folha do ponto - edição 143

16
A folha do passageiro Ano III - Número 143 / Distribuição Gratuita Guarulhos, de 12 a 18 de abril de 2012 Ingresso Grátis Recorte o selo e troque por um ingresso. Válido sábado e domingo, 19h e 21h, para crianças de até 12 anos CIRCO DI NAPOLI, ARMADO NA AVENIDA TIRADENTES, PRÓXIMO À PAULO FACCINI Conheça a história do bicho que aterrorizou os moradores do bairro e desapareceu após o surgimento de bolas de fogo no céu Para o vereador Moacir de Souza (PT), Câmara precisa se aproximar mais da população de Guarulhos: “falta de diálogo gera desconfiança e problemas”; ele deixou a Secretaria de Educação e retornou ao Legislativo A ex-panicat Aryane faz a alegria dos marmanjos na Playboy do mês. Segredo de guerra Striptease O Lobisomem do Jardim São João PRIMEIRA SESSÃO Pág. 7 Páginas 8 e 9 Pág. 5 Desvendado mistério de antiga fábrica na região do Pimentas que era controlada pelo Exército Pág. 15

Upload: jornal-folha-do-ponto

Post on 11-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

A folha do Passageiro da cidade de Guarulhos

TRANSCRIPT

Page 1: Folha do Ponto - Edição 143

A folha do passageiroAno III - Número 143 / Distribuição Gratuita

Guarulhos, de 12 a 18 de abril de 2012

Ingresso Grátis

Recorte o selo e troque por um ingresso. Válido sábado e domingo, 19h e 21h, para crianças de

até 12 anos

CIRCO DI NAPOLI, ARMADO

NA AVENIDA TIRADENTES,

PRÓXIMO À PAULO FACCINI

Conheça a história do bicho que aterrorizou os moradores do bairro e desapareceu após o surgimento de bolas de fogo no céu

Para o vereador Moacir de Souza (PT), Câmara precisa se aproximar mais da população de

Guarulhos: “falta de diálogo gera desconfiança e problemas”; ele deixou a Secretaria de

Educação e retornou ao Legislativo

A ex-panicat Aryane faz a alegria dos

marmanjos na Playboy do mês.

Segredo de

guerraStriptease

O Lobisomemdo Jardim São João

PRIMEIRA SESSÃO

Pág. 7

Páginas 8 e 9 Pág. 5

Desvendado mistério de antiga fábrica na região do Pimentas que era controlada pelo Exército

Pág. 15

Page 2: Folha do Ponto - Edição 143

Cidade02 A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, DE 12 A 18 DE ABRIL DE 2012

ExpedienteDiretor-geral: Sebastião Bispo da Silva

Editor: Gil Campos (MTb 33.028) [email protected] Administrativa / Designer Gráfica: Marilene Ferreira

Diagramação: Rafael dos Anjos Candidopublicação da BAMF-Eventos Ltda., CNPJ no 10721005/0001-67,

Rua Tacayoshi Tamura, 16, Jardim Acácio, CEP 07144-120, Guarulhos, SP.

Tiragem: 50 mil exemplares - Periodicidade: Semanal

Telefone: (11) 2279-2152 - Redação: [email protected]ão: TAIGA - F.: 2409-7926

PONTO DE VISTAGil [email protected](11) 7746.7651

Uma boa notícia para os amigos jornalistas, repórte-res-fotográficos, políticos, empresários, funcionários pú-blicos e profissionais liberais. A comissão do Senado de re-forma do Código Penal apre-sentou proposta que prevê o fim de punições para os donos de prostíbulos.

Segundo os senadores, na prática, a proibição das “casas das primas”, só serve para que policiais corruptos possam ex-torquir esses “comerciantes”.

É bom lembrar que o nos-so Código Penal, que proibe as casas de prostituição, é de 1940. A prostituição em si não é criminalizada e, muito me-nos, regulamentada no País.

Agora vou explicar o início deste artigo. A boa notícia não é só para os donos das boates que trabalham com mulheres, mas para os seus

clientes, amantes da boemia e das “mulheres de vida fácil” (vida fácil???), pois eles pode-rão amá-las tranquilamente sem correr o risco de serem constrangidos por operações policiais que, em alguns ca-sos, são executadas por po-liciais que não conseguiram extorquir as zonas.

O delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Marcos Car-neiro Lima, já declarou que a legalização das casas de prosti-tuição poderá ser positiva.

Pela proposta da comissão, deverá ir para a cadeia somen-te aquele que explorar a pros-tituição de crianças ou de ado-lescentes e a pena passar de 4 para 10 anos de prisão. A pena atingirá quem praticar o ato e o próprio dono do prostíbulo.

Portanto, é tempo de amar com segurança, responsabili-dade e, enfim, tranquilidade.

Tranquilidade na“casa das primas”

Sebastião Alemão - Fone: (11) 2279-2152 / 7865-2240 - [email protected] SEM NÓ

ATO POLÍTICOOs gabinetes do vereador Edmilson Souza

(foto) e da deputada federal Janete Pietá, ambos do PT, promovem nesta sexta-feira, dia 13, às 19h, na Câmara de Guarulhos, o ato político sobre os 32 anos do Partido dos Trabalhadores. Serão homenageados os militantes fundadores do partido na cidade. Os primeiros parlamentares e ex-presidentes da sigla. Haverá também uma exposição de cartazes históricos do PT. O senador Eduardo Suplicy, o prefeito Sebastião Almeida e o ex Elói Pietá já confirmaram presença.

VAZOU CONVERSAComentários de bastidores dos últimos dias

dão conta que foram iniciadas conversas entre os diretórios estaduais do PSDB e Democratas visando uma possível aliança entre os partidos em Guarulhos. Na composição, Alan Neto (DEM) seria o vice de Carlos Roberto (PSDB) - foto. O impasse estaria sendo como seria a coligação: proporcional ou só na majoritária. Contatado os representantes dos partidos em Guarulhos, a conversa não foi confirmada.

TRINTA DIASSegundo boa fonte, em 30 dias, o desembargador do TSE que está com o processo

protocolado por um partido da cidade, solicitando horário político eleitoral em Guarulhos, em TV aberta, irá se manifestar a favor ou contra o pedido. A expectativa é grande nos partidos da cidade.

“TÔ FORA”O secretário de Habitação, Orlando Fantazzini, não deixou a secretaria, portanto

não será candidato a vereador nas próximas eleições pelo PT. Nesta quarta-feira, dia 11, Fantazzini confirmou a este colunista que não seria candidato apesar de hoje faltar 180 dias para as eleições. “Se saisse hoje, estaria dentro da lei”, afirmou.

“BOM PARA AMBAS AS PARTES”A verdade é que Orlando não sendo candidato a vereador, agrada vários segmentos

políticos na cidade, já que se ele e Almeida vencessem as eleições, ele que é famoso por “não engolir sapos”, seria um problema (assim como foi em Brasília) para o PT na Câmara, tanto para Almeida como para os colegas de partido. No caso de uma vitória da oposição, Fantazzini seria com certeza o líder oposicionista no Legislativo do prefeito que vencesse.

CONFIRMADAA presidente do PMDB Guarulhos, Adriana

Afonso, deixou o cargo que ocupava no governo petista na semana passada para poder disputar as eleições municipais, como determina a Lei Eleitoral. Esta semana ela reafirmou sua candidatura a prefeita. Adriana disse ao Folha do Ponto que está se dedicando ao partido e realizando reuniões com pré-candidatos em todas as regiões da cidade.

ENQUANTO ISSO...Representantes de estúdios de TV de São Paulo já procuram presidentes de

partidos na cidade afim de vender serviços de gravações de futuros programas eleitorais.

CONTAGEM REGRESSIVAAo fecharmos esta edição em 11 de abril, constatamos que faltam só 180 dias

para as eleições municipais.

Page 3: Folha do Ponto - Edição 143

GUARULHOS, DE 12 A 18 DE ABRIL DE 2012 03A folha do passageiro

Page 4: Folha do Ponto - Edição 143

Cidadewww.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, DE 12 A 18 DE ABRIL DE 201204 A folha do passageiro

Roberto Samuel [email protected]

Twitter:@robertosamuel10(11) 7748.5993

*Carlos Roberto de Campos Empresário, suplente de deputado federal

e presidente do PSDB Guarulhos

ANUNCIE:4965 24007746 7650

Durante a semana, tra-balhadores e empresários se colocaram no mesmo lado do balcão para o Grito de Alerta, realizado no estacionamen-to da Assembleia Legislativa de São Paulo. O motivo desta união, por mais que possa ser usada como palanque eleitoral por alguns, é mais do que no-bre: a união de forças do setor produtivo para a garantia do emprego.

Neste sentido, por mais que a legislação trabalhista brasi-leira coloque em lados opostos patrões e empregados, a evo-lução da sociedade revela que todos estão no mesmo barco. O que é ruim para um, inva-riavelmente, será danoso para o outro e vice-versa. Assim, muito mais importante que os movimentos que só exigem dos empregadores sem que se garantam contrapartidas para motivar a produção, é a cons-cientização de que todos de-vem fazer a sua parte.

Sempre reitero que onde há direitos também existem deveres. Porém, muitos pre-ferem apenas brigar pelo pri-meiro sem se dar conta de que – numa democracia – é neces-sário participar de forma efe-tiva, seja com a força do tra-balho, com recursos ou mesmo abrindo mão de determinados benefícios.

Assim, a união entre empre-sários e trabalhadores só pode ser comemorada. E mais: que se torne algo efetivo nas re-

lações em busca de um Brasil melhor, onde se privilegie os setores produtivos onde todos saiam ganhando. Insistimos na tese de que devemos produzir mais, melhor e mais barato. E não há outra forma de se ob-ter sucesso que não seja com a participação de todos, in-cluindo a esfera pública, infe-lizmente hoje a que menos faz.

O pacote de medidas eco-nômicas anunciadas pelo go-verno federal, também anun-ciado nesta semana, como ou-tros dessa administração, peca por não trazer novidades que facilitem a vida dos empre-sários e, como consequência natural, a dos trabalhadores. Apenas onerar mais os produ-tos importados, sem a contra-partida de incentivo à indús-tria nacional, com a efetiva baixa da carga tributária, so-mente servirá para empurrar os problemas com a barriga.

Faltam ações voltadas ao desenvolvimento, que incenti-vem de forma real os setores produtivos, que podem sim – devidamente valorizados – ge-rar riquezas ao país e auxiliar na distribuição de renda a to-das as camadas da população. Mas – diferente disso - a admi-nistração pública mantém a velha fixação de somente ar-recadar mais. Por isso, o mo-vimento contra a desindustria-lização deve seguir coeso, até que nossos governantes enten-dam que o desenvolvimento do país passa pelo produtivismo.

Grito de Alerta

O regressoRetornou à Câmara o vereador petista Moacir de Souza (ex-secretário de Educação). Logo que foi eleito, Moacir foi convidado para ser secretário de Educação e lá permaneceu até semana passada. “Chego com uma incrível sensação de dever cumprido”, discursou da tribuna. Já o vereador Ulisses Correia (PT) optou por ficar à frente da Secretaria de As-sistência Social, Assim não poderá concorrer à reeleição a vereador. O primeiro suplente do PT, professor Rômulo Ornelas - foto, de-verá permanecer na Câmara.

Quem será o abençoado?Como o vereador Auriel Brito continua em licença para tratamento de saúde, assumiu em seu lugar a terceira suplente petista, Maria Helena Gonçalves, que deixou a Secretaria de Trabalho. Vale lembrar que o segundo suplente da coligação PT/PRB, Marcelo Albuquerque, perma-neceu como secretário adjunto de Segurança e também não deverá concorrer a uma cadeira do Legislativo Municipal. O motivo: a Igreja Universal já tem outro candidato.

Trânsito impedidoOs vereadores José Mário (PSDB), Eduardo Carneiro (PSDB), Geraldo Celestino (PSDB) e Lamé (PT do B) - foto, se solidarizaram com o jornalista Rodrigo Souza, repórter do pro-grama Radar de Notícias que foi impedido por duas vezes de exercer seu trabalho nos terminais do Jardim São João e dos Pimentas. Uma funcionária da Socicam afirmou que o profissional não poderia realizar reportagem nos terminais.

“Sósecampear bem” (procurando)Para Lamé o assunto é sério e o trabalho da imprensa não pode sofrer esse tipo de censura. O vereador classificou a atitude da funcionária de ditadura de esquerda, a mesma opinião foi emitida pelo vereador José Mário. O vereador Geraldo Celestino essa empresa (Socicam)não tem moral para impedir o trabalho de nenhum guarulhense. Ela não foi escolhida em concorrência pública, nem para administrar o Terminal Pimentas nem o do Jardim São João. “Vou verificar a fundo esses con-tratos”, prometeu Celestino.

Rebeldes?Os quatro vetos do prefeito Sebastião Almeida aos projetos dos parlamentares foram derrubados. Pro-jeto da vereadora Luiza Cordeiro, disciplina penali-dade para quem jogar lixo em logradouro público: 27 vereadores votaram contrários ao veto. Projeto do vereador Alan Neto (foto) determina a instala-ção em telhado verde, 23 votos contrários ao veto. Projeto do vereador Eduardo Carneiro, cria progra-ma de hidroponia popular, veto do prefeito foi der-rubado por 23 parlamentares. Projeto do vereador Ricardo Rui, que obriga a lavagem de laranjas usa-das na produção de sucos em máquinas automáti-cas, foi vetado pelo prefeito e o veto foi derrubado.

Page 5: Folha do Ponto - Edição 143

GUARULHOS, DE 12 A 18 DE ABRIL DE 2012 05A folha do passageiro

Política www.folhadoponto.com.br

Depois de três anos, três meses e três dias no cargo de secretário da Educação, o pro-fessor Moacir de Souza reassu-miu seu cargo como vereador, do qual estava licenciado; ele é candidato à reeleição e, por este motivo, teve que se afas-tar do Executivo. Depois de sua primeira sessão, na terça-feira, dia 10, Moacir afirmou que o “Legislativo tem uma estrutura ruim para a ação parlamentar”; ele atribuiu à falta de diálogo entre a Câmara e a população.

“A Câmara devia se aproxi-mar mais da sociedade, dialo-gar melhor com a população. Falta estrutura para este diálo-go e isso gera desconfiança, faz surgir problemas”, afirmou o vereador petista. Com o seu re-torno ao Legislativo, o suplente Maurício Brinquinho voltou ao Sindicato dos Motoristas. Quem também retornou à Câmara foi a ex-secretária do Trabalho, Maria Helena.

Tão logo chegou ao plenário, alguns vereadores o questiona-ram sobre projetos e problemas

da área da educação. Ainda as-sim, Moacir disse que os questio-namentos foram tranqüilos. “Não sou de criar conflitos”, enfatizou.

Mesmo estando em ano elei-toral, o ex-secretário de Edu-cação afirmou que oito meses como vereador é tempo sufi-ciente para apresentar projetos que beneficiem a população. “Dá para construirmos políticas que preservem e ampliem os di-reitos da sociedade”, observou. Ele já está elaborando propos-tas que deverão ser apresenta-das à Mesa Diretora nas próxi-mas sessões.

SAÚDE - Um deles será na área da saúde. “Não quero en-trar em detalhes [sobre o pro-jeto], mas adianto que a minha iniciativa irá ampliar os serviços já oferecidos pela prefeitura”. Ele disse que o ano eleitoral não deverá criar dificuldades para o Legislativo. “Não devemos é nos agarrarmos a problemas pe-quenos, pois corremos o risco de esquecermos dos grandes te-mas que precisam ser tratados no parlamento”, argumentou.

Em sua primeira sessão no Legislativo, o ex-secretário de Educação, Moacir de Souza, disse que falta de diálogo gera desconfiança e problemas

“CÂMARA PRECISA DIALOGARMELHOR COM A POPULAÇÃO”

Moacir disse reconhecer que o Legislativo tem poderes limitados e que o Executivo é mais gratifi-cante pois o homem público tem condições de apresentar resulta-dos mais concretos. “Na Câmara, trabalhamos no campo de debate, de idéias”, e que sempre será um “soldado disposto a assumir qual-quer missão”, assim se referiu sobre a possibilidade de um dia retornar a um cargo no governo.

Seu primeiro voto na Câmara

foi a derrubada de um veto do prefeito Sebastião Almeida (PT) ao projeto de Luíza Cordeiro (PC do B) que cria a APA (Área de Pro-teção Ambiental) dó Baquirivu. In-dagado se não sentiu desconforto na hora de votar, Moacir explicou que consultou a liderança do go-verno e saiu em defesa do “voto de consciência”. “Nunca vou vo-tar contra meus meus ideais. O voto de consciência deve ser pre-servado”.

Vereador defende “voto de consciência”

O ex-secretário de Educação Moacir de Souza durante sua primeira sessão na Câmara

Page 6: Folha do Ponto - Edição 143

GUARULHOS, DE 12 A 18 DE ABRIL DE 201206 A folha do passageiro

Cidadewww.folhadoponto.com.br

Informe publicitário

Page 7: Folha do Ponto - Edição 143

Cidade www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, DE 12 A 18 DE ABRIL DE 2012 07A folha do passageiro

O LOBISOMEM DOJARDIM SÃO JOÃO

Uma família do Jardim São João foi a uma festa em noite de lua cheia. Pela madrugada, ao retornar para casa, perce-beu que os animais domésticos estavam agitados na parte de fora da casa; corujas e rasga--mortalhas faziam muito baru-lho. Dentro de casa um cheiro podre, quase insuportável.

Ao abrir as janelas da fren-te, uma corrente de vento in-dicou a origem do mau cheiro. Todos correram para abrir as portas e as janelas do fundo. Foi aí que escutaram um gru-nhido assustador, uma mistura de relinche de cavalo com uivo de cachorro. O barulho estra-nho vinha de baixo de um pé de goiaba de copa muito frondosa.

Assustados, os moradores fe-charam as portas e janelas. Pelas frestas avistaram um bicho ca-beludo que se contorcendo vo-mitava. A família, tremendo de

medo, passou a rezar. Antes de o dia amanhecer, o bicho, trotando e uivando, fugiu pra mata. Pela manhã, o pai e a mãe foram até a goiaba e lá encontram o vômito fedido e, nos galhos, fios de ca-belo sujos de terra.

No bairro já contavam que depois das noites de lua cheia, o homem-lobisomem dormia sete dias e sete noites segui-dos. Foram sete vezes seguidas à casa de um sujeito, um tanto estranho, que morava no pró-prio Jardim São João. Batiam à porta e ele não acordava.

Antes do amanhecer do séti-mo dia, o bairro foi tomado por um vento forte com uma bola de fogo no céu e muita fumaça. Enquanto a população corria atrás da bola de fogo, inebria-da pela lenda de que onde ela caísse havia ouro, o homem--lobisomem aproveitou e fugiu do São João.

Todos nós já ouvimos falar de alguma história de assombração ou terror. Em Guarulhos há muitas delas. O Folha do Ponto organizou – com a ajuda do historia-dor Elton Soares de Oliveira – algumas lendas que se-rão publicadas a partir desta edição. As lendas farão parte do Guia de Educação Patrimonial da Secretaria de Educação. A primeira é a do lobisomem do Jardim São Paulo

As famílias da área de risco do Núcleo Cocho Velho, no Par-que São Luiz, já estão contando os dias para receber suas novas moradias. A prefeitura entrega-rá ainda este ano os 85 aparta-mentos do Conjunto Habitacional de Interesse Social Bondança I. As unidades em construção são destinadas a pessoas cujos ren-dimentos variam de zero a três salários-mínimos e fazem parte do Programa de Urbanização de Favelas.

A iniciativa conta com in-vestimentos da Prefeitura e do Governo Federal, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e do FNHIS (Fundo Nacional de Habitação de Inte-

resse Social), entre outros. O to-tal de recursos está na ordem de R$ 303,5 milhões.

De 2010 até agora foram en-tregues sete conjuntos habita-cionais de interesse social, com 767 unidades e outras 459 deve-rão ser entregues até o fim des-te ano no Ponte Alta, Pimentas III, Bela Vista e Santa Cecília (2ª fase). Totalizando 1.311 famílias beneficiadas. Além dos conjuntos que serão entregues em 2012, a prefeitura já firmou contrato para a construção de mais 4.019 unidades nos conjuntos habita-cionais de interesse social Cidade Jardim Cumbica II (1.112), Vila Nova Cumbica (431), Vila Flora (729) e São Rafael (1.747).

Famílias do Bondança vãoreceber 85 apartamentos

O prefeito Sebastião Al-meida anunciou a realização de obras na região da Cidade Industrial Satélite (CIS) Cum-bica. A declaração foi feita durante a entrega do último trecho da avenida Guinle, em Cumbica (foto).

Ao todo serão beneficiadas 43 vias, que vão receber em sua maioria serviços de drena-gem e pavimentação. Entre as contempladas estão importan-tes vias da região como a ave-nida Jaguarão e as ruas Mace-dônia, Uruguaiana, Echaporã e Guarará, além da Estrada Pimentas/São Miguel.

As obras serão executadas com recursos do Governo Fe-

deral, por meio do Programa de Aceleração do Crescimen-to (PAC 2) e fazem parte da 3ª Etapa da Urbanização das Favelas da CIS Cumbica, cujo investimento é de cerca de R$ 86 milhões.

O trecho da Guinle entre-gue recebeu intervenções no canteiro central, guias e sar-jetas, drenagem, pavimen-tação e arborização. A obra faz parte de um projeto de reurbanização e infraestrutu-ra naquela região. As famílias removidas por meio do pro-grama são encaminhadas para conjuntos habitacionais de in-teresse social ou incluídas no auxílio-moradia.

Governo anuncia obras

José Luiz/PMG

Page 8: Folha do Ponto - Edição 143

www.folhadoponto.com.br www.folhadoponto.com.brEspecialEspecial

GUARULHOS, DE 12 A 18 DE ABRIL DE 201208 A folha do passageiro GUARULHOS, DE 12 A 18 DE ABRIL DE 2012 09

Estrutura da antiga fábrica de pólvora, que hoje está emruínas naregião doPimentas

Chaminé erguida no meio do

mato ainda é o maior símbolo

da antiga fábrica no loteamento

Jardim Arujá

Segredo deguerraDurante a Segunda Guerra Mundial, Guarulhos manteve, “sob

sete chaves”, uma fábrica subterrânea de pólvora no PimentasGil Campos

O ano era 1939, A invasão da Polônia pela Alemanha Na-zista no dia 1º de setembro foi o estopim para ser defla-grada a Segunda Guerra Mundial. Em 1942, o Brasil entrou no conflito por determinação do presidente Getúlio Vargas, após navios brasileiros terem sido bombardeados. No ano seguinte, foi organizada a Força Expedicionária Brasileira (FEB) que enviou para os campos de batalha, na Itália, cerca de 25 mil homens.

Mas justamente no ano em que o conflito eclodiu, uma fá-brica subterrânea de pólvora teria ini-ciado suas atividades na região do Pimentas, em Guaru-lhos, às margens do rio Tietê, divisa com São Miguel Paulista. O local preciso: o loteamento Jardim Arujá. A cons-trução foi m a n t i d a sob sete c h a v e s ; poucos sa-biam da existência da fábrica, apesar do surgimento de uma enorme chami-né no meio d o

mato. “Era um verdadeiro segredo de guerra”, afirmou o his-toriador Elton Soares de Oliveira, de 50 anos, que pesquisa o surgimento da fábrica.

Sabe-se que ela era uma ramificação da Companhia Nitro--Química Brasileira, empresa que até o ano passado perten-ceu ao grupo Votorantim, criada no dia 11 de setembro de 1937 por ato oficial do próprio Getúlio Vargas. A empresa nega a fabricação de pólvora (ver matéria na página 9).

Além da pólvora, a fábrica produzia – segundo Elton – nylon que era utilizado na roupa dos mi-

litares do Exército Brasileiro. E um detalhe: a fábrica era completamente clandestina, ou seja, não consta nos arquivos da Prefeitura de Guarulhos nenhum registro da sua existência.

Para o historiador, a falta de registro trata--se de uma estratégia de guerra. “Se o inimigo

sabe da existência de uma fábrica de pólvora é lá que ele vai atacar no primeiro momento”, observou.

PROIBIÇÃO – Entre 1940 e 1945, ano em que a Segunda Guerra Mundial chegou ao fim, qualquer pessoa de nacio-nalidade japonesa, italiana ou alemã era proibida de tran-sitar na região do Pimentas, nas proximidades da fábrica,

segundo os levantamentos feitos por Elton. “Tudo era controlado pelo Exér-

cito”, afirmou.Hoje, o local está em ruínas. O que se pode

verificar são os túneis subterrâneos feitos de cimento arma-do, além da chaminé e das caixas que utilizavam a água do rio Tietê em um sistema para evitar o aquecimento.

A luta a ser travada, na atualidade, será para o tomba-mento do local. “Isso [o tombamento] será muito importante para preservamos a nossa história, de como o País se prepa-rava para uma guerra”, explicou.

Fábrica não foi da guerraO engenheiro Nelson Furlan, de 68 anos, da Com-

panhia Nitro-Química Brasileira, negou que a antiga fábrica fosse um segredo de guerra. Ele afirmou que no local não se fabricava pólvora, mas TNT, um com-ponente usado em explosivos. “As encomendas eram do Exército”, afirmou.

Segundo Furlan, a fábrica foi inaugurada em 1946, um ano depois do fim da Segunda Guerra Mun-dial. Em 1947 ocorreu a explosão que, segundo ele, matou nove pessoas e não 42. A fábrica foi fechada, segundo ele, em 1955.

“Não acredito que a fábrica tenha sido implanta-da por conta da guerra”, afirmou o engenheiro, que trabalha na Nitro-Química há mais de 40 anos.

As pesquisas sobre a fábrica de pólvora ainda não fo-ram concluídas. Pouco se sabe sobre o número de fun-cionários. O Folha do Ponto teve acesso a carteira de trabalho de Joaquim Salvador da Luz, nascido em Santa Rita de Caldas (MG), no dia 10 de fevereiro de 1922, que teria trabalhado na fábrica. O documento foi assinado pela Cia. Nitro Química na função de guarda, com o salá-rio de Cr$ 3,20 (três cruzeiros e vinte centavos).

O historiados Elton Soares disse que uma explosão, em data que ainda não foi descoberta, teria matado, pelo menos, 42 pessoas no local. “As informações ainda estão obscuras. O que levantamos que o número de vítimas foi contabilizado pelo número de cartões na chapeira que não foram retirados. Depoimentos dão conta que pedaços de corpos ficaram espalhados por toda a mata”, detalhou.

Explosão teria vitimado 40

O historiador Elton Soares que mantém pesquisas a respeito da fábrica

Fotos: Gil Campos e Elton Soares

Page 9: Folha do Ponto - Edição 143

www.folhadoponto.com.br www.folhadoponto.com.brEspecialEspecial

GUARULHOS, DE 12 A 18 DE ABRIL DE 201208 A folha do passageiro GUARULHOS, DE 12 A 18 DE ABRIL DE 2012 09

Estrutura da antiga fábrica de pólvora, que hoje está emruínas naregião doPimentas

Chaminé erguida no meio do

mato ainda é o maior símbolo

da antiga fábrica no loteamento

Jardim Arujá

Segredo deguerraDurante a Segunda Guerra Mundial, Guarulhos manteve, “sob

sete chaves”, uma fábrica subterrânea de pólvora no PimentasGil Campos

O ano era 1939, A invasão da Polônia pela Alemanha Na-zista no dia 1º de setembro foi o estopim para ser defla-grada a Segunda Guerra Mundial. Em 1942, o Brasil entrou no conflito por determinação do presidente Getúlio Vargas, após navios brasileiros terem sido bombardeados. No ano seguinte, foi organizada a Força Expedicionária Brasileira (FEB) que enviou para os campos de batalha, na Itália, cerca de 25 mil homens.

Mas justamente no ano em que o conflito eclodiu, uma fá-brica subterrânea de pólvora teria ini-ciado suas atividades na região do Pimentas, em Guaru-lhos, às margens do rio Tietê, divisa com São Miguel Paulista. O local preciso: o loteamento Jardim Arujá. A cons-trução foi m a n t i d a sob sete c h a v e s ; poucos sa-biam da existência da fábrica, apesar do surgimento de uma enorme chami-né no meio d o

mato. “Era um verdadeiro segredo de guerra”, afirmou o his-toriador Elton Soares de Oliveira, de 50 anos, que pesquisa o surgimento da fábrica.

Sabe-se que ela era uma ramificação da Companhia Nitro--Química Brasileira, empresa que até o ano passado perten-ceu ao grupo Votorantim, criada no dia 11 de setembro de 1937 por ato oficial do próprio Getúlio Vargas. A empresa nega a fabricação de pólvora (ver matéria na página 9).

Além da pólvora, a fábrica produzia – segundo Elton – nylon que era utilizado na roupa dos mi-

litares do Exército Brasileiro. E um detalhe: a fábrica era completamente clandestina, ou seja, não consta nos arquivos da Prefeitura de Guarulhos nenhum registro da sua existência.

Para o historiador, a falta de registro trata--se de uma estratégia de guerra. “Se o inimigo

sabe da existência de uma fábrica de pólvora é lá que ele vai atacar no primeiro momento”, observou.

PROIBIÇÃO – Entre 1940 e 1945, ano em que a Segunda Guerra Mundial chegou ao fim, qualquer pessoa de nacio-nalidade japonesa, italiana ou alemã era proibida de tran-sitar na região do Pimentas, nas proximidades da fábrica,

segundo os levantamentos feitos por Elton. “Tudo era controlado pelo Exér-

cito”, afirmou.Hoje, o local está em ruínas. O que se pode

verificar são os túneis subterrâneos feitos de cimento arma-do, além da chaminé e das caixas que utilizavam a água do rio Tietê em um sistema para evitar o aquecimento.

A luta a ser travada, na atualidade, será para o tomba-mento do local. “Isso [o tombamento] será muito importante para preservamos a nossa história, de como o País se prepa-rava para uma guerra”, explicou.

Fábrica não foi da guerraO engenheiro Nelson Furlan, de 68 anos, da Com-

panhia Nitro-Química Brasileira, negou que a antiga fábrica fosse um segredo de guerra. Ele afirmou que no local não se fabricava pólvora, mas TNT, um com-ponente usado em explosivos. “As encomendas eram do Exército”, afirmou.

Segundo Furlan, a fábrica foi inaugurada em 1946, um ano depois do fim da Segunda Guerra Mun-dial. Em 1947 ocorreu a explosão que, segundo ele, matou nove pessoas e não 42. A fábrica foi fechada, segundo ele, em 1955.

“Não acredito que a fábrica tenha sido implanta-da por conta da guerra”, afirmou o engenheiro, que trabalha na Nitro-Química há mais de 40 anos.

As pesquisas sobre a fábrica de pólvora ainda não fo-ram concluídas. Pouco se sabe sobre o número de fun-cionários. O Folha do Ponto teve acesso a carteira de trabalho de Joaquim Salvador da Luz, nascido em Santa Rita de Caldas (MG), no dia 10 de fevereiro de 1922, que teria trabalhado na fábrica. O documento foi assinado pela Cia. Nitro Química na função de guarda, com o salá-rio de Cr$ 3,20 (três cruzeiros e vinte centavos).

O historiados Elton Soares disse que uma explosão, em data que ainda não foi descoberta, teria matado, pelo menos, 42 pessoas no local. “As informações ainda estão obscuras. O que levantamos que o número de vítimas foi contabilizado pelo número de cartões na chapeira que não foram retirados. Depoimentos dão conta que pedaços de corpos ficaram espalhados por toda a mata”, detalhou.

Explosão teria vitimado 40

O historiador Elton Soares que mantém pesquisas a respeito da fábrica

Fotos: Gil Campos e Elton Soares

Page 10: Folha do Ponto - Edição 143

www.folhadoponto.com.br

GUARULHOS, DE 12 A 18 DE ABRIL DE 201210 A folha do passageiro

Cidadewww.folhadoponto.com.br

TORNEIO DE TRUCO NO FIM DE SEMANA

O próximo fim de sema-na vai ser especial para os adeptos do truco. No sába-do (14), às 14h, terá início o 1º Torneio de Truco Cida-de de Guarulhos, no ginásio Thomeozão. A competição segue sem interrupção até domingo (15), quando os melhores jogadores serão conhecidos.

O prêmio para a dupla campeã será uma moto zero.

Integrantes das duplas que conquistarem a segunda e ter-ceira colocações levarão para casa duas TVs de 32 e 26 po-legadas, respectivamente. Os donos do quarto lugar garan-tem, cada um, um netbook.

A expectativa é que até 150 duplas de Guarulhos e também de outras cidades, participem da competição. Sucesso de público e partici-

pantes, a Mostra de Capoeira teve início no dia 17 de março e passou por várias regiões da cidade, vai ser encerrada no domingo, dia 15, a partir das 10h, no Pátio de Even-tos do Centro Municipal de Educa-ção Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo). Haverá pa-lestras com os mestres griôs capo-eiristas Pinatti, Brasília e Lobão.

A Mostra contará ainda com a

participação da Orquestra de Berim-baus do Morro do Querosene de São Paulo, das cantoras Céllia Nascimen-to e Erica Cardial, da rainha do sam-ba rock Elizabeth Viana e de Mestre Natanael que prestará uma home-nagem a Mestre Mirão, precursor da capoeira em Guarulhos. Haverá também apresentações de “Jogo de Angola”, “Puxada de Rede”, “Macu-lelê”, rodas de capoeira e um aulão. A entrada é gratuita.

Mostra de Capoeira se encerra

A entrada parao eventode capoeiraserá gratuitano Adamastordo Centro

Page 11: Folha do Ponto - Edição 143

GUARULHOS, DE 12 A 18 DE ABRIL DE 2012 11A folha do passageiro

Esportes www.folhadoponto.com.br

A Delegação Brasileira de Ginástica Acrobática viajou na terça-feira (10) para a Flórida (EUA) onde entre os dias 13 e 22, disputa o campeonato mun-dial 23rd Acrobatic Gymnas-tics World Championships/Age Group 2012. Esta é a primeira participação do Brasil no cam-peonato. O país será represen-tado por 36 atletas, dentre os quais 13 ginastas guarulhenses com idade entre 11 e 25 anos.

A professora e coordenado-ra do Núcleo de Ginástica Ar-

tística Esporte Guarulhos, Ana Cecília Zarantonelli, também está escalada como uma das treinadoras da Seleção e acom-panha o grupo na viajem.

“Será uma participação mui-to importante para o desenvol-vimento da Ginástica Acrobática no Brasil. A competição reunirá países de muita tradição como Rússia, China Bulgária e nosso objetivo adquirir experiência para estarmos ainda mais com-petitivos na próxima edição”, afirma.

GINÁSTICA ACROBÁTICA EMBARCA PARA OS EUA

DIVISÃO ESPECIAL 2012TEM INÍCIO NO SÁBADO

A primeira rodada do campe-onato da Divisão Especial 2012 começa neste fim de semana e será realizada nos estádios Oswaldo De Carlos e Cícero Mi-randa. O evento é organizado pela União das Ligas do Futebol Amador de Guarulhos (Ulafa).

No sábado, dia 14, jogarão no Oswaldo De Carlos, às 13h, AD Art Bloco e Beira Rio; e às 15h30, AA Testai e AD Brittu’s. No Cícero Miranda, as partidas serão entre Vasco da Gama e Unidos do Itapegica, às 13h30, e Saudosa FS e AA 33 Bela Vista,

às 15h.No domingo, dia 15, cinco

jogos encerrarão a rodada. No Oswaldo De Carlos, às 11h30, jogarão Unidos da Matta e AD Mogi Júnior; às 13h, AD Renas-cença (foto) entra em campo contra o Zazueira FC; e, às 15h, União Presidente Dutra e Unidos do Crepúsculo.

No Cícero Miranda, às 13h30, se enfrentarão Garotos do América e Estrelado FC, e às 15h, a equipe do Psicóticos FC irá com tudo pra cima do ad-versário Ganes/Arsenal.

Page 12: Folha do Ponto - Edição 143

www.folhadoponto.com.br www.folhadoponto.com.brBalanço Balanço

GUARULHOS, DE 12 A 18 DE ABRIL DE 201212 A folha do passageiro A folha do passageiro GUARULHOS, DE 12 A 18 DE ABRIL DE 2012 13

BALANCO PATRIMONIAL Pagina: 0001__________________________________________________________________0317 - ASSOC.C.DA PAROQ.STA CRUZ DO TABOAO CNPJ: 63.896.021/0001-57Periodo: 01/2011 a 12/2011 Emissao: 02/04/2012 10:45:05

ATIVO | PASSIVO__________________________________________________________________A T I V O 92.904,10 | P A S S I V O 92.904,10ATIVO CIRCULANTE 52.674,38 | PASSIVO CIRCULANTE 9.798,08DISPONIBILIDADES 21.922,43 | VALORES EXIGIVEIS A CURTO PRAZO 9.798,08CAIXA 1.420,87 | OBRIGACOES SOCIAIS E TRABALHISTAS 7.062,31CAIXA 1.420,87 | PROVISÃO DE FÉRIAS 4.911,20| PROVISÃO P/ ENCARGOS SOCIAIS FÉRIAS 2.151,11BANCOS CONTA MOVIMENTO 20.501,56 |BANCOS CONTA MOVIMENTO 20.501,56 | OBRIGACOES FISCAIS 9,81| ISS A RECOLHER 9,81VALORES REALIZAVEIS A CURTO PRAZO 30.751,95 |CREDITOS DE APLICACOES FINANCEIRAS 30.751,95 | OUTRAS OBRIGACOES 2.725,96CREDITOS DE APLICACOES FINANCEIRAS 30.751,95 | CONTAS A PAGAR 2.725,96|ATIVO NAO CIRCULANTE 40.229,72 | PATRIMONIO LIQUIDO 83.106,02ATIVO PERMANENTE 40.229,72 | PATRIMONIO SOCIAL 88,66IMOBILIZADO TECNICO 121.847,86 | PATRIMONIO SOCIAL 88,66MOVEIS E UTENSILIOS 72.613,86 | PATRIMONIO SOCIAL 88,66MAQUINAS E EQUIPAMENTOS/INFORMATICA 26.924,00 |VEICULOS 22.310,00 | RESULTADOS ACUMULADOS 83.017,36| RECURSOS 16.365,31DEPRECIACOES ACUMULADAS -81.618,14 | SALDO NO INICIO DO EXERCICIO 16.365,31MOVEIS E UTENSILIOS -55.994,63 |MAQUINAS E EQUIPAMENTOS/INFORMATICA -13.353,01 | RESULTADO DO EXERCICIO 66.652,05VEICULOS -12.270,50 | SALDO RESULTADO DO EXERCICIO -31.604,50| SUPERAVIT E OU DEFICIT ACUMULADOS 98.256,55TOTAL DO A T I V O 92.904,10 || TOTAL DO P A S S I V O 92.904,10

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO Pagina: 0002

0317 - ASSOC.C.DA PAROQ.STA CRUZ DO TABOAO CNPJ: 63.896.021/0001-57Periodo: 01/2011 a 12/2011 Emissao: 02/04/2012 10:45:05

CONTAS DE RESULTADO

RECEITAS ORDINARIASASSOCIADOS 25.635,20 CDONATIVOS “ P. FÍSICA “ 75.344,52 CFESTAS E EVENTOS 49.070,14 CTotal 150.049,86 CRECEITAS EXTRAORDINARIASSUBVENÇÃO PROJETO - FUMCAD 145.200,00 CTotal 145.200,00 C= DEDUCOES DA RECEITA BRUTA 295.249,86 CDESPESAS COM PESSOALORDENADOS E SALARIOS -73.944,84 DFERIAS -10.519,62 D13 SALARIO -5.321,59 DAVISO PREVIO -1.405,04 D

PREVIDENCIA SOCIAL -18.465,34 DSEG. ACIDENTE DE TRABALHO -1.431,37 DF.G.T.S. -8.728,30 DPIS S/FOLHA DE PAGAMENTO -731,00 DABONO PECUNIARIO 535,14 CENCARGOS SOCIAIS S/FERIAS PROVISIONADAS -2.151,11 DTotal -122.163,07 D= DESPESAS TRABALHISTAS 173.086,79 C

DESPESAS ADMINISTRATIVASMATERIAL DE LIMPEZA -801,52 DMATERIAL DE ESCRITÓRIO E INFORMÁTICA -567,00 DMATERIAL DIDÁTICO E PEDAGÓGICO -524,20 DCONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO -9.263,94 DCONDUÇÃO COLETIVA E TÁXI -1.986,20 DHOSPEDAGEM -76,00 DTELEFONE E INTERNET -4.318,77 DÁGUA, GÁS E ENERGIA ELÉTRICA -5.913,49 DREMUN.P/PREST.DE SERVICOS -14.218,80 DHONORÁRIOS CONTÁBEIS -9.508,60 DDESPESAS COM INFORMÁTICA -110,00 DDESPESAS COM VEICULOS -3.110,84 DGASTOS C/CARTÓRIO -123,60 DFOTOCÓPIAS, FOTOGRAFIAS E PUBLICAÇÕES -17,70 DUTENSÍLIOS DIVERSOS -3.347,83 DDESP. C/ ATIVIDADES SOCIAIS E CULTURAIS -4.512,35 DDESPESAS COM MÉDICO E MEDICAMENTOS -134,63 DDESPESAS COM ALIMENTOS -21.757,70 DCONTRIBUIÇÕES E DOAÇÕES -19.813,28 DDEPRECIAÇÃO -14.086,80 DCORREIOS -23,50 DALUGUEL -26.000,00 DDESP. PROJETO - FUMCAD -60.367,60 D

Total -200.584,35 DDESPESAS FINANCEIRASDESPESAS BANCÁRIAS -1.515,75 D

Total -1.515,75 D/-/ RECEITAS FINANCEIRASRENDAS S/APLIC.FINANCEIRAS 118,14 CTotal 118,14 CDESPESAS TRIBUTARIASIMPOSTOS E TAXAS DIVERSOS -2.684,65 DMULTAS DE MORA -24,68 D

Total -2.709,33 D= DÉFICT DO EXERCÍCIO -31.604,50 D

NOTAS EXPLICATIVAS Pagina: 0003

0317 - ASSOC.C.DA PAROQ.STA CRUZ DO TABOAO CNPJ: 63.896.021/0001-57Periodo: 01/2011 a 12/2011 Emissao: 02/04/2012 10:45:05

ATIVO | PASSIVODEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS

EXERCÍCIO 2011ORIGENSSUPERÁVIT (OU DÉFICIT DO EXERCÍCIO)..............(R$ 31.604,50)DEPRECIAÇÃOVARIAÇÕES DO(S) RESULTADO(S) DE EXERCÍCIOS FUTUROSAUMENTO DO PASSIVO EXIGÍVEL A LONGO PRAZOALIENAÇÃO DE BENS DO IMOBILIZADOTRANSFERÊNCIAS RECEBIDAS DATOTAL DE ORIGENS:........................................(R$ 31.604,50)APLICAÇÕESAQUISIÇÃO DE IMOBILIZADOAUMENTO DO ATIVO PERMANENTE - INVESTIMENTOAUMENTO DO ATIVO DIFERIDOAUMENTO DO ATIVO REALIZÁVEL A LONGO PRAZOREDUÇÃO DO PASSIVO EXIGÍVEL A LONGO PRAZOTRANSFERÊNCIAS ENVIADAS PARA ATOTAL DE APLICAÇÕESAUMENTO (OU REDUÇÃO) DO CAPITAL CIRCULANTE LÍQUIDOVARIAÇÕES DO CAPITAL CIRCULANTE LÍQUIDO(+) VARIAÇÃO DO ATIVO CIRCULANTE( -) VARIAÇÃO DO PASSIVO CIRCULANTEAUMENTO (OU REDUÇÃO) DO CAPITAL CIRCULANTE LÍQUIDO

PRESIDENTE: MARIA FARIA MESQUITA TEC CONTABIL: NILZA MARIA DA SILVACPF: 315.989.808-31 CRC-SP 1SP202654/O-2OBSERVAÇÃO:A EXIGÊNCIA DESTE DOCUMENTO ENCONTRA-SE NO INCISO VIII DO ARTIGO 4º DA RESOLUÇÃO N.º 177, DE 10/08/2000, PUBLICADA NODIÁRIO OFICIAL EM 15/08/2000.

NOTAS EXPLICATIVAS Pagina: 00040317 - ASSOC.C.DA PAROQ.STA CRUZ DO TABOAO CNPJ: 63.896.021/0001-57Periodo: 01/2011 a 12/2011 Emissao: 02/04/2012 10:45:05

ATIVO | PASSIVODEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMONIO LÍQUIDOPATRIMÔNIO LÍQUIDO....................................EXERCÍCIO 2011SALDO ANTERIOR:.........................................R$ 114.710,52(+) FUNDO DE VALORIZAÇÃO DE IMÓVEL( -) DEPRECIAÇÃO E AMORTIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS ANTERIORES(+) TRANSFERÊNCIAS RECEBIDAS( -) TRANSFERÊNCIAS ENVIADAS(+) ACRÉSCIMO/DECRÉSCIMO PATRIMONIAL.............(R$ 31.604,50)SALDO ATUAL.................................................R$ 83.106,02

PRESIDENTE: MARIA FARIA MESQUITA TEC CONTABIL: NILZA MARIA DA SILVACPF: 315.989.808-31 CRC-SP 1SP202654/O-2

NOTAS EXPLICATIVAS Pagina: 0005

0317 - ASSOC.C.DA PAROQ.STA CRUZ DO TABOAO CNPJ: 63.896.021/0001-57Periodo: 01/2011 a 12/2011 Emissao: 02/04/2012 10:45:05

ATIVO | PASSIVONOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM

31/12/2011.I - CONTEXTO OPERACIONAL:NOTA 01A ASSOCIAÇAO CARITATIVA DA PAROQUIA SANTA CRUZ DO TABOÃO É UMA PESSOA JURÍDICA DE DIREITO PRIVADO, DE NATUREZA RELIGIOSA CATÓLICA FILANTRÓPICA, PASTORAL, DE PROMOÇÃO HUMANA E EDUCACIONAL, SEM FINS LUCRATIVOS E SE REGE PELO ESTATUTO SOCIAL E PELA LEGISLAÇÃO APLICÁVEL;II - APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES:NOTA 02AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E FINANCEIRAS FORAM ELABORADAS EM CONFORMIDADE COM A LEI N. 6.404/76 E RESOLUÇÃO CFC N.877/2000, QUE APROVOU A NBC T 10.19.III - RESUMO DAS PRÁTICAS CONTÁBEIS:NOTA 03A PRÁTICA CONTÁBIL ADOTADA É PELO REGIME DE COMPETÊNCIA.NOTA 04A ENTIDADE NÃO POSSUI NENHUM TIPO DE APLICAÇÃO FINANCEIRA, POIS TODO DINHEIRO RECEBIDO É APLICADO NA SUA ATIVIDADEASSISTENCIAL.NOTA 05A ENTIDADE SEMPRE QUE RECEBE DONATIVOS DE PESSOAS FÍSICAS, BEM COMO, ATRAVÉS DE CONVÊNIOS COM PESSOAS JURÍDICAS, FORNECERECIBO AOS DOADORES E OS CONTABILIZA E AS SUBVENÇÕES RECEBIDAS DE ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS JÁ OS CONTABILIZA, POR MEIO DA PRESTAÇÃO DE CONTAS, QUE É OBRIGATÓRIO APRESENTAR JUNTO A ESTES ÓRGÃOS.NOTA 06EVENTUALMENTE A ENTIDADE RECEBE DOAÇÕES DE PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS, SENDO QUE NO ANO DE 2011 A ENTIDADE RECEBEU AS SEGUINTES DOAÇÕES:A)PESSOAS FÍSICAS......................R$ 150.049,86.B)PESSOAS JURÍDICAS....................R$ NÃO HOUVE .NOTA 07A ENTIDADE RECEBEU NO ANO DE 2011 OS SEGUINTES AUXÍLIOS E SUBVENÇÕES DO PODER PÚBLICO:A)MUNICIPAL, ESTADUAL, FEDERAL.........R$ 145.200,00.NOTA 08OS RECURSOS DA ENTIDADE FORAM APLICADOS EM SUAS FINALIDADES INSTITUCIONAIS, DE CONFORMIDADE COM SEU ESTATUTO SOCIAL, DEMONSTRADOS PELAS SUAS DESPESAS E INVESTIMENTOS PATRIMONIAIS.NOTA 09A ENTIDADE NÃO CONCEDEU NENHUMA GRATUIDADE CONFORME DISPÕE O INCISO VI DO ART. 3O.- DO DECRETO N. 2.536/98.NOTA 10NÃO PROCEDE, DEVIDO NÃO TER CONCEDIDO NENHUM TIPO DE GRATUIDADE.NOTA 11NÃO FOI USUFRUÍDO NENHUM TIPO DE ISENÇÃO NO TOCANTE AO INSS + SAT + TERCEIROS, BEM COMO SOBRE O COFINS E A CSLL.

PRESIDENTE: MARIA FARIA MESQUITA TEC CONTABIL: NILZA MARIA DA SILVACPF: 315.989.808-31 CRC-SP 1SP202654/O-2OBSERVAÇÕES: A EXIGÊNCIA DESTE DOCUMENTO ENCONTRA-SE NO INCISO IX DO ART.4O.- DA RESOLUÇÃO N. 177, DE 10/08/2000,PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL EM 15/08/2000.

Publicidade Legal

Page 13: Folha do Ponto - Edição 143

www.folhadoponto.com.br www.folhadoponto.com.brBalanço Balanço

GUARULHOS, DE 12 A 18 DE ABRIL DE 201212 A folha do passageiro A folha do passageiro GUARULHOS, DE 12 A 18 DE ABRIL DE 2012 13

BALANCO PATRIMONIAL Pagina: 0001__________________________________________________________________0317 - ASSOC.C.DA PAROQ.STA CRUZ DO TABOAO CNPJ: 63.896.021/0001-57Periodo: 01/2011 a 12/2011 Emissao: 02/04/2012 10:45:05

ATIVO | PASSIVO__________________________________________________________________A T I V O 92.904,10 | P A S S I V O 92.904,10ATIVO CIRCULANTE 52.674,38 | PASSIVO CIRCULANTE 9.798,08DISPONIBILIDADES 21.922,43 | VALORES EXIGIVEIS A CURTO PRAZO 9.798,08CAIXA 1.420,87 | OBRIGACOES SOCIAIS E TRABALHISTAS 7.062,31CAIXA 1.420,87 | PROVISÃO DE FÉRIAS 4.911,20| PROVISÃO P/ ENCARGOS SOCIAIS FÉRIAS 2.151,11BANCOS CONTA MOVIMENTO 20.501,56 |BANCOS CONTA MOVIMENTO 20.501,56 | OBRIGACOES FISCAIS 9,81| ISS A RECOLHER 9,81VALORES REALIZAVEIS A CURTO PRAZO 30.751,95 |CREDITOS DE APLICACOES FINANCEIRAS 30.751,95 | OUTRAS OBRIGACOES 2.725,96CREDITOS DE APLICACOES FINANCEIRAS 30.751,95 | CONTAS A PAGAR 2.725,96|ATIVO NAO CIRCULANTE 40.229,72 | PATRIMONIO LIQUIDO 83.106,02ATIVO PERMANENTE 40.229,72 | PATRIMONIO SOCIAL 88,66IMOBILIZADO TECNICO 121.847,86 | PATRIMONIO SOCIAL 88,66MOVEIS E UTENSILIOS 72.613,86 | PATRIMONIO SOCIAL 88,66MAQUINAS E EQUIPAMENTOS/INFORMATICA 26.924,00 |VEICULOS 22.310,00 | RESULTADOS ACUMULADOS 83.017,36| RECURSOS 16.365,31DEPRECIACOES ACUMULADAS -81.618,14 | SALDO NO INICIO DO EXERCICIO 16.365,31MOVEIS E UTENSILIOS -55.994,63 |MAQUINAS E EQUIPAMENTOS/INFORMATICA -13.353,01 | RESULTADO DO EXERCICIO 66.652,05VEICULOS -12.270,50 | SALDO RESULTADO DO EXERCICIO -31.604,50| SUPERAVIT E OU DEFICIT ACUMULADOS 98.256,55TOTAL DO A T I V O 92.904,10 || TOTAL DO P A S S I V O 92.904,10

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO Pagina: 0002

0317 - ASSOC.C.DA PAROQ.STA CRUZ DO TABOAO CNPJ: 63.896.021/0001-57Periodo: 01/2011 a 12/2011 Emissao: 02/04/2012 10:45:05

CONTAS DE RESULTADO

RECEITAS ORDINARIASASSOCIADOS 25.635,20 CDONATIVOS “ P. FÍSICA “ 75.344,52 CFESTAS E EVENTOS 49.070,14 CTotal 150.049,86 CRECEITAS EXTRAORDINARIASSUBVENÇÃO PROJETO - FUMCAD 145.200,00 CTotal 145.200,00 C= DEDUCOES DA RECEITA BRUTA 295.249,86 CDESPESAS COM PESSOALORDENADOS E SALARIOS -73.944,84 DFERIAS -10.519,62 D13 SALARIO -5.321,59 DAVISO PREVIO -1.405,04 D

PREVIDENCIA SOCIAL -18.465,34 DSEG. ACIDENTE DE TRABALHO -1.431,37 DF.G.T.S. -8.728,30 DPIS S/FOLHA DE PAGAMENTO -731,00 DABONO PECUNIARIO 535,14 CENCARGOS SOCIAIS S/FERIAS PROVISIONADAS -2.151,11 DTotal -122.163,07 D= DESPESAS TRABALHISTAS 173.086,79 C

DESPESAS ADMINISTRATIVASMATERIAL DE LIMPEZA -801,52 DMATERIAL DE ESCRITÓRIO E INFORMÁTICA -567,00 DMATERIAL DIDÁTICO E PEDAGÓGICO -524,20 DCONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO -9.263,94 DCONDUÇÃO COLETIVA E TÁXI -1.986,20 DHOSPEDAGEM -76,00 DTELEFONE E INTERNET -4.318,77 DÁGUA, GÁS E ENERGIA ELÉTRICA -5.913,49 DREMUN.P/PREST.DE SERVICOS -14.218,80 DHONORÁRIOS CONTÁBEIS -9.508,60 DDESPESAS COM INFORMÁTICA -110,00 DDESPESAS COM VEICULOS -3.110,84 DGASTOS C/CARTÓRIO -123,60 DFOTOCÓPIAS, FOTOGRAFIAS E PUBLICAÇÕES -17,70 DUTENSÍLIOS DIVERSOS -3.347,83 DDESP. C/ ATIVIDADES SOCIAIS E CULTURAIS -4.512,35 DDESPESAS COM MÉDICO E MEDICAMENTOS -134,63 DDESPESAS COM ALIMENTOS -21.757,70 DCONTRIBUIÇÕES E DOAÇÕES -19.813,28 DDEPRECIAÇÃO -14.086,80 DCORREIOS -23,50 DALUGUEL -26.000,00 DDESP. PROJETO - FUMCAD -60.367,60 D

Total -200.584,35 DDESPESAS FINANCEIRASDESPESAS BANCÁRIAS -1.515,75 D

Total -1.515,75 D/-/ RECEITAS FINANCEIRASRENDAS S/APLIC.FINANCEIRAS 118,14 CTotal 118,14 CDESPESAS TRIBUTARIASIMPOSTOS E TAXAS DIVERSOS -2.684,65 DMULTAS DE MORA -24,68 D

Total -2.709,33 D= DÉFICT DO EXERCÍCIO -31.604,50 D

NOTAS EXPLICATIVAS Pagina: 0003

0317 - ASSOC.C.DA PAROQ.STA CRUZ DO TABOAO CNPJ: 63.896.021/0001-57Periodo: 01/2011 a 12/2011 Emissao: 02/04/2012 10:45:05

ATIVO | PASSIVODEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS

EXERCÍCIO 2011ORIGENSSUPERÁVIT (OU DÉFICIT DO EXERCÍCIO)..............(R$ 31.604,50)DEPRECIAÇÃOVARIAÇÕES DO(S) RESULTADO(S) DE EXERCÍCIOS FUTUROSAUMENTO DO PASSIVO EXIGÍVEL A LONGO PRAZOALIENAÇÃO DE BENS DO IMOBILIZADOTRANSFERÊNCIAS RECEBIDAS DATOTAL DE ORIGENS:........................................(R$ 31.604,50)APLICAÇÕESAQUISIÇÃO DE IMOBILIZADOAUMENTO DO ATIVO PERMANENTE - INVESTIMENTOAUMENTO DO ATIVO DIFERIDOAUMENTO DO ATIVO REALIZÁVEL A LONGO PRAZOREDUÇÃO DO PASSIVO EXIGÍVEL A LONGO PRAZOTRANSFERÊNCIAS ENVIADAS PARA ATOTAL DE APLICAÇÕESAUMENTO (OU REDUÇÃO) DO CAPITAL CIRCULANTE LÍQUIDOVARIAÇÕES DO CAPITAL CIRCULANTE LÍQUIDO(+) VARIAÇÃO DO ATIVO CIRCULANTE( -) VARIAÇÃO DO PASSIVO CIRCULANTEAUMENTO (OU REDUÇÃO) DO CAPITAL CIRCULANTE LÍQUIDO

PRESIDENTE: MARIA FARIA MESQUITA TEC CONTABIL: NILZA MARIA DA SILVACPF: 315.989.808-31 CRC-SP 1SP202654/O-2OBSERVAÇÃO:A EXIGÊNCIA DESTE DOCUMENTO ENCONTRA-SE NO INCISO VIII DO ARTIGO 4º DA RESOLUÇÃO N.º 177, DE 10/08/2000, PUBLICADA NODIÁRIO OFICIAL EM 15/08/2000.

NOTAS EXPLICATIVAS Pagina: 00040317 - ASSOC.C.DA PAROQ.STA CRUZ DO TABOAO CNPJ: 63.896.021/0001-57Periodo: 01/2011 a 12/2011 Emissao: 02/04/2012 10:45:05

ATIVO | PASSIVODEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMONIO LÍQUIDOPATRIMÔNIO LÍQUIDO....................................EXERCÍCIO 2011SALDO ANTERIOR:.........................................R$ 114.710,52(+) FUNDO DE VALORIZAÇÃO DE IMÓVEL( -) DEPRECIAÇÃO E AMORTIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS ANTERIORES(+) TRANSFERÊNCIAS RECEBIDAS( -) TRANSFERÊNCIAS ENVIADAS(+) ACRÉSCIMO/DECRÉSCIMO PATRIMONIAL.............(R$ 31.604,50)SALDO ATUAL.................................................R$ 83.106,02

PRESIDENTE: MARIA FARIA MESQUITA TEC CONTABIL: NILZA MARIA DA SILVACPF: 315.989.808-31 CRC-SP 1SP202654/O-2

NOTAS EXPLICATIVAS Pagina: 0005

0317 - ASSOC.C.DA PAROQ.STA CRUZ DO TABOAO CNPJ: 63.896.021/0001-57Periodo: 01/2011 a 12/2011 Emissao: 02/04/2012 10:45:05

ATIVO | PASSIVONOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM

31/12/2011.I - CONTEXTO OPERACIONAL:NOTA 01A ASSOCIAÇAO CARITATIVA DA PAROQUIA SANTA CRUZ DO TABOÃO É UMA PESSOA JURÍDICA DE DIREITO PRIVADO, DE NATUREZA RELIGIOSA CATÓLICA FILANTRÓPICA, PASTORAL, DE PROMOÇÃO HUMANA E EDUCACIONAL, SEM FINS LUCRATIVOS E SE REGE PELO ESTATUTO SOCIAL E PELA LEGISLAÇÃO APLICÁVEL;II - APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES:NOTA 02AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E FINANCEIRAS FORAM ELABORADAS EM CONFORMIDADE COM A LEI N. 6.404/76 E RESOLUÇÃO CFC N.877/2000, QUE APROVOU A NBC T 10.19.III - RESUMO DAS PRÁTICAS CONTÁBEIS:NOTA 03A PRÁTICA CONTÁBIL ADOTADA É PELO REGIME DE COMPETÊNCIA.NOTA 04A ENTIDADE NÃO POSSUI NENHUM TIPO DE APLICAÇÃO FINANCEIRA, POIS TODO DINHEIRO RECEBIDO É APLICADO NA SUA ATIVIDADEASSISTENCIAL.NOTA 05A ENTIDADE SEMPRE QUE RECEBE DONATIVOS DE PESSOAS FÍSICAS, BEM COMO, ATRAVÉS DE CONVÊNIOS COM PESSOAS JURÍDICAS, FORNECERECIBO AOS DOADORES E OS CONTABILIZA E AS SUBVENÇÕES RECEBIDAS DE ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS JÁ OS CONTABILIZA, POR MEIO DA PRESTAÇÃO DE CONTAS, QUE É OBRIGATÓRIO APRESENTAR JUNTO A ESTES ÓRGÃOS.NOTA 06EVENTUALMENTE A ENTIDADE RECEBE DOAÇÕES DE PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS, SENDO QUE NO ANO DE 2011 A ENTIDADE RECEBEU AS SEGUINTES DOAÇÕES:A)PESSOAS FÍSICAS......................R$ 150.049,86.B)PESSOAS JURÍDICAS....................R$ NÃO HOUVE .NOTA 07A ENTIDADE RECEBEU NO ANO DE 2011 OS SEGUINTES AUXÍLIOS E SUBVENÇÕES DO PODER PÚBLICO:A)MUNICIPAL, ESTADUAL, FEDERAL.........R$ 145.200,00.NOTA 08OS RECURSOS DA ENTIDADE FORAM APLICADOS EM SUAS FINALIDADES INSTITUCIONAIS, DE CONFORMIDADE COM SEU ESTATUTO SOCIAL, DEMONSTRADOS PELAS SUAS DESPESAS E INVESTIMENTOS PATRIMONIAIS.NOTA 09A ENTIDADE NÃO CONCEDEU NENHUMA GRATUIDADE CONFORME DISPÕE O INCISO VI DO ART. 3O.- DO DECRETO N. 2.536/98.NOTA 10NÃO PROCEDE, DEVIDO NÃO TER CONCEDIDO NENHUM TIPO DE GRATUIDADE.NOTA 11NÃO FOI USUFRUÍDO NENHUM TIPO DE ISENÇÃO NO TOCANTE AO INSS + SAT + TERCEIROS, BEM COMO SOBRE O COFINS E A CSLL.

PRESIDENTE: MARIA FARIA MESQUITA TEC CONTABIL: NILZA MARIA DA SILVACPF: 315.989.808-31 CRC-SP 1SP202654/O-2OBSERVAÇÕES: A EXIGÊNCIA DESTE DOCUMENTO ENCONTRA-SE NO INCISO IX DO ART.4O.- DA RESOLUÇÃO N. 177, DE 10/08/2000,PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL EM 15/08/2000.

Publicidade Legal

Page 14: Folha do Ponto - Edição 143

GUARULHOS, DE 12 A 18 DE ABRIL DE 201214 A folha do passageiro

Page 15: Folha do Ponto - Edição 143

GUARULHOS, DE 12 A 18 DE ABRIL DE 2012 15A folha do passageiro

www.mariblogandogeral.blogspot.comTÁ N O P O N T O !

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2012

BANCO 39

CATPAMBIENTARRENCARTETALHERIG

VÃSARIANACOMUMZHD

MADERDOOAEACNE

AGEBUSLAANIMALCAP

ERTCAGEATACADOA

IATRARACASAMENTO

TODOSSÃOS

Foi mortopor Caim(Bíblia)

Molhado;irrigado(o solo)

Peçacomo a

faca ou ogarfo

Vazias;ocas

Ingrid Guima-

rães, atriz

Nascida noprimeiro

signo

HighDefinition

(sigla)

Scooby-(?), cãoda TV

"Sem (?)nem

beira": namiséria

Aparta-mento(bras.pop.)

Azul, liláse marrom

Aventuraamorosa

(pop.)

Nicolas(?), atordos EUA

Mulhermuito

pequena

(?)poucos: gradual-mente

AntônioDias,pintor

Condiçãoda água

no deserto

Todas aspessoas

Sadios;saudáveis

Adaptarao meio

Utensíliopara sa-car nocaixa

eletrônico

Normal;habitualMalu (?),

atriz

Agredido

Moradordo zoo

6a notamusicalCapitão(abrev.)

Espinha(?) da per-na: pantur-rilha (pl.)

Marca do Zorro (HQ)(?) Seixas,

cantor

Órgão doolfato

Duas carnes com nomes de animais

Consoantesde "trio"

Apelido deEduardoÔnibus,

em inglês

Panfletode jornaisDoençaalérgica

Fiar Tubérculo comestí-

vel (bras.)

PrimeiraletraAtua;

pratica

Iodo(símbolo)

Matri-mônio

3/bus — doo. 4/cage — eira. 6/inhame. 7/encarte.

Câncer - 21/06 a 21/07

Leão - 22/07 a 22/08

Virgem - 23/08 a 22/09

Libra - 23/09 a 22/10

Escorpião - 23/10 a 21/11

Capricórnio - 22/12 a 20/01

Aquário - 21/01 a 19/02

Sagitário - 22/11 a 21/12

Peixes - 20/02 a 20/03

Áries - 21/03 a 19/04

Touro - 21/04 a 20/05

Gêmeos - 21/05 a 20/06

É um dia especialmente bom para realização de atividades em conjunto. O período é po-

Use suas experiências pas-sadas para aprender a lidar

sitivo para suas relações de amizade. Construa parcerias.

com suas preocupações. A semana traz otimismo e determinação para superar desafios. Força.

Invista em viagens e diversão no dia de hoje. O dia estimula você a buscar os prazeres da

vida. Que tal sair um pouco da rotina e ampliar seus horizontes?

Sua imagem está em destaque e favorece suas relações. Po-

rém, não se deixe abalar pelas críticas dos outros. Seu circuito social motiva seu lado divertido.

Seu senso empreendedor está em alta, ajudando você com in-

vestimentos. O dia traz maior praticidade para lidar com suas obrigações. Não seja impulsivo.

Sua imagem está fortalecida no dia de hoje, marcada por sua au-

toconfiança. Cuidado com suas atitudes e respeite as pessoas e suas diferenças. Não imponha nada.

Encontre soluções para pro-blemas em família ou com pes-

soas próximas. A entrada da Lua em sua área familiar ajuda a trazer harmonia aos relacionamentos.

Semana de harmonia traz moti-vação para suas tarefas de tra-

balho. Aproveite para colocar as atividades em ordem. Planeje antes de se entregar aos desafios.

Novos estímulos e experiências com pessoas diferentes, fazem

você aprender bastante. Tenha cuidado com suas expectativas, não idealize as coisas

Não imponha suas vontades e seja responsável nesta fase.

A Lua passa por sua área co-municativa e sugere a você in-

vestir em suas amizades. Você terá ajuda para lidar com as pessoas de forma mais harmônica.

O dia traz à tona seu lado criativo e determinado em re-

lação ao trabalho. Balanceie empolgação e planejamentos para conseguir bons re-sultados.

“Minha Novela”

Claudia consegue se livrar de Rubinho e se casa com Vicente. Damina é presa. Não perca as emoções do último capítulo de Aquele Beijo!

O homem volta com apenas um dos bebês e afirma que o outro mergulhou. Maria constata que ele não está com Tavinho. Otávio acusa Martim de estar atrás de dinheiro e de querer afastá-lo de Maria. Décio admite ter condenado Otávio por não ter acompanhado Maria na viagem de navio.

Juliana discute com Bruno. Ro-drigo pede para Mauro localizar Elisa. Antônio leva Gracinha para passear em Copacabana. Várias pessoas fotografam e filmam a rea-ção de Gracinha ao chegar à praia.

Jorginho reconhece a bo-neca de pano de Rita no quar-to de Nina. Tessália se declara para Leleco, mas ele afirma ser fiel à esposa. Jorginho conversa com as crianças de Lucinda e descobre que Nina é Rita.

Aquele Beijo - 19h05, Globo

Amor eterno amor- 18h05, Globo

Avenida Brasil- 21h00, Globo

Mascaras22h00, Record

Enviada por Maria Eduarda Franco / Cumbicaenvie também sua piada para [email protected]

CRIAÇÃO DOS MARIDOSEnquanto criava os maridos, Deus prometeu às mu-

lheres que os maridos bons, obedientes, mão abertas, bonitos, inteligentes, carinhosos, compreensivos seriam

encontrados em todos os cantos do mundo.E depois Ele fez a Terra redonda

Você será motivado a explorar sua sexu-alidade e seguir seus instintos. Saiba res-peitar seus limites.

“Solteiinha ...”

“Striptease”ARYANE STEINKOPF

A “Playboy” divulgou novas fotos da ex-panicat Aryane Steinko-pf, capa da edição que chegou às bancas nesta terça-feira, 10. A loira posou em São Paulo, em ruas movimentadas como a Avenida Paulista - em frente à estação de metrô da Consolação - e a Jusce-lino Kubitschek. Na hora do “striptease” na rua, Aryane fez a alegria da galera, especialmente dos motoboys. “Era tudo muito rápido: tira o roupão, fotografa e coloca o roupão!

Mas os poucos que conseguiam ver alguma coisa ficavam pa-ralisados, paravam o trânsito, buzinavam, gritavam, principalmente os motoboys.”

Wagner Moura vai en-carnar Renato Russo ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá. O ator estrelará o “Tributo MTV Legião Urbana” cantando com os ex-integrantes do conjunto, em shows que acontecerão em 24 e 25 de maio no Espaço das Américas, em São Paulo.

CURTAS

Marilene Ferreira

HoróscopoGeremy Batins

Gusttavo Lima não pre-tende ficar muito tempo solteiro. O cantor, que ter-minou recentemente o na-moro com a coleguinha do “Caldeirão do Huck”, Ka-ren, já pensa em um novo relacionamento. Só que desta vez, bem mais sério.

Solteirinho...

Ainda está rendendo o su-cesso repentino de “Para a Nossa Alegria”, vídeo que bombou na Internet nas úl-timas semanas, com cerca de 15 milhões de acesso, no qual dois irmãos e a mãe cantam o louvor Ga-lhos Secos, de maneira desafinada e divertida. Em entrevista ao (O Dia) concedida mediante a di-vulgação dos contatos dos irmãos, para shows e eventos - Jefferson e Suel-len revelaram que grava-rão um CD. Fala sério...

“Para nossa alegria...”

“Tributo’’

Próximas Emoções...

Pensamento da semanaLembre-se: As folhas às vezes caem, mas nem sempre a árvore morre.

(Demitri)

Page 16: Folha do Ponto - Edição 143

GUARULHOS, DE 12 A 18 DE ABRIL DE 201216 A folha do passageiro