folha de Águas claras 9

16
Ano 1 • Edição 9 distribuição GrAtuitA 1 A 15 dE AGosto dE 2014 folhadeaguasclaras.com.br Acidente da DF-079 aponta necessidade de investimentos “Do lixo ao luxo”: artista transforma sucata em arte Parque de Águas Claras ganha nova sinalização Carro em alta velocidade bate em dois outros veículos na DF 079. Aci- dentes no local são constantes e DER promete colocar barreiras eletrônicas. Página 6 Zaqueu utiliza metais descartados para criar esculturas que começam a consquistar os apartamentos e jar- dins de Águas Claras. Página 11 Carro em alta velocidade bate em dois outros veículos na DF 079. Aci- dentes no local são constantes e DER promete colocar barreiras eletrônicas. Página 8 Mutirão recolhe entulho em Águas Claras Portal DF Águas Claras prepara aplicativo exclusivo para os leitores Página 15 Página 10 Carreta da Visão chega a Taguatinga Estrutura tem capacidade para realizar 800 consultas e 250 cirurgias de catarata por dia (Página 10).

Upload: folha-de-aguas-claras

Post on 02-Apr-2016

221 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

1 a 15 de agosto de 2014

TRANSCRIPT

Page 1: Folha de Águas Claras 9

Ano 1 • Edição 9 distribuição GrAtuitA1 A 15 dE AGosto dE 2014

folhadeaguasclaras.com.br

Acidente da DF-079 aponta necessidade de investimentos

“Do lixo ao luxo”: artista transforma sucata em arte

Parque de Águas Claras ganha nova sinalização

Carro em alta velocidade bate em dois outros veículos na DF 079. Aci-dentes no local são constantes e DER promete colocar barreiras eletrônicas.

Página 6

Zaqueu utiliza metais descartados para criar esculturas que começam a consquistar os apartamentos e jar-dins de Águas Claras.

Página 11

Carro em alta velocidade bate em dois outros veículos na DF 079. Aci-dentes no local são constantes e DER promete colocar barreiras eletrônicas.

Página 8

Mutirão recolhe entulho em Águas Claras

Portal DF Águas Claras prepara aplicativo exclusivo para os leitores Página 15

Página 10Carreta da Visão chega a TaguatingaEstrutura tem capacidade para realizar 800 consultas e 250 cirurgias de catarata por dia (Página 10).

Page 2: Folha de Águas Claras 9

1 a 15 de agosto de 2014 folha de águas claras2

Vote limpoAlguns candidatos a deputado distrital estão abu-

sando da poluição visual e sonora. Jogam papéis nas ruas, instalam cavaletes nos cruzamentos e balões, alugam carros de som, afixam faixas nos muros... Um horror. Se enquanto candidatos estão descumprindo a lei, como podem ser - em um futuro próximo - bons criadores de leis? Eu não acredito em candidato ficha suja ou que descumpra qualquer tipo de lei. Vote cer-to; vote LIMPO.

Falando Sério José roberTo bueno

Editor: Alcir Alves de Souza (DRT 767/80)Diretor Regional: José Roberto Bueno

(MTB 1710/09/98)Diretor Comercial e Jurídico: Márcio ResendeReportagem: Rafael Souza (DRT 10260/13) Karina Bueno (DRT 10546/14)Endereço: EQ 31/33 Ed. Consei Sala 113/114

71065-315 • Guará • DF

A Folha de Águas é um produto da Editora Jornal do Guará, há 32 anos no mercado de comunicação comunitária. A Folha de Águas Claras é distribuída gratuitamente por todas as bancas de jornais da cidade; em estabelecimentos comerciais, associações, entidades, faculdades; nas agências bancárias, na Administração Regional, outros órgãos públicos, nos consultórios médicos e odontológicos, portarias dos edifícios comerciais e shoppings de Águas Claras. E, ainda, por mailing, na nossa página eletrônica e nas redes sociais.

Circulação

[email protected]

um produto

opinião

FOLHA DE ÁGUAS CLARAS

Palavra Franca

[email protected] /folhadeaguasclaras61 33814181

estacionamentosEmbora entenda que poderia ferir interesses publicitários do

periódico, gostaria de sugerir uma pauta para a sua coluna, que em outros números abordou aspectos da nossa cidade.

Como se não bastasse o número insuficiente de vagas nos estacionamentos no centro de Águas Claras, comerciantes estão usando esses espaços para promoverem seus negócios, como o caso da Pneuline e do Chaveiro .

Outro caso crônico de abuso das empresas públicas (foto acima), como esse da CEB, numa cidade que quase não possui calçadas. Nesse local, em frente ao Shopping,com dois postes e algumas tubulações em cima de uma calçada muito estreita é um abuso. Imagine a situação de um cadeirante ou de uma mãe empurrando o carrinho com uma criança, que encontram ali mais uma dificuldade para se locomoverem.

Constancio Guimarães Lôbo

reutilizaçãoAs sinalizações de trânsi-

to instaladas para a Copa do Mundo começaram a ser reti-radas. As 500 placas serão rea-proveitadas e reinstaladas em todo o Distrito Federal. A eco-nomia para os cofres públicos será em torno de R$ 600 mil. Que a iniciativa da Secretaria de Transporte sirva de exemplo para outras pastas.

Até 70% offAlguns comerciantes lo-

cais apostaram alto na Copa do Mundo. O retorno foi satis-fatório, mas os estoques estão altos. Por isso, está fácil encon-trar liquidações interessantes pela cidade. Tem loja com até 70% de desconto. Isso é tenta-dor!

Parque ecológicoOs moradores desta região

estão descobrindo o Parque de Águas Claras. Domingo de sol é difícil até estacionar. Melhor ir caminhando, de bicicleta ou tirar a moto da garagem. O local realmente merece o reconhecimento público. São comuns eventos programados aos finais de semana e também o Ibran dá um show de exem-plo na conservação do espa-ço ecológico. Eu frequento e minha família adora o contato com a natureza. Recomendo.

bagunça 0800A maioria dos espaços públicos utilizados por co-

merciantes e ambulantes de Águas Claras não é co-brada. Mas esse 0800 generalizado incomoda quem cumpre a regra. Quando teremos uma administração pública aceitável nesta cidade? Brincadeira... ou esta-mos nas mãos de corrupto, de politiqueiro ou de zero à esquerda. Tem empresário dizendo que a Adminis-tração Regional não passa de um balcão de negócios. Não é à toa essa rejeição crescente no Setor Vertical da RA XX, principalmente da sociedade organizada.

DesabafoExtraído de uma rede social em um grupo de mães

de Águas Claras:“Não sei vocês, mas as pessoas dessa cidade pa-

recem que não se importar a mínima com as coisas que são importantes, querem saber só de status e nem ao menos catam o cocô do próprio cachorro na calçada. Estou cansada dessa inversão de valores, onde a bunda do Hulk chama mais a atenção do que coisas importantes. Onde quando se quer atenção as mães postam fotos e o conteúdo do post não é respon-dido. Onde só reclamam e nada fazem..

Quero mudança, e pensei desde o começo que to-das queriam o mesmo, que usavamos o grupo para nos ajudar. Mas, hoje só vão atrás de confusão e bun-das perambulando, enquanto uma minoria decide tudo por nós!”

Page 3: Folha de Águas Claras 9
Page 4: Folha de Águas Claras 9

NOVA LOJA

Ofertas válidas para todas as lojas até 11/08/2014, ou enquanto durarem os estoques. Após essa data, os preços voltam ao normal. Para melhor atender nossos clientes, não vendemos por atacado e reservamo-nos o direito de limitar, por cliente, a quantidade dos produtos anunciados. Garantimos a quantidade máxima de 12 unidades/kg de cada produto por loja. Fica ressalvada eventual reti� cação das ofertas aqui veiculadas. As fotos deste anúncio são meramente ilustrativas e os preços expressos em Reais, salvo os erros de impressão e diagramação. NÃO JOGUE ESTE IMPRESSO EM VIA PÚBLICA. ESTE FOLHETO TAMBÉM PODE SER RECICLADO. COLABORE COM O MEIO AMBIENTE.

É pro

ibida

a ven

da de

bebid

as al

coóli

cas a

men

ores

de 18

anos

conf

orme

o Esta

tuto

da Cr

iança

e do A

doles

cent

e.

Farinha LácteaNestlé400g

7,98cada

Leite Longa VidaPiracanjuba “Zero Lactose”

1L

3,29cada

Azeite Extra VirgemAndorinha

500ml

10,98cada

Suco de Uva IntegralCasa Madeira

1L

11,98cada

MucilonNestlé400g

7,69cada

Iogurte LacfreeSem Lactose Sabores

500g

4,99cada

Filé de SassamiCopacol Congelado

1Kg

7,99cada

Whisky Johnnie WalkerGold Reserve

750ml

149,90cada

Alimento InfantilNestlé115g

2,99cada

Pão WickboldGrão Sabor

500g

6,89cada

Filé de TilápiaCopacol Congelado

800g

19,90cada

Whisky 12 AnosOld Par

1L

89,90cada

Biscoito RecheadoPassatempo, Negresco ou Bono

140g

1,79cada

Requeijão CremosoItambé Tradicional

250g

3,89cada

Peito de Peru SadiaDefumado Light

2,99100g

Vinho ChilenoTarapacá Cosecha

750ml

15,98cada

Bebida LácteaToddynho

200ml

1,29cada

ActiviaSabores

1350g

9,89cada

Catchup 397g ouMostarda 255g

Heinz

5,99cada

Sabão em PóOmo Multiação

1Kg

5,99cada

Whisky 12 Anos

Av. das Araucárias - Rua 7 Sul

Page 5: Folha de Águas Claras 9

5 folha de águas claras 1 a 15 de agosto de 2014DF ÁGUAS CLARAS

dfaguasclaras.com.br @dfaguasclaras

Caro senhor redator, sou morador deste bairro há mais de 10 anos. Recebi a edicao de número 8 e a coluna no que se refere a “contratação de segurança pri-vada”, minha opinião é que sou radical-mente contra, não pelo valor irrisório pre-tendido, mas pelo fato de que segurança publica é dever, obrigação do Estado e segurança particular não tem poder de

polícia. Assim sendo, nada poderiam fa-zer nem portar armas de fogo, caso usem seriam responsabilizados criminalmente, além das pessoas que os contrataram. Por que v.sa não convoca a população, por meio deste jornal, a se manifestar junto ao GDF em relação a esse proble-ma que aflige não só os moradores de Águas Claras, mas do DF como um todo?

O governo tem obrigação em prestar esse serviço essencial, afinal nossos im-postos são com essa finalidade. Sugiro, sim, que a população contribua com a infraestrutura, adquirindo viaturas (mo-tos e carros), mesmo sendo obrigação do GDF, que essas viaturas sejam “doadas” ao governo. Essas viaturas teriam carac-terísticas próprias e não poderiam circu-

lar fora dos limites do bairro, cabendo à população denunciar caso isso ocorresse e os policiais cedidos pela Secretaria de Segurança Pública fossem punidos. Tal-vez seja uma saída aos invés do enrique-cimento das empresas de segurança que se aproveitam desse problema da falta de segurança que assola o pais.

João Carlos da Silva Campos

opinião do leitor

Perigo nas calçadasAcesso à faixa de pedestres entre o mercado Su-

per Maia e o Edifício Estação 16.Por Raquel Tavares - Moradora/Colaboradora

A rua 24 sul é pública ou não?Por que a Rua 24 sul esta bloqueada e sendo

usada como área privativa de estacionamento ?Por Carlos Barreto - Colaborador

Acidente na Av Veredas da Cruz…Os acidentes na Av Veredas da Cruz são cada

vez mais frequentes. A foto foi enviada pelo What-sApp, no grupo do DFÁguasClaras. Para entrar no grupo, envie o número do seu telefone para [email protected].

AcessibilidadeNão bastassem as condições

de nossas calçadas e os postes no meio das mesmas, que tal a situação do viaduto da Rua Co-paíba sobre o metrô (logo após o Walmart/Sams)? Intransitável. Tirei a foto após socorrer uma senhora que tentava passar com um carrinho de bebê e não teve coragem de dividir o espaço na faixa de veículos.Por Bruno Leonardo - colaborador

DF Águas Claras lançará aplicativo no próximo mêsMais uma vez o DFÁguas-

Claras saiu na frente e trás pra você morador de Águas Claras um aplicativo exclusi-vo da cidade. O App promete oferecer diversas vantagens para quem fizer o download gratuito. O lançamento está previsto para o dia 1 de se-tembro. Saiba mais na maté-ria na página 15.

Page 6: Folha de Águas Claras 9

1 a 15 de agosto de 2014 folha de águas claras6 CiDADE

Muita gente tem sido vítima de motoristas que trafegam em alta

velocidade na DF 079 - pista que liga Águas Claras e Park Way ao nùcleo Bandeirante. Trata-se de via bem conservada, sinalizada adequadamente e em dimensões próprias para o fluxo. Mas o des-respeito às leis por parte de al-guns condutores põe em risco a vida de inocentes.

No último dia das Mães, uma jovem senhora morreu com sua filha de um ano de idade graças à imprudência de um motorista que vinha embriagado e em alta velocidade pela DF 079, no cru-zamento com a Avenida Vereda da Cruz. O DER acabou com o retorno no local e solucionou o problema.

No mês passado, a Folha de Águas Claras noticiou outro aci-dente próximo ao local citado acima. Desta vez, foi em baixo do viaduto dos trilhos do Metrô - quando uma família inteira fi-cou ferida, estando uma pessoa internada em estado grave até hoje.

No sábado passado, ocorreu novo acidente. Um jovem passou pela entrada principal de Arni-queira (Quadra 5 do Park Way) na BR 079 em alta velocidade, diri-gindo um Gol GTI Prata. Segun-do testemunhas, no momento do acidente ele devia estar a pelo menos 200km/h. Envolveu outros dois veículos (Corsa escuro e Ci-

troen claro) em uma colisão vio-lenta e que feriu cinco pessoas.

Segundo o músico Willian Dias, que presenciou o acidente, o causador da colisão mora em Águas Claras e gosta de carros esportivos. “O Gol do cara tem mais de 300 cavalos de força. Uma adaptação que mata. Um veículo desse não deveria ser li-

berado para circular em uma via dessas normais. O DER deveria colocar quebra-molas naque-le lugar e retirar um retorno um pouco antes do local do acidente. Foi ali que aconteceu o proble-ma, porque o Citroen diminuiu a velocidade para retornar”, disse Willian.

O DER reconhece que há ne-

cessidade de redutores de volo-cidade ao longo de algumas vias do DF. Por isso, serão instaladas 80 novas barreiras eletrônicas na Estrada Parque Dom Bosco, na EPNB, nas DFs 001, 004, 075 e 079. A estimativa, segundo a as-sessoria de imprensa do Órgão, é de que em 60 dias todos os equi-pamentos estejam instalados.

Acidente violento na entrada de ArniqueiraCarro em alta velocidade bate em dois outros veículos na DF 079. Acidentes no local são constantes e DER promete colocar radares

O Citroen C4 ficou destruído com a batida na DF 079 As vítimas, ensanguentadas, estavam indignadas com a situação

Este jovem sem camisa foi o causador do acidente: vinha a

mais de 200Km/h

O carro que causou o acidente tinha mais de 300 cavalos de força; à direita, o Corsa destruído levava cinco pessoas. Todas ficaram feridas.

Page 7: Folha de Águas Claras 9

7 folha de águas claras 1 a 15 de agosto de 2014

Tercio Mendes de Sousa nasceu em 1968 no interior da Paraíba e veio para Brasília ainda criança. Cresceu na capital federal junto aos seus três irmãos. Graduou-se em Administração com ênfase em Marketing e tem especialização em Docência do Ensino Superior e Orientação Educacional. É casado, há vinte e dois anos, com Eliana Pinheiro Mendes, que é pedagoga. Tem dois filhos: Lara e Leon. Pro-fissionalmente, Tercio sempre atuou na área educacional. Por seis anos trabalhou na Campanha Nacional de Escolas da Comunidade e há vinte e dois anos trabalha no La Salle, onde é vice-diretor.

Morador de Águas Claras há 13 anos, Tercio apresenta suas pro-postas como candidato a Deputado Distrital:

* Melhoria na educação por meio de projetos que valorizem os educadores; elaboração de projetos que assegurem aos estudantes com necessidades especiais um atendimento digno na Rede Regu-lar de Ensino; promoção de eventos para levar cultura e entrete-nimento à população; fortalecimento das instituições sociais; mais segurança para a população; revitalização dos parques ecológicos, parques infantis, quadras de esportes e espaços de lazer; projetos que possibilitem a capacitação permanente dos profissionais da saúde; criação de grupos de apoio às famílias no combate a depen-dência química, violência doméstica e marginalização com assis-tência especializada.

Tercio MendescandidatoS de ÁguaS claraS

Defensor de uma ampla re-forma política que valorize realmente o voto do elei-

tor, o empresário JF, como prefere ser conhecido, resolveu enfren-tar as urnas para defender suas ideias na Câmara dos Deputados. Fundador do Instituto do Poder Político do Eleitor (INPPEL), ele pretende aliar sua experiência como empresário, sua formação acadêmica como Administrador de Empresas e sua visão crítica do atual sistema político brasi-leiro para implementar suas pro-postas. “O cidadão brasileiro não pode continuar sendo consultado somente nas eleições. Durante quatro anos ele fica refém das de-cisões pessoais de quem ajudou a eleger, que, na maioria das ve-zes, não são republicanas, éticas e ou que ele, eleitor, ouviu de seu candidato durante a campanha”, explica JF.

Um das propostas mais vee-mentes do INPPEL é a Retro-elei-ção, um instrumento de consulta popular, através da retro-ação do voto, que possibilitaria à popula-

ção destituir do cargo os políticos que não estiverem cumprido o que prometeram durante a cam-panha ou tenham cometido cri-mes. “Reza a constituição que o poder emana do povo, ou seja, o povo através do voto é quem dá o poder político aos seus represen-tantes eleitos. Portanto, o coloca no cargo. Então, caberia ao povo direito exclusivo de destituir seus representantes do poder e não as comissões de ética ou tribunais superiores”, explica o empresário.

Candidato a deputado federal pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC), JF tem também como ban-deiras a defesa do meio ambiente, uma das suas paixões.

CompromissosCandidato pela primeira vez,

morador de Brasília há mais de 20 anos, JF inclui ainda entre seus compromissos caso seja eleito, a defesa da ampliação do Lago Pa-ranoá da QL 17 do Lago Sul até o Park Way, para evitar o risco da falta d’água para a população já nesta década, amenizar as conse-

quências do clima seco da região, e ainda oferecer mais opções de lazer e turismo. Outro compromis-so é de mobilidade urbana por meio do telecommuting (Traba-lho em casa). “O projeto, que será aplicado para o funcionalismo pú-blico, tem como objetivo melho-rar a acessibilidade do trânsito. É uma solução para o caos nos estacionamentos, redução nos engarrafamentos no Plano Piloto, além de gerar economia de cus-tos públicos e qualidade de vida”, detalha.

Economia de energiaOutra proposta do candidato é

que, por meio de uma tecnologia capaz de gerar sobra de energia que Brasília produz, é possível reduzir o custo da conta de con-sumo da população mais carente. “Essa tecnologia inovadora de energia pode baratear o valor que o consumidor doméstico paga todo o mês, com isso, ele promo-ve a redução do consumo da rede pública”. Segundo JF, o Departa-mento de Energia dos EUA (DOE)

emitiu relatório comprovando que a luz do dia pode reduzir signifi-cativamente o seu consumo em até 80%, utilizada na iluminação dentro de casas, condomínios, fá-bricas e prédios comerciais, tais como, supermercados, shoppings etc.

“De acordo com o Manual Téc-nico da Construção Civil Susten-

tável, a energia utilizada na ilumi-nação por esse sistema, também atesta redução entre 50% a 80% do consumo na rede pública. O foco do projeto é desenvolver linhas de financiamento desse sistema ao consumidor, tal qual existem para os eletrodomésticos como fogão e geladeira, entre outros”, comple-ta o candidato.

JF defende maior valorização do votoCandidato a deputado federal propõe aumento do volume da lâmina d´água do Lago Paranoá e adoção de tecnologia inovadora para economia de energia

pOLítiCA

Page 8: Folha de Águas Claras 9

8 folha de águas claras pARqUE

O Parque Ecológico de Águas Claras há 14 anos é ponto de encontro dos

moradores para a prática de exer-cícios ao ar livre. No entanto, as quatro pistas não tinham sinali-zação adequada, o que dificulta-va a orientação de quem utiliza o espaço para correr ou caminhar.

No início de 2014, um hospi-tal particular de Taguatinga Sul fechou parceria com o Instituto do Meio Ambiente e dos Recur-sos Hídricos do Distrito Federal - Brasília Ambiental (IBRAM), responsável pela administração dos parques do DF, para a doação das placas de sinalização do Par-que de Águas Claras. A entrega oficial das sinalizações à adminis-tração do parque e à comunidade foi realizada no dia 03 de agosto, no evento Domingo no Parque, fei-

ra de saúde que, em sua segun-da edição de 2014, em comemora também os 28 anos do Hospital Santa Marta.

As placas foram instaladas ao longo das pistas do parque. Os totens orientam o percurso e contêm mapas de localização, dicas para a prática correta dos exercícios e informações relacio-nadas à cidadania e ao meio-am-biente. "Estamos atendendo um anseio da comunidade, que mui-tas vezes não sabe qual percurso fazer. Agradecemos a parceria com o Hospital que fez a doação das placas das pistas do parque", agradeceu Maria Lucineide Nas-cimento Costa, administradora do parque de Águas Claras.

"Nossa instituição é voltada à promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar. Poder propor-

cionar aos moradores de Águas Claras a prática correta de exercí-cios físicos ao ar livre, e também

orientar com dicas sobre a melhor maneira de usufruir deste espaço com consciência ambiental e ci-

dadania nos deixa felizes", desta-cou Luci Emidio, superintendente do Hospital Santa Marta.

nova sinalização no Parque de Águas Claras

Os usuários do Parque Ecológico terão informações importantes sobre o percurso, mapas de localização e dicas para a prática correta de exercícios. Equipe do Hospital Santa Marta entregou a benfeitoria

Page 9: Folha de Águas Claras 9

pARqUE 9 1 a 15 de agosto de 2014

Esta foi a segunda edição do ano da feira de saúde “Domingo no Parque”. O

Hospital ofereceu, gratuitamente, serviços relacionados à promoção da saúde e qualidade de vida, tais como: orientação nutricional, afe-rição de pressão e glicemia, infor-mações sobre os cuidados com o aparelho digestivo, quick massa-ge e verificação de pressão ocu-lar. Para as crianças, foi oferecida a pintura de rosto e oficinas de desenho e pintura. Foram realiza-dos, na oportunidade, 1426 aten-dimentos com os profissionais de saúde destacados para a missão.

A Polícia Militar também par-ticipou desta edição com uma tenda, que distribuiu informati-vos com orientações sobre au-toestima, bullying e prevenção às drogas. Além disso, os cães farejadores que integram o BP-Cães fizeram uma demonstração de localização de drogas ou ex-plosivos, que atraiu bastante a atenção das crianças. A Polícia Ambiental compareceu com uma demonstração dos equipamentos, como o jet ski, utilizado para mo-nitoramento do Lago Paranoá. O Corpo de Bombeiros trouxe equi-pamentos para simulação de pri-meiros socorros e deu orientações sobre prevenção de acidentes e incêndios.

A equipe de profissionais de saúde e a Polícia Militar atendeu os visitantes do Parque de Águas Claras das 08h às 13h. Para Mau-rício Bottino, que atua na inicia-tiva privada, a feira de saúde foi extremamente positiva. “Sou fre-quentador assíduo do parque e achei fantástico ter a possibilida-de de fazer exames preventivos com essa facilidade. A pressão ocular, por exemplo, era um exa-

me que eu deveria ter feito há um ano e, com a correria do dia a dia, fui deixando para trás. Para mim, foi uma excelente oportu-nidade para fazer um check-up rápido”. Ana Lúcia Couto, profes-sora aposentada veio parabenizar a coordenação do evento. “Não é a primeira vez que vejo essa ação

aqui no parque. Esse trabalho de prevenção é muito importante ser feito, antes que a doença chegue. Vocês estão fazendo um papel so-cial muito importante. Esse é um dos objetivos dos hospitais, tanto públicos como privados”, expli-cou.

Andrea Borges, que trabalha na Secretaria de Saúde gostou da iniciativa. “Gostei por-que realmen-te uma ação que promove a qualida-de de vida”. Para Adriano

Vasconcelos, policial militar, o Domingo no Parque foi bom para colocar os exames em dia. “Tenho pouco tempo livre e ter condições de fazer vários exames em um mesmo local facilitou muito, por-que normalmente demora muito para conseguirmos agendar con-sulta”, comentou.

“Para mim foi uma excelen-te oportunidade para cuidar de mim, pois fiz vários exames e depois fui fazer minha caminha-da”, disse a professora Manue-la Simões. Já para o engenhei-ro Luiz Eugênio, o Domingo no Parque não foi novidade. “Na última edição eu vim também e fiz vários exames. Acho essa ini-ciativa muito importante para a população de Águas Claras”.

“Eu mudei na última sex-ta-feira para Brasília, vim com minha família de Ribeirão Pre-to. Viemos conhecer o parque e me surpreendi em encontrar uma feira de saúde, ainda mais que eu não conheço nada por aqui e foi ótimo saber que tem um hospital tão completo e que atende o nosso convênio e que não é longe”, comentou Ludmil-la Gomes de Souza, que levou os filhos Davi e Enzo para pintarem o pulso.

Domingo no ParqueProjeto leva arte e serviços aos frequentadores do Parque de Águas Claras

Cães da Polícia Militar fizeram demonstração de busca de drogas e armas escondidas

Usuários recebem orientação nutricional de profissionais

durante o evento

Polícia Militar distribuiu informativos com orientações sobre autoestima, bullying e prevenção às drogas. Abaixo, atendimento

de saúde realizado gratuitamente por hospital particular

Page 10: Folha de Águas Claras 9

1 a 15 de agosto de 2014 folha de águas claras10 CiDADE

Em praticamente todos os estaciona-mentos públicos do Setor Vertical de Águas Claras há flanelinhas. Esses

profissionais podem sair da informalidade se buscarem regularizar sua situação junto à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE). A formalização é simples e evita punições por exercício irregular da profissão. A Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) fiscaliza periodicamente se eles possuem registro na carteira de traba-lho.

"Ao ser flagrado sem registro, os flane-linhas são conduzidos à delegacia da área para averiguação. Geralmente aqueles que não possuem passagens pela polícia são liberados e assinam um termo circunstan-ciado em que comprometem a comparecer em juízo", explicou o subsecretário de ope-rações da Seops, Luciano Teixeira. Além da detenção, o flanelinha não regularizado pode ter que pagar multa. No entanto, pe-dido de registro é opcional. "Qualquer um pode se regularizar. É simples, rápido e não custa nada", recomendou Teixeira.

CuidadosSegundo dados da Seops, de janeiro

a junho deste ano, foram abordados 273 guardadores e lavadores de carros em vá-rios estacionamentos públicos do DF. Des-se total, 198 foram conduzidos a delegacias por não possuírem registro profissional. Outros três indivíduos foram presos por

terem mandados de prisão em aberto por outros crimes, e apenas 75 fiscalizados es-tavam em dia com o documento.

Os motoristas devem ter cautela ao aceitar o serviço e entregar a chave do veí-culo a um flanelinha. A Seops alerta para as possibilidades de prejuízos materiais e aplicação de medidas punitivas, como mul-ta e recolhimento da habilitação.

O motorista pode, ainda, responder nas áreas civil e criminal por permitir que outra pessoa conduza seu veículo de forma irre-gular. Isso pode ocorrer caso o flanelinha não seja habilitado para conduzir um veí-culo automotor. Neste caso, o proprietário é responsabilizado. O código de Trânsito Brasileiro prevê detenção de seis meses a um ano, ou multa. Além disso, o motoris-ta pode ser responsabilizado por possíveis danos causados pelo flanelinha a outros veículos durante manobras. A infração é considerada gravíssima.

Flanelinhas podem pedir registro profissionalOs não cadastrados na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego estão sujeitos a multa

Equipes do governo do Distrito Federal estão realizando desde segunda-feira (04) um mutirão de limpeza e de reformas em Águas Claras. O serviços executados são poda de árvores, troca de lâmpadas quei-madas, roçagem e limpeza de bocas de lobo.

De acordo com o GDF, a iniciativa deve contemplar ainda o recolhimento de entu-lho, revitalização da sinalização e pintura do meio-fio. Os agentes seguem na região administrativa até sexta-feira (8).

Mutirão recolhe entulho em Águas Claras

Alugamos impressoras e computadores

Page 11: Folha de Águas Claras 9

11 folha de águas claras 1 a 15 de agosto de 2014CULtURA

A improvável leveza do metal reciclado

Os moradores do Águas Cla-ras, seja de apartamentos ou de casas, aos poucos

descobrem do talento de um ar-tista plástico brasiliense Zaqueu. Seja em apartamentos, com obras de parede ou em jardins e entra-das, as obras de ferro de Zaqueu ganham cada vez mais espaço na cidade.

Na frente do seu ateliê no Guará, um enorme peixe de metal recepciona os visitantes, prepa-rando-os para as surpresas pre-paradas por Zakeu. As obras fei-tas de metal reciclado encantam justamente pela leveza da forma, em contraponto ao peso do mate-rial. Cada obra esconde um signi-ficado, explicado pelo artista aos visitantes de seu ateliê. Simples e sempre com as mãos sujas de tra-balho, Zakeu também surpreen-de pela erudição ao explicar suas obras e pelo vasto conhecimento estético.

Zakeu Gomes Vitor, desde criança sempre se inclinou para a arte. Começou com entalhes em madeira, colagens e montagens com figuras de revistas e criava móveis com metais. “Chegou um

tempo em minha vida quando co-mecei a associar a sucata com a arte e eu trabalho com esse foco há quase 10 anos”, destaca.

Sempre convidado como des-taque Zakeu tem participado de exposições aqui da cidade, em São Paulo, Recife, Belo Horizonte e Goiânia. Na feira Internacional de Artesanato, neste ano, era o artista que recepcionava o público com suas esculturas. As matérias primas usadas são exclusivamen-te materiais reciclados de metal, como alumínio, parafusos, porcas, peças envelhecidas e outros. A solda é usada para fixar as partes com uma delicadeza quase imper-ceptível. “Eu sou feliz com o dom que Deus me deu para transformar peças que podem degradar a na-tureza e poder usá-las para deco-rar o ambiente”. Suas obras estão espalhadas por Brasília, desde pequenas esculturas para aparta-mentos, a imensas instalações em jardins. O artista agora foca sua arte na criação de intervenções urbanas, para praças e prédios co-merciais.

Por meio de suas criações o ar-tista conseguiu mudar o conceito

de muitas pessoas com relação à sucata. “Muitos vêem sucata como lixo, empecilho ou entulho, e pelas obras que faço as pessoas mudam o con-ceito. Um exemplo disso aconteceu quando eu tra-balhava na Torre de TV. Uma cliente me deu algu-mas peças que o marido havia trocado do carro,” conta o artista.

Tamanho não é pro-blema para o artista que já fez um “Dom Quixote de La Mancha” de mais 2 metros de altura. Mas quem fez sucesso mesmo foi outra escultura de Dom Quixote que recebeu os visitantes logo na entra-da principal da II Bienal do Livro e da Leitura que aconteceu em abril desde ano. “A procura por escul-turas do personagem do escritor espanhol Miguel de Cervantes y Saave-dra sempre foi grande, principalmente entre os que apreciam literatura.

Fiquei feliz em participar de um evento tão especial e ter recebidos elogios e saber que minha escultu-ra tinha tudo a ver com a proposta do evento”, ressalta Zakeu, que procura usar a simetria nas escul-turas e é detalhista.

Quem quiser presentear um amigo, pode encomendar uma peça com o artista. Um fato inte-ressante é que a pessoa só precisa descrever um pouco do perfil da pessoa a ser presenteada e Zakeu faz uma obra que se aproxime do perfil descrito, sem compromisso. Segundo ele, até hoje todos gosta-ram do resultado e se surpreende-ram com a encomenda.

A sucata transformada em arte por Zaqueu invade os apartamentos de Águas Claras

As obras de Zaqueu ganharam espaço em jardins em todo o DF, principalmente

no Guará e em Arniqueira

Ateliê do Zakeu esculturas em metal

reciclado

Cave, próximo ao kartódromo

Guará II

Telefone: 8514 6217

SERViÇO

Page 12: Folha de Águas Claras 9

1 a 15 de agosto de 2014 folha de águas claras12 CiDADE

Pequenas e médias empre-sas com sede em Águas Claras ainda podem pro-

curar a Secretaria de Cultura para se habilitar como incenti-vadoras culturais, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Para participar, basta preencher a ficha de habilitação de incen-tivadora e protocolar a docu-mentação exigida.

A lei permite que empresas invistam em projetos culturais no DF por meio da isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ou do Imposto sobre Serviços (ISS). As entidades privadas com receita anual menor que R$ 32,4 milhões poderão utilizar até 3% do imposto a recolher (ICMS

ou ISS) para financiamento de projetos culturais. Para as insti-tuições com receitas maiores, o limite é de 2,5%.

Segundo o secretário de Cultura, Hamilton Pereira, a lei produzirá um forte investimen-to em projetos culturais no DF. “A lei tem objetivo de assegurar o exercício do direito à cultura e tornar a atividade cultural um fator relevante para o projeto de desenvolvimento do DF”.

Como acessarA empresa interessada deve

preencher, na Secretaria de Cul-tura, uma ficha de Habilitação de Incentivadora e protocolar a documentação exigida. A in-centivadora pode demonstrar o

interesse tanto pelos projetos já aprovados pela secretaria quanto por aqueles cheguem diretamente às empresas por demanda espontânea. Para ob-ter mais informações, o interes-sado deve ligar para 33256106 ou 33255218 (e-mail [email protected]).

A incentivadora e a benefi-ciária cultural assinam juntas o Termo de Compromisso de Incentivo. A empresa então rea-liza o depósito total ou parcial do valor na conta do projeto, e a secretaria libera a utilização dos recursos para a execução do projeto. As instituições par-ticipantes ainda receberão o Selo de Incentivadora Cultural para divulgar a empresa.

Pequenas e médias na Lei de Incentivo à CulturaEmpresas poderão incentivar projetos culturais por meio de renúncia fiscal

A Unidade Móvel de Oftal-mologia, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal,

já está instalada em Taguatinga e começou os atendimentos na ter-ça-feira (5) no estacionamento do Centro Cultural do Taguaparque. O serviço funcionará das 6h às 17h e a previsão é que a estrutura fique no local até 31 de agosto.

Com capacidade de realizar 800 consultas e 250 cirurgias de catarata ao dia, a carreta é equi-pada com cinco consultórios e um centro cirúrgico. A unidade iti-nerante conta com o trabalho de uma equipe composta por oito of-talmologistas, um anestesiologis-ta, além de 65 profissionais que prestam apoio aos atendimentos.

Após a realização da consulta,

o paciente já sai com a cirurgia marcada, que é agendada confor-me a demanda. Quem é operado de catarata recebe óculos escuros e colírio e deve retornar no dia seguinte para avaliação pós-ope-ratória.

O público-alvo são pacientes diagnosticados com catarata e também aqueles com mais de 50 anos que apresentam dificuldade de visão. O atendimento é feito por ordem de chegada, mas ido-sos maiores de 60 anos e quem estiver agendado pelo Sistema de Regulação da Secretaria de Saúde do DF têm prioridade.

Para ter acesso ao atendimen-to, é necessário apresentar um documento de identidade e o car-tão do SUS.

Carreta da Visão chega a TaguatingaEstrutura tem capacidade para realizar 800 consultas e 250 cirurgias de catarata por dia

Page 13: Folha de Águas Claras 9

13 folha de águas claras 1 a 15 de agosto de 2014

Um dia desses ouvi um homem de mais idade reclamando da falta de educação dos jovens de hoje. Dizia que eles não cuidavam das pessoas mais velhas, que não sabiam pedir licença, evitar palavrões ou cuidar da cidade em que viviam. O homem tinha um tom amargo, como se fos-se uma vítima de tudo e de todos, e incluía em seu comentário todas as pessoas do mundo mais novas que ele. Minutos mais tarde, sutilmente e como se fosse algo muito natural, ele comeu algum lanche na padaria em que estava e jogou o papel no chão

sem pudor.Naquele momento, quem ficou

chocada fui eu, jovem, que via aque-le homem de cabelos grisalhos poluir o ambiente do planeta em que vou viver, provavelmente, por mais tem-po que ele. Todas aquelas palavras cheias de moralismo que ele dispa-rava foram para o mesmo lixo em que ele deveria ter colocado o papel, jun-to com a educação que ele dizia ter.

Fiquei pensando nessa tal de hi-pocrisia, expressão feia e carregada de resistência que domina nossa so-ciedade. Ninguém assume que tem, mas ela está aí... Com o bombardeio de informações que temos hoje, com a superexposição da vida no mundo

virtual, não há mais como as pessoas se esconderem de quem elas real-mente são. A toda esquina tem al-guém com uma câmera ligada, prin-cipalmente de celular, para registrar vacilos, micos, escorregões e absur-dos cometidos pelos outros.

E isso tem dois lados. De um, esta-mos reféns de nós mesmos e dispos-tos a termos nossos mais particulares defeitos exibidos a qualquer um. De outro, nos transformamos em inquisi-dores extraoficiais que apontam seus celulares na mira de qualquer desavi-sado, sempre prontos para condenar

e dedurar as falhas alheias. E ainda saímos por aí vomitando conceitos e reclamações ao mesmo tempo em que fazemos tudo ao contrário.

A era do “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” já caducou há um bom tempo e muita gente ainda não perceber. Reclamar do mundo e das pessoas como se só o outro fosse culpado, imperfeito, equivocado, sem noção, é a maior prova de que o pró-prio umbigo anda precisando de uma limpezinha. Apontar o dedo e jogar ao vento nossas frustrações é, sim, o jeito mais fácil de se isentar das pró-prias sujeiras e responsabilidades. É assim que fazemos com os políticos diariamente, não é?

ADrIAnA CAITAnoinquietação

[email protected]

CULtURA

Você está sendo coerente com suas palavras?

*Adriana Caitano é jornalista e coach

O Shopping Quê!, referência em gastro-nomia, serviços e conveniência em Águas Claras, está focado em atender a família e ser um ponto de encontro para quem busca diversão com qualidade.

Para o segundo semestre de 2014, apre-senta um calendáriodominical com atrações infantis variadas para divertir a criançada.

Além de uma atração diferente a cada domingo, o shopping também irá oferecer pi-poca e algodão-doce para os presentes.

O evento DOMINGO DIVERTIDO, é total-mente gratuito e acontecerá a partir do mês de agosto, sempre das 17h30 às 18h30, com o objetivo de criar um momento de alegria e diversão para toda a família.

No calendário, que será divulgado atra-vés das redes sociais, é possível encontrar atividades como oficina de brinquedos, con-tação de história, mágico e teatro infantil. Al-gumas oficinas terão inscrições que poderão ser feitas na hora, de acordo com a disponi-bilidade de vagas.

Shopping Quê! anuncia calendário dominical com atrações infantis

Domingo com as crianças

Calendário para o mês de agosto03.08 - Contação de histórias com o grupo Matrakaberta;

10.08 - Oficina de brinquedos com o grupo Matrakaberta;

17.08 - Mágico Guilherme Ávila;

24.08 - Contação de histórias com o grupo Matrakaberta;

31.08 - Teatro infantil com Cia. 3 Amiguinhos.

shopping Quê! Domingos, de 17h30 a 18h30

SERViÇO

Fiquei pensando nessa tal de hipocrisia, expressão feia e carregada

de resistência que domina nossa sociedade. Ninguém assume que

tem, mas ela está aí... Com o bombardeio de informações que

temos hoje, com a superexposição da vida no mundo virtual, não há mais como as pessoas se esconderem de

quem elas realmente são.

Page 14: Folha de Águas Claras 9

1 a 15 de agosto de 2014 folha de águas claras14

comunidade viva

SOCiAL

JoeL ALVes

uma cidade em construçãoÁguas Claras é uma cidade em construção não só

arquitetonicamente mas culturalmente também. Assim como outras Cidades do DF ela vai sendo formada de gente de todos os pontos do DF e do Brasil. É uma mistura muito grande e a gente nota isso mais claramente nas turmas que se encontram nos bares e supermercados da Cidade. Vai surgir daí um povo plural que aprecia tanto o churrasco gaúcho, quanto a temperada comida nordestina.

Perigo à vistaAlgumas obras precisam da interferência imediada do Estado.

Algumas escavações para construção de novos Prédios podem significar um perigo iminente para a comunidade. Já se podem ver algumas rachaduras nas pistas adjacentes e se não tomar-se uma providencia rápida poderemos ter graves acidentes de desmoronamento.

Ação socialQual é sua atividade social no sentido de ajudar o próximo? Muitas

vezes não percebemos como é importante ajudar a quem precisa. E isso é tão importante para a sobrevivência de uma sociedade sádia. É da omissão na ajuda ao próximo que surge o desequilíbrio social e as mazelas que vemos no dia-a-dia. O prazer de fazer uma ação social é muito grande e várias pessoas como a turma do Rotary e de outros clubes de serviço já perceberam isso. Ajude nossa sociedade você também.

Visitar o parque é precisoO ser humano se ressente da convivência com o Verde. Dar uma

caminhada pelos campos verdes do Parque e curtir as belas árvores de lá fazem muito bem para o seu corpo e para sua mente. Venha curtir o nosso Parque.

exercícios físicosO Médico sempre te orienta,em praticamente todas as consultas,

bastante exercícios físicos, seja qual for a sua idade. Portanto mexa-se, faça caminhada, ande de bicicleta, faça musculação ou pratique uma corrida básica. Faz bem para sua saúde e é recomendada pelos médicos.

O Metrô/DF organizou exposições cole-tivas de fotografias em em várias estações. Em alguns locais, permanecerão até o fim deste mês de agosto. Sob a responsabilida-de dos fotoclubes brasilienses Lente Cul-tural, Luz na Lente e Candango Fotoclube, mostram o tema do Mês da Fotografia des-te ano: "O Feminino e a Fotografia: O uni-verso feminino pelas lentes da fotografia brasileira". Confira o calendário e locais das exposições:

"Faces" - Exposição Lente Cultural

Coletivo Fotográfico ILocal: Estação Central

Período: até 10/8

"Sensibilidade, sinônimo Mulher" - Exposição Fotoclube Luz na

LenteLocal: Centro Metropolitano I

Período: até 10/8

"Faces" – Exposição Lente Cultural Coletivo Fotográfico I

Local: Estação CeilândiaPeríodo: até 20/8

"Mulher Fotógrafa" - Exposição

Candango FotoclubeLocal: Estação FurnasPeríodo: 11 a 20/8

"Mulher Fotógrafa" – Exposição

Candango FotoclubeLocal: Estação GaleriaPeríodo: 21 a 31/8

"Sensibilidade, sinônimo Mulher"

– Exposição Fotoclube Luz na Lente

Local: Estação Praça do RelógioPeríodo: 21 a 31/8

Classificação LivreEntrada Franca

Metrô homenageia as mulheres com exposição de fotosQuem sai de Águas Claras de metrô pode ver esposição nas outras estações

Page 15: Folha de Águas Claras 9

15 folha de águas claras 1 a 15 de agosto de 2014tECnOLOGiA

Águas Claras ganhará aplicativo exclusivoO app do portal DF Águas Claras poderá ser baixado na AppleStore, Google Play e Windows Phone. Usuário poderá ler as notícias da Folha de Águas Claras e enviar informações

O App promete oferecer diver-sas vantagens para quem fi-zer o download (Grátis) Co-

nheça alguns dos ícones que você ira encontrar no aplicativo:

Notícias: Estarão disponíveis para leitura um conteúdo exclusi-vo de Águas Claras e do site DFÁ-guasClaras, assim como o Jornal Folha de Águas Claras e também as principais noticias envolvendo os seguintes assuntos:

Distrito Federal, Brasil, Mundo, Concursos e Empregos, Economia, Educação, Ciência e saúde, Política, Música, Natureza, Tecnologia e Ga-mes, Loterias, Turismo e Viagens. É pra você ficar super informado.

Reclame: Nesta área o aplicati-vo convida os usuários a participar de forma ativa da melhoria da cida-de, relatando problemas e pendên-cias a serem resolvidas assim como a falta de estrutura, acessibilidade, trânsito, educação, saúde ou até mesmo flagrando algum aconteci-mento em tempo real.

Comércio: Uma lista das lojas e serviços de Águas Claras esta-

rá disponível nesta área, onde o usuário ira encontrar informações como endereço, telefone, fotos, site e e-mail do estabelecimento procu-rado. O aplicativo conta com a co-laboração dos próprios usuários na atualização deste segmento, assim as pessoas poderão dizer se existe alguma informação que não condiz com o estabelecimento encontrado.

Social: Como tudo começou na rede social, trazemos nessa área uma interação com nossas princi-

pais redes (Twitter – Facebook – Ins-tagram – YouTube )

Avisos: Push ou pop-up irão aparecer na tela do seu celular in-formando notícias de alta relevância EX: EPTG com pista exclusiva libe-rada!

Web Rádio: Isso mesmo, agora Águas Claras ganha uma rádio ex-clusiva com informação e conteúdo de qualidade.

A rádio terá programa de en-trevista e contará com o apoio da

Escala Musical para apresentações musicais ao vivo de artistas locais.

Você também poderá ser um “Repórter de rua” e enviar sua in-formação, sugestão, notícia, critica e elogio via áudio para nossa rádio, basta gravar no seu celular e enviar para [email protected]

Promoção: Como forma de tra-zer vantagens para quem baixou o aplicativo, vamos oferecer em parceria com o comércio local des-contos exclusivos em lojas creden-

ciadas dentro do App. Dessa forma basta que você mostre para o lojista o cupom no seu próprio celular e garantir um belo desconto na sua compra. Assim acreditamos que ajudamos para que você conheça o comércio e compre na sua cidade movimentando ainda mais nossa economia e pagando menos.

Utilidades: Concentramos neste ícone informações que irão facilitar seu dia a dia. Nele você irá encon-trar telefones de utilidade pública (Policia Civil, Policia federal, pronto-socorro, Disque-denuncia, corpo de bombeiro, Policia militar, acidente de trânsito…Etc.) Horários de ôni-bus que atendem Águas Claras, pontos de Taxi da cidade com Te-lefone e endereço além de informa-ções sobre o metro.

O Aplicativo estará sempre em desenvolvimento e irá avisar ao usuário sempre quando tiver uma nova atualização.

Sugestões e ideias de funciona-lidade poderão ser enviadas [email protected]

Page 16: Folha de Águas Claras 9

• 4 elevadores• lazer completo• 8 apartamentos por andar • 9 lojas • vagas de garagem• bem localizado

• 1 quarto - 42 e 44 m²• 2 quartos - 57 m² • 1 suíte • cozinha americana • varanda gourmet• playground

Rua das FigueirasÁguas Claras

r e s i d e n c i a l

H e n R i q u e

Saia do aluguel.Parcelas fixas por 12 meses*.

ObRaS adiantadaS

entRega em julHO

de 2015

w w w . p a u l o o c t a v i o . c o m . b r

Visite nossos estandes SEDE: ed. number one – térreo – (61) 3326 2222ASA NortE: eQn 208/209 norte

Águas Claras (av. araucárias) – (61) 3562 1111 A m A r c A d A n o s s A c i d A d e

CJ 1

700

I n c o r p o r a ç ã o, c o n s t r u ç ã o e V e n d a s

*Todos os valores pagos no período de 12 meses, desde a data da compra, conforme Cláusula de Adimplência, serão fixos. Após o período de 12 meses, os valores em aberto do contrato serão corrigidos desde a data da compra, conforme tabela de vendas. Prazo da campanha até 31/07/2014. **Vista livre para as unidades com finais 01, 02, 07 e 08.

Previsão de ar condicionado na sala e quartos.

ofíc

io -

r 0

7.1

43

49

7

Piscina

sala de estar, jantar e cozinha

suíte

aCesse o Qr Code e Conheça mais

Vista livre**