folhetins - células-tronco adultas e aplicação na terapia celular

2
Casa da Ciência - 2010 Em algumas doenças como Alzheimer e Parkinson, estudos utilizando CTA são realizados de forma ainda ex- perimental em todo o mundo. No Brasil, existem estudos clínicos já concluídos e em andamento que in- vestigam o papel regenerativo das CTA em doenças como diabetes melito, in- farto agudo do miocárdio, doença de Chagas, acidente vascular cerebral, ar- trose, queimaduras, lúpus, cirrose hepá- tica, entre outros. Esses estudos utilizam CTA principalmente da medula óssea. Na Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) é realizado o processamen- to de CTA hematopoéticas de pacien- tes de várias regiões do Brasil para tra- tamento de doenças hematológicas. Em todo o mundo, as pesquisas com CT estão apenas começando. Para haver re- sultados clínicos satisfatórios as pesquisas precisam continuar, pois só o desenrolar delas determinará o tempo necessário para as CTA de fato beneficiarem a população. Você sabia que... ...a medula óssea é o popu- lar “tutano”, presente no in- terior de alguns ossos, usa- do como alimento e na fabricação de alguns produtos industriais? Pois é, a medula óssea é o tecido gelatinoso que preenche a cavidade interna de ossos longos e chatos. Esse tecido é respon- sável por fabricar as células sanguíneas. Em um homem adulto saudável, a me- dula óssea chega a produzir em um dia 3.000.000.000 de hemácias por Kg de peso corporal. Considerando um homem de 80Kg, a produção diária de hemácias é de 240.000.000.000! ? ? Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto Rua Tenente Catão Roxo, 2501 Campus Universitário - Monte Alegre Ribeirão Preto - SP (16) 2101-9308 http://ead.hemocentro.fmrp.usp.br/joomla e-mail: [email protected] Apoio: Autores: Alícia G. T. Pessolato, Priscilla C. G. Ferreira ,Tiago R. Jacob e Willys Tristão. Produção: Casa da Ciência Capa: Vinicius M. Godoi Diagramação: Gisele S. Oliveira Disciplina de Pós-Graduação: Terapia Celular e Citogenômica: Avanços e Perspectivas Prof. Dr. Dimas Tadeu Covas, Dra. Aparecida Maria Fontes e Dr. Fabio Morato Oliveira. Folhetim produzido como parte da disci- plina da pós-graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão preto - FMRP Nº 002

Upload: casa-da-ciencia

Post on 30-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Célula-tronco (CT) é uma célula progenitora que tem a capacidade de realizar divisão simétrica e assimétrica. Saiba onde são encontradas a células-tronco adulta e como podem ser utilizadas

TRANSCRIPT

Page 1: Folhetins - Células-tronco adultas e aplicação na terapia celular

Casa da Ciência - 2010Em algumas doenças como Alzheimer e Parkinson, estudos utilizando CTA são realizados de forma ainda ex-perimental em todo o mundo. No Brasil, existem estudos clínicos já concluídos e em andamento que in-vestigam o papel regenerativo das CTA em doenças como diabetes melito, in-farto agudo do miocárdio, doença de Chagas, acidente vascular cerebral, ar-trose, queimaduras, lúpus, cirrose hepá-tica, entre outros. Esses estudos utilizam CTA principalmente da medula óssea.Na Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) é realizado o processamen-to de CTA hematopoéticas de pacien-tes de várias regiões do Brasil para tra-tamento de doenças hematológicas.Em todo o mundo, as pesquisas com CT estão apenas começando. Para haver re-sultados clínicos satisfatórios as pesquisas precisam continuar, pois só o desenrolar delas determinará o tempo necessário para as CTA de fato beneficiarem a população.

Você sabia que......a medula óssea é o popu-lar “tutano”, presente no in-terior de alguns ossos, usa-do como alimento e na fabricação de alguns produtos industriais? Pois é, a medula óssea é o tecido gelatinoso que preenche a cavidade interna de ossos longos e chatos. Esse tecido é respon-sável por fabricar as células sanguíneas. Em um homem adulto saudável, a me-dula óssea chega a produzir em um dia 3.000.000.000 de hemácias por Kg de peso corporal. Considerando um homem de 80Kg, a produção diária de hemácias é de 240.000.000.000!

?? Fundação Hemocentro de Ribeirão PretoRua Tenente Catão Roxo, 2501

Campus Universitário - Monte AlegreRibeirão Preto - SP

(16) 2101-9308http://ead.hemocentro.fmrp.usp.br/joomla

e-mail: [email protected]

Apoio:

Autores: Alícia G. T. Pessolato, Priscilla C. G. Ferreira ,Tiago R. Jacob e Willys Tristão.

Produção: Casa da CiênciaCapa: Vinicius M. Godoi

Diagramação: Gisele S. Oliveira

Disciplina de Pós-Graduação: Terapia Celular e Citogenômica: Avanços

e PerspectivasProf. Dr. Dimas Tadeu Covas, Dra.

Aparecida Maria Fontes e Dr. Fabio Morato Oliveira.

Folhetim produzido como parte da disci-plina da pós-graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão preto - FMRP

Nº 002

Page 2: Folhetins - Células-tronco adultas e aplicação na terapia celular

Célula-tronco (CT) é uma célula proge-nitora que tem a capacidade de realizar divisão simétrica e assimétrica.

Observe as figuras abaixo:

A joaninha é simétrica, pois um lado mantém as mesmas proporções que o outro, ou seja, é o reflexo do outro. Já a concha do caramujo é assimétrica, pois um lado não mantém o reflexo do outro.Na divisão simétrica uma célula-mãe

origina duas células filhas idênticas a ela. A divisão assimétrica origina uma célu-la idêntica a ela (auto-renovação) e uma célula especializada, como ilustrado na fi-gura abaixo:

As células-tronco adultas (CTA) surgem ainda na fase de formação do embrião, persistindo por toda a vida em pequenas quantidades no organismo. Por isso, são raras e de difícil isolamento.Portanto, essas células estão presentes tanto em tecidos de indivíduos adultos, quanto em tecidos de fetos, crianças e adolescentes.A função principal dessas células é manter os teci-dos saudáveis e eventual-mente reparar lesões nos mesmos.

Pesquisadores do mundo todo já conseguiram lo-calizar as CTA em órgãos como medula óssea, fí-gado, vasos sanguíneos, sangue de cordão umbili-cal, músculo esquelético, pâncreas, sistema diges-tivo, epitélio da pele, cór-nea, polpa dentária, retina e cérebro. Alguns desses órgãos estão esquema-tizados na figura abaixo:

A utilização de CTA para tratar doenças e lesões é chamada terapia celular. No entanto, não são todas as doenças que podem ser tratadas com a utilização de CTA.

Na terapia celular, as CTA podem ser retiradas do organismo de um paciente e aplicadas no próprio indivíduo (transplante autólogo) ou em outros indivíduos (transplante heterólogo). Um exemplo disso é o transplante de CTA hematopoéticas (transplante de medula óssea), o qual representa a forma mais antiga de terapia celular e ainda hoje a mais amplamente realizada no mundo todo. Este transplante geralmente é empregado no tratamento de doenças hematológicas (doenças do sangue), como leucemias, linfomas, talassemia, anemia falciforme, etc.

Onde são encontradas as CTA?

O que é célula-tronco?

Mas o que é simetria e assimetria?

E o que são células-tronco adultas? E como as CTA podem ser usadas para tratar doenças?