folha de respostas - assisprofessor.com.br... 13 coleta de impressão digital, detectores de metais...

8

Upload: nguyendang

Post on 27-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

UnB/CESPE – SEJUS / ES Caderno A

Cargo 1: Agente Penitenciário – 1 –

• De acordo com o comando a que cada um dos itens de 1 a 120 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campodesignado com o código C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o código E, caso julgue o item ERRADO.A ausência de marcação ou a marcação de ambos os campos não serão apenadas, ou seja, não receberão pontuação negativa. Paraas devidas marcações, use a folha de respostas, único documento válido para a correção das suas provas.

• Nos itens que avaliam Noções de Informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que todos osprogramas mencionados estão em configuração-padrão, em português, que o mouse está configurado para pessoas destras e queexpressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse. Considere também quenão há restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios e equipamentosmencionados.

CONHECIMENTOS BÁSICOS

Foi inaugurada no país, pelo Ministério da Justiça,1

a primeira penitenciária federal de segurança máxima. Com12,6 mil metros quadrados de área construída e capacidadepara alojar, em celas individuais, 208 presos, a nova4

penitenciária, que fica na cidade de Catanduvas, no Paraná,tem o objetivo, segundo o Ministério, de abrigar bandidosde alta periculosidade que comprometam a segurança dos7

presídios, ou que estejam em Regime DisciplinarDiferenciado (RDD).

A penitenciária, segundo nota do Ministério da10

Justiça, possui infra-estrutura e equipamentos de segurançade última geração, entre os quais: aparelhos de raios X e decoleta de impressão digital, detectores de metais e13

espectrômetros — aparelhos que identificam vestígios dedrogas, armas e explosivos.

Internet: <www.circuitocidadao.com.br> (com adaptações).

Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.

1 Infere-se das informações do texto que a nova penitenciáriatem 208 celas individuais.

2 A notícia do texto baseia-se em informações do Ministérioda Justiça.

3 A forma verbal “tem” (R.6) está no singular para concordarcom a expressão “cidade de Catanduvas” (R.5).

4 Na linha 12, o emprego do sinal de dois-pontos justifica-sepor introduzir uma enumeração de itens.

Os itens a seguir contêm trechos de um texto. Julgue esses trechoscom relação à correção gramatical.

5 O novo presídio será monitorado 24 horas por dia por cercade 200 câmeras de vídeo.

6 As imagens, em tempo real, será enviada para três centraisde monitoramento: para o próprio prédio, para a delegacia daPolícia Federal de Cascavel e para a Central de InteligênciaPenitenciária do Departamento Penitenciário Nacional, emBrasília.

7 As guardas internas e externas estarão a cargo de duzentose cinqüenta agentes penitenciários federais, que se revesarão.

8 A comunicação entre os agentes e os presos só serãopermitidas em caso de extrema necessidade, e as conversasserão gravadas por microfones de lapela.

Trechos adaptados de Internet: <www.circuitocidadao.com.br>.

Cada um dos itens seguintes apresenta um fragmento decorrespondência oficial, seguido de uma proposta de classificação(entre parênteses) desse fragmento quanto ao tipo decorrespondência a que pertence. Julgue-os quanto à classificaçãoproposta.

9 Aos sete dias do mês de janeiro de dois mil e sete, àsquinze horas, no salão de reuniões da Superintendência daPolícia Federal em Vitória, foi aberta a primeira reuniãoanual do Conselho de Justiça. (ata)

10 Declaro, para os devidos fins, que o preso de número 2.150,José Herculino de Moraes, tem permissão para participar dasatividades culturais e socioeducativas oferecidas peloDepartamento Sociocultural do Presídio. (relatório)

O bife deles rende mais

Em 2004, o Brasil se tornou o maior exportador de carnebovina. Mas a liderança só vale em toneladas. Quem mais ganhadinheiro nesse mercado é a Austrália, que cria bois da raça angus.Sua carne é mais saborosa e valorizada que a dos neloresbrasileiros. O quadro a seguir mostra a comparação entre Brasile Austrália no item exportação de carne bovina em 2005.

Brasil Austrália

volume 1,8 milhão de toneladas 1,4 milhão de toneladas

receita 3,1 bilhões de dólares 3,8 bilhões de dólares

Veja, 13/set./2006, p. 34 (com adaptações).

Com relação essas informações, julgue os itens que se seguem.

11 Em 2005, o volume de exportação de carne bovina daAustrália corresponde a mais de 80% do volume de carnebovina exportado pelo Brasil.

12 Infere-se das informações apresentadas que, em 2005, adiferença entre o preço de um quilo da carne bovinaexportada pela Austrália e o de um quilo da carne bovinaexportada pelo Brasil é superior a 90 centavos de dólar.

13 Em 2005, com a exportação de carne bovina, a Austráliafaturou 700 milhões de dólares a mais que o Brasil.

RASCUNHO

UnB/CESPE – SEJUS / ES Caderno A

Cargo 1: Agente Penitenciário – 2 –

Os chineses estão mais ricos — e mais gordos

Nos últimos vinte anos, com o desenvolvimentoeconômico acelerado, o número de chineses com quilos extrasaumentou exponencialmente. O contingente de chineses gordosjá equivale à população total dos Estados Unidos da América(EUA). Apesar disso, a proporção de obesos e de pessoas comsobrepeso na população do país é pequena, se comparada à norte-americana e à brasileira, como pode ser visto no quadro abaixo.

população com

sobrepesoobesos

China 23% 7%

EUA 33% 30%

Brasil 40% 11%

Idem, p. 41 (com adaptações).

Tendo as informações apresentadas acima como referênciainicial, julgue os itens a seguir.

14 Infere-se dessas informações que, no Brasil, há mais pessoascom sobrepeso e obesas que na China.

15 Considerando que toda pessoa obesa é uma pessoa comsobrepeso, é correto afirmar que, nos EUA, mais de 90% daspessoas com sobrepeso são obesas.

Uma unidade prisional ocupa um terreno retangular quemede 280 m × 120 m. Nessa unidade, o pavilhão, local onde osdetentos são recolhidos em suas celas, é um retângulo em que umdos lados mede 60 m. A área de lazer tem a forma de um trapéziocujo lado maior mede 80 m e o menor, 60 m. Nessa área de lazer,há uma biblioteca, uma área para banho de Sol e ginástica emaparelhos e uma quadra para futebol de salão. Há, ainda, naunidade, um refeitório, que é um retângulo de 1.400 m2 de área,e o prédio da administração, que ocupa uma área quadrada de900 m2.

Com relação à unidade prisional descrita acima, julgue os itenssubseqüentes.

16 A área que o refeitório ocupa na unidade prisional

corresponde a da área do terreno ocupado pela unidade

prisional.

17 O comprimento da diagonal do terreno ocupado pelo prédioda administração é superior a 43 m.

18 Se a área do terreno ocupado pela área de lazer for igual a

da área do terreno ocupado pelo refeitório, então a altura dotrapézio que dá a forma da área de lazer será igual a 30 m.

19 Se o pavilhão ocupa da área do terreno da unidade

prisional, então a medida de sua diagonal é superior a 95 m.

20 Considere que o trapézio que dá a forma à área de lazertenha sido formado pela justaposição, lado a lado, de umtriângulo retângulo, seguido de um retângulo, que, por suavez, é seguido por outro triângulo retângulo, com as mesmasdimensões do primeiro. Considere, ainda, que essestriângulos sejam congruentes, de áreas iguais a 100 m2, e queo retângulo da parte central seja o espaço ocupado pelaquadra de futebol de salão referida acima. Nesse caso, operímetro desse trapézio é superior a 190 m.

RASCUNHO

UnB/CESPE – SEJUS / ES Caderno A

Cargo 1: Agente Penitenciário – 3 –

Com relação ao sistema operacional Windows XP, julgue os itens que se seguem.

21 O termo hardware é usado para designar o conjunto de programas instalados no computador que permite a execução de

diversas tarefas.

22 O sistema operacional é um hardware que gerencia as funções do computador.

23 O termo backup é usado para descrever uma cópia de segurança. Caso dados originais sejam apagados ou substituídos por engano

ou se tornem inacessíveis devido a falhas, é possível usar a cópia para restaurá-los.

24 O cuidado mais importante a ser tomado para se evitar ataques por vírus de computador é instalar aplicativos como o Word e o

Excel atualizados.

Considerando o texto acima, que está em edição no Word 2000, julgue os itens a seguir.

25 Para se justificar o texto, é suficiente selecioná-lo e clicar a ferramenta .

26 Para salvar o documento, é necessário utilizar o menu .

Considerando o Excel 2000, julgue os itens subseqüentes.

27 Há, no Excel 2000, opção que permite a criação de gráficos a partir dos dados numéricos de uma planilha.

28 A função AutoSoma permite a realização do cálculo da soma de valores numéricos selecionados.

Considerando que um usuário utilizou o Internet Explorer 6 para acessar o sítio da Secretaria de Justiça do Estado do Espírito Santo,

julgue os itens seguintes.

29 Utilizando-se os recursos do Internet Explorer 6, é possível definir como favorito o sítio da Secretaria de Justiça do Estado do

Espírito Santo.

30 Para se acessar a Internet, é necessária a instalação da impressora LaserJet com a opção Modem ADSL habilitada.

UnB/CESPE – SEJUS / ES Caderno A

Cargo 1: Agente Penitenciário – 4 –

O número de pessoas assassinadas no Brasil aumentoude 32,6 mil, em 1994, para 48,3 mil, em 2004; o de jovens de 15a 24 anos assassinados no período, cresceu 64%; o número depessoas mortas por acidentes de trânsito aumentou mais de 20%.Esses dados estão expostos na pesquisa Mapa da Violência dosMunicípios Brasileiros e são acompanhados de uma constatação:a violência está se espalhando dos grandes centros urbanos parao interior do país.

O Mapa revela que 10% dos municípios (556)concentram 71,8% de todos os assassinatos ocorridos no país em2004. Dos 10 municípios mais violentos, seis ficam na regiãoCentro-Oeste. Em vários estados, como no Rio de Janeiro,no Espírito Santo e em Pernambuco, os homicídios representammais da metade do total das mortes de jovens. O aumento dosassassinatos de jovens tem contribuído para elevar as taxas deviolência do país. A maioria das vítimas é negra e do sexomasculino. Foz do Iguaçu é a cidade com maior número deassassinato de jovens; Serra, no Espírito Santo, aparece emsegundo lugar.

Jornal do Brasil, 28/2/2007, p. A2-3 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando adimensão do tema por ele focalizado, julgue os itens seguintes.

31 Nos dias atuais, violência e insegurança incorporaram-seao cotidiano da sociedade brasileira.

32 O texto não deixa dúvida de que, na atualidade, a violênciarestringe-se quase que exclusivamente aos grandes centrosurbanos brasileiros.

33 O denominado crime organizado, muitas vezes comramificações internacionais, responde por parcelaconsiderável dos atuais índices de violência apresentadosno Brasil.

34 O contrabando de armas e o tráfico de drogas ilegais sãoduas manifestações conhecidas de atividades criminosas queampliam o cenário de insegurança.

35 O texto assegura ser o Brasil, hoje, o país mais violento domundo ocidental.

36 Segundo o texto, entre as dez cidades mais violentas do país,a maioria está situada no eixo Rio-São Paulo.

37 Nos três estados citados no texto, os acidentes de trânsito sãoresponsáveis pela maioria das mortes de jovens.

38 O Centro-Oeste é área de extensa fronteira com o Paraguaie a Bolívia, onde se multiplicam as rotas de contrabando dearmas e drogas.

39 A ausência do poder público, expressa na ineficiência depoliciamento, na falta de escolas e de hospitais de qualidade,tende a aumentar os níveis de violência em determinadaregião.

40 No texto, chama a atenção a inexistência de representantecapixaba na relação das cidades com elevados níveis demortes violentas.

Os primeiros colonizadores portugueses chegaram ao

litoral do atual estado do Espírito Santo em 1635. O início do

povoamento ocorreu em Vila Velha. Vitória foi fundada a

seguir, após combates entre portugueses e indígenas da região.

A presença de religiosos europeus, como jesuítas e franciscanos,

foi marcante na colonização desse território.

O povoamento do Espírito Santo ocorreu de forma

gradual, no litoral sul. Por mais de três séculos, a cana-de-açúcar

comandou a economia local, substituída pelo café em meados do

século XIX, com o Brasil já independente. A atração exercida

pelo café, especialmente junto a fluminenses e mineiros,

possibilitou a ocupação do interior, do sul para o norte.

A partir dessas informações e considerando também aspectos

marcantes da história do Espírito Santo, julgue os itens que se

seguem.

41 O Espírito Santo começou a ser colonizado a partir do

momento em que o ouro das Minas Gerais entrou em

declínio.

42 O Espírito Santo foi uma das capitanias hereditárias em que

o território brasileiro foi dividido, no início da colonização

portuguesa.

43 Ao contrário do ocorrido em outras regiões do Brasil

colônia, no Espírito Santo, os portugueses não precisaram

entrar em conflito com os índios.

44 Anchieta, padre jesuíta, destacou-se na história colonial do

Espírito Santo.

45 Diferentemente de outras áreas do Brasil colonial, no

Espírito Santo, não há monumento histórico de cunho

religioso, como igrejas e conventos.

46 A atividade açucareira foi a base da economia colonial do

Espírito Santo.

47 Após a independência do Brasil, o café assumiu posição de

relevo na economia capixaba.

48 A colonização do Espírito Santo foi direcionada do interior

para o litoral.

49 A atividade cafeeira atraiu imigrantes para o Espírito Santo.

50 Ao contrário do que ocorreu em outros estados brasileiros,

a rígida legislação local impediu que o Espírito Santo

recebesse imigrantes europeus.

UnB/CESPE – SEJUS / ES Caderno A

Cargo 1: Agente Penitenciário – 5 –

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Acerca do direito constitucional, julgue os itens a seguir.

51 A Constituição Federal (CF) considera brasileiros natosapenas aqueles nascidos no Brasil.

52 No Brasil, o voto é facultativo para os cidadãos maiores de70 anos de idade.

53 A CF veda expressamente a proteção legal a uniões estáveisentre cidadãos do mesmo sexo.

54 Seria inconstitucional uma lei que restringisse a gratuidadedo ensino público às pessoas com renda familiar inferior adois salários-mínimos.

55 Por força constitucional, o ensino religioso nas escolaspúblicas é obrigatório e deve limitar-se ao ensino dasreligiões cristãs, pois o cristianismo é a religião oficial doBrasil.

56 Por força constitucional, havendo divergência entre aposição do pai e a da mãe acerca de questões relativas àeducação dos filhos, deve prevalecer a orientação paterna.

Acerca do que dispõe a CF a respeito de crimes e tratamento dospresos, julgue os itens seguintes.

57 Por força constitucional, são inafiançáveis os crimes deracismo e de tortura.

58 Enquanto dura a pena de reclusão, ficam suspensos osdireitos constitucionais do preso.

59 Respondem pelo crime de tortura tanto as pessoas que apraticam quanto as que, podendo evitá-la, se omitem.

60 O Estado brasileiro deve assegurar às presidiárias ascondições necessárias para que possam permanecer com osseus filhos durante o período de amamentação.

61 Para serem resguardados os agentes policiais e os delegadosde polícia contra eventuais retaliações por parte das pessoasque eles prendem, os presos não têm direito à identificaçãodos responsáveis pela sua prisão.

Acerca do Estado brasileiro e do estado do Espírito Santo, julgueos itens subseqüentes.

62 O Espírito Santo é um órgão da União e, por isso, ésubordinado à Presidência da República.

63 As secretarias de estado do Espírito Santo são órgãos daadministração direta estadual.

64 O Poder Executivo do Espírito Santo é chefiado pelogovernador desse estado.

65 O Brasil adota o sistema presidencialista de governo, noqual a chefia do Estado e a chefia do governo federal sãoexercidos pela mesma pessoa.

66 O governador e os deputados estaduais do Espírito Santo sãoagentes públicos.

Considerando que Rodrigo será nomeado amanhã para cargopúblico na administração direta do Espírito Santo, julgue os itensque se seguem.

67 Uma vez nomeado, Rodrigo terá o prazo de uma semanapara tomar posse.

68 Rodrigo deverá entrar em exercício na data em que tomarposse.

69 Para tornar-se um servidor estável, Rodrigo terá de seraprovado no estágio probatório.

Julgue o item a seguir, considerando que um agente penitenciárioestável do Espírito Santo tenha sido demitido em razão de ter sidocondenado, em processo administrativo disciplinar, pela práticade corrupção.

70 A referida demissão é nula porque servidores públicosestáveis não estão sujeitos a penalidade de demissão.

No que tange às normas que regem a execução penal, julgue ositens abaixo.

71 O regime disciplinar diferenciado aplicado aos presos queapresentam alto risco para a ordem e a segurança doestabelecimento prisional ou da sociedade alcança aquelesjá condenados por sentença penal irrecorrível, não seestendendo aos presos provisórios.

72 Suponha que, em determinado pavilhão de um presídio,tenha início uma rebelião, não se determinando ao certoquem começou o movimento. Nessa situação, pode o diretorda unidade prisional, após a autorização judiciáriacompetente, impor sanção coletiva, de modo a punir todo ogrupo de presos do pavilhão.

73 Para os presos em regime fechado, o trabalho externo éadmissível somente em serviços ou obras públicas realizadospor órgãos da administração pública, não podendo haver,todavia, vínculo empregatício entre o condenado e aadministração ou a empresa privada que realiza tais obras.

74 Constitui dever do condenado, entre outros, a indenizaçãoao Estado, quando possível, das despesas realizadas com asua manutenção, mediante desconto proporcional daremuneração do trabalho.

Acerca das penas privativas de liberdade, julgue os itens a seguir.

75 O regime inicial da execução da pena privativa de liberdadeé estabelecido na sentença de condenação, observadas anatureza e a quantidade da pena, bem como a reincidência eas circunstâncias judiciais da fixação da pena-base.

76 Para o ingresso do condenado no regime aberto, bastam acomprovação de aptidão física para o trabalho e a de ofertaidônea de emprego ou a de condições para o trabalhoautônomo.

Acerca do regime disciplinar aplicável no cumprimento da penaprivativa de liberdade, julgue os itens que se seguem.

77 Considere que Joaquim, em cumprimento a pena privativade liberdade, estimulou os demais presos de seu pavilhãoà prática de greve de fome e de recusa ao trabalho,reivindicando melhores condições de alojamento eoportunidades de recreação. O movimento durou cinco dias,gerando desordem e indisciplina entre os presos. Nessasituação, independentemente da sanção aplicada aos demaispresos, a conduta de Joaquim o sujeitará a sanção disciplinarem razão do cometimento de falta grave.

UnB/CESPE – SEJUS / ES Caderno A

Cargo 1: Agente Penitenciário – 6 –

78 No âmbito da execução penal, no que se refere a faltasdisciplinares e respectivas sanções, deve ser observadoo princípio da reserva legal, segundo o qual somentepode ser considerada infração aquela que estiveranteriormente prevista em lei ou regulamento, bem comosomente pode ser aplicada a sanção anteriormentecominada para o fato.

79 O regime disciplinar diferenciado, regime decumprimento de pena em acréscimo aos regimes fechado,semi-aberto e aberto, caracteriza-se por maior grau deisolamento do preso e por restrições ao contato com omundo exterior.

80 Considera-se falta disciplinar grave a fuga praticada comviolência ou danos patrimoniais. Classificam-se comofalta média a fuga e a tentativa de evasão em que, paradeixar a prisão, o preso não pratica violência nem causadanos ao patrimônio.

No que concerne aos estabelecimentos penais, aos direitos eaos deveres do preso, julgue os próximos itens.

81 É assegurado ao preso, em regime fechado ou semi-aberto, o desconto do tempo da pena privativa deliberdade pelo trabalho, na proporção de três diastrabalhados por um dia de pena, sendo tal benefíciochamado remição.

82 Denomina-se colônia penal agrícola, industrial ousimilar, o estabelecimento destinado ao cumprimento,pelos presos, de pena em regime fechado, devendo alotação do presídio ser compatível com a sua estrutura efinalidade.

83 Um dos principais deveres do preso é a obrigação detrabalhar, não se cuidando, porém, de trabalho forçado,o que é constitucionalmente vedado, mas de trabalhoobrigatório, cuja recusa constitui falta grave.

Julgue os itens a seguir, relativos a direito penal.

84 Considere que um médico legista, durante uma autópsia,venha a ferir uma pessoa viva, acreditando tratar-se deum cadáver. Nesse caso, provando-se que o médico, nascondições em que se viu envolvido, não agiu dolosa ouculposamente, ele será considerado isento de pena, poissupôs situação de fato que, se existisse, tornaria sua açãolegítima.

85 A menoridade penal constitui causa de exclusão daimputabilidade, ficando, todavia, sujeitos às normasestabelecidas na legislação especial, os menores de18 anos de idade, no caso de praticarem um ilícito penal.

86 Considere que uma empregada doméstica perceba queum conhecido ladrão está rondando a casa em que elatrabalha e que, para se vingar do patrão, ela deixe,deliberadamente, a porta da residência aberta, facilitandoa entrada do meliante e a prática do furto. Nesse caso,não haverá concurso de pessoas, e a empregadadoméstica não responderá pelo furto, pois o ladrãodesconhecia a sua colaboração.

87 Suponha que Joaquim, mentalmente são, praticou, emestado de inconsciência, um homicídio, advindo daingestão excessiva, porém voluntária, de bebidaalcoólica. Nessa situação, Joaquim deverá responder pelohomicídio e poderá ter a pena reduzida de um a doisterços.

Acerca da parte especial do Código Penal e das leis penaisextravagantes, julgue os itens que se seguem.

88 Considere que um delegado de polícia tenha efetuado a prisãode um suspeito com a finalidade de verificar o possívelenvolvimento deste na prática delituosa. A prisão não ocorreuem virtude de flagrante delito, inexistindo, também, ordemescrita da autoridade judiciária competente. Nesse caso, odelegado de polícia deverá responder por crime de abuso deautoridade, pois efetuou prisão que não se inclui nos casospermitidos pela lei.

89 A corrupção ativa é um crime próprio, pois só é assimconsiderada quando praticada por funcionário público emdetrimento da administração pública, e implica receber ousolicitar vantagem indevida para o cumprimento de umaobrigação funcional.

90 A lei que define a tortura comina pena mais grave na hipótese dea conduta resultar em morte. Assim, se, durante a tortura, oagente resolver matar a vítima, por exemplo, a tiros de revólver,deverá ser aplicada a lei especial.

91 O furto de uso, em que o agente subtrai o objeto para fim de usomomentâneo e o restitui, logo em seguida, ao proprietário, é fatoatípico diante do Código Penal vigente, pois a conduta do agentenão tinha a finalidade de assenhoreamento definitivo da coisa.

92 Os crimes hediondos são insuscetíveis de anistia, graça, indulto,fiança, liberdade provisória e livramento condicional, devendoa pena ser cumprida integralmente em regime fechado.

93 Considere que determinado indivíduo, ao ser abordado porpoliciais em via pública, trazia consigo pequena quantidade demaconha, para consumo pessoal. Nessa situação, após o devidoprocesso legal, o indivíduo poderá ser submetido às penas deadvertência acerca dos efeitos das drogas, a prestação deserviços à comunidade ou a medida educativa decomparecimento a programa ou curso educativo.

94 Suponha que um preso, durante a execução da pena emestabelecimento prisional, seja flagrado comercializandosubstância entorpecente com os demais internos da unidade.Nessa situação, aquele que comercializou a droga deveráresponder pelo crime de tráfico de substância entorpecente, coma pena aumentada de um sexto a dois terços em razão do localonde foi cometida a infração.

Acerca do inquérito policial e da ação penal e suas espécies, julgueos itens a seguir.

95 Tanto na ação penal pública quanto na ação penal privada,poderá o Ministério Público ou o querelante ingressardiretamente com a ação, sendo dispensável o inquérito policial,desde que o titular da ação penal tenha em mãos os elementosimprescindíveis ao oferecimento de denúncia ou queixa.

96 O ofendido perderá o direito de queixa ou de representação senão o exercer no prazo máximo de três meses decorridos da datado conhecimento do fato e de sua autoria.

97 Diante de requerimento da vítima ou de seu representante legalà autoridade policial noticiando fato infringente da norma, diz-seque há notitia criminis de cognição imediata.

98 De regra, a ação penal é pública e, excepcionalmente, seráprivada, mas, para tanto, é preciso que a própria lei assim odeclare.

99 Se a autoridade policial, por meio de notícia havida de terceiros,tomar conhecimento de um crime de ação penal privada, poderá,por iniciativa própria, dar início às investigações preliminarespor intermédio do inquérito policial.

UnB/CESPE – SEJUS / ES Caderno A

Cargo 1: Agente Penitenciário – 7 –

Acerca do que preceituam as leis processuais quanto a prova,jurisdição, competência e prisão em flagrante, julgue ospróximos itens.

100 Considere que um indivíduo tenha sido flagrado nomomento em que desfechava vários golpes de machadona vítima e tenha sido conduzido à presença daautoridade policial competente, que, de pronto, procedeuà sua autuação em flagrante delito. Nesse caso, qualifica-se o flagrante de próprio ou real.

101 Nas condutas referentes ao tráfico ilícito de substânciaentorpecente em que o agente tem em depósito ou guardaconsigo entorpecente para comercialização, é possível aautuação do agente em flagrante e a qualquer tempo,pois, nessa hipótese, a consumação do delito prolonga-seno tempo, dependendo da vontade do agente.

102 Considere que um preso custodiado em estabelecimentoprisional pratique determinado crime, tendo, comotestemunhas, unicamente os servidores penitenciários quese encontravam próximos ao local. Nessa situação, osservidores não poderão ser apresentados comotestemunhas da acusação, pois os seus depoimentos nãorecebem valor probatório em razão de suspeição.

103 Compete ao Supremo Tribunal Federal o julgamento dospróprios ministros nas infrações penais comuns, uma vezque se trata de hipótese de competência origináriadecorrente de prerrogativa de função.

104 A jurisdição, como função estatal destinada a dirimirconflitos, é única em todo o país, o que equivale a dizerque todos os juízes devidamente investidos no cargocontam com jurisdição, mas só podem dirimir osconflitos nos limites da sua competência.

105 O interrogatório é o meio de prova pelo qual o juizprocede à oitiva do acusado e das testemunhas a respeitodos fatos sob apuração.

106 O tribunal do júri, cuja competência é fixada em razão damatéria, julga os crimes dolosos contra a vida e tambémaqueles contra o patrimônio.

Acerca das regras mínimas para o tratamento de pessoaspresas, julgue os itens que se seguem.

107 Permite-se, conforme a gravidade da falta disciplinarpraticada pelo preso, o seu isolamento em cela escura,desde que o alojamento disponha de instalação sanitária,água, aeração e cama.

108 O direito de representação e petição permite ao presoqueixar-se de eventuais abusos da administração noprocedimento executório, podendo, sem censura, dirigir-se à autoridade judiciária ou a outras competentes.

109 Prevêem as regras mínimas da Organização das NaçõesUnidas (ONU) que todos os presos devem sersubmetidos a obrigação de trabalho. Assim, desde queobservadas as aptidões e a capacidade do condenado, éobrigatório o trabalho, tanto para o preso provisórioquanto para o condenado em caráter definitivo.

110 No estabelecimento prisional para mulheres, somente sepermite o trabalho de pessoal do sexo feminino, salvoquando se tratar de pessoal técnico especializado.

Acerca dos princípios preceituados na Declaração Universal dosDireitos Humanos e na previsão constitucional correlata, julgue osseguintes itens.

111 Na Declaração Universal dos Direitos da Pessoa Humana,publicada pela ONU, dispõe-se que as punições não podem serconstituídas por tratamento ou castigo cruel, desumano oudegradante.

112 A consagração do princípio da presunção de inocênciaestabelece que ninguém deve ser considerado culpado até otrânsito em julgado de sentença penal condenatória. Assim, oacusado em processo criminal, desde que primário e com bonsantecedentes, não poderá ser submetido a qualquer tipo deprisão cautelar antes de sentença condenatória definitiva.

113 A CF, ao proclamar o respeito à integridade física e moral dospresos, consagra conservação de todos os direitos fundamentaisreconhecidos à pessoa livre, com exceção, obviamente, dosincompatíveis com a condição peculiar de preso.

De acordo com os dispositivos constitucionais referentes aos direitoshumanos e às regras mínimas estabelecidas pela ONU acerca dotratamento dos presos, assinale os próximos itens.

114 Considere que o diretor de determinado estabelecimentoprisional, ao assumir o cargo, expediu regulamento de naturezainterna, proibindo os cultos religiosos e a posse de livros deinstrução religiosa. Em relação à proibição imposta, é corretoafirmar que ela não atenta contra nenhuma regra ou preceitoconstitucional, considerando-se o caráter laico do Estadobrasileiro.

115 Nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo aobrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento debens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contraeles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferidoem virtude da herança.

116 A CF prevê a pena de prisão perpétua para os casos dereincidência na prática de crimes hediondos e de caráter militar.

117 O preso tem direito à visita do cônjuge ou companheira, estandoo contato íntimo entre os direitos não atingidos pela sentença oupela lei, sendo, porém limitado, já que pode ser suspenso ourestringido mediante ato motivado do diretor do estabelecimentoprisional.

118 Aplicam-se os princípios da legalidade e da anterioridade àssanções disciplinares, devendo todo o sistema penitenciáriodispor de adequado catálogo de medidas que tendam a mantera ordem e a disciplina no âmbito penitenciário.

119 Não se aplica aos presos inseridos no regime disciplinardiferenciado o sistema de recompensas e de privilégios, que têmem vista o bom comportamento reconhecido em favor docondenado.

120 O direito à propriedade material ou imaterial é restringidoabsolutamente ao preso, visto que ele não poderá, mesmo quetemporariamente, exercer alguns direitos relativos aproprietários.