folha de portugal - edição 602

24
É EXCLUSIVO, É SUPERIOR AOS DEMAIS É EXCECIONAL, E INCOMPARÁVEL... NÃO EXISTE NADA COMO "O ÚNICO" O ÚNICO

Upload: centro-de-ajuda

Post on 22-Jul-2016

229 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Saberão os alunos planear o futuro? Um em cada três alunos que ingressa no Ensino Superior desiste. As taxas de desistência estão a aumentar e poucos Estados-membros têm tido a capacidade de minimizar este problema.

TRANSCRIPT

Page 1: Folha de Portugal - Edição 602

É EXCLUSIVO, É SUPERIOR AOS DEMAIS É EXCECIONAL,E INCOMPARÁVEL... NÃO EXISTE NADA COMO "O ÚNICO"

O ÚNICO

Page 2: Folha de Portugal - Edição 602

AGORA, A DECISÃO É SUA!

N o princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava

por sobre as águas” (Génesis 1.1-2). Tudo o que existe veio da Palavra do Deus Vivo. Antes a terra era sem forma e vazia, tal como a vida de muitas pessoas, mas existia solução.

Deus não gostava de ver a terra sem forma e vazia e veio sobre ela, tal como veio sobre si. Mas cabe-lhe a si mesmo fazer um Sacrifício Único e colocar no Altar o seu maior sonho ou problema.

Quando Abraão apresentou o seu Sacrifício Único, ele não falou, mas bradou. E quando você entregar o seu Sacrifício Único, Deus também vai bradar dos céus e trazer à existência na sua vida o que ainda não existia.

Quando se fala do Deus de Abraão está-se a falar do Deus vivo, criador, que traz à existência o que não existe, tal como Sara que foi estéril até aos 90 anos e Abraão aos 100 anos se tornou pai. Abraão foi respeitado, considerado príncipe do Deus Vivo e Seu amigo, venceu exércitos poderosos porque não andava só. Abraão andava com Deus através do Sacrifício.

Só para siVocê que não aceita ter uma vida vazia; ter um corpo e não ter saúde; estar num relacionamento e não se sentir realizado sentimentalmente; ter entes queridos mas não ter uma família unida; ser trabalhador mas não ter prosperidade; dizer crer em Deus mas Ele não estar presente na sua vida. Chegou o momento de reagir e agir! SACRIFIQUE!!!

Todo o ser humano tem problemas e sonhos, mas não pode ficar parado à espera que alguém lute por ele, pois o primeiro passo é sempre seu.

CON

HEÇ

A O

STE

STEM

UN

HO

S

■“Há sete anos atrás, era uma pessoa depressiva, to-mava medicação e não dor-mia bem. Posso também dizer que era completamen-te desequilibrada emocio-nalmente. Era uma pessoa realmente transtornada! Sentia-me vazia e incom-preendida porque ninguém entendia porque é que eu estava assim. Tinha uma boa família e, aparentemen-te, não me faltava nada! Mas sentia-me mal com tu-do, nem sequer conseguia estudar porque logo me es-quecia de tudo.Estava no segundo ano da universidade, a estudar Psi-cologia e o meu sonho era formar-me. Mas achava que

era a pior e acabei por ser a última colocada do meu curso. Ficava noites e noites acordada a tentar compre-ender as matérias”.

Mudança interior“Quando cheguei ao Cen-tro de Ajuda, tive a opor-tunidade de fazer a Foguei-ra Santa. Queria muito fazer um mestrado numa das melhores das universida-des da Europa, em Barcelo-na, entrei e, em apenas um ano, consegui fazê-lo.Quando acabei o mestrado, regressei a Portugal e dis-seram-me que o mestrado, que tinha feito em Espanha, não tinha equivalência. Na universidade de Lisboa che-

■ “Era uma pessoa que diante de um problema, ia--me logo abaixo e chorava muito. Enfim, tinha uma ati-tude muito negativa e era uma pessoa problemática.Para além disso tinha um filho com muitos proble-mas de saúde: nasceu com um problema cardíaco, teve pedras na vesícula, foi-lhe diagnosticado autismo... Sacrifiquei por ele, uma criança que antes era muito irritada, batia com a cabe-ça na parede e tinha muitas crises de nervosismo.Hoje é uma criança total-mente transformada e sem nenhum problema de saúde. Eu também fui transforma-

da no meu interior e o meu exterior passou a refletir essa mudança!Quando cheguei ao Centro de Ajuda, aprendi a usar a Fé e como usar a Palavra de Deus para superar os meus problemas e conquistar os meus sonhos. Em todos os Sacrifícios que fiz sempre obtive resposta. Portanto, aconselho todas as pessoas a nunca desis-tirem porque existe uma solução, tomar uma atitude definitiva, buscando a Deus e Sacrificando na Fogueira Santa”.

AndreiA Cruz

CdA dA AmAdorA

(ruA Heróis dA AviAção, nº 2 C)

O SACRIFÍCIOSALVOU A SUA VIDA

DE DESEQUILIBRADAA FORMADA

CEDIDA CEDIDA

Page 3: Folha de Portugal - Edição 602

EDIÇÃO Nº 602 ❚ Ano 12 ❚ De 5 a 11 julho 2015 ❚ Edição Nacional e Ilhas ❚ Jornal de distribuição gratuita ❚ 67.000 exemplares

f o l h a d e p o r t u g a l . p t

Siga-nos no facebook!

Diretor: João Filipe

TEMA CAPA... págs. 6/7atualidade... pág. 5

Vida de idosos com mais qualidade

■ As recomendações dos especialistas passam por algumas medidas preventivas e de promoção de saúde que visam uma vida melhor, mais ativa e mais saudável.

atualidade... pág. 8

Enfermeiros querem poder ser pais■ Depois de terem tido filhos, 14 enfermeiros foram despedidos, 10 transferidos e mais de 600 foram convidados a não serem progenitores.

reportagem... pág. 10

Poluição mata 2 milhões por ano■ A poluição atmosférica continua a causar grande impacto a nível ambiental e, consequentemente, na saúde humana, com a infeção das vias respiratórias.

Centro de Ajuda, defina hoje o que quer viver amanhã!

PUB

bem-estar... pág. 12

Um religioso devoto viu toda a corrupção que havia ao seu redor e apenas encontrou a Verdade quando entregou a sua vida a Jesus. Acompanhe na página 7i do nosso jornal.

Saberão os alunos planear o futuro?Um em cada três alunos que ingressa no Ensino Superior desiste. As taxas de desistência estão a aumentar e poucos Estados-membros têm tido a capacidade de minimizar este problema.

Evite as picadas de mosquitos

■ É no verão que estamos mais suscetíveis a picadas de insetos. Agir na altura certa e da forma mais indicada é a chave para resolver este problema.

Page 4: Folha de Portugal - Edição 602

DOMINGO  5 julho 2015

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

“Every Thing Will Be Fine”Realização: Wim WendersDrama / Classificação M12

Certo dia, enquanto guiava distraidamente sem destino, nos arra-baldes de uma cidade, após uma pequena quezília doméstica, um escritor atropela acidentalmente uma criança. Será ele capaz de prosseguir? Quais as consequências desse acontecimento na sua inspiração? E nas suas relações?

“Viagem Fantástica”Centro Cultural de Belém31 de julho / M6

O concerto de encerramento da 41ª edição do Festival Estoril Lisboa junta a Orquestra Gulbenkian e Katia Guerreiro a três ven-cedores dos Grammy, David Alan Miller (maestro), Evelyn Glennie (percussão) e o compositor Michael Daugherty.

Cine ConchasQuinta das Conchasaté 11 de julhoSessões: 21h45, às quintas, sextas e sábados

Com uma seleção variada e de qualidade, todos os anos o jardim da Quinta das Conchas enche-se de cinéfilos. Este ano existem filmes de animação, nomeados para os Óscares de 2015 e obras indepen-dentes para ver.

da Semana

em foco « 2

Os jovens quando chegam ao fim do 12º ano de escolaridade têm de enfrentar a dura realidade de escolher que curso superior querem tirar, ou se querem continuar a estudar ou ir trabalhar.

Quando um jovem se depara com esta realidade, muitas vezes, a escolha não é fácil, uma vez que é uma fase da vida em que os ideais e vontades estão à flor da pele. A vontade de ser independente, de começar a trabalhar e a ganhar o seu sustento, momento em que tudo parecem facilidades.

Muitos optam por ingressar no mercado de trabalho, mas devido à baixa escolaridade ficam sujeitos às ofertas que surgem, não tendo muitas opções. Aqui começa o problema, uma vez que com 18 ou 19 anos qualquer trabalho está bem e qualquer salário está bom, mas quando começam a pensar em constituir família aí surgem as primeiras dificuldades.

A opção de continuar a estudar é do ponto de vista racional a melhor, apesar de não ser barato manter um filho no ensino superior. As despesas são muito elevadas, apesar das propinas numa universidade pública rondarem os 90 a 100 euros por mês para uma licenciatura.

Apesar de ser caro deverá ser encarado pelo estudante e pela família como um investimento para o futuro daquele jovem, uma vez que se obtiver uma formação académica numa área em que se sinta realizado poderá ser uma mais valia no futuro ingresso no mercado de trabalho.

Quando o jovem escolhe começar a trabalhar e a estudar porque pensa que é fácil, posso dizer com conhecimento de causa que é difícil porque passei os últimos anos a estudar e a trabalhar. Posso afirmar que me arrependi de não ter terminado os estudos quando era tempo disso. Por isso, pensem muito bem!

EDITORIALJOÃO FILIPE Diretor

A importância do estudo

Tenha uma boa leitura!

OBJETIVA

FESTIVAL DE BALÕES DE AR QUENTE: A 1ª Edição do Festival de Balões de Ar Quente “Feel the sky” será realizada na Ribeira Grande, Açores. O festival junta 20 equipas oriundas de vários países, oito das quais portuguesas.

EDUARDO COSTA / LUSA

Diretor: João Filipe [email protected]: IurdRedação: Carla Vaz e Joana MarquesCopydesk: Carla VazAssistente de Redação: Cláudia PereiraPaginação: Eliane Rosa , Paulo Cabral e Tiago Lopes Correio do Leitor / [email protected]

A FOLHA DE PORTUGAL NÃO SE RESPONSABILIZA NEM PELAS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS CARTAS DOS LEITORES,

POIS ELAS NÃO EMITEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO JORNAL, NEM PELA AUTENTICIDADE DOS ANÚNCIOS PUBLICADOS

FOLHA DE PORTUGAL Título registado no ERC com o nº 125046 Propriedade: IURD Sede administrativa: Praceta Professor Francisco Gentil, nº 3 - Póvoa de Santo Adrião - Lisboa NIPC: 592001679 Periodicidade: Semanal Impressão: Rafik Comunicação e Imagem Unipessoal, Lda. - Sítio da Bemposta, nº 1, 1A e1B, Longo da Vila - Mafra Tiragem: 67.000 exemplares Depósito Legal: 322699/11 Distribuição: Gratuita Circulação: Portugal Continental e Ilhas

FOLHA DE PORTUGAL Av. Marechal Gomes da Costa n.º 21- D1800-255 Marvila - LisboaTel: 219 016 650

Todas as fotografias e imagens que não estão devidamente identificadas, reservam-se os direitos de autor.Todas as fotografia respeitantes aos Centros de Ajuda são da responsabilidade dos mesmos.

FEIRA DO LIVRO DE BRAGA 40 anos do “Verão Quente”

■O ponto de partida da edição 2015 da Feira do Livro de Braga é o 40º aniversário do “Verão Quente de 75”, de 3 a 19 de julho, com 50 expositores de 172 editoras e chancelas.Para Humberto Carlos, da InvestBraga, na feira estarão presentes 14 autores de obras alusivas ao “Verão Quente”, de memórias a estudos académicos, testemunhos e biografias. Entre os convidados estarão Adelino Gomes, Otelo Saraiva de Carvalho, Maria do Rosário Carneiro e Célia Pedroso.“A edição deste ano registará um crescimento de cerca de 40 por cento em termos de número de expositores, editoras e chancelas e receita”, frisou Humberto Carlos.

SUGESTÕES∫

PUB

CULTURAISCULTURAIS

Page 5: Folha de Portugal - Edição 602

■O estudo, publicado na revista científica N e u r o R e g u l a t i o n , analisou os efeitos do chocolate nas capacidades de atenção do cérebro a partir de exames que captam imagens deste órgão e medem a sua atividade durante o desempenho de tarefas cognitivas.

A equipa recrutou 122 voluntários, com idades entre os 18 e os 25 anos, para avaliarem o funcionamento dos seus cérebros e os efeitos na tensão arterial associados ao consumo de uma porção de chocolate com 60 por cento de cacau,

ajustada ao peso de cada um.A equipa concluiu que

o cérebro daqueles que consumiram cacau estava mais ativo, registando-se, também, uma descida na tensão arterial, ao passo que os participantes que ficaram nos grupos de controlo não desfrutaram de quaisquer benefícios.

Fonte: lifestyle.sapo.pt

5/7/1932 Toma posse o primeiro Governo presidido por Oliveira Salazar, ministro das Finanças até à data.

6/7/1971Morre o compositor e músico de jazz Louis Armstrong, a um mês de completar 70 anos.

8/7/1964É inaugurado o aeroporto do Funchal, na Ilha da Madeira.

9/7/1968Abre o Centro de Recuperação de Alcoitão para os mutilados de guerra.

7/7/1877

É fundada a Bell Telephone Company, nos EUA. Transformar--se-á na maior empresa de telecomunicações do mundo.

10/7/1902

11/7/2010A Espanha vence pela primeira vez um Campeonato do Mundo de Futebol, na África do Sul.

marcas dotempo

Momentos Históricos de...

É inaugurado o Elevador do Carmo, ou Elevador de Santa Justa, que faz a ligação entre a Rua e o Largo do Carmo.

a sua carreira

■O ministério da Saúde vai reforçar o financiamento dos hospitais em 22 ME para a realização de 16 mil cirurgias ao cancro da mama e próstata, hérnia discal, artroplastias da anca e cataratas.

■O número de dormidas no Norte cresceu 16,2%, em termos homólogos, no primeiro trimestre de 2015, estando o turismo a superar o crescimento dos últimos nove anos. As exportações de mercadorias da região diminuiram.

■Um estudo publicado na revista Circulation concluiu que os refrigerantes e outras bebidas açucaradas podem estar na origem de até 184 mil mortes, anualmente, em todo o mundo. O estudo abrangeu 51 países.

■As organizações representativas dos trabalhadores da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto denunciaram um aumento de agressões a motoristas e de atos de vandalismo contra autocarros, devido à degradação do serviço prestado.

Verso

DOMINGO  5 julho 2015

folhadeportugal.pt 3» sete dias

habilidades dos maiores

empreendedores

■ 200 entrev istas com empresários na liderança, incluindo fundadores do LinkedIn, Spanx, Chipotle e Airbnb, serviram para descobrir quais as competências que tinham em comum.

1. Encontrar a diferençaSteve Ellis queria criar um restaurante de comida rápida mexicano que fosse, ao mesmo tempo, o contrário do fast food: feito sob encomenda com ingredientes de alta qualidade.

Ao fundar a Chipotle, criou uma nova categoria de refeições: rápida e casual.

Esta capacidade de ver oportunidades e necessidades não satisfeitas que os outros não veem, é o que as empresas inovadoras fazem.

2. Olhar para o futuroOs empresários bem-sucedidos

concentram-se no futuro, sem se preocuparem com as limitações do seu lugar ou com a posição dos seus concorrentes.

Assim conseguem levar as suas empresas de zero a vários milhões de lucro por ano.

3. Observar, Orientar, Decidir e AgirEste é um ciclo que pode ajudar os empresários a tomar decisões, tendo estes que atualizar continuamente as suas premissas e mover-se rapidamente de uma decisão para a próxima.

4. Saber falharOs empreendedores bem-sucedidos entendem que a chave para evitar erros mais catastróficos é cometer uma série de erros menores.

O objetivo é testar ideias em ambientes de baixo risco como

forma de recolher informações para determinar se um produto ou ideia vai resultar.

5. Criar uma rede de mentesO sucesso empresarial envolve a resolução de problemas multifacetados com a ajuda de um grupo diversificado de pensadores. Estes constroem sobre as ideias uns dos outros para superar os problemas que surgem no desenvolvimento dos seus negócios.

6. Dar pequenos presentesDar traz sempre recompensas. Os empresários que constroem relacionamentos posit ivos procurando maneiras de fornecer ajuda, ganham uma vantagem competitiva.

Frente

a descoberta

Chocolate mantém o cérebro ativo O consumo de chocolate preto ajuda a manter o cérebro “acordado”, me-lhorando a concentração e reduzindo a tensão arterial.

O que faz com que alguns empresários sejam bem-sucedidos e outros não? Será que tem alguma dessas características?

Fonte: insider.pro

Page 6: Folha de Portugal - Edição 602

DOMINGO  5 julho 2015

folhadeportugal.ptsete dias «

Acompanhe o estudo:

aconteceu

espaço do cidadão

CRÉDITO

Erros a evitar

Fonte: lifestyle.pt

PUB

■Decidir pedir um crédito a um banco poderá ser uma forma de conseguir realizar um sonho ou alcançar um objetivo de vida. Contudo, visto que muitos dos contratos de crédito envolvem uma relação de vários anos entre os consumidores e as instituições financeiras, esta deverá ser uma decisão bem ponderada. Descubra alguns dos erros mais comuns no recurso ao crédito e aprenda a evitá-los.✓Leia a proposta de crédito: é

importante que esteja informado sobre todos os custos que resultam do pedido. ✓Tenha em conta os custos totais: por vezes, os consumidores olham somente para o valor da prestação mensal para avaliarem se a proposta de crédito é ou não interessante para os seus orçamentos. Mas também é importante analisar todos os custos associados ao crédito, sobretudo, as diversas comissões cobradas, os seguros exigidos, os impostos associados, entre outros encargos.

❙ O contrato é o documento onde irá encontrar grande parte das informações legais e contratuais do seu pedido de empréstimo

Dia Mundial da PopulaçãoDesempregados vão

ajudar a prevenir fogos florestaisEste verão, mais de 2.000 desempregados irão trabalhar na prevenção de fogos florestais, num momento em que a GNR já prendeu mais pessoas pelo crime de incêndio do que em 2014.

■“Este ano, o número de detenções pelo crime de incêndio florestal é superior ao de todo o ano passado e ainda não entrámos na fase ‘Charlie’” (considerada a mais crítica), referiu o secretário de Estado da Administração Interna à Lusa. Até ao momento, foram instruídos 38 processos, mencionou João Pinho de Almeida.

Entretanto, foi republicado um protocolo, que tem sido celebrado nos últimos anos e que visa empregar na limpeza e vigilância das florestas desempregados de longa duração. Este ano, a iniciativa irá beneficiar 2.200 pessoas, as quais irão receber 419 euros, com subsídios de refeição e transporte, o que custará ao Estado 6,5 milhões de euros.

Ajuda e reinserçãoÉ “um trabalho social a juntar ao já organizado na prevenção e combate aos incêndios”, afirmou o secretário de Estado, salientando o trabalho de prevenção e sensibilização da GNR junto das populações para a limpeza de matas. Das pessoas contatadas pela GNR, 70 por cento fez voluntariamente essa limpeza.

Segundo o ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, para além da valorização e

proteção da floresta, a iniciativa permite ainda reinserir as pessoas no mercado de trabalho e evitar a marginalização. É dada preferência aos desempregados

de longa duração, aos beneficiários do rendimento social de inserção, “os mais excluídos e os com mais dificuldades em regressar ao mercado de trabalho”.

❙ Desde 2012, o protocolo já envolveu quase três mil desempregados, de todas as regiões do país

Anualmente, esta data vem alertar o mundo para o peso das ques-tões populacionais no contexto dos planos e programas oficiais de desenvolvimento e para a necessi-dade de encontrar soluções.

■A 11 de julho de 1987 quando na Terra éramos já cinco biliões começou-se a comemorar o Dia Mundial da População. Atualmente, somos quase mais 80 milhões anualmente e, muito possivelmente, chegaremos aos

nove biliões em 2050. Por isso, nesta data

governos de todo o mundo tentam descobrir soluções para este excesso de população, para além do controlo

da natalidade e da aposta na melhoria das condições de vida da população mundial.

4

Hoje, somos mais de 7 biliões de habitantes na Terra

Page 7: Folha de Portugal - Edição 602

» atualidade 5

●●● SOCIEDADE

Tarifas de roaming extintas Cruzeiros de luxo ■As tarifas de roaming cobradas sempre que se está num país estrangeiro da UE vão terminar. A partir de 15 de junho de 2017, os cidadãos da UE vão poder usar os serviços em todos os Estados-membros e pagar o mesmo que pagariam no seu país. Este verão, os valores cobrados vão-se manter: 19 cêntimos por chamada realizada, 6 cêntimos por SMS e 20 cêntimos por cada megabyte de dados de Internet móvel, mais IVA. Em 2016 haverá uma redução.

■A Pro Sea Staf procura apenas candidatos de nacionalidade portuguesa para as fun-ções de empregado de mesa e bar de um cruzeiro de luxo e o salário pode chegar aos 1.900 euros. Os candidatos terão que ter uma experiência mínima de dois anos em funções simila-res em hotéis de quatro ou cinco estrelas, ou em restaurantes de qualidade superior, conhecimentos de vinhos e cozinha internacional e serem fluentes em inglês.

18 Maiores de 18 anos vão precisar de uma pulseira para po-der beber em festivais. Para já a me-dida só vai ser aplicada em alguns festivais de música e os promotores estão ainda a definir estratégias pa-ra impedir a venda de álcool a meno-res de 18 anos, com a ASAE a reforçar a fiscalização.

JovensUnião EUropEia EmprEgo

■As recomendações, resultantes do trabalho realizado pelo consórcio nacional Ageing@Coimbra, região europeia de referência para o envelhecimento ativo e saudável, serão apresentadas num debate, no auditório da Assembleia da República, que reúnirá deputados, membros do Parlamento e de entidades das áreas sociais, da saúde e da sociedade civil.

À agência Lusa, o coordenador científico do Ageing@Coimbra,

João Malva, explicou que estas recomendações passam por algumas medidas preventivas e de promoção de saúde que visam uma vida melhor, mais ativa e mais saudável, adaptada à idade avançada.

“Temos um enorme problema relacionado com o envelhecimento das populações”, existindo um número cada vez maior de idosos e um menor número de jovens adultos em idade produtiva, explicou.

Esta situação causa “grandes problemas a nível da integração dos

idosos na vida ativa das sociedades”, mas também nos sistemas de saúde e apoio social.

“Há um grande número de cidadãos que tem má qualidade de vida”, diferentes doenças crónicas e vão perdendo funcionalidades, dignidade, acabando por “estar mais excluídos da sociedade produtiva”, ao que acresce ainda o grande número de pessoas que depende de ajuda da sociedade.

Combater a má qualidade de vida nos idososO objetivo é combater este tipo de situações, através de medidas como a promoção de uma maior integração entre o sistema de acompanhamento social e cuidados de saúde no idoso, para que funcionem no mesmo sentido, por

exemplo.Em termos de doenças, o que se

pretende é “atacar a doença crónica e geri-la convenientemente, de modo a devolver saúde às pessoas, evitar a polimedicação e prevenir a fragilidade física, cognitiva e imunitária”, explica à Lusa.

Também as políticas e os espaços urbanos e rurais devem ser “amigos” dos idosos, facilitando a sua integração. A promoção da investigação e do conhecimento sobre o envelhecimento para se “conseguir criar uma sociedade mais culta” sobre este problema é

outra das propostas.“Se a sociedade entender melhor

o problema está mais recetiva a implementar as boas práticas para o resolver”, defendeu João Malva, advertindo que, até 2050, Portugal será um dos 10 países mais envelhecidos do mundo.

Para já, estas recomendações visam, sobretudo, sensibilizar a população. “Só com o fortíssimo apoio da sociedade a estas causas é que os decisores políticos e os decisores de um modo geral podem tomar decisões de fundo e levar à prática as alterações”, conclui.

Vários especialistas apresentam uma série de recomendações para estimular políticas e criar boas práticas promotoras do envelhecimento ativo e saudável.

É possível melhorar a vida dos idosos

“Há um grande número de cidadãos que tem má qualidade de vida”

¡Joana Marques [email protected]

-Até 2050, Portugal será

um dos 10 países mais

envelhecidos do mundo

DOMINGO ¡ 5 julho 2015

folhadeportugal.pt

Page 8: Folha de Portugal - Edição 602

estudantes mais velhos, minorias étnicas ou pertencentes a famílias carenciadas, por exemplo.

Mais alunos querem apenas concluir o 12º anoApesar da formação universitária continuar a ser o objetivo da maioria dos alunos, a verdade é que o número de alunos que quer apenas concluir o 12º ano de escolaridade está a aumentar.

No ano letivo 2013/2014, 54,5 por cento dos 2.192 alunos inquiridos tinha como objetivo o Ensino Superior, valores que representam já uma diminuição de nove pontos percentuais em relação ao ano anterior, quando a percentagem era de 63,5. Os dados,

divulgados pela agência Lusa, são do barómetro Educação em Portugal 2014, promovido pela associação Empresários pela Inclusão Social (EPIS).

O número de alunos que apenas quer concluir o secundário aumentou de 32,6 por cento em 2012/2013 para 39,5 em 2013/2014.

“A descida das metas escolares evidenciadas no barómetro estará

DOMINGO  5 julho 2015

folhadeportugal.pt

ENSINO SUPERIOR em causa para 39,5 % dos alunosNúmeros recentes do gabinete da Comissão Europeia mostram que um em cada três alunos que ingressa no Ensino Superior desiste. Saberão os alunos planear o seu futuro?

O relatório da Comissão Europeia debruça-se sobre o acesso ao Ensino

Superior, os níveis de retenção dos alunos e a empregabilidade dos cursos.

No Espaço Europeu de Ensino Superior, ou European Higher Education Area (EHAE), “quase um em cada três alunos que entram em programas não os completam”, diz o

documento divulgado pela agência Lusa. Além disso, em muitos países as taxas de desistência têm vindo a aumentar e muito poucos Estados--membros têm tido a capacidade de desenvolver estratégias para minimizar este problema.

O EHAE sublinha no relatório que as instituições de Ensino Superior devem identificar e apoiar os estudantes com mais necessidades logo desde o primeiro ano de estudos, bem como fornecer informação e aconselhamento para diminuir a retenção e aumentar o

sucesso escolar.O estudo da Comissão Europeia

analisou 34 sistemas de educação na Europa, verificando que “existem poucos exemplos nacionais de estratégias claras para atacar a questão” das taxas de desistência registadas em muitos países.

“Poucos países desenvolvem iniciativas, estratégias e medidas para melhorar o acesso dos grupos de estudantes que estão em minoria no ensino superior”, diz o documento, referindo-se a alunos com deficiências,

Número de alunos que quer apenas concluir o 12º ano de escolaridade está a aumentar

■ A candidatura a um curso su-perior é uma fase bastante im-portante na vida de qualquer pessoa e, por isso, deve ser re-alizada de forma consciente e informada.

Um mau planeamento pode levar a que se desista do curso ou se mude constantemente,

ou até mesmo em insatisfa-ção profissional, caso se avan-ce para uma profissão da qual não se gosta.

Para ajudar os estudantes a fazerem um melhor plane-amento do seu ingresso no ensino superior, o Instituto Po-litécnico de Coimbra lançou

a plataforma “eAgora?”, que permite aos candidatos ao en-sino superior ter acesso a um ranking pessoal dos cursos e instituições, de acordo com vá-rios critérios.

Os cálculos são baseados em áreas de interesse, regime de ensino preferido, zona do país onde quer estudar, distân-cia face a área de residência, entre outros dados maiorita-riamente fornecidos pela Dire-ção-geral do Ensino Superior, Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência e pelo ministério da Educação, expli-ca o site.

PLATAFORMA “E AGORA?”

O “eAgora?” ajuda-o a fazer uma escolha planeada antes de entrar na universidade.

Joana Marques [email protected]

tema capa « 6

Page 9: Folha de Portugal - Edição 602

associada a uma perceção errada sobre quem são as principais vítimas do desemprego, quando comparadas as habilitações académicas”, diz Luís Palha da Silva, presidente da EPIS, em comunicado divulgado pela Lusa.

“O desemprego qualificado referente aos licenciados tem sido mais valorizado. No entanto, o desemprego não qualificado é o que afeta maior percentagem de portugueses”, acrescenta.

Abandono escolarEm junho, o ministério da Educação anunciou que a taxa de abandono no Ensino Superior público, referente às licenciaturas, baixou de 12,2 por cento em 2012/2013 para 10,3 este ano,

atingindo ainda assim 4.819 alunos.Também no sector privado houve

um decréscimo de 16,3 para 12,6 por cento.

Ainda de acordo com os dados disponíveis, a maior parte dos alunos (47,5 por cento) conseguiu entrar na primeira opção no concurso nacional de acesso ao Ensino Superior e 15,4 acabou por entrar na segunda opção escolhida.

*10,3% dos alunos abandonou

o Ensino Superiorpúblico em 2013/2014

*12,6% dos alunos do sector privado desistiu da

licenciatura

*8,6% é o valor da taxa de

desemprego

*12.614 licenciados

estão registados como desempregados no IEFP

*47,5% entrou para a primeira

opção no concursonacional de acesso

*15,4%entrou no segundo

curso escolhido

*79,5% manteve-se inscrito no mesmo curso ao fim de

um ano

*4.819 alunos abandonaram o

ensino superior nacional ao fim do primeiro ano

*5% dos alunos

mudou de curso na mesma universidade

*4,9%inscreveu-se num curso

superior de outra instituição

COMO MINIMIZAR

CUSTOS

Entrar na universidade impli-ca também maiores gastos para a família, sobretudo se estudar longe de casa. Alo-jamento, alimentação, pro-pinas, material de estudo e deslocações, são algumas das áreas onde vai gastar mais, mas nas quais também poderá poupar.

●Procure escolher um quar-to ou casa perto da universi-dade. É uma forma de pou-par dinheiro em transportes e também poupar tempo;

●Faça algumas das suas re-feições em casa, ou na canti-na da escola, onde estas são completas e têm um custo reduzido;

●Se gosta de praticar des-porto e o ginásio é uma despesa extra, recorra ao ginásio do seu campus uni-versitário, cujas mensalida-des são mais baratas, ou faça desporto ao ar livre – com-bine corridas, caminhadas e jogos de futebol com os amigos;

●Se a mesada dos pais não for suficiente, procure um part-time perto de casa.

●O cartão Jovem, além de ter inúmeras vantagens, dá descontos nos bilhetes de autocarro expresso e nas via-gens de comboio regionais;

●Poupe dinheiro na repro-grafia, selecionando impres-sões frente e verso e duas páginas numa só. Tente ob-ter apontamentos e mate-riais de estudo de colegas que já não os utilizem;

●Se não tiver dinheiro para a fatura da Internet, utilize o wireless da faculdade;

●Informe-se sobre as condi-ções de atribuição de bolsas de estudo na sua universida-de e tente candidatar-se.

Fonte: saldopositivo.cgd.pt

ENSINO SUPERIOR EM NÚMEROS

PAU

LO N

OVA

IS/ LUSA

PAU

LO N

OVA

IS/ LUSA

DOMINGO  5 julho 2015

folhadeportugal.pt» tema capa 7

Page 10: Folha de Portugal - Edição 602

DOMINGO  30 novembro 2014

folhadeportugal.pt

●●● natalidade

DOMINGO  5 julho 2015

folhadeportugal.pt

Enfermeiros com dificuldade em usufruir de direitos de paternidade

Após terem tido filhos, 14 enfermeiros foram despedidos, 10 foram transferidos e mais de 600 afirmam terem sido coa-gidos para não serem mães ou pais nos próximos tempos.

■De acordo com um trabalho realizado pela Ordem dos Enfermeiros (OE) a que o Público teve acesso, onde foram ouvidos 4.926 profissionais, entre os 20 e os 45 anos, mais de um terço dos enfermeiros (35 por cento) tem dificuldades em desfrutar dos direitos de maternidade ou paternidade previstos na lei. A maioria dos que se queixam de ter tido problemas deste tipo assegura ter sido coagido a gozar menos dias de licença no trabalho.

PUB

Carla Vaz [email protected] A OE, preocupada com a crise

demográfica portuguesa, quis assim contribuir para “a discussão

informada” sobre esta problemática, daí ter decidido realizar um inquérito para compreender quais são as dificuldades sentidas

pelos profissionais no seu local de trabalho, antes e depois de serem pais. As enfermeiras são mais afetadas pelas dificuldades no usufruto dos direitos de maternidade consagrados na lei (36 por cento), mas também muitos enfermeiros se queixam do mesmo problema (30 por cento).

Cumprir a leiA OE já veio defender que “mais do que novas medidas [para o aumento da natalidade], é necessário o cumprimento do que está na lei”. Para a OE, a melhor forma de

atualidade « 8

Enfermeiros pressionados a não terem filhos num futuro próximo

promover a natalidade passa por “dar à população sentimentos de futuro e isso relaciona-se com o aumento do emprego”.

Na totalidade dos profissionais que garantiram sentir dificuldades em gozar os direitos consagrados na lei, um terço foi pressionado para usufruir menos dias de licença, um quarto teve problemas para cumprir o horário de amamentação e 10 por cento enfrentou barreiras quando quis flexibilizar os horários para os adaptar às necessidades parentais.

Filhos só mais tardeO inquérito mostrou uma forma de pressão a que alguns enfermeiros estão sujeitos quando se candidatam a um emprego. Mesmo sendo “ilegal e imoral”, nove por cento dos inquiridos diz que lhe perguntaram se tinha a intenção de ser mãe ou pai num futuro próximo. 609 enfermeiros asseguraram ter sido pressionados, na candidatura a um emprego ou após a entrada num novo emprego, para não terem filhos “nos tempos próximos”.❙ Um terço dos enfermeiros tem dificuldade

em gozar direitos de paternidade

Page 11: Folha de Portugal - Edição 602

PUB

●●● ENCONTRO EMPRESARIAL

■Numa altura em que muitas pessoas julgam que, devido à crise, não existe muito por onde lutar para superar as dificuldades e nada parece produzir grandes resultados, a verdade é que existem empresários que conseguem superar os problemas que surgem no dia a dia, conseguindo alcançar os objetivos a que se propuseram.

Num momento em que os índices económicos em Portugal começam a dar sinais de uma certa retoma da economia, um dos indicadores fica a dever-se ao aumento da criação de empresas.

Muitas vezes, os candidatos a empresários de sucesso não conseguem “vingar” no mundo dos

negócios porque não permanecem focados nos objetivos a que se tinham proposto no início de atividade.

Encontro Empresarial O orador Manuel Teixeira

deslocou-se, pela primeira vez, a Ponta Delgada para realizar in loco o evento, o que foi transmitido pelo sistema de videoconferência para Portimão e algumas ilhas açorianas.

O orador transmitiu aos empresários presentes a importância de terem uma "Mente Empresarial", ou seja, a forma como cada um permanece focado nos objetivos pode ser determinante no modo como poderá ou não alcançar o sucesso.

Este encontro contou só em Ponta Delgada com a presença de mais de meia centena de empresários.

Após a palestra foi realizado um coffee break, onde todos os empresários presentes puderam trocar experiências e até estabelecer algumas parcerias.

Todos saíram deste encontro com o desejo de poderem voltar no próximo mês para aprender mais e, desta forma, poderem desenvolver o seu negócio e atingir o sucesso tão desejado.

O Encontro Empresarial existe para colocar o empresário em primeiro lugar, para que este esteja motivado e possa progredir.

A força que existe numa mente forte

¡João Filipe [email protected]

O orador transmitiu aos empresários presentes a importância terem uma "Mente Empresarial"

Folha de Portugal (F.P.): Como é que chegou ao mundo dos negócios? E em que consiste a sua empresa?José Freitas (J.F.): Comecei a trabalhar desde muito novo numa empresa que tinha como atividade principal a construção civil e o comércio de materiais relacionados com esta mesma área de negócio. Fui promovido para ser responsável pela área comercial ainda com 26 anos.

No entanto, esse desafio e essa responsabilidade em conjunto fizeram com que adquirisse os conhecimentos e a experiência necessárias para mais tarde poder avançar para a criação da minha própria empresa. A empresa J Freitas Materiais de Construção, dedica-se, essencialmente, ao comércio de todo o tipo de artigos para a construção, bricolage e jardim.

F.P.: Em que medida é que o Encontro Empresarial o ajudou no sucesso como empresário?J.F.: No meu caso pessoal, o Encontro Empresarial não só foi, como continua a ser de extrema importância para o sucesso como empresário.Tem sido através deste mesmo encontro que tenho recebido a orientação necessária para continuar a prosseguir de uma forma segura, motivada e firme em busca também de novas ideias e alternativas que me permitam inovar e alcançar os objetivos propostos, a nível profissional, não só a curto, mas também a longo prazo.

É um encontro onde podemos ouvir e trocar opiniões sobre

as diversas experiências profissionais entre todos os participantes, no sentido de poder aperfeiçoar o nosso desempenho diário.

F.P.: Que projetos tem para o futuro? J.F.: No futuro, pretendo que a minha empresa esteja entre as maiores da região, já comecei a alargar o mercado de vendas para outras ilhas, mas a minha visão é muito maior. Pretendo cimentar bases sólidas e firmes nesta área e começar a projetar novos negócios, nomeadamente entrando também na construção e, mais tarde, alargar para a área do turismo, criando um grupo de empresas interligadas.

F.P.: Que conselhos dá a quem tem um projeto empresarial, mas tem medo de arriscar?J.F.: Acho que é altura das pessoas perceberem que a crise começa na nossa própria mente. Se existe um projeto a nível empresarial, devemos vencer o medo que nos impede de alcançar essa realização e acreditar que se colocarmos o foco no nosso sonho, com persistência, seremos capazes de alcançar os nossos objetivos, independentemente do pessimismo que nos tentam transmitir.

Começar por participar nos Encontros Empresariais, rodeando-se de pessoas otimistas e posit ivas , buscando uma orientação e uma direção, que nos permitam alcançar a motivação necessária para dar o primeiro passo rumo ao sucesso.

“É altura das pessoas perceberem que a crise começa na nossa própria mente”

ENTREVISTA

9DOMINGO ¡ 5 julho 2015

folhadeportugal.pt» economia

Page 12: Folha de Portugal - Edição 602

DOMINGO  5 julho 2015

folhadeportugal.pt

●●● AMBIENTE

10 reportagem «

AVIÃO MILITAR DESPENHA-SE NA INDONÉSIA ❚ Um avião militar indonésio despenhou-se sobre um hotel e algumas casas do norte da ilha de Samatra. O avião caiu poucos minutos depois de ter levantado voo, na base aérea de Medan, e tinha como destino as remotas ilhas Batuna. Segundo a imprensa local, o piloto terá pedido para voltar à base, devido a problemas técnicos. Não há registo de sobreviventes.

CUBA COM WI-FI ABERTO AO PÚBLICO

❚A partir de julho, os cubanos vão ter 35 espaços wi-fi abertos ao público, uma estreia numa ilha onde o acesso à Internet ainda é estritamente controlado. Os espaços vão ser abertos nas principais cidades do país, incluindo cinco em Havana, e constituem uma primeira etapa num melhor acesso à Internet em Cuba. Atualmente, nos 6 dólares por hora, as tarifas para a Internet pública vão baixar para os 2 dólares.

pelo mundo

CRISE NA CONSTRUÇÃO EM ANGOLA

❚ Já regressaram três mil portugueses que tinham ido para Angola trabalhar na construção civil. A notícia avançada pelo JN, refere que o país está a atravessar um problema de liquidez grave provocado pela redução das receitas do petróleo, com a sua desvalorização no mercado. O Governo angolano decidiu travar algumas obras que estavam a decorrer.

COREIA DO NORTE BLOQUEIA INSTAGRAM ❚Os utilizadores do Instagram da Coreia do Norte estão impedidos de aceder à rede social. O acesso às suas contas está a ser negado, surgindo avisos que informam que o site está listado pelo Governo como tendo conteúdo perigoso, quer via telemóvel ou computador. A Internet e as redes sociais estiveram fora do alcance dos norte-coreanos mas, após 2013, permitiu-se aos estrangeiros no país usarem 3G nos telemóveis, com um cartão SIM local.

Poluição mata dois milhões de pessoas por ano

Se fossem cumpridos os limites da Organização Mundial de Saúde, cerca de 1,4 milhões de vidas poderiam ser salvas.

■A poluição atmosférica continua a causar grande impacto a nível ambiental e, consequentemente, na saúde humana.

Enquanto em relação ao fumo do tabaco é possível fugir, do ar que respiramos não é, o que faz com que a contaminação da atmosfera seja transferida para as vias respiratórias.

Este tipo de poluição, proveniente sobretudo dos carros e das chaminés das fábricas, provoca inflamações em todo o sistema respiratório, desde o nariz até aos pulmões. Mas os problemas de saúde não se ficam por aí.

As partículas podem chegar à corrente sanguínea, provocando inflamações nas veias e artérias, o que dificulta a circulação sanguínea.

Os doentes c a rd íacos , principalmente, correm um risco maior de ter complicações mais graves, sendo que cerca de 80 por cento das mortes por problemas cardiovasculares estão relacionadas com a poluição do ar.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), considera aceitável um máximo de 50 microgramas

de partículas por metro cúbico de ar por dia, sem que afete a saúde das populações. No entanto, vários países não respeitam esses valores.

No Brasil, por exemplo, o limite é de 150 microgramas, ou seja, o

triplo do recomendado. Países como a China, a Rússia e a Índia também não respeitam as normas da OMS, sendo que Nova Deli é a cidade mais poluída do mundo.

Dois milhões de mortes prematurasUm estudo recente, efetuado pela universidade do Minnesota, nos Estados Unidos, e publicado pela Environment Science & Technology, mostra que um ar mais puro poderia salvar cerca de dois milhões de vidas por ano.

Uma atmosfera menos poluída teria impacto em todo o mundo, e não apenas nos países mais poluídos,

o que surpreendeu até os próprios investigadores.

“Ficámos surpreendidos ao descobrir a importância da limpeza do ar, não só nas zonas mais sujas do mundo, onde esperávamos essa descoberta, mas também em ambientes mais limpos, como nos EUA, Canadá e Europa”, explicou Julian Marshall, coautor do estudo, divulgado pelo Jornal i.

Mesmo nas regiões mais limpas, poderia haver uma redução de mais de meio milhão de mortes

prematuras por ano.O estudo baseou-se na medição

de partículas suspensas que acabam por se alojar nos pulmões e que são emitidas, sobretudo, pelas usinas de carvão, automóveis, incêndios e emissões agrícolas e industriais.

Não é possível criar uma redoma de vidro que proteja cada um, individualmente, pelo que, é urgente que as sociedades compreendam a gravidade do problema da poluição atmosférica e ajudem na descontaminação do ar.

A poluição atmosférica provoca inflamações em todo o sistema respiratório

-Nova Deli, na Índia, é a cidade mais

poluída do mundo

Joana Marques [email protected]

LUSA

Page 13: Folha de Portugal - Edição 602

“SacrificámoS e SuperámoS...e damos o que recebemos!”

Terça-feira, dia 14 de julho, às 10H, 15H e 20HVenha receber a Gota do Óleo

da nossa ConsagraçãoEstaremos a fazer a unção com o mesmo, no local da enfermidade.

“Quando comecei a fre-quentar o CdA, passei

a ter mais problemas em casa. Para além do vício do álcool do meu marido, que fazia o nosso lar estar completamen-te desestabilizado, tínhamos dois filhos e ambos chocavam imenso com o pai, precisa-mente por causa do vício. Para além disso, eu também tinha problemas de saúde, mas, na realidade, vim ao CdA só por causa da família. Contudo, fui curada, mas, através das pre-gações, percebi que precisava também de uma mudança in-terior. E Deus deu-me a visão de que precisava orar pela minha família de um jeito dife-rente: que aquela paz, aquela coragem, aquela alegria que sentia, algo que não conseguia explicar, habitasse também na minha família. E aí começou a verdadeira luta pela famí-lia. Lutei durante 9 meses e hoje não temos problemas de vícios em casa e somos uma família feliz!” Rosa Silva

“Fui curada!”

AssinAle As áreAs dA suA vidA em que Tem problemAs pArA superAr:

saúde Família Financeira espiritual sentimental

Descreva, nas linhas abaixo, o problema específico pelo qual está a passar e o qual deseja superar:

AssinAle As áreAs dA suA vidA em que Tem problemAs pArA superAr:

saúde Família Financeira espiritual sentimental

Descreva, nas linhas abaixo, o problema específico pelo qual está a passar e o qual deseja superar:

“Precisava do álcool para funcionar!"

“Trabalhava, tinha a minha profissão, ganhava um

bom salário, mas, por causa do vício do álcool, estava en-dividado. Precisava de beber de manhã para começar a tra-balhar, porque tremia. Tinha 30 e poucos anos e sofria de um sopro no coração e problemas no fígado, enfim, poderia morrer a qualquer momento. A minha esposa começou a frequentar o CdA e, se eu já era alguém verbalmente agressivo, tornei--me muito mais. No entanto, ela lutou e foi curada! Compa-reci na primeira concentração que foi feita no pavilhão Carlos Lopes. Hoje, não temos proble-mas familiares, nem problemas de vícios em casa. Atualmente, somos realizados como missio-nários, pois entregámos a nos-sa vida completamente a Deus e ajudamos outras pessoas também a superar os seus problemas!”

Bispo Vítor Silva

uma dependência nociva, uma doença, uma dificuldade económica, uma deceção Sentimental ou um problema familiar… não exiSte obStáculo na vida que não poSSa Ser Superado!

qual é a resposta que você precisa e, até agora, não rece-beu? seja por parte dos amigos, dos advogados, dos médi-cos, da religião, a resposta tem sido nula… porém, neste dia e neste encontro, você terá todas as suas questões, dúvidas ou incertezas da vida superadas!

o encontro que o fará Superar tudo!pela primeira vez, em toda a europa, será realizada a reunião da superação para as diferentes áreas da sua vida! É um facto, que muitos não têm sabido como superar os obstáculos com que se têm deparado, por isso, não perca este evento, que é a oportunidade pela qual tem aguardado!

tudo É poSSÍvel...pois a linguagem da Superação é univerSal!

Entrada Gratuita!

Templo mAior - lisboArua dr. José espírito Santo, 36 (próximo da estação do metro)

Page 14: Folha de Portugal - Edição 602

■É nesta altura do ano que estamos mais suscetíveis a picadas, tanto pela quantidade de insetos, como pela quantidade de horas em que estamos ao ar livre. Além das desconfortáveis comichões, as picadas de mosquitos podem

transmitir algumas doenças.Agir na altura certa e da forma

mais indicada é chave para resolver alguns destes episódios, que tendem, sobretudo, a ocorrer em períodos mais quentes. Se for picado, evite coçar-se. Pode causar lesões graves. Se a reação for intensa, vá ao médico.

No entanto, existem algumas formas de as prevenir:

-Repelentes naturaisA forma mais fácil de se ver livre dos mosquitos é com um repelente. A melhor escolha que pode fazer é optar por um livre de químicos, como o óleo de eucalipto.

-Planeie os seus passeiosExistem algumas horas mais críticas para estar fora de casa, como o amanhecer ou o anoitecer. Se gosta

de passeios ao ar livre, evite estas horas do dia.

-Afaste-se de águas paradasOs mosquitos gostam de se reproduzir em águas paradas, por isso certifique-se de limpar frequentemente a piscina, ou afaste-se de lagos sem circulação de água.

-Vista-se de brancoAs cores escuras são as que atraem mais os insetos, por isso vista roupas mais claras.

-Evite perfumes floraisSe gosta de usar perfume, tenha atenção ao que escolhe. Os mosquitos são atraídos pelo odor das flores pelo que deve evitar este tipo de aromas.

DOMINGO  5 julho 2015

folhadeportugal.ptbem-estar « 12

Fonte: lifestyle.sapo.pt

Os dias de verão estão aí, e a vonta-de de aproveitar o ar livre é cada vez maior. Contudo, é nestas alturas que estamos mais suscetíveis a picadas de insetos.

Evite as picadas de mosquitos

PUB

■Em Portugal, as picadas de insetos não representam um grande risco, ao contrário do que se passa em países tropicais, onde podem difundir doenças. No entanto, representam um risco para as pessoas que desenvolvem reações alérgicas, geralmente, responsáveis pela sensação de comichão e dor no local da picada.

�Picadas de insetos voadores sem ferrão (mosquitos, melgas e moscas)Estes insetos atuam, geralmente, ao entardecer e durante a noite. São frequentes em zonas com águas estagnadas e em zonas com arbustos altos, como florestas.Como agir: lave a zona da picada com água e um sabão neutro ou um toalhete desinfetante. Pode também aplicar um produto germicida. Proteja a picada com uma compressa fria ou, se possível, aplique gelo para reduzir o inchaço. O gelo não deve ser colocado diretamente na pele. Para aliviar

a comichão, aplique um creme anti-histamínico, próprio para picadas.

�Picadas de insetos voadores, com ferrão (abelhas e vespas)As abelhas e vespas atuam quando se sentem ameaçadas, ao contrário de outros insetos que picam para se alimentarem. E s t a s p i c a d a s p o d e m originar reações alérgicas, especialmente em pessoas sensíveis ao veneno das abelhas ou vespas. Estas reações podem ser graves e podem resultar em choque anafiláctico.Como agir: retire o ferrão cuidadosamente com uma pinça, logo que possível. Enquanto o ferrão estiver em contacto com a sua pele, está a injetar veneno. Depois, lave a ferida com água e sabão e aplique gelo para reduzir o inchaço. Por fim, aplique um creme anti-histamínico para aliviar a comichão. Se preferir, use uma loção de calamina que, para além de aliviar a comichão, vai refrescar a sua pele.

EM CASO DE PICADA...

Fonte: lifestyle.sapo.pt

Preparação:Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme liso e, sem parar de bater, adicione dois ovos, ba-tendo mais dois minutos. Adicione as quatro gemas e bata bem.Bata as quatro claras em neve fir-me, junte ao preparado alternada-mente com a farinha, previamente

misturada com as nozes raladas, fermento e canela e envolva bem. Coloque o preparado numa forma de buraco no meio, previamente untada com manteiga e polvilhada de farinha. Leve ao forno quente à 180ºC durante cerca de 45 minu-tos. Deixe arrefecer e desenforme.

BOLO DE NOZES COM PASSAS E

CANELA

SEMANARECEITA DA

Ingredientes: �6 ovos �125g de nozes raladas �60g de passas �300g de açúcar amarelo

�250g de manteiga �350g de farinha de trigo �1 colher (chá) de fermento em pó �1/2 colher (café) de canela em pó

Joana Marques [email protected]

Page 15: Folha de Portugal - Edição 602

FolhaSuplemento jornal Folha de Portugal ■ Domingo, 5 julho 2015

Final da Taça de Portugal entusiasma grupo Força Jovem O objetivo do Força Jovem Europa é oferecer aos mais novos motivação, felicidade e a oportunidade de participarem nas atividades desenvolvidas pelo grupo.

O s jovens de hoje encontram várias dificuldades em desenvolver o seu papel

junto da sociedade de uma forma natural e saudável, uma vez que todos os dias estão sujeitos a ações que comprometem o presente e o futuro deles na mesma.

O objetivo do grupo Força Jovem Europa é o de disponibilizar uma opção às más condutas, às más companhias, aos vícios, à depressão e à agressividade a que muitos dos jovens de hoje em dia acabam por não resistir.

Nas atividades levadas a cabo pelo grupo, os jovens podem desenvolver os seus talentos, conhecimentos e, sobretudo, os seus valores.

Cultura, Deporto, Educação e Lazer, têm sido as principais atividades na luta de prevenção e conscientização do futuro de jovens em situação de risco.

O Força Jovem Europa oferece acima de tudo opções, orientações e acompanhamento, para que os jovens entendam a necessidade de plantar uma boa semente hoje, para colher um bom fruto amanhã.

Final da Taça de PortugalA 20 de junho, realizou-se a grande final da Taça de Portugal 2015 do

Força Jovem Europa, com duas equipas do Norte a chegarem à final, Rio Tinto e Porto.

O jogo da final foi disputado no estádio de Custóias e foi bastante renhido: o primeiro golo foi marcado pelo Porto, mas em seguida a equipa de Rio Tinto empatou com um penálti.

Foi nas grandes penalidades que se descobriu o vencedor, com Rio Tinto a levar a taça para casa.

O evento ainda contou com atuações de música e grupos de dança, para cerca de mil espetadores que incluíam familiares e amigos dos jovens jogadores.

Mais um grande evento desportivo que mostra o investimento que o grupo Força Jovem Europa faz ao proporcionar a oportunidade aos

O Força Jovem Europa oferece opções, orientações e acompanhamento

jovens de fazerem o que gostam, mostrarem o seu talento de forma mais consciente, sem precisarem de drogas e comportamentos que os prejudicam.

MAIS INFORMAÇÕES EM:

fje.pt facebook.com/fjeuropa

¡Joana Marques [email protected]

Page 16: Folha de Portugal - Edição 602

DOMINGO ■ 5 julho 2015

visite-nos em centrodeajuda.pt

2i

centro de ajuda . Inauguração

Miratejo tem um Centro de Ajuda renovadoO Centro de Ajuda de Miratejo foi reinaugurado, agora com a possibilidade de dar a todos as melhores condições para assistirem às reuniões e ouvirem a Palavra de Deus.

C om capacidade para 100 pessoas, o Centro de Ajuda (CdA) de Miratejo,

no concelho do Seixal, reabriu à população, agora com um espaço novo, moderno e acolhedor, para receber a população que ali procura auxílio.

Na tarde do passado dia 28 de junho, o espaço encheu-se com pessoas que não quiseram perder a oportunidade de assistir à reunião inaugural, ministrada pelo pastor Pedro Alvarenga, em conjunto com o pastor Marcos Boeno, responsável pelo trabalho evangelístico na região.

Estiveram ainda presentes o pastor Lúcio Machado, responsável pelos média do CdA, e o pastor Rivadalvo Borges, responsável pela Engenharia, que clamou pelos colaboradores, que permitiram que mais uma porta fosse aberta.

A casa de Deus“A abertura de um novo CdA simboliza a oportunidade de iniciar uma nova vida. Este lugar torna-se,

a partir de hoje, a casa de Sacrifício, pois aqui vai acontecer o bem. E o seu maior Sacrifício deve ser o seu

coração, já que quando entregamos para Deus a nossa vida, tudo se transforma. E assim como a Igreja tem avançado, a sua vida também

vai avançar, progredir”, destacou o pastor Alvarenga.

Numa tarde repleta de Fé, cura, libertação e salvação, o momento mas esperado foi a consagração do Altar.

Após a consagração do local de oração, foi explicado a todos que a casa de Deus acolhe todos aqueles que procuram e anseiam pela Sua ajuda.

O novo CdA de Miratejo conta com todo o conforto para receber

os seus membros, dispondo de ambiente climatizado e espaços distintos destinados à Educação Bíblica Infantojuvenil (EBI), Grupo Jovem, obreiros e outras atividades. Além disso, conta ainda com casas de banho equipadas e um parque de estacionamento.

O Centro de Ajuda está presente em diversos países e, todos os dias, milhares de pessoas em todo o mundo têm acesso à Palavra de Deus e à Salvação.

A casa de Deus acolhe todos aqueles que procuram e anseiam pela Sua ajuda

de Miratejo fica localizado na Praceta dos Bombeiros Voluntários, nº 3.

¡Joana Marques [email protected]

❙ O novo espaço, mais acolhedor, permite dar às pessoas um maior conforto

❙ Pastores Gilberto Alfinete e Marcos Boeno fazem uma oração para abençoar todos os presentes

S e x t a - f e i r a , 1 0 d e j u l h o

Muitas pessoas consideram a Maldição como um problema de longa data, hereditário ou que se repete na vida de uma pessoa, vezes sem conta...

“Eu Sou a Rosa de Sarom...” (Cantares de Salomão 2.1)

O LEPROSOSexta-feira, dia 10 de julho

“E aproximou-se d'Ele um leproso

rogando-lhe de joelhos: Se quiseres, podes purificar-me.” (Marcos 10.40)

Traga uma rosa amarela

6ª ESCREVA O QUE ESTÁ

SECO NA SUA VIDA

Templo Maior: Rua Dr. José Espírito Santo, 36, Chelas (próximo do metro) | Cenáculo do Porto: Rua Egas Moniz, nº 485 | e no CdA mais perto de si!

PUB

Page 17: Folha de Portugal - Edição 602

visite-nos em centrodeajuda.pt

3i

centro de ajuda . Reflexão

❚ realizar casamentos❚ realizar batizados (adultos)❚ dar aconselhamento matrimonial❚ aconselhar e acompanhar indivíduos toxicodependentes❚ aconselhamento pastoral❚ participar na Santa Ceia❚ realização da unção com óleo❚ visitas ao domicílio❚ visitas a doentes no hospital❚ visitas a presidiários❚ distribuição de cestas básicas às famílias carenciadas❚ distribuição de bens (roupas, mobílias, eletrodomésticos, etc.) a pessoas carenciadas❚ acolher o Instituto Português do Sangue nas suas instalações para a doação de sangue❚ ajudar a manter o Lar de Idosos Universal❚ apresentação de crianças (não batiza crianças, somente adultos)❚ participar no Grupo de Jovens "Força Jovem"❚ a realização de orações❚ a entrada nas igrejas e participação nos cultos❚ participação em Concentrações, em locais como: Coliseu dos Recreios, Pavilhão Rosa Mota, estádios, Pavilhão Atlântico, etc.❚ ajudar a manter a Sociedade “Pestallozi” (presta assistência aos portadores da síndrome de Down)❚ manter a Fazenda Nova Canaã❚ a realização de cursos informáticos❚ aconselhar e apoiar na escolha de uma carreira profissional❚ atendimento telefónico pela linha amigo 24 horas❚ apoio a mulheres vítimas de abusos❚ apoio e aconselhamento a indivíduos dependentes alcoólicos❚ visitas a lares de terceira idade❚ dar alimento aos sem-abrigo❚ apoio em catástrofes❚ a realização de atividades lúdicas e desportivas com os jovens❚ aconselhamento e campanhas na prevenção do HIV❚ transporte de pessoas com dificuldades de locomoção❚ estacionamento no parque da Igreja❚ estudos Bíblicos realizados❚ entrada e participação no maior Congresso Financeiro do País❚ realização de funerais❚ distribuição do Óleo Santo de Israel❚ cursos de Teologia (IBURD)❚ milagres que acontecem em todos os Centros de Ajuda espalhados pelo Mundo.

Só ensina às pessoas a VERDADE. O dízimo, como também as ofertas, são mandamentos bíblicos.

O Centro de AjudA não cobra para D

definA hoje o que quer viver AmAnhã!

Cipreste, a árvore da Fémensagem bispo

Edir Macedo

“Tanto os filhos de Deus quanto os filhos do diabo vivem expostos às mesmas condições”

E m julho de 2011, um incêndio alastrou numa floresta nos arre-dores de Valência, em Espanha. O

fogo durou cinco dias e consumiu 20 mil hectares de área verde. Mas, surpreen-dentemente, 946 ciprestes que faziam parte da floresta continuaram intactos, enquanto as outras espécies de árvores foram completamente consumidas pelas chamas.

O caso chamou a atenção dos botânicos, uma vez que os ciprestes estavam expostos às mesmas condições do que as demais árvores. Depois do ocorrido, está a ser estudada a utilização de ciprestes como aliados para combater as chamas.

Nas Sagradas Escrituras, Deus chega a comparar-Se a Si mesmo a um cipreste verde (Oseias 14.8) e também Se refere ao Seu povo como ciprestes escolhidos (Isaías 37.24). Tanto o Pai quanto os Seus filhos são alvo dessa analogia por uma razão muito forte.

Tanto os filhos de Deus quanto os filhos do diabo vivem expostos às mesmas condições: ambos são seres

humanos e sujeitos a erros, sofrem tentações, recebem propostas ilícitas, enfrentam problemas e possuem as suas limitações. Mas, quando vêm as chamas do pecado, apenas os ciprestes escolhidos permanecem intactos. Enquanto isso, os tojos e os carvalhos são completamente consumidos. Afinal, quem poderá resistir ao poder destruidor dessas chamas, a não ser aqueles que têm dentro de si um Poder maior capaz de lhes resistir? Somente os filhos do Altíssimo conseguem resistir ao pecado porque possuem o mesmo DNA do seu Pai, que é O Cipreste Verde.

E a função dos ciprestes escolhidos não para aí. Eles não são formados apenas para se protegerem a si mesmos, mas para protegerem florestas inteiras, formando outros ciprestes.

Há muitos tojos e carvalhos que precisam tornar-se ciprestes porque não têm a resistência suficiente para resistir às chamas do pecado. Esses representam as almas que ainda estão distantes de Deus e que precisam dos ciprestes para tomarem conhecimento da Sua Palavra. A partir de então poderão

ser ciprestes também e desenvolver a mesma resistência para, como num ciclo, se protegerem a si mesmos, a outras árvores e a florestas inteiras das grandes queimadas. O conhecimento da Palavra de Deus é o que dá a condição de alguém se proteger contra o poder destruidor do pecado e fazer com que outros se protejam também.

Não importa o que acontece no ambiente no qual os ciprestes estão. Pode fazer frio ou calor, a humidade pode estar baixa ou alta, os ventos podem soprar forte ou nem sequer soprar, a floresta pode estar bem conservada ou em chamas. Os ciprestes permanecem os mesmos porque resistem a todas as influências externas. Nada que acontece no seu exterior afeta o seu interior porque o que está dentro de si é mais forte do que o que está fora.

A pergunta que não quer calar é: você é um cipreste, alguém que resiste às chamas do pecado e forma outros ciprestes? Ou você é um tojo, um carvalho... que é facilmente destruído pelo incêndio que alastrou neste mundo?

bispomacedo.com.br/blog youtube.com/obispomacedo twitter.com/BispoMacedo facebook.com/BispoMacedoAcessos oficiais

23h às

diar iamenteBp. Macedo

LISBOA 107.7 FM

PORTO 95.5 FM

COIMBRA 92.6 FM

COIMBRA 98.7 FM e 107.8 FM

AÇORES 91.1, 91.0 e 94.0 FM

ÉVORA 90.4 e 95.5 FM

FUNChAL 100.0 FM

LEIRIA 101.3 FM

PORTIMÃO 91.8 - 92.4 - 93.7 FM

¢e também na , pelas 19h (hora de Lisboa)

curiosidades bíblicas

O adultério à luz da Bíblia■Amar uma pessoa e ser traído por ela é uma das situações mais difíceis de suportar. Muitas pessoas não conseguem perdoar e veem as suas vidas suspensas, alimentando mágoas e ressentimentos. Normalmente, a vítima da infidelidade sente-se fragilizada, com a alma ferida.

“O que adultera com uma mulher está fora de si; só mesmo quem quer arruinar-se é que pratica tal coisa”(Provérbios 6.32). Esta é apenas uma das inúmeras passagens bíblicas que alertam sobre as consequências de uma traição.

Em todas as Sagradas Escrituras existem referências claras sobre

semelhante comportamento, o qual pode abalar de forma drástica a vida de todas as pessoas envolvidas.

Hoje em diaAtualmente, a infidelidade e a falta de respeito nas relações são

o principal motivo da destruição de casamentos, o que tem levado muitos filhos a sofrerem duras consequências por causa das más escolhas dos seus pai.

Os namoricos e envolvimentos extraconjugais que podem

acontecer no trabalho ou em qualquer outro ambiente, têm enganado muitas pessoas que se encontram um momento frágil a

nível emocional ou no casamento. Nesse momento, apegam-se à possibilidade de usufruir de prazer e alegria, normalmente m o m e n t â n e o s

e ilusórios.A infidelidade conjugal tende

a provocar feridas na alma, a desestruturar famílias e a criar filhos rebeldes, tudo por causa da mágoa e da dor criadas pela traição.

-A Bíblia alerta sobre as consequências da traição, capazes de abalar de forma drástica a vida das pessoas envolvidas

Fonte: universal.org

DOMINGO ■ 5 julho 2015

Page 18: Folha de Portugal - Edição 602

N o dia 28 de junho, com início às 17H, o estádio lotado aguardava o

primeiro encontro efetuado pelo bispo Júlio Freitas em território cabo-verdiano. Doentes, viciados, traumatizados, endividados, desacred itados, sol itá r ios , desempregados e infelizes... para todos os presentes foi transmitida uma mensagem de renovação, de que, de acordo com a sua Fé, tudo seria possível, contrariando, assim, as muitas vezes, que ouviram que nada poderiam fazer em relação à sua condição de vida.

“Você Pode!”No decorrer do evento “Você Pode!”, o bispo Júlio transmitiu aos milhares

de pessoas presentes uma mensagem de Fé, centrada no Livro de Isaías, mais precisamente nos versículos 24 a 27, do capítulo 14: “Jurou o Senhor dos Exércitos, dizendo: Como pensei, assim sucederá; e, como determinei, assim se efetuará.

Quebrantarei a Assíria na Minha terra e, nas Minhas montanhas, a pisarei, para que o seu jugo se aparte de Israel, e a sua carga se desvie dos ombros dele. Este é o desígnio que se

4iDOMINGO ■ 5 julho 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Você Pode

Todos tiveram a oportunidade de reconhecer que o poder de transformar a sua vida reside nas suas próprias mãos

O Estádio da Várzea, na Cidade da Praia, capital de Cabo Verde, ficou lotado com as mais de 20 mil pessoas que não quiseram deixar escapar esta oportunidade única.

Cabo-verdianos “já sabem dizer Eu posso”

¡Carla Vaz [email protected]

Page 19: Folha de Portugal - Edição 602

formou concernente a toda a terra; e esta é a mão que está estendida sobre todas as nações. Porque o SENHOR dos Exércitos o determinou; quem, pois, o invalidará? A sua mão está estendida; quem, pois, a fará voltar atrás?”.

Partindo deste ensinamento, todos tiveram a oportunidade de reconhecer que o poder de transformar a sua vida reside nas suas próprias mãos, visto terem tomado a decisão de confiar no Único Deus, n’Aquele que Tudo Pode e que age na vida daqueles que O reconhecem como tal.

V ão à Igreja, batizaram-se nas águas e até dão o dízimo... mas tudo não passa de uma

enorme e enganosa fachada... eles estão em todo o lado... já alguma vez ouviu falar deles?

Será que é porque fica bem? Ou porque convém acreditar em algo? Talvez seja porque a sua família o é e convém que também você o seja? A resposta? Só a própria pessoa poderá dar, mas, a realidade é que, atualmente, existem muitas pessoas que são “cristãs de fachada”.

Mas, vamos por partes, o que significa, na realidade, esta expressão? Por exemplo, existem muitas pessoas que apenas, aparentemente, são cristãs, porque vão à Igreja, dão o Dízimo, Batizaram-se nas Águas... mas, tudo isso é só “de fachada”. Elas revelam todos os sinais de que são convertidas, mas, uma análise mais profunda, do seu caráter, personalidade, comportamento e da sua vida em geral revela que, na verdade, não o são de verdade.

Na Igreja, praticam algumas coisas, mas, quando estão fora, o seu comportamento é completamente diferente. A muitas pessoas, este tipo de afirmação pode “ofender”, mas, só ofende a quem não é sincero, porque, quem o é reconhece que isso é verdade, que tem sido “cristão de fachada”. Então, o que fazer? Decida não mais o ser, humilhando-se não para o homem, mas para Deus (porque só você pode identificar se é este tipo de “cristão”), converta-se e nasça de novo.

Porém, existem aqueles que querem continuar a insistir no erro, querem levar a vida do seu jeito, querem crer

em Deus à sua maneira e, por isso, disse Jesus, “são fontes secas”, quer dizer, não têm o Espírito Santo. Têm testemunho de milagres, de cura, de bênçãos, mas não têm testemunho de caráter, de Fé, de devoção... o que é muito triste.

Para uma pessoa nova na Fé é compreensível que tal aconteça, pois a conversão ainda não aconteceu na sua vida, mas, para uma pessoa que conhece a Palavra de Deus há anos, qual é a desculpa ou a explicação? Nenhuma! Essa pessoa tem uma “fé de fachada”, ela tem segundas intenções. E as suas segundas intenções dizem respeito apenas aos seus próprios interesses, porque, quando a sua intenção é Jesus, a pessoa entrega-se, Ele revela-se e ela torna-se uma fonte a jorrar para a Vida Eterna.

Então, o “cristão de fachada” tem que entender que a solução do problema não é tudo, mais importante que a solução dos seus problemas é a Salvação... e Deus faz os dois: Ele cura, liberta, prospera, mas, sobretudo, Salva. É por isso que em todas as reuniões no CdA existe um momento em que a pessoa é convidada a entregar-se, porque não sabemos em que dia ou a que horas vamos morrer.

O “cristão de fachada” crê em Jesus, hoje... mas não de todo o coração. Entrega a vida a Jesus... mas apenas uma parte, não a totalidade. Mas... como a Salvação só se faz por inteiro, ou é ou não é, permanecer como “cristão de fachada” não é uma opção permanente, apenas uma fase de transição para uma de duas saídas: a PERDIÇÃO ou a SALVAÇÃO ETERNA!

5i

centro de ajuda . Você Pode

Bispo Júlio Freitas Por seu servo em Cristo,

DOMINGO ■ 5 julho 2015

visite-nos em centrodeajuda.pt

Qual é a sua desculpa?

se algo está mal......mantenha-se bem!

juliofreitas.com

PUB

-Homens de Deus consagram o Óleo e foram por todos os presentes

Page 20: Folha de Portugal - Edição 602

6iDOMINGO ■ 5 julho 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Coisas de Mulher

crónica Viviane Freitas

“Aquilo que está de errado não são os problemas que estão fora de si, mas a dúvida que se permite

alimentar”

Se, porém, algum de vós ne-cessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá libe-

ralmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, po-rém, com Fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse ho-mem que alcançará do Senhor al-guma coisa; homem de ânimo do-bre, inconstante em todos os seus caminhos” (Tiago 1.5-8).

Veja, cara leitora, que aquilo que está

de errado não são os problemas que es-tão fora de si, mas a dúvida que se per-mite alimentar. E pergunta: “Como vou arrancar algo que não entendo, que não sei e que me divide?” Você vai arrancar, crendo nas palavras do Senhor Jesus!

Quando, por exemplo, tem uma difi-culdade, vai à Igreja, mas antes mesmo de começar a reunião, conversa com as pessoas, fica a pensar em “mil e uma coisas”, como naquilo que conversou, o que viu, o que aconteceu no percurso de casa... presta atenção a tudo e, por isso, a sua mente está bombardeada de pensa-

mentos acerca do que se está a passar, da forma como os outros estão a olhar para si, a forma como está a orar, etc. Quer dizer: é dirigida pelo que os outros estão a pensar de si e, quando tem que se fixar para alcançar um resultado na sua vida, não consegue!

Olha para um lado e para o outro, “pe-sa as razões que tem” para alimentar a sua “tese”, a sua dúvida e fica dividida! Ao invés de se lançar naquilo que Deus lhe está a dizer, lhe pede e lhe ensina, prioriza aquele pensamento que tem a respeito de alguma coisa. Então, o que

tem que fazer? A Palavra de Deus dá a resposta imediata: “Quando precisar de sabedoria, peça-a a Deus que Ele lhe dará liberalmente”.

E porque é que não pede a Deus e fica com essa dúvida? Porque procura que as pessoas lhe respondam e não que Deus lhe dê a resposta: “Como é que Deus me vai responder? Eu não ouço a Sua voz... Como é que você consegue ouvir a voz de Deus, Viviane?” Sabe quando? Quando insisto e não apenas isso, mas quando Lhe pergunto e as minhas atitudes reve-lam que priorizo a Sua vontade.

Não duvida! (parte I)

visite: vivifreitas.me

Se ela faz assim, eu também façoEsta é a chamada “Maria vai com as outras”, ou seja, aquela mulher que é facilmente influenciável e que se deixa levar pela opinião de outras pessoas.

M uitas mulheres sentem medo de assumir as próprias escolhas e

quem evita tomar decisões e segue a maioria corre o risco de sofrer ou de se arrepender dessa atitude. Antes de obedecer ao pedido de alguém, é muito importante que defina o que deseja para sua vida e quais são as suas prioridades. Tem de tomar sozinha as suas decisões, sejam as pequenas do quotidiano, tal como escolher o que comer ao almoço ou que roupa vestir, onde ir e com quem se relacionar, sejam as maiores, caso com ele ou não.

Para além disso, normalmente, seguir a opinião de terceiros sem refletir antes poderá induzir ao erro. Por exemplo, quando uma pessoa decide falsificar uma cartão do cidadão ou comprar uma carta de condução só porque os outros o fazem, estes não deixam de ser atos ilegais.

Use a sua cabeçaTodas somos donas do nosso

próprio pensamento, portanto, se nos deixamos influenciar, é porque queremos. Por exemplo ao chegar a

uma nova empresa ou ao conhecer um novo colega, não deve deixar a opinião alheia controlar a sua. Não há problema se não gostar de alguém,

contudo, o tratamento cordial dentro da empresa é necessário para que o seu rendimento e o dos seus colegas não venha a ser afetado.

Ao ser você mesma, a sua integr idade como pessoa e prof issional tende a ser crescentemente valorizada.

A opinião masculina Uma mulher que não tem opinião própria e é facilmente influenciável. Como conviver com uma mulher que não sabe o que quer e só se

baseia no que os outros acham ou pensam? Não existe coisa pior do que conviver com alguém sem opinião, que não sabe o que quer e vive à espera de outra pessoa. Quando essas características estão presentes na mulher, o homem tende a não gostar.

A “Maria vai com as outras” é uma pessoa completamente influenciável que, a longo prazo, acaba por perder a própria identidade, já que não tem

uma linha de raciocínio própria. Para os homens, este é um grave defeito nas mulheres.

Como mudar?Se se identificou com tudo o que foi dito de negativo a respeito desse comportamento, não se desespere. As pessoas mudam, mas para que isso aconteça, é preciso, primeiro, reconhecer que necessita de ajuda e querer, realmente, mudar.

Todas somos donas do nosso próprio pensamento

Já, alguma vez, lhe disseram que é uma ”Maria vai com as outras”?Que nunca tem opinião própria sobre nada e que está sempre a tentar agradar aos outros?

Se sim, então, o próximo programa “Coisas de Mulher” é para si! Assista na iurdtv.eu, pelas 22 horas, dia 9 de julho.

PUB

❙ A "Maria vai com as outras" vive e comporta-se de acordo com a maioria

¡Carla Vaz [email protected]

Page 21: Folha de Portugal - Edição 602

(capítulo 13)

7iDOMINGO ■ 5 julho 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . A História de Alberto

Acompanhe todas as semanas neste jornal, a história de Alberto, um ex-padre e religioso devoto, que abandonou o Vaticano para seguir a Cristo.

Baseado numa História Verdadeira

Revelando mais um pouco sobre o seu percurso, Alberto explica que o colocaram a trabalhar como espião noutras igre-jas, a fim de descobrir o que lá se passava e ter acesso aos seus materiais.

69

70 71

72 73 74

Page 22: Folha de Portugal - Edição 602

7 DIAS para mudar a sua vida!

7H30 | 9H30O DIA DA DIREÇÃO

SeSSão do Desbloqueio | 15H MulhereS e hoMenS Sábios | 18H

de Segunda a Sexta 7H, 10H, 12H, 15H E 20H

Conquistas Financeiras

DOMINGO

SEGUNDA

QUINTA

SEXTA

TERÇA

QUARTA

Saúde Restaurada

eStudo Bíblico

Limpeza Espiritual

f o l h a d e p o r t u g a l . p t Facebook.com/folha.deportugal

Destaque

Centros de Ajuda em Portugal Continental e Ilhas

Rua Dr. José Espírito Santo, 36 - Chelas (próximo da estação de metro)

MORADAS...

Portimão Largo Gil Eanes, lt. A

Coimbra Rua do Sota, nº 20

Baixa da Banheira Estrada Nacional 2, nº 243 (em frente ao Lidl)

Almada Av. 23 de julho, nº 14/16/18 Cova da Piedade

Cenáculo do PortoRua Egas Moniz, nº 485

Madeira - Cenáculo do FunchalRua Dr. Brito Câmara, nº 32

Cenáculo de V. N. de GaiaRua do Agueiro, nº 151 (Mafamude)

Açores - Ponta DelgadaRua da Boa Nova, nº 5

| abertas 7 dias por semana | 365 dias por ano

diariamente

Para mais informações: Temos mais de 124

Centros de Ajuda em Portugal e mais de 8000 espalhados em 182 países

20H

20Hterapia do Amor

* Para saber em que CdA’s se realiza esta reunião contacte o Amigo 24H, através do 218 368 008

Corrente da Prosperidade

Corrente da família

Agenda Semanal

SÁBADOCasos Perdidos

Força Jovem

8H

16.30H

semana 5 a 11 de julho 2015

Templo Maior: Rua Dr. José Espírito Santo, 36, Chelas (próximo do metro) | Cenáculo do Porto: Rua Egas Moniz, nº 485e no CdA mais perto de si!

As Noites da D.A.F

SEGUNDA-FEIRA: 7h, 10h, 12h, 15h, 20h

O que é a D.A.F?D.A.F quer dizer “Descendência de Abraão na Fé”. Deus prometeu que ela seria numerosa como as estrelas do céu e a areia da praia do mar.

Quem faz parte da D.A.F?Quem faz parte da D.A.F são os que Sacrificam.

1ª Promessa“De ti Farei uma Grande

Nação”(Génesis 12.2)

2ª Promessa“E te abençoarei”

(Génesis 12.2)

4ª Promessa“Se tu uma Bênção”

(Génesis 12.2)

3ª Promessa“E te engrandecerei o

nome”(Génesis 12.2)

5ª Promessa“Abençoarei os que te

abençoarem”(Génesis 12.3)

6ª Promessa“Amaldiçoarei os que te

amaldiçoarem”(Génesis 12.3)

7ª Promessa“Em ti serão benditas Todas

as Famílias da Terra”(Génesis 12.3)

Page 23: Folha de Portugal - Edição 602

AGORA, A DECISÃO É SUA! ■ O Templo é único no

mundo, assim como o nosso DEUS É ÚNICO e, por nós, deu o SEU ÚNICO FILHO!A única saída para mudar a sua vida é o Altar, local onde Deus deu o SEU ÚNICO FILHO. E, quando chegar ao ponto de dar, de Sacrificar O ÚNICO que você tem, então, este é o Sacrifício aprovado por Deus, sinal da sua confiança total n’Ele!Abraão tinha a Promessa, mas ainda sem se cumprir, por isso, Deus levou-o a mostrar onde estava o

seu coração.Em 2015, Deus manda-nos olhar para o que Abraão fez... e o que foi mais exemplar de tudo o que ele fez? Foi um milagre? NÃO, ELE SACRIFICOU!Esta Campanha é para os filhos de Abraão, e são os da Fé que são os filhos de Abraão!Pense um pouco...O que o faria dizer: “Deus existe!!!”?

Qual a ÚNICA COISA que o faria feliz?Então, não hesite, lute, teste o seu cumprimento, através da Palavra de Deus!

PORQUÊ NO TEMPLO DE SALOMÃO?

■“No decorrer da minha in-fância, os meus pais divor-ciaram-se. Quando cresci tornei-me um jovem revol-tado e deixei cedo os estu-dos para me dedicar ao trabalho.Casei-me aos 21 anos mas, por causa de uma traição da minha parte, divorciá-mo-nos. Depois do divór-cio, fiquei sem nada e pas-sados três meses fiquei desempregado.Casei-me novamente com a minha atual esposa, pas-sámos por muitas dificul-dades económicas, dívidas e sobrevivíamos somen-te a trabalhar em part-ti-me. Ela já tinha um filho de um outro relacionamento

e, depois, ainda tivemos mais duas filhas.A minha esposa era muçul-mana e, por isso, as nos-sas famílias não aceitavam o nosso relacionamento.Haviam muitas discus-sões, e, uma vez, ela che-gou mesmo a esfaquear--me. Para além disso, tinha mui-tos problemas de saúde, dores nos ouvidos e perda de audição.Entretanto, abri uma em-presa e comecei a prospe-rar, mas, por falta de estru-tura, perdi tudo. Nessa altura, estava a fre-quentar uma outra deno-minação, mas nada me corria bem”.

A luz ao fundo do túnel“Quando já não tinha mais qualquer saída, cheguei ao Centro de Ajuda (CdA). Tive logo a oportunidade de participar na Fogueira Santa. Fui vender doces na rua e o meu carro, colocan-do o meu tudo no Altar.Depois de ter Sacrificado, a primeira mudança foi no meu interior. Mesmo ten-do ficado sem nada, após o Sacrifício, mantive-me na Fé e comecei a estabe-lecer-me. Perseverando, abri uma empresa no ramo de limpeza e passei a de-senvolver o meu projeto. Quando surgiu uma nova Fogueira Santa, coloquei lá toda a minha força. Mas,

através de um cliente ti-ve um grande recheio de mercadorias e, no mesmo lugar, onde fui humilhado, agora voltei como empre-sário, passando de presta-dor de serviço a cliente.Conquistei uma nova loja de revenda de mercadoria. Após apenas vinte dias no CdA, fui curado dos pro-blemas dos ouvidos. Hoje, o meu casamento é total-mente diferente e a minha esposa foi transformada. E, na última Fogueira San-ta, fui batizado com o Espí-rito Santo”.

Luís GonçaLves CdA da amadora (rua Heróis da aviação, nº 2 C)

garam-me a dizer que tinha de fazer o mestrado de novo! Entrei de novo na Fogueira Santa. Entretanto, saíu uma lei e abriu um centro de equivalências de formações no estrangeiro, onde me passaram um papel com o reconhecimento do meu mestrado. Na última Fogueira Santa, Sacrifiquei para que Deus mudasse o meu interior. E aconteceu! Já nem me re-conheço, sinto-me livre, não tenho medo de nada e já não fujo das pessoas”. ana Corte CenáCuLo do FunCHaL

(rua dr. Brito Câmara, 32)

DE DESEQUILIBRADAA FORMADA

FILHO SALVOPELA FÉ

CEDIDA

Page 24: Folha de Portugal - Edição 602

CentroDeAjuda.pt

CENÁCULO DO PORTO: Rua Egas Moniz, 485 (próximo do Quartel Militar da Constituição – Ramada Alta)

TEMPLO MAIOR - LISBOA: Rua Dr. José Espírito Santo, 36 (próximo da estação de metro)

Ou nO CdA mais próximO de si!

“DISSE-LHES JESUS: SE SOIS FILHOS DE ABRAÃO,

PRATICAI AS OBRAS DE ABRAÃO” JOÃO 8.39