folha de portugal - edição 607

24
Centro de Ajuda , defina hoje o que quer viver amanhã! EDIÇÃO Nº 607 Ano 12 9 a 15 agosto 2015 Edição Nacional e Ilhas Jornal de distribuição gratuita 67.000 exemplares folhadeportugal.pt Siga-nos no facebook! Diretor: João Filipe atulidade... PáG. 5 atualidade... PáG. 8 Abandono e solidão dos idosos tornou-se uma preocupação para a GNR de Bragança. Proibir testes em animais para produtos de higiene doméstica é o objetivo da campanha. Abandono de idosos Testes em animais TEMA CAPA... PáGS. 6/7 23.969 seguranças privados não têm qualquer ligação a empresas, mas estão na posse de cartões profissionais dentro do período de validade. O alerta é do Relatório Anual de Segurança Privada de 2014. Segundo a OMS, a falta de acesso a alimentos com alto valor nutritivo é uma das causas mais comuns de desnutrição. Quando tudo faria prever a reeleição de Luís Duque, surge um novo nome, Pedro Proença, com apoios do Sporting e Porto. desporto... PáG. 11 Obesidade vs. desnutrição Liga de Clubes reportagem... PáG. 10 PUB Alberto Rivera , um religioso devoto, viu toda a corrupção que havia ao seu redor e apenas encontrou a Verdade quando entregou a sua vida a Jesus. Acompanhe na página 10i do nosso jornal SEGURANÇA PRIVADA portuguesa está sob suspeita PUB

Upload: centro-de-ajuda

Post on 23-Jul-2016

227 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

23.969 seguranças privados não têm qualquer ligação a empresas, mas estão na posse de cartões profissionais dentro do período de validade. O alerta é do Relatório Anual de Segurança Privada de 2014.

TRANSCRIPT

Page 1: Folha de Portugal - Edição 607

Centro de Ajuda, defina hoje o que quer viver amanhã!EDIÇÃO Nº 607 ❚ Ano 12 ❚ 9 a 15 agosto 2015 ❚ Edição Nacional e Ilhas ❚ Jornal de distribuição gratuita ❚ 67.000 exemplares

f o l h a d e p o r t u g a l . p t

Siga-nos no facebook!

Diretor: João Filipe

atulidade... pág. 5 atualidade... pág. 8

■ Abandono e solidão dos idosos tornou-se uma preocupação para a GNR de Bragança.

■ Proibir testes em animais para produtos de higiene doméstica é o objetivo da campanha.

Abandono de idosos

Testes em animais

TEMA CAPA... págs. 6/7

■23.969 seguranças privados não têm qualquer ligação a empresas, mas estão na posse de cartões profissionais dentro do período de validade. O alerta é do Relatório Anual de Segurança Privada de 2014.

■ Segundo a OMS, a falta de acesso a alimentos com alto valor nutritivo é uma das causas mais comuns de desnutrição.

■ Quando tudo faria prever a reeleição de Luís Duque, surge um novo nome, Pedro Proença, com apoios do Sporting e Porto.

desporto... pág. 11

Obesidade vs. desnutrição

Liga de Clubes

reportagem... pág. 10

PUB

Alberto Rivera , um religioso devoto, viu toda a corrupção que havia ao seu redor e apenas encontrou a Verdade quando entregou a sua vida a Jesus. Acompanhe na página 10i do nosso jornal

SEGURANÇA PRIVADAportuguesa está sob suspeita

PUB

Page 2: Folha de Portugal - Edição 607

DOMINGO  9 agosto 2015

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

May in the SummerRealização: Cherien DabisGénero: Drama Classificação: M12

Inebriada pelo sucesso do seu primeiro livro, e planeando casar com o seu estável noivo Ziad, May Brennan parece ter tudo a seu favor. Pelo menos é aquilo que quer que os outros pensem. Mas o regresso a Amã e o reencontro com a família pode alterar tudo.

Mission: Impossible - Rogue NationRealização: Christopher McQuarrieGénero: Ação/Aventura Classificação: M12

Com a IMF desmantelada e Ethan Hunt excluído, a equipa enfrenta uma rede de agentes especiais extremamente qualificados: o Sin-dicato. Estes operacionais estão determinados em criar uma nova ordem mundial através de uma série de ataques terroristas.

A Date with Miss FortuneRealização: John L’EcuyerGénero: Romance Classificação: M12

Quando Jack conhece Maria, uma bela portuguesa, não imagina o quanto a sua vida e sorte estão prestes a mudar. Jack dá por si numa desesperada e hilariante tentativa de conquistar a família portugue-sa de Maria. Um filme com Nelly Furtado e Joaquim de Almeida.

da Semana

em foco « 2

O Centro de Ajuda (CdA) tem uma missão muito importante na sociedade portuguesa, prestando um verdadeiro serviço público, uma vez que, leva uma proposta de mudança de vida aos que estão a sofrer.

Durante os seus anos de existência, milhões de pessoas têm dado a cara para testificar o uso da Fé-Inteligente, pessoas que entraram no CdA com problemas que pareciam não ter solução e conseguiram dar a volta.

Mas além do apoio a nível espiritual, existe um apoio social que todas as semanas é levado às pessoas que vivem nas ruas.

A semana passada tive a oportunidade de participar neste trabalho efetuado pelo CdA, levando uma refeição simples aos mais carenciados.

Este trabalho marcou-me realmente bastante, por várias razões... Primeiro o facto de existirem pessoas sem um teto para dormir, nem uma refeição, independentemente das faixas etárias e das nacionalidades que eram várias.

O que mais chamou a minha atenção foi o facto das necessidades que as pessoas passam e não me refiro apenas aos alimentos, mas acima de tudo estas pessoas demonstram um défice de atenção. Queriam muito mais que um alimento, estavam sedentas de uma palavra amiga.

A zona onde estivemos é muito frequentada e conhecida na noite lisboeta, como é costume dizer-se uma zona muito “in”, mas as pessoas pareciam ignorar aqueles que vivem na rua.

Esta situação deixou-me espantado, mas depois lembrei--me de que não estamos em dezembro, logo “não temos” a obrigação de ajudar os mais sofridos. Esta é uma das razões pelas quais o CdA presta solidariedade todo o ano, pois os necessitados existem o ano todo.

“É por isso que os malvados nos perseguem, porque somos do BEM e fazemos o BEM ao próximo como ninguém!” Bjf

EDitoRiALJoão Filipe Diretor

Ser solidário, um dever ou uma obrigação?

Tenha uma boa leitura!

OBJETIVA

ChEiAs EM MyAnMAR: Um homem tenta transportar uma criança num recipiente de plástico no meio de uma rua inundada devido às cheias em Myanmar.

NYUNT WIN/ epa

Diretor: João Filipe [email protected]: IurdRedação: Carla Vaz e Joana MarquesCopydesk: Carla VazAssistente de Redação: Cláudia PereiraPaginação: Eliane Rosa , Paulo Cabral e Tiago Lopes Correio do Leitor / [email protected]

A FoLhA DE PoRtUGAL nÃo sE REsPonsABiLiZA nEM PELAs inFoRMAÇÕEs ContiDAs nAs CARtAs Dos LEitoREs,

Pois ELAs nÃo EMitEM nECEssARiAMEntE A oPiniÃo Do JoRnAL, nEM PELA AUtEntiCiDADE Dos AnÚnCios PUBLiCADos

FoLhA DE PoRtUGAL título registado no ERC com o nº 125046 Propriedade: IURD Sede administrativa: Praceta Professor Francisco Gentil, nº 3 - Póvoa de Santo Adrião - Lisboa NIPC: 592001679 Periodicidade: Semanal impressão: Rafik Comunicação e Imagem Unipessoal, Lda. - Sítio da Bemposta, nº 1, 1A e1B, Longo da Vila - Mafra tiragem: 67.000 exemplares Depósito Legal: 322699/11 Distribuição: Gratuita Circulação: Portugal Continental e Ilhas

FoLhA DE PoRtUGAL Av. Marechal Gomes da Costa n.º 21- D1800-255 Marvila - LisboaTel: 219 016 650

Todas as fotografias e imagens que não estão devidamente identificadas, reservam-se os direitos de autor.Todas as fotografias respeitantes aos Centros de Ajuda são da responsabilidade dos mesmos.

“Olá De NOvO” Dança, fotografia e música na estação■De 14 de agosto a 11 de setembro, quem passar pela Estação Ferroviária do Cais do Sodré pode visitar, no mesmo espaço, vários museus da capital portuguesa, através de fotografias sobre Arqueologia, História, História da Arte, Belas Artes e Ciências, que integram a exposição itinerante “Passeios com Arte e Ciência”.

Até 30 de Setembro, entre as 19h00 e as 22h00, o Largo da Estação Ferroviária do Rossio vibra ao ritmo da World Music (2ª e 3ª), da Latin Folk Music (4ª e 5ª), da música cubana (6ª e sábados) e da Bossa Nova & Fado (aos domingos), com a iniciativa “Música no Largo”.

PUB

SugeStõeS cultuRAIScultuRAIS

Page 3: Folha de Portugal - Edição 607

9/8/1999 O presidente da Rússia, Boris Ieltsin, nomeia para primeiro--ministro, Vladimir Putin, chefe dos serviços secretos.

10/8/2006

Francis Obikwelu sagra--se campeão europeu dos 200 metros, em Gotemburgo.

12/8/1984O atleta português Carlos Lopes, 37 anos, conquista a Medalha de Ouro na Maratona de Los Angeles.

13/8/1926

Nasce Fidel Castro, em Mayari, Cuba, que viria a ser chefe de Estado.

11/8/1991Realiza-se, em Londres, a primeira implantação de células pancreáticas, produtoras de insulina.

14/8/2007

15/8/1926É inaugurada a linha de comboios elétricos entre Lisboa e Cascais.

marcas dotempo

Momentos Históricos de...

É publicada em Diário da República, a nova lei do tabaco que limita o fumo em locais públicos fechados.

a sua carreira

■De Norte a Sul do país, várias cantinas escolares continuam abertas durante o verão para alimentar crianças nas férias. Muitas, além das refeições, também oferecem programas de ocupação de tempos livres.

■A câmara de Cascais vai construir dois lares para acolher 98 pessoas com deficiência e dar apoio domiciliário a outras 200 pessoas, num investimento de 5,8 ME. Deverão ficar concluídos no prazo de dois anos.

■A Quercus suspendeu a classificação “Qualidade de Ouro” atribuída à praia de Dona Ana, em Lagos, no Algarve. Em causa estão as obras de intervenção recentes, realizadas na praia por decisão governamental.

■Em apenas três dias, GNR registou 656 acidentes dos quais resultaram quatro mortos, um fim de semana dramático nas estradas portuguesas. Foram ainda registados 18 feridos graves e 226 feridos ligeiros.

Verso

DOMINGO  9 agosto 2015

folhadeportugal.pt 3» sete diasFrente

água

■De acordo com o boletim de armazenamento de albufeiras do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos, no último dia de julho, comparativamente ao último dia de junho, verificou-se uma descida nas 59 bacias monitorizadas.

Destas, sete apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80 por cento do volume total e três têm

disponibilidades inferiores a 40 por cento.

Os níveis mais elevados de armazenamento de água em julho deste ano ocorreram nas bacias do Barlavento (79,3%), Mira (79,1), Guadiana (75,2) Oeste (71,9), Mondego (71,7), Cávado (69,3), Tejo (67,0), Douro (62,6), Arade (61,9), Ave (57,4), Sado (49,7) e Lima (48,8)

Fonte: ExprEsso

Estamos a perder águaA quantidade de água armazenada em julho desceu em todas as bacias hidro-gráficas de Portugal continental.

Como gerir o cansaçoEstá numa fase em que já só desespera por férias? Apren-da a equilibrar os seus níveis de energia eficazmente.

■Se o seu estado de saúde é normal, o nível de cansaço que sente depende essencialmente de si! Se anda muito cansado, algo não está bem e é provável que seja o valor que atribui ao descanso.

Antes de mais, é essencial que se mentalize que descansar não é um luxo reservado a quem tem vida para isso, é um cuidado de saúde básico e essencial, uma tarefa a incluir na sua agenda, todos os dias.

1. Conheça-se a si mesmoTente ser o mais honesto possível e escreva as respostas que encontrar para as seguintes perguntas-chave:-Qual é o motivo para me sentir cansado?-Estou a exigir demasiado de mim?-Estou a descansar o suficiente para as minhas necessidades?

2. Passe à criticaPara combater a fadiga, terá de gastar menos energia ou aumentar os seus níveis energéticos. A terceira alternativa, a ideal, será adotar os dois tipos de medidas de forma complementar.

Estes são os comportamentos a adotar para o conseguir:-Defina prioridades: realize primeiro as tarefas mais urgentes e importantes. Se verificar que não está a ser realista, reduza o número de tarefas ou funções;-Reveja os seus métodos de trabalho: faça uma autoanálise e reveja comportamentos. Por exemplo, defina prazos para realizar cada tarefa e seja rigoroso a cumpri-los. Para o conseguir, deixe de ser perfeccionista;-Faça pausas regulares quando

notar que está a perder rendimento: a maioria das pessoas tende a redobrar o esforço perante essa constatação, o que é contraproducente.

Outras estratégias a ter em conta Adquira hábitos de auto- -observação para conhecer os seus limites e saber quando está prestes a ultrapassá-los; aprenda a dosear o esforço de modo a não passar por picos da atividade esgotantes; obrigue-se a descansar, por mais que esteja absorvido pelas tarefas; pratique exercício físico moderado com regularidade, pois irá ajudá-lo a sentir-se com mais energia.

Fonte: lifEstylE.sapo.pt

Page 4: Folha de Portugal - Edição 607

DOMINGO  9 agosto 2015

folhadeportugal.ptsete dias «

Acompanhe o estudo:

aconteceu

ESPAÇO DO CIDADÃO

CÓDIGO DA ESTRADA

Conduzir de chinelos dá multa?

■Nesta altura do ano, muitas pessoas questionam-se sobre se podem ou não conduzir de chinelos. A resposta é sim, podem, uma vez que o Código da Estrada não prevê coimas para quem conduz de chinelos. Na verdade, o Código da Estrada não determina que tipo de vestuário e de calçado pode ser usado durante a condução. O que existe é uma prescrição

genérica segundo a qual os condutores devem “abster-se da prática de atos suscetíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança”.Essa prescrição apela ao bom senso e indica que o condutor deve evitar situações que coloquem em causa a sua capacidade de guiar sem representar perigo, para si e para os outros.

Fonte: deco.proteste.pt

■A juventude é a força que move o mundo, pela sua criatividade, empenho e força de vontade. É por isso essencial que os jovens tenham oportunidades iguais no que respeita à participação na sociedade.

O Programa Mundial de Ação para a Juventude, da responsabilidade da Assembleia- -Geral da ONU, desempenha um papel bastante importante no que diz respeito ao desenvolvimento dos jovens.

O seu objetivo é o de apostar em medidas que reforçam as capacidades de cada país na área da juventude, nomeadamente no que

concerne a aumentar a qualidade e a quantidade de oportunidades disponíveis para os jovens.

Várias instituições públicas como museus e galerias de exposições

oferecem acesso gratuito ou descontos a todos os jovens e transportes públicos, cinemas e lojas promovem também campanhas promocionais neste dia.

O Dia Internacional da Juventude assinala--se a 12 de agosto.

Dia Internacional da Juventude

Várias instituições têm campanhas promocionais

-A ONU define como jovens aqueles com

idades entre os 15 e os 25 anos

PUB

4

■Cerca de 20 diferentes denom i nações e s t ivera m representadas no Primeiro Encontro Interdenominacional em Portugal.

O bispo Eduardo Bravo, responsável pelas Relações Institucionais do Centro de Ajuda na Europa, iniciou a reunião com uma oração para repreender todo o espírito de divisão que deseja impedir o avanço do Evangelho não só em Portugal como também na Europa.

“Devemos formar uma corrente de oração contra os principados, potestades, forças do mal e dominadores, que têm trabalhado unidos contra o desenvolvimento da Obra do nosso Deus neste país, só

o mal ganha com a nossa desunião. Eles estão unidos para impedir o avanço do Evangelho e temos que reverter este quadro espiritual, ministerial, denominacional e evangélico neste país. Isso depende de nós, Líderes”, referiu.

Centro de Ajuda em plena atividadeDepois desta palavra o presidente da Igreja Universal, João Filipe, explicou os diferentes trabalhos realizados pela Igreja: EBI, Coração de Ouro, Evangelização, Bela Juventude, Raabe, Godllywood, Força Jovem Europa, entre outros. Os vários projetos da responsabilidade do Centro de Ajuda, causaram admiração no

resto dos presentes, que puderam ver que a IURD em Portugal está em plena atividade.

Depois da oração final, Mário Muchelas e a sua esposa Bela Muchelas, foram homenageados pelos 51 anos de casamento comemorados naquele dia.

No final do encontro, todos os presentes receberam um CD da cantora Carla, que, através da Campanha de Israel, foi curada da depressão e de um cancro na garganta, bem como uma revista dos 25 anos da IURD em Portugal.

Todos os participantes estavam bastantes motivados com esta iniciativa da IURD, que pode ajudar no fortalecimento e no crescimento do Evangelho em Portugal.

Idealizado pelo bispo Júlio César, responsável pelo trabalho evangelístico na Europa, o encontro decorreu no passado dia 11 de julho, em Lisboa.

Primeiro Encontro Interdenominacional em Portugal

Page 5: Folha de Portugal - Edição 607

» atualidade 5

●●● terceira idade

Transporte solidário

Apoio na compra de medicamentos

■O presidente da câmara de Mira fez um balanço muito positivo do projeto de transporte solidário, promovido pelo município, que leva idosos de mais de 20 povoações do concelho a serviços camarários e à Segurança Social, gratuitamente. O projeto, “Gira em Mira - Transpor-te Solidário Municipal” funciona de segunda a sexta-feira, com cinco percursos diferentes.

■A câmara de Monção irá comparticipar a compra de medicamentos a idosos desfavorecidos do concelho, tendo reservado uma verba de oito mil euros para o efeito. Os medicamentos poderão ser comprados nas seis farmácias existentes no concelho, através de um cartão que será disponibilizado aos beneficiários e que será atualizado sempre que houver uma compra.

7O tribunal de Vila Real condenou sete homens a um ano e três meses e 13 anos, em meio prisional, por roubos e burlas a idosos e posse de arma proibida. Em julgamento estavam nove homens suspeitos de per-tencerem a uma rede que, desde 2008, roubou dinhei-ro e peças em ouro a idosos e pessoas indefesas em zonas rurais e isoladas, recorrendo a elevado nível de violência e a armas de fogo para intimidar as vítimas.

HomensMira Monção

GNR de Bragança e Setúbal preocupadas com abandono de idososO abandono e a solidão dos idosos acabou por se tornar uma preocupação maior do que o crime para a GNR do distrito de Bragança, a qual acompanha 600 Séniores que vivem longe de tudo e sem ninguém.

■ “Agora temos mais uma (preocupação) acrescida: os idosos, os que estão abandonados lá atrás do sol-posto, e passamos uma boa parte do nosso tempo a tentar apoiar essas pessoas”, referiu o comandante Sá Pires à Lusa. Para o mesmo, os concelhos de Vinhais e Torre de Moncorvo são os mais problemáticos no distrito de Bragança.

O comandante alertou que estes “idosos estão abandonados e existem casos em que a família até vive muito

bem, está muito bem instalada nas grandes cidades e até no estrangeiro e os velhotes foram ficando e são os últimos”. “Se não formos lá nós, não há ninguém que possa dedicar-se assim”, alertou o comandante, acrescentando que a GNR, para além do acompanhamento, procede ainda a um levantamento das necessidades e contacta as entidades competentes para solicitar ajuda.

Papel socialA GNR tem vindo a adotar um papel social, “é mais quase a solidão, o abandono, a perda de contactos com

o resto da sociedade, é ir ficando para trás”, explicou Sá Pires.

O mesmo deu o exemplo do concelho de Vinhais, onde vivem idosos em freguesias “que não são nada acessíveis” e a GNR ou outra ajuda demora “uma hora” a chegar.

Setúbal é líder A “Operação Censos Sénior 2015”, efetuada pela GNR da região, detetou a existência de mais de mil idosos isolados na região face a 2014. O distrito de Setúbal foi aquele onde se registou um maior crescimento do abandono sénior a nível nacional,

com 1.732 idosos.Durante a “Operação Censos

Sénior 2015” foram assinalados 39.216 idosos a viverem sozinhos ou isolados em todo o país. Destes, 24 mil vivem sozinhos, mais 2.680 do que em 2014, e 5.205 vivem isolados, mais 924 face ao ano anterior.

Existem também 3.288 que vivem sozinhos e isolados e 6.727 em situações de vulnerabilidade, com

limitações físicas ou psicológicas.A GNR esclareceu que os objetivos

desta iniciativa são os de “atualizar o registo dos idosos que vivem sozinhos e / o u isolados, identificar n o v a s

situações e informar as entidades competentes das situações de potencial perigo”.

- Abandono de idosos preocupa

mais GNR de Bragança do que

crime

¡Carla Vaz [email protected]

DOMINGO ¡ 9 agosto 2015

folhadeportugal.pt

39.216 idosos vivem sozinhos ou isolados em todo o país

Page 6: Folha de Portugal - Edição 607

DOMINGO  9 agosto 2015

folhadeportugal.pt

O Relatório Anual de Segurança Privada de 2014, a que Lusa teve acesso, refere

que se encontram registados 23.969 “seguranças privados inativos, mas cujos cartões profissionais ainda se encontram dentro do respetivo período de validade”, ou seja, 61 por cento dos titulares de cartão válido têm vínculo laboral.

No final de 2014, estavam registados 36.871 vigilantes ativos, menos 758 do que em 2013, aponta o relatório. Portanto, o total de seguranças privados, com cartão profissional válido e vinculado por contrato de trabalho a uma empresa de segurança privada ou entidade autorizada a organizar serviços de autoproteção, tem registado uma redução desde 2011, quando existiam 40.287 vigilantes.

Irregularidades Existe “um exponencial aumento de situações irregulares dos pedidos

de emissão ou renovação de cartão profissional”, sendo as mais comuns as falsificações dos certificados de formação profissional, dos

certificados de habilitações e de fichas de aptidão médica e apresentação do registo criminal com registo de crimes dolosos, alerta o documento.

No ano passado, o Departamento de Segurança Privada (DSP) da PSP, que gere os processos de licenciamento de entidades e de pessoal de segurança privada, emitiu 10.746 cartões profissionais de segurança privada, o correspondente a 4.160 novos processos e 6.586 de renovação. Também no mesmo ano foram cancelados ou recusados os pedidos de emissão ou renovação de 57 cartões profissionais, visto os candidatos não terem formação específ ica, não possuírem escolaridade obrigatória e terem registo de crime doloso.

EmpresasNo final do ano passado, existiam 91 entidades prestadoras de serviços de segurança privada, titulares de 134 alvarás, tendo sido criadas três novas empresas e encerrado sete.

tema capa « 6

SEGURANÇA PRIVADA SOB SUSPEITASeguranças privados sem ligações a empresas, mas na posse de cartões profissionais dentro do período de validade.

61 por cento dos titulares de cartão válido têm vínculo laboral

Carla Vaz [email protected]

- Existem quase 24.000

seguranças privados sem

vínculo a empresas, mas

com cartões válidos

Page 7: Folha de Portugal - Edição 607

DOMINGO  9 agosto 2015

folhadeportugal.pt» tema capa 7

Setor preocupado com exercício ilegal

■Em declarações à Lusa, relativamente ao documento, o presidente da Associação de Empresas de Segurança (AES) referiu o trabalho não declarado como um dos grandes problemas do setor, visto que “além de constituir uma flagrante violação da lei, destrói os fundamentos da sã concorrência”.

Um outro problema está ligado ao “exercício ilegal da atividade, no qual medram e se manifestam fenómenos de criminalidade”, alerta Rogério Alves.

Apesar do diagnóstico dos problemas já ter sido feito, o combate às suas causas tem sido

“altamente deficitário”, com exceção da PSP, que tem sabido cumprir a sua missão com determinação e empenho.

“A prioridade máxima consiste em colocar no terreno estas equipas integradas de fiscalização, sob pena de não se controlarem os fenómenos de incumprimento e de se prejudicarem as entidades cumpridoras”, concluiu.

O Ministério da Administração Interna, entretanto, comunicou que irá criar um grupo de trabalho para investigar a existência de fenómenos ligados às regras da concorrência e das relações laborais, no setor da segurança privada. c.v.

Aumentam transgressões no setorNo ano passado, as infrações ligadas à segurança privada cresceram 50 por cento relativamente a 2013, tendo sido descober-tos 2.092 crimes e contraordenações.

■No Relatório Anual de Segurança Privada de 2014, a que Lusa teve acesso, é evidenciado que a PSP detetou 2.092 infrações no ano passado, mais 706 do que em 2013 (1.386). Das 2.092 transgressões, 1.973 são contraordenações e 119 de natureza criminal, menciona o documento.

A maioria dos crimes está ligado ao exercício da atividade sem ser

titular de cartão profissional (39), falta de licença de autoproteção (26), de alvará (15) e de autorização (15) e uso de serviços ilícitos de segurança privada (14).

As contraordenações mais comuns entre o pessoal de vigilância passam pela falta de colocação do cartão profissional de forma visível (488) e, relativamente às empresas de segurança privada,

surgem a não comunicação no prazo legal das admissões e demissões do pessoal de vigilância (346).

FiscalizaçõesEm 2014, o documento adiantava que as fiscalizações a entidades de segurança privada

diminuíram 11 por cento, tendo a PSP efetuado 6.630 ações de fiscalização, menos 857 do que no ano anterior. Estas ações recaíram sobre 21.668 pessoas, tendo a maioria sido realizada em estabelecimentos de restauração e bebidas (2.275), entidades privadas (1.497), entidades públicas (982),

superfícies comerciais (948) e recintos desportivos (254).

A GNR principiou 101 processos por infrações contraordenacionais ao regime jurídico da segurança privada, no seguimento de 606 ações de fiscalização de segurança privada e 3.523 ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais. c.v.

-Exercício ilegal de

segurança privada

preocupa associação

do setor

Page 8: Folha de Portugal - Edição 607

DOMINGO  30 novembro 2014

folhadeportugal.pt

●●● PROTEÇÃO DOS ANIMAIS

DOMINGO  9 agosto 2015

folhadeportugal.pt

Proibir testes em animais para produtos de higiene domésticaVárias organizações de proteção dos animais lançaram uma campanha europeia para proibir os testes em animais para produtos de higiene doméstica.

■A campanha é promovida pela Coligação Europeia para a Abolição das Experiências com Animais (CEAEA), da qual faz parte a Animal, e pretende colocar a questão dos testes em animais para produtos de higiene doméstica na agenda política da União Europeia.

O objetivo final é a proibição europeia destes testes e, para isso, a CEAEA quer angariar o apoio de eurodeputados, da Comissão Europeia e dos Governos dos vários Estados-membros, refere a associação portuguesa em comunicado divulgado pela agência Lusa.

Em março de 2013, a coligação europeia liderou, com sucesso, a campanha pela proibição do uso de animais em experiências com fins cosméticos na União Europeia.

“O nosso objetivo agora é conseguir o mesmo com os produtos

de higiene doméstica”, afirma Rita Silva, da Animal, à Lusa sublinhando que “coelhos, porquinhos-da-índia, hamsters, ratos e outros animais sofrem e morrem para testar ingredientes que todos os dias se

usam em detergentes da louça, da roupa, ambientadores e ‘sprays’ de limpeza para a casa de banho.

Essas experiências incluem testes de toxicidade, nos quais os animais são forçados a engolir altas doses

de substâncias tóxicas ou a serem expostos a elas.

“Os efeitos vão desde vómitos e convulsões a hemorragias internas e falhas dos órgãos. Mesmo quando o teste em si não é fatal, normalmente os animais são mortos em seguida”, alerta a associação.

PetiçãoPara conseguir que os testes em animais sejam proibidos, as organizações lançaram uma petição e apelam às pessoas que assinem para ajudar “a fazer a diferença nas vidas dos animais que sofrem nos laboratórios”.

A petição pode ser assinada em www.change.org/p/martin-schulz-the-president-of-the-european-parliament-end-animal-testing-for-household-products.

A Animal salienta, contudo, que os grandes vendedores estão cada vez mais a responder positivamente às preocupações dos consumidores nesta matéria.

Em Portugal, a iniciativa que será desenvolvida pela associação Animal

Joana Marques [email protected]

PUB

atualidade « 8

Page 9: Folha de Portugal - Edição 607

um aumento de participantes, o que demonstra que os empresários

do Norte do país estão com vontade de aprender a mudar o rumo da situação das suas empresas.

Uma das ideias transmitidas é o facto de “o sucesso ser perseguido pela maioria mas apenas alcançado por uma minoria”. “Sendo este um

objetivo de todo o ser humano por que é que nem todos o alcançam?”,

questionou o orador. “Ele (o sucesso) é precedido de sacrifícios e p r e p a r a ç õ e s constantes”, esclareceu Manuel Teixeira.

Após a palestra, todos os empresários tiveram oportunidade

de participar num coffee break, confraternizaram e trocaram experiências.

Todos os participantes desta palestra demonstraram vontade de estar presentes no próximo Encontro Empresarial.

●●● ENCONTRO EMPRESARIAL

“O sucesso é perseguido pela maioria mas é apenas alcançado por uma minoria”

Folha de Portugal (F.P.): Como é que chegou ao mundo dos negócios? E em que consiste a sua empresa? Carlos Soares: Comecei por me esforçar ao trabalhar para outras pessoas. Depois de ver que era capaz, confiei em mim mesmo e avancei. A minha empresa trabalha com pedras de xisto e similares. F.P.: Em que medida é que o Encontro Empresarial o ajudou no sucesso como empresário?C.S.: O Encontro Empresarial tem-me ajudado muito pelo facto de o considerar como uma escola, que leva sempre o aluno ao topo. Assim sendo, já alcancei

o sucesso e vou participar sempre com o objetivo de alcançar muito mais. F.P.: Que projetos tem para o futuro?C.S.: Expandir a minha empresa, obtendo mais máquinas para o meu ramo de trabalho e profissionais para o efeito. F.P.: Que conselhos dá a quem tem um projeto empresarial, mas tem medo de arriscar?C.S.: Participar do Encontro Empresaria l para obter conhecimento de como se libertar desse medo para ir em frente, tornando-se uma pessoa definida.

“O EncOntrO EmprEsarial é uma EscOla quE lEva O alunO aO tOpO”

EntrEvista

9DOMINGO  9 agosto 2015

folhadeportugal.pt» economia

Obter sucesso empresarialNos tempos que correm existem muitos congressos, palestras motivacionais e técnicas de vendas mas, muitas vezes, é esquecido o elemento mais importante, o próprio empresário ou gestor.

■O Encontro Empresarial é um evento muito importante que pretende ajudar os empresários portugueses. É realizado uma vez por mês, de Norte a Sul de Portugal continental e ilhas.

O objetivo é o de valorizar a pessoa que tem de tomar decisões para levar a empresa ao sucesso, numa altura em que todas as notícias parecem servir para impedir qualquer pessoa de alcançar o sucesso empresarial.

O mundo empresarial é muito competitivo. Numa era de globalização, esta é vista por todos como uma forma de facilitar os negócios mas, na verdade, nem todos os empresários estão preparados para esta nova realidade.

Nos últimos quatro anos, a economia portuguesa enfrentou uma crise das mais graves da sua história, que levou ao fracasso de muitos projetos que pareciam sólidos e com uma estrutura bastante forte mas que, acabaram por não suportar e não conseguiram inverter a situação.

O Encontro EmpresarialO orador Manuel Teixeira realiza este evento todos os meses, com o intuito de tornar os empresários mais fortes e capazes de enfrentar e superar as dificuldades que surgem no dia a dia.

O tema do Encontro Empresarial é o “Sucesso Empresarial”, um objetivo de todos os que tem sob a sua responsabilidade uma empresa, e que apesar de ser a vontade de todos

PUB

os empresários, não é algo simples de alcançar.

O Encontro decorreu mais uma vez na cidade Invicta, que tem registado

-No final do Encontro, os empresários participaram num coffee break, onde trocaram esperiências

João Filipe [email protected]

Page 10: Folha de Portugal - Edição 607

■Os hábitos alimentares pobres, a amamentação não adequada, a ingestão de alimentos pouco nutritivos e a falta de conhecimento sobre o valor nutricional de cada alimento, são os fatores que estão, normalmente, associados à desnutrição.

Em países mais pobres, infeções como diarreias, pneumonia e malária, contribuem em grande parte para a desnutrição e podem ser fatais.

Contudo, desengane-se quem pensa que este é um problema exclusivo dos países menos desenvolvidos.

Em 1999, em Espanha, 19 por cento dos menores estava em risco de pobreza, número que aumentou para os 32 por cento em 2008. “Podemos dizer o mesmo de França e Itália, onde a situação é exatamente a mesma”, afirma Jorge Cardona, especialista das Nações Unidas, citado pelo G1, acrescentando que também nesses países há crianças desnutridas.

Nas crianças, os sintomas de desnutrição podem-se traduzir numa incapacidade de crescer dentro da taxa esperada, em mudanças de comportamento que podem ir de irritação e ansiedade a letargia e ainda em mudanças no cabelo e na cor da pele.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a desnutrição é a maior ameaça ao sistema público mundial, com mais de 178 milhões de crianças desnutridas no mundo.

Obesidade e desnutriçãoO excesso de peso pode também revelar-se mortal na infância e a obesidade não deixa de ser um desequilíbrio de nutrientes.

Uma alimentação com excesso de calorias aliada à pouca atividade física, são as principais causas da obesidade. Mas, apesar de terem excesso de peso, as crianças obesas podem, ao mesmo tempo, estar desnutridas sendo, neste caso, devido ao facto de ingerirem alimentos com calorias em excesso e com a qualidade e quantidade de nutrientes desapropriadas.

Fast food, fritos, comida processada, doces e refrigerantes, são os alimentos associados normalmente ao excesso de peso e a esta deficiência nutricional, juntamente com o sedentarismo.

Até aos dois anos, a alimentação tem um impacto determinante no

desenvolvimento físico e mental das crianças. Se até aos seis meses o leite materno consegue suprir todas as necessidades da criança, depois são necessários alimentos altamente nutritivos que incluem proteínas, gorduras e hidratos de carbono

essenciais, vitaminas e minerais.As crianças desnutridas,

seja por fome ou por uma alimentação desequilibrada, terão o sistema imunológico gravemente fragilizado, sendo menos resistentes a doenças.

DOMINGO  9 agosto 2015

folhadeportugal.pt

●●● CRIANÇAS

As crianças desnutridas terão o sistema imunológico gravemente fragilizado

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a desnutrição contribui com mais de um terço das mortes de crianças no mundo. A falta de acesso a alimentos com alto valor nutritivo é uma das causas mais comuns de desnutrição.

Obesidade e desnutrição: como cuidamos das nossas crianças?

Joana Marques [email protected]

10 reportagem «

INCÊNDIOS VIOLENTOS DEVASTAM CALIFÓRNIA❚ Em apenas um dia, cerca de 9.000 bombeiros combateram os violentos incêndios que afetam o estado da Califórnia, situação que já obrigou à deslocação de milhares de pessoas. Num período de seca extrema, contabilizam-se mais de 20 incêndios, tendo sido já decretado o estado de emergência. Todos os anos esta região é assolada por uma vaga de incêndios, provocados por relâmpagos e grandes focos de calor.

GRÉCIA PODE TER ELEIÇÕES ANTECIPADAS❚O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, terá que convocar eleições antecipadas caso não recupere a maioria parlamentar que perdeu nas duas últimas votações sobre as reformas exigidas pelos credores.No entanto, irá tentar convencer os deputados que se opuseram ao acordo com os credores internacionais a voltarem a apoiar o Governo nas reformas que se perspetivam.

pelo mundo

LONDRES REFORÇA SEGURANÇA DO EUROTÚNEL

❚O Ministério do Interior britânico anunciou um reforço de 10 ME, para intensificar a segurança do terminal de embarque do Eurotúnel. Em setembro de 2014, França e Reino Unido criaram este fundo de capital financeiro para responder à crescente pressão migratória. Agora os dois países trabalham juntos para resolver as tentativas de passagem de imigrantes ilegais que se intensificam.

1 MILHÃO DE CRIANÇAS VACINADAS EM LUANDA❚ As autoridades sanitárias angolanas vão realizar uma campanha de vacinação contra a poliomielite, entre 14 e 16 de agosto. Prevê-se que se chegue a um milhão de crianças. A chefe do departamento de Saúde Pública, refere que estão a ser criadas condições para a realização da campanha e sublinha que uma segunda campanha decorrerá no próximo mês de outubro. Há mais de três anos que Angola não regista casos de poliomielite.

Page 11: Folha de Portugal - Edição 607

Mudanças na direção da LIGA DE CLUBESO futebol português não é o melhor do mundo, não é o mais com-petitivo, mas também não é o mais fraco, pode considerar-se “assim a assim”.

■A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), foi fundada a 3 de fevereiro de 1978. Esta organização tem como finalidade organizar as competições profissionais de futebol em Portugal.

As provas que este organismo organiza são a Primeira e Segunda Ligas e a Taça da Liga, ou seja, apenas as competições consideradas profissionais.

O organismo sempre foi visto como responsável pela evolução

da organização das competições profissionais de futebol em Portugal, mas nem sempre esteve isento de problemas, uma vez que, os primeiros presidentes foram dos dois clubes mais representativos da cidade do Porto, Valentim Loureiro e Pinto da Costa, do Boavista FC e FC Porto, respetivamente.

DesgovernoA LPFP passou por tempos difíceis

quando Fernando Gomes deixou a direção para se candidatar às eleições da Federação Portuguesa de Futebol.

O lugar ficou em aberto para Mário Figueiredo, considerado pela grande maioria dos presidentes dos clubes profissionais portugueses, como o pior de todos os presidentes que o organismo conheceu.

A LPFP acumulou um passivo elevadíssimo, perdeu patrocinadores e a organização das provas que estão sob a sua alçada chegou a ficar em risco, o que levou os clubes a promover a sua destituição.

“O salvador”No mês de novembro de 2014 surge um nome consensual, ou quase. Luís

Duque seria o senhor que se seguia e o ex-dirigente do Sporting foi indicado pelo Benfica e Porto.

A sua eleição e tomada de posse foram envoltas em alguns movimentos pouco claros, nos quais os presidentes que estavam alinhados com o candidato receberam convite os outros alegam não ter recebido.

Esta direção trouxe consigo uma certa paz ao futebol português, o que permitiu que os patrocínios voltassem e garantiu a total organização das provas que estão sob a sua responsabilidade.

MudançasQuando tudo faria prever a reeleição de Luís Duque, eis que surge um novo nome, Pedro Proença, com alguns apoios à cabeça, nomeadamente do Sporting e Porto.

Se o apoio do primeiro parece natural pois não tinha apoiado Luís Duque, com quem mantem um diferendo judicial, já o apoio do segundo surgiu de uma forma surpreendente.

Pedro Proença venceu o ato eleitoral de uma forma clara, mas a eleição foi bastante disputada. O vencedor traz consigo uma “aura” de profissionalizar a estrutura da LPFP e fazer este mundo de negócio chamado futebol mais próspero.

Quando tudo faria prever a reeleição de Luís Duque, surge um novo nome, Pedro Proença

¡João Filipe [email protected]

DOMINGO ¡ 9 agosto 2015

folhadeportugal.pt 11» desporto

Page 12: Folha de Portugal - Edição 607

DOMINGO  9 agosto 2015

folhadeportugal.ptbem-estar « 12

PUB

TarTe de cogumelos, espinafres e TomaTe cereja

Ingredientes: �1 embalagem de massa folhada redonda �100g de espinafres frescos �200g de cogumelos frescos �10 tomates cereja �Algumas fatias de queijo Brie �1 iogurte natural �5 ovos �Sal, pimenta e azeite q.b.

Preparação:Pré-aqueça o forno a 180º. Estenda a base de massa folhada numa tarteira e pique o fundo com um garfo. Reserve. Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite. Quando estiver quente, junte os cogumelos fatiados e bem escorri-dos e deixe saltear, temperando com uma pitada de sal. Retire do lume, junte os espinafres frescos e envolva. Coloque sobre a massa reservada.Bata os ovos e o iogurte temperando com uma pitada de sal e pimenta moída na hora. Cubra os cogumelos e os espinafres com esta mistura. Por cima, dis-tribua o tomate cereja partido em metades e fatias finas de queijo Brie. Leve ao forno cerca de 35 minutos ou até estar dourada.

semanareceita da

Não é uma questão de egoís-mo, é uma questão de higiene e saúde. Guarde estes objetos só para si.

Carteira: Quem nunca se assoou e atirou o lenço para dentro da carteira? Pois, não a empreste. Nela habitam vários objetos pessoais, como a escova do cabelo e maquilhagem.

Escova de dentes: Parece demasiado óbvio e pessoal, mas é partilhado por muitos, sobretudo por jovens casais. Lembre-se que a boca é um terreno fértil para bactérias e a saliva é um veículo de transmissão de muitas infeções.

Sapatos: Todos os sapatos são um foco de fungos, bactérias e suor. Portanto, não os partilhe, até porque com o tempo acabam por se deformar e se os emprestar poderão magoar terceiros.

Sabonete: Acumula bactérias e

fungos que podem ser passadas de pessoa para pessoa. O Center for Disease Control and Prevention, nos Estados Unidos, recomenda a utilização de sabonete líquido.

Lâminas: Jamais empreste uma lâmina ou máquina depiladora. Nas extremidades das lâminas estão restos de pele e bactérias que podem infetar o seu organismo. E esta recomendação serve também para as limas e outros instrumentos para cuidar das unhas. Os fungos das unhas são muito comuns e facilmente transmissíveis.

Escova de cabelo: A caspa, sarna, piolhos e outros problemas do couro cabeludo, como as infeções por estafilococos, são motivos mais que válidos para não emprestar escova de cabelo, rolo, ganchos ou elásticos.

Toalha: A humidade é o ambiente

ideal para o desenvolvimento de bactérias que podem provocar infeções. Devem ser usadas apenas pelo próprio, ser secas após cada utilização e lavadas regularmente.

Cosméticos e acessórios: Os pincéis e os cosméticos estão também em contacto constante com as mucosas. Devemos evitar partilhar, em especial, os produtos para os olhos, como o rímel ou sombras. Desodorizantes também são veículos de partilha de células cutâneas.

Roupa interior: Já pensou porque é que as lojas não aceitam trocas de

roupa interior? E mesmo assim, não deve facilitar: lave toda a roupa antes da primeira utilização. Trocar de roupa é um hábito pouco higiénico, sobretudo se for de utilização íntima. Doenças transmitidas por microrganismos, como a candidíase, são uma potencial realidade.

Chapéus: Lembre-se que são um veículo de transmissão da pediculose. Os piolhos são uma praga em hospitais, infantários e creches. Não facilite.

Joana Marques [email protected]

Fonte: lifestyle.sapo.pt

coisas que não deve partilhar

Page 13: Folha de Portugal - Edição 607

FolhaSuplemento jornal Folha de Portugal ■ Domingo, 9 agosto 2015

Pág. 5i

bispo Júlio Freitas

Pág. 3i

As qualidades que exigem responsabilidades

Porto seguro da mulher

bispo Edir Macedo

Ter força de vontade é importante Muitas pessoas quando enfrentam problemas na sua vida começam a perder a força de vontade, mas existe forma de alterar esta situação.

Q uando qualquer ser humano inicia uma tarefa tem uma motivação

muito grande mas, muitas vezes, com o passar do tempo e o enfrentar de muitas dificuldades esta começa a desvanecer-se.

Muitas pessoas tentam superar estas dificuldades apenas com pensamentos positivos, mas não

veem resultados significativos, isto porque os pensamentos não são acompanhados de atitudes positivas.

Faz parte do ser humano sentir-se fragilizado, pois basta ver as dificuldades que estão à sua volta para pensar que nada corre de acordo com o que planeou.

Como obter força de vontadeÉ importante que cada pessoa possa fazer as suas escolhas, sabendo que apesar das dificuldades existe um objetivo muito maior do que todas as situações adversas que vão surgindo ao longo do caminho.

Dentro de nós existem sempre duas vontades, lutar pelos objetivos ou simplesmente desistir porque as dificuldades são muito grandes. É aqui que a pessoa tem de fazer escolhas, saber exatamente que lado

vai alimentar e dar força.Existem cinco formas de treinar

a força de vontade: a deliberação; eliminando escolhas; fazendo

¡João Filipe [email protected]

Muitas pessoas tentam superar estas dificuldades apenas com pensamentos positivos

�Deliberação Todas as pessoas têm a responsa-bilidade diária de fazer escolhas. A dúvida não beneficia em nada a pessoa a ter força de vontade e para evitar uma má escolha é fundamen-tal que a atitude seja muito bem ponderada.

�Eliminar escolhasDeve eliminar as escolhas que não são benéficas e escolher o que po-de o fortalecer, trazer-lhe mais âni-mo, deixando de lado as escolhas mais duvidosas ou que podem vir a fazê-lo despender energia desnecessária.

�Faça primeiro as coisas mais difíceis Cada pessoa deve criar uma lista de tarefas a desempenhar, depois deve organizá-la por ordem de di-ficuldade ou prioridade. Quando começar a executar deve começar pelas de maior dificuldade ou de maior prioridade para que, dessa forma, consiga obter os resultados esperados.

�Veja as coisas por uma perspetiva alargadaPara que a pessoa possa manter ou ir buscar mais força de vontade, é necessário que mantenha a sua visão de uma forma mais alarga-da, ou seja, se a visão ficar fechada naquele momento, só irá ver difi-culdades e dificilmente conseguirá vencer. Mas, se a pessoa tiver uma visão mais alargada poderá perceber que apesar das dificuldades existem possibilidades de superação.

�Cuide do cérebro Uma das formas que temos para obter ou manter a força de vontade é cuidar do cérebro. Uma das ma-neiras é praticando exercício físico, que permite melhorar a circulação sanguínea para o cérebro, assim como fazer uma alimentação mais saudável, que poderá transmitir energia para que, assim, possa to-mar as decisões difíceis do dia a dia.

primeiro as coisas difíceis; vendo as coisas sob uma perspetiva alargada e cuidando do seu cérebro.

Page 14: Folha de Portugal - Edição 607

A ndreia chegou ao Centro de Ajuda (CdA) viciada em vários tipos de drogas.

Era uma pessoa triste, angustiada e vazia.

“Aos oito meses de gravidez só vomitava, chorava, não tinha vontade de viver e sentia um enorme vazio dentro de mim. Era suposto ser um momento feliz e sentir a maior alegria do mundo porque gerava um ser dentro de mim, mas comigo não foi assim”, conta Andreia.

A sua filha nasceu com pouco peso, o que fez com que ambas estivessem internadas duas semanas após o parto. Contudo, uma semana depois de terem alta, voltaram para

o hospital pois a bebé não conseguia respirar.

“Foram assim os primeiros dois anos de vida da minha filha, com crises de falta de ar e ligada às máquinas. Comecei a procurar ajuda em bruxos, mas tudo piorou pois comecei a sentir raiva dentro de mim e ódio de toda a gente, principalmente de quem me amava

de verdade, a minha família.Foi nessa altura que falaram à

minha mãe do Centro de Ajuda e, passado algum tempo, resolvi ir. Frequentámos as reuniões algumas vezes e a situação melhorou, mas depois afastámo-nos e tudo piorou. A minha mãe faleceu vítima de cancro e eu fiquei sozinha”, relembra.

O primeiro regresso Algum tempo depois, voltou a frequentar o CdA e deitou fora todas as drogas que tinha na sua posse. Sentiu paz e tranquilidade e os problemas de saúde da sua

filha desapareceram. No entanto, o facto de ainda não estar firme na Fé, fez com que aos poucos, e sem se aperceber, se fosse afastando novamente de Deus.

“Já não tinha forças nem ânimo para ir à luta. Perdi a paz e o amor, e o vazio voltou, fazendo-me sentir ainda pior do que da primeira vez.

Numa tentativa de fugir dos problemas e de preencher aquele vazio que existia em mim, comecei a beber a acabei viciada no álcool. Começaram as discussões com a família, voltei a sentir raiva, vontade de matar, ao mesmo tempo que sentia medo. Enfim, era um turbilhão de emoções e de sentimentos maus dentro de mim. O álcool deixou de ser suficiente e voltei para as drogas. O meu dia a dia era preenchido com álcool e cocaína”, conta.

Uma nova oportunidade“Novamente recebi um convite para ir ao Centro de Ajuda e pensei ‘desta vez vou agarrar esta oportunidade e nunca mais a vou largar’. Cheguei

ao CdA completamente perturbada, com insónias, a ouvir vozes e a ver vultos. Acordava sempre a sentir-me mal e com vontade de bater na minha filha. Tinha dores de cabeça e no corpo todos os dias e só queria ficar fechada no quarto às escuras, sem ver nem ouvir ninguém.

Iniciei as correntes de libertação no CdA e tive sempre alguém a acompanhar-me, que se preocupava e me apoiava em tudo, fazendo-me acreditar que sou capaz, que com Deus posso tudo.

Hoje, graças a Deus, estou liberta de todos os vícios que me consumiam e só me traziam sofrimento e dor.

Sinto uma paz enorme dentro de mim, sou feliz e sinto-me preenchida. Amo a minha filha, a minha família e a mim mesma! A minha maior riqueza é a presença de Deus na minha vida”, conclui Andreia.

DOMINGO ■ 9 agosto 2015

visite-nos em centrodeajuda.pt

2i

centro de ajuda . Superação

Joana Marques [email protected]

Só queria ficar fechada no quarto às escuras, sem ver nem ouvir ninguém

Muitas vezes, depois de verem os seus problemas resolvidos, as pessoas deixam de frequentar o Centro de Ajuda e de buscar a Deus. Foi o caso de Andreia que, ao se afastar de Deus, viu os seus problemas piorarem.

“Álcool e cocaína ocupavam o meu dia a dia”

AndreiA GouveiA,

CdA de SetúbAl (Av. do Alentejo, nº 30)

aconteceu comigo!

ANTES

ANTES

DEPOIS

Page 15: Folha de Portugal - Edição 607

❚ realizar casamentos❚ realizar batizados (adultos)❚ dar aconselhamento matrimonial❚ aconselhar e acompanhar indivíduos toxicodependentes❚ aconselhamento pastoral❚ participar na Santa Ceia❚ realização da unção com óleo❚ visitas ao domicílio❚ visitas a doentes no hospital❚ visitas a presidiários❚ distribuição de cestas básicas às famílias carenciadas❚ distribuição de bens (roupas, mobílias, eletrodomésticos, etc.) a pessoas carenciadas❚ acolher o Instituto Português do Sangue nas suas instalações para a doação de sangue❚ ajudar a manter o Lar de Idosos Universal❚ apresentação de crianças (não batiza crianças, somente adultos)❚ participar no Grupo de Jovens "Força Jovem"❚ a realização de orações❚ a entrada nas igrejas e participação nos cultos❚ participação em Concentrações, em locais como: Coliseu dos Recreios, Pavilhão Rosa Mota, estádios, Pavilhão Atlântico, etc.❚ ajudar a manter a Sociedade “Pestallozi” (presta assistência aos portadores da síndrome de Down)❚ manter a Fazenda Nova Canaã❚ a realização de cursos informáticos❚ aconselhar e apoiar na escolha de uma carreira profissional❚ atendimento telefónico pela linha amigo 24 horas❚ apoio a mulheres vítimas de abusos❚ apoio e aconselhamento a indivíduos dependentes alcoólicos❚ visitas a lares de terceira idade❚ dar alimento aos sem-abrigo❚ apoio em catástrofes❚ a realização de atividades lúdicas e desportivas com os jovens❚ aconselhamento e campanhas na prevenção do HIV❚ transporte de pessoas com dificuldades de locomoção❚ estacionamento no parque da Igreja❚ estudos Bíblicos realizados❚ entrada e participação no maior Congresso Financeiro do País❚ realização de funerais❚ distribuição do Óleo Santo de Israel❚ cursos de Teologia (IBURD)❚ milagres que acontecem em todos os Centros de Ajuda espalhados pelo Mundo.

Só ensina às pessoas a VERDADE. O dízimo, como também as ofertas, são mandamentos bíblicos.

O CENTRO DE AJUDA NÃO COBRA PARA D

DEFINA HOJE O QUE QUER VIVER AMANHÃ!

DOMINGO ■ 9 agosto 2015

visite-nos em centrodeajuda.pt

3i

bispo Edir Macedo

centro de ajuda . Reflexão

mensagem

Porto seguro da mulher

P orto é um lugar de abrigo para navios. É visto como um alívio, um refúgio para

quem passou vários dias em alto mar. Sinónimo de segurança, o porto representa o fim da inconstância vivida sobre as ondas e dos riscos de se estar longe da terra firme.

Sabemos que a mulher vive constantemente num mar de emoções. A instabilidade das ondas dos seus sentimentos fá-la almejar uma maneira de se manter firme. Por mais espiritual que uma mulher possa ser, ela ainda terá essa inclinação emotiva, contra a qual deverá lutar todos os dias da sua vida. Mas, além do Espírito Santo, existe alguém – de carne e osso – perfeito para ajudá-la nisso.

O marido deve ser a personificação desse porto na vida de sua esposa. Para isso, ele precisa passar-lhe segurança. Ao lado do seu companheiro, a mulher deve perceber que está em terra firme, uma

vez que ele tomará decisões racionais que irão beneficiá-la e deixá-la a salvo das más consequências de atitudes emotivas. Por isso, o marido também é considerado o guardião da mulher, uma vez que a protege para que ela não sofra com as várias preocupações que tentam assolar o seu coração.

Mas o homem só terá a capacidade de fazer isso se estiver bem definido no que quer. Como o porto seguro da sua esposa, ele deve ter objetivos e lutar por eles dia após dia, mostrando foco, desenvolvimento e resultados. Assim, a sua esposa não se preocupará com o presente e com o futuro, pois ambos estarão seguros. A sua única preocupação, a partir de então, será cuidar do marido.

Esse é o plano de Deus para equilibrar a balança do casamento. É por isso que tantas deceções acontecem quando o homem não se atenta ao papel que deve exercer na vida da mulher.

Maridos emotivos, indefinidos, passivos e inseguros têm-se afundado no mar dos sentimentos e feito as suas esposas afogarem-se juntamente com eles. Alguns deles até tentam fazer das suas mulheres o seu porto seguro, mas apenas eles podem ter essa responsabilidade, pois para isso foram capacitados por Deus.

Logo, se você, homem, tem sofrido com as reclamações constantes de sua esposa, analise em que aspeto tem deixado de passar segurança para ela. O assunto sobre o qual ela reclama não é o que realmente a incomoda, mas a raiz do seu incómodo está no facto de você não transmitir segurança através daquela atitude.

Se você deseja ter uma auxiliadora, precisa ser uma pessoa que ela tenha o prazer de auxiliar, e não alguém cujo papel ela precisa fazer além do dela. Seja você o porto seguro no qual ela se refugiará diante dos monstros da sua insegurança.

“Ele é visto como um alívio, como um refúgio”

bispomacedo.com.br/blog youtube.com/obispomacedo twitter.com/BispoMacedo facebook.com/BispoMacedoAcessos oficiais

23H às

diar iamenteBp. Macedo

LISBOA 107.7 FM

PORTO 95.5 FM

COIMBRA 92.6 FM

COIMBRA 98.7 FM e 107.8 FM

AÇORES 91.1, 91.0 e 94.0 FM

ÉVORA 90.4 e 95.5 FM

FUNCHAL 100.0 FM

LEIRIA 101.3 FM

PORTIMÃO 91.8 - 92.4 - 93.7 FM

¢e também na , pelas 19H (hora de Lisboa)

Experiências no Templo de SalomãoRecentemente, um grupo de empresários portugueses rumou ao Templo de Salomão, em São Paulo, e partilha a sua experiência.

❚“É a primeira vez que estou no Templo de Salomão, e desta visita retiro algumas experiências nomeadamente, a aprendizagem, a comunicação espiritual com Deus e a força. Todas elas são obtidas ao entrarmos e ao vermos a grandeza deste Templo, pois é uma obra magnificente.

Posso mesmo dizer que é um Templo Maior, onde tem lugar a oração e a paz. Ao sair deste lugar vou cheio da presença de Deus, não tenho palavras que possam expressar o que realmente tenho dentro de mim após esta visita.

Desta viagem eu destaco a reunião de domingo de manhã e a visita ao Tabernáculo, pois fiquei deslumbrado. Quero repetir esta viagem pois todo o esforço e Sacrifício que tive de fazer valeu a pena!” Filipe Oliveira, Caldas da rainha

❚“A minha experiência nesta visita ao Templo de Salomão é única! Fiz um grande Sacrifício para poder participar dela, e estava a preparar-me para esta viagem desde de janeiro.

Não consigo destacar nada em particular que me tivesse chamado mais a atenção, pois tudo o que tenho vivido é demasiadamente grande para que consiga destacar alguma coisa. É mesmo uma experiência única!

Esta viagem é para repetir e já estou a organizar-me para poder voltar ainda este ano, possivelmente no mês de dezembro!” libertO MatOs, MOntijO

Page 16: Folha de Portugal - Edição 607

O batalhão da Fé que leva esperança às ruas

Empenhados em divulgar a Palavra de Deus, grupos espalhados por a Europa dedicam-se a ajudar, de uma forma voluntária, centenas de pessoas, levando-lhes uma palavra de motivação e de esperança.

M ilhares de evangelistas saem às ruas um pouco por toda a Europa, para

transmitir a Palavra de Deus, e uma mensagem de transformação e Salvação.

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura” (Marcos 16.15). Assim diz a Bíblia Sagrada e, apesar de

todas as dificuldades e luta árdua, assim têm feito bispos, pastores, obreiros e evangelistas do Centro de Ajuda.

Um trabalho solidário, no qual os voluntários dão atenção a pessoas desprezadas e rejeitadas tanto pela sociedade como pela sua própria família.

O sofrimento e a acumulação dos problemas têm feito com que as pessoas reflitam sobre as suas Vidas, e cheguem à conclusão

de que precisam de seguir numa outra direção. Por esse motivo, a maioria das pessoas são recetivas aos evangelistas e estão abertas a novos conselhos que, quando colocados em prática, podem mudar as suas vidas.

Estender a mão a quem precisaSeja distribuindo o pão pelas casas, a fim de levar uma mensagem de vida, ou pelas imensas avenidas que ocultam a dor de famílias destruídas e pessoas extremamente depressivas,

o grupo de evangelização do Centro de Ajuda não mede esforços para chegar aos mais necessitados, quer no âmbito físico quer no espiritual.

As pequenas ruelas onde os mais variados tipos de vícios estão

presentes, também não são exceção para o batalhão da Fé, que estende a mão sem hesitar a quem procura desesperadamente uma saída.

Mesmo com o catolicismo e o luteranismo na liderança das religiões mais seguidas na Alemanha, por exemplo, a tristeza e o vazio encontram-se estampadas na maioria das pessoas, sem esperança nem sentido para as suas vidas.

Desacreditados, são um pouco desconfiados quando lhes é apresentada uma alternativa que traz vida, paz e alegria verdadeiras, a qual a maioria prontamente nega,

Muitos têm sido transformados por este trabalho que não olha a crenças, classes sociais, idades ou etnias

■O Luxemburgo é o único Grão-Ducado existente no mundo. Com uma po-pulação aproximada de 530 mil habitantes, possui um dos maiores PIB per--capita mundiais.Apesar de ser um país desenvolvido e oferecer

LUXEMBURGO

ótimas condições de vida, muitos são aqueles que se encontram perdidos na de-pressão, nos vícios e em lares destruídos.Com o objetivo de levar vida a essas pessoas, o grupo de evangelização de várias loca-lidades do país, sai pelas ruas das cidades, conscientizando as pessoas de que existe uma solução, mas que é preciso tomar atitudes de Fé para mudar as suas vidas.

Alemanha

Ucrânia

4iDOMINGO ■ 9 agosto 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Evangelização

¡Joana Marques [email protected]

Page 17: Folha de Portugal - Edição 607

alegando que não necessita de ajuda.No entanto, muitos já têm sido

resgatados e transformados por este trabalho que não olha a crenças, classes sociais, idades ou mesmo etnias.

Diariamente, chegam pela primeira vez aos vários CdA's da Europa centenas de pessoas que superam os seus problemas, recebendo a força necessária para continuarem a lutar.

■O pastor Roberto Azevedo, responsável pelo trabalho do Centro de Ajuda (CdA) na Turquia, foi recebido pelo em-baixador do Brasil em Istam-bul, Luiz Henrique Fonseca, tendo assim a oportunidade de lhe dar a conhecer o trabalho do CdA que tem sido desen-volvido naquele país.

O embaixador referiu os 53 brasileiros presos na Turquia por tráfico de droga, além de outros detidos, e convidou o pastor Roberto Azevedo a fazer um trabalho na prisão. “O em-baixador contou-me que, infe-

lizmente, uma presa brasileira suicidou-se dentro da cela, pe-lo que este trabalho social que o Centro de Ajuda irá realizar será de suma importância para estas pessoas que estão pre-sas”, referiu o responsável.

ENCONTRO COM EMBAIXADOR EM ISTAMBUL

Aceda ao novo blogue do bispo Júlio Freitas e esclareça todas as suas questões!

PUB

França

Cabo Verde

O   que será mais fácil, ver as qualidades ou os defeitos de uma pessoa? Para o ser 

humano, com certeza que os defeitos... Mas, e para Deus?

Vós sois o sal da terra... Vós sois a luz do mundo... Vós sois Meus amigos... existem expressões, ditas pelo Próprio Senhor Jesus que, por mais que meditemos, muitas vezes, não conseguimos totalmente compreender o Seu Objetivo. O que quereria, então, o Senhor Jesus dizer com estas comparações?

É inegável, o sal tem uma qualidade que nada pode substituir... E ser amigo de Deus? É um privilégio único, que, também, nada e nem ninguém poderá igualar. Por outras palavras, o que o Senhor Jesus queria dizer é que, cada um de nós tem uma ou várias qualidades que ninguém mais possui.

Porém, o Senhor Jesus também quis revelar com estas afirmações que, a par dessa grande qualidade de Fé, visão e comunhão com Deus que temos, também possuímos uma responsabilidade, que também ninguém tem!

Quando o Senhor Jesus disse, “Vós sois a luz do mundo...”, também disse, para que “assim brilhe também a vossa luz diante dos homens...” (Mateus 5.14-16);

Quando o Senhor Jesus disse, “Vós sois o sal da terra...” (Mateus 5.13), também disse que era para dar sabor ao mundo e não apenas a um pequeno grupo de pessoas.

E, quando o Senhor Jesus disse “Vós sois Meus amigos...”, (João 15.16), também disse que era para darmos Frutos e que estes Frutos permanecessem. Estava a imputar-nos a responsabilidade única de ir em busca daqueles que são Seus inimigos, tal como cada um de nós um dia o foi, quando ainda éramos meras 

criaturas, distantes de Deus.Porém, quando nos libertámos, 

convertemos e fomos Batizados com o Espírito Santo, saímos do estado de criaturas para Filhos, tornando-nos, então, amigos de Deus.

Ou seja, ao mesmo tempo que o Senhor Jesus nos revela a qualidade que temos, também nos revela a grande responsabilidade que a mesma acarreta! É por isso que muitos dos que se perderam, tinham apenas uma única explicação para o efeito: abandonaram o seu objetivo 

primordial, que era a Salvação... e não apenas a sua, mas, também, a dos outros, pois quando temos este dois grandes objetivos em vista SOMOS A LUZ... SOMOS O SAL... SOMOS AMIGOS DE CRISTO!

Como luz do mundo temos a direção, a inspiração e a revelação... Como sal, temos tudo aquilo de que precisamos, temos sabor e condições para conservar o Revelado e aprendido. Porém, exatamente por sermos o sal, temos que ter a consciência de que o mesmo serve para dar sabor a quem dele necessita, ao mundo e, neste processo, temos também que ter a consciência, de que ainda que mais ninguém queira ser nosso amigo (e que o mundo seja nosso inimigo), temos o mais importante: somos amigos de Jesus Cristo!

DOMINGO ■ 9 agosto 2015

5icentro de ajuda . Evangelização

se algo está mal......mantenha-se bem!

juliofreitas.com

As qualidades que exigem 

responsabilidades

Bispo Júlio Freitas Por seu servo em Cristo,

O Senhor Jesus revela-nos a qualidade que temos mas também a responsabilidade que a mesma acarreta

Page 18: Folha de Portugal - Edição 607

É por isso que os malvados nos perseguem, porque somos do BEM e fazemos o BEM ao próximo como ninguém bjf

PUB

Page 19: Folha de Portugal - Edição 607

7iDOMINGO ■ 9 agosto 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda .

AS 5 UNÇÕES DOS PRUDENTES!ÀS qUARTAS-fEiRAS, NO CdA mAiS PRóximO:

PARA mAiS iNfORmAÇÕES cONTAcTE

quarta-feira,12 de agosto

Unção para receber o Espírito de SEGURANÇA

2) iNSEGURANÇAInfelizmente, a insegurança é uma característica que habitualmente vemos tomar conta da vida de milhares de pessoas, causando danos irreparáveis. Tudo isto acontece porque a pessoa TEM MEDO DE SE COLOCAR NAS MÃOS DE DEUS.

E qUAiS SÃO AScARAcTERÍSTicAS DOS NÉSciOS?

EScREvA AqUi O SEU PEDiDO

PUB

Um pouco por toda a Europa, as palestras da Tera-pia do Amor, têm proporcionado aos participantes oportunidades únicas de terem uma vida senti-mental realizada.

A área sentimental é, por vezes, deixada para segundo plano por

muitos. Uns porque julgam que não é importante, outros por acreditarem que os problemas se vão resolver por si só, ou ainda porque desistem de lutar por algo que pensam impossível de atingir.

A verdade é que o plano sentimental é um dos mais importantes na vida de qualquer um. Ter um marido ou esposa que sejam um apoio e construir uma família feliz e equilibrada é algo que

pode passar despercebido a muitos, mas que é essencial.

Quem nunca pensou que o seu casamento está condenado ao

fracasso e não há nada a fazer? Ou que nunca vai encontrar aquela pessoa especial? Com certeza que todos nós já pensámos isso.

As palestras da Terapia do Amor vêm precisamente no sentido de contrariar esses pensamentos, ajudando os solteiros a saber como agir para encontrar a sua cara metade e orientando os casais no sentido de terem uma vida a dois harmoniosa e feliz.

O poço do amorO poço sempre teve um forte peso e simbolismo na Palavra de Deus. Na verdade, no passado, o poço era um verdadeiro ponto de encontro entre pessoas, pois era o local onde iam buscar o elemento vital para a sua sobrevivência: a água.

Esse foi um dos temas abordado pelo conselheiro Jadson Medeiros

numa das reuniões dedicadas ao Amor, no Luxemburgo.

Na oportunidade, todos os presentes beberam das Águas do Poço do Templo de Salomão, e saciaram a sua sede de ser feliz, a sede de Amor, de ser amado, de ser realizado no seu casamento.

Uma oportunidade única, num encontro que marcou todos os presentes, porque tudo começa sempre com um primeiro encontro.

“Fora da cidade, fez ajoelhar

os camelos junto a um poço de água, à tarde, hora em que as moças saem a tirar água. E disse consigo: Ó SENHOR, Deus de meu senhor Abraão, rogo-te que me acudas hoje e uses de bondade para com o meu senhor Abrãao!” (Génesis 24.11-12).

Esta palestra realizou-se em vários países da Europa sempre com o mesmo objetivo, o de indicar o caminho para uma vida sentimental realizada.

As palestras da Terapia do Amor são essenciais para ter uma vida sentimental realizada

Uma vida sentimental realizada por toda a Europa

❙ Durante a reunião especial da Terapia do Amor for também realizado um casamento. Mais um casal que viu a sua união abençoada por Deus

ESPANHA

LUXEMBURGO

HOLANDA

¡Joana Marques [email protected]

Page 20: Folha de Portugal - Edição 607

DOMINGO ■ 9 agosto 2015

8i

O grupo Força Jovem Europa (FJE) da região do Norte do país, realizou

recentemente a sexta edição do AcampaVerão, uma atividade que é realizada um pouco por toda Europa.

Voltada para o convívio, cultura e conscientização, o AcampaVerão realizou-se nos dias 17, 18 e 19 de

julho, no Natur Water Park, em Vila Real.

Foram três dias repletos de experiências escolhidas a dedo para os mais jovens, um encontro renovador para os que têm a ambição de serem melhores a cada dia.

O coordenador do grupo FJE na Europa, Gelson Luis, enfatizou a importância do jovem se manter focado no seu objetivo até o alcançar e, consequentemente, manter-se

sempre na Fé.Os jovens que participaram neste

AcampaVerão do Norte do país, tiveram a oportunidade de realizar atividades como slide, escalada, rapel, paintball entre outras.

Este foi, certamente, um fim de semana que ficou marcado na vida daqueles jovens que assim conseguem desfrutar da juventude de uma forma inteligente. Foi, com certeza, uma experiência única e para repetir.

O AcampaVerão, uma iniciativa do grupo Força Jovem Europa, tem sido um sucesso um pouco por todo o país.

Acampamento de verão no Norte do país

PUB

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Força Jovem Europa

¡Joana Marques [email protected]

Page 21: Folha de Portugal - Edição 607

combate ao sedentarismo.Uma alimentação saudável ajuda

não só a controlar o peso, mas também a diminuir a velocidade de envelhecimento, a celulite, a flacidez, o acne, a queda de cabelo, entre outros.

Muitas vezes, o fracasso de uma

dieta reside no facto de não se saber quais os motivos que levaram ao aumento de peso, pelo que é fundamental descobrir qual a causa

da obesidade, isto é, se é apenas um problema alimentar ou se existe alguma patologia

associada.A nível da alimentação,

em primeiro lugar deve assegurar que a absorção dos nutrientes

necessários ocorre de modo correto e aqui o bom funcionamento dos intestinos é fundamental. Inclua na sua alimentação cereais integrais, fruta e legumes variados e beba bastante água.

O consumo de peixe, fonte de proteínas leves e muitas vezes ricos em Ómega 3, deve ser também

uma aposta na sua alimentação, assim como de hortaliças, de onde provêm vitaminas e minerais essenciais, de fruta que tem uma ação antioxidante e de frutos secos e sementes integrais.

O exercício é outro fator fundamental para encontrar o

equilíbrio e o corpo saudável. Se é adepta de ginásios tem a vida facilitada pois ali terá sempre alguém que a pode orientar sobre quais os exercícios indicados para si. Caso não seja, saiba que uma corrida ou caminhada por dia podem fazem verdadeiros milagres.

Uma alimentação saudável e a prática de exercício físico não são apenas para pessoas obesas ou que querem perder peso, nem só para quem busca o corpo perfeito, mas sim para quem, acima de tudo, deseja manter um corpo saudável.

9iDOMINGO ■ 9 agosto 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Coisas de Mulher

crónica Viviane Freitas

A lei é o que Deus lhe ensina, logo deve cortar a emoção

Algo a que é importante es-tar atenta, é quando se lê a Palavra de Deus. Quando for ler, leia devagar, leia

cada palavra como sendo importante para si. Este aspeto é muito importante para que à medida que ler, possa refletir e entender o que lê.

Ainda que diga: “Viviane, mas eu te-nho dificuldade em entender a Palavra de Deus.” Não se preocupe! O que ainda não compreendeu, é porque ainda não chegou a hora de entender, ou talvez porque também não procurou. Mas cabe a si interessar-se e tentar saber o que lê. “Porque os simples ouvido-res da lei não são justos diante de Deus...” (Romanos 2.13).

Podemos estar nesta condição de “ouvidores da lei”, mas isso não quer dizer que eu seja justa diante de Deus. O que me vai tornar justa perante Ele

é o que conclui o versículo: “...mas os que praticam a lei, hão de ser jus-tificados”.

Por isso é que já ouviu dizer: “a fé jus-tifica” ou “sereis justificados”. Quando vê isso na Bíblia, é porque foi compreen-dido e não foi condenado. Além disso, quando pratica a Palavra de Deus, dei-xa de ser apenas um ouvinte para ser um praticante.

Mas qual é a diferença? Talvez per-gunte: “Mas como ser um praticante da Palavra de Deus? Como posso ser justi-ficado ao praticar a Palavra de Deus?” É importante verificar como é o seu comportamento e os seus pensamen-tos. Não se procura perfeição, mas que se aperfeiçoe. Identifique o seu erro e vá direto ao ponto, mesmo que doa, porque dói quando se encontra e nem sempre é bem vinda a verdade, mas a mesma liberta. Ao reconhecer o seu erro, não é

para se culpar. O Senhor Jesus não veio para condenar, Ele veio sim para salvar.

Quando chega junto de Jesus e conse-gue observar os seus erros é para enten-der e saber identificar os mesmos; para que possa lutar contra eles e mudá-los.

Além disso e na sua própria oração, mesmo que ainda não esteja a conse-guir uma mudança, não é para ficar triste, culpar-se ou sentir-se inferior em relação às demais pessoas. Não!!

Em primeiro lugar, tem de arrancar essa fé emotiva, que é evidente através desse tipo de acusações, sentimentos de inferioridade e comparações. Você é você, acabou! Não é a mesma pessoa que eu, então não se compare comigo, porque o que lhe é transmitido aqui é para que entenda como reagir. Por isso falo de mim! Não para se sentir inferior, acusada ou condenada.

Cara leitora, estamos aqui justamen-

te para resolver o problema e para que quando procurar o Espírito Santo, O ve-nha a encontrar.

E caso esteja a viver uma vida pro-míscua, errada e não consiga parar, então, é sua necessidade passar pelo processo de libertação, que é realizado todas as sextas-feiras na Igreja Univer-sal, onde se faz a oração contra o mal.

Porém, você também tem de orar, co-locando o diabo no lugar dele, dizendo--lhe: “Eu é que não te quero dentro de mim, e o que encontrar de errado no meu interior, eu vou expulsar!” Assim estará a agir uma Fé-Inteligente e não uma fé emotiva.

A lei é o que Deus lhe ensina, logo deve cortar a emoção imediatamente que avalia e pensa. É assim que vai ser justificada e tomar atitudes que lhe permitirão usar uma “espada” para eli-minar o mal.

Ouvinte e Praticante (parte I)

visite: vivifreitas.me

A o longo do tempo, os padrões de beleza do corpo feminino foram

sofrendo alterações mas a sociedade continua a ditar qual é o corpo ideal que deveria ser o padrão para todas as mulheres.

Contudo, a maioria das mulheres é bem diferente daquilo que ditam os padrões e, apesar de gordura já não ser formosura, grande parte das mulheres está longe de ter um corpo considerado perfeito.

Os maus hábitos alimentares aliados ao sedentarismo, fazem com que haja cada vez mais casos de excesso de peso e obesidade,

o que pode trazer, além da preocupação com a estética, sérios problemas de saúde.

Muitas vezes, a procura pelo corpo perfeito faz com que as mulheres cometam muitos erros, tanto estéticos como a nível da alimentação, com cirurgias plásticas de riscos mal calculados e dietas absurdas que podem provocar distúrbios alimentares.

Assim, é fundamental que exista um equilíbrio entre a busca do corpo perfeito e aquilo que é saudável.

Alimentação e exercícioA base não de um corpo perfeito mas sim de um corpo saudável, está numa alimentação equilibrada aliada à prática de exercício e no

A busca por um corpo perfeito leva muitas mulheres um por todo o mundo a cometerem erros alimentares e até estéticos que podem deixar marcas para toda a vida.

Obesidade Vs. Corpo perfeito

Uma alimentação saudável e a prática de exercício físico são para quem deseja manter um corpo saudável

PUB

¡Joana Marques [email protected]

TEM PROBLEMAS COM O SEU CORPO?

Não perca o próximo programa “Coisas de Mulher”, dia 13 de agosto, pelas 22 horas, na

iurtv.eu

Page 22: Folha de Portugal - Edição 607

10iDOMINGO ■ 9 agosto 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . A História de Alberto

Baseado numa História Verdadeira

Alberto justifica as atitudes de Maria e de Carmen, que ten-taram seduzir os pastores, de acordo com as instruções da Igreja Católica. (capítulo 18)

Acompanhe todas as semanas neste jornal, a história de Alberto, um ex-padre e religioso devoto, que abandonou o Vaticano para seguir a Cristo.

93

94 95

96 97 98

Page 23: Folha de Portugal - Edição 607

SEMANAL

9 a 15 de agosto 2015

Rua Dr. José Espírito Santo, nº 36 - Chelas (próximo da estação de metro)

MORADAS...

Templo Maior Lisboa

Cenáculo do Porto

Rua Egas Moniz, nº 485

| abertas 7 dias por semana | 365 dias por ano

d i a r i a m e n t e

Temos mais de 124 Centros de Ajuda em Portugal e mais de 8000 espalhados em 182 países

7 DIAS para mudar a sua vida!

20HCONQUISTAS FINANCEIRAS

SEGUNDA QUINTA

SEXTATERÇA

QUARTA

Saúde Restaurada

eStudo Bíblico

Limpeza Espiritual

20H

terapia do Amor

Agenda

SÁBADOCaSoS Perdidos | 8H

Força Jovem | 16.30H

Para saber em que CdA’s se realizam estas reuniões

contacte o Amigo 24H, através do 218 368 008 De SegunDa a Sexta: 7H, 10H, 12H, 15H E 20H

O DIA DA DIREÇÃO

7H309H30

ESCREVA QUAL O MILAGRE QUE DESEJA

PARA A SUA VIDA PRESENTE, RECORTE

E ENTREGUE NO SANTUÁRIO DOS

MILAGRES! CREIA QUE VOCÊ NUNCA MAIS SERÁ

A MESMA PESSOA! ACREDITE!

ESPIRITUAL SENTIMENTAL FINANCEIRA

CURA

FAMÍLIA

Page 24: Folha de Portugal - Edição 607

16 AGOSTO | 9H30

“Do seu santuário te envie socorro e desde Sião te sustenha.” (Salmos 20.2)

Muitos são aqueles que buscam SOCORRO para os seus problemas, mas todas as portas a que batem se fecham. Mas para quem precisa de uma resposta urgente, há que bater n'Aquela que trará o MILAGRE.

OS MILAGRES DE JESUS

TEMPLO MAIOR - LISBOA: Rua Dr. José Espírito Santo, nº 36 - Chelas (próximo da estação de metro)

CENÁCULO DO PORTO: Rua Egas Mo-niz, nº 485 (próximo Ao Quartel Militar da Constituição-Ramada Alta)

FINANCEIRA ■ “Antes, o dinheiro que ganhava de ordenado nem sequer chegava até ao final do mês. Quando cheguei ao Centro de Ajuda, recebi o milagre urgente. Atualmente consegui ter

o meu próprio negócio, e abri um salão de cabeleireiro e posso afirmar, que atualmente, estou a prosperar. No bairro onde estou, em Lisboa, sou conhecida e bem sucedida”. Maria ConCeição

CURA

■“Quando cheguei ao CdA sofria de fibromialgia e de fadiga crónica, tinha desmaios constantes, problemas de coração e enxaquecas. Aprendi a colocar em prática a Fé-Inteligente,

recebi o milagre urgente. Hoje já não tenho os problemas de saúde que me atormentavam. elisabete Gouveia

FAMÍLIA■“O meu lar era muito confuso, estava cheia de problemas entre o meu marido e o meu filho, pois este não obedecia ao pai, o que gerava muitas discussões. Quando cheguei ao Centro de Ajuda aprendi a usar a Fé-Inteligente, o que

me fez beneficiar do milagre urgente. Hoje no meu lar existe paz e harmonia”. anabela FranGão

ESPIRITUAL■“Sofria com pensamentos negativos, medos e fobias e, além disso, era uma pessoa muito desanimada, frustrada e não tinha gosto pela vida.

Quando cheguei ao Centro de Ajuda comecei por participar nas reuniões de Fé e desta forma alcancei o milagre urgente. Hoje sou uma pessoa completamente transformada”. Mara viCente

SENTIMENTAL

■“A minha vida caiu no fundo do poço. Destruí o meu casamento e cheguei a fumar 20 cigarrilhas e a beber uma garrafa de whisky por dia. Acabei por ter

um AVC. Quando cheguei ao CdA coloquei a minha Fé em prática e recebi o milagre urgente. Deixei a bebida e hoje tenho felicidade no meu casamento”. José rodriGues

OU NO CDA MAIS PRÓXIMO DE SI!

PROBLEMAS DE SAÚDE, FAMILIARES, SENTIMENTAIS, FINANCEIROS E ESPIRITUAIS