fomento florestal - cenibrae uma premiação especial: o sorteio de uma bicicleta mountain bike...

12
Jornal da CENIBRA . Nº 338 Ano 30 . Janeiro/Fevereiro 2014 Fomento Florestal Parcerias écas para um culvo responsável - Pág. 6

Upload: others

Post on 13-Jan-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Fomento Florestal - CENIBRAe uma premiação especial: o sorteio de uma bicicleta mountain bike entre os empregados que participaram de pelo menos uma competição ao longo do ano

Jornal da CENIBRA . Nº 338Ano 30 . Janeiro/Fevereiro 2014

Fomento FlorestalParcerias éticas para um cultivo responsável - Pág. 6

Page 2: Fomento Florestal - CENIBRAe uma premiação especial: o sorteio de uma bicicleta mountain bike entre os empregados que participaram de pelo menos uma competição ao longo do ano

AlternAtivAs nAturAisO crescimento da população mundial, sua organização em sociedade, seu padrão de con-sumo e ocupação territorial têm exigido inovações por parte das empresas para suprir a de-manda da sociedade a partir de uma produção sustentável, limpa, garantindo conservação ambiental e melhoria da qualidade de vida.

Especificamente a respeito da demanda por produtos de base florestal, o desafio das em-presas vai além da implantação de procedimentos e novas tecnologias. Gestão de território, adequações diante das condições climáticas e relacionamento com os vizinhos são aspec-tos essenciais a serem considerados. É preciso conciliar os interesses das comunidades em participar de um processo de desenvolvimento integrado sem perder a identidade cultural.

Neste sentido, o Programa Fomento Florestal da CENIBRA, realizado juntamente com o Ins-tituto Estadual de Florestas, é uma iniciativa que obtém sucesso. Por meio do programa, que abrange 89 municípios do Estado, produtores rurais participam da cadeia produtiva da Em-presa como fornecedores de madeira. A parceria estabelecida proporciona transferência de tecnologia e técnicas de manejo florestal, conservação ambiental e desenvolvimento rural.

É importante ressaltar que as florestas plantadas para fins industriais contribuem para a preservação do meio ambiente, pois produzem a matéria-prima que supre a necessidade da população por papel, madeira, lenha, carvão para uso energético, medicamentos e outros produtos de largo consumo, sem comprometer os recursos naturais.

A evolução do programa pode ser constatada pelas melhorias técnicas, qualidade da ma-deira, índice de produtividade e satisfação dos produtores. Os resultados obtidos ao longo de 29 anos de realização do Programa Fomento Florestal demonstram que a solução para as demandas da sociedade moderna por produtos de base florestal está em alternativas naturais, parcerias éticas para um cultivo responsável e compromissado.

Paulo Eduardo Rocha BrantDiretor-Presidente

eX

PeD

ien

te

DiretOr-PresiDentePaulo Eduardo Rocha Brant

DiretOr viCe-PresiDenteNaohiro Doi

DiretOr inDustriAl e tÉCniCORóbinson Félix

DiretOr COMerCiAlKazuhiro Yoshida

COOrDenADOrA De COMuniCAÇÃOCOrPOrAtivA e relAÇÕes instituCiOnAisLeida Hermsdorff Horst Gomes

COMitÊ eDitOriAlAfonso Carlos dos Reis FioravanteÉrica de Souza Pinheiro CostaFernando Palha LeiteJacinto Moreira LanaMarcelo Silva CoelhoRudson Carlos VieiraYara Aparecida Furbino de Melo

PrOJetO GrÁFiCO e DiAGrAMAÇÃOCafé c/ DesignFotos | ArquivoFoto capa | Grão FotografiaTiragem | 6.000 exemplares

FAle COM O FiBrASite: www.CENIBRA.com.brTwitter: twitter.com/CENIBRAFacebook: www.facebook.com/CENIBRAe-mail: [email protected]: 31 3829.5582

seDe FÁBriCABR 381 | km 172 | Belo OrienteMinas Gerais | CEP 35196-000Telefone: 31 3829.5010Fax: 31 3829.5260

BelO HOriZOnteAvenida Afonso Pena, 1964 | 7º andarBairro Funcionários | CEP 30130-005Telefone: 31 3235.4041Fax: 31 3235.4002

SELOFSC

Page 3: Fomento Florestal - CENIBRAe uma premiação especial: o sorteio de uma bicicleta mountain bike entre os empregados que participaram de pelo menos uma competição ao longo do ano

3

recu

rso

s H

um

an

os

MAteriAl esCOlArINCENTIVO EXTRA PARA A EDUCAÇÃO

O trabalhador florestal Nicomedes Campos de Olivei-ra chegou ao seu sítio na localidade de Córrego dos Ferros, em Peçanha, após a jornada de trabalho em Taquaral, na Regional de Guanhães, levando um in-centivo e tanto para suas cinco filhas e um filho: cada um deles havia ganhado um kit de material escolar montado com cadernos, canetas, apontador, borra-cha, lápis, régua, lápis de cor, cola, tesoura, lapiseira, grafite e pincel marca-texto. “Foi uma alegria geral, todo mundo ficou muito satisfeito e já querendo es-trear logo o material. Para mim também foi surpre-sa, não esperava ganhar mais esse presente da CENI-BRA”, disse, mostrando-se agradecido em nome dos filhos Vanilsa, de 17 anos, Daiane, 15, Poliana, 13, Luana,10, Raiane, 8, e Rafael, que acabou de com-pletar 6 anos.

A admiração de Nicomedes deve-se ao fato de ele ser recente da Empresa - foi contratado em outubro do ano passado, junto com outras centenas de em-pregados incluídos no Programa de Internalização da CENIBRA. O pessoal mais antigo, no entanto, já sabe dessa boa prática da Empresa, que anualmente realiza o Programa de Distribuição de Material Escolar. Em janeiro passado, bem antes do início do ano letivo, cerca de 3.500 kits foram repassados a empregados que têm filhos em idade escolar, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental ou do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Os empregados que estão cursando o Ensino Fundamental ou Ensino Médio também são beneficia-

dos com esse programa, recebendo kits específicos para seu nível de escolaridade.

Para a CENIBRA, o material escolar distribuído gratui-tamente para empregados e seus filhos estudantes é um incentivo extra para a educação, que é a base para a evolução da cidadania. Além de possibilitar uma considerável economia doméstica para as famílias dos empregados, esta ação da Empresa auxilia também na formação educacional dos dependentes.

“Foi uma alegria geral, todo mundo ficou muito satisfeito e já querendo estrear logo o material. Para mim também foi surpresa, não esperava ganhar mais esse presente da CENIBRA”

José Maria de Lima, (E) e Leonardo Fabrício Napoleão Sales: materiais de qualidade beneficiam empregados

Page 4: Fomento Florestal - CENIBRAe uma premiação especial: o sorteio de uma bicicleta mountain bike entre os empregados que participaram de pelo menos uma competição ao longo do ano

recu

rso

s H

um

an

os PArA viver MelHOr

O ESPORTE COMO FONTE DE PRAZER

4

Atividades esportivas fazem bem para o corpo e para a mente, lembram constantemente os especialistas em saúde. Mas quando se aliam à vontade de se exer-citar e um grande apoio em termos de infraestrutura e oportunidades, tudo fica ainda mais fácil e praze-roso. É o que acontece, por exemplo, nas edições da Corrida Quatro Estações, evento que faz parte do Programa Qualidade de Vida Vivendo Melhor, da CE-NIBRA, ou na Volta Internacional da Pampulha. Essas competições, a cada edição, ganham mais adeptos na Empresa.

Para boa parte dos corredores, não se busca a con-quista de pódio, mas se ele acontece, melhor ainda. O mais importante para eles é a satisfação de participar, a sensação de prazer e de bem-estar após a corrida.

Foi assim que, fechando com chave de ouro a tempo-rada de 2013, a Corrida Quatro Estações - Etapa Verão contou com a entrega de medalhas de participação e de troféus de acordo com o ranking por faixa etária e uma premiação especial: o sorteio de uma bicicleta mountain bike entre os empregados que participaram de pelo menos uma competição ao longo do ano.

O felizardo foi José Cosme Damião, que levou para casa seu prêmio e também a medalha de 3º lugar na categoria masculino. A última etapa de 2013 foi reali-zada dia 13 de dezembro, na área interna da Unidade Industrial, com um percurso de 2,8 km.

VOLTA INTERNACIONAL DA PAMPULHA

Evento que tem a CENIBRA como incentivadora e apoiadora da participação dos empregados, a tradicio-nal Volta Internacional da Pampulha contou na edição de 2013 com 41 representantes da Empresa, nas cate-gorias masculino e feminino. Um dos destaques foi o empregado Gleydson Ferreira Gonçalves (DETEM-O),

que tem 45 anos e fez o percurso de 17,8 km, com o tempo de 1h14min. Para se ter ideia, o vencedor da corrida concluiu o percurso em 53min13s. Quem estreou na Volta Internacional foi Jorge Takeshi, que trabalha na ASVIP-T e participa da Corrida Quatro Es-tações. “Eu tinha problemas de pressão e comecei a fazer caminhadas, por indicação médica. Depois pas-sei a correr e atualmente faço um percurso de cinco quilômetros três vezes por semana, em Governador Valadares. Estou muito bem de saúde e constato que a minha resistência aumentou bastante”, relata.

Todas as despesas com transporte, alimentação e hospedagem são custeadas pela CENIBRA, numa ini-ciativa que reforça a importância do esporte para a ampliação da qualidade de vida dos empregados.

JOGOS DO SESI

A equipe de voleibol da CENIBRA encara o ano de 2014 com uma grande expectativa: a conquista da Fase Na-cional dos Jogos do Sesi, que será realizada em Belém, no Pará. As atletas da Empresa conquistaram em qua-dra o direito de participar dessa etapa depois de vencer a Fase Sudeste da competição, disputada no período de 5 a 8 de dezembro, em Rio Claro, São Paulo.

A retrospectiva da equipe CENIBRA em 2013 não deixa dúvidas sobre a qualidade do time: sagrou-se eneacam-peã da Fase Estadual, disputada em outubro, na cidade de Uberlândia; octacampeã da Regional Sudeste, em Rio Claro, em dezembro; e conquistou o 3º lugar na Fase Nacional, realizada em agosto, no Rio de Janeiro.

O time é treinado pelo técnico Peter Laranjo e em sua formação atual conta com Ariane Napoleão, Sônia Ferrari, Rosana Ferrari, Míriam Madureira, Elizabeth Silva, Dagmar Drumond, Cyntia Gomes, Rafaela Silva e Athayse Pereira.

Page 5: Fomento Florestal - CENIBRAe uma premiação especial: o sorteio de uma bicicleta mountain bike entre os empregados que participaram de pelo menos uma competição ao longo do ano

Qu

ali

dad

e

5

Há 10 anos a CENIBRA implantou a Rede de Monitora-mento de Transportes (RMT), que tem como objetivo manter o transporte de madeira para a Empresa sob efetivo controle. A proposta é garantir a movimenta-ção segura da carga nas estradas vicinais e rodovias, seguindo padrões preestabelecidos, bem como zelar pela integridade física das pessoas que atuam nesse serviço e também pela segurança no trânsito nas co-munidades da área de atuação da CENIBRA.

Para melhor desempenho da rede, são realizados encontros periódicos com as equipes envolvidas nas atividades de transporte para avaliação das normas vigentes e implementação de possíveis melhorias. Nesse encontro, foi realizada também uma premia-ção para os melhores condutores de cargas, ocasião em que cerca de 20 motoristas receberam o certifi-cado “Melhor Motorista” na atividade de transporte de madeira.

As pontuações para essa premiação foram indicadas com base nos critérios de avaliação e monitoramen-to em microcomputadores de bordo chamados Blue Tec. Trata-se de equipamentos que são instalados nos caminhões e que servem de apoio aos motoris-tas na condução do veículo. Eles permitem monitorar a dirigibilidade do motorista, contribuindo para um melhor desempenho da frota de caminhões e garan-tindo mais segurança nas estradas. O Blue Tec registra infrações tipo excesso de velocidade e dados como tempo de motor e rotação por minuto (RPM). Esses dados são utilizados como critério de avaliação para a premiação dos melhores motoristas.

Todos os caminhões que movimentam cargas para a CENIBRA possuem uma identificação numérica na

QuAliDADe MOnitOrADATRANSPORTE DE MADEIRA E EMISSÃO DE ODORES SOB CONTROLE

parte traseira, com letras refletivas que possibilitam a visualização noturna. A comunidade tem a oportu-nidade de também contribuir para a melhoria desse transporte. As pessoas que constatarem alguma in-fração nas estradas, por exemplo, podem ligar para o número 0800 283 3829 e fazer a notificação, infor-mando a identificação do veículo, local, data e horário aproximado. Feito o registro e constatada a veracida-de da informação, a empresa responsável pelo cami-nhão é acionada pela CENIBRA para adotar as medi-das corretivas necessárias.

ENCONTRO RPO

Outro monitoramento sistemático desenvolvido pela CENIBRA está relacionado com a gestão das emissões atmosféricas. Trata-se da Rede de Percepção de Odor (RPO), que se reúne periodicamente para atualização de técnicas, debate sobre eventuais ocorrências re-centes e procedimentos corretivos. O grupo, de ca-ráter voluntário, é formado por 40 pessoas residentes nas comunidades próximas à unidade industrial da Empresa e realiza reuniões periódicas.

A RPO conta também com instrumentos analisadores nas principais fontes estacionárias do processo, uma estação meteorológica automatizada, hardware e software para o modelamento da dispersão do odor na atmosfera. A utilização desses instrumentos, alia-da ao trabalho dos voluntários, serve de base para as ações gerenciais voltadas para a geração e controle das emissões atmosféricas. Os eventos de odor regis-trados pelos participantes são posteriormente mo-delados por computador, fornecendo informações para uma maior compreensão do fenômeno e futuras ações visando sua redução e controle.

Participantes da Rede de Percepção de Odor divertem-se também com atividade cultural na Casa de Hóspedes

Page 6: Fomento Florestal - CENIBRAe uma premiação especial: o sorteio de uma bicicleta mountain bike entre os empregados que participaram de pelo menos uma competição ao longo do ano

6

Plantio de eucalipto em Dionísio alternando área de pastagem e mata nativa

Page 7: Fomento Florestal - CENIBRAe uma premiação especial: o sorteio de uma bicicleta mountain bike entre os empregados que participaram de pelo menos uma competição ao longo do ano

Dest

aq

ue

7

FOMentO FlOrestAlMAIS QUALIDADE NO MANEJO E COLHEITA

Na Fazenda Tatu, em Dionísio, as áreas mais planas são utilizadas como pasto para o gado leiteiro e nas encostas predominam matas nativas e florestas de eu-calipto. No início de fevereiro, mesmo quando já se contavam mais de 40 dias sem chuvas, o fazendeiro José Quintão Garcia tinha bons motivos para come-morar: a qualidade de seu plantio vai muito bem, re-sultado que ele credita às informações técnicas repas-sadas pela CENIBRA.

José Quintão é um dos quase 900 proprietários rurais integrantes do Programa Fomento Florestal da CENI-BRA. Ele participa do programa desde 2004, quan-do fez o primeiro plantio, em 11 hectares. Em 2012, executou o segundo plantio, com 18 hectares, e no ano passado fez o terceiro, numa área de 17 hectares. “Foi no plantio de 2012 que comecei a aplicar novos procedimentos repassados pelo pessoal da CENIBRA no dia de campo realizado em Nova Era. Os efeitos eu estou vendo agora, com um bom crescimento da floresta”, relata satisfeito, deixando clara sua consta-tação: “Se o produtor tiver interesse, o lucro é certo”.

As novas orientações a que ele se refere são resul-tado de um trabalho conjunto das áreas de Fomen-to Florestal e de Pesquisa. Algumas recomendações

“O Fomento Florestal da CENIBRA está presente hoje em 89 municípios mineiros. Esse processo respondeu por 15,5% do abastecimento da Fábrica de Belo Oriente em 2013, totalizando 785 mil m³ de madeira entregue.”

José Quintão participa do Programa Fomento Florestal desde 2004, na Fazenda Tatu, em Dionísio

técnicas anteriores foram reforçadas e outras criadas visando uma melhoria da qualidade do manejo reali-zado nas propriedades rurais, entre elas orientações

Page 8: Fomento Florestal - CENIBRAe uma premiação especial: o sorteio de uma bicicleta mountain bike entre os empregados que participaram de pelo menos uma competição ao longo do ano

8

operacionais, como a desbrota precoce na regenera-ção, recomendações de adubação, combate a formi-gas, controle da matocompetição e manejo de mu-das, informações repassadas aos produtores rurais nos dias de campo e em Laudos de Assistência Técni-ca e Receituários Agronômicos. Além das informações relatadas acima, foi realizada uma revisão completa da “Cartilha de Recomendações Técnicas”, inserindo ferramentas simples de controle de processo para que o próprio fomentado possa medir a qualidade de suas atividades, em uma linguagem bem simples e ilustra-tiva.“O objetivo é repassar os mesmos conhecimentos e ferramentas utilizadas nos plantios próprios para que o produtor possa realizar as atividades da melhor forma possível”, ressalta Gilberth Ferrari, Coordena-dor de Fomento Florestal. Na colheita e no transpor-te da madeira, novos procedimentos também foram adotados com o objetivo de melhorar a qualidade e segurança dessas operações, como os Laudos de As-sistência Técnica, cartilhas educativas e o pagamento de prêmios aos produtores que atenderem a requisi-tos desejáveis da madeira e da carga, importantes em razão do aumento considerável da entrega da madei-ra a partir de 2013.

“Como os produtores manejam suas florestas com seus próprios recursos e não dispõem de equipamen-tos de ponta para a realização das atividades, o re-passe de conhecimento a eles é fundamental para o atingimento da melhor produção possível da floresta, resultado financeiro satisfatório e garantia de entrega

da madeira. Com a grande diversidade de nossos pro-dutores, que faz a diferença de conhecimento técnico ser ainda muito grande entre as regiões de atuação do programa, o nivelamento de informações é muito importante para termos uma produção florestal que atenda ao plano de abastecimento de madeira a mé-dio e longo prazos e ao anseio de bom resultado fi-nanceiro do produtor. Com as iniciativas já implemen-tadas e outras melhorias futuras, temos como objetivo aumentar de forma gradativa, mas rápida, o percen-tual de fomentados que consigam conduzir bem suas florestas ao longo de todo o projeto”, complementa.

FOMENTO DE QUALIDADE

O Fomento Florestal da CENIBRA está presente hoje em 89 municípios mineiros. Esse processo respon-deu por 15,5% do abastecimento da Fábrica de Belo Oriente em 2013, totalizando 785 mil m³ de madeira entregue. Os 1.287 contratos vigentes com proprietá-rios rurais para produção de eucalipto totalizam 26 mil hectares e beneficiam diretamente 3.000 pessoas, en-tre produtores e seus familiares. O programa consiste no repasse de informações técnicas para a realização de todo o manejo da floresta e no fornecimento de mudas e insumos, sendo a madeira entregue ao final do processo conforme padrões estabelecidos entre as partes. Além disso, contribui para a regularização am-biental e fundiária das propriedades, condições para o ingresso dos produtores rurais no Programa Fomento Florestal da CENIBRA.

Plantio de 2012, na região de Virginópolis

Page 9: Fomento Florestal - CENIBRAe uma premiação especial: o sorteio de uma bicicleta mountain bike entre os empregados que participaram de pelo menos uma competição ao longo do ano

na F

áb

rica

9

Parte da equipe do Departamento de Suprimentos no Workshop 2013

AMPliAnDO COnHeCiMentOsMAGISTRADOS CONHECEM PROCESSOS INDUSTRIAL E FLORESTAL

Além de suas atividades específicas no dia a dia, a Assessoria Jurídica da CENIBRA promove visitas peri-ódicas de integrantes do Poder Judiciário às instala-ções da Empresa, com o objetivo de ampliar os co-nhecimentos dos magistrados da região em relação às atividades desenvolvidas nos processos industrial e florestal da CENIBRA. Um desses encontros recen-tes ocorreu no final do ano passado, com a visita dos juízes da 1ª e 4ª Vara do Trabalho em Coronel Fa-briciano, Drs. Marcelo de Oliveira da Silva e Adriano Antônio Borges, respectivamente. Atualmente, o Dr. Adriano atua na Vara do Trabalho de Itabira.

No período da manhã, os magistrados tiveram uma visão geral da CENIBRA assistindo aos vídeos insti-tucional e de segurança, e em seguida foram con-duzidos para uma visita à Fábrica, onde conheceram todo o processo industrial, acompanhados por repre-

sentantes das áreas Jurídica, de Recursos Humanos e de Fabricação. Depois, a comitiva esteve no Viveiro Florestal, onde conheceu os ambientes de trabalho e as técnicas de cultivo das mudas de eucalipto. Na sequência, os visitantes foram levados a um projeto florestal e acompanharam de perto o processo de colheita mecanizada, conhecendo também os novos equipamentos adquiridos pela Empresa.

Em conversas com os representantes das áreas e sanando dúvidas sobre as atividades da Empresa, os juízes elogiaram por diversas vezes a atuação da CENIBRA.

A visita dos magistrados foi encerrada com um bate-papo seguido de almoço na Casa de Hóspedes, com a participação do Diretor-Presidente, Paulo Brant, e do Diretor Técnico, Róbinson Félix.

AtuAr COMO eQuiPeMAIOR INTEGRAÇÃO NO DEPARTAMENTO DE SUPRIMENTOS

No trabalho em equipe, cada membro sabe o que os outros es-tão fazendo e sua importância para o sucesso da tarefa. Eles têm objetivos comuns e desenvolvem metas coletivas que tendem a ir além daquilo que foi determinado. Justamente com esse propósito, foi realizado no fim do ano passado o Workshop do Departamento de Suprimentos, na Casa de Hóspedes da CENIBRA. Quando se conhece melhor o que a equipe faz, o rela-cionamento no dia a dia fica muito mais fácil e eventuais problemas que poderiam ocorrer são solucio-nados muito mais rapidamente, com benefícios e ganhos mútuos.

Esse evento teve a iniciativa de ampliar a integração das equi-pes, contou com a participação de 60 empregados, e além das ri-cas apresentações dos temas das coordenações e áreas de staff do Departamento, propiciou aos par-ticipantes a oportunidade de rece-ber informações e refletir sobre as diretrizes - Negócio, Visão, Missão e Valores - que sustentam o De-partamento de Suprimentos.

Responsável pelas compras de materiais, serviços e equipamen-tos utilizados na área da Fábrica e área Florestal, bem como o con-trole do estoque e acompanha-mento do consumo, o Departa-mento de Suprimentos é, de fato, uma grande área prestadora de serviços na Empresa. A meta da equipe é atender a cada dia com mais eficiência e qualidade, ciente de que o esforço e a dedicação de

cada empregado são fundamen-tais para os bons resultados ope-racionais da CENIBRA.

Foi o primeiro grande evento do Departamento após a posse do seu novo gerente, Cyrino Palhares Silva, e, devido ao sucesso, está sendo planejado para 2014 um encontro semelhante envolvendo representantes das demais áreas da CENIBRA.

Page 10: Fomento Florestal - CENIBRAe uma premiação especial: o sorteio de uma bicicleta mountain bike entre os empregados que participaram de pelo menos uma competição ao longo do ano

reco

nh

eci

men

toPo

rto

cel

10

PrOPrieDADe inteleCtuAlRECONHECIMENTO AO TALENTO E DEDICAÇÃO

O Coordenador de Produtos Químicos, Água e Efluentes do Departamento de Fabricação da CENIBRA, Vander José Duque Saldanha, recebeu homenagens da Empresa pelo desenvolvimen-to do projeto “Aperfeiçoamento em células de produção de clo-rato de sódio”, que resultou na conquista da Patente de Invenção PI 0503449-3. A ideia de Vander, aplicada na Fábrica, gerou uma economia anual estimada em US$ 135,241.71, apurada no ano de 2005.

Em janeiro passado, Vander rece-beu comunicação oficial do Comi-tê de Propriedade Intelectual in-formando que o crédito referente ao valor da premiação a que ele fez jus, de acordo com a norma vigente à época, estava sendo creditado em sua conta bancária. Esse comitê foi instituído pela CE-

NIBRA com o objetivo de valorizar e destacar profissionais que se de-dicam a estudos e projetos visan-do a melhoria de suas unidades industrial e florestal.

O coordenador do comitê, Jânio Soares Sabioni, em nome da Di-retoria da CENIBRA, parabenizou Vander Saldanha pelo sucesso do trabalho e disse esperar que sua atuação no projeto, assim como nos anteriores, possa servir de exemplo a todos os empregados. O QUE É

A patente conquistada pela CENI-BRA é resultado do projeto idea-lizado por Vander Saldanha para aumentar a área anódica e catódi-ca das células eletrolíticas de pro-dução de clorato de sódio. Para isso, ele desenvolveu um modelo de células eletrolíticas com um au-

mento de 14% nas áreas anódica e catódica. Com tal modificação, foi possível reduzir a densidade de corrente elétrica, que por sua vez, reduziu a resistência do sistema eletrolítico e consequentemente o seu consumo energético, resul-tando em significativa economia de energia para a Empresa.

Vander Saldanha: invenção patenteada

visitAntes DO POrtOÁREAS ADMINISTRATIVAS ESTREITAM RELAÇÕES

Uma enriquecedora troca de expe-riências. Foi com essa constatação que a comitiva formada por oito empregados das áreas de Recursos Humanos, Meio Ambiente, Segu-rança no Trabalho e Contabilida-de da Portocel retornou a Aracruz após visitar a unidade industrial da CENIBRA, em Belo Oriente. Recep-cionados pelo representante do DECOM, Marcelo Coelho, eles per-correram toda a Fábrica e conhece-ram mais de perto o funcionamen-to das áreas similares aos setores onde trabalham no porto capixaba.

Participaram da visita Alexandre Billot Mori, Scheila Dalmaschio, Wayner Marcelino, Eliane Pedrini, Katiane Costa Pereira, Mériton So-ares da Silva, Tiago Foresti e Lidia-ne Menezes. Representando a área administrativa de Portocel, o grupo teve oportunidade de conhecer em detalhes os processos da CENIBRA

nas áreas de RH, Controladoria, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, apresentando também o que Portocel tem realizado nos últimos anos nesses setores. Em um contexto organizacional, a Portocel está diretamente liga-da aos processos da CENIBRA, conforme constata Marcelo Co-

Representantes da área administrativa da Portocel e da CENIBRA: integração

elho. “A aproximação e a intera-ção entre as pessoas são práticas de fundamental importância, por isso considero muito válidas estas iniciativas. A troca de informações e o contato direto possibilitam es-treitar relacionamentos e o desen-volvimento de novas ideias, onde podemos comparar para crescer”, ressalta.

Page 11: Fomento Florestal - CENIBRAe uma premiação especial: o sorteio de uma bicicleta mountain bike entre os empregados que participaram de pelo menos uma competição ao longo do ano

seg

ura

nça

11

Voluntária da campanha e usuário da rodovia: conscientização

trÂnsitO seGurOVOLUNTÁRIOS REFORÇAM CAMPANHA NAS RODOVIAS

Com o tema “Siga Nesta Direção”, prossegue até o carnaval a 6ª edição da Campanha de Segurança nas Estradas, uma iniciativa da CENIBRA e empresas par-ceiras que reforça a importância do comportamen-to seguro no trânsito. Com distribuição de cartilhas, adesivos, chaveiros, lixeiras e porta-documentos, gru-pos de voluntários promovem a conscientização de motoristas para adoção de hábitos seguros no trânsi-to nas rodovias BR-381, BR-458 e na LMG 758, que liga a 381 às sedes do municípios de Belo Oriente e Açucena.

Periodicamente, milhares de veículos são abordados pelos voluntários, que superam a marca de 120 parti-cipantes entre empregados da CENIBRA e das empre-sas CNB LOG, Expresso Nepomuceno, Embrater, John Deere, JSL, Patty, GMR, Transbrandina, Transcasca-lho, Transnego, Transportadora Vieira e Univale, par-ceiras nessa iniciativa. Na abordagem, os motoristas de veículos comerciais e particulares recebem cartilhas e outros materiais da campanha, com orientações so-bre os requisitos necessários para a condução segura.

O material impresso incentiva ações para realização de inspeção técnica dos veículos e manutenção das condições de operação, além de apresentar telefones úteis como o da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Mi-litar, Samu, Corpo de Bombeiros e Polícia Federal.Cinco pontos estratégicos ao longo das rodovias es-tão sendo utilizados pelas equipes para distribuição das peças da campanha - postos de combustíveis, restaurantes e lanchonetes que registram maior movi-mento nos feriados nacionais de Natal, virada de ano e carnaval.

O Especialista Renato Coura, da área de Logística e In-fraestrutura da CENIBRA e integrante da coordenação

da campanha, explica que as equipes de voluntários buscam envolver-se diretamente na conscientização dos usuários das rodovias, alertando os motoristas so-bre os possíveis riscos de acidente. “Todos os voluntá-rios estão cientes da importância de sua contribuição para a redução nos índices de acidentes, fato que os torna cidadãos diferenciados diante dos familiares, da sociedade e, principalmente, diante de Deus. Pois es-tamos valorizando a vida, bem maior que possuímos”, disse, ressaltando também o exemplo de responsabi-lidade social das empresas envolvidas na campanha.

Page 12: Fomento Florestal - CENIBRAe uma premiação especial: o sorteio de uma bicicleta mountain bike entre os empregados que participaram de pelo menos uma competição ao longo do ano

Meio

Am

bie

nte

PArQue estADuAl DO riO COrrente15 ANOS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

Várias atividades alusivas aos 15 anos de criação do Parque Estadual do Rio Corrente foram realizadas no mês de fevereiro em Açucena e Belo Oriente, com o objetivo ampliar a conscientização das comunidades sobre a importância da reserva ambiental. Organizada pela CENIBRA, em parceria com a Polícia Ambiental, Instituto Estadual de Florestas e Prefeitura de Açuce-na, a programação contou com palestras, blitz educa-tiva, visita ao parque e show cultural na Escola Cristia-no Machado, em Felicina, distrito de Açucena.

Com uma área de aproximadamente cinco mil hecta-res, o parque abriga mais de 20 nascentes de diversos ribeirões e córregos que desaguam principalmente no rio Corrente, que é um dos afluentes do rio Doce. Na reserva estadual são encontradas várias árvores nativas da Mata Atlântica como o ipê, a quaresmeira, o cedro e o jacarandá, e também uma variada fauna que necessita do ambiente preservado de florestas para sobreviver, como o mutum-do-sudeste, a serie-ma, o jacu, paca, capivara, raposa e outras espécies. Localizado em Açucena, o parque abriga várias espécies da

fauna e flora também presentes na Fazenda Macedônia, reser-va particular da CENIBRA, em Ipaba

O João-Teneném constrói seu ninho nos talhões de eucalipto, geralmente nas bordas das florestas

SILVICULTURA E BIODIVERSIDADE

NINHO DE JOÃO-TENENÉM(Synallaxis spixi)

É um passeriforme da família Furnariidae e pode ser encontrado ocorre em Minas Gerais, no Espírito Santo, Rio Grande do Sul e também no Paraguai, Uruguai e na Argentina. Com apenas 16 centímetros e pesando 14 gramas, essa ave apresenta a cor ferrugem no alto da cabeça e nas asas.

Habita campos e áreas arbustivas, bordas de florestas, campos de altitude e locais próximos a habitações. Seu ninho é um amontoado denso e comprido de gravetos, com acesso lateral, onde põe até três ovos.

As práticas de manejo adotadas pela CENIBRA em suas florestas contribuem para que espécies como o João-Teneném possam utilizar os talhões de eucalipto para-viver e reproduzir.