folha nobre

8
FNARIQUEMES, JUNHO DE 2013 - EDIÇÃO 2 - ANO I UM NOTICIÁRIO A SERVIÇO DA COMUNIDADE WWW.FOLHANOBRE.COM.BR DIRETOR DE REDAÇÃO: IVAN DE LARA DIREÇÃO GERAL: BIANCA ALMEIDA FOLHA NOBRE Amalec da Costa comemora vitória em defesa das mulheres O desemprego no Brasil é o X da questão Artigo Por João Leite Santos Página 3 Página 2 Página 5 Relatório social do Gima na Praça traz dados positivos à comunidade Alameda Piquiá, parte do centro comercial de Ariquemes » Aquecimento da economia gira em torno da Expoari A Exposição Agroindustrial de Ariquemes estimula desde já a economia local. Empresas com vínculo direto e indireto a feira são favorecidas neste período. O projeto que cria o Conselho e o Fundo Municipal dos Direitos das Mulheres de Ariquemes foi aprovado com sucesso pela Casa de Leis. Após a realização do 10º Gima na Praça, que ocorreu nos dias 25, 26, 27 e 28 de abril, os idealizadores, apresentaram a Folha Nobre o relatório com- pleto das ações com benefício social do evento. Só para lembrar, o Gima na Praça é um evento realizado pelo grupo Gilberto Miranda Automóveis, que movimen- ta diversas empresas na área comercial, entidades e profis- sionais liberais que buscam contribuir gratuitamente na área social e cultural levando benefícios no lazer, cultura e saúde a toda população. Sig- nificativamente, o evento esti- mula a economia no município de Ariquemes nas duas edições realizadas por ano. Página 04

Upload: folha-nobre

Post on 24-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição 02 - Folha Nobre

TRANSCRIPT

Page 1: Folha Nobre

JUNHO DE 2013

UM NOTICIÁRIO A SERVIÇO DA COMUNIDADEWWW.FOLHANOBRE.COM.BR

FOLHA NOBREFOLHA NOBRE

ARIQUEMES, JUNHO DE 2013 - EDIÇÃO 2 - ANO I

UM NOTICIÁRIO A SERVIÇO DA COMUNIDADE WWW.FOLHANOBRE.COM.BR

DIRETOR DE REDAÇÃO: IVAN DE LARA DIREÇÃO GERAL: BIANCA ALMEIDA

FOLHA NOBREOBREOBREAmalec da Costa comemora vitória em defesa das mulheres O desemprego

no Brasil é o X da questão

Artigo

Por João Leite SantosPágina 3 Página 2

Página 5

Relatório social do Gima na Praça traz dados positivos à comunidade

Alameda Piquiá, parte do centro comercial de Ariquemes»

Aquecimento da economia gira em torno da Expoari

A Exposição Agroindustrial de Ariquemes estimula desde já a economia local. Empresas com vínculo direto e indireto a feira são favorecidas neste período.

O projeto que cria o Conselho e o Fundo Municipal dos Direitos das Mulheres de Ariquemes foi aprovado com sucesso pela Casa de Leis.

Após a realização do 10º Gima na Praça, que ocorreu nos dias 25, 26, 27 e 28 de abril, os idealizadores, apresentaram a Folha Nobre o relatório com-pleto das ações com benefício social do evento.

Só para lembrar, o Gima na Praça é um evento realizado pelo grupo Gilberto Miranda Automóveis, que movimen-ta diversas empresas na área comercial, entidades e profis-sionais liberais que buscam contribuir gratuitamente na área social e cultural levando benefícios no lazer, cultura e saúde a toda população. Sig-nificativamente, o evento esti-mula a economia no município de Ariquemes nas duas edições realizadas por ano.

Página 04

Page 2: Folha Nobre

JUNHO DE 2013

UM NOTICIÁRIO A SERVIÇO DA COMUNIDADE WWW.FOLHANOBRE.COM.BR

FOLHA NOBRE2

opinião

EDITORIAL

ARTIGO

CHARGE

Da Redação Por Ivan de Lara

Direção geralBianca Almeida

Ariquemes - RO

Direção de redaçãoIvan de LaraSRTE/RO 1225

PeriodicidadeMensal

Tiragem5000 exemplares

DistribuiçãoDirigida e gratuita

CirculaçãoAriquemes

ImpressãoGrafi norte S/A

ColaboraçãoClaudio Cavalcante

Daniela GraeffNágila Katyuska

FechamentoEdição fechada às 19h de sábado, 01 de junho

de 2013

PublicidadesPara divulgar sua

empresa no site ou impresso Folha Nobre,

basta solicitar uma visita de nossa equipe ligando para o número

8466-4247.

MatériasMatérias publicitárias

também poderão ser

solicitadas e contradas pelo fone

8466-4247.

NotaArtigos e colunas

assinados não expressam

necessáriamente a opinião da

Folha Nobre. Portanto o conteudo destes espaços é de responsabilidade de quem os escreve.

[email protected]

Sitewww.folhanobre.com.br

FOLHA NOBREOBRE

O desemprego no Brasil é o X da questãoPor João Leite Santos

Recentemente quan-do passamos o 1º dia do mês de maio,

todo o brasileiro pensou logo no dia do Trabalho. Que bom se fosse verdade, apesar de realidade para al-guns, não para todos, tendo em vista o déficit de empre-go nesse país ser monstruo-so, também não é para me-nos. Veja só o que o Governo brasileiro faz, exporta pro-dutos em forma de matéria prima ou em natura para se-rem industrializados no ex-terior e gerar empregos para trabalhadores estrangeiros.

Assim faz com quatro produtos que geram grande divisa na economia do país, que são eles: café, boi e seus derivados, soja e minério de ferro, entre tantos outros.

Todos vendidos de forma primária, quando podiam ser elaborados e transfor-mados em produtos acaba-dos, gerando empregos e agregando valores.

O Governo brasileiro não raciocina o quanto deve, ou sua equipe econômica, jun-tamente com seu Ministro do Trabalho, preferem dar emprego a trabalhadores de outros países.

Vejam bem se o Café bra-sileiro fosse industrializado no Brasil, quantos empre-gos não dariam. No mínimo envolveria torrefador, mo-edor, embalador, e tantos outros empregos indiretos, bem como na fabrica da máquina de torrefação, do moedor e na confecção das embalagens.

O Brasil exporta nosso farelo de soja a preço de ba-

nana, para engorda de boi na Europa. Porque não usá--lo aqui, gerando emprego para aquele que dá ração aos bois, os que limpam e higie-nizam as estribarias, dando trabalho para os açouguei-ros e tantos outros empre-gos indiretos.

Para tristeza de muitos e falência do emprego, O Go-verno brasileiro está expor-tando boi vivo, assim vem fazendo nos últimos anos, vendendo milhares de ca-beças de gado para diversos países, diminuído o Empre-go nos frigoríficos, pois não os abatem aqui.

O mesmo acontece com a cassiterita e o minério de ferro, que vão dar emprego lá fora, principalmente o mi-nério de ferro que é vendido de forma primária, quase que na sua totalidade para a

China. Onde é transforma-do em suas grandes indús-trias siderúrgicas, em bar-ras de aço, que empregam milhares de trabalhadores.

A título de dar empre-go e empregar inúmeros trabalhadores, hoje sem opção de trabalho, alguns até tendo de disputar o seu alimento e da família com urubus nos lixões das gran-des Capitais. Que o Gover-no brasileiro, em nome da nação procure se esforçar, elaborar e transformar em produtos acabados onde agregarão valores, Con-tribuindo assim com o grande número de Desem-pregados neste País, que chamamos de Brasil...

O autor é vereador do município de Ariquemes pelo 5º mandato .

Ótimas expectativas no comércio

A segunda edição da Folha Nobre, traz em destaque o óti-

mo ânimo econômico que passa o comércio local. Fato que contraria a rea-lidade nacional, vem num contexto otimista a toda população ariquemense.

A economia do Municí-pio teve um aquecimento

significativo nos últimos dias. Para os comerciantes que se queixaram com a queda das vendas nos pri-meiros meses do ano, ago-ra se inicia uma nova fase.

Este estímulo vem com as expectativas da chega-da da Expoari envolvidas num embrulho especial, que é a anistia dos juros de dívidas, concedidos pela Associação Comercial de

Ariquemes (Acia) junto com seus associados, aos clientes com dívidas mais antigas. Desta forma o co-mércio ariquemense come-mora e começa a viver uma das melhores fases de toda a história.

Inclusive, a chegada de um grande supermercado, que em anexo inaugurará em breve dezenas de lojas em uma espécie de shop-

ping center, trará ao con-sumidor a oportunidade de ter em suas mãos o con-trole de uma gama variada de opções de compra.

Conclue-se, que as ex-pectativas associadas ao interesse comum em que todos querem o melhor para sua cidade, possibili-tará um progresso conjun-to e jamais antes visto na história de Ariquemes.

[email protected]

COLUNA

PINGAFOGO

FOLHA NOBREOBREJunho é o sexto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias. O seu nome é derivado da deusa romana Juno, mulher do deus Júpiter.Em 21 de junho ou próximo a esse dia, o Sol atinge o ponto mais ao norte em sua trajetória pelo céu; é o solstício de junho, começo do verão no Hemisfério Norte e do inverno no Hemisfério Sul.

Tem político esquecen-do-se de fazer um bom mandato no ano vigente, só por que está com o foco nas eleições do ano que vem.

Quando a Justiça Elei-toral agir contra as campa-nhas antecipadas que ocor-rem, não adianta reclamar.

Falando em campanha antecipada, a quê o Ro-meu Reolon está pensando que vai concorrer ano que vem? Afinal, de Alto Para-íso ele saiu de um péssimo mandato, onde jamais te-ria chances de reeleição.

O vice dele só conseguiu a façanha de se eleger em seu lugar, pois tinha capa-cidade e competência de segurar sozinho a peteca, caso contrário o barco teria afundado a tempo.

Vamos poupar o nome de um aprendiz de político. Que na verdade não sabe nada de política, mas com a grana que tem, esta meti-do a beça por aí.

Só que para entrar na política temos que lem-brar que o passado recente, com os graves processos judiciais envolvidos em acussações de danos milio-nários causados aos cofres públicos, podem vir à tona.

Greves! É isso que o Go-verno do Estado esta ten-do muito pra administrar. Pelo jeito é só. Por que o resto, pelo menos no que depende à Ariquemes, foi esquecido faz muito tem-po.

O tal grande pacotão de obras, não beneficia nosso Município. Para os gover-nistas, parece que por aqui a reeleição já está ganha. Grande engano. Só se acre-dita na reversão da situa-ção, com a execução das promessas.

Para o próximo ano, além de Copa do Mundo, que é o foco do Governo Federal, tem a crise nacio-nal para ser administrada. Pois se continuar assim, o povo vai chorar muito du-rante a Copa.

Page 3: Folha Nobre

JUNHO DE 2013

UM NOTICIÁRIO A SERVIÇO DA COMUNIDADEWWW.FOLHANOBRE.COM.BR

FOLHA NOBREFOLHA NOBREOBRE

Criação do Comdima é iniciativa do vereador Amalec da Costa

Vereador Farofa quer novos pontos para mototaxistas de Ariquemes

Prefeito Lorival acelera ritmo e executa várias obras no Município

3

política

DEFESA DA MULHER

CATEGORIA AMPARADA

OBRAS A TODO VAPOR

Uma indicação do vereador Anto-nio Jesus da Sil-

va (Farofa – DEM), gira em torno da construção de novos pontos para mototaxistas em diver-sos locais da cidade de Ariquemes.

Para o vereador, que é representante da cate-goria, a medida tem por finalidade melhorar as condições de trabalho dos motaxistas. “Tanto na chuva, quanto no sol quente, não tem local apropriado para esses profissionais se aloja-rem, tendo em vista que os mesmos trabalham

varias horas durante o dia, fato que gera cansaço físico e psicológico”, sa-lienta.

O vereador ressalta ainda, que o município já está providenciando o

ponto em frente ao Su-permercado Gonçalves, mas seguindo sua indica-ção, falta ainda em frente ao Hospital Regional e no Comercial Pinguim do Setor 11.

Buscando estimular, apoiar e desen-volver estudos e

debates em prol de me-lhores condições de vida das mulheres, de uma forma que elimine todas os meios de discriminação e violência contra elas, o vereador Amalec da Costa (PSC), apresentou projeto para criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Ariquemes (Comdima). O projeto foi aprovado por unanimi-dade pelos pares na Casa de Leis e criou também o Fundo Municipal dos Di-reitos da Mulher de Ari-quemes (Fumdima).

O vereador ressalta que “muitos avanços ocorre-ram nas últimas décadas a nível federal, onde existe

uma secretaria nacional de políticas públicas para mulheres com diretrizes e orçamento próprio para desenvolver atividades em todo o território na-cional. O que ocorre é que muitos municípios estão perdendo estes recursos porque não estão organi-zados com seus conselhos e fundos municipais da mulher, e a efetivação das políticas públicas só serão concretas com a organiza-ção dos municípios”, des-taca.

Conforme Amalec, há um número elevado de mulheres sofrendo todo o tipo de violências e não tem o espaço adequado para acolhimento quan-do são vitimadas, sendo que elas possuem o di-

reito de serem atendi-das de forma humana e este conselho virá para defende-las em todas as situações.

“Até esta vitória, Ari-quemes não tinha ne-nhuma política especí-fica para as mulheres. Não existe uma secre-taria ou departamento que atende as demandas das mulheres de nosso Município, mas com a aprovação desta Lei e com sua regularização, teremos a Conferência Municipal que será con-vocada em conformida-de com a Conferência Nacional e será regida segundo o Plano Nacio-nal de Políticas Públicas dos Direitos da Mulher”, comemora Amalec.

As obras executa-das pela Prefei-tura Municipal

de Ariquemes começa-ram a tomar volume. Com o término do perí-odo chuvoso o prefeito Lorival Amorim (PMN), ordenou a execução e conclusão de diversos trabalhos.

A galeria da Avenida Diamante já foi aterra-da e recebe pavimen-tação asfáltica ainda neste mês. A obra que é fruto de emenda parla-mentar de quando Lori-val ainda era deputado, beneficiará milhares de pessoas nos bairros ao redor.

No momento o Mu-nicípio executa também

a conclusão das calçadas da Avenida Jaru, que fa-cilitará o trânsito de pe-destres daquela região.

Na área rural, a Secre-taria de Obras atua com várias frentes de traba-lho, tanto na recupera-ção de estradas como na manutenção de pontes.

Ainda na área urbana são feitos constantes tra-balhos de troca de lâmpa-das, tapa buracos, assim como a continuidade em trabalhos de pavimenta-ção asfáltica e recupera-ção de ruas, entre outros trabalhos que beneficiam vários bairros.

O Dia dos Namorados é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, também conhecido pela fama de "casamenteiro".

Para o próximo ano, além de Copa do Mundo, que é o foco do Governo Federal, tem a crise nacional para ser ad-ministrada. Pois se continuar assim, o povo vai chorar mui-to durante a Copa.

Tem político esquecendo--se de fazer um bom manda-to no ano vigente, só por que está com o foco nas eleições do ano que vem.

Quando a Justiça Eleitoral agir contra as campanhas an-tecipadas que ocorrem, não adianta reclamar.

Falando em campanha antecipada, a quê o Romeu Reolon está pensando que vai concorrer ano que vem? Afinal, de Alto Paraíso ele saiu de péssimo mandato, onde jamais teria chances de ree-leição.

O vice dele só conseguiu a façanha de se eleger em seu lugar, pois tinha capacidade e competência de segurar sozi-nho a peteca, caso contrário o barco teria afundado a tempo.

Vamos poupar o nome de um aprendiz de político. Que na verdade não sabe nada de política, mas com a grana que tem, esta metido a beça por aí.

Só que para entrar na po-lítica temos que lembrar que o passado recente, com os graves processos judiciais envolvidos em acussações de danos milionários causados aos cofres públicos, podem vir à tona.

As câmeras de segurança da cidade de Ariquemes só estão para enfeite. Se já não encontram-se sucateadas estaria na hora de alguém to-mar uma atitude e colocá-las para funcionar. Há uns dias, houve um caso que para ser solucionado necessitava da gravação destas câmeras, e a resposta obtida na Polícia Mi-litar foi que nenhuma delas funciona.

Greves! É isso que o Go-verno do Estado esta tendo muito pra administrar. Pelo jeito é só. Por que o resto, pelo menos no que depende à Ariquemes, foi esquecido faz muito tempo.

O tal grande pacotão de obras, não beneficia nosso Município. Para os gover-nistas, parece que por aqui a reeleição já está ganha. Gran-de engano. Só se acredita na reversão da situação, com a execução das promessas.

Amalec comemora a conquista»

Page 4: Folha Nobre

JUNHO DE 2013

UM NOTICIÁRIO A SERVIÇO DA COMUNIDADE WWW.FOLHANOBRE.COM.BR

FOLHA NOBRE4

10º GIMA NA PRAÇA

DADOS DO RELATÓRIONos atendimentos do

Shopping Cidadão fo-ram feitas 491 carteiras de identidade, 15 segun-das vias de certidão de casamento, 100 segun-das vias de certidão de nascimento, 40 passes livres do idoso (inter-municipal), 30 segundas vias do CPF via internet, 12 dare (segunda via da carteira de identidade), 321 fotos 3x4 e 19 cópias.

Através dos atendi-mentos do Serviço de Assistência Especiali-zada (SAE) foram rea-lizados diversos testes rápidos como 286 de

Idealizadores divulgam relatório social

Após a realização do 10º Gima na Praça, que ocor-

reu nos dias 25, 26, 27 e 28 de abril, os idealiza-dores Shirley e Gilberto Miranda, apresentaram a Folha Nobre o relató-rio completo das ações com benefício social do evento.

Só para lembrar, o Gima na Praça é um evento realizado pelo

grupo Gilberto Miranda Automóveis, que movi-menta diversas empre-sas na área comercial, entidades e profissionais liberais que buscam con-tribuir gratuitamente na área social e cultural levando benefícios no la-zer, cultura e saúde a toda população. Significativa-mente, o evento estimula a economia no município de Ariquemes nas duas edições realizadas por ano.

HIV, HEPB – hepatite B, HEPC – hepatite C e sí-fílis, resultando em 1144 exames efetuados, sendo que foram detectados 1 caso de HIV, 5 de HEPB – Hepatite B e 7 de sífi-lis. Ainda pelo SAE foram entregues 10.080 preser-vativos masculinos, 600 preservativos femininos e distribuídos 2 mil folders educativos.

O Instituto Assistencial de Prevenção ao Câncer de Ariquemes e Região (Ina-car) realizou as seguintes consultas: 122 oncologia, 8 bucomaxilo, 18 cirur-gião geral, 12 clínica geral,

21 dermatologista, 31 gas-trologia, 90 ginecologia, 1 obstetricia, 51 ortopedista, 13 pediatria, 18 psicologia e 21 urologia. Foram 125 procedimentos de coleta de ex. citopatologico e 1 pedido de biópsia, sendo que os casos de câncer de-tectados foram 2 no colo do útero, 1 de garganta, 1 de mama, 5 de pele, 4 de próstata, 2 de pulmão e um de reto, dando um to-tal de 16 casos detectados através dos exames.

Em exames laborato-riais foram ralizados 727 de colesterol, 1086 de glicemia e 211 de PSA. Já

em exames por imagem foram 15 densiometria ós-sea, realizados pelo Centro de Diagnóstico por Ima-gem - CDI ; 20 ultrasso-nografias vaginal, realiza-das pelo Dr. Dionísio; 20 ultrassonografias vaginal, realizadas pelo Hospital e Maternidade São Fran-cisco; e 60 mamografias pelo CDI, com prefeitura Municipal de Ariquemes e Hospital São Francisco.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semed) realizou 406 vacinas contra gripe, 33 contra febre amarela e 22 de hepatite.

O SESI realizou 126

atendimento odontológi-cos de limpeza.

Os atendimentos de tuberculose e hanseníase foram: 156 identificações de sintomático respirató-rio (tuberculose) e 73 de identificações sintomático dermatológico (hansení-ase).

Na área jurídica a OAB realizou 105 atendimen-tos.

A equipe do Scorpions Cabeleireiros realizou 1.114 cortes, 8 escovas de-finitivas, 112 escovas, 86 penteados, 37 pinturas, 17 relaxamentos e 86 se-lagens.

Da Redação

Atendimentos na área de saúde benefi ciaram centenas de pessoas»

[email protected]

COLUNA

BELEZA EM FOCOBy Cláudio Cavalcante

Olá meninas de Arique-mes e região!!!

Como sabemos no nos-so Estado há apenas duas estações. A época das chuvas e a seca. Na seca os cabelos ressecam mais devido o clima e a poeira constante.

Então vamos a dica do mês, para turbinar as madeixas e deixar os seus cabelos com uma textura macia e agradável ao to-que.Vamos a receita:

Shine Natural: ( Max hi-dratação)

30 ml de queratina li-quida (não use queratina em gel, pois ela não tem a fibra capilar)

20 ml de Power Dose ampolas - Este restaura e nutre dos a fibra capilar interna dos cabelos. Você encontra as ampolas em farmácias especializadas em cosméticos

30 ml de defrizante10 ml de vitamina A10 ml de vitamina E10 ml de óleo de argan Lave os cabelos com

shampoo ante resíduos e aplique creme nos cabelos, deixando agir por 30minu-tos enxague e use um lavi- in (creme sem enxague )

destaqueFOLHA NOBREOBRE

Você sabia? - Nesse exato momento há mais de 100.000.000 de microorganismos se alimentando, se reproduzindo, nadando e depositando detritos na área em volta dos seus lábios.

Page 5: Folha Nobre

JUNHO DE 2013

UM NOTICIÁRIO A SERVIÇO DA COMUNIDADEWWW.FOLHANOBRE.COM.BR

FOLHA NOBREFOLHA NOBREOBRE 5

especial

COMERCIANTES COMEMORAM

CULTURA, ESPORTE, LAZER E CIDADANIA

Aquecimento da economia gira em torno da Expoari

A E x p o s i ç ã o Agroindustrial de Ariquemes es-

timula desde já a econo-mia local. Empresas com vinculo direto e indireto a feira são favorecidas neste período.

A tradicional festa do peão, que terá inicio no dia 27 de julho, está gerando uma ótima ex-pectativa no comércio ariquemense, e desde já, a economia começa a aquecer. Os comercian-tes e empresárias de to-das as áreas, visam um considerável aumento nas vendas em torno do período da realização do evento.

Tanto os expositores da Feira Multisetorial

de Ariquemes (Femu-ar), que é realizada pela Associação Comercial de Ariquemes (Acia) no par-que agropecuário, como os demais comerciantes do Município que indi-retamente elevam suas vendas nesta época, es-tão otimistas e estão se preparando para aumen-tar o faturamento.

A Expoari já chega em sua 30ª edição, e a Asso-ciação dos Pecuaristas de Ariquemes (Apa), orga-nizadora do evento, es-tima uma movimentação financeira em mais de R$ 30 milhões, e a circu-lação que gira em torno de 400 mil pessoas nos dias da festa.

Conforme a proprie-tária da Elas e Eles Lin-gerie, dona Alcineide, a

sua empresa não estará expondo ou vendendo no Parque de Exposições, mas o aumento das ven-

das já é visível e estima--se melhorar ainda mais. “Mesmo não tendo um stand na Exposição, nós

sabemos que aumenta a procura por parte dos clientes aqui no centro. Portanto, para nós, os

dias que antecedem e que ocorre a Expoari, te-remos um bom aumento nas vendas”, comemora.

Da Redação

Alameda Piquiá, parte do centro comercial de Ariquemes

Apresentações culturais marcaram o evento

»

»

Estimular a cultu-ra, esporte, lazer e cidadania. Esta é

a missão assumida pela Prefeitura Municipal de Ariquemes, ao viabilizar a criação do Domingão na Praça, ocorrido no dia 26 de maio. Com recursos de emenda parlamentar do deputado Zequinha Araújo (PMDB-PVH), e a forte parceria da Rádio Comunitária Verde Ama-zônia, o prefeito Lorival Amorim (PMN) viabili-zou através de sua equipe a realização do evento.

O objetivo é realizar

Para o bem dos bairros, surge o Domingão na Praçauma vez por mês a edição do Domingão na Praça, sendo que o primeiro foi realizado no Setor 06 e o próximo será no dia 30 de junho na praça do Setor 10.

Entre as diversas ações educativas, esportivas, culturais, e outras volta-das a área ambiental e do bem estar da população, o evento traz em sua essên-cia ter um dia especial, para que todos possam se distrair, e desfrutar dos mais diversos benefícios de lazer em um ambiente familiar.

[email protected]

By Cláudio Cavalcante

A Popança ainda é a melhor opção - A alta da taxa básica de juros (Selic) para 8% ao ano deve melhorar a rentabilidade das aplicações em renda fixa, mas não a ponto de mudar o cenário atual. A caderneta de poupança, segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac), seguirá como uma aplicação mais interessante do que a maioria dos fundos de investimento.

Page 6: Folha Nobre

JUNHO DE 2013

UM NOTICIÁRIO A SERVIÇO DA COMUNIDADE WWW.FOLHANOBRE.COM.BR

FOLHA NOBREOBRE6

A s festividades em come-moração ao 21º aniver-sário de emancipação

de Cacaulândia iniciaram-se na na sexta-feira, 24 de maio, com culto ecumênico, no sábado teve corrida de Enduro Cross Coun-try, entre outras atividades, e no domingo o encerramento com o tradicional trilhão do cacau.

Em seu pronunciamento na festa o deputado estadual Adeli-no Follador (DEM), falou sobre

Deputado Adelino prestigia festividades em Cacaulândia

os recursos direcionados ao mu-nicípio, como o cascalhamento da LC-15; a capela Ecumênica; ar-condicionados para as escolas; R$ 50 mil para ajudar na aquisi-ção de uma Pá-Carregadeira; a cobertura da academia do idoso, e está intercedeu a liberação de quase 5km de asfalto prometido pelo governador Confúcio Mou-ra, e comentou sobre o recurso de R$30 mil para a comemoração do aniversário de Cacaulândia.

Adelino X Cacaulândia

Assim como na história de Ariquemes, Adelino Ânge-lo Follador também escreveu um pouco da história do mu-nicípio de Cacaulândia. Em 1977 ao chegar em Ariquemes, Adelino adquiriu um sítio e uma casa no setor 02, e com o surgimento do NUAR (Núcleo Urbano de Apoio Rural) de Cacaulândia, sua propriedade rural passou a pertencer ao NUAR.

Anos mais tarde Adelino foi eleito administrador do NUAR, onde permaneceu até 1987, ano em que foi elei-to vereador em Ariquemes. Também foi o primeiro pre-feito eleito em Cacaulândia em 1992, anos depois foi residente do DER em Ariquemes. No ano de 2000 foi eleito nova-mente prefeito de Cacaulân-dia, onde se reelegeu em 2004.

Vereador Raidy luta por melhorias em Ariquemes

EM PROL DA MAIORIA

O v e r e a d o r Raidy Alves (PMN), man-

tém cobranças cons-tantes de melhorias em diversas áreas para a comunidade arique-mense.

No último mês co-brou a manutenção de farmácias abertas 24 horas por dia, fato que para o vereador é obri-gação ter este serviço de extrema necessida-de constantemente a disposição da popula-ção.

Outra reivindicação do vere-ador, é que a Prefeitura de Ari-quemes, fiscalize os veículos com placa de fora, uma vez que segun-do Raidy, os moradores daqui precisam contribuir transferindo seus veículos para o Município, ocasião que contribuirá com o

aumento de arrecadação, favore-cendo assim toda a população.

Uma questão cobrada, foi tam-bém em relação a adequação do Espaço Alternativo, que para o vereador, precisa ser melhor es-truturado para suprir as necessi-dades de lazer à comunidade.

destaque Petisco dos sonhos: O tipo de queijo degustado antes de dormir interfere nos sonhos, segundo uma pesquisa feita com 200 pessoas pelo Conselho Britânico do Queijo. Quem comeu cheddar tendeu a sonhar com celebridades, enquanto o britânico Red Leicester trouxe lembranças de infância para 60% dos participantes. Os cientistas também garantem que queijos ajudam a dormir melhor.

Page 7: Folha Nobre

JUNHO DE 2013

UM NOTICIÁRIO A SERVIÇO DA COMUNIDADEWWW.FOLHANOBRE.COM.BR

FOLHA NOBREFOLHA NOBREOBRE 7

[email protected] EMPRESARIAL

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO

CURSOS NA ÁREA DE PSICOLOGIA

ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

O mundo de forma geral está pas-sando ou sofrendo mudanças, principalmente pela forma do

homem interagir com o seu meio. As mudanças também estão acontecendo no âmbito empresarial, o exemplo mais claro que podemos ver é a globalização. A maioria, se não todos, já ouviram fa-lar, mas são somente alguns que reco-nhecem as mudanças que precisamos alcançar com a globalização. As empre-sas são o alvo das novas tecnologias, a globalização visa principalmente a ino-vação e o cliente busca a praticidade, eficiência e qualidade. Certamente as empresas deverão inovar e ver o cliente como a peça mais importante para as organizações como dizia Peter Drucker (1954) Foi, também, o primeiro a falar no trabalhador intelectual, dizendo que a sua produtividade era medida pelo grau de felicidade e de compatibilidade que ele teria nas suas atividades.

Uma empresa que queira garantir sua sobrevivência no mercado, uma das es-tratégias é “ser ética e ter boa reputação” no mercado, com isso conseguimos um diferencial competitivo.

Precisamos adquirir excelência na gestão, inovação e criatividade nas es-tratégias, eficiência no administrativo e com nossos clientes velocidade e quali-dade no produto e atendimento.

Até a concorrência mudou. Há tem-pos atrás a nossa concorrência era do mesmo ramo, banco era concorrente de banco, mecânicas concorrentes de me-cânicas, hoje têm a internet ou a tecnolo-gia que passou a ser concorrente de mui-ta gente. As vídeos locadoras precisaram se reorganizar, assim como o cinema, as peças de um veiculo e sua tecnologia avançada precisou de mão-de-obra qua-lificada, a praticidade é o foco da concor-rência dos bancos na internet e assim por diante. Precisamos estar atentos para a nossa real concorrência e buscar estratégias eficazes. É sabido que para qualquer empresa temos um coringa, o bom e velho atendimento, esse merece nossa atenção especial e prática.

Estamos no tempo de uma nova ma-neira de produzir, vender e prestar ser-viços. Sempre que ocorrem mudanças surgem oportunidades. Diante disso, é fundamental que os empresários sinto-nizem seus negócios. Devemos buscar novos caminhos e soluções sobre os quais poderemos basear as estratégias empresariais.

Nágila Katyuska

As mudanças estão afetando sua empresa?

Palestra oferecida pela FAAR na Semana de Psicologia O foco na gestão empresarialSua empresa, seus funcionários e seus clientes: o que fazer?Psicólogo Robson Pedroso - GO

Você já se perguntou o que é o amor? Algumas pessoas dizem que algo que sentimos por alguém.

Dizem que é aquela “coisa”, aquele friozi-nho na barriga por algo ou por alguém, é aquela palpitação por algo ou por alguém que nos deixa feliz, ou ainda, que é aquilo que as mães sentem por seus filhos, algo incondicional.

Quantas pessoas estão por aí, procu-rando esse “amor” sem saber pelo menos o que é esse tal de “amor”, onde encontrar esse tal de amor, o que fazer com esse tal de amor...

A mídia num contexto geral, tenta nos direcionar para o tão sonhado e desejado “amor”, e algumas vezes até acreditamos no que ela diz, pelo simples fato de não sabermos nem ao menos explicar o que é amor.

Ouvimos e vemos nas novelas os dife-rentes tipos de “amor” e tentamos buscar uma identificação com as nossas vidas, e com isso começamos a buscar esses amo-res representados nas pessoas e coisas que estão a nossa volta, sem nos conscientizar-mos da profunda necessidade pessoal que está por traz de uma simples palavra cha-mada amor.

Sempre que pensamos em amor, temos a tendência a pensar no outro, que geral-mente é alguém com quem nos identificou ou estamos tentando nos identificar por razões diversas (comportamentos, atitu-des, sentimentos...) e na maioria das vezes esperamos que o “outro” supra uma neces-sidade nossa, sem querer saber se esta é a mesma necessidade do outro.

Podemos dizer que o AMOR que cada um de nós sentimos ou dizemos sentir, é uma junção das nossas necessidades pes-soais (representada pela vontade de estar com alguém, ter alguém por perto), neces-sidades biológicas (busca pela satisfação de prazeres do nosso corpo através do sexo, do beijo, do toque) e necessidades sociais (representados pela busca de realizações como o casamento, relacionamento sério, “o ficar”).

Se quiseres saber o que é o amor, come-ce por conhecer-te melhor, entender suas necessidades pra como o “amor”. Tente olhar para o outro, não como alguém que tem que suprir suas necessidades, mas como alguém que também tem necessi-dades diferentes das tuas. Descubra-se em relação ao amor, para depois procurar o outro. Não espere que o outro lhe ofereça algo que você deseja. Demonstre primeira-mente pra você o que você quer, e depois pergunte ao outro o que ele tem a oferecer para você. Esteja aberto (a) sim e ao não.

Conhece-te primeiro, aprenda a amar--se e respeitar-se mesmo com seus defeitos e dificuldades. Construa-se e reconstrua-se a cada dia, por que todo dia é um novo e belo dia e sempre nos dá a oportunidade de mudar.

Daniela Graeff

O que é o amor?

• Treinamentos;• Pesquisa de Clima Organizacional;• RH Estratégico;• Pesquisa de Mercado;• Cliente Oculto;• Programa de Qualidade de Vida no Trabalho;• Prevenção no trabalho;• Programa de Recrutamento e Seleção.

• Captação de recursos;• Elaboração do projeto básico e plano de trabalho;• Acompanhamento e monitoramento do projeto;• Orientações para Associações, ONG’s e organizações sem fins lucrativos;• Capacitações de gestores e profissionais do terceiro setor.

• Crianças;• Adolescentes;• Jovens e Adultos;• Casais;• Orientação para pais;• Orientação vocacional;• Avaliações psicológicas.

• Técnicas e Dinâmicas de Grupo;• Como elaborar projetos;

Valor: R$ 40,00 Data: 08/06/2013Local: Auditório da ACIA Horário: 20h Obs.: o convite será vendido na hora ou antecipado na Clinica de Psicologia da FAAr.

• Atuações do psicólogo nas diferentes abordagens teóricas;

Daniela C. Oliveira GraeffCRP 20/2245Nágila Katyuska da CostaCRP 01/12.968

Elaborando ConhecimentocolunaPágina produzida pelas psicólogas:

JUNHO DE 2013

Page 8: Folha Nobre

JUNHO DE 2013

UM NOTICIÁRIO A SERVIÇO DA COMUNIDADE WWW.FOLHANOBRE.COM.BR

FOLHA NOBREOBRE

Carla Rezende está de aniversário neste dia 7 de junho. Parabéns e muitas felicidades pela passagem desta data especial. Beijos...

Um grande abraço em nome da Coluna Flash Society a linda família Custódio que prestigiaram a 17 º edição da Festa do Costelão. Em especial ao Victor, e aos seus pais Luciana e Antonio.

As felicitações vão também ao amigo da Folha Nobre, Marcos de Oliveira, da Revistaria Vip, que comemora mais um ano de vida neste mês de junho. Parabéns...

Um destaque especial ao casal de sucesso em Ariquemes, Rosieli e Dionisio Chiaratto. Grandes profissionais na área de saúde e importantes empreendedores que contribuem significativamente ao crescimento de nossa cidade.

Parabéns aos recém casados, Oséias e Érica. Que a partir desta união vossas vidas sejam repletas de realizações.... Abraços...

Primeiramente venho pedir desculpas a dona Cleusa, que na última coluna equívocadamente troquei o seu nome. Nesta foto com seu marido Edilson e com o neto Eduardo. Parabéns a família Beleza, e em especial ao filho do casal, Júnior e a esposa Duci, que ficaram de fora na foto. rsrsrs... Um grande abraço...

“Sorrir é uma forma divertida para viver mais a vida.Sorria sempre que puder”Flash Society

by Bianca de Almeida

coluna