folha de itapetininga 26/08/2014

8

Upload: jornal-folha-de-itapetininga

Post on 02-Apr-2016

221 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

O mais moderno jornal da região

TRANSCRIPT

Page 1: Folha de Itapetininga 26/08/2014
Page 2: Folha de Itapetininga 26/08/2014
Page 3: Folha de Itapetininga 26/08/2014
Page 4: Folha de Itapetininga 26/08/2014
Page 5: Folha de Itapetininga 26/08/2014

FOLHA DE ITAPETININGA Terça-feira 26 de agosto de 2014 página 5Edição nº 6.573

DESPDESPDESPDESPDESPACHANTE POLICIALACHANTE POLICIALACHANTE POLICIALACHANTE POLICIALACHANTE POLICIALCompetência e RCompetência e RCompetência e RCompetência e RCompetência e Responsaesponsaesponsaesponsaesponsabilidadebilidadebilidadebilidadebilidade

TTTTTrrrrransfansfansfansfansferência,erência,erência,erência,erência, licenciamento licenciamento licenciamento licenciamento licenciamento,,,,, 1º emplacamento 1º emplacamento 1º emplacamento 1º emplacamento 1º emplacamento,,,,,rrrrrenoenoenoenoenovvvvvação de CNH,ação de CNH,ação de CNH,ação de CNH,ação de CNH, IPV IPV IPV IPV IPVA,A,A,A,A, m m m m multasultasultasultasultas,,,,, etc etc etc etc etc.....

Financiamento em até 12x.O mais completo escritório de despachante da

região.EM NOVO ENDEREÇO: RUA Capitão José Leme, n º 258Telefones: 3271-9155 e Telefax: 3271-8084

A França se preparapara estrear um novo go-verno na terça-feira, apósa renúncia surpresa doExecutivo apresentadanesta segunda-feira peloprimeiro-ministro socia-lista, Manuel Valls, aopresidente François Ho-llande, que o encarregoude formar uma novaequipe “em coerência”com as orientações queele definiu para o país.

O Executivo formadopor Valls em abril, apósa derrota socialista naseleições municipais, rom-peu após um agitado fimde semana no qual o mi-nistro da Economia, Ar-naud Montebourg, e o deEducação, Benoît Ha-mon, criticaram a políti-ca de austeridade econô-mica do governo e pedi-ram uma mudança radi-cal.

É quase certo queMontebourg, represen-tante da ala mais esquer-dista do Partido Socialis-ta, que convocou umaentrevista coletiva paraesta tarde, ficará fora danova estrutura.

O assunto é, no entan-to, delicado pois o mi-nistro da Economia inte-rino ficou na terceira po-

Pe lo menos 57menores residentesna região da CentralNuclear de Fukushi-ma, no Japão, de-senvolveram câncerde t i reoide desdeque, em março de2011, um terremoto,seguido de tsunâmi,desencadeou o piordesastre nuclear dopaís , most ram osúltimos dados di-vulgados pelas au-toridades de saúde.

O número , queconsta no relatóriodo Comitê de Inves-tigação Sanitária daprefe i tu ra deFukushima, revela oaumento de sete ca-sos em relação aosdados apresentadosem maio passado.

Os dados re fe -rem-se às análises

Paris prepara um novo governo para diminuirdiscordâncias contra austeridade

sição nas primárias soci-alistas para as presiden-ciais de 2012, com 17%dos votos, o que valeuum primeiro ministério, aReconstrução Produtiva,no governo de Hollande,com Jean-Marc Ayraultcomo primeiro-ministro.

A incumbência presi-dencial confirma o suces-sor de Ayrault à frente doExecutivo, já que é Vallsque deve encontrar subs-tituto ou substitutos ade-quados, para aplicar semmais dissidências suas di-reções econômicas.

Valls, cada vez maisperto nas pesquisas deHollande, que bate o re-corde do presidente maisimpopular da V Repúbli-ca, tem que consolidarem poucas horas umaequipe que defenda semfalha o criticado plano decortes orçamentários de50 bilhões de euros emtrês anos.

Um plano que prevêcongelar pensões, salári-os de funcionários e cer-tos serviços públicos; fi-nanciar 30 bilhões de eu-ros de redução de cota-ções patronais e cumprircom o compromisso dedéficit da França com aComissão Europeia de

3% do Produto InternoBruto em 2015, em har-monia com a política dachanceler alemã, AngelaMerkel.

Essa mudança de go-verno é necessária, segun-do alguns líderes do pri-meiro partido da oposi-ção, a União por um Mo-vimento Popular, porqueesta crise levará os socia-listas a perder a maioriaparlamentar e a ter de con-vocar eleições prematura-mente.

A deputada ultradireitis-ta europeia, Marine le Pen,presidente da Frente Na-cional, o partido mais vo-tado na França nas eleiçõeseuropeias de maio, pediua dissolução da Assem-

bleia, para “dar a palavraaos franceses” que, asse-gura, são contrários à“submissão à União Eu-ropeia”.

Em plena erupção go-vernamental, Hollandemanteve sua agenda dodia, centrada na comemo-ração de 70° aniversáriode Libertação dos nazis-tas na Segunda GuerraMundial, e nesta manhãcelebrou a Resistência dailha de Sein (noroeste).Nesta noite pronunciaráum discurso em Paris.

Enquanto isso, Valls,na busca de seu novo go-verno, recebia sucessiva-mente todos os ministrosrenunciados, incluindoMontebourg, e outras

personalidades políticas,após ter se reunido du-rante uma hora com Ho-llande no Eliseu, poucoantes de divulgar o co-municado anunciando arenúncia do governo.

A nota chegou às re-dações pouco depoisque Montebourg dissena emissora “Europe1? que não tinha inten-ção alguma de deixarseu posto pelo fato departicipar do que eledisse considerar umdebate aberto sobre oque acontecerá com aeconomia do país.

Neste sábado, ementrevista à revista “LeMonde” que terminoudestruindo o primeiro

Executivo de Valls,Montebourg pedia quefosse deixada em se-gundo plano a reduçãodo déficit público atodo custo, a “subir avoz” com “a direita ale-mã” de Merkel, que “im-pôs a toda Europa apolítica de austerida-de”, e alertava sobre o“grave risco de defla-ção” na zona do euro.

No dia seguinte, Ha-mon pedia também aHollande que deixassede seguir as palavras deordem de Merkel e es-timulasse a oferta ao in-vés de cortar a despe-sa, para assim reativaro poder aquisitivo dosconsumidores.

Menores japoneses têm câncer detireoide após acidente nuclear

feitas até 30 de ju-nho e mostram queforam detectados103 casos duvido-sos desse tipo decâncer entre as 300mil pessoas subme-tidas a análises naregião e que erammenores na épocado acidente nucle-ar.

A comissão deperitos considerouque até agora “é di-f íci l” determinaruma consequênciadireta entre os ca-sos de câncer e asradiações da cen-tral após o aciden-te.

Os jovens diag-nos t icados comcâncer tinham, naépoca do acidente,média de idade de14,8 anos. Os nú-

meros mostram ain-da que 30 em cada100 mil pessoas de-senvolveram o cân-cer de tireoide naregião.

Em outras áreasdo Japão, a incidên-cia desse t ipo decâncer é de 1,7 pes-soa, número muitomais baixo.

Estudo recente daOrganização dasNações Unidas re-conhece a possibi-lidade de aumentodo risco de câncerde tireoide entre ascrianças mais ex-postas à radiaçãoapós o acidente deFukushima, masaponta como impro-vável uma grandealteração nas taxasgerais de câncer nopaís.

Page 6: Folha de Itapetininga 26/08/2014

FOLHA DE ITAPETININGA Terça-feira 26 de agosto de 2014página 6 Edição nº 6.573

Vende-se 7 galoes de defensivo AgricolaGLIZ MAX fone: 96204484

Vende-se 30 novilha Nelore 96204484

Aviões de combate is-raelenses mataram ontem(25) dez pessoas, entreelas uma criança, em bom-bardeios sobre diversascasas no norte e centro deGaza, informaram fontesmédicas.

Segundo as mesmasfontes, outras duas pesso-as morreram ao longodesta segunda-feira porcausa dos ferimentos so-fridos em ataques israe-lenses prévios.

Uma mãe e seu filhoperderam a vida durante amadrugada em um ataquecontra a cidade setentrio-nal de Beit Lahia enquan-to cinco membros de umamesma família faleceramem um ataque similar so-bre a casa de Radad Tam-boura, na mesma zona.

Além disso, outras trêspessoas morreram ao seralcançadas por um carroque circulava pelo centro

Morreu, nesta segunda-feira (25), um dos trêsdoutores liberianos infectados pelo vírus do ebo-la e que estavam sendo tratados com o soro ex-perimental ZMapp, informou o governo local.

A vítima, identificada como Abraham Borbor,não conseguiu resistir a ação do vírus mesmo como ZMapp. O médico em questão trabalhava nohospital John F. Kennedy de Monróvia, um dosgrandes centros de tratamento e isolamento paradoentes de ebola no país.

“Ontem ele estava caminhando, e os médicostinham esperança que fosse se recuperar comple-tamente”, disse o ministro da Informação, LewisBrown, em entrevista à emissora de rádio da Mis-são das Nações Unidas na Libéria (UNMIL).

Na última quinta-feira, o vice-ministro de Saú-de para Serviços de Prevenção, Tolbert Nyenswah,assegurou que os três pacientes tratados comZmapp aporesentavam sinais de melhora.

O ZMapp, que nunca havia sido testado emhumanos, foi fornecido pela primeira vez a dois

Caças-bombardeiros israelensesmatam dez pessoas em Gaza

da Cidade de Gaza, um ata-que no qual outras sete pes-soas ficaram gravementeferidas.

Os aviões de guerra is-raelenses também bombar-dearam hoje diversas casasna cidade de Rafah, ondedeixaram dois feridos emum ataque contra um edifí-cio próximo ao terminalfronteiriço que une a Faixacom o Egito.

O Exército israelenseassegurou, por sua parte, teralcançado uma plataformade lançamento de foguetessituada em uma escola deGaza.

Com estas novas mor-tes, chega a 2.120 o núme-ro oficial de vítimas mor-tais palestinas nos 48 diasde bombardeios de Israelsobre a assediada Faixa, emsua grande maioria civis euma quarta parte deles cri-anças.

No conflito também

morreram 64 soldados is-raelenses em combatescom milícias palestinas, edois civis israelenses -umdeles um menor- um be-duíno e um trabalhadorasiático, estes últimos al-cançados por projéteisdisparados desde Gaza.

Além disso, e de acor-

do com os números daONU, mais de 450 mil pes-soas se viram obrigadas aabandonar suas casas, setornando deslocados inter-nos, número que represen-ta uma quarta parte da po-pulação da empobrecidaFaixa.

Ontem à noite, os avi-

ões de combate israelen-ses destruíram uma dasprincipais torres de apar-tamentos de Gaza -de 13andares- e o centro co-mercial da cidade de Ra-fah, fronteiriça com oEgito, em ataques que nãodeixaram vítimas mortais.

O primeiro-ministro

israelense, Benjamin Ne-tanyahu, advertiu no do-mingo a todos os mora-dores da Faixa que qual-quer edifício em que Is-rael acredite que haja mi-licianos ou são escondi-das plataformas de lança-mento será alvo do Exér-cito israelense.

Médico liberiano infectado com ebola morremesmo após tratamento experimental

cidadãos americanos infectados na Libéria, omédico Kent Brantly e a missionária Nancy Wri-tebol, que já receberam alta médica.

A Libéria recebeu o soro experimental depoisque a presidente do país, Ellen Jonhson Sirleaf,pedisse às autoridades americanas no início des-se mês dentro de seus esforços para combater aepidemia, que, por sinal, já causou a morte depelo menos 1.427 pessoas na África Ocidental.

A grave situação vista na Libéria, que já acu-mula 567 mortes, obrigou às autoridades a tomaruma série de medidas excepcionais, como o to-que de recolher e quarentena, decretada em doispopulosos bairros próximos à capital.

Em West Point, um dos subúrbios de Monró-via postos em quarentena, os residentes critica-ram na última semana esta medida em um consi-derável protesto, que foi reprimido de forma vio-lenta pelas forças de segurança. De acordo comfontes locais, um dos manifestantes feridos du-rante os confrontos também morreu.

Os residentes protestaram porque, segundoeles, a quarentena só cria novas dificuldades à jácomplicada situação vista na comunidade.

O ebola, transmitido através do contato diretocom o sangue e fluidos corporais de pessoas ouanimais infectados, causa hemorragias graves e

pode ter uma taxa de mortalidade de 90%.Esta é a primeira vez que uma epidemia de

ebola é registrada e confirmada na África Oci-dental, já que, até o momento, os casos eramregistrados principalmente na África Central.

Page 7: Folha de Itapetininga 26/08/2014

FOLHA DE ITAPETININGA Terça-feira 26 de agosto de 2014 página 7Edição nº 6.573

INDICADOR PROFISSIONALM É D I C O S

GinecologiaDR. DAVID CAVALHEIRO SALEM JR.

Clínica GeralCRM 27291

R. CEL: AFONSO, 422 - ITAPETININGA-SP

FONE: 3271-8810 - CONSULTA C/HORA MARCADA

CONVÊNIOS UNIMED, IAMSPE

CardiologiaCONSULTAS COM HORA MARCADA E PARECERES

- ESTACIONAMENTO PRÓXIMO

Direito Família - Criminal - Trabalhista - Tributário -Justiça Federal - Sustentação Oral nos Tribunais

LUIZ GONZAGA LISBOA ROLIMSEPTIMIO FERRARI FILHO

Rua Major Fonseca, 85 SL 1-2 e 3 Sobreloja

Fones: 3271-1331Fax: 3272-5128

Dentista

José Hércules Ribeiro de AlmeidaUedney Junqueira do Amaral

ADVOCACIA GERALEscrit. Av. Domingos José Vieira, 1561

- fone/fax 3271-3062Resid. R. Leonor A. Camargo, 166 - Fone: 3272-5437

CEP: 18200-000 - ITAPETININGA/SP

Adriana Quintella OziAdriana Quintella OziAdriana Quintella OziAdriana Quintella OziAdriana Quintella Oziadvogada

R. Vicente Eugênio Piedade, 230 - Vila BarthCEP 18205-610 - ITAPETININGA -SP

e-mail: [email protected] (15) 3272-4447

Dr. Luiz Antonio Orsi BernardesDr. Luiz Antonio Orsi BernardesDr. Luiz Antonio Orsi BernardesDr. Luiz Antonio Orsi BernardesDr. Luiz Antonio Orsi BernardesCRM 44559

• Cardiologia• Clínica Médica• Cardiogeriatria

ADVOGADOS

DR. VITOR CAMARGO HOLTZ MORAES

R. Adolfo Arruda Melo, 210 - Jd. Italia Itapetininga -SPFone/Fax: (15) 3272-9300 / Cel. 9715-4602 CEP 18201-750

Advocacia Cívil, Criminal e Trabalhistae-mail: [email protected]

OAB Nº 134.223

Um jornalista pa-lestino se somou àcampanha internaci-onal “Ice BucketChallenge” em Gaza,mas ao invés de jo-gar água fria na ca-beça como as estre-las mundiais, fezcom o balde cheio deentulhos para denun-ciar a destruição is-raelense na Faixa.

No vídeo, AymanAloul explica que aágua é um bem mui-to valioso em Gaza,onde falta água cor-rente nas casas e aausência de eletrici-dade também nãopermite congelá-la.

“Gostei da ideia,portanto decidi pen-sar como fazer algodesde a Palestina.Busquei água mas émuito difícil, muitodifícil encontrarágua aqui, além dis-so seu uso é muitoimportante para des-

Desafio do “balde de entulho”tenta chamar atenção para Gaza

pediçá-la jogando so-bre nossas cabeças”,explica Aloul frente aum edifício desabadopelas bombas.

“E quando olheicomo fazer a versãopalestina, vi que o quemais havia era escom-bros, portanto decidiutilizá-los”, afirmouo jornalista, que dis-se que este desafionão era para uma pes-soa em particular mas“para o povo que sim-patiza com a causa dopovo palestino”.

E a eles pediu queseja “inventado seupróprio desafio paraajudar o povo pales-tino e demonstrar suasolidariedade”, antesde deixar que um co-lega jogasse o baldede pequenas e poei-rentas pedras sobre acabeça.

O vídeo foi posta-do nas redes sociaiscom o título #rema-

insbucket e se trans-formou já em um pe-queno fenômeno narede.

Há poucos dias,outro jornalista pa-lestino projetou suaprópria versão do po-pular desafio, lança-do desde os EUA porestrelas do cinema, damúsica e do esporteem solidariedadecom a doença dege-nerativa conhecidacomo ELA (Esclero-se Lateral Amiotrófi-

ca), mas para denunci-ar também a ocupaçãoisraelense de seu ter-ritório.

Em um vídeo pos-tado no YouTube, querecebeu já mais de 15mil visitas e foi com-partilhado por milha-res de pessoas atravésdo site da rádio pales-tina “Raia FM”, o jo-vem, que se identificacomo Fadl, tambémexplica que conheceua campanha e que quersomar seu apoio.

Depois, da mesmaforma que famososcomo LeBron James,Justin Timberland,Cristiano Ronaldo eLeo Messi, pega umbalde de água geladapara jogar na cabeça,mas descobre comfingida surpresa queestá vazio.

“Uy, na Palestinavivemos sob ocupa-ção. A ocupação isra-elense utiliza todosnossos recursos hídri-cos. Os colonos ju-

deus dispõem de umaquantidade diária deágua sete vezes mai-or que os palestinos”,explica Fadl.

“Nos últimos me-ses, centenas de pales-tinos vivem e seguemvivendo imersos emuma crise de água. Is-rael atacou a maiorparte dos recursos hí-dricos de Gaza. Porisso, sinto muito, nãoposso seguir adiantecom este desafio”, selamenta.

Page 8: Folha de Itapetininga 26/08/2014

FOLHA DE ITAPETININGA Terça-feira 26 de agosto de 2014página 8 Edição nº 6.573

ROUPAS E CALÇADOSINFANTIS

MODA GESTANTEJOVEM E ADULTO

SETOR DO BRANCOPARA QUEM USA

BRANCO NO DIA A DIA

Silas Gehring CardosoAjori - 033

FONE: 3271-8011

Seu carro na melhor forma!Seu carro na melhor forma!Seu carro na melhor forma!Seu carro na melhor forma!Seu carro na melhor forma!

AUTO POSTO PAUTO POSTO PAUTO POSTO PAUTO POSTO PAUTO POSTO PAQUEAQUEAQUEAQUEAQUETTTTTÁÁÁÁÁ

24 HO

RAS

Silas Gehring Cardosoé redator chefe dos jornaisFolha de Itapetininga eTribuna Popular e presi-dente da AJORI Associa-ção dos Jornalistas e Ra-dialistas da Região de Ita-petininga.

Reclamaçõesdocumentadas facilitarão

o nosso trabalhoA FOLHA DE

ITAPETININ-GA tem recebi-do, quer por te-lefone, ou querpor carta oupessoalmente,reclamações detoda a natureza.Gente recla-mando de vizi-nhos; consumi-dores reclaman-do de fornece-dores; ex-em-pregados recla-mando de firmasonde trabalha-ram e onde teri-am recebido tra-tamento injusto;pacientes recla-mando de pro-fissionais, e daípor diante. To-dos os leitoressabem quequando a FO-LHA DE ITA-P E T I N I N G Aconseguiu reu-nir as provas ne-cessárias ela foiaté às últimasconseqüências.O que nem sem-pre é fácil.

Uma dasprov idênc ias

que as pessoasprejudicadas oulesadas emquaisquer cir-cunstâncias de-vem tomar, e quedepois vai facili-tar o trabalho daimprensa, é o re-gistro do Bole-tim de Ocorrên-cia na PolíciaCivil, ou registrode queixa noPROCON, ouainda o registrode uma queixajunto ao Minis-tério Público. Senós tivermos emmãos uma cópiaxerográfica dequalquer umdesses papéis,isso vai facilitarmuito o nossotrabalho e inclu-sive vai nos res-guardar de mui-tos problemas.

É claro queaquelas pessoas

que quiseremfazer denúnciassem se envol-ver, sem seunome aparecer,poderão tam-bém faze-lo, eestarão nos aju-dando, na me-dida em que asi n f o r m a ç õ e sque nos forne-cerem, serãosempre o pontode partida paraum trabalho jor-nalístico de in-vestigação com-prometendo-nos, inclusive, amanter rigorososigilo sobre suasidentidades.

A g o r a ,quando denún-cias formais fo-rem feitas, seelas estiveremreforçadas porum documentopúblico isso vainos facilitarimensamente otrabalho.

Dr. Bastos AJORI 372

WILLIAM SHAKESPEARE CALEIDOSCÓPIO 921–DR. BASTOS

COLUNA DO ENSINONewton Albuquerque

Newton Albuquerque

Fundeb e seus limitesO

FUNDEF,posteriormentetransformado em FUNDEB, éque possibilitou a municipaliza-ção de grande parte do ensi-no fundamental,poisconstitui,em termos maissimples,o financiamento,a re-messa de dinheiro àsPrefeituras,para a criação e amanutenção de sua rede deensino,dinheiro esse proveni-ente da participação de verbasfederais e estaduais.

A lei que criou o FUN-DEB e as leis subsidiariasestabeleceram normas para osgastos com as verbas de suaorigem,como a de que a par-cela mínima de 60% do Fun-do deve ser destinada à re-muneração dos profissionaisdo magistério em efetivo exer-cício na educação básica pú-blica. Vejam bem,leiambem,com cuidado e devagar,aaplicação MÍNIMA querdizer,nunca menos,nada abai-xo de, sem redução daporcentagem,que é de 60%.Não pode ser nem 59,9%.Al-guns dirigentes municipais têmas contas reprovadas por ne-gligenciarem esse mínimo,por

acharem que depois dariam umjeitinho, o que não é possívelperante o Tribunal de Contas.

Ademais, existe a regulamen-tação de quem são esses pro-fissionais do magistério,que,segundo as normas, com-preende os professores e pro-fissionais que exercem as ativi-dades relacionadas de suportee assessoramentopedagógico,em apoio à docên-cia: direção ou administraçãoescolar, planejamento,inspeção,supervisão,orientação educaci-onal e coordenação pedagógi-ca.

E,de modo geral,os itensque compõem aremuneração,para fins da apli-cação do mínimo de 60% doFUNDEB,incluem : salário ouvencimento; 13º salário,inclusive

13º salário proporcional, 1/3de adicional de férias, fériasvencidas, proporcionais ouantecipadas; gratificações ine-rentes ao exercício de ativi-dades ou funções de magis-tério, inclusive gratificações ouretribuições pelo exercício decargos ou funções de dire-ção ou chefia; horas extras ,aviso-prévio,abono; salário-família,quando as despesascorrespondentes recaírem so-bre o empregador; encargossociais(Previdência e FGTS)devidos peloempregador,correspondentesà remuneração paga na for-ma dos itens anteriores, ob-servada a legislação aplicávelà matéria.

E por aí vai a legislaçãominuciosa sobre o assunto.

UM POUCODE HUMOR

Mulher sabida.Aquele candidato teve

somente três votos na elei-ção.

A mulher logo o repreen-deu fortemente:

__É, eu sempre soubemesmo que você tem umasegunda mulher na sua vida !

150 anos seria a idadedo grande dramaturgo, tal-vez o maior do mundo: Wi-lliam Shakespeare.

Embora estejam sendoesquecidos os valores, quernos heróis patriotas, quernos heróis da literatura domundo.

Shakespeare seria umaexceção graças à universa-lidade do drama “Romeu eJulieta” conhecido por to-dos.

Identificados por quan-tos admirem o teatro comomanifestação de arte teriasido a obra mais esmiuça-da cujas personagens têmsido dissecadas nos míni-mos detalhes.

Natural de Stratford –on- Avon veio a falecer namesma data – 23 de abril –na mesma cidade que nas-ceu.

A popularidade desseautor deve-se, talvez, à re-ligiosa encenação da como-vente peça que tanto encan-ta os amantes do teatrocomo os estudiosos da lite-ratura.

Autor de 154 sonetosentre os quais se encontram

os mais internacionalmenteconhecidos das mais reco-nhecidas produções literári-as.

Além do conhecido Ro-meu e Julieta, traduzido paratodas as línguas vivas, tevesuas obras transformadasem palpitantes epopéias cê-nicas sempre muito aplaudi-das apesar de haver críticosà sua extrema dramaticida-de cujos adjetivos foramaplicados pelo crítico Beau-voir.

Entre as suas 157 obrasas mais conhecidas, além doenunciado Romeu e Julieta,são mais lembradas Orfeu,Hamlet, Othello, King Lear,Antonio e Cleópatra, Mac-beth de excepcional tragici-dade e a excepcional histó-ria de guerra em Henrique IV.

Dentre algumas reconhe-

cidas obras, as há de guer-ras e tragédias bem comooutras de popular comici-dade.

É lamentável que obrastão respeitáveis, não sócomo entretenimento queproporciona, pois todasforam convertidas em con-corridas peças teatraiscomo transportadas para li-vros sendo que algumasdelas foram publicadas emcapítulos em jornais daépoca.

Uma particularidade dabibliografia bastante rara, épouco conhecida.

É que teria sido ator emvárias de suas peças. Nãoteve porém o mesmo su-cesso.

Não é verdade o queadversários publicaramque teria sido vaiado.

O século e meio da datade nascimento merece umacomemoração especialpara que não caia no olvi-dio tão grande personalida-de.

A pesquisa bibliográficada grandiosa obra contoucom o auxilio dos amigosTherezinha.e Luiz Augusto.