __________. Marque a alternativa que completacorretamenteerespectivamenteas lacunas do texto referente ao Projeto executado na Amaznia.a) Tucuru, Manaus Calha Norte e Amazonas.b) Balbina, Trombetas Carajs e Amazonas.c) Girau, Alunorte, Santo Antonio e Rondnia.d) Belo Monte,Itaqui,Albrs e Par.e) Tucuru, Itaqui, Carajs e Par.

(UEA) O projeto de construo da usina hidreltrica de Belo Monte no rio Xingu, no estado do Par, foi pensado e elaborado ao longo de muitos anos por governos brasileiros sucessivos desde o regime militar. A construo da hidreltrica tem sido objeto de controvrsias e de grandes debates, em que so considerados oa) dispndio faranico do Estado e a pouca importncia do empreendimento.b) enfraquecimento da economia do pas e o favorecimento do capital estrangeiro.c) projeto de instalao de usinas nucleares e a manuteno da rea de floresta.d) mito e a ideologia do Brasil potncia, entendidos como heranas do autoritarismo.e) impacto ambiental e o deslocamento de milhares de pessoas daquele territrio.

(IFBA)

Adaptado de http://www.ecodebate.com.br/foto/energia.jpg Acesso em: 03 de julho de 2012.

Ao analisar o grfico da matriz energtica brasileira, percebe-se que, nos ltimos tempos, o Estado vem direcionado a sua poltica energtica para utilizao de fontes renovveis de energia com vistas a atingir a autossuficincia energtica. Sobre a matriz energtica brasileira e sua dimenso geopoltica, correto afirmar queI. o desenvolvimento das tecnologias alternativas para obteno de energia renovvel torna-se uma exigncia para colocar as economias mundiais a salvo de futuras crises energticas (como a crise do petrleo na dcada de 1970). No entanto, observa-se o aumento dos efeitos poluidores da queima dos combustveis fsseis (petrleo e cana-de-acar) para o abastecimento da frota nacional de veculos automotivos.II. a inovao tecnolgica vem possibilitando o amplo desenvolvimento do setor de energia elica no Brasil, com competitividade e eficincia energtica, sendo esse setor favorecido pela localizao geogrfica na zona de convergncia intertropical dos ventos alsios, assim como pela concentrao espacial dos grandes centros urbanos na faixa litornea do oceano atlntico.III. a tecnologia de fabricao dos biocombustveis est em desenvolvimento avanado no Brasil, possibilitando a produo e comercializao em larga escala de combustvel orgnico pela Petrobras. No entanto, o uso de gros para a produo do biodiesel impe a necessidade de expanso das fronteiras agrcolas o que repercute no avano do desmatamento das reservas florestais, assim como no aumento do preo dos alimentos.IV. a adeso do Brasil ao Programa de Combate aos Resduos Radioativos da ONU, criado aps o acidente nuclear na Usina de Fukushima no Japo, em 2011, ocasionou a desativao dos reatores nucleares das usinas brasileiras de Angra I e Angra II, instaladas na cidade de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro.V. o desenvolvimento da tcnica e da cincia e as mudanas na conjuntura econmica internacional intensificaram a corrida dos pases desenvolvidos pela procura por novas fontes de energia contrapondo lgicas antagnicas de apropriao da natureza que definem tenses e conflitos geopolticos na contemporaneidade.

Esto corretas as alternativasa) I e IIIb) I e IVc) I e Vd) I, II e IIIe) I, IV e V

(IFPE) A gerao de eletricidade uma necessidade para o desenvolvimento econmico e social do pas. No entanto, a construo de usinas hidreltricas pode causar enormes impactos ambientais. Com base nesse assunto, observe a figura que segue, a qual mostra a localizao da usina de Belo Monte. Em seguida, assinale a alternativa que melhor se relaciona com os impactos negativos desse tipo de empreendimento.

(Extrado de: http://eco4u.wordpress.com/2011/11/16/usina-de-belo-monte-algumas-vantagens-e-muitas- desvantagens-em-sua-realizacao/m_01/)

a) A obra implicar a relocalizao das populaes tradicionais ribeirinhas, inundao de imensa rea de floresta, que provocar a perda de espcies de plantas e animais, destruio de patrimnio arqueolgico, dentre outros problemas socioambientais.b) As condies climticas da Amaznia oriental no so propcias para a gerao de hidreletricidade, pois, com os longos perodos de estiagem que so comuns nessa poro do pas, o represamento do rio interromper o fluxo dgua no trecho a jusante da usina.c) Por a rea no ser povoada, os impactos negativos afetaro apenas a dinmica natural, principalmente o transporte de sedimentos e a migrao de espcies de peixes, alm da inundao da floresta, comprometendo a flora e a fauna locais.d) Toda usina hidreltrica produz impactos ambientais negativos, mas, apesar disso, a construo de megausinas hidreltricas, como Belo Monte, se justifica por seu impacto ambiental bastante localizado e pela otimizao dos custos, j que os problemas ficam restritos a um nico lugar.e) Os impactos negativos da construo de usinas hidreltricas na Amaznia so mais de natureza tcnica, por conta da grande distncia com os centros de consumo de energia nas outras regies, do que de natureza ambiental ou social.

(UECE) A energia renovvel presente nos ciclos naturais e que tambm pode ser gerada a partir do metano, como produto da decomposio de resduos orgnicos, denominada dea) energia geotrmica.b) energia elica.c) energia de biomassa.d) energia hidrulica.

(UECE) Leia as afirmaes a seguir, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

() As rochas sedimentares permoporosas tm alto potencial de guas subterrneas.() A descarga ou dbito de um rio deriva do volume pluviomtrico menos a evaporao e a infiltrao.() As fontes de energia elica, solar e hdrica so altamente poluentes.() O petrleo um combustvel fssil encontrado em plataformas ocenicas e bacias sedimentares.

a) V, V, F, V.b) F, V, V, F.c) F, F, V, F.d) V, F, F, V.

(UDESC) Nenhum pas, estado ou municpio passar por um processo de desenvolvimento econmico, sem contar com alguns fatores, como uma boa oferta de energia.

Em relao energia eltrica, em Santa Catarina, corretoafirmar.

a) O Gasoduto Brasil-Bolvia uma conquista para a indstria catarinense, que agora poder contar com uma fonte de energia totalmente limpa, s que muito mais cara que a energia produzida a carvo.b) A Celesc, para atender crescente demanda de energia, foi privatizada, quando a Tractebel Sul S.A. adquiriu o controle acionrio e iniciou a ampliao da rede de distribuio de energia.c) A usina termoeltrica responsvel por produzir energia eltrica no Estado a Jorge Lacerda, e est localizada em Capivari de Baixo.d) O Complexo Termeltrico Angra III, em Tubaro, iniciou a produo de energia eltrica, base da fuso do tomo.e) O carvo uma fonte de energia que dever crescer, e muito, na dcada que se inicia, pois algumas indstrias carbonferas j assinaram convnio para comprar carvo americano e queim-lo nas termoeltricas de Cricima e Urussanga.

(UNICENTRO) Sobre a infraestrutura do setor energtico no Brasil e particularmente no estado do Paran, correto afirmar que

a) devido rica hidrografia amaznica, as maiores hidroeltricas brasileiras esto situadas na regio Norte, sendo esta a regio que mais contribui com a gerao de hidroeletricidade.b) a hidroeltrica de Itaipu um empreendimento binacional, mas o Brasil consome um percentual maior da energia gerada, se comparado ao consumo do Paraguai.c) o Paran um importante produtor nacional de carvo mineral e de urnio, fazendo com que o Estado se destaque na produo de energia termoeltrica e nuclear.d) dentre os combustveis fsseis utilizados na produo de energia, destacam-se o petrleo e os derivados do lcool.e) a polmica em torno da construo da usina de Mau, no rio Tibagi, fez com que o governo decidisse pela construo de uma unidade termoeltrica, no local, abandonando o projeto da usina hidroeltrica.

FONTES ALTERNATIVAS E ENERGIA NO BRASILVESTIBULAR 2012(UEMG)

LINHARES, Maria Yedda(org). Histria Geral do Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 1990, 9 ed.Considerando os dados apresentados na ilustrao acima e seus conhecimentos sobre o perododa histria do Brasil abordado, CORRETOafirmar quea) o perodo do governo de Joo Goulart foi marcado por uma queda sensvel das taxas de inflao, em funo da estabilidade poltica e econmica do pas, conseguida com a instaurao do Parlamentarismo e do Plano Trienal.b) com a instalao do regime militar no Brasil, observou-se uma queda vertiginosa da inflao em relao ao final do perodo populista, e isso foi possvel graas ao abandono do liberalismo econmico e o consequente aumento da presena do Estado na economia do pas.c) o perodo em que so observadas as mais baixas taxas de inflao do pas, conforme mostra a tabela, ocorreu durante o chamado milagre econmico, que se baseou em uma poltica de controle da remessa de lucros, aliada a um grande programa de obras pblicas financiadas com capital nacional.d) o retorno do crescimento da inflao, a partir de 1974, est ligado alta dos preos do petrleo, j que a industrializao brasileira comeou a ficar estrangulada, pois uma parte significativa do crescimento econmico estava ligada s montadoras de veculos ou era abastecida por derivados do petrleo.

(MACK) No mapa, esto assinaladas

NIPE - Unicamp, IBGE e DTCa) reas de maior produo de minrio de Ferro, com exportaes voltadas, principalmente, para o mercado chins.b) regies onde se concentra a pecuria melhorada ou semi-intensiva, com destacvel participao nas exportaes do pas.c) reas com maior produo de soja.d) principais reas produtoras e consumidoras de gs natural.e) reas de maior produo de etanol.

(UFPE) Os recursos energticos constituem um importante subsdio expanso do capital, integrando o capital constante circulante. Nesse sentido, constituem ingredientes centrais da geoeconomia e da geopoltica do capitalismo contemporneo. O petrleo representa papel proeminente dentro dessa matriz energtica mundial, estando sempre em questo a ampliao do consumo e a capacidade de suporte das reservas petrolferas existentes. A localizao das suas principais reservas e estruturas de escoamento em reas de instabilidade poltica, bem como o fator concorrencial desafiam pesquisas e estudos acerca do descobrimento e ou desenvolvimento de outras fontes alternativas de energia.(LINS, Hoydo N.Geoeconomia e geopoltica dos recursos energticos na primeira dcada do sculo XXI)Sobre as questes tratadas no texto, correto afirmar que:( ) as principais reservas de petrleo se encontram localizadas no Oriente Mdio, em especial no Golfo Prsico. Esse fato vincula a Guerra do Golfo em 1990 com a energia, a geoeconomia, a geopoltica e a guerra no cenrio mundial.( ) a atualidade registra mudanas na espacialidade da acumulao de riqueza global, especialmente com o desempenho econmico da ndia e da China; isso repercute no aumento e na intensificao de consumo de recursos energticos.( ) o petrleo brasileiro da camada "pr-sal", fonte de intensas pesquisas geolgicas, foi originado de materiais orgnicos depositados no subsolo ocenico, em terrenos magmticos, ricos em hidrocarbonetos. Essa reserva de petrleo vai tornar o pas autossuficiente em petrleo e gs natural.( ) a justificativa para o predomnio da matriz energtica contempornea remete ao fato de que ela no exige uma ampla e complexa infraestrutura, tampouco articulaes de interesses diversos.( ) a Rssia exerce historicamente grande controle sobre as rotas de exportao dos recursos energticos produzidos na Eursia (Regio do Cucaso e sia Central), uma vez que partes do seu territrio funcionam como corredores em relao a ex-repblicas soviticas, tradicionais espaos de influncia russa.Resposta: VVFFV(UEL) A fora das guas tem viabilizado a construo de usinas hidreltricas de grande porte no Brasil, sendo Itaipu um exemplo.Com base nos conhecimentos sobre o desenvolvimento e a questo socioambiental, considere as afirmativas a seguir.

I. A retirada das populaes das reas atingidas por construo de hidreltricas tem produzido impactos sociais, como o desenraizamento cultural.II. Itaipu um exemplo da prioridade dada preservao dos hbitats naturais no projeto nacional-desenvolvimentista defendido pelos militares ps-64.III. As incertezas sobre os impactos ambientais com a construo de usinas hidreltricas trouxeram, por desdobramento, a formao de movimentos dos atingidos pelas barragens.IV. A construo de hidreltricas liga-se, tambm, preocupao com a crise energtica mundial prevista para as prximas dcadas.Assinale a alternativa correta.a) Somente as afirmativas I e II so corretas.b) Somente as afirmativas II e IV so corretas.c) Somente as afirmativas III e IV so corretas.d) Somente as afirmativas I, II e III so corretas.e) Somente as afirmativas I, III e IV so corretas.

(UFRN) Um empresrio deseja instalar uma indstria no Brasil, em uma localidade produtora de energia renovvel e limpa. Avaliadas as condies geogrficas das regies brasileiras, o empresrio escolheu estabelecer sua empresa no Nordeste, porque esta a regio quea) possui a maior quantidade de usinas hidreltricas instaladas.b) possui a maior capacidade instalada de energia elica.c) se destaca como principal produtora de energia a partir da biomassa.d) se destaca pelo maior nmero de usinas termoeltricas em funcionamento.

(UFBA) O Brasil, por sua grandeza territorial, possui uma diversidade geogrfica e climtica significativa. A latitude, o relevo, as bacias hidrogrficas, as caractersticas do solo, entre outros fatores, criam uma srie de possibilidades, entre outras coisas, para o planejamento energtico da matriz brasileira.Sendo bem exploradas, essas caractersticas singulares podem fazer do Brasil um pas independente das energias fsseis a longo prazo. Atravs do investimento tecnolgico e em infraestrutura, possvel utilizarmos fontes renovveis como a biomassa (etanol e biodiesel), elica, solar e hidreltrica. [...] Finalmente, a natureza oferece as condies ou cria as dificuldades que, na verdade, podem ser oportunidades para o crescimento e desenvolvimento do pas. (WALTZ, 2010, p. 31).Com base no texto e nos conhecimentos sobre a matriz energtica brasileira, uma das mais equilibradas entre as grandes naes,a)justifique a recente expanso hidreltrica da Regio Norte e cite dois exemplos doatual aproveitamento da Bacia Amaznica;b)destaqueduas caractersticas naturaisdo Nordeste brasileiro, que podem ser aproveitadas para gerao de energia alternativa e limpa;c) indiqueduas caractersticas ambientaisda Bacia Hidrogrfica do Paran.Resposta:a) A recente expanso hidreltrica da Regio Norte se deve ao avano das fronteiras econmicas sobretudo do agronegcio , ao crescimento da populao total e, em particular, da populao urbana, alm de investimentos pblicos e privados. O seu grande potencial hidrulico, o maior do pas, no momento, est relacionado no s s suas atividades tradicionais, mas tambm como fora motriz para a soluo dos grandes problemas regionais e visando suprir as deficincias energticas do pas, evitando futuros apages. Como exemplos do aproveitamento da Bacia Amaznica, podem ser citados projetos como Belo Monte, no rio Xingu, no Par; Jirau e Santo Antnio, no rio Madeira, em Rondnia; Teles Pires e o Complexo do Tapajs, no Par, alm do potencial de outros afluentes do Amazonas.b) Alto ndice de insolao anual, sobretudo no Agreste e no Serto (energia solar); excelente regime de ventos, principalmente no litoral, em particular na faixa setentrional (energia elica).c) Caractersticas ambientais da bacia do Paran. Condies topogrficas acidentadas. Rios tipicamente de planalto e caudalosos, apresentando inmeras cachoeiras ecorredeiras. Domnio dos climas tropical, tropical de altitude e subtropical. Quatro estaes do ano bem definidas em grande extenso. Solos de extrema fertilidade (solos de terra roxa) utilizados no cultivo do caf. Solos de influncia vulcnica (arenito-basltico). Formaes vegetais dos tipos latifoliada tropical, cerrados e aciculifoliada (araucrias) em grande parte da bacia hidrogrfica. Relevo predominantemente formado por superfcies planlticas, representadas sobretudo pelo planalto meridional com feies de cuestas. Relevo do tipo trapps (escalonados). Situa-se sobre terrenos de estrutura sedimentar compondo a bacia geolgica do Paran. Presena do Aqufero Guarani no subsolo.

(FEI) A tabela a seguir tem como objetivo estimar a quantidade de CO2 emitida na produo de energia eltrica no Brasil. Ela representa os fatores de emisso mdios mensais de CO2 para energia eltrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), que abrange quase toda a energia gerada no pas.

De acordo com a tabela, a explicao mais plausvel para a variao da emisso mensal est no fato de que:a) os fatores de emisso foram maiores no segundo semestre em consequncia do perodo de estiagem tpico do clima tropical que predomina no pas. Com as secas de inverno, os reservatrios das hidreltricas ficam mais vazios e muitas vezes necessrio recorrer ao uso de termoeltricas.b) a maior parte da energia consumida no pas termoeltrica e a aproximao do perodo de compras de natal faz com que o consumo de energia seja elevado, explicando o fenmeno.c) grande parte da energia brasileira proveniente do sul do pas. No perodo do inverno, o aquecimento das casas com lenha leva ao aumento da taxa de CO2 nos meses subsequentes.D) a demanda das indstrias aumenta significativamente no segundo semestre, implicando no uso da biomassa da cana e do biodiesel, o que aumenta a quantidade de CO2 emitida.E) os fatores mdios de emisso so superiores nos meses de vero em decorrncia da maior taxa de evaporao e do aumento da concentrao de metano (CH4).

(FGV-SP) A energia elica passou a ser utilizada de forma sistemtica para produo de eletricidade a partir da dcada de 1970, na Europa e depois nos Estados Unidos .No Brasil, essa energiaa) apresenta um forte potencial no litoral nordestino.b) largamente concentrada na Amaznia.c) representa cerca de 10% da matriz energtica.d) tem maior produo concentrada no Sudeste.e) concorre diretamente com fontes tradicionais como o carvo.

(ESPM)Observe a matria que trata de uma das mais pretensiosas obras do PAC (Programa de Acelerao do Crescimento) e que esbarra no dilema desenvolvimento-preservao ambiental:Belo Monte ser a segunda maior usina do Pas e a terceira maior do mundo, depois de Itaipu e de Trs Gargantas, na China. O projeto da hidreltrica comeou a ser desenvolvido nos anos 80 e foi reformulado vrias vezes. Em 2001 a Justia Federal proibiu o Ibama de emitir o relatrio de impacto ambiental da obra, frustrando a inteno do governo de licitar a usina em 2002. Ainda hoje o projeto enfrenta resistncias de ambientalistas e do Ministrio Pblico.(www.estado.com.br - acesso em 05/02/10)

a) Ab) Bc) Cd) De) EVESTIBULAR 20111-(UFLA) Leia o texto e observe a figura abaixo:O QUE O PR-SAL?O termo pr-sal refere-se a um conjunto de rochas localizadas nas pores marinhas de grande parte do litoral brasileiro, com potencial para a gerao e acmulo de petrleo. Convencionou-se chamar de pr-sal porque forma um intervalo de rochas que se estende por baixo de uma extensa camada de sal, que em certas reas da costa atinge espessuras de at 2.000 m. O termo pr utilizado porque, ao longo do tempo, essas rochas foram sendo depositadas antes da camada de sal. A profundidade total dessas rochas, que a distncia entre a superfcie do mar e os reservatrios de petrleo abaixo da camada de sal, pode chegar a mais de 7 mil metros.Fonte: www2.petrobras.com.br

A poro marinha com potencial de gerao e acmulo de petrleo se localiza mais exatamente:a) na chamada Regio Abissal de nosso litoral.b) abaixo do assoalho marinho.c) na Plataforma Continental, que praticamente a continuao do continente.d) nas Dorsais Ocenicas, uma vez que so cadeias montanhosas.2-(UEPB) A mdia nacional destacou com muita evidncia a descoberta de reservas petrolferas nas rochas da camada Pr-Sal. As proposies abaixo tratam de caractersticas dessas reservas petrolferas. Analise as e identifique a resposta correta.I -Nas rochas da camada pr-sal existentes no mundo, a primeira descoberta de reserva petrolfera ocorreu no litoral atlntico brasileiro. A camada pr-sal um grande reservatrio de petrleo e gs natural localizado nas bacias de Santos, Campos e Esprito Santo (regio litornea entre os estados de Esprito Santo e Santa Catarina).II -Segundo o Governo Federal, a explorao de petrleo nessas reas vai proporcionar segurana energtica para o Brasil e com isso blindar o pas contra eventuais crises de energia mundiais.III -A abundncia do petrleo na camada do pr-sal vai contribuir para aumentar a importncia econmica e um destaque na geopoltica do Brasil no espao mundial. Ao mesmo tempo vai gerar empregos a agregar valores produo por meio de exportao.Est(o) correta(s)a)Apenas a proposio IIIb)Apenas as proposies I e IIc)Apenas as proposies I e IIId)Apenas a proposio Ie)Todas as proposies3-(UNICAMP) As discusses sobre a instalao da Usina Hidreltrica de Belo Monte iniciaram-se no comeo da dcada de 1970, definindo os primeiros diagnsticos sobre o inventrio hidreltrico da bacia hidrogrfica na qual a usina ser instalada. Em fevereiro de 2010, foi concedida a licena ambiental para a construo da usina, considerada a maior usina hidreltrica inteiramente brasileira.a) Em qual bacia hidrogrfica ser construda a Usina Hidreltrica de Belo Monte, e em qual unidade federativa ser localizada?b) Aponte um impacto ambiental e um impacto scio-econmico decorrentes da instalao e do funcionamento de uma usina hidreltrica de grande porte no bioma em que ser instalada a usina de Belo Monte.Resposta:a)A usina serconstruda na bacia hidrogrfica do rio Xingu (Amaznica), no Estado do Par.b)Impactos ambientais: alterao da dinmica fluvial; inundao de grandesreas; extino de espcies da fauna e da flora; desaparecimento dereas cultivveis. Impactos scio-econmicos: desapropriao e deslocamento de pessoas para outrasreas; mudana na organizao espacial; deslocamento da populao indgena.4-(UFSC) Sobre a histria da utilizao de energia no Brasil, CORRETO afirmar que:01. na dcada de setenta o mercado automotivo brasileiro recebia os primeiros carros movidos a lcool. 02. as primeiras descobertas de reservas petrolferas nas rochas da camada pr-sal ocorreram no litoral brasileiro e foram anunciadas na primeira dcada do sculo XXI.04. a Itaipu Binacional, que entrou em operao na dcada de setenta, fornece mais da metade da energia eltrica consumida no Brasil.08. Florianpolis foi a cidade brasileira pioneira na utilizao de energia eltrica com a inaugurao da usina Rita Maria no sculo XIX.16. os poos de petrleo descobertos no territrio nacional na dcada de quarenta transformaram, a partir de ento, o Brasil num pas autossuficiente em petrleo.32. entre os sculos XVI e XIX utilizava-se no Brasil somente a energia hidrulica.Resposta:3 (1 + 2)5-(UFF)RUMO ECONOMIA DA BIOCIVILIZAOO setor produtivo ser obrigado a se adaptar a uma nova matriz energtica e a agricultura ser empurrada a privilegiar os pequenos proprietrios rurais e seus mtodos de cultura mais sustentveis. a biocivilizao, como denominou o franco polons Ignacy Sachs, autor do conceito de ecodesenvolvimento. As civilizaes que viro sero diferentes das antigas, j que a humanidade se encontra em um novo e superior ponto da espiral do conhecimento, afirma Sachs.Revista ISTO, ano 32, no 2093, 23/12/2009, p.112.Na perspectiva da biocivilizao, um aspecto fundamental a ser incorporado o da renovao da matriz energtica, apoiada em fontes alternativas, como por exemplo, a energia gerada pelo vento. No caso do territrio brasileiro, considerando esse tipo de energia e a velocidade constante dos ventos, o maior potencial elico concentra-se no seguinte segmento:a)borda sul da Amaznia.b)borda oriental da Amaznia.c)litoral do Sudeste.d)litoral do Nordeste.e)chapadas do Centro-Oeste.6-(UFRJ)

A energia elica tem aumentado sua participao entre as alternativas no-poluentes de gerao energtica. Uma das zonas preferenciais para o aproveitamento da energia elica so as reas costeiras.Explique a razo do elevado potencial de gerao de energia elica na interface oceano continente.RespostaO elevado potencial de energia elica na interface oceano-continente se deve aos ventos regulares e constantes resultantes das diferenas trmicas e baromtricas entre terra e mar.7-(FUVEST) A representao grfica abaixo diz respeito oferta interna de energia, por tipo de fonte, em quatro pases.

As fontes de energia 1, 2 e 3 esto corretamente identificadas, respectivamente em:a) petrleo nuclear gs naturalb) gs natural carvo mineral fontes renovveisc) fontes renovveis nuclear carvo minerald) petrleo gs natural nucleare) carvo mineral petrleo fontes renovveisVESTIBULAR 20108-(FEI) Para resolver questo, analise o quadro a seguir:

Fontes: EPA (Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada) USP; Centrais Eltricas do Norte do Brasil S.A.; Eletronorte Eletrobrs Centrais Eltricas Brasileiras S.A.No Brasil, a maior parte da energia eltrica disponvel proveniente de grandes usinas hidreltricas. A potncia (MW) que pode ser obtida depende da altura da queda, da vazo volumtrica e da acelerao da gravidade. Por isso, muitas usinas necessitam da presena de grandes reservatrios dgua e podem provocar graves problemas ambientais e sociais. Levando em conta o potencial de gerao de energia da rea represada (ou prevista), pode-se concluir que as hidreltricas 1, 2, 3 e 4 so respectivamente:a) Trs Gargantas noRioYangtz (China), Itaipu no Rio Paran (entre o PR e o Paraguai), Balbina no Rio Uatum (AM) e Tucuru no Rio Tocantins (PA).b) Itaipu no Rio Paran (entre o PR e o Paraguai), Balbina no Rio Uatum (AM), Tucuru no Rio Tocantins (PA) e Trs Gargantas no Rio Yangtz (China).c) Balbina no Rio Uatum (AM), Trs Gargantas no Rio Yangtz (China), Tucuru no Rio Tocantins (PA) e Itaipu no Rio Paran (entre o PR e o Paraguai).d) Balbina no Rio Uatum (AM), Itaipu no Rio Paran (entre o PR e o Paraguai), Tucuru no Rio Tocantins (PA) e Trs Gargantas no Rio Yangtz (China).e) Tucuru no Rio Tocantins (PA), Itaipu no Rio Paran (entre o PR e o Paraguai), Balbina no Rio Uatum (AM) e Trs Gargantas no Rio Yangtz (China).9-(UNICAMP) Observe, na figura a seguir, o perfil esquemtico da costa brasileira e responda s questes:

a) Em termos de composio rochosa, como se diferencia uma ilha situada na plataforma continental de uma ilha ocenica?b) Recentemente significativas reservas de petrleo foram encontradas na plataforma continental brasileira, na denominada Bacia de Santos. Esse petrleo foi formado, em parte, em ambiente de guas doces e existem reservatrios muito similares na frica. Explique esses fatos.Resoluo:a) As ilhas localizadas na plataforma continental, tambm chamadas ilhas costeiras so constitudas principalmente de rochas sedimentares. As ilhas ocenicas so picos de grandes dorsais, cadeias montanhosas submersas formadas principalmente de basalto de origem vulcnica.b) O petrleo da A Bacia de Santos foi formada, em sua maior parte, em ambiente de guas doces, antes da formao do Oceano Atlntico acumulando matria orgnica que levaria a formao do petrleo a partir de depsitos orgnicos em reas lacustres. A similaridade de formao na frica indica que os dois continentes ainda estavam juntos. Os posteriores deslocamentos de placas tectnicas acabaram resultando nos depsitos de petrleo na atual plataforma continental.10-(UFPR) Nos ltimos anos, no Brasil, tem chamado a ateno a expanso do plantio de cana-de-acar para produo do etanol, utilizado como combustvel. No dia 17/09/2009, o governo lanou um programa denominado Zoneamento Agroecolgico da Cana-de-acar, que visa ordenar o avano dessa cultura sobre o territrio, proibindo sua expanso sobre alguns biomas, haja vista que isso poder trazer impactos negativos no meio ambiente.Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.a) O bioma Amaznia, por sua grande extenso geogrfica e vastas reas ainda no usadas para agricultura, considerado um espao adequado para a expanso da cana-de-acar.b) O bioma Pantanal, devido abundncia de recursos hdricos necessrios ao desenvolvimento da cana-de-acar, tido como rea ideal para seu plantio.c) Existem, em territrio brasileiro, milhes de hectares de terra subutilizados que podem ser revertidos ao plantio de cana-de-acar, sendo desnecessrio o avano sobre biomas ainda conservados.d) Remanescentes florestais no utilizados na regio Sudeste podem ser incorporados como reas de plantio, evitando assim sua expanso sobre biomas ambientalmente mais suscetveis.e) No Centro-Sul brasileiro no haver expanso da cana-de-acar, porque as reas agrcolas j esto incorporadas dinmica produtiva.11-(UFRGS) A camada submarina do pr-sal, onde foram descobertas reservas de petrleo e gs, estende-se entre os estados do Esprito Santo e de Santa Catarina, podendo estar localizada a mais de 7.000 metros abaixo do nvel do mar.Considere as seguintes questes relacionadas explorao dessas reservas.1 distribuio dos royalties entre a Unio e os estados2 definio do marco regulatrio para a explorao3 reduo dos limites territoriais martimos do pas, para menos que as 200 milhas atuaisQuais tem sido objeto de debate no pas?a) Apenas 1.b) Apenas 2.c) Apenas 3.d) Apenas 1 e 2.e) 1, 2 e 3.12-(FUVEST) Grande parte da produo de petrleo, no Brasil, provm de bacias localizadas na plataforma continental (offshore). Todavia, a produo de petrleo, em rea terrestre (on shore), tem significativa importncia econmica.a) Identifique duas reas produtoras de petrleoon shoreno Brasil e explique as causas da existncia de petrleonessas reas.b) No Brasil, nos ltimos anos, a exportao de petrleo tem superado, em volume, a importao. Apesar disso, persiste umdeficitcomercial relativo a esse produto. Explique o porqu dessedeficit.Resoluo:a) O petrleo em reas terrestres (on-shore) no Brasil est associado principalmente a regies costeiras e as maiores reservas esto na Bacia Potiguar no Rio Grande do Norte, prximo a Mossor e no Recncavo Baiano, prximo a Salvador, Bahia, a primeira rea de produo petrolfera no Brasil. Ao longo da costa existem inmeras outras reas como Carmpolis em Sergipe e Coqueiro Seco e Atalaia em Alagoas. Existe uma pequena produo de petrleo e gs natural na Bacia do Urucu no vale mdio do Amazonas. So reas caracterizadas como bacias sedimentares, antigos leitos marinhos onde no perodo Cretceo da Era Mesozoica, grande volume de matria orgnica (plncton marinho), por decomposio anaerbica, resultou na formao de petrleo.b) Como o Brasil privilegiou a matriz de transporte rodovirio, a demanda por leo diesel e gasolina fez o pas importar o produto e mais adiante construir refinarias mais voltadas ao craqueamento de petrleo leve, com mais hidrocarbonetos e de melhor qualidade na produo de combustveis como a gasolina, o querosene e o leo diesel e com maior valor de mercado. A descoberta de petrleo na Bacia de Campos, Rio de Janeiro, na plataforma continental, promoveu mudanas no planejamento estratgico do pas para o setor energtico. A maioria do petrleo de Campos era do tipo pesado com muito betume e elementos graxos e menor valor de mercado. A Petrobras estabeleceu uma poltica de exportar o petrleo pesado, com menor valor, e importar o petrleo leve, de maior valor, gerandodeficit,pelo valor do petrleo leve e seu alto consumo. As atuais descobertas na camada do pr-sal so caracterizadas por grande quantidade de petrleo leve, o que pode inverter a tendncia deficitria ao longo do tempo.13-(FEI) Entre as crticas feitas ao programa nuclear brasileiro assinale a alternativa incorreta:a) Houve a opo pela compra de usinas e de tecnologia importada ao invs da buscar-se a capacitao dos tcnicos e cientistas brasileiros.(B) Em 1975 foi firmado o acordo nuclear Brasil-Alemanha, que previa a construo de oito usinas. No entanto, pelo acordo, s foi construda uma (a de Angra II). Houve o desperdcio de bilhes de dlares.c) A implantao das usinas em terrenos litorneos geologicamente instveis e a localizao entre as duas maiores metrpoles nacionais produzem riscos adicionais a uma tecnologia que, por si s, j envolve riscos de operao elevados.d) Existe o risco de o pas construir armas atmicas, uma vez que o Brasil passou a dominar a tecnologia de enriquecimento de urnio e no signatrio do Tratado de No-Proliferao de Armas Nucleares. Uma preocupao suplementar o alinhamento brasileiro poltica nuclear iraniana.e) Alm das constantes paralisaes de seu funcionamento por falhas tcnicas, Angra I e II tm custo por quilowatt-hora gerado muito mais elevado do que o das usinas hidreltricas.14-Com base no texto, no mapa e na figura a seguir, responda as duas prximas questes.O presidente da Cmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), assinou na quarta-feira (2) o ato que cria quatro comisses especiais para analisar os projetos enviados ao Congresso. O primeiro altera o modelo atual de contrato de ___________ para um sistema de __________; o segundo, cria a Petro-sal, estatal que vai gerenciar o pr-sal; o terceiro, estabelece um Fundo Social para gerir e distribuir os recursos e o ltimo prev a capitalizao da Petrobras.Disponvel em:

(Disponvel em:. Acesso em 15 ago. 2009.)15-(UEL) Nas discusses sobre o projeto do pr-sal, um dos pontos que vem gerando debates acirrados sobre qual modelo seria adotado para a sua explorao.Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna do texto citado.a) partilha; extraob) concesso; exploraoc) extrao; retiradad) escavao; exploraoe) concesso; partilha16-(UEL) Sobre a ocorrncia do pr-sal, conforme ilustrado no mapa e na figura, correto afirmar:a) As reservas do pr-sal recebem esta denominao por estarem localizadas abaixo do nvel do mar, constituindo-se na maior jazida de sal descoberta at hoje, cujas camadas podem chegar a ter at 2 km de espessura.b) Os tcnicos ainda no conseguiram estimar a quantidade total de gs natural a ser extrado, pois no se sabe exatamente qual a intensidade da camada pr-sal. Nos dois campos a serem explorados aestimativa de que as reservas cheguem a 12 bilhes de toneladas.c) A camada pr-sal um gigantesco reservatrio de petrleo e gs natural, localizado nas Bacias de Santos, Campos e Esprito Santo (regio litornea entre os estados de Santa Catarina e o Esprito Santo).d) Em abril de 2008, a Petrobras comeou a explorar petrleo da camada pr-sal em altssimas quantidades. Esta explorao vem ocorrendo no Campo de Tupi, 3 a 5 mil metros abaixo do nvel do mar.e) A produo na camada pr-sal se justifica por investimentos de baixo custo tecnolgico necessrios para a explorao do petrleo, em funo da rasa profundidade das reservas, que chegam a alcanar menos de mil metros abaixo do nvel do mar.17-(UFJF) Uma usina termoeltrica de Juiz de Fora est sendo adaptada para funcionar tanto a gs quanto a lcool. O projeto indito promete produzir energia de forma mais limpa. O trmino das obras est previsto para dezembro, quando comeam os testes operacionais. A termoeltrica de Juiz de Fora, que vai compor o sistema interligado nacional, ser bicombustvel e a primeira no mundo a usar lcool na produo de energia. O novo modelo de usina permite que o sistema de energia funcione de forma mais eficiente, afirma a Petrobrs.Disponvel em:. Acesso em: 25 jun. 2009. Adaptado.Essa usina bicombustvel tem como objetivo:a)ampliar o Programa Luz Para Todos, que proporciona o atendimento em energia eltrica parcela da populao do meio rural brasileiro que ainda no tem acesso a esse servio pblico.b)contribuir para a reduo do trfego de caminhes que transportam combustveis, porque o lcool transportado atravs de dutos, eliminando tambm os riscos de armazenagem desse combustvel.c)desenvolver a implantao de um modelo industrial, adequado s condies socioculturais, econmicas e ecolgicas das regies da Zona da Mata Mineira e Campo das Vertentes.d)estimular o consumo de energia eltrica na cidade e regio, oferecendo um kwh (quilowatt-hora) de baixo custo, se comparado ao produzido pelas centrais hidreltricas brasileiras.e)possibilitar a expanso do mercado de consumo do etanol produzido no Brasil, porque os pases que obtm energia, a partir de termoeltricas, teriam a opo de utilizar um combustvel limpo.18-(UFSC)

Disponvel em:Acesso em: 09 ago. 2009.Sobre as fontes de energia, CORRETO afirmar que:01. as usinas trmicas a gs natural so menos agressivas ao meio ambiente, se comparadas s usinas movidas a petrleo e, principalmente, s de carvo mineral.02. o potencial hidreltrico de um curso fluvial proporcionado pela vazo hidrulica e pela concentrao de desnveis existentes ao longo do curso de um rio.04. atualmente, 80% da energia consumida no Brasil proveniente da biomassa (lenha, carvo vegetal).08. apesar de possuir mais de 50% de sua superfcie formada por rochas metamrficas, o Brasil no apresenta grandes jazidas de petrleo em sua parte continental. A maioria das reservas est na plataforma ocenica.16. o petrleo aproveitado economicamente como fonte de energia e matria-prima. Como fonte de energia, esse recurso transformado em combustveis, como o leo diesel, a gasolina e o querosene.32. o esforo muscular, assim como a maioria das fontes de energia derivadas de biomassas, considerado no renovvel.Resposta: 19 (01+02+16)19-(ACAFE)O petrleo cada vez mais um recurso geopoltico. As grandes reservas mundiais esto sob o controle dos Estados nacionais e de suas empresas.Carta Capital: 2/09/2009, N 561, p. 69.Sobre a camada do pr-sal, grande potencial de petrleo, correto afirmar, exceto:a) Os impactos ambientais inerentes atividade petrolfera de qualquer natureza precisam ser contidos e a sociedade brasileira deve ficar atenta e vigiar as possveis poluies provenientes da explorao do pr-sal.b)A camada pr-sal, grande reservatrio de petrleo e gs natural, localizado nas bacias de Santos, Campos e Esprito Santo (regio litornea entre os estados de Santa Catarina e estado capixaba) coloca o Brasil no xadrez geopoltico do petrleo.c)As expectativas, as angstias e os sonhos que surgiram desde o anncio das descobertas das reservas no pr-sal referem-se aos modelos de explorao e ao destino do capital proveniente da explorao, dentre outros aspectos.d)O monoplio da explorao, refino e distribuio de derivados do petrleo continuaro como sempre foi, sob o controle da Petrobrs, estatal criada para tal funo, a qual pretende recolocar o petrleo novamente como a maior fonte de energia utilizada pelo setor de transportes.20-(UEM) Governo anuncia suas propostas para a explorao das reservas de petrleo na chamada camada do Pr-sal(Folha de S.Paulo, 30 de agosto de 2009, pgina B1).A respeito da camada do Pr-sal e do petrleo como recurso energtico, assinale o que for correto.01) As reservas levam o nome de Pr-sal por causa do alto teor de sal marinho existente nas reservas de petrleo descobertas no fundo do mar.02) O nome Pr-sal deve-se ao fato de as rochas de onde sero extrados leo e gs estarem abaixo de uma barreira de sal localizada em guas profundas.04) Em 1953, no governo do presidente Getlio Vargas, promulgada a lei que cria a PETROBRAS (Petrleo Brasileiro S/A) e institui o monoplio estatal na extrao e refino do petrleo no Pas.08) Considerando que a formao do petrleo deve-se alterao de matria orgnica existente nos subsolos ocenicos, no Brasil, todos os poos de petrleo descobertos e catalogados se localizam no Oceano Atlntico, prximo zona costeira.16) Entre os maiores produtores de petrleo do mundo, na atualidade, esto a Arbia Saudita, o Ir, o Iraque, o Kuwait e a Venezuela. Com a descoberta das reservas do Pr-sal, o Brasil poder fazer parte da lista dos maiores produtores mundiais.Resposta:22 (02+04+16)21-(PUCSP)Em meados da dcada de 1970, as condies externas que haviam sustentado o sucesso econmico do regime militar[brasileiro]sofreram alteraes profundas. Em 1973 ocorreu o primeiro choque do petrleo, com o preo do barril passando, repentinamente, de 2,7 para 11,20 dlares. A Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo (OPEP) embargou as vendas do produto para o Ocidente em represlia ao apoio dado pelos Estados Unidos a Israel na guerra entre este pas e seus vizinhos rabes.Tania Regina de Luca.Indstria e trabalho na histria do Brasil. So Paulo: Contexto, 2001, p. 92O fragmento acima apresenta alguns aspectos da relao do Brasil com o exterior na dcada de 1970. Entre eles, podemos destacara) a ausncia de investimentos pblicos na busca de novas fontes de energia eltrica e nuclear e a proibio de participao estrangeira no setor.b) o ingresso brasileiro, aps a descoberta do pr-sal, em organizaes internacionais relacionadas produo e distribuio de petrleo.c) a poltica econmica do governo militar brasileiro, que conseguiu eliminar a inflao e reduzir drasticamente a concentrao de renda no pas.d) o engajamento brasileiro nos conflitos do Oriente Mdio, com apoio ostensivo a Israel contra os pases rabes.e) a dependncia brasileira de fontes externas de energia para o funcionamento da indstria e de parte importante do sistema de transportes.22-(PUCSP) Examine a tabela:

Os dados mostram um exemplo da expanso rumo ao Centro-Oeste da lavoura de cana-de-acar. O municpio de Rio Brilhante (MS) j o segundo maior produtor do pas. A esse respeito correto afirmar quea) a expanso da cana-de-acar na regio Centro-Oeste est substituindo o cultivo da soja, que declina em razo da no adeso ao plantio de soja transgnica.b) trata-se de um fenmeno momentneo, visto que nada indica que a demanda pelos produtos derivados da cana vai continuar crescendo no pas.c) essa expanso associa-se ao crescimento do mercado de carros bicombustveis, que torna crescente a demanda pelo etanol e implica a requisio de novas reas para o cultivo.d) trata-se de um novo incremento produtivo da cana numa rea que j foi tradicional centro produtor de acar antes de ser reduzida pelo avano da soja.e) a expanso pode revelar-se arriscada, pelo fato de a cana-de-acar ser uma planta mais adaptada s reas midas e litorneas, como as do Nordeste brasileiro, por exemplo.23-(PUCPR) Em novembro de 2007, a Petrobrs informou Agncia Nacional de Petrleo (ANP) e ao Conselho Nacional de Poltica Energtica (CNPE) que seus estudos geolgicos indicavam a existncia de grande potencial petrolfero no litoral brasileiro.

I. O potencial petrolfero descoberto em 2007 est na Plataforma Continental e se estende do litoral do Esprito Santo ao de Santa Catarina, ocupando uma rea de 149 mil Km.II. O termo pr-sal refere-se a um conjunto de rochas localizadas nas pores marinhas de grande parte do litoral brasileiro, com potencial para a gerao e acmulo de petrleo.III. A chamada camada pr-sal uma faixa que se estende ao longo de 800 quilmetros abaixo do leito do mar e engloba as bacias sedimentares do Esprito Santo, Campos e Santos.IV. Vrios campos e poos de petrleo j foram descobertos no pr-sal, entre eles o de Tupi, que considerado o principal, o de Guar, o de Bem-Te-Vi, o de Carioca, o de Jpiter e o de Iara.a) Apenas as assertivas I, II e III esto corretas.b) Apenas a assertiva I est correta.c) Todas as assertivas esto corretas.d) Apenas as assertivas I e II esto corretas.e) Apenas a assertiva III est correta.24-(UERJ)

H 34 anos, os governos do Brasil e da Alemanha firmavam programa de cooperao que previa a construo de oito centrais termonucleares, alm de usinas de enriquecimento de urnio e de reprocessamento do combustvel nuclear.Alm das irregularidades apontadas na reportagem, o atual programa nuclear brasileiro tem como principal problema:a) risco de poluio ambientalb) inviabilidade da tecnologia adotadac) ausncia de fontes de investimentosd) indisponibilidade de mo-de-obra qualificadaObserve o mapa e a tabela abaixo e com base neles responda s duas questes subsequentes.

25-(UEG) A maioria das usinas hidreltricas e pequenas centrais hidreltricas construdas e/ou previstas para o estado de Gois est localizada na bacia hidrogrfica doa) So Francisco.b) Paranaba.c) Tocantins.d) Araguaia.26-(UFRO)PRESIDENTE DO IBAMA VISITA REA DE CONSTRUO DA USINA DE JIRAU/RODiante da polmica em torno da Usina Hidreltrica de Jirau, o presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, decidiu verificarin locoos possveis impactos das mudanas pretendidas pelo Grupo Suez. Sobrevoou a rea, percorreu de carro a regio e conversou com moradores. O que viu e ouviu ajudar na conduo do licenciamento. Mas, por ser rbitro do processo, no quis antecipar qualquer comentrio. No encontro com o prefeito e o secretrio municipal, o assunto de destaque foi a construo das usinas hidreltricas de Santo Antnio e Jirau, pois os projetos preveem instalao das usinas prximo a Porto Velho, cidade que certamente sofrer presso demogrfica. (Notcias da AmazniaNDA. 25/08/2008 - Fonte: IbamaSobre as usinas hidreltricas referidas no texto, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.( ) Podem contribuir para a ampliao do parque industrial de Porto Velho.( ) Podem gerar impactos ambientais como alagamento das reas vizinhas, aumento no nvel do rio Madeira que, em alguns locais, pode ter o seu curso represado.( ) Podem colocar em risco grande parte da biodiversidade local pela fragmentao da rea, impedindo a reproduo de vrias espcies.( ) Por se tratar de obra governamental, o Estudo de Impacto Ambiental/Relatrio de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) dessas usinas dispensado.Marque a sequncia correta.a)V, V, V, Fb)V, F, F, Vc)F, V, V, Fd)F, V, F, Ve)V, V, V, V27-(UFPA) O grfico abaixo representa a distribuio do uso de fontes de energia primria no Brasil.

Fonte: Disponvel em:. Acessado em 19/04/2010Com base no conhecimento sobre o assunto e no grfico acima, correto afirmar:a)A utilizao do gs natural como matriz energtica no Brasil tem sido significativa em funo da facilidade de extrao, o que permite inclusive a exportao desse recurso para a Bolvia.b)Embora a gua seja um recurso abundante no Brasil, sua participao na produo de eletricidade pouco significativa, apesar do apelo do movimento ambientalista pela construo de hidreltricas.c)O petrleo, matriz energtica bsica para a sociedade industrial, a fonte de energia primria mais expressiva no Brasil. Apesar disso, o papel da produo de energia eltrica no pas desempenhado, principalmente, pelas usinas hidreltricas.d)A participao do carvo mineral, recurso abundante e inesgotvel, resultado dos atuais investimentos em construo de termoeltricas no sul do pas.e)As pesquisas no setor de biocombustvel destacam o uso da cana-de-acar na produo do lcool e diesel.Justifica-se, assim, a criao do projeto Pro-lcool, que contribui para a reduo dos impactos socioambientais no pas.28-(UEG) Considerando a relao entre o potencial hidreltrico e a rea a ser inundada pelos atuais reservatrios de UHE, pode-se afirmar que os danos ambientais decorrentes do alagamento de terras sero maiores na bacia hidrogrfica doa)Paranaba.b) So Francisco.c) Tocantins.d) Araguaia.VESTIBULAR 200929-(UERJ)Lula defende biocombustveis das crticas crescentesBRASLIA - O presidente Luiz Incio Lula da Silva defendeu a produo de biocombustveis pelo Brasil, rejeitando as crticas de que ela acelera o aumento dos preos dos alimentos em todo o mundo e prejudica o meio ambiente.As crescentes crticas so um desafio diplomacia brasileira e ao auge das exportaes agrcolas, que transformaram o Brasil no maior exportador mundial de etanol derivado da cana-de-acar.Competidores e crticos tentaram relacionar vrias das exportaes agrcolas do pas, da carne soja, com a destruio do meio ambiente e com ms condies de trabalho.RAYMOND COLITT, em 16/04/2008. Adaptado de www.estadao.com.brO debate a respeito do uso de biocombustveis no envolve apenas questes ambientais, mas tambm diferentes interesses econmicos. Neste ltimo caso, encontram-se pases e empresas que lucram com a utilizao em larga escala dos combustveis fsseis e produtores de biocombustveis. Nesse campo de lutas, o Brasil emerge como um potencial ator de primeira grandeza, posicionando-se no centro dessa polmica.Um alegado risco ambiental decorrente da maior produo de biocombustveis no Brasil e uma vantagem territorial que fundamenta a defesa desta poltica de Estado, respectivamente, so:a) desertificao - abundncia de recursos hdricos.b) degradao dos solos - predomnio de solos frteis.c) desmatamento - disponibilidade de terras no cultivadas.d) disseminao de pragas - ocorrncia de climas temperados.30-(FUVEST) O debate atual em torno dos biocombustveis, como o lcool de cana-de-acar e o biodiesel, inclui o efeito estufa. Tal efeito garante temperaturas adequadas vida na Terra, mas seu aumento indiscriminado danoso. Com relao a esse aumento, os biocombustveis so alternativas preferveis aos combustveis fsseis porquea) so renovveis e sua queima impede o aquecimento global.b) retiram da atmosfera o CO2 gerado em outras eras.c) abrem o mercado para o lcool, cuja produo diminuiu o desmatamento.d) so combustveis de maior octanagem e de menores taxas de liberao de carbono.e) contribuem para a diminuio da liberao de carbono, presente nos combustveis fsseis.31-(UFJF- GRADUAO A DISTNCIA) Leia a notcia a seguir.A chamada camada pr-sal uma faixa que se estende ao longo de 800 quilmetros entre os Estados do Esprito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e engloba trs bacias sedimentares (Esprito Santo, Campos e Santos). O recurso natural encontrado nesta rea est a profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo gelogos, conservam a qualidade desse recurso. Vrios campos j foram descobertos no pr-sal, entre eles o de Tupi, o principal. H tambm os nomeados: Guar, Bem-Te-Vi, Carioca, Jpiter e Iara, entre outros.Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u440468.shtml. Acesso em 24/01/2009. Adaptado.A notcia refere-se a qual recurso natural?a)Bauxita.b)Carvo.c)Petrleo.d)Salitre.e)Urnio32-(UEMG)ENTENDA O QUE A CAMADA PRSALA chamada camada pr-sal uma faixa que se estende por cerca de 800 quilmetros abaixo do leito do mar, entre os Estados do Esprito Santo e Santa Catarina, e engloba trs bacias (Esprito Santo, Campos e Santos). O petrleo localizado nesta rea encontra-se em profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo os gelogos, conservam a qualidade do produto.Trecho Adaptado- Folha Online 10/08/2008Sabe-se que a formao do petrleo ocorre atravs da alterao de matria orgnica vegetal ou animal, de origem ocenica, retida no subsolo.Baseando-se nessas informaes, CORRETO afirmar que a rea propcia produo do petrleo localiza-sea) nos subsolos ocenicos, em reas de bacias sedimentares.b) nos terrenos cristalinos, em locais que estiveram cobertos por mares.c) nos subsolos ocenicos, em reas de terrenos cristalinos da era Mesozoica.d) nos terrenos sedimentares, em subsolos ocenicos da era Pr-Cambriana.33-(CSPER LBERO)

O mapa acima representa a distribuio geogrfica do potencial hidreltrico brasileiro. A construo, no rio Madeira, das Usinas de Santo Antnio e Jirau, com incio de operao comercial previsto para 2012 e 2013, respectivamente, configura na atualidade os dois maiores projetos de aproveitamento deste potencial.Tendo em vista as questes que envolvem o uso do potencial hidreltrico brasileiro e a construo das Usinas do Complexo Madeira, assinale a alternativa correta.a) Com capacidade de produo de energia estimada em aproximadamente 6 mil MW, as Usinas do Complexo Madeira tm por objetivo suprir a demanda crescente de energia criada pelo Programa Luz Para Todos, lanado em 2003 pelo governo federal e que visa diminuir a excluso eltrica na regio Norte e Centro-Oeste do pas.b) A construo das Usinas do Complexo Madeira, junto com outros projetos de aproveitamento hidreltrico previstos para a regio, possibilitar corrigir o desequilbrio histrico do uso do potencial hidreltrico brasileiro, que causa variaes significativas no preo das tarifas de energia eltrica entre as diferentes regies.c) O aproveitamento do potencial hidreltrico do rio Madeira, que comea a se viabilizar com a construo das duas primeiras Usinas, vem sendo questionado por instituies financeiras multilaterais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pela falta de estudos conclusivos sobre os impactos scio-ambientais das obras sobre a biodiversidade amaznica.d) Um dos maiores benefcios da construo das Usinas ser o freamento do ritmo de destruio e incorporao de florestas e mananciais pela minerao, pela pecuria e pelas monoculturas de exportao, tendo em vista as mudanas que a oferta maior de energia promover sobre o perfil socioeconmico da regio.e) Alm da questo dos impactos scio-ambientais que envolvem as obras do Complexo Madeira, tambm vem sendo criticado por grupos organizados da sociedade civil o fato de que as Usinas tm por objetivo atender, sobretudo, os interesses das indstrias transnacionais de produo de alumnio, que pretendem instalar fbricas na regio.34-(UEPB)

A manchete publicada em jornal de grande circulao nacional nos leva a reflexo de que:I -Segundo o representante da ONU para Direito Alimentao, o uso de terras frteis para cultivos destinados a fabricar biocombustveis reduz as superfcies destinadas produo de alimentos.II -No Brasil, o ministro da Agricultura afirmou que a produo de lcool no prejudica a produo de alimentos. Existe uma perfeita compatibilidade entre a produo de lcool e de alimentos. A plantao da cana-de-acar representa menos de 1% da produo total agrcola brasileira e as novas reas para produo de lcool avanam para as pastagens.III -Segundo o representante da ONU para o Setor da Agricultura e Alimentao (FAO) o etanol e o biodiesel tm condies de serem transformados em aliados no combate fome, desde que acompanhados de polticas pblicas que estimulem a agricultura familiar, a oferta de crditos, e uma estrutura de mercado que favorea o comrcio de alimentos sem amarras protecionistas.IV -Atualmente o etanol a maior fonte de energia do pas.Esto corretas:a)Apenas as proposies II e IIIb)Apenas as proposies I e IIc)Apenas as proposies I, II e IIId)Apenas as proposies I e IVe)Todas as proposies35-(UFAL) O carvo mineral brasileiro apresenta uma srie de inconvenientes, entre os quais podem ser mencionados os seguintes, exceto:a) o poder calorfico no muito elevado.b) as camadas dos depsitos geralmente pouco espessas.c) a possibilidade de explorao a cu aberto.d) o fato de conter piritas de enxofre.e) o seu elevado teor de cinzas.36-(FUVEST)

Com base nesses grficos sobre 15 cidades, pode-se concluir que, no ano de 1995,a) as trs cidades com o menor nmero de habitantes, por hectare, so aquelas que mais consomem gasolina no transporte particular de passageiros.b) nas trs cidades da Amrica do Sul, vale a regra: maior populao, por hectare, acarreta maior consumo de gasolina no transporte particular de passageiros.c) as cidades mais populosas, por hectare, so aquelas que mais consomem gasolina no transporte particular de passageiros.d) nas trs cidades da Amrica do Norte, vale a regra: maior populao, por hectare, acarreta maior consumo de gasolina no transporte particular de passageiros.e) as trs cidades da sia mais populosas, por hectare, esto entre as quatro com menor consumo de gasolina no transporte particular de passageiros.37-(UFPEL) Existe a possibilidade de que a rea do pr-sal, inicialmente delimitada entre o Esprito Santo e o norte de Santa Catarina, chegue ao Rio Grande do Sul.(Zero Hora, 27/09/2008).Essa informao, dada pelo diretor geral da Agncia Nacional do Petrleo, gs natural ebiocombustveis (ANP), Haroldo Lima, significa queI. muda a histria do petrleo no Brasil, fazendo o pas passar da situao de auto-suficincia deum grande produtor mundial de petrleo.II. o anncio do redimensionamento da regio mais rica em petrleo do pas pode conter boasperspectivas para os gachos, mas no a garantia de investimentos mais baratos na explorao.III. essas novas reservas do pr-sal que passariam pelo Rio Grande do Sul, chegando segundo hipteses at Argentina, se localizam na Bacia de Santos, em formaes baslticas semelhantes quelas que constituram o Recncavo Baiano.IV. o fato de os combustveis fsseis responderem pela maior parte (81%) da matriz de energia global possibilita ao Brasil uma verdadeira alavanca ao seu crescimento econmico, se tal descoberta for concretizada e bem aproveitada.V. o petrleo anunciado, apesar de se encontrar abaixo do leito martimo, sob uma placa de sal, chamada pr-sal, poder ser facilmente extrado e sem grandes custos em face da alta tecnologia dominada pela Petrobras.Das afirmativas acima com relao ao petrleo e suas perspectivas no Brasil, so corretas apenas:a) I, II e III.b) II e IV.c) III e V.d) II, IV e V.e) I e V.38-(UFCG) O ano de 2007 viu o aquecimento global aparecer na grande mdia no mais impulsionada pelos ambientalistas que vinham pautando essa questo nos ltimos quarenta anos. Hollywood se rendeu a essa verdade inconveniente, premiando com um Oscar o documentrio do ex-vice-presidente dos EUA, o senhor Al Gore. Esse, entre outros fatores, ajuda a entender o que verdadeiramente est em curso: a apropriao de uma causa o aquecimento global - por setores que at aqui procuraram desqualific-la e, junto, desqualificar todos aqueles que a protagonizavam.(PORTO-GONALVES, Carlos Walter. Outra verdade inconveniente - a nova geografia. In: Caros Amigos, ano XI, n. 34, set. 2007).O texto faz referncia aos apropriadores e novos protagonistas da causa do aquecimento global. Esto entre eles o (os)/ a (as):a) pequenos produtores agrcolas brasileiros, que, estimulados pelos crditos do PRONAF, tm produzido a maior parte da cana-de-acar necessria produo do etanol.b) latifundirios e os grandes complexos empresariais agrcola, petrolfero, automobilstico, entre outros, organizados em redes, que no contexto atual de discusso e de busca por novas fontes de energia, vem no etanol um novo filo de lucro e uma nova estratgia de manuteno dos seus poderes.c) ndios, os seringueiros e as populaes ribeirinhas da Amaznia Brasileira, que, ao utilizarem os recursos da floresta equatorial sem depred-la, conservam a cobertura vegetal necessria absoro dos gases do efeito estufa que causam o aquecimento global.d) pases da OPEP, que, em virtude da escassez e da iminente exausto das suas reservas de petrleo e gs natural, tm estimulado a expanso da produo do etanol em seus territrios, em detrimento da produo de combustveis de origem fssil.e) sociedade civil estadunidense, que, estimulada pela mdia, tem adotado novos hbitos de consumo, abandonando o modelo de consumo individualizado, que fez do automvel particular o seu principal smbolo.VESTIBULAR 200839-(UEA) Os biocombustveis surgem hoje como uma soluo para os problemas mundiais de energia. O carter renovvel da biomassa torna o seu uso uma alternativa para a ameaa de esgotamento das jazidas de petrleo.O aumento da produo de combustvel com base na biomassa provoca o seguinte problema:a) o aumento da emisso de gases de efeito estufa, o que agrava o aquecimento global.b) a queda do preo do petrleo, o que contribui para o aumento do seu consumo.c) a reduo da oferta de alimentos, o que leva ao aumento dos seus preos no mercado mundial.d) a mudana da estrutura fundiria, o que acarreta o fracionamento das unidades produtivas.e) a desvalorizao do fator trabalho na agricultura, o que agrava as questes sociais no campo.40-(UNIFESP) No Brasil, o biodiesel apontado como uma alternativa para gerao de energia, pora) abrir mercados no pas, j que uma fonte de energia sem restries socioambientais.b)) impedir o desmatamento da Amaznia, substituindo a pecuria.c) criar empregos rurais qualificados para manipular mquinas agrcolas.d) permitir aproveitar espcies locais e agregar famlias de baixa renda produo.e) ser exportvel aos Estados Unidos, que no dominam tecnologia de biocombustvel.41-(UNIFACS)

A charge se refere01) maneira jocosa e depreciativa que o governo norte-americano vem tratando as propostas polticas do governo brasileiro.02) campanha dos Estados Unidos para garantir o voto do Brasil na Organizao das Naes Unidas (ONU), para o processo de invaso do Iraque.03) busca de tecnologia, por parte dos norte-americanos, para desenvolver fontes de energia alternativas utilizao dos combustveis fsseis.04) necessidade que o governo dos Estados Unidos tem da aprovao dos pases perifricos para dar continuidade sua poltica internacional contra o terrorismo.08) ao apoio dado pelos Estados Unidos ao Brasil, na sua eleio como o novo membro permanente no Conselho de Segurana da Organizao das Naes Unidas (ONU).Resposta: 0342-(UFVJM) Estas afirmativas concernem s fontes de energia.ASSINALEa alternativa que apresenta informao INCORRETA sobre fontes de energia.a) O Petrleo, recurso no-renovvel, a principal fonte de energia consumida no mundo.b) A hidroeletricidade uma das fontes de energia mais consumidas no Brasil; apesar disso, os investimentos na sua produo tm sido baixos.c) O Brasil modificou sua poltica energtica a partir de 1980, o que resultou numa sensvel diminuio do consumo de petrleo no pas.d) O gs natural um combustvel fssil que apresentou, no Brasil, a menor porcentagem em crescimento do consumo nos ltimos anos.43-(FALM) Recentemente o governo brasileiro anunciou que a Petrobrs achou uma grande quantidade depetrleo a uma profundidade de 7 mil metros e a 180 km da costa brasileira. A referente rea de prospeco localiza-se:a) Na Bacia do Esprito Santo.b) Na Bacia de Camposc) Na Bacia de Camaari-Ilhusd) Na Bacia Amaznicae) Na Bacia de Santos44-(UFPI) Assinale a alternativa correta com relao aos recursos energticos e as conseqncias, especificamente no Brasil:a) Os combustveis fsseis, recursos naturais finitos e renovveis, tm os custos econmicos de sua explorao encarecidos quando a sua explorao ocorre nas bacias ocenicas brasileiras.b) So chamados de combustveis fsseis as fontes energticas geradas pela fossilizao natural de material orgnico, sendo o petrleo o mais utilizado no Brasil.c) A queima de combustveis fsseis provoca a liberao de gases-estufa na atmosfera, o que contribui para o resfriamento das temperaturas globais da Terra.d) Os maiores responsveis pela poluio atmosfrica causada pela queima de combustveis fsseis so os pases perifricos, uma vez que as indstrias dos pases tecnologicamente mais avanados j operam, em sua maioria, com a chamada tecnologia limpa..e) O Brasil j integra a Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo (Opep), contribuindo com tecnologia de ponta, apesar de ainda no ser auto-suficiente na produo e consumo desse combustvel fssil.45-(UFPE) Ao longo de sua histria, o homem utilizou diferentes fontes de energia: a dos prprios msculos, o fogo, a trao animal e tantas outras formas. Foi a partir do Sculo XVIII que ele passou a fazer uso das chamadas fontes de energia modernas. Com relao a esse assunto, analise as proposies abaixo.( ) O carvo mineral foi a fonte de energia que exerceu importante papel na Primeira Revoluo Industrial, se mantendo como fonte de energia bsica at a primeira metade do Sculo XX, quando foi suplantado pelo petrleo( ) Para muitos estudiosos, uma fonte alternativa de energia para o Sculo XXI, abundante nas reas de clima tropical e subtropical a hulha..( ) A descoberta recente pela Petrobrs, de grandes reservas de petrleo e gs natural, no campo de Tupi, na bacia de Santos poder, segundo o Governo brasileiro, tornar o pas, um grande exportador de petrleo. Contudo, esta reserva se encontra localizada a uma profundidade ainda no explorada economicamente pela Empresa.( ) A regio da Bretanha, na Frana em funo da pouca amplitude das mars, faz uso de uma fonte de energia renovvel representada pelos ventos.( ) Alm da cana de acar, outras fontes da biomassa tropical podem ser utilizadas para a produo de combustveis para motores, a exemplo do dend, da mamona, do babau, da celulose, entre outros.Resposta:VFVFV46-(UFRR) O Brasil tem na sua matriz energtica o petrleo, a energia hidreltrica e o carvo, no entanto o petrleo e o carvo so combustveis fsseis e assim so apontados como causadores do aquecimento global. Considerando estes fatores, todas as alternativas esto corretas, exceto:a) As refinarias de petrleo processam a fase inicial do petrleo e a separao dos seus derivados, como: leo diesel, querosene, gasolina. nafta, asfalto e lubrificantes.b) A maior hidreltrica do Brasil a hidreltrica de Itaipu, localizada na bacia hidrogrfica do rio Paran.c) As principais bacias sedimentares brasileiras produtoras de petrleo so a bacia de Campos, Recncavo Baiano e as bacias do Nordeste como Sergipe e Cear, localizadas na plataforma continental.d) Na regio Sudeste do Brasil onde ocorre o maior consumo de derivados de petrleo e onde se encontra o maior nmero de refinarias de petrleo do Pas.e) A principal regio produtiva de carvo mineral do Brasil a regio Sul, sendo o Rio Grande do Sul o maior produtor de carvo mineral do pas.47-(UFBA/UFRB) Mais de 40% de toda a energia consumida no planeta tem como origem o petrleo e seus derivados. Depender tanto de uma nica fonte de energia arriscado, ainda mais quando essa fonte no renovvel e j est prxima da escassez, alm de ser altamente poluente. Nas dcadas de 1970 e 1980, o preo do petrleo subiu por causa de conflitos entre os pases produtores do Oriente Mdio e os pases desenvolvidos. Superada a fase aguda dos problemas, os preos baixaram. Agora, a alta dospreos estrutural: o consumo aumentou e a disponibilidade no acompanhou.(MATRIZ energtica. Atualidades Vestibular 2007. So Paulo: Abril, 2007. p. 155).Considerando-se as informaes do texto e os conhecimentos sobre petrleo organizao, oferta, preos, refino e problemas no Brasil e no mundo, correto afirmar:(01) A Petrobras uma sociedade annima de capital aberto, que produz derivados de petrleo, combustveis, lubrificantes, insumos para a indstria petroqumica e de fertilizantes, gs natural e outras formas de energia.(02) O Brasil atingiu, em 2002, a auto-suficincia e, assim, o pas deixou de importar petrleo j que todas as refinarias nacionais esto adaptadas para o refino da produo.(04) A maior parcela da extrao brasileira ocorre em solo martimo do Estado do Rio de Janeiro, por meio de plataformas, e a Petrobras uma das lderes mundiais na tecnologia desse tipo de explorao em guas profundas.(08) A Petrobras, logo depois de sua constituio, em 1955, instalou as refinarias de Duque de Caxias e de Paulnia, para aproveitar ao mximo o leo leve da Bacia de Campos.(16) A Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo (OPEP), com sede em Viena, na ustria, centraliza a produo, a oferta e os preos do petrleo.(32) A forte instabilidade poltica, reinante no Oriente Mdio, nos ltimos anos, tem levado os pases desenvolvidos a diversificar suas fontes de fornecimento de petrleo, antes concentradas na Arbia Saudita e em reas prximas ao Golfo Prsico.(64) A Primeira Revoluo Industrial marca o incio do crescente consumo de petrleo, graas s suas grandes reservas e produo concentradas no Hemisfrio Sul.Resposta: 53 (01+04+16+32)48-(FRB) Observe o grfico e responda questo.MATRIZ ENERGTICA BRASILEIRA

De acordo com a anlise do grfico e os conhecimentos sobre a matriz energtica brasileira, correto afirmar:a) A principal fonte de energia o petrleo, produzido predominantemente nos escudos cristalinos.b) O carvo mineral uma importante fonte de energia, sendo explorado em larga escala na Regio Sudeste.c) A auto-suficincia na produo do petrleo permitiu que o Brasil deixasse de ser importador para ser exportador do mineral.d) O gs natural, nos ltimos anos, vem sendo incorporado matriz energtica, visando substituir a gasolina como combustvel, no setor automotivo, porque abundante e torna os carros mais eficientes.e) A maior parte da gerao de energia eltrica do pas de origem hdrica.49-(UEL) A intensidade energtica (I) a razo entre o consumo de energia (E), referenciada em tonelagem equivalente de petrleo (TEP), e o Produto Interno Bruto (PIB) de uma regio, estado ou pas dado em dlares americanos (US$), ou seja I = E/PIB , para um determinado perodo. Observe a tabela a seguir.

De acordo com a evoluo de intensidade energtica do Brasil e com base nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas.I. No perodo de 1984 a 1994 observa-se o crescimento de E e do PIB, mas decrscimo da I, devido ao baixo investimento no setor energtico.II. O aumento da I no perodo 1984 a 2004 foi constante, ao longo deste tempo, devido aos planos econmicos.III. No perodo de 1994 a 2004 observa-se o crescimento de E, do PIB e da I, devido retomada de investimentos no setor energtico.IV. Toda vez que houve crescimento do PIB e de E, ocorreu o crescimento da I, o que confirma a estabilidade dos investimentos econmicos do setor.Assinale a alternativa que contm todas as afirmativas corretas.a) I e II.b) I e III.c) II e IV.d) I, III e IV.e) II, III e IV.VESTIBULAR 200750-(UTFPR) Considere as proposies, a seguir, sobre o sistema energtico brasileiro.I) O carvo metalrgico produzido no Brasil, conhecido por coque, destina-se principalmente produode eletricidade e ao aquecimento de caldeiras industriais.II) No incio dos anos 40, a energia proveniente do carvo mineral respondia por quase 80% do consumo nacional.III) A produo de energia no Brasil depende basicamente das hidreltricas, enquanto a menor parcela vem de fonte termonuclear.IV) No Brasil, a energia solar no tem potencial para a utilizao, pois, em mdia , h menos de 200 dias de sol por ano.V) O pas possui um potencial energtico privilegiado em relao ao aproveitamento hidreltrico e uso da biomassa como fontes primrias.Esto corretas somente:a) I e II.b) III e V.c) I e IV.d) II e III.e) III e IV.51-(UFPI)A energia nuclear oferece altos riscos ambientais e humanos, por isso recebe a crtica de ambientalistas e de pacifistas. No Brasil h um nico complexo de usinas nucleares que se localiza:a) em So Paulo.b) em Minas Gerais.c) no Rio de Janeiro.d) no Rio Grande do Sul.e) no Esprito Santo.52-(UFAM) O gasoduto Bolvia-Brasil inicia-se na localidade boliviana de Rio Grande e entra no territrio brasileiro por Corumb (MS). No Brasil, o gasoduto atravessa 5 estados. O ponto final do gasoduto fica no estado:a) do Rio de Janeirob) de So Pauloc) do Parand) de Santa Catarinae) do Rio Grande do Sul53-(IBMEC)No ano passado, na visita ministerial Califrnia, Furlan fez questo de ressaltar que o Brasil tem enorme potencialidade para atender mercados que comeam a se interessar pelo uso desse combustvel. A tecnologia dos equipamentos desenvolvidos aqui para a fabricao do etanol um dos exemplos, alm das parcerias firmadas com outros pases. Furlan lembrou ainda que o etanol no concorrente da gasolina, pelo contrrio, so complementares. Atualmente na Califrnia, a mistura de lcool na gasolina de 5,6%, o que gera um consumo de 900 milhes de gales por ano. Estuda-se a possibilidade de aumentar a porcentagem de lcool para 10%, o que aumentaria a demanda de etanol. No ano passado, o Brasil exportou US$ 77,462 milhes de lcool para os EUA. S nos dois primeiros meses desse ano, o valor registrado em vendas foi de US$ 25,747 milhes.(Boletim do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior 06/04/2006.Veiculado no site: www.desenvolvimento.gov.br)Segundo esse texto, o lcool brasileiro conquista cada vez mais espao no mercado de combustveis no mundo. Entre os fatores responsveis por esse sucesso no est:a) A adaptao de alguns pases ao protocolo de Kioto, que prega a reduo das emisses de gs carbnico.b) A introduo de leis ambientais mais rgidas, algumas que pregam a diminuio da poluio atmosfrica.c) O uso de um combustvel mais barato em relao ao petrleo, que atingiu preos recordes durante o ano de 2006.d) A possibilidade de ser produzido em todas as partes do mundo, j que a cana-de-acar se adapta aos mais variados solos.e) A diversificao da matriz de energia de transportes, com o intuito de diminuir a dependncia do petrleo.54-(MACKENZIE)

Brasil: consumo de energia por fonte (2000)IBGE e Ministrio de Minas e EnergiaO grfico mostra o consumo das fontes primrias de energia no Brasil. Considerando a importncia de seu aproveitamento, A, B e C representam, respectivamente,a) Petrleo - Biomassa - Energia Hidrulica e Nuclearb) Energia Hidrulica e Nuclear - Petrleo - Biomassac) Energia Hidrulica e Nuclear - Lenha - Petrleod) Petrleo - Energia Hidrulica e Nuclear - Biomassae) Petrleo - Biomassa - Energia Hidrulica e Nuclear55-(FUVEST)Analise o mapa e as frases sobre o sistema eltrico.

Fonte: Thry & Mello, Atlas do Brasil, 2005.I. No Brasil, apesar de a maior parte da produo de energia eltrica ser originria de hidreltricas, cerca de metade de seu territrio utiliza, predominantemente, energia produzida por termeltricas.II. O Brasil apresenta vastas reas ainda no interligadas ao sistema eltrico, pois a tecnologia para se transportar energia entre grandes distncias ainda pouco conhecida no pas.III. O aproveitamento hidreltrico est prximo de seu limite nas principais regies consumidoras do Brasil, o que fez aumentar, a cada ano da ltima dcada, a gerao de energia eltrica por fontes alternativas, como a nuclear e a de carvo.Est correto o que se afirma ema) I, apenas.b) II, apenas.c) I e III, apenas.d) II e III, apenas.e) I, II e III.56-(CEFET ENSINO MDIO) Leia o texto e responda as 2 prximas questes.UM LOBATO INCOMODA MUITA GENTEDono de um ufanismo febril em tudo aquilo em que se envolvia, o escritor Monteiro Lobato era um dnamo a procurar continuamente novas causas, novas frentes de batalha alm da literatura que, paradoxalmente, era a fonte financiadora das investidas no mundo dos negcios, e no o contrrio. E o sonho de encontrar petrleo ocuparia uma dcada de esforos, tempo e recursos financeiros do escritor. (...) Em 1932 criaria a Cia. de Petrleo do Brasil e, nos anos seguintes, duas outras empresas.Em 1936 seu livroO Escndalo do Petrleoprovocaria intensa