folha regional de cianorte edição 516

18
Cianorte, Domingo, 22 de Agosto de 2011 - Ano 10 - Edição 515 - R$ 2,00 Fone: (44) 3018-2876 - Web-site: www.folharegionaldecianorte.com.br - E-mail: [email protected] ------------------------------------------------------------------------------------Veja matéria completa nas páginas 04 e 05 do Caderno 02 ----------------- ------------------------------------------------------------------------------------------------------Veja matéria completa na pag 03 Foto: Barbosa - Folha Regional de Cianorte Leão do Vale quer manter invencibilidade e liderança no Brasileiro ÓTICA ADEMAR INAUGURA SUA NOVA LOJA Confira a edição impressa também na internet no endereço: http://issuu.com/folharegionaldecianorte

Upload: folha-regional-de-cianorte

Post on 31-Mar-2016

251 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Edição 516 da Folha Regional de Cianorte com circulação no dia 22 de agosto de 2011

TRANSCRIPT

Page 1: Folha Regional de Cianorte Edição 516

Cianorte, Domingo, 22 de Agosto de 2011 - Ano 10 - Edição 515 - R$ 2,00Fone: (44) 3018-2876 - Web-site: www.folharegionaldecianorte.com.br - E-mail: [email protected]

------------------------------------------------------------------------------------Veja matéria completa nas páginas 04 e 05 do Caderno 02

----------------- ------------------------------------------------------------------------------------------------------Veja matéria completa na pag 03

Foto

: Bar

bosa

- Fo

lha

Reg

iona

l de

Cia

nort

e

Leão do Vale quer manter invencibilidade e liderança no Brasileiro

ÓTICA ADEMAR InAuguRA suA noVA LojAConfira a edição impressa também

na internet no endereço: http://issuu.com/folharegionaldecianorte

Page 2: Folha Regional de Cianorte Edição 516

Cianorte, Domingo 22 de Agosto de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-site:www.folharegionaldecianorte.com.br - E-mail: [email protected]

sonHAR É PRECIso...

Izaura Aparecida Tomaroli VarellaAdvogada e Professora - e-mail: [email protected]

saiba Mais sobre Clareamento

Dental

Um dia fiz um pedido a mim mesmo

Colaboração: Dr. Wagner DestéfanoCirurgião Dentista - CRO 10637

Você quer ver seu texto publicado no Espaço Literário? É Fácil! Basta enviá-lo para o email: [email protected] ou para Folha Regional de Cianorte, Av. Goiás, 871 -

Centro, CEP 87200-000 - Cianorte - PR

A TERRA EsTÁ FERIDA

LEIA MAIS EM www.paodejuda.com.br www.ministeriomenorah.com.br;

ESTUDOS BÍBLICO DIÁRIOS ÀS 08 E 13:30 EM: http://www.paodejudacachoeira.com.br/aovivo.html Altimar Pasin de Godoy

Advogado OAB PR 17398- Cianorte-Pr.

Av. goiás 871 - Centro

InVERsão DE PRIoRIDADE Recentemente a nível nacional, foi divulgado pela imprensa, o

episódio da prisão de pessoas ligadas ao Ministério do Turismo, por eventuais desvios de verbas. Conforme declarou o Procurador Ge-ral da República, Roberto Gurgel é prioridade o combate à corrup-ção. Contudo, não obstante a prioridade ao combate à corrupção, houve indignação pela imprensa e de certas autoridades, no que se refere à exposição de pessoas presas e algemadas na aludida ope-ração, inclusive, vazamentos de imagens dos 36 suspeitos, como noticiou a imprensa, no trabalho da Polícia Federal. Se foi o procedi-mento feito de acordo com as normas ou dentro da legalidade, mos-tra que a Polícia Federal, fez os serviços, acatando ordem judicial. Uma situação é a “exposição e/ou imagem dos cidadãos presos com as algemas”, se é legal ou não, compete a autoridade competente, promover e apurar as devidas responsabilidades. Ou, os “eventuais ofendidos” pelo pretenso abuso de autoridade, tomar as medidas ca-bíveis, que é exercício regular de direito. O que não pode, é inverter prioridade. Veja que o ato de prisão e o trabalho da Polícia Federal, é digno de reconhecimento pela população, portanto, se numa hipó-tese remota houver falhas na atuação (exageros), caberá a quem de direito a devida providência, para apurar a devida responsabilida-de. É evidente que a Polícia Federal agiu por ordem judicial, e não por livre arbítrio. Assim, troca-se as informações, ao invés da popu-lação ficar indignada com a atuação dos cidadãos presos, com sus-peita de fraudes com dinheiro público, superfaturamento, pagamento de propinas, tráfico de influência, empreguismo, indicação de apadri-nhamento político, nepotismo, entre outros adjetivos concernentes a corrupção, passa a ficar indignada com a atuação da Polícia Federal. O cidadão precisa ficar atento ao jogo de informações, porque, os fa-tos não surgiram sozinhos, sem motivação, originou-se de procedi-mento investigatório. O esquema de corrupção é originado por uma rede de ligações pessoais, partidárias, profissionais, interesses es-ses que escapam ao controle legal, contudo, precisam ser desmon-tados senão proliferam e desviam ainda mais dinheiro público, como ervas daninhas “tiriricas”, sem controle. É o que está ocorrendo, no caso recente do Ministério do Turismo, passando os reais fatos para o segundo plano (prioridade no combate a corrupção), colocando a Polícia Federal, como autoridade abusiva e vilã, em primeiro plano, levando a população a esquecer os verdadeiros responsáveis pelos desvios do dinheiro público, fartamente arrecadados com impostos e taxas, exigidos e pagos pelos cidadãos.

Em função da supervalorização da apa-rência do ser humano na sociedade, e da influencia do sorriso na estética facial, um grupo expressivo de pacientes tem nos procurado para clarear seus dentes.

As maneiras mais usadas para o clare-amento são no próprio consultório à laser ou através de uma moldeira personalizada e com gel clareador em que o paciente faz na própria casa, com acompanhamento pelo profissional.

Contrariando o que alguns pacientes pensam, o clareamento deve ser indicado pelo profissional, de forma que, para cada tipo de dente há uma melhor indicação. No clareamento caseiro até algum tempo atrás, era necessário usar a moldeira por aproximadamente 8 horas. Atualmente há produtos em que apenas 45 minutos são necessários para um clareamento eficaz; cabe ao profissional saber qual a melhor indicação para o caso do paciente.

De maneira geral, observa-se que quando se trata da aparência dentária, as pessoas buscam cada vez mais soluções harmônicas, funcionais e, principalmente estéticas. Dentes brancos e bem cuida-dos rejuvenescem a pessoa. Abaixo segue algumas orientações e de-talhes sobre o clareamento dental:

• Qualquer pessoa pode clarear os dentes, mas como o escureci-mento dos dentes é gradativo não se deve fazer muito cedo. Outro fa-tor importante é aguardar pelo menos a formação completa de toda a raiz antes de fazer clareamento.

• Para fazer o clareamento caseiro, somente com o acompanha-mento do profissional, que tem os produtos com aprovação dos ór-gãos competentes, e pode lhe auxiliar caso ocorra algum problema.

• Evitar fazer uso indiscriminado de gel oxidante vendido por tele-fone, televisão, etc. e sem acompanhamento profissional, pois podem trazer problemas futuros de hipersensibilidade e enfraquecimento dos dentes, além de causar danos à gengiva.

• Algumas pessoas podem ter uma sensibilidade maior com deter-minados produtos ou técnicas para clareamento. Assim cabe ao pro-fissional avaliar o caso e fazer a melhor indicação.

• As restaurações e próteses não sofrem ação do processo de cla-reamento.

• Deve-se evitar café, chá, refrigerante, vinho tinto, chocolate, en-fim, substancias com muitos corantes, sejam eles naturais ou não.

• Antes de fazer o clareamento é necessário fazer profilaxia para a remoção do tártaro, da placa bacteriana e das manchas de nicotina.

• É contra-indicado clareamento para pacientes com problemas gengivais, gestantes ou em fase de amamentação.

• Para os pacientes que sofrem de sensibilidade dental, o profissio-nal deve fazer um tratamento preventivo antes de iniciar o clareamen-to, para que a sensibilidade esteja devidamente controlada.

Um dia fiz um curso que ajudava a desvendar a imagens de nossos sonhos. Aí me contaram um sonho interessante. Uma amiga sonhou que estava num lugar escuro, mas que existia uma porta. Ao lado des-ta porta havia uma luz fulgurante que iluminava o ambiente. A amiga ficou em dúvida se deveria conversar com a porta ou com a luz. Aca-bou conversando com a porta porque estava aberta. O diálogo foi mais ou menos assim. A porta perguntou a ela: “Oi, você quer passar por mim?” E ela respondeu “Por que eu deveria passar por você”? E a porta respondeu: “Porque todos passam por mim algumas ve-zes, venha, estou aberta... Há um mundo enorme a ser desven-dado através de mim.” A amiga completou: “Mas não quero sofrer. Já passei outras vezes por outras portas. Algumas me conduzi-ram ao sofrimento. Não foi bom passar por algumas portas.” E a porta respondeu: “Mas eu sou uma porta diferente. Não vou lhe fa-zer mal. Você, passando por mim terá oportunidade de vislum-brar novos horizontes. Saindo do escuro, primeiro você terá que se acostumar ao brilho da luz, depois teus olhos vão enxergar melhor...”

Os sonhos trazem para fora nosso intenso mundo interior, através de imagens, através de símbolos. O mundo que está à nossa volta vai nos provocando através dos acontecimentos, filhos, família, pais, ami-gos. Os sentimentos decorrentes destas provocações vão se afuni-lando dentro de nós e os sonhos vão dando formas aos nossos senti-mentos desencontrados de todo dia. Há quem sonhe muito, outros que sonham pouco. Todos sonhamos, mas nem todos se lembram destas imagens, frutos da alma.

Quando experimentamos o sentimento de atravessar a porta des-cobrimos que somos o manancial de energia maravilhosa a ser experi-mentada. Muitas vezes a porta bloqueada não nos permite atravessá-la. Não tem claridade, está fechada e impede a nossa passagem. O grau de determinação de cada um condiciona “o abrir a porta”. A porta vai se abrir da forma que queremos e projetamos. Escolhemos como abrir com a chave daquilo que está escondido. Escondemos nossos te-souros com medo da partilha. Não gostamos de dividir aquilo que nos dá paz e prazer. E as portas vão ficando fechadas, emperradas e per-demos o segredo das chaves.

O quadro que deslumbramos ao atravessar a porta depende, ex-clusivamente, do nosso estado de espírito em observar a paisagem. Ela pode revelar um campo verde na calmaria, como pode desven-dar a borda de um precipício. Tudo dependerá da forma que abrirmos a porta e a forma que queremos enxergar a paisagem do lado de lá. A ansiedade ao abrir a porta pode comprometer a beleza da paisagem, seria como se você quisesse chegar antes da hora marcada para che-gar, entende?

Mas por outro lado a busca precisa da ânsia. Eu diria como Santo Agostinho: “Deus, Colocaste uma escada em meu coração e nada poderá aplacar a minha ânsia, enquanto eu não O encontrar”.

Vivemos da busca constante e precisamos ir de encontro ao próprio medo desta busca. Somos como um vaso moldado pelas experiências da vida, boas e más. Estamos mergulhados na densidade dos conflitos interiores e é no fundo deste vaso que nem sempre ele suporta o fogo dos conflitos. Se a alma estiver mergulhada no fundo do vaso não se-remos felizes. Se abrirmos a tampa para deixar fluir esta água represa-da, vamos passar por um intenso processo de auto-reconhecimento. Este é o momento de abrir a porta. Nunca seremos um bem aventura-do e nunca atingiremos nossa própria completude se não dermos va-zão a esta correnteza em turbilhão que está dentro de nós.

Quando atravessarmos a porta estaremos experimentando nossa beatitude e por um instante, seremos felizes. Aí já valeu a vida!

O Tenente R/1 Exército BLUMER, coordenador do GROB – Grê-mio dos Reservistas e Atiradores “Olavo Bilac”, convida os Ex-atira-dores do Tiro de Guerra 05/011 de Cianorte e reservistas residentes no município a participarem, no dia 07 de setembro, do Desfile Co-memorativo à Independência do Brasil.

Os treinamentos terão início no dia 30 de agosto de 2011, às 20:00 hs, nas dependências do Tiro de Guerra de Cianorte.

ConVITE Aos EX-ATIRADoREs

Em 2Crônicas 7:14 está escrito: “se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”.

Deus esta nos dizendo que há um povo e uma terra, e que ambos estão enfermos. Sim, a nossa Terra está ferida. A Terra está ferida existencialmente, pois há muitos angus-tiados e drogados. A Terra está ferida psicologicamente, pois existem inúmeros doentes emocionais. Muitos vivem desgo-vernados, sem sentido na vida, com a visão distorcida do que é viver de modo sadio e produtivo.

A Terra está ferida familiarmente, pois os adultérios, os di-vórcios, as mães solteiras e aflitas por terem filhos desprote-gidos aumentam cada dia mais. A Terra está espiritualmen-te ferida, porque as pessoas estão vazias, em busca de algo que possa aliviar suas cargas e, por isso, recorrem às seitas e religiões falsas, o que aumentam ainda mais o jugo.A Ter-ra está socialmente ferida, pois os menores abandonados, a fome, a indigência, a prostituição dia-a-dia se multiplicam.

A Terra está ferida politicamente, pois a corrupção e a am-bição mutilam o viver econômico do país. A Terra está ferida, golpeada, machucada, espoliada. Somente Deus pode inter-vir para mudar a Terra e o homem! Todos necessitamos de muita cura e perdão. De quanto perdão precisam as autori-dades que não fazem justiça pela lei aos homens! De quanto perdão necessitam os sacerdotes de Deus que se omitiram do exercício da vocação e do chamado, que foram compla-centes com o pecado para terem uma vida tranqüila!

De quanto perdão precisa a população, que serve a deu-ses estranhos e a espíritos imundos! Diante de todo esse quadro só o que resta dizer é: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus” (Mateus 4:17). Apenas a confissão de pecados e o arrependimento poderão liberar o poder so-brenatural de Deus para sarar a Terra e a todos nós!

Foi em um certo dia , em uma tarde muito fria,foi um dia de Nataleu estava sozinho em casa.

Apesar da hora friaminha cabeça estava em brasa;a tristeza me invadia,até morrer eu queriada tristeza que sentia.

Pensei no Papai Noelque na casa do rico entra,pensei nos pobres do mun-doque o frio e a fome enfren-tava.

Nisso em minha portaapareceu alguém pedindo.Era um garoto pobrefazendo papel de nobre.

Me dizendo com a voz tre-mida:eu lavo o teu carropor um prato de comida,e tremendo com muito frio,sem agasalho e com o estômago vazio.

Eu que estava muito tristemesmo sem saber o por quê,ergui os olhos ao céuimaginei nossa senhoracoberta com santo véu.

Ao descer os olhos ao chãovi o garoto sorrindo

me causando admiração,e me dizendo com fran-queza:por que toda essa tristezacom toda a tua riqueza?

Tu és um homem muito bom,eu já li teu coraçãoquando tu olhaste ao céue imaginou ver Santa Ma-ria.Antes disso eu já a viapois foi ela quem me man-dou aqui.

Representando seu filho Jesus,que quando grande se fezmorreu na cruz.Minha mãe mandou te di-zerdeixe de lado a tristeza.

Essa pobreza é por foracomo a riqueza também,e não se preocupe com o

mundoo meu pai sabe o que faz.

E como lê eu sei tambémo que diz teu coraçãoque tu não ias me dar só pãoe nem deixar lavar teu car-ro.

Tu ias me dar agasalho,ia me dar refeição.Tu ias me dar alentoia me dar carinhoe me deixar a contento.

Agora e por grande mo-mentotambém ias me dar um lei-to,e quando eu fosse emboraia me dar um presente de Natale menos triste iria ficarpor poder me ajudar.

Dizendo todas essas pa-lavraso garoto sumiu no ar.Me parecia um sonhoque acabara de sonhare comecei a chorar.

Depois veio a alegriae eu andando em meu lar,em frente um espelhoeu fiquei a me espelhar.

Vi os meus olhos verme-lhosdecerto ainda a chorardaí passei a imaginar:onde foi o garoto pobrezi-nhoque sumiu pelo arsem me dar tempo de aju-dar?

E como prova de sua es-tadao seu rastinho eu via,não era de um sapatinhoera de seus cinco dedi-nhosme fazendo sentir alegria.

E olhando outra vez o céu,me parecia ver Santa Ma-ria lá em cima no ar.A imagem de sua mãe Ma-riaque através de seu filho me devolveu a alegria.

Apartir desse momentofiz um pedido a mim mes-mo,de nunca mais triste ficarpois estar triste é muito tris-

tepois deixa a gente a penar.

A tristeza não é sagradanão é coisa divina,representa não concordarcom o que Deus está a nos dar.

Por isso prometo a mim mesmonunca mais sentir tristeza,procurar só ver beleza.Pois tudo vem de nossa mentesó podemos ver belezaem nossa frente.

Não alimentar tristeza,não alimentar fraqueza.Alimentar sim felicidade,alimentar boas saudadese ser a todos um poço de bondade.

Agora para terminarum recado vou deixar:quem quiser comigo falarvenha me consultarque a receita vou dar.

Procure ao céu olharque tudo de bonito vai en-contrarno infinito.

Procure também admirar a flore não acreditar na dor,zombar dela com humorpregar a felicidade.

Procurar sentir saudadede quem foi bom de ver-dade,sempre olhar a lua cheianas noites frias e de calor.

Não ter ódio no olhare sem esperar o que co-lherquando algo plantar,olhar sempre para a frente

estender sua mão grande e fortea uma mãozinha carente.

Pregar fé e harmonia,procurar manter cheinha sua vidinhaàs vezes querendo ficar vazia,se mantendo sempre as-sim minha senhora, meu se-nhorcolorido como uma flora preciosidade natural,a expressão do amor.

LOCIVAL ANTONIO DE VARGAS (TIO GAúChO – O LOçA)hTTP://WWW.POESIASDOGAUChO.COM.BR/

Page 3: Folha Regional de Cianorte Edição 516

Cianorte, Domingo 22 de Agosto de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-site:www.folharegionaldecianorte.com.br - E-mail: [email protected]

A Vara do Trabalho de Cia-norte passará a receber proces-sos, a partir da próxima segun-da-feira, 22 de agosto, apenas por meio eletrônico. O novo siste-ma, que começou a ser implanta-do em 2009 em Curitiba e já fun-ciona em 54 Varas do Trabalho no Paraná, é vantajoso, pois pro-porciona maior agilidade no trâ-mite dos processos e poupa tem-po para os advogados. “Além da agilidade propiciada pela elimina-ção dos trabalhos mecânicos da secretaria, o processo eletrônico oferece inúmeras vantagens ao usuário, como peticionamento 24 horas e consulta via internet, sem necessidade de locomoção até a Vara do Trabalho”, explica o co-ordenador do processo eletrônico no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT), juiz Bráulio Ga-briel Gusmão.

Para advogados que eventual-mente não tenham acesso à Inter-

net, ou necessitem de auxílio para a adaptação, haverá computado-res, scanners e outros equipamen-tos disponíveis na própria Vara do Trabalho, além de servidores trei-nados para orientar e assegurar, em qualquer hipótese, a prática de todos os atos processuais.

Além de Cianorte, passarão a receber processos por meio ele-trônico, a partir de segunda-feira, 22, as Varas do Trabalho de Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Castro, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Irati, Ivaiporã, Laranjeiras do Sul, Marechal Cândido Ron-don, Nova Esperança, Palmas, Paranavaí, Telêmaco Borba, To-ledo, União da Vitória e Postos de Atendimento da Justiça do Traba-lho de Loanda, Palotina e Pitan-ga e Fóruns de Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Paranaguá, Ponta Grossa e Umuarama.

Atualmente, mais de 25 mil processos tramitam inteiramen-

te por meio eletrônico na Justiça do Trabalho do Paraná. Os que já estavam em andamento antes da implantação do sistema, conti-nuam em papel. Para auxiliar os advogados e outros profissionais que atuam na Justiça do Traba-lho, o TRT-PR oferece um curso on-line, disponível no site www.trt9.jus.br. Estão disponíveis tuto-riais, vídeos e apostilas que apre-sentam as principais ferramentas do processo eletrônico. O curso completo tem duração de 20 ho-ras e fornece certificado.

De acordo com o presidente da Comissão de Informática do TRT, desembargador Sérgio Mu-rilo Rodrigues Lemos, o Tribu-nal está preparado para oferecer as melhores condições de traba-lho no processo eletrônico, o que pode ser constatado com a am-pliação da capacidade de trans-missão de dados para uso dos advogados e links ultrarrápidos

para o trabalho interno nas Varas. “Todos os servidores estão sen-do treinados para o trabalho com o novo sistema, além do treina-mento que estamos oferecendo aos usuários por meio de cursos a distância e workshops. Infraes-trutura avançada e treinamento estão permitindo uma transição tranquila do papel para o meio eletrônico”, enfatiza o desembar-gador Sérgio Lemos.

Curso on-line - Para ter acesso ao curso, é necessário cadastrar-se no Escritório Digi-tal, no endereço http://www.trt9.jus.br/escritoriodigital. Também é possível acessar pelo banner no canto superior direito do site do TRT (www.trt9.jus.br) . Depois de cadastrado no Escritório Digital, é preciso ir ao seguinte endereço: http://ead.trt9.jus.br. Ao entrar na página inicial, deve-se escolher o curso “Processo Eletrônico para Advogados – Curso Básico”.

Vara do Trabalho passará a receber processos apenas por meio eletrônico a partir da próxima segunda-feira, 22 de agosto

Devido ao tempo instável que tem se apresentado nos últimos dias e a previsão de chuvas para o fim de semana, a Corrida em Prol do Meio Ambiente, prevista para ocorrer no domingo (21), foi cancelada.

De acordo com a organização do evento, uma nova data será marcada e divulgada, momento em que se espera ter melhores

condições para a realização de exercícios e de ações a favor do meio ambiente.

A alteração da data do even-to garantirá maior número de par-ticipantes, sem oferecer riscos. “A equipe organizadora se reuniu e decidiu adiar a corrida, visando à integridade da saúde das crian-ças que irão participar”, informa a bióloga Cristiane M. Roco, che-

fe da Divisão de Educação Am-biental.

Na programação do evento, além da corrida, valorizando a prática de exercícios, está o plan-tio de mudas de árvores no Par-que Cinturão Verde. São espera-das cerca de 400 crianças para a ocasião. A ideia é chamar a aten-ção da população para a mobili-zação em favor do ecossistema.

A Corrida em Prol do Meio Ambiente faz parte do Projeto Atleta do Futuro, do Sesi (Servi-ço Social da Indústria), em parce-ria com o Instituto Morena Rosa e a Prefeitura, por meio da Secre-taria Municipal de Meio Ambien-te. O evento conta com o apoio da Amafil, Avenorte, Be Eight, Ka-ete e Secretaria Municipal de Es-portes.

Corrida em Prol do Meio Ambiente é adiada

O Cianorte FC está pronto para enfrentar o Metropolitano (SC) neste domingo, no está-dio Albino Turbay, em Cianor-te. O técnico Gilberto Pereira terá todos os jogadores à sua disposição, sem nenhum des-falque.

O elenco ainda conta com a chegada do atacante Vagner Carioca, o novo reforço da equi-pe. Ele já foi artilheiro da Segun-dona paulista em 2004 marcan-do 14 gols pelo Guaratinguetá. Ele também já jogou pelo Gua-rani (SP) e Criciúma (SC).

O jogador tem 30 anos, 1,86 metros de altura, é bom cabe-ceador e chuta tanto de esquer-da como de direita, seu último clube foi o Cascavel FC, da se-gunda divisão paranaense.

Apesar do Leão do Vale ser o líder do Grupo 8 da Série D, com 10 pontos, a diretoria não se acomodou e segue refor-çando a equipe visando à clas-sificação para a próxima fase.

O jogo deste domingo deve ser bem disputado, já que o Metropolitano soma 6 pontos e precisa vencer para manter suas chances na competição.

O Cianorte tenteará se valer do mando de campo, sua torci-da, sua ótima condição física e a campanha invicta,(já que tem uma vitória contra o Metropoli-tano no jogo de ida por 2 a 1, no dia 6 de agosto, em Blume-nau), e se vencer encaminhará sua classificação.

ToRCIDATanto jogadores, quanto co-

Leão do Vale quer manter invencibilidade e liderança no Brasileiro

missão técnica do Leão do Vale reconhecem a importância do apoio da torcida nestes resulta-dos positivos da equipe.

Todos esperam contar no-

vamente com a força do torce-dor cianortense, que neste dia 21 deve lotar as arquibancadas do estádio Albino Turbay, para incentivar o Cianorte FC.

Com a influência parlamentar do deputado federal, Zeca Dirceu foram disponibilizados para o mu-nicípio de São Tomé, recursos na ordem de R$ 150 mil para que a prefeitura possa executar as obras de renovação paisagística na Ave-nida Gastão Vidigal até a Prainha de São Tomé.

“Esta é uma obra que encontra-se em ritmo acelerado, com deze-nas de operários, maquinas e ca-minhões trabalhando diariamente nos serviços de revitalização des-ta importante via de acesso ao mu-nicípio para quem vem de Cianor-te pelo Bairro da Venda Rodeio, e também de acesso ao Parque de Lazer da Prainha de São Tomé, que está passando por uma gran-de reestruturação e renovação pai-sagística que trará muitos visitan-tes para apreciar a área de lazer

que nele se formará ao ser conclu-ído”, comentou o prefeito Leo Her-nandes.

Para a obra estar em conformi-dade com o convênio assinado jun-to ao Governo Federal foi necessá-ria a retirada de todas as árvores existente neste trecho a ser reur-banizado, o que gerou desconten-tamento em alguns setores da so-ciedade, mas ao terminar o projeto todas serão replantadas a rigor.

“Estamos atrás de uma empre-sa que nos forneça já arvores gran-de, formadas para colocarmos em substituição às que foram retira-das, e toda esta extensão da ave-nida receberá calçamento ecológi-co, com rampas de acessibilidade para atendermos às normas de respeito aos portadores de defici-ências físicas, idosos e crianças”, finalizou o prefeito

são ToMÉ RECEBE RECuRsos PARA REnoVAção PAIsAgísTICA

Page 4: Folha Regional de Cianorte Edição 516

Cianorte, Domingo 22 de Agosto de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-site:www.folharegionaldecianorte.com.br - E-mail: [email protected]

Anuncie na Coluna Imagem

9916-4884Quero homenagear, nesta

edição, reeditando, o texto épico escrito pelo nosso amigo Juliano Secolo, redator e editor da Folha de Cianorte. Precisão e alta qua-lidade, uma construção de texto digno de reconhecimento acadê-mico. Parabéns!

Com essa homenagem se faz necessário também falar sobre a importância da política cultu-ral, usando como exemplo que as grandes conquistas humanas (para melhor) são registradas na história (inclusive na história do Brasil) tendo como autores inte-lectuais os grandes poetas, filó-sofos, cientistas, intelectuais etc. Portanto, a importância do de-senvolvimento cultural entre uma comunidade se traduz, na práti-ca, quando se aplica uma políti-ca estimuladora, criando oportu-

Próximo mês de setembro, no dia 27, se reserva para refle-tir sobre o dia internacional dos idosos. Trata-se de uma politica social que abrange tanto o ido-so ativo como aqueles que preci-sam de assistência social.

A sociedade globalizada, em especial o capitalismo, começa a reingressar as pessoas avan-çadas em idade no contexto da produtividade sustentável e res-ponsável, abrindo vagas, em todo o mundo, aos integrantes de terceira idade que precisam e querem trabalhar.

Por outro lado, para os velhi-nhos que já não mais encontram autosuficiência, precisando de assistência social, existe o jus-to amparo legal e humano pre-gado pela Constituição brasileira e pelo recente Estatuto do Idoso que também reza a real proteção aos direitos da melhor idade.

HoMEnAgEM DA CoLunA

PEQuEnA ÉPICA Escrevo aqui em formas modernas,

Uma singela e pequena épica,Mas não exaltarei fatos e atos,

Nem sequer heróicos momentos,Muito mesmo um povo ou raça,

Mas sim, escreverei em minha épicaAs verdades do dia-a-dia,As lutas da sobrevivência,Porém nesta épica falsa

Buscarei exaltar o mundo cruelTal qual a verdadeira face do tempo...

Somente o sangue se encontraOh! Musas da inspiração,

Verdades sejam ditasQue este mundo não é racionalMas sim um gigantesco hospício

Onde todos prosseguem de forma irracional...

Vejo mortes, corpos sem almasOnde as lutas de fome, de misériaSão travadas por toda uma nação

Que busca o simples sonhoDe viver dignamente,

Mas tais delírios são inúteisJá que a vida real utiliza-seDe terríveis armas diárias...

Loucura do mundo à um povoSem cor ou etnia,

Pois tu, minha pequena épica,Carrega em teu corpo

As lutas dessa destruidora e sofredora gente,Oh! Raça maldita à dos homens

Pois estes são imorais e irracionais...juLIAno sECoLo

nidades para a caça de talentos humanos, entre nós, ocultos no burburinho da sociedade.

Ouvi, não faz muito tempo, entrevista da secretária da Cul-tura, Michele Ferrari, abordando sobre como desenvolver e apli-car a política cultural. A vontade explicita desta secretária é de, pelo menos, levantar bandeira sobre o necessário desempenho cultural da comunidade local.

Juliano Secolo

noTA DA CoLunA soBRE os IDosos

Um breve resumo do pare-cer de Dayse Coelho de Almei-da, abaixo descrito, discorren-do sobre o Estatuto do Idoso, fortalece muito a tese da defe-sa dos direitos daqueles que já alcançaram a terceira idade. Isto é:

“Dados do IBGE mostram que 64% dos idosos susten-tam a casa em que vivem ou contribuem de forma significa-tiva para a manutenção da fa-mília, deixando claro que o ido-so é fator de equilíbrio social e de manutenção da família con-dignamente.

O art. 230 da CF assegura ao idoso participação comuni-tária, a defesa da dignidade, o bem-estar e o direito à vida, pertence à família, a socieda-de e ao Estado, sendo, portan-to dever de todos.

A velhice não torna um ser humano menos cidadão que outro, ou menos importan-te para a sociedade, a experi-ência galgada pela vivência é algo que não se aprende nos bancos universitários, algo que não se alcança com o vigor fí-sico. Garantir dignidade aos idosos é ao menos tempo hu-

manístico e egoístico. Huma-nístico porque a humanidade tem muito a aprender com eles e necessita de sua experiência e egoístico porque só assim poderemos garantir dignidade para nós mesmos, porque os sobreviventes à adolescência certamente irão tornar-se ido-sos e, é este nosso futuro

Em 2020 estaremos na 6ª posição dentre os países com maior número de idosos, tendo mais de 30 milhões de idosos em nossa sociedade. O idoso não pode continuar na posição de maior abandonado. Deve-mos zelar para que o marco seja também histórico-social, no sentido de que os idosos al-cancem a posição de cidadão efetivo na sociedade, galgan-do o lugar de respeito e digni-dade que merecem por serem os formadores de nossa so-ciedade, porque o que o ido-so realmente quer é participar ativamente da sociedade” – ALMEIDA, Dayse Coelho. Es-tatuto do Idoso: real proteção aos direitos da melhor idade? Disponível em: http://www.bo-letimjuridico.com.br/doutrina/texto

Aqui em Cianorte temos, atra-vés de trabalho impar instalado na Rainha da Paz e brilhante-mente dirigido pela irmã Benig-na, um modelo nacional de hu-manismo e legalidade em favor dos idosos.

Abaixo, transcrevemos consi-derações legais, sociais e filosó-ficas sobre este tema apaixonan-te que envolve muito sentimento humano.

Respeito aos idosos: direitos da melhor idade

Page 5: Folha Regional de Cianorte Edição 516

Cianorte, Domingo 22 de Agosto de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-site:www.folharegionaldecianorte.com.br - E-mail: [email protected]

Na última semana, um grupo de 23 professores da rede mu-nicipal de ensino recebeu certifi-cados de conclusão do curso de Tecnologias na Educação: En-sinando e Aprendendo com as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), que aprimora os conhecimentos sobre as no-vas mídias e ensina os professo-res a utilizá-las em sala de aula.

O curso tem por objetivo con-tribuir para que os professores aprendam a dominar as novas tecnologias, lidar com o grande número de informações, aproxi-mar-se dos alunos e oferecer au-las dinâmicas e atrativas. Quem ganha com isso, além dos docen-tes, que passam a contar com novas alternativas pedagógicas, são os alunos, que podem sen-tir-se mais motivados a estudar e, sobretudo, adquirir novos conhe-cimentos.

A duração do curso é de três meses e conta com uma carga de 100 horas curriculares. É uma realização do Proinfo (Progra-ma Nacional de Tecnologia Edu-cacional) em parceria com a Se-cretaria Municipal de Educação. A ideia é oferecer a capacitação para o maior número possível de profissionais da área, objeti-vo que está sendo concretizado, já que uma nova turma acaba de ser iniciada e deverá estar forma-da até novembro deste ano.

A coordenação do curso está sob a responsabilidade da pro-fessora Miryan Cássia Aguilera Machado Kepe, coordenadora do Núcleo de Tecnologia Munici-pal (NTM), e do professor/forma-dor municipal Rogério Terra da Silva.

De acordo com Miryan Cás-sia, essa é uma alternativa que deve ser aproveitada e valoriza-da . “Eles poderão desenvolver melhor seu trabalho, a partir do curso, utilizando recursos tec-nológicos em suas aulas, pois na sociedade atual enfrentamos o desafio de lidar com a quan-tidade de informações, e so-mos nós professores que temos a responsabilidade de selecio-nar, interpretar e separar os que realmente conduzem ao apren-dizado”, diz.

A oferta do curso representa a preocupação da administração municipal com o preparo dos pro-fissionais que estão em sala de aula. “Todos nós sabemos que ser professor não é uma tarefa fácil, porque é preciso estar atua-lizado, sempre aprendendo e en-tendendo as mudanças que ocor-rem rapidamente no mundo. Por isso, é preciso valorizar e con-templar essa classe com cursos de capacitação. É isso que con-tribuirá para que a educação te-nha qualidade”, comenta o prefei-to Edno Guimarães.

Curso prepara professores para o uso de tecnologias

na educaçãoA preocupação com a separa-

ção e a destinação correta do lixo vem alcançando cada vez mais adeptos. Nesta semana, a Se-cretaria Municipal de Meio Am-biente deu continuidade à ins-talação de lixeiras comunitárias nas estradas rurais de Cianorte e garantiu o tratamento adequa-do do lixo de quatro novas locali-dades – Estrada Guassupé, Vila Rural São Lourenço, Estrada da Bica e Estrada Lopes.

“Percebemos uma grande quantidade de lixo jogado ou queimado nas estradas onde não havia lixeiras ecológicas. Então aumentamos o número de lixeiras, já que quando os mate-riais são descartados irregular-

mente, contribuem para a polui-ção do planeta e o aquecimento global”, explicou o prefeito Edno Guimarães.

O secretário municipal de Meio Ambiente, José Ícaro Mon-teiro Maranhão, lembra que “a colaboração dos moradores na separação correta do lixo é es-sencial. Por isso, a secretaria instalou placas orientando como deve ser feita a separação do material reciclável do orgânico”.

A Secretaria de Serviços Mu-nicipais fará a coleta do lixo or-gânico duas vezes por semana e a Associação dos Agentes Am-bientais da Reciclagem fará a coleta do lixo reciclável uma vez por semana.

Zona Rural ganha novas lixeiras comunitárias

Este projeto socioambiental tem como objetivo a preserva-ção do meio ambiente, enquan-to garante a melhoria de renda

dos agentes ambientais da reci-clagem. A área rural do municí-pio possui, atualmente, 16 lixei-ras comunitárias.

No dia 25 de agosto o Prof. Miguel Fecchio estará lan-çando oficialmente seu segun-do livro: ESTRANHO VAMPI-RO. Trata-se da continuação de um projeto já iniciado no ano passado com o livro NÃO ACREDITO, MAS NÃO ABU-SO.

Diz o autor que seu objetivo é lançar no mercado um ma-

terial que, além de despertar o gosto pela leitura, principal-mente entre crianças e ado-lescentes, contenha lições de bom relacionamento com familiares e com os colegas e que, ainda, ajude a entender a importância de valores bá-sicos como o respeito ao pró-ximo, a necessidade de pre-servação do meio ambiente, o

valor dos estudos e do cultivo de bons hábitos para conquis-tarem a cidadania plena.

O lançamento com sessão de autógrafos será na Asso-ciação Rainha da Paz, no pró-ximo dia 25 de agosto de 2011 às 19:30 horas e toda a comu-nidade está convidada para comparecer e prestigiar esse importante evento cultural.

Professor Miguel Fecchio lança seu segundo livro

Luiz Alves de Lima: é o Patrono do Exército Brasileiro. E em sua homenagem foi instituído a data de seu nascimento, 25 de agosto como o dia do soldado brasileiro.

E o Rotary Club Cianorte, reverência o exército brasileiro nesta data, com muito respeito e admiração.

Dinael sidney gobettiPresidente 2011/2012

25 de agosto “o dia do soldado”

Algumas ações já estão sen-do planejadas, entre elas con-cursos culturais e a 2ª Carreata Unimed Cianorte, que será rea-lizada no dia 27 de agosto ante-cipando a comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, com data em 29 de agosto. A carreata sairá frente a sede da Unimed Cianorte, às 10 horas da manhã.

A diretora da 13ª Regional de Saúde, composta por onze mu-nicípios, Adriana Batista Gon-çalves, explicou que as ações da Regional estão em acordo com a Lei Estadual Antifumo, nº 16.239, publicada no Diário Ofi-cial nº. 8066 de 29 de Setembro de 2009, que estabelece nor-mas de proteção à saúde e de

responsabilidade por dano ao consumidor, nos termos dos in-cisos V, VIII e XII do artigo 24, da Constituição Federal, para criação de ambientes de uso coletivo livres de produtos fumí-genos. “Muitos de nossos em-presários já estão familiarizados com a Lei, mas é importante re-forçar a campanha para que dessa forma também os clien-tes passem a respeitar e evitem situações constrangedoras de repreensão”, observou o presi-dente da Associação Comercial e Industrial de Cianorte, Dr Ru-bens Pereira de Carvalho.

Para a realização das ações de cunho educativo, sobre os malefícios causados pelo con-sumo de produtos derivados

do tabaco em ambientes cole-tivos, onde haja aglomeração de pessoas, a Regional está re-alizando parcerias com institui-ções ligadas à sua área, como a Secretaria Municipal de Saúde, por exemplo, bem como, com a Educação e outros órgãos seto-riais públicos e privados da so-ciedade cianortense. “As ações visam proteger inclusive os pró-prios fumantes, porque estar em um ambiente inalando a fumaça do cigarro sem mesmo fumar, seus malefícios são potenciali-zados”, explica Adriana.

A diretora da 13ª Regional de Saúde também alerta, que a responsabilidade por manter o ambiente livre do tabaco é do proprietário ou responsável pelo

ACIC APÓIA CAMPAnHA PARA MAnTER AMBIEnTEs CoLETIVos LIVREs Do TABACoRegional de Saúde inicia ações para conscientizar os empresários sobre sua responsabilidade em manter os ambientes coletivos

100% livres do tabaco. Na próxima semana cartazes sobre a lei começam a ser distribuídos junto com o Jornal da Acic.estabelecimento, e que, portan-to, também é seu, o dever de proibir que seus clientes fumem no local. Para isso, os avisos de não fumar devem sempre es-tar afixados em lugares visíveis. “No primeiro momento estamos fazendo um trabalho educativo, mas em um segundo momento haverá autuação, se for o caso”, comentou Adriana.

Consenso Científico Com-prova Motivos para Você Exi-gir Ambientes Fechados 100% Livres do Tabaco.

1. É consenso científico que o tabagismo passivo sujeita as pessoas às mesmas doenças e conseqüências sanitárias do ta-bagismo, sendo a terceira cau-sa evitável de mortes no mundo (OMS). São 200 mil trabalhado-res mortos por ano em decor-rência da exposição involuntária à fumaça do cigarro (OIT).

2 . Não há formas de iso-lamento, de ventilação e areja-mento eficazes que eliminem as

substâncias tóxicas da fuma-ça ou reduzam os riscos de ex-posição à poluição tabagística

ambiental (fonte: ASHRAE, órgão referência mundial em en-genharia de ventilação).

3. Em ambientes fechados, os fumantes tornam-se fuman-tes passivos da própria fumaça e da fumaça dos demais fuman-tes. A proteção contra a exposi-ção ao fumo passivo deve ser para todos, fumantes e não fu-mantes, trabalhadores e clien-tes, porque a fumaça do tabaco é tóxica e cancerígena.

4. Pesquisa feita pelo Institu-to Nacional do Câncer (2008) re-velou que pelo menos sete pes-soas morrem, por dia, no Brasil, apenas por conviverem com fu-mantes em residências.

Page 6: Folha Regional de Cianorte Edição 516

Cianorte, Domingo 22 de Agosto de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-site:www.folharegionaldecianorte.com.br - E-mail: [email protected]

Pastores, contabilistas, repre-sentantes de associações, sindi-catos e empresas participaram, nesta quarta-feira (17), de uma reunião de apresentação do Por-tal Mais Emprego, o novo siste-ma informatizado do Ministério do Trabalho. A implantação do novo sistema trará mudanças que afe-tarão a postagem e liberação do seguro desemprego em todo o país.

O vice-prefeito José Antonio Laguilo participou da abertura do evento e afirmou que “é muito im-portante que todos conheçam as novas regras para a obtenção do

seguro desemprego, para evitar abusos de pessoas mal-intencio-nadas e também garantir os direi-tos dos desempregados”.

Para a implantação do novo Sistema Portal Mais Emprego, foi formalizado convênios entre o Ministério do Trabalho, Caixa Econômica Federal, Ministério da Previdência Social e Governo do Paraná, através da Secretaria do Trabalho, Emprego e Econo-mia Solidária.

“No momento em que o tra-balhador for atendido, o próprio sistema cruza uma série de in-formações. Então as vagas com-

patíveis com sua qualificação profissional, região e salário de interesse são ofertadas. Caso haja a recusa de três oportuni-dades por parte do trabalhador, sem justificativa plausível, o Sis-tema determina o bloqueio do Seguro Desemprego e não auto-riza o pagamento do benefício”, explicou o chefe regional da Se-cretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Sidnei Sou-za.

Outra novidade é que os tra-balhadores e empregadores po-derão se auto cadastrar no siste-ma, sem precisar ir à Agência do

Trabalhador. Assim, de qualquer lugar do país, o cidadão poderá consultar vagas de trabalho.

O gerente da Agência do Tra-balhador de Cianorte, Roberson Morales, lembra que “na próxima segunda-feira (22), todo o atu-al Sistema de Intermediação de Mão de Obra – SIMO, terá sua migração de dados, para o Por-tal Mais Emprego do MTE. Pelo tamanho da base de dados atual-mente disponível, essa migração deverá ocorrer durante três dias. Assim, neste período, a agên-cia estará fechada para o atendi-mento ao público”.

Técnicos apresentam Portal Mais Emprego

Começam nesta quarta-feira (17) as inscrições para o proces-so seletivo da Caixa de Aposen-tadorias e Pensões dos Servi-dores Públicos Municipais de Cianorte – Capseci. São duas vagas para o cargo de assessor administrativo e a formação de cadastro de reserva para auxiliar administrativo.

Para o cargo de assessor ad-ministrativo, é necessário o en-sino médio completo. O salário é de R$ 1.193,92 e o aprovado ainda fará jus ao auxílio alimen-tação, no valor de R$ 257,53. Já para o cargo de auxiliar adminis-trativo, é necessário apenas o ensino fundamental completo e o salário é de R$ 804,93, também com auxílio alimentação. A carga horária para ambas as funções é de 40 horas semanais.

A Coordenação Geral do Con-curso estará a cargo da FAUEL – Fundação de Apoio ao Desen-

volvimento da Universidade Es-tadual de Londrina. As inscrições poderão ser realizadas pelo en-dereço eletrônico www.fauel.org.br, até as 14 horas do dia 08 de setembro de 2011. O valor de inscrição é de R$ 60,00 para o cargo de Assessor Administrati-vo e R$ 40,00 para o cargo de Auxiliar Administrativo.

O Concurso Público compre-enderá etapa única, de prova es-crita objetiva, a ser aplicada para todos os candidatos no dia 25 de setembro, em local a ser divul-gado no edital de homologação das inscrições. Fazem parte do conteúdo programático as disci-plinas Língua Portuguesa, Mate-mática, Conhecimentos Gerais e Legislação e Conhecimentos Es-pecíficos. O edital de divulgação das notas, gabarito definitivo e o resultado da análise dos recur-sos serão divulgados no dia 07 de outubro de 2011.

Capseci abre concurso público

A Escola Municipal Lio-mar Gomes promoveu, na última sexta-feira (12), a II Mostra Cultural. Com apre-sentações artísticas e ex-posição de trabalhos sobre os mais variados assuntos, entre eles o bullying, a cul-tura japonesa, plantas me-dicinais e a pintora Tarsila do Amaral, a mostra envol-veu todos os alunos do 1º ao 4º ano.

“Percebi que a mostra foi muito bem organizada. Toda a equipe docente e os alunos estão de parabéns. É uma alegria ver os traba-lhos desta escola surtindo resultados positivos. A ins-tituição recebeu obras de

ampliação neste mandato, o que garante uma melhor infraestrutura para os traba-lhos”, disse o prefeito Edno Guimarães.

Para a chefe da Divisão de Ensino Fundamental, Zil-ma de Lima, “é muito impor-tante desenvolver eventos que valorizem e reconhe-cem o potencial dos alunos. O acompanhamento da fa-mília também é primordial para ajudar a superar as di-ficuldades do dia a dia”.

A diretora Luzia Lava-nholi da Silva agradeceu à equipe da escola e também comentou sobre a proposta da mostra. “Esse evento foi um sucesso, graças ao tra-

balho e dedicação de todos os envolvidos. A ideia da mostra é ampliar os conhe-cimentos dos alunos e va-lorizar sua criatividade”, de-fendeu.

As apresentações de dança aconteceram no an-fiteatro do Colégio Estadu-al Itacelina Bittencort. Já a exposição dos trabalhos foi nas salas de aula da pró-pria escola municipal. Tam-bém acompanharam o evento a chefe da Divisão de Documentação Escolar, Zilda de Assis Gracioli e a chefe da Equipe Pedagógi-ca da Secretaria Municipal de Educação, Maria Augus-ta Pasian.

ALunos DA EsCoLA LIoMAR goMEs BRILHAM EM MosTRA CuLTuRAL

ConFIRA As APREsEnTAçõEs:TURMA PROFESSORA APRESENTAÇÃO1º ano A Franciele Lindo Balão Azul2º ano A Maria Aparecida Aquarela2º ano B Marcia Você é especial3º ano A Solair Superfantástico3º ano B Keyla Mundo da esperança4º ano A Wilma História do Tangran4ºano B Néria Vamos construirTodos os alunos 1º ao 4º ano Depende de nós

ConFIRA os TRABALHos:TURMA TEMA1º anoA Tarsíla do Amaral2º anoA Origami: a arte de fazer dobradura–cultura japonesa2º anoB Bullyning3º anoA Pipa3º anoB Plantas medicinais4º anoA Tangram4º anoB Simetria

No ultimo dia 18 (quinta-fei-ra), o prefeito municipal de Ron-don Ailton Valoto esteve em Bra-sília, reunido com a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoff-mann.

Na ocasião o administrador municipal esteve acompanha-

do pelo deputado estadual Ênio Verri e deputado federal André Vargas, ambos do PT. O objeti-vo da reunião foi pedir mais agi-lidade na execução dos projetos já em andamento, além de bus-car novas melhorias para o mu-nicípio de Rondon.

Prefeito de Rondon busca apoio na Casa Civil

Page 7: Folha Regional de Cianorte Edição 516

Cianorte, Domingo 22 de Agosto de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-site:www.folharegionaldecianorte.com.br - E-mail: [email protected]

Nesta quinta-feira (18) foi re-alizada a primeira reunião para a organização dos festejos de fim de ano. Como em 2010, se-

rão utilizadas garrafas pets para a confecção dos arranjos e obje-tos decorativos.

“Pedimos para que as pes-

CoMEçAM PREPARATIVos PARA FEsTEjos DE FIM DE Ano

soas nos ajudem com a decora-ção deste ano, juntando garra-fas pets e levando até os postos de arrecadação, que serão nas escolas municipais e também no Provopar (Av. América, 4000 – em frente ao terminal rodovi-ário)”, disse a primeira dama e presidente do Provopar, Zoraide Ruiz Guimarães.

“Como sempre, a cada ano, nós buscamos superar o ano an-terior, seja na organização, seja na qualidade dos eventos. Os festejos de fim de ano são mui-to importantes, eles marcam o fechamento de todo um trabalho realizado durante os doze me-ses. E no caso de Cianorte, todo o desenvolvimento do nosso mu-nicípio deve ser comemorado da melhor forma possível. Nós que-remos oferecer à população da

cidade vários eventos através do entretenimento de qualidade”, destacou o prefeito Edno Gui-marães.

Entre os presentes estavam o secretário de Indústria e Co-mércio, Wanderley Fernandes; o secretário de Meio Ambiente, José Ícaro Maranhão; a asses-sora de Comunicação, Evanir Marçal; a professora Dora Lucia de Oliveira Garcia; os chefes de divisões Michelle Bárbara Ferra-ri (Cultura), Zilda de Assis Gra-cioli (Documentação Escolar), Zilma de Lima (Ensino Funda-mental), Adriana Novo Pimentel (Bem Estar Social); representan-do a ACIC, Cléo Santos; a coor-denadora do Provopar, Cidinha Pasqualino; e Cleide Mota de Godoy, secretária do Conselho Municipal de Saúde.

Na quinta feira o prefeito Ariovaldo Demori participou com sua equipe interna de trabalho do Paço Municipal de uma confraternização ten-do também como convidados a equipe técnica da empresa Sismar com a presença de, Valdir, Rudney e Adriano; Maurcir Marcuz, da FZ co-municação, João Valezi, da Tribuna de Cianorte, e do assessor jurídico, Dr. Jurandir Gonçalves e esposa.

ConFRATERnIZAção EM InDIAnÓPoLIs

Dando uma pausa na correria dos trabalhos frente à administra-ção municipal de Indianópolis, o Prefeito Ariovaldo Demori esteve com a família reunida no domingo (14) na casa da filha mais nova Luciana, em comemoração ao Dia dos Pais.

DIA Dos PAIs Prefeito visita construção de casas em IndianópolisO prefeito de Indianópolis,

Ariovaldo Demori esteve recen-temente visitando as obras de construção das casas do Pro-jeto Minha Casa, Minha Vida no

município.Na ocasião o gestor munici-

pal esteve acompanhado de seu filho mais velho, Valdecir e fami-liares.

Esta semana o prefeito municipal de Rondon, Ailton Alfredo Valloto recebe em seu gabinete a visita do gerente da agência de Cianorte do Bradesco, Francisco de Oliveira Marques, e da senho-ra Matilde Marques de Oliveira, lotada no posto de atendimento que em breve estará sendo inaugurado em Rondon.

Com o novo posto de atendimento Bancário, a população con-tará com todos os atendimentos bancários do Bradesco, como: li-nhas de crédito, credito rural, CDC, leasing, FINAME, crédito pes-soal, descontos (cheques e duplicatas), todos os tipo de aplicações financeiras e um guichê de auto-atendimento.

Rondon ganhará posto de atendimento

Bradesco

Page 8: Folha Regional de Cianorte Edição 516

Cianorte, Domingo 22 de Agosto de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-site:www.folharegionaldecianorte.com.br - E-mail: [email protected]

VEnDE Agile 2009/2010, 4 portas, verde escuro. 11mil Km rodados. Fone: 9145-2940VEnDE Astra 95/95 pra-ta GLS, 2.0, 4 portas R$10 mil. Ou troca por Biz, moto ou carro c/ valor de até R$ 4mil. Fone 9949-5471.VEnDE Astra Hatch CD 03/03 branco, 4 portas, c/ ar digital, kit flex. Tratar c/ Alex 9831-0605VEnDE Astra Sedan 2002 prata metálico c/ 4 Pneus e bateria novos, ar condicio-nado, farol auxiliar original, manual e chave-cópia. In-terior impecável e original. Carro todo revisado e tudo funcionando. Valor a com-binar. Tratar fone (44) 9911-7447 c/ Roderlei.VEnDE ou troca Celta Pra-ta 2009, 02 portas, opcio-nal flex power e trava elé-trica. Fone: 9918-3079 c/ DiogoVEnDE Chevete 86, ver-melho, a álcool original em bom estado. Fone (44) 9923-0038 C/ Alédio.VEnDE Corsa Hatch 1996 cinza Metálico com 4 Pneus e bateria novos, rodas de liga leva, ar quente, limpa-dor e desembaçador trasei-ro, travas elétricas, alarme positron, manual e chave-cópia. Interior impecável e original. Carro todo revisado e tudo funcionando. Valor a combinar. Tratar fone (44) 9911-7447 c/ Roderlei.VEnDE Opala Diplomata, 6 cilindros, câmbio automáti-co, álcool original, comple-to, 89/90. Tratar fone: 9975-1844VEnDE Parati CL 1.6 92/92 branca c/ trava carneiro, toda revisada e em bom es-tado. Tratar c/ Ademar fone 3019-1528.VEnDE S10 preta, bi-com-bustível 2008/2008 c/ 50 mil Km. Fone: 9977-9204VEnDE Vectra 98 comple-to. Raridade. Fone: (44) 3631-5931 ou 9901-1434.VEnDE 147, ano 80 ori-ginal, àlcool, amarelo. R$ 3.500,00. Fone: 3018-2300 C/ Ailton.VEnDE Fiorino, ano 95/96 prata, álcool/gasolina 1.5, preço a combinar. Fones: 3637-3316 ou 9957-3071VEnDE Palio EX, 2001/2001, vermelho, travas, vidros elé-tricos, limpador, desembaça-

dor traseiro. Fone: 44- 3018-2070 / 9977-0262VEnDE Uno 85 vermelho em ótimo estado. Fone: 44 9977-9204VEnDE ou troca Uno ELX 95/95 verde placa A, c/ ma-nual, trava, vidro limpador traseiro, desembaraçador e ar quente. Carro conser-vado. Fone 9932-2285 ou 3629-2276 c/ MarceloVEnDE ou troca Uno ELX 94 4 portas. Preço a com-binar. Fone:(44) 3018-4657 ou 9986-5762.VEnDE Belina 80, àlco-ol, suspensão elevada, R$ 4.000,00. Fone: 9813-5261 c/ Luciano.VEnDE F250 XLT Duplada ano 02/03, 6 cilindros die-sel, completa, cinza, c/ fri-gobar. Fone: 9975-1844VEnDE F350 azul, c/ baú, ano 02/02, 4 cilindros. Fone: 9975-1844VEnDE F1000, dourada, 94/94, motor MWM 4X4. Fone: 3018-2070VEnDE Verona bordô, mo-tor retificado, pneus novos, ótimo estado. R$ 5000,00. Fone: 9813-2022VEnDE Honda Civic, 00 /00, bege, câmbio automá-tico, vidros, ar condiciona-do, direção, som embutido, 1.6, sus-pensão pulhas no-vas e bateria boss. Fone: 3629-7070 c/ Thiago.VEnDE Gol 16 valvulas completo 2001 gasolina. Va-lor a combinar. Fone: 3018-2300 c/ Ailton.VEnDE Gol branco 1.6 po-wer, completo, 07/08, R$ 15 mil + 40 parc. de R$ 567,00. Fone: 9142-7201VEnDE Gol G5 pra-ta, 2009 completo. Fone: 9109-2268.VEnDE Gol GL 1.6 origi-nal, branco, álcool, ano 89, c/ trava e alarme, 4 pneus semi-novos. Fone 3019-1528VEnDE Gol NI 97/98 bran-co. Alarme e trava. À com-binar. Fone: (44) 9968-8174 c/ Ademar.VEnDE Kombi ano 98 em perfeito estado por R$ 16 mil tratar: [email protected] Logus azul 94, di-reção hidráulica, vidros elétricos, bem conserva-do. Fone 9831-0707 c/ Di-ógenes.VEnDE Parati 1.8 prata

VEnDE CB 450 relíquia, 1984. Tratar 3629-1402 ou 8404-6204.VEnDE Moto Fazer 250 Yamaha em ótimo estado. Valor R$ 8.000,00. Tratar fone: 3629-8429 ou 9927-1006 com RobertoVEnDE motocicleta suzuki Yes 2008 cor preta. Fonte 9825-1149VEnDE motocicleta Jog Yamaha 50 cilindradas ori-ginal c/ manual e nota fis-cal ano 95 2ª dona valor R$ 1500,00. Tratar 9991-1545VEnDE Virago 250 cc Ya-maha 2000/2000 c/ 7600 kms originais. Tratar c/ Bertolazo 9977-8358 ou 3629-1775VEnDE Bis Vermelha Flex 2011, 0 KM, s/ partida elétri-ca, emplacada, IPVA e Se-guro pagos. R$ 5.800,00. Preço Especial. Tratar C/ Diogenes: 9831-0707VEnDE Falcon 2007/2007 zerada, preta. Tratar c/ Gil-berto fone (44) 9931-0579VEnDE Shadow 600cc preta c/ apenas 8.000 km rodados original, c/ aces-sórios. Tratar pelo fone: 44 - 9977-9277VEnDE Twister 2006 ver-melha. Tratar 9962-7598VEnDE Twister cinza 2008 /2008. Fone 9929-7855.VEnDE-sE moto Honda Falcon, 2007/2007, preta, 400 cilindradas, pneus e baterias novas, raias cro-madas, pastilhas de freio novos. Falar com o Thiago no fone: 3629-7070

VEnDE casa na rua Cur-ruila nº 364, nos Seis Con-juntos com 3 quartos, sala, cozinha, 2 banheiros, la-vanderia e mais um cô-modo fora grande. Valor

R$ 80 mil. Tratar c/ Wilson 3629-6398.VEnDE casa em alvena-ria 65 m² no Cianortinho e terreno de 500m² toda es-criturada. R$ 135.000,00. Fone (44) 8825-4821.VEnDE casa de alvenaria c/ 3 quartos, sala, cozinha, dispensa e banheiro com lavanderia e garagem nos fundos. R. Guilherme Ber-sani 1286, Vila 7 no Con-junto Marselha. Valor 75 mil quitada ou 70 mil sem quitar. Próx. à Creche. Fone: 3637-2007.VEnDE Casa de 100m² e edicula (inacabada) no Re-sid. Atlantico 4. Tratar c/ Dionisio fone 9969-9833 VEnDE casa em alvena-ria 142m² construidos, na R. Curitiba, 1764 próx. ao corpo de bombeiros. Fone: 9977-9277VEnDE casa de alvenaria 55 m² construídos e terre-no de 18 x 28 m² no Cia-nortinho. R$ 45.000,00. Tratar c/ Wagner fones (44) 8825-6402 ou (44) 9904-5776.VEnDE casa em alvena-ria 60 m² no Cianortinho e terreno de 500m², toda es-criturada. R$ 120.000,00. Fone (44) 8825-4821.VEnDE casa em alvenaria c/ 3 quartos e 2 banheiros, sala, cozinha, lavanderia e garagem e garagem. Situ-ada no conjunto Marselha, na R. Guilherme Bersani nº 1274, em frente à pis-ta de caminhada, próximo a creche R$ 80.000, quita-da, zona 07 tratar no fone: 9991-1545.

VEnDE casa em Terra Boa semi-acabada c/ 130 m² de construção, terreno de 400 m² ao lado do Mercado Pi-neli. Fones: (44) 3631-6868, 9977-3408 ou 9943-9107.VEnDE apartamento c/ 03 quartos, 2 banheiros, 3º andar, 101m² Av. América. R$ 110 mil. Tratar c/ Sid-ney 9977-2631.VEnDE ou troca terreno no Jardim Universitário, Rua do Professor, com 360 m², não necessita aterro, fren-te para cidade. Aceita-se carro ou moto como parte de pagamento. Tratar pe-los fones (44) 9944-1896 ou (67) 8118-0934.VEnDE terreno no Jd. Atlantico IV, R. Guarujá, Lote 14, Quadra 30 quita-

VEnDE ou troca Loja Sho-pping Uninvep por imóvel ou automóvel. Fone: 9922-9983VEnDE ou troca loja de R$ 1,99 na Av. Pernambuco 647, c/ 11 anos de ponto e clientela. Tratar fone 9977-8090.VEnDE loja de R$ 1,99, Utensílios do Lar, Brinque-dos e Presentes localizada na Av. Améruica 1323. Fone 39631-1323 C/ MauroVEnDE loja roupa femini-na montada, instalações completa e estoque. R$ 25.000,00 R. Porto Segu-ro, 186. Fones 3629-4170 - 9813.5261 ou 9828-6791.VEnDE salão de beleza com amplas e ótimas insta-lações c/ clientela formada. Fone: 9821-4317.VEnDE salão comercial (150m2) + casa fundos (55m2) área total do terreno 535 m2. Av. Espirito Santo, Falar c/ Fani 9926 0005VEnDE ou troca por casa ou data, Bazar Bom Jesus, Av. Brasil, 1121 em Terra Boa. Fone (44) 3641-2599VEnDE mercadoria e ins-talação interessados ir até a loja na Av. América, 823 ou tratar c/ Marta no fone 3629-8112.VEnDE Moedor de Car-ne novo c/ revestimento externo e bandeja em aço inox, Boca 22, Progás.

PRECIsA de represen-tante para o ramo de em-

08/09 flex completa. 56 mil Km. R$ 34 mil ou R$ 12 mil + parc. Fone 9968-1356 c/ Fernando.VEnDE Saveiro 89 1.6 AP, vidros e travas elétricas, cor azul. Valor à combinar. Fone: (44) 9833-7600.VEnDE Voyage 1.6 a álcool original, ano 88, branco, pre-ço a combinar. Tratar 3629-8429 ou 9927-1006 c\ Ro-bertoCoMPRA Corsel 2 ou uma Belina em bom estado, no valor de até R$ 3 mil. Fone 9971-0279

R$ 1.700,00. Fones: 9922-1470 ou 3629-1124 c/ Fer-nanda.VEnDE Balcão Refrigera-do Visoramico novo, 1,80 x 5,90 x 1,20 mts, temperatu-ra entre 0º e 10ºC, base me-tálica, pintura epóxi, marca Frimax. R$ 3.500,00. Fo-nes: 9922-1470/ 3629-1124 c/ Fernanda.VEnDE frezer vertical Ele-troluz c/ 300L de capaci-dade. Tratar 9968-6882 c/ JoãoVEnDE joystick de volante para PS1/PS2 e PC. Tratar fone 9830-5488.VEnDE impressora LX-300, impressora p/ nota fiscal HP Laserjet P1102, máquina de preencher che-que, frigobar electrolux 80L, leitor de código de barras c/ suporte, impressora termi-ca Argox p/ imprimir código de barras. Todos os preços bem abaixo do preço de mercado. tratar 9814-6401.VEnDE playstation I c/ Me-mory Card. 2 controles e 35 CDs. R$ 250,00. Tratar 3631-2230 c/ Sidnei.VEnDE Impressora HP Destjet D1460, impresso-ra Epron LX-300, cartão Ponto Max Pluss II c/ sire-ne. Tratar c/ Eduardo Fone: 9957-6226VEnDE 2 máquinas de sapateiro motorizado. R$ 600,00 cada, ou a nego-ciar. Tratar c/ Vera ou Ro-naldo fone 9113-9088.VEnDE 3 máquinas de Te-celagem Industrial para confecção de roupas de lã nº10. Tratar 3019-1605 ou 8854-0251VEnDE Basucão de Som com 4200 Wt de potência Gradiente Energy Explo-sion Powered Subwoffer e 1 caixa de som gradiente. R$ 1500,00. Fones: 3631-1502 ou 9938-7037 c/ Mar-cir.

VEnDE aquário grande c/ luz. R$ 200,00. Tratar c/ Marcir fones: 3631-1502 ou 99387037.VEnDE Suspensão a Ar para Volkswagem. Tratar Fone (44) 9833 - 7600VEnDE filhotes de pastor alemão capa preta puros. tratar com Ademir 3629-2215 ou 9938-5779VEnDE filhotes de pincher. Fone: 9979-2486 ou 9969-6099.PRoCuRA-sE Moças p/ dividir apartamento no cen-tro. Fones: (44) 9945-1478 ou (44) 3631-2508 (noite). Tratar c/ InêsCoMPRo barco de 6 m. borda alta. Fones (44) 9977-3408 ou 9943-9107

da. Tratar c/ Marcelo 9932-2285 ou 3629-2276VEnDE terreno 15 x 30 m na R. Genova no Jd. An-gelo Liberati. Tratar c/ Nair pelos fones: 3018-4896 e 3629-6198VEnDE terreno quitado no Res. Atlatico IV na R. Ber-tioga 71 Q.10 L.29. Área total 414m2. Frente 22,69 m. R$ 60 mil. Tratar c/ Vera fone 9933-7871VEnDE terreno na Rua Congonhas, no Jardim das Grevílias. Tratar Fones: (44) 9822-6072 ou 3637-6064VEnDE terreno de 300 metros, c/ um salão co-mercial de 200 m, no cen-tro, no melhor ponto co-mercial. De R$ 650.000,00 por R$ 499.000,00. Fones: 8412-2006 ou 9923-4556VEnDE chácara em Morei-ra Sales, com 3 alqueires e 70 dentro da cidade próxi-mo ao parque industrial. Tratar no fone 9937531.VEnDE uma chácara com 2 alq. c/ casa, barracão, tu-lha, c/ 650 pés de Citrus, c/ 2 aguadas à 6 Km do centro de Cianorte. Fone 3018-3472 c/ Nelson. VEnDE chácara de 2,5 alq. próx. ao trevo de São Lourenço e do Recanto da Natureza. Tratar c/ Idenise 9930-1579VEnDE sítio com 16 alq., excelente localização (a 800m de Rondon). Tratar 9908-5682.VEnDE chácara de lazer c/ 1,35 alq. próx. ao calcá-rio indo para Vidigal. Tratar 9830-7179VEnDE 3 chácaras de 10 mil metros cada na Est. Taboão à 1 km da Venda Rodeio. Fone: (44) 9985-6470 c/ Ricardo.VEnDE ou troca chácara, por casa em Cianorte, com 2 alqueires e meio, benfei-toria com água, saída para Umuarama, próximo a Ma-defort. Telefones para con-tato: 9917-6663 ou 9930-1579ALugA salão de 60m2 em Rondon ao lado do Banco Bradesco. Local bom para clínica ou escritório de ad-vocacia. Tratar c/ Lourdes pelo fones (44) 9908-5682 ou 3672-1302.

AnunCIE gRATIs no CLAssIFoLHA PELo FonE: (44) 3018-2876

balagens, p/ a região de Cianorte. 43-3334-2700 ou envie curriculo [email protected] de cabeleirei-ra e manicure p/ traba-lhar em salão. Fone (44) 9977-9190.oFERECE-sE p/ tra-balhar de Caseiro em chácara ou fazenda p/ morar. 33 anos de expe-riência em fazenda exer-cendo todos os serviços de plantações, etc. En-trar em contato pelos fo-nes: 9959-6522/ 9815-8246.Contrata-se técnico agrícola com ou sem experiência, para aten-dimento em loja de pro-dutos agropecuários. Contato: 36319108 ou curriculum para [email protected]

Page 9: Folha Regional de Cianorte Edição 516

Cianorte, Domingo 22 de Agosto de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-site:www.folharegionaldecianorte.com.br - E-mail: [email protected]

Milton (Nicolas Cage) se envolveu com as pessoas er-radas no passado, foi parar no inferno e acabou tendo sua filha assassinada. Agora, sua neta está das mãos de uma seita satânica e retor-na do mundo das tre-vas para tentar salvá-la e, quem sabe, ter a sua redenção. Para sua sorte, no meio do caminho ele conhece Piper (Amber Heard), uma tremenda gata em busca de aventu-ra. Era o que ele pre-

cisava para enfrentar seus inimigos e ainda driblar um fiel sú-dito (William Fichtner) do diabo, disposto a tudo para levá-lo de volta para o seu príncipe da escuridão

horizontais: 1.flamante, 2.Europa/má, 3.dá/crer, 4.originais, 5.em/no, 6.eram/tasca, 7.na/ar/AM, 8.Tifosi/clã, 9.ovários/RO, 10.sã/aa/erra. Ver-ticais: 1.fedorentos, 2.luar/raiva, 3.ar/fã, 4.moagem/ora, 5.ap/Mi/Ásia, 6.na/trio, 7.cana/se, 8.rios, 9.mês/calor, 10.mar/câmara.

HoRIZonTAIs:1. Brilhante; 2. Continente/Nociva; 3. Oferece/Acreditar; 4. Iniciais, originários; 5. Pre-posição/Contração “em+o”; 6. Não são mais/Taberna; 7. Contr. “em+a”/Brisa/Amazô-nas; 8. Fanáticos italianos amantes da fórmula 1/Famí-lia; 9. Órgão que produz os óvulos (plural)/Rondônia (in-vert.); 10. Sadia/Vogais em casa/Peca

VERTICAIs:1. Mal cheirosos; 2. Luz da lua/ Ódio; 3. Aragem/Ama o artista; 4. Ato de moer/mas; 5. Apartamento/3a nota musical (invert.)/Continente; 6. Sílaba de nata/Conjunto de três; 7. Cachaça (pop)/Implica condi-ção; 8. Cursos d’água; 9. Es-paço de 30 dias/Temperatura alta; 10. Oceano/Local onde se reúne uma assembléia

Timóteo avisa a Nicolau, Bal-dini e Zóio-Furado que man-dou seus homens obrigarem Mi-guézim a dizer o paradeiro do tesouro. Um dos jagunços teme em cumprir as ordens do coro-nel contra o profeta e vai à Vila da Cruz denunciar a situação. Açucena desiste de se casar e vai atrás de Jesuíno. Padre Jo-aquim revela para Setembrino e Quiquiqui que Patácio é o verda-deiro pai de Nidinho.

Cândida aconselha Cícero a esquecer Antônia e ficar com Rosa. Herculano chega com Mi-guézim ao acampamento. Pe-trus confirma com Efigênia a as-cendência de Jesuíno. Batoré exige que Patácio assuma a pa-ternidade de Nidinho. Timóteo descobre que Açucena está vol-tando para Brogodó.

Timóteo comenta com Nico-lau e Baldini que tomará o po-der novamente para acabar com Jesuíno. Florinda diz a Petrus que ele precisa esquecer o que aconteceu entre eles. Batoré es-tipula um prazo para que Patácio conte a Nidinho que é seu pai. Dora pensa em Felipe. Bartira e Farid reatam. Téinha desco-bre que Quiquiqui mentiu sobre os versos de cordel e termina o namoro.

Zenóbio decide viajar e Flo-rinda fica angustiada. Penélope diz a Bel que ele pode virar um artista de cinema. Antônia e Iná-cio avisam a Miguézim sobre o plano de Jesuíno contra Timó-teo. Tomás diz que escolherá uma moça da cidade para con-tracenar com Silvério em seu novo filme. Úrsula é picada por uma cobra. Timóteo decide ofe-recer uma recompensa para quem capturar Jesuíno.

Cícero vai atrás de Rosa de-pois de conversar com Hercu-lano. Vicentina se interessa por Farid. Zenóbio diz a Petrus que vai viajar para que Florinda deci-da o que sente pelo duque. Um dos homens de Timóteo segue Jesuíno até o acampamento de Herculano. Vicentina vai à casa de Bartira para falar com Farid.

Timóteo ordena que Zóio-Furado prepare seus capangas para capturar Jesuíno no acam-pamento de Herculano. Dora fica confusa quanto a seus sen-timentos por Felipe. Herculano decide levantar acampamento. Jesuíno manda dizer a Augusto que aceita ser o rei de Seráfia.

Everton alerta Isaías que sua carreira política está em ris-co com a separação de Miner-va. Dulce diz a Guilherme que está preocupada com a falta de interesse de Tânia por Amadeu. Amanda suspeita que Hoshi es-teja guardando o coração de Naomi robô. Celeste sonda Áu-reo sobre a possibilidade deles se casarem. Ícaro suspeita de que Júlia denunciou Naomi.

Abner chega à delegacia e dá de cara com Ícaro e Júlia saindo juntos. Dulce pede para Júlia sondar Tânia sobre sua viagem para o Rio de Janeiro com Guilherme. Oséas sugere que Salomé hipoteque todos os seus imóveis para aplicar o di-nheiro em ações da China. Na-omi depõe na delegacia e conta toda a verdade. Wilson conclui que Naomi matou Pimentel.

Abner se anima com a pos-sibilidade de recuperar sua fa-zenda e concorda em processar Isaías. Minerva tenta convencer Josué a acusar Isaías de man-dante do incêndio na fazen-da de Abner. Oséas suspeita que Tiago tenha um caso com Lídia e questiona Dora. Maria João pede para Daniel beijá-la na frente de Xavier, mas ele se recusa. Elaine/Élcio é assedia-da por Xavier e o doutor Eliseu e fica dividida.

Ícaro se desespera quando Amanda diz que pretende ir em-bora com Rafael. Tânia se queixa com Guilherme de que teve que mentir para Júlia sobre a viagem. Renato tenta confortar Alice e a beija. Júlia pede conselhos a pa-dre Francisco sobre o que fazer com o dossiê de Naomi.

Isaías se desespera ao sa-ber que Aquiles abriu várias CPIs contra ele. Áureo organi-za um desfile no hotel. Amanda vê Tadeu falando com Leandro e desconfia. Wilson conversa com Ícaro e Júlia e conclui que o dos-siê de Naomi está com Salomé.

Júlia fica preocupada ao sa-ber que Dulce pediu demissão do hotel. Guilherme briga com o patrão e larga o emprego de gari. Oséas flagra Tiago e Lí-dia juntos e a expulsa de casa. Aquiles sugere que Abner faça um acordo com Isaías para re-tomar sua fazenda. Isaías diz que está sem dinheiro para a campanha eleitoral e Áureo se propõe a fazer um show para arrecadar fundos.

Na praia, a bomba d’água da rede de vôlei quebra e Fer-dinand pede socorro a Perei-rão. Griselda se despede dos filhos e sai para trabalhar. Te-reza Cristina lembra René do presente de Patrícia. Crô pede a patroa que pague a faculda-de de sua sobrinha Vanessa. Quinzé reclama por Teodora tê-lo abandonado.

Rafael avisa a Antenor que ele precisa devolver a moto que pegou emprestada. Tereza Cris-tina conversa com Griselda. An-tenor é apresentado ao dono da oficina onde Rafael traba-lha. Tereza Cristina exige que a mãe de Antenor esteja presen-te na festa oficial de noivado de sua filha. Letícia confessa a Vil-ma que ainda ama seu falecido marido.

Tereza Cristina confessa a René que não aceita o noivado de Patrícia. Crô teme que Va-nessa seja humilhada por Te-reza Cristina. Rafael espera Amália na porta da oficina, mas Edvaldo impede que ele a veja. Quinzé questiona Guaracy so-bre seu interesse em Griselda. Antenor pede para conversar com Griselda.

Amália fica nervosa com o beijo de Rafael e o manda em-bora. Juan, Tereza Cristina e Crô chegam ao local do desfi-le. Esther e Paulo dão entrevis-ta para a jornalista Beth. Todos reclamam do atraso no desfile. Três rapazes suspeitos entram no táxi de Vilma, mas eles pe-dem que ela pare o carro em frente a uma igreja.

Esther pede o cartão de Da-nielle e Paulo não gosta. Tere-za Cristina descobre um grande vazamento em seu banheiro e chama por René. Zuleika e Ed-valdo estranham o comporta-mento de Rafael ao chegar à oficina. Ferdinand, Pezão, Gi-gante e Enzo implicam com Crô quando ele passa em frente à rede de vôlei. Griselda flagra Rafael e Amália se beijando.

Tereza Cristina decide jantar no Le Velmont. Antenor pede di-nheiro emprestado a Rafael para contratar Mirna. Baltazar ouve Celeste e Solange se la-mentando da vida que têm com ele. Zambeze defende Luana dos insultos de Ferdinand. An-tenor se surpreende ao encon-trar com Mirna caracterizada como Gisela Pereira

Cordel EncantadoResumo da semana

Morde e AssopraResumo da semana

Insensato CoraçãoResumo da semana

ÁRIEs (20/03 A 20/04) – O cli-ma está tenso para suas rela-ções familiares. Bom mesmo é evitar agir de forma impulsiva e rebelde com as questões que envolvam pessoas próximas. Tendência a ter que abrir mão de suas necessidades pessoais em função da vida profissional. No amor o poder de sedução ganha durante a semana um toque de malícia, capaz de enfeitiçar seu companheiro.TouRo (21/04 A 20/05) – Uma semana marcada por energias confusas. Alguns contratempos podem bagunçar seus planos e lhe trazer a sensação de im-potência diante de algumas si-tuações. Mantenha os pensa-mentos positivos e não se deixe abater, mesmo diante do inespe-radogêMEos (21/05 A 20/06) – Mo-mento delicado para seus rela-cionamentos. Não perca a chan-ce de ser mais seletivo com suas amizades, a fim de evitar proble-mas. Afetivamente você é desa-fiado a vencer a sensação de va-zio que atormenta seu coração, principalmente aquela que nas-ce do ciúme. Os solteiros podem se beneficiar de encontros oca-sionais. CânCER (21/06 A 21/07) – O cenário astral deixa mais evi-dente o seu desejo de viver no-vas experiências, principalmen-te no setor profissional. Durante a semana não se descuide da concorrência e evite o confron-to com pessoas autoritárias. Nos relacionamentos o clima é tenso. Resolva as situações conflitan-

tes com calma e evite supervalo-rizar os problemas nesse setor.LEão (22/07 A 22/08) – Os obstá-culos parecem surgir em todos os setores e revelam o quanto essa fase é pesada. As atitudes ego-ístas e impulsivas dificultam ain-da mais algumas situações limites que precisam ser transformadas na sua rotina. É no seu setor afeti-vo que os astros se centram. Situ-ações complicadas aumentam as chances de traições.VIRgEM (23/08 A 22/09) – Você está tendo a chance de esco-lher a direção que quer dar a sua vida. Transformar algumas situa-ções e ser mais seletivo em seus relacionamentos é fundamental nessa semana. Os astros trazem com ela a possibilidade de rom-pimentos dolorosos com pesso-as importantes na sua vida. LIBRA (23/09 A 22/10) – Mo-mento importante para seus relacionamentos, mas com a necessidade de rever seu com-portamento, a fim de evitar que velhas situações desgastantes voltem a acontecer. De um lado estão seus desejos e necessida-des, de outro lado está o que as pessoas esperam de você. Não convém se descuidar da concor-rência no trabalho.EsCoRPIão (23/10 A 21/11) – A semana é de mudanças impor-tantes na sua vida. Cuidado para não impor suas verdades, nem no ambiente de trabalho, nem no ambiente doméstico para evitar conflitos bobos e ressentimentos desnecessários. Afetivamente os momentos íntimos prometem ficar bem mais interessantes se

não houver regras que limitem os sentidos.sAgITÁRIo (22/11 A 21/12) – Há uma energia forte lhe moti-vando a buscar novas experiên-cias, capazes de deixar sua vida mais interessante. Agir pensan-do apenas na própria satisfação faz aumentar a área de diver-gência nas suas relações, in-clusive a afetiva. Evite lidar com suas finanças, pois há sinais de perdas e prejuízos.CAPRICÓRnIo (22/12 A 21/01) – Nestes próximos sete dias será de grande tensão no am-biente doméstico e nas rela-ções familiares e afetiva. Manter a calma diante de situações ten-sas e relevar as diferenças pes-soais que ameaçam a estabilida-de das suas relações diminui as chances de conflitos e até rompi-mentos dolorosos.AQuÁRIo (22/01 A 18/02) – O excesso de franqueza, a impa-ciência e as atitudes impulsivas, só aumentam as chances de conflitos nas suas relações pró-ximas. Manter a disposição con-ciliatória e controlar o desejo de se expressar livremente diminui os riscos de rompimentos dolo-rosos. PEIXEs (19/02 A 19/03) – Fique longe dos problemas alheios e não permita a interferência de ninguém nos seus. Semana ten-sa para as questões que envol-vem finanças, principalmente aquelas vinculadas a outras pes-soas. Algumas situações mais parecem grandes desafios, pois testam sua capacidade e seus talentos ao limite.

A asma é uma doen-ça inflamatória crônica das vias aéreas que atinge adul-tos e crianças. Nesta doen-ça os brônquios tornam-se inflamados e contraídos im-pedindo a passagem do ar, desencadeando crises de asma e seus diversos sin-tomas.

Os principais sinais e sintomas da asma são:

Falta de ar;Tosse seca persistente -

principalmente à noite;Sibilância (chiado no

peito);Respiração mais rápida

do que o normal;Cansaço físico;Sensação de aperto ou

dor no peito.A causa da asma acon-

tece por uma combinação de fatores genéticos e am-bientais. Dentre os princi-pais fatores ambientais es-tão: poluição do ar, poeira doméstica, pólen, ácaros, mofo e ar frio.

As irritações da asma podem também estar asso-ciadas a alimentos e medi-camentos além das mudan-ças bruscas de temperatura, os exercícios e mesmo as emoções intensas.

Alguns destes desenca-deadores podem ser evita-dos com medidas simples: manter o ambiente sem-pre limpo e ventilado, assim você evitará o acúmulo de poeira e consequentemente os sintomas diminuirá.

AsMA

IngREDIEnTEs: 2 abobrinhas médias 300 g de carne moída Cebola a gosto 1 dente de alho amasado Colorau Sal Azeite de boa qualidade Cominho 50 g de parmesão ralado Pimentão verde picado Azeitona picadaMoDo DE PREPARo:

Refogue a carne moí-da com o alho, cebola, pi-mentão e azeitonas. Tem-pere com o sal, cominho e colorau a gosto, reserve.

Lave bem a abobrinha e corte ao meio na ho-rizontal e vertical. Com uma colher retire par-te polpa e deixe em for-mato de barquinho. Com

ABoBRInHA RECHEADA Ao FoRno

APoIo: VIDEo LoCADoRA CIAnoRTE - FonE: (44) 3018-2511AVEnIDA goIÁs 871 - CEnTRo - CIAnoRTE - PR

FúRIA soBRE RoDAs: VIngAnçA sEM FREIos

um pincel, passe sobre as abobrinhas uma mis-tura de azeite tempera-do com sal e reserve. Em um refratário, acomode as abobrinhas já besunta-das com azeite e recheie com o refogado de carne.

Salpique o queijo ralado e mais azeite. Leve ao forno alto por aproximadamente 20 minutos ou até a abo-brinha ficar macia, porém consistente. Dica: a abo-brinha não deverá ser co-zida antes de recheá-la.

Page 10: Folha Regional de Cianorte Edição 516

Cianorte, Domingo 22 de Agosto de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-site:www.folharegionaldecianorte.com.br - E-mail: [email protected]

Maria Isabela fará intercâmbio na IslândiaA estudante Maria Isabella Bertasso Barbosa, filha do casal Marilene e Luiz

Barbosa (Folha Regional de Cianorte) foi aprovada na prova seletiva do progra-ma de intercâmbio de jovens do Rotary International.

Com a aprovação em ótima classificação, Isabella ficará um ano na Islândia. A cultura islandesa é baseada no patrimônio das nações nórdicas e no seu es-tatuto como uma sociedade desenvolvida e tecnologicamente avançada. A he-rança cultural do país inclui a cozinha tradicional islandesa, a poesia e as Sagas islandesas medievais. Nos últimos anos, a Islândia se tornou uma das nações mais ricas e desenvolvidas do mundo. Em 2007, o país foi classificado como o mais desenvolvido do mundo pelo Índice de Desenvolvimento Humano da Orga-nização das Nações Unidas e com o quarto maior PIB per capita do planeta.

A família Liberati esteve em festa com o aniversário de João Liberati Júnior, comemorado no último dia 10.

Ele recebeu os parabéns do pai, João Liberati e da mãe Lenil Luciano Libe-rati. Também lhe desejaram muitas felicidades e muitos anos de vida os irmãos Angelo Liberati Neto e Thiago Luciano Liberati, além de familiares e amigos.

Parabéns joão Liberati júnior

Em reunião festiva, realizada no dia 12 de agosto, o presiden-te do Rotary Club Cianorte, Dinael Gobetti, empossou mais um valo-roso companheiro, Sidnei Rocco. Na foto, aparecem o casal Zélia e Dinael Gobetti, Sidney Rocco com a esposa Jaine , os filhos Sidnei Junior e Diogo juntamente com os padrinhos Marina e Jânio Padi-lha.

sidnei Rocco é empossado

no Rotary Club Cianorte

Page 11: Folha Regional de Cianorte Edição 516

Cianorte, Domingo 22 de Agosto de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-site:www.folharegionaldecianorte.com.br - E-mail: [email protected]

Page 12: Folha Regional de Cianorte Edição 516

Cianorte, Domingo 22 de Agosto de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-site:www.folharegionaldecianorte.com.br - E-mail: [email protected]

O Colégio Drummond promoveu nos dias 12 e 13 de agosto a I Drumlimpía-da: uma gincana para co-memorar o dia dos pais. Estiveram presentes nes-se evento as famílias do Drummond Kids e do Ensi-no Fundamental I.

As atividades recreati-vas aconteceram no Giná-sio de Esportes do Colégio e além de proporcionar um dia agradável entre pais e filhos, também teve o obje-tivo de promover a intera-ção entre escola e família.

A gincana do Drum-mond Kids foi repleta de descontração e emoção. No final, todos os pais re-ceberam, de seus filhos, medalhas de campeão e uma bola personalizada para continuar a brincadei-

A I Drumlimpíada do Colégio Drummond foi um sucesso

ra em casa. Para encerrar a ginca-

na do Ensino Fundamental I, todas as famílias recebe-ram pipas e seguiram em

carreata até a “Esplana-da” de Cianorte onde dei-xaram o céu de nossa ci-dade mais colorido.

Foi um momento ines-

quecível e marcante na vida de todos da Família Drum-mond, afinal, ALGUNS HE-RÓIS NÃO VOAM, ENSI-NAM A VOAR!

Page 13: Folha Regional de Cianorte Edição 516

Cianorte, Domingo 22 de Agosto de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-site:www.folharegionaldecianorte.com.br - E-mail: [email protected]

No último dia 13 o Gru-po Lavinorte inaugurou mais uma loja Tuaren.

O novo empreendimen-to está localizado na aveni-da Paraná, Centro de Umua-

rama.A inauguração contou com

a presença da equipe de ven-

das da Tuaren em Umua-rama, além de diretores do Grupo Lavinorte e clientes

que não perderam tempo e foram conferir de perto a qua-lidade e estilo elegante do je-

ans Tuaren que já conquistou a preferência de Cianorte e região.

gRuPo LAVInoRTE InAuguRA MAIs uMA LojA TuAREn

Referência em estética e beleza para Cia-norte e região, o Centro de Beleza e Saúde Elaine Castilho está atendendo em novo ende-reço, com modernas e amplas instalações.

Atendendo agora na rua Padre Theobaldo Blume, 1121, na Zona 02, o Centro de Bele-za Elaine Castilho continua atendendo com to-tal qualidade, fazendo cabelo e maquiagem, maquiagem definitiva, Dia da Noiva, diversos serviços em estética, como depilação, limpe-za de pele, lipomassagem, massagens em ge-ral, tratamento de gordura localizada, entre outros.

As clientes também podem contar com o que há de melhor em Spa Day, manicure, pe-dicure e podologia. Agende um horário pelo fone: (44) 3019-1812.

Centro de Beleza e saúde Elaine Castilho

em novo endereço

No último dia 04, quinta-feira os moradores do Conjunto Habitacional Beatriz Guimarães estive-ram recebendo informações importantes sobre a prevenção ao câncer de mama.

A palestra, promovida pelo Instituto Mafra Ima-gem, foi realizada pelo médico ginescologista, Dr. Marcelo Santo Pretti, no Salão do referido conjun-to habitacional, a partir das 20 horas.

Além do público presente, também marcou pre-sença e acompanhou a palestra o presidente do Instituto Mafra Imagem, Dr. Carlos Henrique Poli-to Mafra.

Instituto Mafra Imagem promove

palestra de prevenção ao

câncer de mama

Page 14: Folha Regional de Cianorte Edição 516

Cianorte, Domingo 22 de Agosto de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-site:www.folharegionaldecianorte.com.br - E-mail: [email protected]

A ÓTICA ADEMAR inaugurou nesta quarta feira dia 17 sua nova loja, na Av. souza naves, 694 em frente ao antigo endereço

Agora com cara nova, a ÓTICA ADE-MAR, teve o seu primeiro dia de fun-cionamento iniciado às 7:30hs da ma-nhã com a oração e a benção do padre Zezinho na presença dos proprietários e familiares, e funcionários da empre-sa, além da presença importante do Dr. Romulus, engenheiro civil da Constral, responsável pelo administração e exe-cução da obra e o oftalmologista Dr. Manoel Duque da Bárbara.

Agora com uma área de 330 m2 de loja e laboratório de última geração, a nova ÓTICA ADEMAR nasceu de um projeto arquitetônico muito bem elabo-rado e executado, contemplado com o bom gosto na mobília, decoração, ilu-minação e som ambiente propiciando aos clientes e funcionários um ambien-te extremamente confortável e agradá-vel. A loja tem à disposição dos seus clientes sala de espera com TV e um

setor exclusivo para atendimento in-fantil, com muito colorido e uma gran-de variedade de armações.

As portas foram abertas para aten-dimento ao público às 9:00 hs e a par-tir desse momento foi grande o movi-mento de clientes e amigos durante o dia todo e foram unânimes em elogiar o que viram.

Assim, Cianorte que é um centro de referência em oftalmologia, agora

pode se orgulhar de ter uma ótica de padrão internacional.

Entretanto uma coisa não mudou: o respeito pelas pessoas, a responsa-bilidade da equipe do laboratório na confecção das lentes e montagem do óculos e o jeito amigo e simpático de suas atendentes no contato com seus clientes.

ÓTICA ADEMARPorque você merece!

Page 15: Folha Regional de Cianorte Edição 516

Cianorte, Domingo 22 de Agosto de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-site:www.folharegionaldecianorte.com.br - E-mail: [email protected]

A ÓTICA ADEMAR inaugurou nesta quarta feira dia 17 sua nova loja, na Av. souza naves, 694 em frente ao antigo endereço

Agora com cara nova, a ÓTICA ADE-MAR, teve o seu primeiro dia de fun-cionamento iniciado às 7:30hs da ma-nhã com a oração e a benção do padre Zezinho na presença dos proprietários e familiares, e funcionários da empre-sa, além da presença importante do Dr. Romulus, engenheiro civil da Constral, responsável pelo administração e exe-cução da obra e o oftalmologista Dr. Manoel Duque da Bárbara.

Agora com uma área de 330 m2 de loja e laboratório de última geração, a nova ÓTICA ADEMAR nasceu de um projeto arquitetônico muito bem elabo-rado e executado, contemplado com o bom gosto na mobília, decoração, ilu-minação e som ambiente propiciando aos clientes e funcionários um ambien-te extremamente confortável e agradá-vel. A loja tem à disposição dos seus clientes sala de espera com TV e um

setor exclusivo para atendimento in-fantil, com muito colorido e uma gran-de variedade de armações.

As portas foram abertas para aten-dimento ao público às 9:00 hs e a par-tir desse momento foi grande o movi-mento de clientes e amigos durante o dia todo e foram unânimes em elogiar o que viram.

Assim, Cianorte que é um centro de referência em oftalmologia, agora

pode se orgulhar de ter uma ótica de padrão internacional.

Entretanto uma coisa não mudou: o respeito pelas pessoas, a responsa-bilidade da equipe do laboratório na confecção das lentes e montagem do óculos e o jeito amigo e simpático de suas atendentes no contato com seus clientes.

ÓTICA ADEMARPorque você merece!

Page 16: Folha Regional de Cianorte Edição 516

Cianorte, Domingo 22 de Agosto de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-site:www.folharegionaldecianorte.com.br - E-mail: [email protected]

Page 17: Folha Regional de Cianorte Edição 516

Cianorte, Domingo 22 de Agosto de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-site:www.folharegionaldecianorte.com.br - E-mail: [email protected]

A OAB/PR subseção Cia-norte, esteve comemorando o Dia do Advogado, 11/08/2011. As comemorações foram ini-ciadas com a convocação dos advogados de nossa cidade a participarem de uma missa

em ação de graças junto ao “Santuário Eucarístico Nos-sa Senhora de Fátima” (Igre-ja Matriz). Na ocasião foi re-alizada uma peregrinação rumo ao santuário, com saída de frente a sede da subseção

com a participação dos pro-fissionais homenageados.

Em continuidade a come-moração ao dia do Advogado, a OAB/PR subseção Cianor-te, também realizou no dia 13 de Agosto de 2011 um almo-

ço comemorativo voltado aos Advogados e seus familiares. Referido evento foi realizado junto ao Cianorte Clube e na ocasião foi servido o delicio-so prato “leitoa desossada à pururuca, com a presença de

o “Grupo de Pagode – Tulino e seus sambistas”.

Vale ressaltar que o even-to obteve grande participa-ção e prestigio de toda clas-se profissional, o que trouxe grande satisfação ao presi-

dente da OAB subseção Cia-norte, advogado Valmir de Souza Dantas e a toda sua diretoria tendo-se em vista a iniciativa de unir a classe pro-fissional, a qual superou as expectativas.

oAB/PR subseção de Celebra Dia do Advogado com almoço

Pessoal se servindo durante o almoço Advogados: Heron, Jean, Valmir, Humberto e Peninha Advogados: Rafael, Danilo, Valmir e André

Advogado Valmir e esposa Sirlene Advogado heron e esposa Janice (Java) Dr. Danilo, Dr. Altimar e Dr. Valmir

O Almoço foi animado por um grupo de pagode Sirlene, Fátima e Lorena Advogado Fernando Busto e esposa

Advogado André e Advogada Dyana Deolindo, Fatima, Marcos, esposa e filho, Valmir e Sirlene, Rafael e Amanda Advogados Deolindo, Izaura e Fatima

Advogado Altimar e filha Advogada Roberta e Bruno (Sicredi) Advogado Rafael e esposa Amanda

Advogado Danilo e Advogada Marcie Lorena, Fatima, Deolindo, Diego e namorada Advogados: Anderson, Mauro e esposa, Peninha e Carneiro

Advogados Roberto e Diego Zampiere e convidados Dr. Maurício, noiva e familiares Camilo e Ivete

Page 18: Folha Regional de Cianorte Edição 516

Cianorte, Domingo 22 de Agosto de 2011 - Fone: (44) 3018-2876 - Web-site:www.folharegionaldecianorte.com.br - E-mail: [email protected]

�����������������������������

������������������������� �� ��� �������

���������������������������� ������� �������� ��

��������������������������� � ���! � ��"�� ����������������������������� �������� �������� ��

�#����������$��%�&����'��#��"��( � �'"�) � �'��� ����������������� ������� ������� �������

*��+������������(�(��,���$� � ��"�� � ���� ������������������� �!�����" ������� ������#� ��

(��������!�(( � ���"� � ��!�� ��������$�������������%�&'()�*+* �������� ���#���� �,-,

��$#����#�#�����((���(*��, � ���)� � ���)� %�������(��&������.�� ����#��� �������� �����

�+�����-������(������������# � �)�!�� � ���)�� ����(�������#$����#(����������� � �''��� � ��!)�� �#$.������ �������/�������� ������� ������� �����"�

���#�����#��(#���#���$��*�� � ����" � �!)� (�&��������������#������� �������

������# ������� ��

�������$�����������(�� � ���� � ���) (�����/����� ����&����� ������# ������� �*)('�012*,(

��%��������$�� � ���" � ��!' (�����/����������������� ������� ������� �*)('�012*,(

��%��������$�� � ���) � ��!� (�����/����������������� ������� ������� �*)('�012*,(

(�������#$������0��-����#1��� � ����� � ����� ��

��������������� ������� ������� ��

��������#�������������(� � ���)�� � �)���� �����

��������������������� ��������� ��������� �����

���������������� ��������� ��������� �����

2����3�����4���5������������2����5�67��89/������:���;�";������<���=<������<����5��������=<���

��������������������������

��������������������������������������������

Apreciadores do me-lhor da moda ganharam um novo local para se ves-tirem com bom gosto e ele-gância. Inaugurou em Cia-norte, no último dia 11, a Lo-Café, que traz para a Capital do Vestuário o me-lhor da moda masculina e feminina.

A localização da Lo-Ca-fé não poderia ser melhor, no número 590 da Praça 26 de Julho, no coração de

Cianorte (antiga Pink Biju).Os proprietários da Lo-

Café, o casal de empresá-rio Cida e Edgar apostam nos clientes que exigem qualidade, requinte e sofis-ticação, sem abrir mão do bom gosto.

Dentre os atrativos da Lo-Café, destaque especial para a grife de fabricação própria da loja, que surpre-ende pelo estilo e qualida-de.

Lo-Café traz o melhor da moda

masculina e feminina