folha atalaia

16
Pag. 4 ENQUETE E MAIS... ALERTA ESPECIAL Pág.14 Pág.6 Pág. 8 Tangará da Serra | Junho de 2010 EDIÇÃO Nº 28 | Ano 5 [email protected] Distribuição gratuita ORGÃO DA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE TANGARÁ DA SERRA E REGIÃO > Como você tem desenvolvido o seu papel em sua família? Pág. 3 A ARTE DE SER MÃE > Culinária > Dica de Leitura > Dica de Sites > Reflexão > Saúde > Curiosidades Pág. 13 > Palavras malditas. Pág.7 Pág. 12 Pág. 10 Pág. 5 “Deus nos criou e designou o casamento e a família como a mais fundamental das relações humanas”. BATISMO NAS ÁGUAS A mãe aprovada por Deus é uma mulher que teme ao Senhor.

Upload: ueligton-cordeiro

Post on 12-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Folha Atalaia 28º Edição

TRANSCRIPT

Pag. 4

ENQUETE

E MAIS...

ALERTAESPECIAL Pág.14

Pág.6

Pág. 8

Tangará da Serra | Junho de 2010Edição Nº 28 | Ano [email protected]

Distribuição gratuita

orgão da igrEja EvaNgélica assEmblEia dE dEus dE TaNgará da sErra E rEgião

> Como você tem desenvolvido o seu papel em sua família? Pág. 3

A Arte de ser mãe

> Culinária> Dica de Leitura> Dica de Sites> Reflexão> Saúde> Curiosidades Pág. 13

> Palavras malditas. Pág.7

Pág. 12

Pág. 10

Pág. 5

“Deus nos criou e designou o casamento e a família como a mais fundamental

das relações humanas”.

Batismo nas águas

A mãe aprovada por Deus é uma mulher que teme ao Senhor.

2 JUNHO DE 2010 | Folha Atalaia

Publicação MensalTiragem: 3.000PROPRIEDADE Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Tangará da Serra e Região. SEDERua Antônio José da Silva, Nº 472-W, Centro. Tangará da Serra-MTCep: 78300.000Fone: (65) [email protected]

Os artigos assinados são de suma responsabilidade de seus autores.

PRESIDEntE Pr. Silas Paulo de SouzaDIREtOR Pr. Celso C. de SiqueiraEDItORUeligton F. Silva [email protected]çãOUeligton F. Silva Cordeiro,Rosineila Dias Vieira ([email protected])Maria da P. da Silva ([email protected])Valdirene Simões Santos ([email protected]), Geise Cristina da Silva.Colaboradores - Wélica Duarte, Glauci Carrero, Silas Vieira, José F. Silva Júnior.

SEcREtáRIA GERAlNelci Alvino B. Santos([email protected])Maria Rozelice S. OliveiracOORD. FOtOGRAFIASJonas Martins da Costa([email protected])

cOORD. REPORtAGEmLuck Campos([email protected])Manassés Aparecido([email protected])

lOJÍStIcAGleidson A. Marques

RElAçãO cOmERcIAlSilvio Rodrigues Vieira

ARtES E DIAGRAmAçãOUeligton F. Silva Cordeiro([email protected])

cOnSultORIA DOutRInáRIA Pr. Amado Onório MachadoPr. Juarez M. DomingosPr. Dalmo M. da Silva

Quero neSTA eDição, que tem como tema principal a família, parabenizar em especial às mães!Nós filhos, glorificamos a Deus pelo cuidado que tem tido com as mães, visto que, ser mãe, hoje em dia, é mis-são dificílima. A época, carregada de materialismo, de falta de amor, de egoísmo e de menosprezo à condição humana, não favorece a maternidade; não valoriza o pa-pel de mãe. Pelo Contrário, subestima-o, colocando-o entre os papéis mais indignos.em um munDo onde há lugar para tudo e para to-dos, e pouco lugar para Deus, a mãe cristã, em meio a esta hostilidade é uma verdadeira defensora da fé em Jesus, pois educa filhos. Mesmo assim, além de receber o filho em seu

ventre, preservá-lo com os ensinos do evangelho, contra-pondo-se aos ensinos materialistas e ateístas dessa época, mantê-lo mesmo nos momentos mais difíceis, amando-os em todas as circunstancias da vida, fazendo-os entender seus direitos, seus deveres e seus limites, ensinando-os a se-

rem sábios, submissos, sinceros, fiéis a Deus e aos homens, existem muitos que um dia, depois de formados e donos da razão, não reconhecem e desprezam essas guerreiras, dei-

xando de reconhecer as dificuldades por elas enfrentadas em função de sua própria vida. Mesmo assim, a mãe cristã, depois de criar seus filhos passa a atuar como missioná-ria, aconselhando quando preciso, orando por suas vidas e mesmo se deixada em um asilo, permanece fiel em seu objetivo e talvez nem conseguindo ajoelhar-se no seu leito para orar, olhando para o céu e com o olho cheio de lágri-mas pede “Deus, cuide de meu filho”! De uma maneira toda especial e inexplicável sempre amará seu filho, pois sabe que há para uma grande recompensa no céu, pelo trabalho de uma verdadeira missionária.Por isso e muito mais, “mãe”, parabéns pela obra tão subli-me que Deus lhe confiou.

Login...

Mãe Cristã

Família sempre!CARTADO lEItOR

Cabeçalhointerativo...

nOVIDADE DA EDIçãO...

Silas Paulo de Souza

Geise C. da Silva

Pastor Presidente

“É preciso ter um plano. É preciso imaginar a Terra Prometida e querer ir para lá. O primeiro passo é sonhar. Sem uma meta ninguém faz nada.” (Willian Douglas)

“O mundo é como um espelho. Se

olhar severo para ele, ele franze a

testa para você. Se você sorrir, ele sorri

também.”(Herbert Samuel)

Redação

>> A paz do Senhor!Louvamos a Deus por vossas vidas. Agradecemos-lhes pelo envio das edições do Jornal Folha Atalaia via e-mail, pois tem sido de grandes bênçãos para nossas vidas. Que as mais ricas e potentes bênçãos celestiais sejam continuamente em vossas vidas!

Vossos irmãos em CristoPastor Dimas e famíliaNew Delhi - Índia

neSSA eDição do Jornal Atalaia, abordaremos um assunto muito importante, principalmente nos dias atuais: A Família, na qual é a base para vivermos em harmonia.Vocês sabiam que na era moderna na qual estamos vivendo o conceito de família mu-dou completamente? Antigamente quando pensava-se em família, já vinha em nosso pensamento aquela que é composta pelo pai, mãe e filhos, ou seja, família tradicional, mas hoje, queridos irmãos é completamente dife-rente, existe uma multiplicidade de famílias. É triste vermos que esta instituição social tem sido desvalorizada, quase não existe respeito e amor entre as famílias. Creio que vocês se lembram dos velhos tempos quando a família se reunia com alegria para con-versar e compartilhar pensamentos e sen-timentos. Neste momento, pergunto-lhes: Qual é a sua recordação com sua família?

Será que são muitas? Ou nenhuma?A família é uma criação de Deus. Lembra-se, que Jesus teve uma família aqui na terra, na qual Ele amou e protegeu até no momento de seu último suspiro. Devemos lembrar que os familiares de do mestre também estiveram ao seu lado sofrendo com Ele e acreditando na sua missão.Uma certa vez, ouvi alguém dizer que as melhores coisas que podemos ter na vida são de graça por exemplo: o ar que você respira, a vida, a amizade, o sol que ilumina e aquece todos os dias, a lua e as estrelas que enfeitam o céu e a família que o Pai nos deu! Convido você a parar e refletir sobre aquelas pessoas que perderam sua família seja em algum acidente, terremotos, doenças, desabamentos e o pior de todos: a falta de dialogo, compreensão e amor! Mais triste que não ter uma família, é tê-la e não

aproveitar cada momento junto com ela.Se dentro do seio familiar, aplicarmos o nosso mais valioso curso de renunciação e fraternidade e, quando praticarmos o ensi-namento do amor puro, com quem convive conosco e nos partilha a mesa através do calor do mesmo sangue, então estaremos inteiramente habilitados para seguir com Jesus no apostolado do bem à humanidade inteira, pois toda família se beneficia de um ambiente agradável e cheio de amor.Por isso que a nossa missão é mostrar a todos leitores através das matérias, a va-lorizar cada momento com sua família, se ela for unida, se unam ainda mais, se tiver algum problema, tentem resolvê-lo, se não afeto, busque-o, se a família esta destruída, juntem as forças e a recons-trua novamente. Enfim, lute pela Sua família, e faça que ela seja uma bênção!

EXPEDIENTE

Em um mundo onde há lugar para tudo e para todos, e pouco lugar para Deus, a mãe cristã, em meio a esta hostilidade é uma verdadeira defensora da fé em Jesus

3JUNHO DE 2010 | Folha Atalaiameu eSPAço“Se chorares porque não consegues ver o sol, as tuas lágrimas impedir-te-ão de ver as estrelas.” (Tagore)

ENQ

UET

E>> Como Pastor, tenho procurado desempenhar da melhor maneira possível, o meu papel como conselheiro, amigo e acima de tudo, procurando instruir com a verdade dentro dos parâmetros bíblicos, para que a família possa se manter unida, nessa época tão difícil em que uma grande avalanche de problemas e dificuldades têm assolado perigosamente as famílias. Mas, com o auxílio dAquele que instituiu a família... Deus o nosso criador, nós somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.

>> Como mãe, creio que como toda mãe cristã tenha desenvolvido o seu, criei meus filhos orientando-os no caminho do Senhor, ensinando-lhes a temer a Deus e a seguir os seus mandamentos. Já ouvi algumas mães dizerem que não sabem mais o que fazer com os filhos, que já não os aguentam mais. Se uma mãe não sabe o que fazer com o seu próprio filho, acredite que o mundo o sabe. O principal papel de uma mãe é dizer ao filho quantas vezes for necessário o caminho certo, mesmo quando parece que ele já não te ouve mais, mesmo quando achamos que é tempo perdido, a mãe tem que estar ali dizendo o que é certo e o que é errado, pedindo o tempo todo a orientação de Deus na criação de seus filhos, pois é mérito dos pais quando o filho se torna um adulto amoroso, responsável e temente a Deus.

>> Meu papel de avó é o mesmo de ser mãe duas vezes. Tenho 22 netos e 5 bisnetos, cada neto que nasce para mim é uma novidade e eu ajudo a cuidar desde o primeiro dia de vida, como dar banho e cuidar no que for preciso, apesar da idade não ajudar muito. Muitas das vezes passo a noite toda acordada. Quando um neto nasce faço uma sopa deliciosa e todos os filhos vem ajudar a comer, é uma festa! Amo muito eles e adoro dar presentes, se for preciso ajudo a educar também. Ser avó é a melhor coisa do mundo! Agradeço a Deus por todos os meus netos e que Ele os proteja, dando saúde e paz para cada um deles.

>> Como pai, meu papel em relação aos filhos, sempre foi inculcá-los no temor de Deus, e laços fraternos em família. Somando tudo nas três letras de “L-A-R”: LEALDADE, AMOR E RESPEITO.

Como pai, tenho procurado na medida do possível, manter a unidade familiar dando o meu testemunho de um verdadeiro adorador do Senhor, de um autêntico servo de Deus. O pai cristão tem a responsabilidade de formar crianças à semelhança de Cristo. O pai deve moldar para os filhos, os ensinamentos do Senhor Jesus, para que eles sigam os seus caminhos. Podemos chamar isso “o pastoreio do pai”. Todo pai é um “pastor” do rebanho que Deus lhe concedeu. O pai deve conduzir seus filhos à Deus através da intercessão. Segundo Atos 6:2, 4, uma das grandes responsabilidades do líder espiritual é a oração. Os pais que oram por seus filhos providenciam alguma forma de proteção para eles contra as doenças do pecado. O pai intercessor, ergue paredes de abrigo ao redor de seus filhos, preocupando-se com o bem estar de todos, com seus relacionamentos com o Senhor. O pai que ora continuamente pela família, certamente agirá também para protegê-los contra o pecado. Quando não crentes, para Jesus Salvá-los.

ev. edivaldo Pereira da SilvaPastor dirigente Congregação Jd Santiago

rilvania Vieira Dias da SilvaCurva da Bênção | Assentamento Antonio Conselheiro

maria Alves Vieira

Pb. nelson P. rocha - Sede

Dc. Carlos Gardel V. Silva

Como VoCê Tem DeSenVolViDo o Seu PAPel em SuA fAmíliA?

4 JUNHO DE 2010 | Folha Atalaia ARTIGO

Temos diferentes dons, segundo a graça que nos é dada... se é ensinar, haja dedicação ao ensino;” (Romanos 12: 6 -7)

PrEzADO e amigo leitor: Na edição anterior estudamos a primeira parte desse tema. Analisamos o quanto deve ser inspiradora a tarefa de Ensinar. Nessa segunda parte do estudo recorreremos a duas ferramentas importantíssimas na arte de Educar. São elas:

PLANEJAMENTO segundo Wikipédia, a enciclopédia livre. O Planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado

racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos. Assim, o Planejamento exprime a idéia de precaução. É o momento destinado ao estabelecimento prévio das ações que serão executadas no Plano de Ensino. Aqui o professor estabelece marcos e limites nos conteúdos programáticos atentando para os objetivos esperados, verificação e análise dos recursos e metodologias, estimativa do tempo destinado ao desenvolvimento das tarefas, escolha do ambiente e adequação às atividades que serão desenvolvidas durante a execução do Plano, e este, condizente às expectativas e ao nível do público alvo.

OUTrA notação importante é perceber que

as Estratégias de Ensino devem ser aplicas adequadamente.

É preciso haver harmonia entre os elementos que a norteiam, tais como: ambiente, nível dos alunos da classe, conteúdo, tempo destinado a aula e outros. Há educadores que se prendem mais ao método da “Exposição tradicional” e não querem sequer conhecer outras metodologias. Acomodar-se é bem mais fácil a pagar o preço em busca de um Ensino eficaz! Vale lembrar ainda que o Planejamento e as Estratégias não se limitam apenas no Ensino da Palavra de Deus. Tais

ferramentas são úteis em toda e qualquer atividade do nosso dia-a-dia. O que deve ser focalizado é o seu grande valor na aplicação do Ensino Bíblico. O próprio Deus requisita de seu povo estratégias diferenciadas: “Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração. Tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, andando pelo caminho, deitando-te e levantando-te. Também atarás na tua mão por sinal, e te serão por faixa entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais da casa, e nas portas.” (Deuteronômio 6: 6-9) Entenda que o Senhor, na referida citação, aponta várias formas para que os seus estatutos pudessem ser ensinados para as futuras gerações israelitas.

A BíBLiA está repleta de exemplos de homens e mulheres que planejaram e usaram estratégias no desenvolvimento de suas atividades; contribuindo significativamente para o Reino de Deus. O Próprio Deus é exemplo claro dessa realidade. Leia o que diz Provérbios 3:19 “O SENHOR, com sabedoria fundou a terra; com entendimento preparou os céus”. A existência do Universo e tudo quanto nele há não é obra de uma “explosão cósmica” como querem algumas idéias filosóficas. Atente para os termos “com sabedoria... com entendimento”. Vê-se aqui o Criador planejando a criação e atuando de forma estratégica. Não é difícil aceitar esta veracidade quando olhamos para a localização dos astros e planetas, a distância exata e necessária do Sol à Terra proporcionando condições de sobrevivência aos seres vivos, os limites traçados no Mar, etc. Compare Jeremias 10:12 “Ele fez a terra com o seu poder; ele estabeleceu

o mundo com a sua sabedoria, e com a sua inteligência estendeu os céus”. Analise Provérbios 8:28-30 “quando firmou as nuvens acima, quando fortificou as fontes do abismo, quando pôs ao mar o seu termo, para que as águas não desobedecessem à sua ordem, quando compôs os fundamentos da terra. Então eu estava com Ele, e era seu arquiteto...” Na frase “Então eu estava com Ele, e era seu arquiteto” Salomão se refere à Sabedoria presente na Criação. Ele descreve no texto a Sabedoria como o arquiteto de Deus. Na próxima edição veremos outras passagens que revelam as estratégias de um Deus que planeja. Referenciaremos biblicamente sobre outros exemplos de estratégias e planejamento. Aguardo você novamente! Até lá...“Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre ternamente”. (Daniel 12:3)

Planejamento e

as Estratégias de

Ensino.

Uma aula sem planejamento jamais alcançará resultados satisfatórios.

1

2

4

5

3

ouTro PonTo imPorTAnTíSSimo a ser observado no Planejamento é a sua flexibilidade. O professor deve estar preparado para avaliar e alterar o que for necessário no Plano, a qualquer momento – desde a sua elaboração até o final de sua execução.

Por sua vez, as eSTrATéGiAS De enSino contribuem de forma incidente na busca dos objetivos esperados. Num sentido amplo elas são denotadas nos métodos, técnicas, meios

e procedimentos de ensino. Dessa forma oportuniza ao professor variar e diversificar sua atuação didática. A utilização de uma só metodologia aplicada ao Ensino priva totalmente o interesse da classe.Além de instigar a aprendizagem, as Estratégias de Ensino auxiliam o professor a alcançar seus objetivos numa dimensão maior; ou seja, as possibilidades de atingir os anseios da classe são ampliadas – o que resulta obter maior êxito.

Pb. Eliezer Gomes Pereira – Prof. EBD – Sede

loCAl DA iGreJA fiéiS

Templo SedePata de ÁguilaPedro inácio muibaSacrifício Vila nazaré PaititiAvaroa la-Curva de rio negroPorto Varadônovo israel Vila madalenaCentro de recuperação

Relação de missionáRios e localidades em que atuam

5JUNHO DE 2010 | Folha AtalaiaBoleTim miSSionÁrio “A esperança é o último remédio que Deus deixou a todos os males.” (Antônio Vieira)

Província Velasco – BoliviaSan Vicente – Pb. Cicero (missionário de Tangara)San miguel de Velasco – Pb. narciso HerreiraSan rafael de Velasco – ev. mario CasupaSanta Ana – ev. inácio rojasSan ignácio de Velasco – ev. Kleber muller Zatt (missionário Tangara - Pr. Presidente)

Trinidad | Beni – Bolíviael Carmen (Sade) manoel firmino do espirito Santo (missionário de Tangara – Pr. Presidente)Vila nazaré – Pb. Joan SoarezSan Xavier - Segundo ipamo Pedro inácio moiba - erasmo CocerunaSacrifício - erasmo CocerunaAvaroa e Curva do rio negro - Jose martinsVila madalena - Warte SalvaterraPorto Varado - Ponciano nossaPaititi – Pr. Jone JuranCentro de recuperação – enrre rostiniano (diretor)

Pr. mAnoel firmino

Pastoreia um campo com 569 congregados, sendo 221 membros, distribuídos entre sede e congregações, tendo em vista que existem 10 congregações e 01 Centro de recuperação, além do Templo Sede, conforme tabela abaixo.

Pr. mAnoel firmino e eSPoSA.

essas são congregações ligadas ao setor de el Carmen, sob a responsabilidade do Pr. manoel, dentre elas o Centro de recuperação. e todo o nosso campo de trabalho pertence ao campo de Trinidad, cujo Pastor Presidente é o Pr. Ângelo Herrera.

1578728275362369

34442012

6P

AP

O C

AB

EÇA

| J

UN

HO

DE

2010

> F

olha

Ata

laia

AfinAl, o Que é AuTo-eSTimA?A auto-estima refere-se ao valor que atribuímos a nós mesmos e à capacidade de acreditarmos em nossas habilidades. Ela se desenvolve na infância, prospera por toda nossa formação e nos influencia diretamente pela valorização das pessoas.A auto-estima é o mais importante julgamento que o ser humano faz, pois pode ser responsável tanto pelo

sucesso como pelo fracasso de nossas vidas.Quando temos uma boa auto-estima, nós nos sentimos seguros diante das pessoas e sabemos que vão gostar de nós pelo que somos. No entanto, quando nossa auto-estima é muito baixa, pensamos que devemos ser diferentes, e fica sempre a sensação de que há algo errado conosco, podendo apresentar sentimento de culpa, dúvidas e medos exagerados.

A ADoleSCênCiA é marcada por inúmeras transformações orgânicas e psicológicas sendo essas profundamente influenciadas pela auto-estima. O jovem busca a todo momento a aprovação seja do meio familiar ou do grupo a qual pertence.Nessa fase é extremamente importante refletir sobre a auto-estima dos jovens, verificar seus pensamento e atitudes no dia-a-dia, se positivos ou negativos, pois a auto-estima influencia diretamente no desempenho escolar e consequentemente no período que antecede o vestibular.Um jovem com baixa auto-estima passa por uma espécie de ciclo vicioso, no qual o jovem tende ao fracasso e a esperar pelo pior, é invadido por uma série de pensamentos negativos e por uma sensação constante de incapacidade. Nesses casos, o apoio da família e/ou a ajuda profissional é

de extrema importância.

Ao ConTrÁrio, um jovem com auto-estima elevada é confiante de si, de suas capacidades, de seus valores e está sempre em busca de seus objetivos, conquistando cada vez mais o seu espaço.

“...a auto-estima influencia diretamente no desempenho escolar e consequentemente no período que antecede o vestibular”.

Responsabilidades, conflitos, dúvidas, medos e inseguranças quanto ao futuro e sentimentos de incapacidade em pequenas porções, são comuns nesse período confuso em que o jovem se encontra. Porém, a auto-estima é um fator decisivo para o jovem, e será responsável por levá-lo ou não a um futuro de sucesso e à sua conquista profissional!Um problema que ocorre paralelamente e que impulsiona para

baixo a auto-estima é o da auto-aceitação. As pessoas que não aceitam a maneira como Deus as fez, seja sua parte física, dons e talentos ou o lar em que nasceram, irão, com certeza, ter uma baixa estima no futuro. Isso pode levá-las a um conflito com o Deus Criador e a outras conseqüências nefastas na vida espiritual. Se não amam a si mesmas, como poderão amar os outros? Como entender que Deus

as ama, se não aceitam a maneira que Ele as criou? Como confiar em Deus, ‘se Ele errou’ ao me fazer dessa forma?Todo esse histórico leva as pessoas a não perceber que são especiais, que não foram criadas por acaso, que suas vidas foram compradas por preço de sangue divino. Em geral, adquire-se problemas de auto-aceitação quando se é proveniente de uma família onde só reinam críticas, os elogios são

escassos e as cobranças intensas. É praticamente inevitável que essa pessoa, ao atingir as fase da adolescência e adulta, apresente uma auto-estima baixa.Mas, há uma boa notícia: a baixa auto-estima pode ser tratada e deve passar, necessariamente, por alguns processos em que cada pessoa precisa entender que foi Deus quem a criou e que ela é muito especial para Ele.‘A primeira receita’, então, é ler os dois trechos bíblicos abaixo e lembrar-se do imenso amor que Deus tem por nós. Depois, olhe para a listinha do final do artigo e orando, procure dar os passos ali detalhados. A vida é preciosa, não deixe que a baixa auto-estima a roube de você!

Valdirene Simões Santos | Redação

7

2

3

4A L E R T A

Sem dúvida cabe ao pai amoroso e que quer criar o filho no caminho correto a repreensão, creio que sendo o castigo físico o último recurso utilizado. “Não retires a disciplina

da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá.” (Pv 23:13) Mas quantas vezes ao invés de conversar ou até mesmo disciplinar o filho ouvimos... ... certos pais dizerem a seus filhos

expressões como:

e tantas outras coisas ruins, mas que em nada edificam, ao contrário, apenas amaldiçoam. Lembre-se que os filhos são herança do Senhor, e que da sua boca saem palavras que podem abençoar ou não os seus filhos. “... De uma só boca procede benção e maldição.” ( Tg 3.10) se arrependam pais, peçam perdão ao Senhor e passe a ministrar a bênção sobre a vida dos seus filhos . Mesmo que esteja numa fase complicada, abra a boca e diga que ele é precioso, que será um grande homem

filho que ele não é um “João ninguém”, “um qualquer”, mas um filho do Soberano Deus, o Senhor tem um projeto especial na vida de cada um de nós e com o seu filho não será diferente. Pais, entendam que quando abrimos a boca e proferimos algo de ruim, damos legalidade ao diabo para ele agir em nossa vida, na vida da nossa família. Saiba que você tem a graça de poder abençoar. Comece a abençoar a sua família, o seu casamento, o seu trabalho, o seu patrão. É certo que problemas sempre surgirão,

“Viver é como desenhar sem borracha. Vida: faça dela um grande desafio.”

ou uma grande mulher segundo o coração do

Senhor. Que ele é inteligente, trabalhador, honesto, enfim,

p rofetize o melhor de Deus nesta terra para a vida de seu filho.

Não diga a seu filho palavras que vá lhe trazer complexo de inferioridade,

que o humilhe, palavras que trarão futuramente amargura, rancor e conseqüências desastrosas na vida do seu filho... Diga a seu

pois o Senhor disse que neste mundo teríamos aflições, mas que elas venham por designação bíblica para termos experiências com Deus e não porque nossos lábios estão cheios de “palavras malditas”.

A bênção vai fazer a diferença. “A morte e a vida estão no poder da língua.” Guarde esta

verdade no seu coração e comece a abençoar.

E nsine seu filho a pedir a benção.há alguns anos atrás, quando

os filhos iam dormir ou ao acordar, a primeira coisa que faziam era pedir a bênção ao pai e a mãe. Alias, as crianças eram ensinadas a pedir a benção a todas as pessoas mais velhas, principalmente se fosse um membro da família. Acontece que nos tempos atuais, este hábito foi deixado de lado. Mas saibam que não se trata de apenas um hábito ou costume. É a oportunidade de abençoar e de ser abençoado. Hoje alguns filhos passam pelos pais e dizem: “E aí velho”. Ou melhor: “E aí véi?” Se o momento for de pedir a bênção, abra a boca

e diga: “A bênção pai! A bênção mãe!” Quando o momento for de brincadeiras e descontração, aí sim, você pode brincar com os seus pais de acordo com a liberdade que lhes é concedida. Pais peçam a Deus sabedoria e prudência na educação de vossos filhos, o Senhor que excede em bondade e misericórdia há de lhe instruir nessa tão complicada, mas gloriosa batalha, que é criar filhos para a obra do Senhor e que tudo em nossas vidas seja para honra e glória de Deus incluindo aí, a vida dos filhos.

que menina danada, você é burra, preguiçosa, desobediente, quando você tiver os seus filhos você vai

pagar, essa menina não vai dar coisa que preste...

8 JUNHO DE 2010 | Folha Atalaia

fAlAnDo SoBre fAmíliA, eSTAmoS noS referinDo Ao mAiS linDo ProJeTo De DeuS, CriADo PArA o Seu louVor e ADorAção. Por iSSo eSSe ProJeTo TAmBém é o PrinCiPAl AlVo De SATAnÁS, Que nunCA VAi DeSiSTir De ATACAr A fAmíliA, PorQue elA é A CélulA mADre DA SoCieDADe, e TAmBém A PrinCiPAl BASe DA iGreJA. QuAnDo A fAmíliA é forTe A iGreJA é forTe. QuAnDo SATAnÁS ConSeGue DeSTruir umA fAmíliA ele DÁ um GrAnDe PASSo ConTrA o ProJeTo De DeuS e ConSeQuenTemenTe ConTrA A iGreJA.

“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e, de repente, você estará fazendo o impossível.”

PRimeiRa instituição divina na teRRa

Deus estabeleceu a família no Éden. “E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado”. Gn. 2.8. Logo depois o Criador vendo a necessidade de uma companheira para o homem que fizera, criou uma mulher para ele, estabelecendo ali a primeira família. “E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada”. “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne”. Gn. 2.23/24. Então de Adão e Eva nasceram filhos, decretando assim o mais terrível confronto com o inimigo de Deus.

os Planos de deus

Deus executa seus planos aqui na terra por meio da família. Foi assim quando Ele quis suscitar para si um povo na terra (Israel), utilizando para isso de um casal: Abraão e Sara. Outro exemplo foi para a execução do plano divino da salvação da humanidade. Ele também usou um casal, que trouxe o Salvador ao mundo.

A família é ferramenta de Deus. Desde a sua origem e instituição, Ele lhe concede bênçãos e proteção, portanto, deve-lhe sua total lealdade, submissão e adoração.

Foco de destRuição de satanás

Por causa da família satanás interferiu na criação e até hoje vem tentando a destruir. Deus tem dado vitórias sobre suas investidas e uma coisa é certa: ele não poderá vencer a igreja do Senhor Jesus. “Disse lhes Jesus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”; Mt.16.18. A família é a célula fundamental da igreja e quando devidamente constituída é a parte mais importante da sociedade.

Família devidamente constituída?

Quando são casados civilmente um homem e uma mulher. “Deus fez macho e fêmea”.

Então poderão ter filhos, multiplicando-se dentro do projeto de Deus, porque essa é a sua vontade.

O inimigo tem ferido este princípio de muitas maneiras, e através dos seus poderes de ilusão e traição tem atingido as famílias por um grande mal e os prejuízos são inevitáveis sobre a igreja e a sociedade.

FeRRamentas de destRuição

Desde muito tempo a família tem sido alvo de Satanás, que tem usado seus métodos para ludibriar os seus membros, oferecendo drogas, adultério e muito mais. E toda vez que ele consegue ludibriar um membro (pai, mãe ou filho) este necessita de muito apoio e amor da família que deverá se amparar em Deus nesta hora tão difícil.

Imagine como é terrível ter um membro corrompido na família. Um usuário de drogas ou um cônjuge traidor, um processo de divórcio... Estas são as ferramentas que Satanás tem mais usado nos dias atuais.

Faça PaRte do lindo PRojeto

Basta nós nos unirmos e nos preocuparmos mais com a nossa família, assim poderemos alcançar o objetivo que nos mantem seguros em Deus. A bíblia diz, “Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus”. CL. 3.3. Este é o grande segredo para vivermos seguros e jamais frustrados, podendo resgatar os que vivem em situações contrárias, oferecendo-lhes amor e ajuda parar que se recuperem e se estabeleçam na família.

A Bíblia nos diz “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”. Jo. 10.10.

Há semPRe uma esPeRança! Deus sempre tem um plano para restaurar a família. Jesus veio

para desfazer as obra de satanás. A Bíblia diz “Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo”. I Jo. 3. 8.

Se você passa por situações citadas anteriormente, saiba que Deus não quer isso em sua família, e você deve ter cuidado para não perder o controle da situação, pois estamos vivendo em dias difíceis. Lembre-se que Paulo disse em Efésio capítulo. 6.10/11 “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”.

Pedindo inteRvenção divina

“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”. Quando a família entende que esta faltando uma intervenção de Deus, precisa agir rápido. Como

exemplo na falta de perdão, a coisa mais difícil é quem errou ter coragem de pedir perdão, isso é dar lugar a satanás, sendo que a Bíblia nos recomenda “Não deis lugar ao diabo”. Ef. 4.27.

Meus irmãos nunca deixe satanás te ludibriar com coisas vãs. Tenha um vida irrepreensível diante de Deus, isso só vai te fazer bem. Quando leio o Salmo 128 eu vejo tantas promessas, e uma delas é desfrutar das bênçãos materiais “Coma do trabalho da sua mão, e feliz serás”. Outra benção é ter uma mulher frutífera a roda da tua casa. Uma outra benção prometida são as dos filhos como planta de oliveira em roda da tua mesa.

amoR, o vínculo da PeRFeição

“E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição”. Cl. 3.14.Quando uma família é unida nada falta, tem união, tem amor, tem respeito e tem comunicação.Pense nisso que você aqui leu se seja feliz: Família unida em Deus jamais será vencida!

Enviado pelo Pr. Amado Onório Machado, adaptado por Ueligton Cordeiro.

9JUNHO DE 2010 | Folha Atalaia

Deus nos criou e designou o casamento e a fam

ília

como a mais fundamental das relações humanas.

Em nosso mundo de hoje em dia, vemos famílias

atormentadas pelo conflito e arrasadas pela negligência

e o abuso. O divórcio tornou-se uma palavra comum,

significando miséria e dureza para os múltiplos milhões

de suas vítimas. Muitos homens jamais aprenderam

a ser esposos e pais devotados. Muitas mulheres est

ão

fugindo de seus papéis dados por Deus.

Pais que não têm nenhuma ideia de como preparar

seus filhos estão assim perturbados pelo conflito com

seus rebentos rebeldes. Outros simplesmente

abandonam seu dever, deixando filhos sem

qualquer preparação ou provisão.

Para muitas pessoas, hoje em dia, a frase familiar e

confortadora “Lar, Doce Lar” não é mais do que uma

ilusão vazia. Não há nada doce ou seguro num lar onde

há o abuso, a traição e o abandono.

Haverá uma solução? Poderemos evitar tais tragédias

em nossas famílias? P

oderão os casais jovens manter o

brilho do amor e do otimismo décadas depois de fazerem

os votos no casamento? Haverá esperança de

recuperação dos terríveis erros do passado?

A resposta para todas estas perguntas é SIM! As soluções

raramente são fáceis. A construção de lares s

ólidos

não acontece por pura sorte. Somente pelo

retorno ao padrão de Deus.

10 JUNHO DE 2010 | Folha Atalaia

Tarde da Vitória no Templo Sede Bodas de Brilhanteem foCo ComemorAção

<< BATISMO - Batismo de mais 23 vidas no Templo Sede.

A eQuiPe da Tarde da Vitória convida a todos para participar dos cultos realizados às sextas-feiras com início as 14:00 horas na igreja Evangélica Assembleia de Deus no templo sede. Deus tem feito grandes obras através deste trabalho, tem curado enfermidades físicas e espirituais, renovando muitas vidas. Pessoas que chegam desesperadas para participar do trabalho Deus sempre tem uma palavra que toca o profundo destas vidas. Segundo a equipe da Tarde da Vitória esta é a alegria de todos visto que ver Deus

o irmão Mercides e a irmã Hilda, com muita alegria, juntamente com familiares e amigos, em um culto de ações de graças no dia 03 de maio de 2010, comemoraram uma data muito especial, sessenta anos de casados (Bodas de Brilhante). Sessenta anos de estrada palmilhada no andar sublime do amor; sessentas anos de convivência santa, com muitas alegrias e bênçãos.Com a bênção de Deus o casal conta que tiveram sete filhos aos quais ensinaram as leis de Deus. Hoje com 14 netos e 7 bisnetos todos felizes e agradecidos com a vitória dos avós.O Jornal Folha Atalaia esteve no brilhante evento e semelhantemente sente-se agradecido a Deus pela vida do casal e que possam ter muitas vitórias, dando sempre testemunho de amor, o que eles demonstraram com tanto fervor durante toda vida. Parabéns!

no DiA 24 De ABril aconteceu o grande culto de ação de graças pelo aniversário do Pastor Juarez. Estiveram abrilhantando a festa, todos os irmãos que não mediram esforços para poder homenagear esse grande servo de Deus! Contamos também com a presença do Pastor Presidente Silas e sua família, que mais uma vez com a vossa presença tem apoiado suas ovelhas.Não podemos deixar de prestar uma homenagem a nossa querida pastora Cida,

que também acrescentou mais uma flor em seu jardim da existência! Sabemos que és mulher virtuosa, cheia de força, coragem e amor incondicional, pois sempre esta de portas abertas para receber a todos com muito carinho! É por isso que dizemos que por trás de um grande homem, sempre existe uma grande mulher!Essa é uma homenagem do Jornal Folha Atalaia e congregação Vila Alta.

“Viver é acreditar e realizar o impossível.” (Roberto Shinyashiki)

tocando o profundo dos corações e salvando almas é algo sublime. “Somos gratos a Deus por tudo quanto ele tem feito através deste trabalho”.Dirigentes: irmão Januária, irmã Neusa Martins e Pb. Edmilson

11JUNHO DE 2010 | Folha Atalaia

irmã Geralda, 92 anosAniVerSÁrio

<< JD. DOS IPÊS - Igreja e família comemoram, com muita alegria, mais um ano de vida do Pastor Dalmo.

<< CONJUNTO MORIÁ - Adolescentes da Sede homenageiam as mães pelo seu dia.

AConTeCeu no dia 18/05/2010 um grandioso culto em comemoração ao aniversário da irmã Geralda Serafina de Moura que completou 92 anos de idade. Natural de Agua Boa (MG) sendo considerada a mãe mais idosa das Assembléia de Deus de Tangará da Serra.Mãe de 18 filhos a irmã Geralda veio para Mato Grosso na década de 60 e foi para um assentamento rural no interior de Mato Grosso. Em 1966 veio para Tangara sendo uma das pioneiras, lembra ela que quando chegou em Tangará era tudo mato e tinha poucas casas.“Quando eu vim para Mato Grosso fui trabalhar com um senhor evangélico que de tanto ele me evangelizar acabei aceitando a Jesus como meu Salvador, daí em diante Deus fez um trabalho na minha vida. Depois de um tempo abrimos um ponto de culto aqui na Vila Esmeralda, onde tudo era muito difícil, mas Deus nos deu muita força e nunca desanimarmos. Foi quando o Senhor usou uma pessoa e presenteou a igreja com um terreno aonde é o nosso templo hoje.”Ainda com muita alegria e felicidade no coração a irmã Geralda fala da sua satisfação de ver os irmãos na igreja.“A minha maior alegria é ver a igreja lotada de irmãos felizes e presenciar muitas almas se rendendo aos pés do nosso Salvador sabendo que tudo começou aqui na minha casa” Com tanta vontade de viver e uma saúde invejável da um conselho para todas as mães de como ter uma vida de exemplo e dedicação a Deus. “Primeiramente para se ter uma vida saudável é jejuar e orar sempre confiar sempre em Deus porque ele é nosso refugio e fortaleza socorro bem presente na hora da angustia sabendo que Ele é o único que nunca vai nos abandonar”.Com o coração radiante de alegria agradeceu a todos. “Primeiramente agradeço a Deus por nunca me abandonar, depois ao meu pastor e aos irmãos da Vila Esmeralda. Que Deus continue nos abençoando!

ConGreGAção DA VilA AlTA, juntamente com seu pastor Juarez na EBD, cheia de aprendizagem e bênçãos.

no DiA 22 de maio, a igreja do Jd. dos Ipês, juntamente com seu Pastor Dalmo, comemoraram o aniversario do co-pastor Manoel Messias desejando a ele muitas bênçãos.

ConfrATerniZAção dos Jovens da Vila Alta (Grupo Vida) no sítio da irmã Helena.

ComemorAção do dia das mães, organizado pela Escola Dominical e Círculo de Oração da Sede.

“Suba o primeiro degrau com fé. Você não tem que ver toda a escada. Você só precisa dar o primeiro passo.” (Martin Luther King Jr.)

12 JUNHO DE 2010 | Folha Atalaia eSPeCiAl12

umA BoA mãe não é obra do acaso, mas sim uma peça de um grande conjunto de virtudes que deve ter uma mulher que teme ao Senhor. Uma coisa é ser mãe, outra, bem diferente, é ser uma mãe do “tipo de Deus”.

E por que dizemos isso? Porque nenhuma mãe é apenas “mãe”. Ela não tem apenas a função de “dar a luz”. Antes de ser mãe ela é uma mulher, e, como toda mulher.A Mãe segundo o coração de Deus faz parte de um conjunto de uma mulher que teme ao Senhor: Tito 2:3-5;

elA não Tem APenAS umA ou AlGumAS QuAliDADeS:

A boa mãe ama seu marido: respeita e sabe agir com submissão. Provérbios 31:11-12.Ela ama os seus filhos: “Esse amor é do tipo de Deus, e veremos com mais atenção” . é uma mulher “prudente”: Provérbios 14:1.Sabe agir com discernimento, cuidando do que é melhor para todos; ela pensa no marido, depois nos filhos, e, por fim, pensa nela. Não sigamos o péssimo exemplo de Rebeca que pensava apenas em um filho! É uma boa dona de casa,

não inventa desculpas mesmo quando trabalham fora, dona de casa é a expressão correta para uma mulher que sabe que tem uma casa para cuidar; Lembre-se que nem as próprias mulheres perdoam uma companheira que age como uma bonequinha de porcelana e faz do marido um capacho; A Mãe fiel compreende a altura e o valor da posição que Deus lhe deu: Lucas 1:30-31;

Se a mãe não compreender a

altura elevada de sua posição, não poderá dar o valor necessário que este ofício requer.A compreensão de sua alta posição levou Maria, a mãe de Jesus, a “aceitar” incondicionalmente a sua tarefa. Lucas 1:38;Há muitas mães que tem recebido a bênção de ser mãe, isto não quer dizer que aceitam o ofício, talvez por causa de uma gravidez inesperada acabam rejeitando elevada posição ou por não querer ser mãe desprezam seus filhos. Enfim, receberam mas não aceitaram.Maria aceitou prontamente a oportunidade dada por Deus, aceitou verbalmente; aceitou espiritualmente numa oração cheia de fé, glorificando assim a Deus pela bênção recebida, alegrando-se em poder desempenhar tão grande tarefa.Em nossa sociedade será cada vez mais difícil que as mulheres aceitem este papel (ou bênção) tão importante que é ser mãe: Os motivos que leva este papel a ser cada vez mais rejeitado é o profissionalismo, as mulheres

que trabalham pensam primeiro nos seus empregos e por desconhecer a recompensa que esta tarefa pode trazer. Como Maria as mães devem entender claramente que não basta ser mãe é preciso ser uma “boa mãe”, seu primeiro passo foi “apresentá-lo ao Senhor”, consagrando, ou seja, entregando-o aos cuidados de Deus. O primeiro lugar que Maria levou seu filho foi na igreja, hoje às vezes é o último; soube segurá-lo quando era preciso retê-lo e soube soltá-lo quando chegou a hora: A mãe precisa aprender de Deus a “reter” seu filho: Lucas 2:48”“A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe.” Com isso queremos dizer que deve segurá-lo com firmeza, ou seja, guardá-lo em seu poder com bastante firmeza, uma boa mãe saberá dizer “não” com amor quando isto ainda é sua obrigação, a pior coisa que uma mãe pode fazer a um filho pequeno é soltá-lo. A mãe também precisa aprender a soltar seu filho na hora certa: “Segurar não é uma

tarefa fácil, soltar é ainda mais difícil” creio que esta foi a hora mais difícil para Maria; João 2:4; “Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.” Outra tarefa difícil para a mãe mas que é necessária, é aprender a “repartir” seu filho com as outras pessoas, nem todas as mães aprendem isso;Muitos casais acabam se separando porque as mães resolvem achar que ainda mandam nos seus filhos quando esses já tem sua própria família (filhos e esposa), há muitas mães que soltam seus filhos quando deveriam retê-los e querem segurá-los quando deveriam ser soltos.Ter espírito de contentamento é fundamental para moldar o caráter de uma criança; uma mãe descontente pode criar um ladrão, um assassino ou um deprimido.Também cabe a mãe prudente dois saberes: ajudar o filho discretamente. Esta é uma arte em especial, existe muita verdade na frase: “De tanto querer ajudar acaba atrapalhando”.A mãe que não teme a Deus tem sido um desastre, a forma com que se comporta influencia diretamente seus filhos; Ezequiel 16:44 “Eis que todo o que usa de provérbios usará contra ti este provérbio, dizendo: Tal mãe, tal filha.”A Mãe do tipo de Deus, além de ser uma mulher exemplar será “louvada”, pois seu filho será seu discípulo; (Ezequiel 16:44).Será uma “mãe” segundo a vontade de Deus toda mulher que tiver a sabedoria de Maria: Que confessou a Jesus como seu Salvador; Que fez do seu lar um celeiro de “filhos” de Deus;

Resultado: Lucas 11:27; “E aconteceu que, dizendo ele essas coisas, uma mulher dentre a multidão, levantando a voz, lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste!”

“Nenhuma língua é capaz de expressar a força, a beleza e a força de uma mãe”.

A mãe aprovada por Deus é uma mulher que teme ao Senhor.

13JUNHO DE 2010 | Folha Atalaia

CulinÁriA

PouCAS e BoAS

DiCA De leiTurA linK.Com

Cassiane & Jairinho

VoCê SABiA? fAmíliA

...e fez Deus a família rádio Web

eSCu

TAAQ

ui

Ingredientes:

> ½ kg de polvilho doce

> 250 ml de água

> 250 ml de leite

> 150 ml de óleo

> Sal a gosto

> Queijo ralado a gosto

*ovos até dar ponto

de enrolar

Correr risCos

é uma bênção! minha família é uma benção!e que benção, a sua vai ser, também!uma benção! em nome de Jesus, amem!

Como filho quero sempre ser obedienteSer um bom filho aluno e um ótimo crenteir à igreja, ler a bíblia e também orarna escola, aos amiguinhos de Jesus falarAo papai e a mamãe sempre honrarPra que Deus venha abençoar minha família!

e eu sou a mãe que cuida desse larfui chamada por Deus para edificarCom sabedoria, Deus me ensina a educarDos meus filhos e do meu marido eu vou cuidarSe a minha família é uma bençãoA sua também será! oh glória!

e eu sou o pai desta família abençoadafamília igual a sua: com uma vida agitadanão importa o problema que a gente temCom Cristo no barco tudo vai muito bemA minha família é uma benção!

rádio on-line, do irmão José Carlos de Tangará da Serra. Tocando o melhor da música evangélica. Acesse!

Modo de fazer:

> Ferva o óleo, com o leite e a

água. Despeje o polvilho em bacia

junto com o sal. Coloque a água

fervendo em cima e misture bem.

Deixe esfriar, e depois vá quebrando

os ovos e amassando. Coloque o

queijo e amasse para obter uma

massa homogênea. Deixe a massa

descansar um pouco. Enrole

os pães e asse em forno quente.

Não precisa untar a forma.

História:

Quando meu filho Gabriel Phelipe ainda

não sabia falar direito, e

le pediu que

fizesse pão de queijo. e até hoje é um

dos aperitivos mais apreciados por ele,

e por vários familiares e

amigos meus.

maria José da Silva Costa

regente do Conjunto em-Gedi – Sede

Um verdadeiro manual para homens e mulheres que desejam uma família moralmente saudável. Inteiramente baseado na Bíblia, ensina os deveres do marido, da esposa e dos filhos; ele descreve o papel da família no plano divino, define o que é casamento e muito mais.

Estevam Ângelo de Souza

Rir é correr risco de parecer tolo.Chorar é correr o risco de parecer sentimental.Estender a mão é correr o risco de se envolver.Expor seus sentimentos é correr o risco de mostrar seu verdadeiro eu.Defender seus sonhos e idéias diante da multidão é correr o risco de perder as pessoas.Amar é correr o risco de não ser correspondido.Viver é correr o risco de morrer.Confiar é correr o risco de se decepcionar.Tentar é correr o risco de fracassar.Mas os riscos devem ser corridos, porque o maior perigo é não arriscar nada.Há pessoas que não correm nenhum risco, não fazem nada, não têm nada e não são nada.Elas podem até evitar sofrimentos e desilusões, mas elas não conseguem nada, não sentem nada, não mudam, não crescem, não amam, não vivem.Acorrentadas por suas atitudes, elas viram escravas, privam-se de sua liberdade.Somente a pessoa que corre riscos é livre!

Seneca | orador romano

PoR que da costela? E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. (Gênesis 2:22) Que a mulher foi formada da costela creio que você já sabia. Mas você sabe qual a função da costela no corpo humano?As costelas ajudam a proteger os órgãos internos, como o coração, pulmão, rins, baço... Elas também ajudam na respiração, auxiliando os movimentos respiratórios. Sem elas nosso organismo seria muito frágil, uma pancada forte na região onde se localizam poderia ser fatal, pois a probabilidade de se atingir e danificar um órgão vital seria bem maior.

www.dboafm.com

“A mão que move o berço é a mão que move o mundo”. (W.S. Ross)

14 JUNHO DE 2010 | Folha Atalaia AnÁliSe BíBliCA14

Celso Carlos de SiqueiraPastor da Congregação da Vila Esmeralda do Campo de Tangará da Serra

estudamos no capitulo 6 do apocalipse, nos versos 9 a 11, as visões de João referente ao que ele viu acontecendo no céu. Já nos versículos 12 a 17 quando o Cordeiro abre o sexto selo, o cenário visto por João, é transportado novamente para o mundo físico e ele vê algo terrível acontecendo na terra. os julgamentos vistos nos versos anteriores deste capítulo foram designados a áreas especificas porem, neste ultimo, sua abrangência é universal. o pavor tomará conta de todos ao ver a terra tremendo em toda parte do universo ao mesmo tempo. mas a graça de Deus tornou a igreja peculiar para ele e não permitirá que os seus santos estejam entre os que participarão de tamanho mal.

Ehavendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o

sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como san-gue. (Ap 06. 12)

Todo o universo criado por Deus e toda a sua plenitude será abalado com os horrores deste grande juízo que será derramado sobre a terra. A ira de Deus será derramada de tal maneira que até mesmo os elementos do universo serão envolvidos. O profeta Isaias profetizou no capitulo 34 versos 1 a 4 enuncian-do os horrores deste juízo, que é se-melhante àquele momento dramático em que o juiz assentado no tribunal pede ao réu para se levantar e receber sua sentença. Assim dizia o profeta; “Chegai-vos, nações, para ouvir; e vós, povos, escutai; ouça a terra, e a sua plenitude,... Porque a indignação do Senhor está sobre todas as nações,... Ele as destruiu totalmente, entregou--as à matança. E os mortos serão arre-messados, e do seu corpo subirá o mau cheiro... E todo o exército dos céus se gastará, e os céus se enrolarão como um livro, e todo o seu exército cairá como cai a folha da vide e como cai o figo da figueira.” Esta é uma nítida descrição do julgamento universal. O

Senhor lançará a sua ira contra as hostis nações, tendo o horrível resultado com mortes e derramamento de sangue ge-neralizado, nem mesmo os elementos do universo escaparão.

Há alguns interpretes da bíblia que tendem a tomar estes acontecimentos como meros símbolos da decadência mo-ral e espiritual que marcará os últimos tempos. Porem eu os vejo, assim como os eventos narrados nas aberturas dos outros selos, como sendo eventos literais, portanto os flagelos vistos por João na abertura do sexto selo também são reais.

E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte.(Ap. 06. 13)

Estes fenômenos no céu, são segui-dos por terríveis mudanças na topogra-fia do planeta, são efeitos ocasionados pelo grande terremoto anunciado no versículo 12. Toda a terra será envolvida por catástrofe, acontecimento súbito de conseqüências trágicas e calamitosas. As estrelas que cairão do céu são estre-las cadentes e meteoros e não as estrelas fixas, segundo o pensamento de várias escolas de interpretação escatológicas.

E o céu retirou-se como um livro

que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos do seu lugar. (Ap. 06. 14)Este texto não significa a extinção do céu e da terra, mais tarde eles são atin-gidos por outras catástrofes e mudanças na superfície da terra “e todos os mon-tes e ilhas foram removidos do seu lu-gar”. Mais tarde, outra mudança geo-física ocorrerá no globo terrestre, como podemos ver em Ap. 16.20 Zc. 14: 4 – 10. Outras mudanças maiores ainda ocorrerão na implantação do Milênio conforme esta escrito em Isaias 2 ver-so 2 e 35 verso 6, estes fatos são literais conforme abordados.

E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo servo, e todo livre se escon-deram nas cavernas e nas rochas das montanhas e diziam aos mon-tes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono e da ira do Cordeiro, porque é vindo o gran-de Dia da sua ira; e quem poderá subsistir?(Ap. 06. 15-17).Nos versículos 15 a 17 percebemos que todos os seres humanos tantos grande como os pequenos reconhecerão quem é Jesus e ficarão aterrorizados diante da

grande visão daquEle que esta assenta-do sobre o trono e do Cordeiro. Pedirão a morte invocando as montanhas que caiam sobre eles querendo escapar e não enfrentar o julgamento do cordeiro. Este quadro tão intenso não amedronta os crentes, pois para estes o Cordeiro é um amável Salvador. Mas para as sete classes de homens mencionados no ver-sículo 15 que não possuíram um reve-rente temor de Deus, mas arrogante-mente ostentavam sua descrença a Deus e ao seu filho Jesus, descobrirá que es-tavam errados, mas, tarde demais. Os desobedientes a palavra de Deus te-rão que enfrentar a ira divina, pois já passou a oportunidade e não a terão mais. Porem, aqueles que pertencem ao Cordeiro estarão vivendo momentos de grande alegria, pois enquanto os ímpios perecem diante da ira do que está as-sentado no trono, os crentes em Cristo estarão sendo galardoados e não casti-gados. Meu irmão você está em Cristo, à palavra de Cristo esta em seu viver? Se assim for não precisa temer os horrores dos dias finais. Mas aguarda-o com ou-sadia. Porem caso contrário é tempo de concerto, a salvação é já! É agora!

O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução. (Prov.1:7)

15JUNHO DE 2010 | Folha Atalaia

reCADoS

DiAriAmenTe no TemPlo SeDe - CenTro

Templo Sede - rua Antônio José da Silva, 472-W Centro. Tangará da Serra

Aconselhamentos, orações e orientações.Das 08 às 12h | 14 às 17h

ConViTe

murAl

CaÇaPaLaVrAs

mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente

pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem

parcialidade, e sem hipocrisia.Tiago 3:17

>> Ueligton e família parabeniza Priscila Alves Cordeiro pela passagem do seu aniversário no dia 01 de maio.

>> A família Cordeiro agradece a Deus pelo primeiro ano de vida da Sabrina.

>> Wélica Duarte parabeniza Débora, Janderson e Halina pelos seus aniversários (dias 20, 06 e 23 de Abril).Deus vos abençoe sempre! Tudo de bom.

>> Débora Duarte parabeniza sua prima Wélica pelo seu aniversário, dia 12 de Abril. Felicidades!

>> De: Jornal Folha AtalaiaParabeniza a colaboradora Wélica pela passagem de seu aniver-sário no dia 12/04/2010 e a todos os aniversariantes do mês.

>> A Jovem Camila e família parabeniza o jovem Deivi-som pela passagem do seu aniversário.

>> A Secretaria Geral da IEAD solicita a colaboração de todos os membros para preencherem as fichas de recadastra-mento, tendo em vista que estamos atualizando os dados do sistema e oportunamente emitindo novas credenciais. A ficha pode ser emitida pelo secretário da congregação na secretaria do Templo Sede.

Solidaridade não é dar o que me sobra, é dar o que me falta.(enviada por Carlos Morales)