folha de portugal - edição 606

24
EDIÇÃO Nº 606 Ano 12 De 2 a 8 agosto 2015 Edição Nacional e Ilhas Jornal de distribuição gratuita 67.000 exemplares folhadeportugal.pt Siga-nos no facebook! Diretor: João Filipe TEMA CAPA... PáGS. 6/7 atualidade... PáG. 5 Nas férias, o que fazer aos animais? atualidade... PáG. 8 Mais de 400 fraudes na saúde No âmbito do combate à fraude, o ministério da Saúde foi lesado em mais de 370 milhões de euros, em apenas três anos. reportagem... PáG. 10 Escassez de bens e medicamentos A ONU tem confirmado na Venezuela uma tendência retrocedente na luta contra a pobreza e pedido atualizações do salário mínimo. PUB bem-estar... P áG. 12 Siga a história de Alberto, um homem que viveu no meio da corrupção religiosa e que só encontrou a Verdade ao entregar a sua vida a Jesus, na página 10i deste jornal . Portugal tem menos 60 mil pessoas Em todo o mundo, apenas 24 países perderam população, entre eles Portugal, que ocupa o quinto lugar da lista. Em 2100 deveremos ser sete milhões, culpa da perda de população, do envelhecimento das pessoas residentes no país e da natalidade baixa. 7 Erros DE VERÃO a evitar Existem situações que prejudicam a saúde da sua pele e dos seus cabelos nos períodos de maior calor. No entanto, existem algumas soluções que pode adotar. Se quiser ir de férias sem levar o seu animal de estimação saiba que há mais de cem espaços de Norte a Sul do país onde o pode deixar. Centro de Ajuda , defina hoje o que quer viver amanhã!

Upload: centro-de-ajuda

Post on 22-Jul-2016

237 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Portugal tem menos 60 mil pessoas Em todo o mundo, apenas 24 países perderam população, entre eles Portugal, que ocupa o quinto lugar da lista. Em 2100 deveremos ser sete milhões, culpa da perda de população, do envelhecimento das pessoas residentes no país e da natalidade baixa.

TRANSCRIPT

Page 1: Folha de Portugal - Edição 606

Edição nº 606 ❚ Ano 12 ❚ De 2 a 8 agosto 2015 ❚ Edição Nacional e Ilhas ❚ Jornal de distribuição gratuita ❚ 67.000 exemplares

f o l h a d e p o r t u g a l . p t

Siga-nos no facebook!

Diretor: João Filipe

TEMA CAPA... págs. 6/7atualidade... pág. 5

nas férias, o que fazer aos animais?

atualidade... pág. 8

Mais de 400 fraudes na saúde■ No âmbito do combate à fraude, o ministério da Saúde foi lesado em mais de 370 milhões de euros, em apenas três anos.

reportagem... pág. 10

Escassez de bens e medicamentos■A ONU tem confirmado na Venezuela uma tendência retrocedente na luta contra a pobreza e pedido atualizações do salário mínimo.

PUB

bem-estar... pág. 12

Siga a história de Alberto, um homem que viveu no meio da corrupção religiosa e que só encontrou a Verdade ao entregar a sua vida a Jesus, na página 10i deste jornal .

Portugal tem menos 60 mil pessoas■Em todo o mundo, apenas 24 países perderam população, entre eles Portugal, que ocupa o quinto lugar da lista. Em 2100 deveremos ser sete milhões, culpa da perda de população, do envelhecimento das pessoas residentes no país e da natalidade baixa.

7 Erros DE vErão a evitar■Existem situações que prejudicam a saúde da sua pele e dos seus cabelos nos períodos de maior calor. No entanto, existem algumas soluções que pode adotar.

■ Se quiser ir de férias sem levar o seu animal de estimação saiba que há mais de cem espaços de Norte a Sul do país onde o pode deixar.

Centro de Ajuda, defina hoje o que quer viver amanhã!

Page 2: Folha de Portugal - Edição 606

DOMINGO  2 agosto 2015

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

Exposição Temporária26 de junho a 25 de outubro Museu de São Roque

A exposição “De Roma para Lisboa: um álbum para o Rei Magnâ-nimo” constrói-se em torno da ideia-chave que é a viagem entre Roma e Lisboa no reinado de D. João V. Restaurado recentemente, o Álbum Weale consiste no minucioso registo, escrito e desenhado, concretizado por iniciativa de Manuel Pereira de Sampaio, o último embaixador de D. João V em Roma, das encomendas de obras de arte italianas destinadas a Lisboa..

O Sol da CaparicaFestivalDe 13 a 16 de agosto

Os objetivos foram definidos para fazer do Sol da Caparica um festival nacional, sólido, diferente e potenciador de uma atitude artística inovadora e arrojada. Um Festival em que os artistas por-tugueses, brasileiros, angolanos, cabo-verdianos, moçambicanos e são-tomenses terão espaço e prazer em apresentar, nas melhores condições de produção, as suas criações.

Festa do Cinema Chinês 10 a 30 de setembroCinemateca e Cinema Ideal

Serão apresentados mais de trinta filmes chineses, exibidos entre a Cinemateca Portuguesa e o Cinema Ideal, em Lisboa. A iniciativa partiu da Cinemateca Portuguesa e da China Film Archives, pre-vendo a exibição de um extenso panorama da história do cinema chinês, assim como algumas das suas produções mais recentes, inéditas em Portugal.

da Semana

em foco « 2

Portugal sempre foi visto como um país de emigrantes, sempre houve um êxodo de portugueses em busca de melhores condições de vida.

No tempo do Estado Novo, esta situação era mais do que procurar melhores condições de vida, a fuga do país era encarada como uma forma de encontrar a liberdade para viver dignamente.

O êxodo teve a sua maior força na década de 60 e a fuga era feita, muitas vezes, de forma clandestina. Para se ter uma pequena ideia sobre a situação, basta vermos hoje os barcos que chegam do norte de África, só que de Portugal saiam por terra rumo a Espanha e continuavam de forma clandestina até França.

Por este motivo, existem hoje grandes comunidades portuguesas em países como França, Suíça e Alemanha, como também no Brasil, Estados Unidos e Canadá.

Nesta época as pessoas que emigravam eram de baixo nível académico, uma vez que a maioria saia do interior de Portugal que vivia da agricultura.

Nos finais da década de 90 do século XX e parte da primeira década do século XXI, assistiu-se a uma situação ligeiramente diferente e neste período fomos também um país de imigração, ou seja, recebendo pessoas de vários países.

Contudo, com a crise que o nosso país enfrenta desde meados de 2011, tem-se registado um novo êxodo de portugueses, mais uma vez com o objetivo de procurar uma vida de qualidade.

O problema é que agora o que estamos a perder é mão de obra qualificada, pessoas que estudaram, que se formaram em universidades estatais em muitos dos casos, tendo sido o Estado a investir. Agora saem para outros países, com melhores ordenados, que irão usufruir de um investimento feito pelo Estado português. Vamos ver se esta “onda” emigratória para e é invertida.

EDITORIALJOÃO FILIPE Diretor

Emigrar é bom ou mau?

Tenha uma boa leitura!

OBJETIVA

ENTREGA DE AMBULÂNCIAS: Bombeiros durante a entrega de 36 ambulâncias a corporações de todo o país pelo INEM, numa cerimónia que contou com a presença do ministro da Saúde, Paulo Macedo, em Belém.

TIAGO PETIGA/LUSA

Diretor: João Filipe [email protected]: IurdRedação: Carla Vaz e Joana MarquesCopydesk: Carla VazAssistente de Redação: Cláudia PereiraPaginação: Eliane Rosa , Paulo Cabral e Tiago Lopes Correio do Leitor / [email protected]

A FOLHA DE PORTUGAL NÃO SE RESPONSABILIZA NEM PELAS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS CARTAS DOS LEITORES,

POIS ELAS NÃO EMITEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO JORNAL, NEM PELA AUTENTICIDADE DOS ANÚNCIOS PUBLICADOS

FOLHA DE PORTUGAL Título registado no ERC com o nº 125046 Propriedade: IURD Sede administrativa: Praceta Professor Francisco Gentil, nº 3 - Póvoa de Santo Adrião - Lisboa NIPC: 592001679 Periodicidade: Semanal Impressão: Rafik Comunicação e Imagem Unipessoal, Lda. - Sítio da Bemposta, nº 1, 1A e1B, Longo da Vila - Mafra Tiragem: 67.000 exemplares Depósito Legal: 322699/11 Distribuição: Gratuita Circulação: Portugal Continental e Ilhas

FOLHA DE PORTUGAL Av. Marechal Gomes da Costa n.º 21- D1800-255 Marvila - LisboaTel: 219 016 650

Todas as fotografias e imagens que não estão devidamente identificadas, reservam-se os direitos de autor.Todas as fotografias respeitantes aos Centros de Ajuda são da responsabilidade dos mesmos.

RURALBEJA Cante alentejano, cavalo lusitano, regadio e vinhos■A câmara de Beja, promotora da iniciativa, divulgou à Lusa que a RuralBeja irá decorrer, entre os dias 9 e 11 de outubro, no Parque de Feiras de Exposições da cidade, com o intuito de comprovar as capacidades e os recursos naturais e promover a evolução sustentável e integrada do concelho.A RuralBeja irá incluir o Salão do Cavalo, a feira Vinipax, a Festa Brava, os espaços “Natureza à Mesa” e “Do sequeiro ao regadio”, mostras de artesanato, de aves (Avibeja) e de cães (Canibeja). Também, o cante alentejano, classificado Património Imaterial da Humanidade, vai ter o merecido destaque e ecoará na RuralBeja.

SUGESTÕES∫

PUB

CULTURAISCULTURAIS

Page 3: Folha de Portugal - Edição 606

2/8/1929Nasce, em Aveiro, o poeta, compositor e músico português, José Afonso.

3/8/2009Isaltino Morais é culpado de quatro dos sete crimes que inicialmente estava acusado.

5/8/1884É colocada a primeira pedra da base da Estátua da Liberdade, em Nova Iorque.

6/8/2007Xanana Gusmão é indigitado novo primeiro-ministro de Timor-Leste.

4/8/2005

Um desabamento da falésia da praia de Almagreira, Peniche, causou a morte a duas pessoas.

7/8/2002 Francis Obikwelu conquista a medalha de prata nos 100m dos Campeonatos Europeus de Atletismo.

8/8/1971Primeiro Festival de Vilar de Mouros. 30 mil pessoas assistem a concertos de músicos como Elton John.

marcas dotempo

Momentos Históricos de...

a sua carreira■O restauro do Elevador de Santa Justa deverá estar completo em 2016. A obra de reabilitação do único elevador vertical em Lisboa que presta um serviço público, representa um investimento total de 600 mil euros.

■O projeto da Via Navegável do Douro, estimado em 75 ME, visa melhorar a navegabilidade, segurança e comunicações, permitindo o transporte de mercadorias e que o rio seja utilizado 24 horas por dia.

■Os últimos números da DECO revelam que o sector das telecomunicações gerou, em média, 117 queixas por dia junto da Associação no primeiro semestre do ano, num total de 21.274 reclamações no sector.

■43 lares de idosos foram encerrados este ano. A Segurança Social fez quase 300 fiscalizações, das quais resultaram sete encerramentos urgentes. Confirmou-se a existência de situações de perigo iminente.

Verso

PÚBLICO

●Otimize o seu meioDesligue todas as distrações. Interrupções frequentes podem fazer com que demoremos muito mais do que é esperado a desempenhar as nossas tarefas. Quando tiver que se concentrar, coloque o telefone na opção não incomodar; feche todas as janelas do navegador do seu computador que não estão diretamente relacionadas com a sua tarefa; se parte do seu trabalho for enviar emails, entre num estado onde possa desligar as notificações de emails recebidos e desligue o chat.

● Encontre o seu ritmoSe o seu dia é constantemente interrompido por reuniões, é muito difícil entrar no ritmo. Adicione três horas de “reuniões” ao seu calendário, nas quais será o único participante. Os colegas de trabalho vão agendar o que precisam em volta destas horas de trabalho e assim

vai conseguir trabalhar sem ser interrompido.

Aponte as horas do dia de trabalho que são melhores para atividades diferentes. Faça o seu trabalho mais difícil durante o seu “tempo de Super-Homem”, ou seja, o período durante o qual é mais produtivo.

● Domine as suas ferramentasSe usa um computador durante todo o dia, cada vez que agarra no rato, atrasa-se um pouco e perde um pouco de ritmo. O ideal é interagir com o seu computador à velocidade a que pensa. Isso exige que aprenda os atalhos do teclado do software que mais utiliza.

● Otimize a sua menteFaça pausas regulares. O senso comum diz-nos que quanto mais tempo passarmos a trabalhar, mais trabalho acabaremos por fazer. Mas isso não é verdade. As nossas mentes precisam de tempo para recarregar.

Estudos sugerem que um intervalo de 15 minutos em cada 90 minutos é uma boa regra para fazer mais, trabalhando menos.

●Tire algum tempo para refletirReserve alguns minutos ao final de cada dia e considere o que correu bem e o que correu menos bem. Será que existem melhorias a fazer no seu fluxo de trabalho da próxima vez? Se a cada dia pode ser um por cento mais eficiente, então até ao final do ano será muito mais produtivo.

Fonte: insider.pro.pt

DOMINGO  2 agosto 2015

folhadeportugal.pt 3» sete diasFrente

Desligue todas as distrações, faça pausas regulares e tire algum tempo para refletir

Os segredos da alta produtividadePara ser mais produtivo é essencial dominar três fatores: o seu meio, a sua mente e o seu processo. Quimioterapia

e doentes terminaisAfinal, a quimio-terapia em doentes com cancro em fase terminal pode prejudicar.

■Um novo estudo aponta para o facto de que, em doentes terminais, a quimioterapia pode ser prejudicial.

O estudo baseia-se num grupo de 300 pacientes portadores de cancro com metástases, ou seja, tumores malignos já disseminados pelo corpo depois de surgirem num determinado órgão.

Doentes pioraramOs investigadores notaram que a quimioterapia não melhorou a

qualidade de vida dos pacientes que já tinham uma mobilidade limitada. Quando ainda eram capazes de realizar funções básicas, a quimioterapia fez com que a sua situação piorasse.

O estudo sugere que as diretrizes referentes ao uso da quimioterapia em pacientes com cancro terminal devam ser revistas para reconhecer os danos potenciais do uso da mesma em pacientes com doença metastática progressiva.

Fonte: lifestyle.sapo.pt

estudo

Page 4: Folha de Portugal - Edição 606

DOMINGO  2 agosto 2015

folhadeportugal.ptsete dias « aconteceu

ESPAÇO DO CIDADÃO

CONTRATOS DE CRÉDITO

Bancos compelidos a enviar extratos ■Desde o dia 1 de julho que os bancos passaram a ser obrigados a enviar um extrato mensal com informação sobre os contratos de crédito. Esta informação é enviada em formato digital, exceto se o consumidor referir que a deseja receber em papel. O envio deverá ser mensal,

exceto se não tiverem existido movimentos nesse período. Deverá também ser enviado um extrato anual.Apesar des ta iniciat iva apresentar aspetos bastante positivos, ainda fica aquém das expetativas dos consumidores.

Fonte: deco.proteste.pt

Cafeína ajuda a combater a depressão■“O consumo de cafeína é eficaz tanto na prevenção como no tratamento da depressão”, revelou um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences. Uma equipa formada por 14 investigadores da Alemanha, do Brasil, dos EUA e de Portugal. Em apenas três semanas de tratamento, “o fármaco foi capaz de inverter os efeitos provocados pela exposição inicial a Stress Crónico Imprevisível e os animais recuperam para níveis semelhantes aos do grupo de controlo (constituído por ratinhos saudáveis)”, salientou Rodrigo Cunha, coordenador deste estudo, à Lusa.Embora seja fundamental fazer um ensaio clínico, a passagem deste fármaco para a “prática clínica poderá ser bastante rápida, assim haja vontade da indústria farmacêutica, porque estamos perante um fármaco seguro, já utilizado nos EUA e no Japão para o tratamento da doença de Parkinson”, explicou o investigador.

-O café, afinal, até faz bem à

saúde

Mortes por infeções hospitalares aumentaram Somente em 2013, 4.606 doentes morreram devido a complicações infecciosas.

■A mortalidade ligada à contaminação por dispositivos, como cateteres ou ventiladores, totalizou 2.973 vítimas em 2010 e 4.606 mortos em 2013. Em três anos, os hospitais públicos portugueses viram aumentar em 55 por cento as mortes ligadas a material clínico invasivo.

O estudo apresentado pela Fundação Calouste Gulbenkian e noticiado pelo Expresso, deseja baixar para metade a ocorrência deste tipo de infeções e diminuir as mortes associadas. “Os números são bastante expressivos, apesar de não

ser possível aferir-se, com total rigor, se a infeção foi causa única da morte, uma vez que aqueles dispositivos são colocados em doentes com situações clínicas graves”, explicou a equipa do projeto “STOP infeção hospitalar, um desafio Gulbenkian”.

Projeto“A taxa de infeção hospitalar é mais elevada do que a média europeia e há infeções do local cirúrgico, como na cesariana ou na cirurgia da vesícula biliar, que apresentam tendência crescente”, pode ler-se no

relatório publicado em 2013, pela Direção-Geral da Saúde.

Um projeto da Gulbenkian, em conjunto com o ministério da Saúde e o Institute for Healthcare Improvement, escolheu doze hospitais, os quais irão ter três anos

e 100 mil euros para cumprir o objetivo. Em causa estão quatro infeções por procedimentos invasivos e os serviços de cuidados intensivos, cirurgia geral ou a ortopedia e a medicina interna.

-Em três anos, os hospitais

públicos portugueses

viram aumentar em 55 por cento

as mortes ligadas a material clínico

invasivo

PUB

4

A mortalidade ligada à contaminação por dispositivos totalizou 4.606 mortos em 2013

Page 5: Folha de Portugal - Edição 606

» atualidade 5

●●● ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

PUB

■Não há uma estimativa de quantos cães poderão ser abandonados em Portugal pelos donos com a chegada das férias, mas os telefonemas que as associações recebem, desde o início do verão, mostram as proporções da situação.

Desde outubro do ano passado que os maus tratos e o abandono de animais passaram a constituir crime. A lei determina que, “quem, sem motivo legítimo, infligir dor, sofrimento ou quaisquer outros maus-tratos físicos a um animal de companhia é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias. Prevê ainda que a morte do animal ou a “privação de importante órgão ou membro, ou afetação grave e permanente da sua capacidade de locomoção”

sejam punidas com pena de prisão até dois anos ou com pena de multa até 240 dias.

Ainda assim, o abandono de animais de estimação, sobretudo cães e gatos, é ainda uma dura realidade para alguns.

Soluções Vs. AbandonoOs animais não são objetos descartáveis que se podem deitar fora quando já não precisamos deles ou não nos dá jeito tê-los. Todo o ambiente que os rodeia, afeta-os emocionalmente pelo que, se o seu

animal vai ser um fardo quando quiser ir de férias, talvez a atitude mais sensata seja não ter nenhum.

Se quer mesmo ter um animal, pense antecipadamente num plano e com as opções disponíveis atualmente, não há justificação possível para ter que abandonar o seu animal de estimação.

Em primeiro lugar, pondere levá-lo consigo. Existem imensos hotéis que permitem levar animais, assim como parques de campismo e até casas alugadas. Caso não consiga mesmo, pergunte no seu círculo de amigos, vizinhos ou familiares se alguém estará disponível a ficar com o seu animal. Em último caso, saiba que existem dezenas de lugares, de Norte a Sul do país, onde poderá deixá-lo, desde hotéis a canis que disponibilizam algumas boxes nesta altura do ano por valores que rondam os 13 a 17 euros por dia.

Os animais não são objetos descartáveis e todo o ambiente que os rodeia afeta- -os emocionalmente

Se quiser ir de férias sem levar o seu animal de estimação saiba que há mais de cem espaços, de Norte a Sul do país, onde o pode deixar.

Já sabe onde vai deixar o seu animal nas férias?

¡Joana Marques [email protected]

�Pet-sittingOs pet-sitters são profissionais que se deslocam a sua casa para prestar todos os cuidados que o seu animal necessitar. Tratam da higiene, da alimentação, levam-nos ao veterinário em caso de necessidade e, em particular os cães, podem levá--los aos seus passeios diários, não quebrando assim a rotina que já têm.

�Hotéis para animaisUma solução alternativa aos pet-sitters, são os hotéis para animais. A diferença aqui é que o animal, em vez de ficar em casa, fica no hotel, recebendo igualmente todos os cuidados necessários.

�Familiares, vizinhos e amigosEsta pode ser a solução mais

económica e nem por isso menos eficaz. Imagine uma situação em que tanto você como o seu vizinho têm animais de estimação e fazem férias em diferentes datas. O seu vizinho poderia tomar conta dos seus animais enquanto você e a sua família vão de férias, retribuindo depois ao cuidar dos animais do seu vizinho quando for ele de férias.

�Eles podem ir consigoJá existem diversos parques de campismo e hotéis que permitem aos donos levar consigo os seus animais de estimação durante as férias.Isto abre mais um leque de opções e as suas férias não têm de significar uma separação do seu melhor amigo, nem sequer temporária.

Férias e animais são compatíveis

DOMINGO ¡ 2 agosto 2015

folhadeportugal.pt

Page 6: Folha de Portugal - Edição 606

tema capa « 6

PoPulação Portuguesa está a encolherA perda de população é assustadora e o envelhecimento das pessoas residentes no país, associado à natalidade baixa, poderão estar a levar Portugal para um abismo demográfico.

A tendência de decréscimo populacional vem desde 2010, fruto de um ciclo

vicioso no qual o país entrou: as expetativas são más, as pessoas não investem, não consomem, não têm filhos, vão-se embora e os imigrantes não entram ou vão-se embora também.

Os indicadores demográficos mostram que Portugal perdeu 0,57 por cento da sua população, estimando-se que em 2100 sejamos pouco mais de sete milhões de habitantes, o que poderá pôr em causa a sustentabilidade do país.

Existem apenas quatro países a nível mundial com perdas de população maiores do que a de Portugal: Porto Rico, Letónia,

Lituânia e Grécia.Uma baixa taxa de fecundidade,

população envelhecida e mais gente a sair do país do que a entrar, torna o cenário difícil de inverter a curto ou mesmo a médio prazo.

Entre 2013 e 2014, a população mundial cresceu em cerca de 82,8 milhões de pessoas, dados do Banco Mundial. Em todo o mundo, apenas 24 países perderam

¡Joana Marques [email protected]

população, entre eles Portugal, com a quinta maior perda populacional em termos relativos. Em termos absolutos, segundo dados do mesmo organismo, são menos 59 mil pessoas.

“A surpresa pode residir em termos apenas quatro países em que a perda de população em termos relativos foi superior. Numa população de pouco mais de 10 milhões de habitantes, se ao valor deste saldo negativo acrescentarmos

o número de emigrantes temporários encontramos um ‘deficit’ populacional anual muitíssimo significativo”, sublinha Maria Filomena Mendes, presidente da Associação Portuguesa de Demografia, ao Expresso.

Lisboa e Porto a perder populaçãoTrês quintos da população

portuguesa residia, em 2011, em lugares urbanos com mais de dois mil habitantes, revela o Retrato Territorial de Portugal divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Mas as principais cidades estão a perder população.

De acordo com o documento, a concentração de população em lugares urbanos registou um aumento de seis por cento face a 2001, com reforço populacional no litoral continental, em especial nas áreas metropolitanas de Lisboa

(AML), Porto (AMP) e Algarve. No entanto, segundo o

INE, tem-se assistido a perdas populacionais nos centros urbanos de Lisboa (-2,9 por cento) e Porto (-9,7 por cento), em detrimento dos municípios circundantes que integram aquelas áreas metropolitanas e outros para além dos limites administrativos das mesmas.

DOMINGO ¡ 2 agosto 2015

folhadeportugal.pt

Tem-se assistido a perdas populacionais nos centros urbanos de Lisboa e Porto

Page 7: Folha de Portugal - Edição 606

Em Portugal há 136 idosos por cada 100 jovens.

Em 2013, o país perdeu 60 mil residentes.

DOMINGO  2 agosto 2015

folhadeportugal.pt» tema capa 7

É possível inverter o cenário?As políticas de incentivo à natalidade não existem e a crise financeira e económica fez com que milhares de jovens tivessem de procurar trabalho lá fora.

■Portugal surge entre as dez maiores perdas de população entre 2010 e 2014. “Em Portugal há um declínio da população total devido à baixa fecundidade: os nascimentos são significativamente mais baixos que a mortalidade e o saldo migratório. O saldo migratório é negativo neste

período: em média as pessoas estão a sair do país”, explica Kirill Andreev, demografo da Divisão de População das Nações Unidas, citado pelo Expresso.

“A atual estrutura etária da população e o nível de fecundidade abaixo do nível necessário para a renovação das gerações, puxam a população para baixo”, alerta o também responsável pelas projeções demográficas publicadas pelas Nações Unidas.

O que pensam as Nações Unidas?Para Andreev, o tempo necessário para inverter

esta situação de declínio demográfico depende da recuperação da taxa de fecundidade para números que permitam, no mínimo, a renovação de gerações.

“O envelhecimento da população continuará a aumentar no futuro, não vejo nenhuma forma de contrabalançar isso. O Governo terá que

aumentar a idade da reforma para conseguir assegurar as finanças públicas, a segurança social e o sistema de saúde. A migração não vai ajudar a reverter essa tendência”, refere.

Também Maria Filomena Mendes, acredita que inverter o saldo negativo “é praticamente impossível no curto prazo”. A responsável adianta ao Expresso que é preciso “criar condições de atração de imigrantes e, simultaneamente, estancar a saída dos emigrantes (jovens, qualificados e em idade de casar e ter filhos) ou, aumentar de tal forma a imigração que compense as perdas”. j.m.

Inverter o saldo negativo é praticamente impossível no curto prazo

O flagelO da emigraçãO

Dados do Observatório da Emigração revelam que mais de dois milhões de portugueses estão a viver lá fora.

■Os portugueses são dos que mais emigram na Europa. Em 2013 emigraram 110 mil portugueses, ou seja, um por cento da população. Reino Unido e Suíça são os destinos da emigração mais jovem e em crescimento, com 30 e 20 mil entradas em 2013, respetivamente.

O número de médicos e enfermeiros que têm emigrado é de destacar. Em 2014, emigraram 387 médicos especialistas. A desmotivação, motivos financeiros e a falta de oportunidades de trabalho são as três principais razões apontadas pelos médicos para procurar emprego lá fora.

É urgente fixar os médicos no nosso país, pois além de necessários custaram dinheiro ao Estado. Os concursos para a colocação dos médicos são lentos e com muita burocracia, o que faz com que estes prefiram sair do país a ter que esperar um ano ou por vezes mais.

Além dos médicos, nos últimos seis anos 5,7 por cento dos enfermeiros, abandonaram o país, por dia. Esta situação leva à degradação dos Cuidados de Saúde Primários, bem como à diminuição da sua prevenção. j.m.

Nasceram 82.787 bebés em 2013, menos 7,9% do que os 89.841 de 2012.

O número médio de filhos por mulher em idade fértil é de 1,21.

O saldo migratório foi negativo em 36.232 pessoas.

números

Só 24 países perderam população em 2014, 11% do total.

A estimativa é de que em 2100 sejamos pouco mais de 7 milhões de habitantes.

Portugal é o 5º país a nível mundial com a maior perda de população.

público

Page 8: Folha de Portugal - Edição 606

■O balanço feito no combate à fraude na área da saúde, detetou situações que envolviam, sobretudo, prescrição de medicamentos para a obtenção das comparticipações, relações promíscuas entre farmacêuticos e médicos e a contrafação de receitas por parte do próprio utente.

De acordo com os totais apresentados, entre setembro de 2012 e maio de 2015 foram tratados e enviados para investigação 416 processos, num valor total de 372 milhões de euros. O ministro da Saúde concordou que o montante da fraude na saúde possa ser superior e atingir mesmo os seis por cento do total da despesa na área.

Reforço da vigilância Paulo Macedo esclarece que a deteção da fraude aumentou, especialmente devido a uma maior

informatização e sistematização da informação, em conjunto com a disponibilidade da Polícia Judiciária e do Ministério Público. Dando como exemplo a quantidade de despesa da saúde que o ministério consegue controlar através de

processos eletrónicos. Se em 2010 controlava 180 milhões de euros, hoje em dia controla mais de dois mil milhões.

Foram analisados 330 prescritores de faturas, 140 prestadores de serviços e dois utentes, tendo resultado em 416 processos enviados para investigação entre 2012 e 2015. Deste total, a PJ, o Departamento Central de Investigação e Ação Penal e a Inspeção-geral das Atividades em Saúde levantaram 60 processos.

DOMINGO  30 novembro 2014

folhadeportugal.pt

●●● FRAUDE

DOMINGO  2 agosto 2015

folhadeportugal.pt

Prog_Verao_FP_250x125_27_07_2015.indd 1 28/07/15 09:36

PUB

Saúde lesa o Estado em 370 milhões de euros

Entre 2012 e 2015 foram levantados 60 processos

Segundo a Lusa, o ministério da Saúde encaminhou para investigação, nos últimos três anos, 416 processos no âm-bito do combate à fraude.

Carla Vaz [email protected]

■Comentando o “Relatório Anual sobre o Acesso a Cuidados de Saúde de 2014”, divulgado pelo Público, Paulo Macedo indicava 1,4 milhões de utentes sem médico de família no final de 2014. Contudo, o número de portugueses com médico de família tem vindo a aumentar, embora muitos utentes com clínico atribuído não vão às consultas.

“Temos ao longo dos anos sistematicamente sete milhões de pessoas que recorrem ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) e nove milhões com médico de família. Temos um conjunto de pessoas que não tem médico de família e mais de dois milhões de pessoas

que não usam médico de família”, esclareceu o ministro da Saúde.

Para Paulo Macedo, primeiro é preciso atribuir médico de família a quem mais necessita e aqueles que o pretendem “visitar”, como é o caso das grávidas. “Em relação a quem não tem, a nossa preocupação é ver quais são os que necessitam. O objetivo é cobrir todas as pessoas, mas, numa primeira fase é cobrir aquelas pessoas que querem ter médico de família”, salientou Paulo Macedo.

No futuro, refere o governante, os centros de saúde terão de ter “maior abrangência”, sobretudo consultoria médica de algumas especialidades, como pediatria. c.v.

Dois milhões não vão ao médico de famíliaDois milhões de portugueses não recor-rem ao médico de família, um número superior aos utentes ainda sem clínico atribuído.

-Mais de 400 fraudes na saúde

prejudicaram o Estado em 370

milhões de euros

atualidade « 8

Page 9: Folha de Portugal - Edição 606

●●● ENCONTRO EMPRESARIAL

PUB

Folha de Portugal (F.P.): Como é que chegaram ao mundo dos negócios? E em que consiste a vossa empresa? Fátima e Madalena (F. e M.): Chegá mos ao mu ndo empresarial através das palestras das “Conquistas Financeiras”. A minha mãe, sempre trabalhou na indústria hoteleira e eu também, mas em funções diferentes. Queríamos uma mudança na vida financeira e arriscámos tudo, mesmo sem ter capital para iniciar. F.P.: Em que medida é que o Encontro Empresarial vos ajudou no sucesso como empresárias? F. e M.: O Encontro Empresarial, chegou num momento em que a nossa empresa estava a passar por um grave problema económico. Nas palestras

pudemos encontrar a direção certa e fazer as mudanças que transformariam essa situação. F.P.: Que projetos tem para o futuro?F. e M.: De nos estabelecermos e expandir, abrindo outros restaurantes dentro e fora da nossa cidade. F.P.: Que conselhos dão a quem tem um projeto empresarial, mas tem medo de arriscar?F. e M.: Não deixem os sonhos ficar apenas no papel. Se estão com medo então comecem a participar no Encontro Empresarial. Foi graças a estas palestras que pudemos aprender a gerir, rentabilizar e sustentar a nossa empresa. E mesmo com toda a gente a dizer que não ia dar certo... deu e estamos a trabalhar cada dia mais!

“Não deixem os soNhos ficar No papel”

EntrEvista

Revolucionar para vencer as barreiras Para um empresário ou gestor que tem a função de levar uma organização ao sucesso económico ou financeiro, esta tarefa nem sempre se avizinha fácil.

■Na região Sul do nosso país, esta é uma altura do ano em que o comércio e o turismo estão em alta, pois o Algarve continua a ser o destino de férias preferido dos portugueses e não só.

Nesta época, os empresários algarvios tentam compensar os prejuízos que são registados nos meses mais baixos do resto do ano.

Mas a verdade é que, apesar

de existirem sinais positivos na economia, os empresários portugueses ainda enfrentam muitas dificuldades.

Para obter sucesso é necessário que cada empresário possa enfrentar os problemas e as dificuldades do mercado em que estão inseridos.

Com o intuito de permitir uma alteração destas dificuldades existe o Encontro Empresarial, que visa valorizar a parte mais importante do projeto de um comércio ou empresa,

o próprio empresário ou gestor.

Encontro Empresarial O orador, Manuel Teixeira, levou mais uma vez ao Sul de Portugal o evento que tem contribuído para

muitas pessoas conseguirem abrir os seus horizontes.

No evento do mês de julho, a palestra incidiu sobre a revolução, pois muitas pessoas são um pouco avessas à mudança e uma revolução implica sempre, ou quase sempre, uma mudança.

Com o intuito de mudar este paradigma, Manuel Teixeira levou à região Sul ferramentas muito importantes para que os empresários desta região do país possam obter o sucesso.

Todos os participantes deste evento puderam sair com a sua visão restaurada, mas mais do que isso, puderam alargá-la, para que desta forma possam ter uma probabilidade muito maior de obter sucesso.

Os participantes saíram já com a vontade de voltar a participar no Encontro Empresarial do mês de agosto, pois existe uma certeza que mais uma vez vão conseguir aprender algo mais para conseguir obter os resultados desejados.

¡João Filipe [email protected]

Todos os participantes deste evento puderam sair com a sua visão restaurada

Próximos Encontros

2 Agosto | 18HRua Egas Moniz, 485 - Porto

8 Agosto | 18HHotEl tivoli - coimbrA

16 Agosto | 18H HotEl altis PaRk- av. EngEnHEiRo aRantEs E olivEiRa, 9 ( olaias) - LisboA

sAibA mAis Em: conquistasfinanceiras.pt

9DOMINGO ¡ 2 agosto 2015

folhadeportugal.pt» economia

Page 10: Folha de Portugal - Edição 606

DOMINGO  2 agosto 2015

folhadeportugal.pt

●●● venezuela

ONU alerta para escassez de bens e medicamentos As Nações Unidas (ONU) têm verificado uma tendência retrocedente na luta contra a pobreza no país e solicitam atualizações do salário mínimo, considerando-o insuficiente para poder ter um nível de vida digno.

■As Nações Unidas já vieram advertir a Venezuela para a necessidade de tomar medidas urgentes, a fim de combater a falta de produtos alimentares e medicamentos.

A recomendação foi efetuada pelo Comité de Direitos Económicos, Sociais e Culturais e encontra-se incluída no relatório sobre “Observações finais sobre o terceiro relatório periódico da República Bolivariana da Venezuela”. “O Comité recomenda que o Estado adote medidas urgentes para abordar o problema da falta de abastecimento de alimentos e de produtos de primeira necessidade”, pode ler-se no documento a que Lusa teve acesso.

Alimentos No relatório é esclarecido que, apesar dos avanços feitos para reforçar a produção e incluir pequenos produtores na economia local, é preocupante que “o Estado tenha aumentado a sua dependência

na importação de alimentos, o que em parte gerou uma grave falta de abastecimento e escassez de alimentos de primeira necessidade”.

Para além disso, no documento é ainda aconselhado “aumentar o investimento na produção agrícola local, melhorando a produtividade dos produtos agrícolas e o acesso aos mercados locais, para melhorar os rendimentos nas zonas rurais”.

Saúde“O Comité observa com preocupação a informação sobre

a crítica situação” no sistema de saúde, “devido à grave escassez e abastecimento irregular de produtos, medicamentos, material médico- -cirúrgico e equipamentos médicos,

É preocupante que “o Estado tenha aumentado a sua dependência na importação de alimentos”

assim como a deterioração em que se encontram alguns hospitais e (...) a falta de pessoal médico”, alerta o documento.

Salário MínimoA ONU referiu também as atualizações ao salário mínimo na Venezuela, exteriorizando a sua preocupação quanto às informações de que o seu valor é insuficiente para cobrir um nível de vida digno. Por esse motivo, aconselha “que o salário mínimo seja verificado mediante um sistema efetivo e transparente de indexação e ajuste, que fixe uma quantia que permita a todos os trabalhadores e familiares desfrutar de um nível de vida digno”.

HabitaçãoNo relatório é explicado que, apesar dos melhorias concretizadas a nível de habitação social, através da implementação do programa “Grande Missão Habitação Venezuela”, continua a ser preocupante a manutenção de “aglomerados informais e o persistente défice de habitação”, tal como “a informação sobre as deficiências nas habitações construídas e a deterioração do meio urbano”.

Trabalho infantilRelativamente ao trabalho infantil, o Comité assinalou progressos na luta contra o trabalho infantil, no entanto, demonstra preocupação sobre o seu predomínio e a ausência de dados estatísticos.

Carla Vaz [email protected]

Portugueses preocupados■Os portugueses que se encontram a residir na Venezuela já demonstraram a sua preocupação com a escassez de bens de consumo e a insegurança sentida, mesmo assim desejam continuar a viver e a trabalhar naquele país. “Encontrei da parte da comunidade, pelo menos dos elementos com quem contatei, uma vontade muito grande de continuarem a contribuir, com o seu trabalho, para o desenvolvimento da Venezuela”, referiu o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas à Lusa.

“Os portugueses que aqui estão têm esse objetivo. São pessoas

que têm os seus negócios, as suas atividades e o seu objetivo é, naturalmente, melhorarem as suas vidas e contribuírem para o desenvolvimento coletivo”, frisou José Cesário.

PreocupaçõesA comunidade m o s t r a - s e p r e o c u p a d a com a “falta de alguns produtos e s s e n c i a i s , a l g u m a s matérias-primas e, evidentemente,

as questões da segurança que são correntes, que já duram há muitos anos, mas que continuam a preocupar duma forma muito clara, muito significativa, este conjunto de portugueses que aqui estão e que

são realmente umas centenas de milhares”, refere.

“Suscitaram a questão da dificuldade em arranjar divisas para poderem adquirir produtos e, de uma forma um bocadinho mais veemente, as dificuldades das ligações aéreas. Evidentemente que tive de explicar às pessoas aquilo que já tinha dito no passado mas que agora é muito mais evidente, que o Governo não determina o que é que a TAP faz ou deixa de fazer”, explicou José Cesário. c.v.

-Portugueses estão preocupados com a situação, mas querem ficar

- O trabalho infantil ainda é uma realidade

bem presente na Venezuela

10 internacional «

5 condutores assassinados em El SalVaDOr❚ Um condutor de um transporte público de passageiros em El Salvador foi assassinado a tiro, em Ciudad Delgado, a quatro quilómetros da capital, tornando-se o quinto profissional morto em menos de 24 horas no país.O chefe da polícia confirmou à Lusa o assassínio do condutor de um minibus, enquanto estava ao volante: “A única informação que temos é que foram três indivíduos que dispararam contra o condutor e puseram-se logo em fuga”.

Polícia MExICaNa sem meios❚ Uma Organização Não-Governamental (ONG) denunciou a falta de meios e de formação da polícia mexicana para enfrentar a violência com que o país é confrontado.Os agentes estão “insuficientemente equipados para enfrentar a grande delinquência, trabalham em turnos de 24 horas, por um salário pouco elevado, com uma formação mínima, num ambiente perigoso”, alertou a presidente da ONG Causa en Comum à Lusa.

pelo mundo

lONDrES Pede Para lutarem contra o ei

❚ O primeiro-ministro britânico, David Cameron, encontra-se a viajar pelo sudeste asiático, a fim de fortalecer os laços comerciais, e pediu aos países da região que contribuam para a luta contra o Estado Islâmico (EI).“Entramos em acordo para reforçar os nossos esforços comuns para lutar contra a ameaça terrorista e também contra o discurso extremista”, afirmou Cameron à Lusa.

maioria dos feridos em Gaza são crianças❚ Segundo uma ONG referiu à Lusa, um ano depois da ofensiva militar, “a maioria dos doentes com necessidade de cirurgias ou fisioterapia, relacionadas com os ferimentos de guerra, tem menos de 18 anos”.A maioria dos feridos no conflito em Gaza, que ainda recebe tratamento dos Médicos Sem Fronteiras ao fim de um ano, são crianças, afirmou a organização,que culpa a ocupação israelita de “privar os palestinianos de futuro”.

Page 11: Folha de Portugal - Edição 606

de Alvalade.A chegada de Bruno de Carvalho

trouxe consigo a esperança de uma mudança no rumo do clube. Logo na primeira época, conseguiu alcançar o segundo lugar e, desta forma, o acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campões, muito importante para os cofres do clube tão depauperados.

Na época seguinte, o clube ficou-se apenas pelo terceiro lugar, o que o obrigou a disputar um playoff

de acesso à Liga dos Campões. Com a chegada do treinador Jorge Jesus, voltou a esperança ao coração dos adeptos leoninos, que voltaram a sonhar em ser campeões nacionais.

Primeiras impressõesOs jogos de pré-época não passam de um teste às capacidades dos clubes, principalmente quando existem mudanças técnicas ou muitas entradas e saídas de jogadores, como parece ser o caso dos dois clubes de Lisboa.

O Sporting conta com vitórias em todos os jogos disputados, vencendo um troféu na cidade do Cabo, na África do Sul. Mas o futebol leonino ainda não é muito fluído, apesar de

em alguns detalhes já ser visível “o dedo” do treinador.

O Benfica conta com derrotas, empates e uma vitória, o que não tem significado nenhum, uma vez que, é nesta fase da época, que devem ser feitos os testes para afinar as máquinas.

A Supertaça vai ser a primeira prova de fogo para os dois clubes, assim como para os dois treinadores, que vão mostrar aos adeptos as ideias que têm para o resto da época.

Transferência de Jesus para Alvalade promete apimentar os jogos

tvi 24

DOMINGO  2 agosto 2015

folhadeportugal.pt 11» desporto

O primeiro dérbi “a ferrO e fOgO”Depois da “polémica” transferência do treinador do Benfica para o Sporting, o primeiro dérbi será explosivo.

■Os jogos entre o Sporting e o Benfica estão, desde a fundação dos dois clubes envolvidos, em tremenda rivalidade, apesar de, nas últimas décadas, existir uma pequena mudança, pois o Porto começou a chegar perto do número de conquistas do Benfica.

A verdade é que, apesar do Sporting ter andado uns anos arredado das grandes decisões, os jogos entre o Benfica e o Sporting são verdadeiros espetáculos dentro e fora do relvado.

Esta época prevê-se que estes sejam ainda mais intensos, pois a transferência de Jorge Jesus do clube da Luz para Alvalade promete apimentar muito mais esta rivalidade, que já de si é muito grande.

BenficaO clube encarnado enfrenta num novo ciclo, depois de ter tido o mesmo treinador durante seis épocas, com resultados visíveis, o que fez os adeptos encarnados criarem uma grande expetativa sobre o clube assumir a hegemonia do futebol português.

A entrada de Rui Vitória é vista como uma aposta forte para que o clube continue na senda das vitórias. O jovem treinador subiu a pulso e treinou a formação do Benfica, no período 2004-2006.

Passou, então, pelo Desportivo de Fátima, entre 2006-2010, clube que estava na terceira divisão, conseguindo levá-lo à segunda divisão. Na época seguinte, passou a treinar na principal divisão ao serviço do Paços de Ferreira, conseguindo um sétimo lugar.

Assumiu o comando técnico do Vitória Sport Clube, na época de 2011/2012, onde permaneceu até à época 2014/2015, fazendo um excelente trabalho à frente do clube da Cidade Berço.

Chegou ao SL Benfica com pretensão de fazer esquecer o mítico Jorge Jesus e fazer o clube permanecer na senda das vitórias.

SportingO clube verde e branco esteve 18 anos sem vencer um campeonato em Portugal. No início dos anos 2000, conseguiu dois títulos de campeão nacional, venceu ainda quatro taças de Portugal e três supertaças. O último grande título foi conseguido na longínqua época de 2001/2002, ou seja, já lá vão 13 épocas.

Durante a gestão de Godinho Lopes, o clube alcançou a pior classificação da sua longa história, ficando mesmo fora das competições europeias, o que deu origem a uma mudança na direção do clube

João Filipe [email protected]

miguel a. lopes/ lusa

Page 12: Folha de Portugal - Edição 606

expostas ao sol, motivo pelo qual a sua pele envelhece precocemente. Deve, por isso, protegê-las devidamente. O mesmo se recomenda com os pés, que são propícios a escaldões e que as pessoas se esquecem de proteger.

4. Dormir com o sal no corpo e cabelo para fixar o bronzeadoNão o deve fazer porque a água

salgada seca e desidrata a pele, pelo que se desaconselha totalmente que se durma com sal no corpo e no cabelo. Tomar banho de água doce e hidratar a pele logo de seguida.

5. Não reforçar a hidratação depois do solO calor provoca perdas de água na pele, que devem ser repostas através da aplicação de um hidratante. Para além disso, é importante reforçar a ingestão de água para evitar

esquecida mas que pode ser afetada por um cancro de pele. É fundamental proteger esta zona porque a pele do couro cabeludo é extremamente sensível aos raios solares. Como é difícil colocar protetor solar onde existe cabelo, deve usar chapéu para evitar queimaduras e, posteriormente, cancro de pele. Além disso, para

evitar que o cabelo fique espigado e seco, deve protegê-lo com produtos adequados.

3. Não aplicar protetor nas mãosAs mão estão constantemente

DOMINGO  2 agosto 2015

folhadeportugal.ptbem-estar « 12

HAMBÚRGUER DE QUINOA E NOZES

Ingredientes:� 1 chávena de quinoa cozida� 60g de nozes trituradas � 2 dentes de alho� 2 c. de sopa de natas de soja � 2 c. de sopa de Maizena � 1 c. de chá de cebolinho picado finamente � Sal e pimenta q.b.

Preparação:Triture as nozes com o alho. Mis-ture os restantes ingredientes e molde bolas. Leve ao frigorífico coberto por película durante pe-lo menos 30 minutos. Levar ao lume com um fio de azeite, sem que o lume esteja muito forte e, quando estiver dourado, virar de lado e deixar cozinhar. Servir com queijo flamengo e folhas de beterraba salteadas em azeite e alho.

7 ERROS DE VERÃO A EVITAR A TODO O CUSTOExistem situações que prejudicam a saúde da sua pele e dos seus cabelos nos períodos de maior calor. No entanto, existem algumas soluções.

■Tempo de férias, de descanso e de lazer, esta época está também associada a alguns excessos. A vontade de aproveitar o calor ao máximo leva-nos a cometer erros que comprometem a saúde e beleza do cabelo e da pele. É o caso de uma exposição solar demasiado prolongada, do sal do mar, do vento e do cloro das piscinas.

1. Aplicar o protetor só depois de chegar à praiaNão deve fazê-lo porque os filtros solares químicos demoram algum tempo a atuar convenientemente de forma a promover a proteção. Para não correr riscos desnecessários, aplique o protetor 20 a 30 minutos antes da exposição solar.

As exposições solares ao ar livre devem ser protegidas da mesma forma, seja numa ida ao campo, a uma esplanada e durante a prática de exercício físico.

2. Não proteger o couro cabeludoEsta é uma zona habitualmente

complicações por desidratação geral do organismo, como infeções urinárias, cólicas renais ou desidratações graves em crianças pequenas.

6. Não hidratar o cabelo depois do solO cabelo é muito agredido com o calor, as idas à praia, o contacto com a areia e água salgada. Por isso, deve reforçar a sua hidratação. Depois de chegar a casa, deve lavar o cabelo com um champô para cabelos secos ou quebradiços e aplicar uma máscara durante 15 minutos.

7. Não limpar o rosto à noiteÉ durante o sono que a pele é reparada e autorregenerada, deitando fora as toxinas. Se a pele está maquilhada, essa tarefa é mais difícil.

Não limpar o rosto à noite é, por isso, um pecado que não deve cometer. Os cremes de tratamento mais profundo devem também ser aplicados à noite. E, para atuarem, têm de ser aplicados sobre uma pele limpa e devidamente desmaquilhada.

Fonte: lifestyle.sapo.pt

Joana Marques [email protected]

As exposições solares ao ar livre devem ser protegidas da mesma forma

PUB

SEMANARECEITA DA

Page 13: Folha de Portugal - Edição 606

FolhaSUPLEMENTO JORNAL FOLHA DE PORTUGAL ■ DOMINGO, 2 agosto 2015

Pág. 5i

bispo Júlio Freitas

Pág. 3i

A Trindade da Fé-Inteligente

A auxiliadora que todos os homens querem

bispo Edir Macedo

Consequências e atitudesTodos sabemos que para tudo o que fazemos na vida existe sempre uma con-trapartida! Se foi algo bom colheremos também algo igualmente bom, já se foi mau, então, é melhor prepararmo-nos.

A o tomarmos a decisão de seguir por um certo caminho na nossa vida,

estamos a alterar os resultados futuros da saúde do nosso corpo, de como a nossa família viverá nos próximos anos, do tipo de amigos que teremos... Por exemplo, se optarmos por morar numa cidade poluída estamos a escolher também os problemas respiratórios, cardíacos, vasculares, os atropelamentos, os assaltos...

Quando tomamos uma atitude sabemos que haverá alguma consequência. Não importa o que façamos, quem somos ou sobre o que quer que pensemos, tudo o que fizermos traz uma consequência.

Lázaro e o Homem RicoAtravés de uma das suas histórias, Jesus Cristo mostrou que as nossas atitudes para com as riquezas

e os bens materiais podem ter consequências eternas. Jesus não teve receio de repreender tais atitudes. Ele contou uma história para termos cuidado para não amarmos mais o dinheiro do que as pessoas.Confrontou os líderes religiosos, que

eram amantes do dinheiro, dizendo--lhes: “...aquilo que é elevado entre homens é abominação perante Deus” (Lucas 16.15).

Então, começou a narrar a história de Lázaro e do homem rico (Lucas 16.19-31), a qual diz respeito a uma perspetiva adequada sobre a ganância, o cinismo e o juízo de Deus. A história começa por falar sobre um homem que vestia

as melhores roupas e comia bem todos os dias. Contudo, este homem não estava disposto a partilhar a sua riqueza.

Cristo contrasta o homem rico com o mendigo pobre chamado Lázaro, que vivia cheio de feridas e acabou na porta da casa do homem rico, onde esperava receber alguma caridade quando este passasse por ele.

Um dia, ambos morreram. Lázaro foi considerado fiel e assim levado ao “seio de Abraão”, onde recebeu uma herança. O homem rico morreu, foi enterrado e, ao ver Abraão e Lázaro, clamou: “...Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama” (Lc 16.24).

Abraão respondeu-lhe: “...Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em vida, e Lázaro igualmente, os males; agora, porém, aqui, ele está consolado; tu, em tormentos. E,

além de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós” (Lucas 16.25-26).

Uma atitude de indiferença ao sofrimento de um irmão, que não mudava, nem mesmo quando o homem rico via todos os dias esse homem sofredor. O homem rico consumiu e guardou toda a sua riqueza, sem pensar em qualquer obrigação para com os outros. A história termina com o grito lastimoso do rico pedindo a Abraão para mandar um recado à casa do seu pai por causa dos seus cinco irmãos: “...Pai, eu te imploro que o mandes à minha casa paterna, porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de não virem também para este lugar de tormento” (Lc 16.27-28). Abraão disse: “...Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos” (Lc 16.31).

¡Carla Vaz [email protected]

Quando tomamos uma atitude sabemos que haverá alguma consequência

Page 14: Folha de Portugal - Edição 606

DOMINGO ■ 2 agosto 2015

visite-nos em centrodeajuda.pt

2i

centro de ajuda . Superação

É por isso que os MALVADOS nos perseguem,

porque somos do BEM e ajudamos ao próximo

bjf

Abandonada e à beira do suicídioTal como acontece com centenas de pessoas todos os dias, Maria do Céu sentia-se triste e completamente abandonada, sendo o suicídio a única saída que via, até encontrar o Centro de Ajuda.

A solidão, os complexos e a falta de autoestima, levam cada vez mais pessoas a

desistir delas próprias, acabando por julgar que o suicídio é a única solução para a sua infelicidade e sofrimento.

Foi o que aconteceu com Maria do Céu. “Quando nasci, a minha mãe não conseguia amamentar e entregou-me a uma tia. Comecei a desenvolver vários problemas de saúde que tinham como causa a fome e tive que ser levada para o hospital, a fim de me conseguirem salvar”, conta.

Enquanto crescia, tornou-se numa jovem complexada e, mesmo quando estava entre a família, sentia que não era valorizada. Era uma pessoa muito conflituosa, sobretudo com os familiares.

“Fui criada com mais cinco irmãos e os meus pais tinham muitos problemas financeiros, o que fez com que passássemos por muitas necessidades”, confidencia.

“Quando fui morar sozinha, comecei a ver vultos e a ouvir vozes. Um dia, estava a ver televisão e senti como se alguém me estivesse a sufocar. À noite só me sentia bem no escuro, tapava-me toda com os cobertores por causa do medo, pois via constantemente movimentos no meu quarto”, revela Maria do Céu.

A chegada ao Centro de AjudaCom 30 anos, e depois de muito sofrimento e lágrimas, tentou-se suicidar, tomando para o efeito vários medicamentos. No entanto, quando o estava a fazer, algo a impediu.

“Quando estava a tentar acabar com a minha vida, ouvi uma voz que dizia: ‘sentes-te triste e abandonada, mas existe alguém que te ama, Jesus Cristo’. Foi numa sexta-feira que fui pela primeira vez ao Centro

de Ajuda. Fazendo a corrente de libertação e fui liberta de mágoas, dos vultos que me perseguiam e de toda a perturbação!”, garante.

Hoje em dia é uma pessoa completamente transformada e, depois de superar tudo isto, tem ajudado outras pessoas com o seu testemunho.

“Estava a ver televisão e senti como se alguém me estivesse a sufocar”

Maria do Céu rodrigues,

CdA da aMadora (rua heróis da aviação, nº 2)

¡Joana Marques [email protected]

- Seja na rua, em hospitais, em lares,

ou em qualquer outro local, os homens

de Deus levam uma palavra de ânimo, Fé e esperança a quem

mais precisa.

Page 15: Folha de Portugal - Edição 606

❚ realizar casamentos❚ realizar batizados (adultos)❚ dar aconselhamento matrimonial❚ aconselhar e acompanhar indivíduos toxicodependentes❚ aconselhamento pastoral❚ participar na Santa Ceia❚ realização da unção com óleo❚ visitas ao domicílio❚ visitas a doentes no hospital❚ visitas a presidiários❚ distribuição de cestas básicas às famílias carenciadas❚ distribuição de bens (roupas, mobílias, eletrodomésticos, etc.) a pessoas carenciadas❚ acolher o Instituto Português do Sangue nas suas instalações para a doação de sangue❚ ajudar a manter o Lar de Idosos Universal❚ apresentação de crianças (não batiza crianças, somente adultos)❚ participar no Grupo de Jovens "Força Jovem"❚ a realização de orações❚ a entrada nas igrejas e participação nos cultos❚ participação em Concentrações, em locais como: Coliseu dos Recreios, Pavilhão Rosa Mota, estádios, Pavilhão Atlântico, etc.❚ ajudar a manter a Sociedade “Pestallozi” (presta assistência aos portadores da síndrome de Down)❚ manter a Fazenda Nova Canaã❚ a realização de cursos informáticos❚ aconselhar e apoiar na escolha de uma carreira profissional❚ atendimento telefónico pela linha amigo 24 horas❚ apoio a mulheres vítimas de abusos❚ apoio e aconselhamento a indivíduos dependentes alcoólicos❚ visitas a lares de terceira idade❚ dar alimento aos sem-abrigo❚ apoio em catástrofes❚ a realização de atividades lúdicas e desportivas com os jovens❚ aconselhamento e campanhas na prevenção do HIV❚ transporte de pessoas com dificuldades de locomoção❚ estacionamento no parque da Igreja❚ estudos Bíblicos realizados❚ entrada e participação no maior Congresso Financeiro do País❚ realização de funerais❚ distribuição do Óleo Santo de Israel❚ cursos de Teologia (IBURD)❚ milagres que acontecem em todos os Centros de Ajuda espalhados pelo Mundo.

Só ensina às pessoas a VERDADE. O dízimo, como também as ofertas, são mandamentos bíblicos.

O CENTRO DE AJUDA NÃO COBRA PARA D

DEFINA HOJE O QUE QUER VIVER AMANHÃ!

DOMINGO ■ 2 agosto 2015

visite-nos em centrodeajuda.pt

3i

bispo Edir Macedo

centro de ajuda . Reflexão

mensagem

A auxiliadora que todos os homens querem

Q ual seria a necessidade mais básica, vital e indispensável do homem?

“...far-lhe-ei uma auxiliadora* que lhe seja idónea” (Génesis 2.18). Deus não fez simplesmente uma mulher para o homem, Ele fez uma auxiliadora idónea. Se procurarmos o significado das duas palavras, iremos encontrar como sinónimos, respetivamente, “quem providencia o que falta” e “capaz”.

Deus criou para o homem alguém capaz de providenciar o que lhe falta. Per-cebemos que a mulher exerce um papel essencial e indispensável ao homem, de tal modo que, sem ela, falta-lhe algo sem o qual ele não pode viver.

Uma auxiliadora providencia aquilo que é básico, vital, e que não pode faltar de modo algum. Se ela fosse responsável por providenciar o supérfluo, seria dispensável, e Deus não precisaria criar uma para o homem. Então, qual seria a necessidade mais básica, vital e indispen-

sável do homem, a não ser o seu pão de cada dia?

A mulher auxilia o homem no seu pão de cada dia desde o seu nascimento. Ao nascer, ele já se apega ao seio da mãe, sedento pelo alimento que lhe dará a energia necessária para viver e se desenvolver.

Quando cresce, continua a ter essa ne-cessidade suprida pela sua mãe, que dia-riamente prepara as suas refeições. Mas a mãe não poderá suprir as necessidades do seu filho para sempre. É aí que entra o papel da esposa: ela substitui a sua sogra no que diz respeito ao suprimento da necessidade do homem. Por isso, também está escrito: “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne” (Génesis 2.24).

O que todo homem quer da sua mu-lher é que ela exerça esse papel instituído pelo Próprio Deus de extrema importân-cia para a sua vida. Esta é uma forma

eficaz de estreitar o relacionamento entre o casal e tais momentos, cuidados e atenção suprem muito mais do que a ne-cessidade física do homem, mas também a afetiva, psicológica e espiritual.

A assistência que a esposa dá ao seu marido dentro de casa faz com que ele recarregue as suas energias para poder vencer e dominar o mundo lá fora.

Uma verdadeira auxiliadora provi-dencia o que falta e não se foca em buscar aquilo que já tem. A sua preocupação está em preencher as lacunas vazias e não em querer fazer o mesmo que o marido.

Além disso, está sempre atenta à neces-sidade do seu companheiro, porque nisso se resume o verdadeiro amor. E, acima de tudo, dispõe-se a cumprir o papel de-signado por Deus, não se deixando levar pelo papel que a sociedade lhe impõe. Essa sim é a auxiliar que todo os homens querem e precisam.

“Deus não fez simplesmente uma mulher para o homem, Ele fez uma auxiliadora idónea”

bispomacedo.com.br/blog youtube.com/obispomacedo twitter.com/BispoMacedo facebook.com/BispoMacedoAcessos oficiais

23H às

diar iamenteBp. Macedo

LISBOA 107.7 FM

PORTO 95.5 FM

COIMBRA 92.6 FM

COIMBRA 98.7 FM e 107.8 FM

AÇORES 91.1, 91.0 e 94.0 FM

ÉVORA 90.4 e 95.5 FM

FUNCHAL 100.0 FM

LEIRIA 101.3 FM

PORTIMÃO 91.8 - 92.4 - 93.7 FM

¢e também na , pelas 19H (hora de Lisboa)

Experiências no Templo de Salomão

■Recentemente, um grupo de empresários portugueses deslocou-se ao Templo de Salomão, em São Paulo, e teve a oportunidade de adquirir o livro do bispo Jadson Edington, que fala sobre como conseguir alcançar o sucesso.

O sucesso não se compra, nem é

uma questão de sorte. É para quem batalha, guerreia, se dispõe a deixar a zona de conforto e se supera.

No livro “50 Tons para o Sucesso” poderá descobrir as 50 principais atitudes de quem sabe o que é necessário para transformar a sua vida de uma maneira ainda mais eficaz.

“Quando pensa em ‘sucesso’, o que vem à sua mente? Dinheiro? Carros? Viagens? Sucesso não é algo que se possa comprar, também não é uma questão de sorte. Sucesso é feito de verbos, de ação, de movimento. Não é local de destino, é o processo”, são as palavras que melhor descrevem a

obra da autoria do bispo Jadson Edington, conferencista e com experiência na área financeira e profissional.

“Este livro é um resumo de 20 anos de palestras que já mudaram a vida de muita gente e tenho a certeza de que vai mudar também a vida de quem ler”, destaca ainda.

“50 tons para o sucesso”

*Em linguagEm BíBlica, auxiliadora é sinónimo dE Esposa

FOTOS CEDIDAS

Page 16: Folha de Portugal - Edição 606

4iDOMINGO ■ 2 agosto 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Nacional

O lOcal Onde tudO vai ACONTECERÉ no Santuário dos Milagres que, após se manifestar a Fé verdadeira, o impossível se torna possível e vidas destruídas renascem das cinzas.

F oi no passado domingo, pelas 9h30, que os Centros de Ajuda (CdA), um pouco

por todo o país e Ilhas, viram regressar do Templo de Salomão os homens de Deus que foram entregar o Único Sacrifício de quem tudo fez por um objetivo, um sonho. Seguiram-se momentos de oração por todas as áreas das vidas dos presentes, os quais puderam beber da Água da Vida e muitas foram

as pessoas curadas e libertas nessa mesma hora.

Todos t iveram ainda a oportunidade de passar pelo Santuário dos Milagres, crendo que o que pediram a Deus já foi realizado.

HumildadeTodas as pessoas que são humildes são abençoadas com os dons de Deus, já aquelas que são orgulhosas afastam Deus de si.

“O irmão, porem, de condição humilde glorie-se na sua dignidade,

e o rico, na sua insignificância, porque ele passará como a flor da erva” (Tiago 1.9-10).

Aquele que é humilde de espírito, ouve, age e pratica tudo o que Deus lhe transmite; perdoa, é fiel, vive pela Fé, obedece e não deixa que as coisas

deste mundo o preencham assim como o rico.

O rico, mencionado na passagem bíblica, não é aquele que é rico economicamente falando, mas sim

aquele que é cheio de sentimentos, vontades próprias, que se torna orgulhoso, não consegue reconhecer Deus e a sua vida acaba por se tornar insignificante em todas as áreas.

Todas as pessoas que são humildes são abençoadas com os dons de Deus

¡Carla Vaz [email protected]

Cenáculo do Porto

Cenáculo do Porto

Baixa da Banheira

Coimbra

Cenáculo de V. N. de Gaia

Page 17: Folha de Portugal - Edição 606

A braão teve certeza, esperança e convicção... e foi das primeiras testemunhas de que quando

fazemos uso da Trindade da Fé, não há nada que não se realize.

Ora, o que é a Fé? “...a Fé é a CERTEZA de coisas que se ESPERAM, a CONVICÇÃO de factos que se não veem” (Hebreus 11.1).

“Pela Fé, Abraão, quando foi posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para Sacrificar o seu unigénito aquele que acolheu alegremente as Promessas, a quem se tinha dito: Em Isaque será chamada a tua descendência; porque considerou que Deus Era Poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou” (Hb 11.17).

Ou seja, é o mesmo que dizer que Abraão agiu orientado por esta certeza, por esta convicção, por esta esperança! Na verdade, são TRÊS ELEMENTOS NUM! Mas que Promessas eram estas que estavam implícitas em Isaque? Eram as Promessas de que, através da descendência de Abraão, todas as famílias da Terra seriam abençoadas. Mas, agora, Deus pedia algo muito difícil a Abraão, aquilo que Ele mesmo lhe tinha concedido, o seu único filho Isaque.

Qualquer pessoa no lugar de Abraão teria ficado confusa, pois, como poderia Deus estar a voltar atrás com a Sua Palavra? De facto, Deus chegou a jurar a Abraão de que aquilo realmente aconteceria e é por isso que hoje estamos aqui! Porque Abraão decidiu ir até ao fim, sem restrições, então, a Promessa de Deus cumpriu-se!

Sim, Abraão optou por sentir a dor do Sacrifício para superar a dor da destruição e, no final, sentiu a realização! Foi uma atitude voluntária da sua parte! Porém, existem pessoas que não querem tolerar a dor do Sacrifício, preferindo suportar a dor do sofrimento! E o Sacrifício implica sentir dor, mas também sentir um prazer sumamente maior!

Abraão escolheu obedecer quando foi posto à prova! Em qualquer Campanha de Fogueira Santa, Deus está a colocá-lo à prova e o Seu Objetivo único é para o beneficiar, por meio do seu Sacrifício!

Quer ver o cumprimento da Promessa? Atenda ao que diz a Voz de Deus! Sabemos que, ao participar na Fogueira Santa, existe uma guerra dentro de cada pessoa e ela é espiritual, psicológica, emocional... tal como sucedeu com Abraão, que se dividiu entre a sua própria voz, a Voz de Deus e a do seu próprio filho. Imagine o

dilema daquele homem, quando o seu filho lhe perguntou: “...pai, o senhor tem a lenha, o cutelo, o fogo, mas onde está o Sacrifício?”, contudo, ele deu a única resposta possível: “meu filho, Deus proverá para Si!”. Como resultado, Abraão deu Isaque e não só, ele também deu o que Deus proveu para Si: o carneiro.

DEUS É PODEROSO! E Abraão sabia disto, pois ele creu que o Seu Poder seria de tal forma grandioso, que poderia ressuscitar Isaque, caso fosse necessário. Sim, Deus é Poderoso... impotente é o nosso conhecimento, os nossos recursos, os bens, os diplomas, a fama... tudo no Universo é impotente diante do Poder do Criador, pois tudo o que existe, seja no mundo visível, como no invisível, teve na sua origem o Todo-Poderoso. Porém, quando nos recusamos a Sacrificar, é como se estivéssemos a afirmar que Deus é impotente! E isso ofende-O profundamente!

Abraão nunca vira alguém ser ressuscitado por Deus, mas ele acreditou, que se esse fosse o caso, ele seria o pioneiro, já que tinha sido o pioneiro em quase tudo até àquele momento: a deixar a casa do seu pai e a sua parentela, a obedecer, a tornar-se amigo de Deus... Ele também seria o pioneiro a Sacrificar o seu filho unigénito, a quem Deus ressuscitaria, pois Ele Prometera abençoar a sua descendência e aquele era o único filho que Abraão tinha! A isso se chama CERTEZA, ESPERANÇA e CONVICÇÃO!

Caro leitor, uma coisa é certa: Deus não queria a morte de Isaque! O que Ele queria era provar a Fé de Abraão! Deus queria que Abraão superasse o segundo maior inimigo do homem: o medo. O primeiro é a dúvida e o terceiro, para quem ainda não sabe, é a morte. Deus queria que ele soubesse aonde estava o seu próprio coração. Deus queria, como quer, que guardemos o nosso coração, por isso, nos deixou o exemplo dele, a fim de protegê-lo. É como se Deus lhe estivesse a dizer: “Abraão, não tenhas o coração no teu filho, pois ele é único, quando Eu te quero dar milhões, incontáveis como as estrelas do céu e a areia da praia...”

Então, compreenda que o Sacrifício tem a finalidade de nos preparar para coisas maiores, para que, quando você tiver muito e for realizado, saudável, próspero e salvo, não se ache “dono de nada, nem de ninguém, inclusivamente de si mesmo”, o “todo-poderoso”, mas, pelo contrário, que atribua toda a Honra e toda a Glória ao nosso Deus !

DOMINGO ■ 2 agosto 2015

5icentro de ajuda . Nacional

se algo está mal......mantenha-se bem!

juliofreitas.com

A Trindade da Fé-Inteligente!

Bispo Júlio Freitas Por seu servo em Cristo,

-A imposição de mãos feita pelos homens de Deus deixou dentro de cada um a certeza de que a Resposta que tanto buscavam foi alcançada

Almada

Almada

Page 18: Folha de Portugal - Edição 606

E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura” (Marcos

16.15). Assim diz a Bíblia Sagrada e, apesar de todas as dificuldades e luta árdua, assim têm feito bispos, pastores, obreiros e evangelistas do Centro de Ajuda.

Por esse motivo, e empenhados em divulgar a Palavra de Deus, grupos espalhados por todo o país dedicam-se a ajudar, de uma forma voluntária, centenas de pessoas, levando-lhes uma palavra de motivação e de esperança. Milhares de evangelistas saem às ruas, para

transmitir a mensagem de Deus, de transformação e Salvação.

“Realizamos um trabalho solidário, damos atenção a pessoas desprezadas e rejeitadas

pela sociedade e pela sua própria família. Muitas delas tentam falar com os seus filhos ou pais e não conseguem. Acabam por desabafar connosco, pessoas que nunca viram na vida, mas que lhes dão atenção e mostram respeito”, explica o pastor Carlos Godói, responsável pelo trabalho de evangelização em Portugal.

Recuperar a força para lutarTodas as semanas, uma média de 4.000 voluntários realizam esse trabalho por todo o território nacional, beneficiando mais de cem mil pessoas.

“As pessoas, na sua grande maioria, são recetivas e estão abertas a novos conselhos que depois de colocados em prática podem mudar

as suas vidas. O sofrimento e a acumulação dos problemas têm feito com que as pessoas reflitam sobre as suas vidas, e cheguem à conclusão de que precisam de seguir uma outra direção, a direção certa”, sublinha o responsável.

“Acompanhamos essas pessoas que são evangelizadas, até que elas mesmas consigam caminhar novamente em passos Firmes e, através de uma Fé-Inteligente e não religiosa, desfrutem de uma vida com mais qualidade”, acrescenta.

Diariamente, chegam aos vários Centros de Ajuda do país cerca de 650 novas pessoas, aprendendo ali a superar os seus problemas e recebendo a força necessária para se levantarem e continuarem a lutar para alcançar os seus objetivos.

6iDOMINGO ■ 2 agosto 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Evangelização

Ponta Delgada

Cruz de Pau

Funchal

¡Joana Marques [email protected]

Uma verdadeira mão amigaO Centro de Ajuda chegou com um propósito, o de dar a conhecer a todos o Deus-Vivo, o Único Salvador.

Milhares de evangelistas saem às ruas, para transmitir a mensagem de Deus

Porto

Quinta do Conde

PUB

❙ Um pouco por todo o país, cerca de 4.000 voluntários do CdA levam, todas as semanas, uma palavra de conforto e esperança a quem mais precisa

Page 19: Folha de Portugal - Edição 606

7iDOMINGO ■ 2 agosto 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Terapia do Amor

Cenáculo do Porto

Lisboa-Templo Maior

Cenáculo do Funchal

Almada

S er feliz é o objetivo da maioria dos seres humanos, sobretudo, a nível sentimental

e familiar. Todavia este parece ser cada vez mais inatingível, especialmente com a correria do dia a dia, a falta de tempo e a proliferação de chats e redes sociais. Mas na Terapia do Amor, palestra realizada semanalmente, à quinta-feira,

pelos Centros de Ajuda espalhados pelo país, há uma solução para este problema e uma aprendizagem sobre o amor e as relações.

A verdadeira felicidadeEsta foi uma noite deveras especial em todo o país, pois todos os que estiveram presentes num CdA tiveram a oportunidade de aprender onde e como encontrar a verdadeira felicidade, tanto para os casados quanto para os solteiros.

Noite do Encontrocom a Felicidade A vida é feita de encontros e desencontros, sobretudo, amorosos. Há quem acerte à primeira, mas também há quem pareça nunca acertar.

¡Carla Vaz [email protected]

Muitas vezes, as pessoas querem encontrar a felicidade, porém buscam nos poços errados, tais como discotecas, bares... Aí encontram a infelicidade! Também os casados que têm buscado a felicidade em poços

de maus conselhos, más influências, redes sociais, entre outros, encontram a infelicidade.

Por isso, na palestra foi mostrado que só existe um poço que traz a verdadeira felicidade, o Autor do Amor. Basta ir até Ele e encontrará a felicidade.

PUB

CentroDeAjuda.pt

Templo Maior: Rua Dr. José Espírito Santo, 36, Chelas (próximo do metro)

Para mais informações contacte a linha Amigo 24H - 218 368 008 ou o CdA mais próximo de si

Cenáculo do Porto: Rua Egas Moniz, nº 485

Só existe um poço que traz a verdadeira felicidade

Page 20: Folha de Portugal - Edição 606

C om um trabalho honesto, sincero e transparente, e sempre com o objetivo

de levar a Salvação a todos, o CdA inaugurou mais um espaço, desta vez na Ribeira Brava, nos Açores.

Os templos construídos de raiz e as obras de remodelação que têm sido feitas em vários Centros de Ajuda (CdA), demonstram a preocupação e a importância dadas pelo CdA às populações, tentando proporcionar-lhes cada vez melhores condições e espaços com mais qualidade, modernos e acolhedores.

O número de Igrejas abertas traduzem bem a Obra que tem sido realizada em Portugal, com Igrejas espalhadas de Norte a Sul do país,

assim como nos arquipélagos da Madeira e dos Açores.

Transformação de vidasDezenas de pessoas estiveram presentes no dia da inauguração do novo CdA da Ribeira Grande, não querendo perder a oportunidade de participar na primeira reunião ali efetuada.

Na ocasião, o pastor Roberto Brandão, responsável pelo trabalho evangelístico do Centro de Ajuda nos Açores, consagrou o Altar e falou da importância do mesmo, que receberá muitas vidas para serem transformadas, uma vez que

o Altar representa o próprio Deus.Os presentes tiveram também

a oportunidade de entrar no Santuário dos Milagres e saírem com a certeza do Milagre nas suas vidas e na vida dos seus familiares.

8iDOMINGO ■ 2 agosto 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Inauguração

Muitas vidas serão transformadas no Altar do CdA

Ao longo de 25 anos do Centro de Ajuda em Portugal, mais de uma centena de portas foram abertas em território nacional. Recentemente foi a vez da Ribeira Grande.

Centro de Ajuda abre portas na Ribeira Grande

¡Joana Marques [email protected]

O Centro de Ajuda da Ribeira Grande fica localizado na Rua São Sebastião, nº 60 (Antigo

Armazém do Norte)

-Momento da consagração do

Altar do novo Centro de Ajuda

da Ribeira Grande

AS 5 UNÇÕES DOS PRUDENTES!ÀS QUARTAS-FEIRAS, NO CdA MAIS PRÓXIMO:

PARA MAIS INFORMAÇÕES CONTACTE

Quarta-feira, dia 5 de agosto

Unção para receber o Espírito de DEFINIÇÃO

1)INDEFINIÇÃONão é muito difícil determinar quando a indefinição se instalou na vida de alguém, pois essa pessoa perde, literalmente, os seus objetivos, porque ela REJEITOU AS INSTRUÇÕES DE DEUS.

E QUAIS SÃO ASCARACTERÍSTICAS DOS NÉSCIOS?

ESCREVA AQUI O SEU PEDIDO

PUB

Page 21: Folha de Portugal - Edição 606

9iDOMINGO ■ 2 agosto 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Coisas de Mulher

M uitas pessoas falam com Deus, repe-tem as suas

orações, dizem, muitas vezes, “Perdoa-me, perdoa-me”, mas diante das pessoas a quem devem dar satisfações, como ao seu pastor, se é obreira, ou mesmo sendo uma esposa de pastor, temem assumir o que aconteceu há anos atrás ou aquilo que torna a sua cons-ciência pesada. Como terão forças para adorar a Deus se vivem na dúvida, reflexo de uma consciência pesada?

Ainda que pense: “Mas eu já pedi perdão a Deus e quan-do o fazemos, livramo-nos do pecado. Não é o que diz a Bíblia?”. Sim, mas há certas coisas que não são curadas! Como assim? Se você diz para Deus, que é invisível, e não O assume diante dos seus res-ponsáveis, fica a aparência de que você é digna de ter aquela condição e responsabilidade no seu trabalho, na Obra de Deus, ou onde quer que seja, não honra a Deus!

Fala de fidelidade e é infiel; fala de perdão e guarda má-goa; fala de um bom coração e olha com maus olhos os seus responsáveis e é maliciosa para com os demais. Desta forma, como é que a sua cons-ciência estará tranquila em pleno, levantando-se de ma-drugada, orando a Deus, indo à Igreja, talvez, todos os dias? Sabe o que lhe falta? Assumir a sua condição e honrar a sua palavra para com Deus. Pedir--Lhe perdão, mas igualmente assumir a sua condição dian-te dos homens. Desta forma, a sua consciência também está tranquila perante os seus res-ponsáveis, não iludindo nin-guém e mostrando assim que é uma pessoa de palavra.

Quando a pessoa é de pala-vra, tem esta boa consciência

e, assim, é forte, definida, tem confiança, consegue usar a sua Fé pura porque não há malícia, não há peso.

Este é o momento de assu-mir a sua condição, cara leito-ra, e não fuja, como temos fa-lado. Não seja como a onda do mar, que vai e vem, baseada numa fé emotiva. Olhe para as suas atitudes, quando diz: “Eu vou fazer”, mas, no mo-mento da verdade, mostra-se cobarde para praticar, para dizer e assumir a sua crença em Deus. Então, a sua pro-cura em Deus revela-se uma mentira! Desculpe amiga lei-tora, mas esta é a realidade. Quando diz para Deus que O ama, é mentira! Você não ama quando não assume a sua condição.

Faz jejum, deixa de comer, ora e busca a Deus de madru-gada, vai à Igreja, faz a sua parte, mas de forma religiosa, pois não há atitude perante aquilo que professa.

Seja racional! Use a Fé--Inteligente que não ilude nin-guém, mas resolve o que tem que resolver: “Eu enganei, en-tão, agora, vou falar a verda-de; eu sou egoísta, então, vou deixar de o ser; sou orgulhosa, então, deixarei de agir desta forma; eu escondi, então, ago-ra vou revelar!”. Esta é uma Fé que a justifica e é assim que agrada a Deus.

Então, cara leitora, use a sua boa consciência para que a sua procura pelo Espírito Santo seja verdadeira. E assim nunca vai chamar o espírito enganador, porque o diabo entra na pessoa para falar em línguas de forma diabó-lica, justamente porque ela foi mentirosa e não tem uma boa consciência. Use a boa consciência, pois é esta que lhe dá força, segurança e tranquilidade.

Até à próxima.

crónica

Viviane Freitas

visite: vivifreitas.me

Fé e Consciência

Um “assassino” secretoA inflamação é um mecanismo de defesa que ataca teci-dos e pode originar cancro e diabetes.

O processo inf lamatório pode ser benéf ico, surgindo como um sinal

de que o organismo está a lutar para restabelecer a ordem que foi alterada. Habitualmente, os sintomas, como inchaço e febre, passam depois de horas ou dias. Mas existe um outro lado desse mecanismo de defesa e proteção ainda não completamente desvendado. Aí, a inf lamação torna-se crónica e destrói os tecidos, contribuindo para uma série de doenças graves, como artrite reumatoide, cancro, diabetes e doenças neurológicas.

CrónicaA revista Science publicou um especial sobre a inf lamação crónica, revelando que ainda é necessária muita investigação para se conseguir obter estratégias de tratamento realmente eficazes. O

que existe ainda não é suficiente para a combater, frequentemente porque não se consegue descobrir o que estimula o processo nos casos das doenças mais graves. “Já se descobriu que, por trás de um grande número de males devastadores,

como Alzheimer e Diabetes, há um importante componente inflamatório. Mas a identidade do fator que o desperta costuma ser desconhecida”, esclareceu Ira Tabas, vice-diretor do Departamento de Medicina da universidade de Columbia.

Quando há um ferimento ou trauma, o organismo tende a reagir, mobilizando tanto para expulsar os agentes patogénicos, no caso de infeções, como para recuperar

e proteger os tecidos atingidos. Já quando a inflamação é crónica, a mobilização das células não para e, em vez de recuperar a lesão, as estruturas de proteção acabam por destruir os tecidos.

Motivos Alguns fatores externos estão ligados a este processo, como a ingestão contínua de alimentos gordurosos e a inalação das substâncias tóxicas do cigarro.

Contudo, por vezes, não se sabe o motivo da mobilização das células subsistir, nem se conhece o motivo pelo qual foram acionadas. “Se não sabemos o que estimula a inflamação, não temos como eliminá-la. Precisamos conhecer com profundidade os padrões da inflamação crónica. É o que fornecerá a esperança de encontrar novas opções terapêuticas que superem os desafios associados a esse problema”, salientou Christopher K. Glass, investigador da universidade da Califórnia.

Para algumas doenças autoimunes, incluindo a artrite reumatoide, existem remédios que podem aliviar os sintomas dos pacientes, especialmente a dor. “Ainda assim, os tratamentos disponíveis atualmente não são ideais. A resposta benéfica é variável, particularmente quando a terapia anti-inflamatória começa depois de a doença se estabilizar. Longos períodos de remissão não são comuns e os efeitos adversos podem ser substanciais”, referiu Ira Tabas. Fonte: www.em.com.br

Inflamação crónica pode causar doenças graves

¡Carla Vaz [email protected]

Quer descobrir mais acerca deste “Assassino Secreto”?

Então, assista ao próximo programa “Coisas de Mulher”, dia 6 de agosto, pelas 22 horas, na iurtv.eu!

PUB

Page 22: Folha de Portugal - Edição 606

10iDOMINGO ■ 2 agosto 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . A Historia de Alberto

Baseado numa História Verdadeira

Duas jovens raparigas foram recrutadas para ajudar Alberto na sua missão. Enquanto elas seduziam alunos e professores, Alberto espalhava os boatos pela escola. (capítulo 17)

Acompanhe todas as semanas

neste jornal, a história de Alberto, um ex-padre e religioso

devoto, que abandonou o Vaticano

para seguir a Cristo.

88

89 90

91 92

Page 23: Folha de Portugal - Edição 606

Semanal

2 a 8 de agosto 2015

Rua Dr. José Espírito Santo, nº 36 - Chelas (próximo da estação de metro)

Moradas...

Templo Maior Lisboa

Cenáculo do Porto

Rua Egas Moniz, nº 485

| abertas 7 dias por semana | 365 dias por ano

d i a r i a m e n t e

Temos mais de 124 Centros de Ajuda em Portugal e mais de 8000 espalhados em 182 países

7 dias para mudar a sua vida!

20HconquisTas financeiras

SEGUNDA qUiNtA

SExtAtERÇA

qUARtA

Saúde Restaurada

eStudo Bíblico

Limpeza Espiritual

20H

terapia do Amor

Agenda

SÁBADOCaSoS Perdidos | 8H

Força Jovem | 16.30H

Para saber em que CdA’s se realizam estas reuniões

contacte o amigo 24H, através do 218 368 008 De SegunDa a Sexta: 7h, 10h, 12h, 15h E 20H

O DIa Da DIReÇÃO

7H309H30

EscrEva qual o milagrE quE dEsEja

para a sua vida prEsEntE, rEcortE

E EntrEguE no santuário dos

milagrEs! crEia quE você nunca mais sErá

a mEsma pEssoa! acrEditE!

CURALIBERTAÇÃO FAMíLIA

FINANÇAS

SENTIMENTAL

Page 24: Folha de Portugal - Edição 606

9 agosto | 9h30

“Do seu santuário te envie socorro e desde Sião te sustenha.” (Salmo 20.2)

Muitos são aqueles que buscam socorro para os seus problemas, mas todas as portas a que batem se fecham. Mas para quem precisa de uma resposta urgente, há que bater n'Aquela que trará o milagre.

os milagres de jesus

templo maior - lisboa: Rua Dr. José Espírito Santo, nº 36 - Chelas (próximo da estação de metro)

CeNÁCUlo Do porto: Rua Egas Mo-niz, nº 485 (próximo Ao Quartel Militar da Constituição-Ramada Alta)

CURA“Sofria de asma, artroses e varizes, o que fazia com que tivesse muitas dores. Aliado a isso, cansava-me muito facilmente, devido à asma, e tinha que tomar uma grande

quantidade de medicamentos para tentar amenizar a situação. Mas recebi o milagre urgente que tanto precisava, deixei de ter vontade de tomar os medicamentos e as dores e doenças desapareceram por completo”. Ângela

LIBERTAÇÃO

“Estava perdido nos vícios do tabaco e álcool. Era segurança à noite e cheguei a responder a 15 processos num ano, tudo por agressões. Partia tudo em

casa e bati na minha mulher várias vezes. Mas recebi o milagre urgente que tanto precisava, não tenho mais vícios e o meu casamento foi restaurado”. Isaque

FAMíLIA “Antes, o meu neto tinha mau comportamento, não gostava de ir à escola, era muito desobediente e irritava-se por pouca coisa. Mas recebi o milagre urgente que tanto

precisava. Hoje é um jovem aplicado na escola, tornou-se obediente e ouve as minhas orientações”. MarIa José

FINANÇAS

“Vivia na rua, como mendigo, tendo de pedir e até roubar para comer. Mas recebi o milagre urgente que tanto precisava, descobri irmãos que nem sabia que tinha e hoje tenho casas,

terrenos e não me falta nada. Casei e tenho filhos”. Hugo

SENTIMENTAL“O meu casamento estava praticamente destruído, havia muitas discussões, agressões verbais e físicas, etc... Foi muito difícil e cheguei ao ponto de estar com as minhas malas feitas para ir embora. Mas recebi o milagre urgente

que tanto precisava, o meu casamento foi restaurado”. JaMIla

Ou nO CDA MAiS pRóxiMO DE Si!

Problemas de saúde, familiares, sentimentais, financeiros e esPirituais