folder seminário 4d 2012

44
EDIÇÃO 3 • 2011 www.racional.com Racional em 4 Dimensões

Upload: mundo-sa-comunicacao

Post on 15-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Folder interno Racional Engenharia 2011/2012

TRANSCRIPT

Page 1: Folder Seminário 4D 2012

ED

IÇÃ

O 3

• 2

011

ww

w.r

acio

na

l.co

mR

acio

nal e

m 4

Dim

en

es

Page 2: Folder Seminário 4D 2012
Page 3: Folder Seminário 4D 2012
Page 4: Folder Seminário 4D 2012

Polo Shopping Indaiatuba - Indaiatuba - SP

Page 5: Folder Seminário 4D 2012

Introdução

Quem somos? 2Um breve resumo da nossa história 3

Fundamentos Visão 6Missão 6Princípios 6

Áreas de NegócioEngenharia e Construção 8Portfólio Imobiliário 9Segmentação de Mercado 12

Formulação EstratégicaPlanejamento Estratégico 14Dimensões Estratégicas 15

Modelo de GestãoEstrutura Organizacional 18Comitês de Gestão 21Fóruns de Alinhamento 21Modelo de Gestão de Contratos 23

Planos e Programasde Gestão EmpresarialPlano Estratégico de Educação Corporativa 28Plano Estratégico de Sustentabilidade 30 Programa de Gestão do Conhecimento 34Plano Diretor de Telecomunicações e Informática 36

Page 6: Folder Seminário 4D 2012

Shopping Iguatemi Alphaville - Barueri - SP1

Page 7: Folder Seminário 4D 2012

Introdução

Somos pessoas que transformam ideias em projetos. E projetos em realidade.

Somos profi ssionais reunidos em torno de uma marca que, há quatro décadas, dava os primeiros passos na cidade de São Paulo. Era dezembro de 1971 quando a Racional Engenharia nasceu com o propósito de ser uma empresa de Engenharia e Construção Civil com desejo, talento e força para atuar em todo o território nacional.

Nossa vontade de ampliar horizontes nos levou a marcar presença em diversos segmentos essencial-mente do mercado privado B2B (business to business). E nossa coragem em empreender nos ensinou a encarar cada obra como um novo desafi o, com características próprias, riscos e oportunidades úni-cas, prestando serviços com total orientação para cada um de nossos clientes.

Mas é com os olhos voltados para o atendimento das necessidades e para a superação das expec-tativas do mercado que cada um de nós constrói muito mais do que obras. Hoje colecionamos rela-cionamentos e histórias de sucesso que fortalecem os alicerces de muitas outras décadas de um crescimento sustentável.

Quem somos?

2

Page 8: Folder Seminário 4D 2012

Um breve

resumo da nossa

história

Anos 1970

Primeira fase de atuação na qual nos dedicamos à ativida-de de construção com enfo-que no segmento industrial.

Implementamos a proposta inovadora de racionalização de processos construtivos e nos tornamos referência pelo então inédito modelo de pré-fabrica-ção de estruturas em concreto, produzidas no próprio canteiro de obra.

Anos 1980

Crises no mercado internacio-nal de petróleo levam as in-dústrias a cederem espaço a outros segmentos: shopping centers, redes de varejo e empreendimentos hoteleiros, hospitalares e corporativos. É aí que mostramos nossa ca-pacidade de diversifi car nossa atuação.

Incorporamos novas tecnolo-gias, bem como aperfeiçoa-mos a coordenação e a inte-gração de projetos executivos.

A história foi, ao mesmo tem-po, severa e generosa. Mesmo em momentos de turbulência política e econômica, ela nos deu oportunidades de sermos protagonistas em importantes capítulos do desenvolvimento do país:

3

Page 9: Folder Seminário 4D 2012

Anos 2000

Passamos a oferecer maiores garantias de desempenho com o serviço de Pré-construção.

Nos dedicamos a uma fase de maior terceirização de mão de obra e, por outro lado, de maior complexidade na gestão de riscos.

Período marcado pela consti-tuição do nosso Portfólio Imo-biliário, com a construção e operação de empreendimen-tos próprios.

Momento atual

Vivemos um ciclo de cresci-mento econômico, superação de desafi os tecnológicos e lo-gísticos, cumprimento de pra-zos exíguos e concretização de projetos cada vez mais com-plexos, onde as palavras-chave são desempenho e soluções inovadoras e sustentáveis.

Anos 1990

Uma forte estagnação do setor de construção nos leva a intro-duzir, com pioneirismo, concei-tos como Engenharia de Valor, gestão integrada de custos e a inédita modalidade “Preço Má-ximo Garantido”.

Marcamos presença em seto-res de varejo e shopping centers, mas mantemos nossa atuação no segmento industrial.

4

Page 10: Folder Seminário 4D 2012

CEDAE - Rio de Janeiro - RJ5

Page 11: Folder Seminário 4D 2012

Fundamentos

Ao longo dos 40 anos da nossa trajetória, uma cultura empresarial própria tem, silenciosamente, nos go-vernado. Isso foi o que possibilitou dar forma e conteúdo aos nossos Fundamentos, resultado de todo um compartilhamento de experiências e de intensos relacionamentos vividos desde nossa fundação.Nossos Fundamentos são representados pela nossa Visão, Missão e Princípios. São eles a demonstração máxima de nossa cultura e jeito único de ser. Eles não devem ser percebidos como regras ou dogmas rígidos, mas como propostas para o compartilha-mento de um sistema lógico de pensamento. Quando várias pessoas se reúnem para um objetivo comum é essencial que sejam explicitadas as bases com as quais essa missão se fundamenta. Em 2011, fi zemos uma releitura de nossos Princípios de forma a apresentá-los no formato de atitudes que estão presentes no nosso dia a dia. Essa nova leitura não exclui a essência da nossa declaração anterior de Princípios. Pelo contrário, deixa claro como eles se materializam na realidade diária de cada colaborador. Além disso, a nova declaração de Princípios está totalmente alinhada com as atitudes que compõem o Modelo de Liderança da Racional.

Visão Ser a marca de maior confi abilidade em seu mercado.

MissãoConstruir edifi cações e gerenciar empreendimentos com alto desempenho.

Princípios

EngajamentoAtuamos alinhados com nossos Fundamentos e comprometidos com os rumos do negócio.

Desenvolvimento de pessoasBuscamos desenvolvimento contínuo para o alto desempenho, estimulando o espírito de equipe e res-peitando a diversidade. Assumimos responsabilidades, confi amos uns nos outros e superamos desafi os.

Visão sistêmicaReconhecemos a interdependência entre pessoas e processos e consideramos as implicações de curto, médio e longo prazos de todas as nossas ações.

InovaçãoCriamos um ambiente de aprendizagem propício à inovação. Promovemos continuamente a melhoria dos processos para garantir seu alto desempenho e confi abilidade.

Foco em resultadosAsseguramos a entrega de resultados com adição de valor ao cliente, à Marca e aos demais públicos com os quais nos relacionamos, transformando continuamente o conhecimento em soluções.

6

Page 12: Folder Seminário 4D 2012

Universidade Mackenzie - Campinas - SP7

Page 13: Folder Seminário 4D 2012

Defi nimos nossa atuação em três grandes Áreas de Negócio, que se complementam e mantêm alta sinergia na sua atuação: Engenharia, Construção e Portfólio Imobiliário.

Áreas de Negócio

Engenharia

Engenharia e Construção

Desenvolvemos uma visão integrada de Engenharia e Construção para oferecer soluções completas e customizadas.

Engenharia

Ampliamos nossa atuação para o gerenciamento de Projetos, buscando a melhor relação custo X valor na construção.Através do serviço de Pré-construção, pensamos soluções de engenharia que permitem aos nossos clien-tes uma melhor avaliação de riscos, redução de incertezas e de custos, além de proporcionar maior se-gurança nas tomadas de decisão. Afi nal, um novo empreendimento começa com algumas dúvidas, que devem ser bem avaliadas para garantir sua viabilidade.

Normalmente, o serviço de Pré-construção leva em consideração: Validação de Diretrizes do Projeto. Estudos de Sustentabilidade. Projetos Preliminares e Análises de Construtibilidade. Engenharia de Valor. Licenciamentos. Planejamento de Prazos e Custos. Formação de Preço.

Construção

Na Construção atuamos, de forma completa, como protagonistas da implantação de um empreendimento, seja atuando na fase de Pré-construção ou trabalhando a partir de projetos pré-estabelecidos, incluindo validação, estudos de Engenharia de Valor, desembaraço junto aos órgãos públicos/concessionárias e toda a assistência pós-obra e start-up das instalações.

8

Page 14: Folder Seminário 4D 2012

Portfólio Imobiliário

Nosso Portfólio Imobiliário representa a diversifi cação dos nossos negócios e complementa as operações de Engenharia e Construção. Além de conceber e construir, assumimos a administração dos empreendimentos, colocando-os à dispo-sição do mercado.Nos últimos anos, esse modelo vem se consolidando como uma importante área, capaz de gerar conhe-cimento e favorecer a criação de novas oportunidades em vários modelos de parcerias, agregando alta rentabilidade, geração de caixa e contratos de longo prazo nos segmentos de logística, eventos e edifícios corporativos.

Empreendimentos que compõem o nosso Portfólio Imobiliário:

EMPREENDIMENTO CARACTERÍSTICA LOCALIZAÇÃO STATUS Centro Empresarial RioCidadeNovaCentro de Convenções SulAmérica Centro de Convenções Rio de Janeiro Em operaçãoTorre Norte Edifício Corporativo Rio de Janeiro Em operaçãoTorre Sul Edifício Corporativo Rio de Janeiro Em operação Parques LogísticosCenteranel Raposo Parque Logístico São Paulo Em operaçãoCenteranel Viracopos Parque Logístico Indaiatuba Desenvolvimento de Projeto (base:2011)

9

Page 15: Folder Seminário 4D 2012

Centro Empresarial RioCidadeNova

O complexo contempla um centro de convenções, dois edifícios corporativos e ainda um prédio histórico tombado. Oferece uma excelente opção de locação de espaços inteligentes na região central da cidade do Rio de Janeiro.

Centro de Convenções SulAméricaEdifi cação com área construída de 24.000 m². Está localizado no Rio de Janeiro (RJ) e encontra-se em ope-ração desde 2007. O empreendimento possui capacidade para atender até 6 mil pessoas, destinando-se à realização de eventos corporativos, comemorações, feiras, exposições e demais atividades comerciais e promocionais.Destaca-se pela modernidade das instalações, localização privilegiada e completa infraestrutura de ser-viços.

Edifícios Corporativos Torre Norte e Torre SulAnexos ao Centro de Convenções SulAmérica.Torre Norte, com 23.500 m² de área construída. Entregue em abril de 2009, é ocupada integralmente pela SulAmérica, que transferiu para o empreendimento sua sede local.Torre Sul, com 11.000 m² de área construída. Ocupada por quatro empresas de grande representatividade nacional.

Centeranel RaposoEste é o primeiro dos Centros Logísticos que leva a marca Centeranel. São projetos inteligentes, com um novo conceito em centros de distribuição e prestação de serviços premium, concebidos para fazerem parte do supply chain de diversas empresas do setor produtivo e de distribuição. Esse empreendimento está lo-calizado no entroncamento entre o Rodoanel Governador Mário Covas e a Rodovia Raposo Tavares, no limi-te do município de São Paulo, o maior centro consumidor do país. O projeto é composto por três blocos de galpões modulares, portaria, restaurante, área para eventos e convenções e edifício de serviços comparti-lhados. Sua fl exibilidade torna-o ainda mais interessante, uma vez que é capaz de comportar operações que demandem de 1.700 m² até 50.000 m² de área de armazenagem, totalizando 105.000 m² de área locável.

Centeranel Viracopos

Nosso próximo investimento na categoria será em um terreno situado na região de Campinas, próxi-mo ao Aeroporto de Viracopos. Os estudos para este empreendimento, com todos os seus projetos e detalhes, ainda estão em desenvolvimento. Vale ressaltar que o segmento logístico é a nossa principal aposta na Gestão de Portfólio, que enfoca não apenas a construção dos empreendimentos, mas também o desenvolvimento de uma gestão inteligente após o período de construção.

10

Page 16: Folder Seminário 4D 2012

Centeranel Raposo - São Paulo - SP11

Page 17: Folder Seminário 4D 2012

Segmentação de Mercado

Em quatro décadas de atuação, somamos mais de 500 obras e 7 milhões de metros quadrados construí-dos em oito segmentos.

IndustrialDesde sua fundação, nossa Marca está associada a projetos complexos de plantas industriais em diversos estados. Foi neste segmento que marcamos nosso posicionamento de empresa inovadora logo na primeira década de atuação.

Edifi cações de Missão CríticaObras de alta confi abilidade como call centers, data centers, estações de fi bra ótica e fábricas de semicon-dutores, que requerem elevados níveis de solidez, segurança física e grande índice de redundância, estão entre as nossas especialidades.

Shopping Centers e VarejoSomos referência nesse segmento, decorrência direta da superação de desafi os logísticos e prazos exí-guos de implantação deste tipo de obra.

SaúdeNovamente somos referência no segmento de Saúde, com know-how reconhecido na construção de em-preendimentos hospitalares de grande complexidade.

Hotéis e ResortsAcomodações para hospedagem de alto luxo, com elevado padrão de acabamento, também fazem parte dos mercados nos quais atuamos.

LogísticaNossa atuação é crescente nesse segmento, por meio do conhecimento e prática obtidos a partir da realiza-ção de diversas obras em localidades distintas.

CorporativoNo ramo de edifi cações corporativas, executamos obras arrojadas e de grande complexidade técnica nas principais cidades do Brasil.

Educação e Cultura Estamos presentes também em projetos de construção, restauração e revitalização de espaços culturais e educacionais.

12

Page 18: Folder Seminário 4D 2012

Centro Empresarial RioCidadeNova - Rio de Janeiro - RJ13

Page 19: Folder Seminário 4D 2012

Formulação Estratégica

Planejamento Estratégico

A formulação da nossa estratégia é bastante dinâmica, pois considera múltiplas variáveis internas e externas, algumas com alto nível de complexidade.Esse processo, contínuo e estruturado, é inspirado nas discussões e nos debates semanais que acon-tecem nas reuniões do Comitê Diretor (veja a seção “Comitês de Gestão”), e traça as diretrizes que orientam os rumos que vamos seguir. Na sua essência estão nossos Fundamentos, que orientam nossas ações gerenciais para a realização plena de nossa Missão.

Para organizar e estruturar nossa estratégia, traçamos um mapa, composto por diversos objetivos dis-postos nas nossas quatro Dimensões Estratégicas, melhor detalhadas a seguir.Esse nosso Mapa Estratégico é revisado ao fi nal de cada ano, quando novos objetivos e metas corpo-rativas são traçados para o ano seguinte e, assim, sucessivamente, num permanente ciclo de Planeja-mento, Execução, Controle e Ação Corretiva (PDCA).

14

Page 20: Folder Seminário 4D 2012

PotencialHumano

GovernançaCorporativa

Conhecimento

DimensõesEstratégicas

Dimensões Estratégicas

Nosso modelo de gestão empresarial é inspirado na metodologia do Balanced Scorecard (BSC), cujo con-ceito é equilibrar o desempenho geral e os resultados alcançados, além da dimensão econômico-fi nanceira. Desta forma, colocamos em perspectiva nosso olhar no longo prazo na realização de nossos negócios, tendo em vista a sustentabilidade e a nossa perpetuação. São quatro as Dimensões Estratégicas que nos orientam como uma bússola em cada plano de ação:

15

Page 21: Folder Seminário 4D 2012

Governança Corporativa

É o sistema pelo qual somos dirigidos e monitorados, comprometendo toda a organização, envolvendo práticas relacionadas à gestão, transparência e equidade. Sua fi nalidade é aumentar o valor da empre-sa, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua evolução e perenidade.

Marca

A Marca RACIONAL é nosso principal ativo. Ela é percebida como garantia de confi abilidade, desempenho e valor e refl ete o comprometimento da empresa com os públicos com os quais se relaciona através da pro-moção do desenvolvimento sustentável, buscando o equilíbrio de fatores sociais, ambientais e econômicos em todas as suas decisões.

Conhecimento

Para a Racional, a essência do conhecimento está na sua efetiva aplicação. Seus principais compromis-sos estão na dinâmica de inovação, na excelência de desempenho e no devido gerenciamento de riscos e oportunidades. A Gestão do Conhecimento deve ser um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na produção, organização e acessibilidade de conteúdo.

Potencial Humano

O alto desempenho e a confi abilidade da organização são resultados de um conjunto de relações humanas de qualidade. Esta dimensão estratégica trata do reconhecimento do valor dessas relações através da identifi cação e do desenvolvimento do potencial de cada colaborador, bem como da promo-ção de clima organizacional que estimule a sua interação e sinergia.

16

Page 22: Folder Seminário 4D 2012

Shopping Iguatemi Alphaville - Barueri - SPphaville - Barueeeppg17

Page 23: Folder Seminário 4D 2012

Estrutura Organizacional Nossa proposta de valor é estabelecida através de três Áreas de Negócio com forte sinergia entre si: Engenharia, Construção e Portfólio Imobiliário (veja a seção “Áreas de Negócio”).Considerando a natureza e a especifi cidade de cada Área de Negócio e com o objetivo de obter maior disciplina nos processos de gestão, desenhamos a seguinte estrutura organizacional em torno de uma estratégia única:

As Áreas de Negócio Engenharia e Construção são desenvolvidas pela Racional Engenharia e a Área de Negócio Portfólio Imobiliário, pela Racional Empreendimentos.

a. Racional Participações Modelo Nuclear

A estrutura da Racional Participações é representada por um modelo nuclear corporativo, cujo propósito é estimular a visão sistêmica das duas empresas a ela ligadas. Seus Núcleos orbitam ao redor do Núcleo Integrador, tornando mais ágeis o fl uxo de informações e o pro-cesso decisório.

Modelo de Gestão

18

Page 24: Folder Seminário 4D 2012

b. Racional Engenharia (Núcleos e Obras) Organograma Funcional

Modelo Básico de Gestão de Contratos

Vice-Presidência

19

Page 25: Folder Seminário 4D 2012

c. Racional Empreendimentos Organograma Funcional

Presidência

Núcleo de Gestãode Portfólio

(GPO)

Gestão dePropriedades

Ad

min

istr

açã

o

Ad

min

istr

açã

o

Co

nd

om

ínio

(Serv

iço

s/In

stala

ções)

Operações,Feiras e EventosDesenvolvimento

Co

nsu

lto

ria,

Ava

liaçã

oe P

esq

uis

a (

CA

P)

Pro

jeto

s

Imp

lan

taçã

o

Gerenciamentode Instalações Assessoria

Co

merc

ial

Serv

iço

s

Faci

liti

es

ServiçosCompartilhadoscom a Racional

Engenharia

- Administração e Finanças- Desenvolvimento Organizacional- Comunicação e Sustentabilidade

20

Page 26: Folder Seminário 4D 2012

Comitês de Gestão

Os Comitês de Gestão são reuniões do Grupo Executivo da Racional com o objetivo de promover o compartilhamento de informações para a tomada de decisões coletivas, de forma a garantir a prática da interdependência.

CD - Comitê DiretorO Comitê Diretor é o grupo de trabalho responsável por estruturar e propor as diretrizes estratégicas no mé-dio e longo prazos para os negócios de Engenharia e Construção. Cabe a ele estabelecer metas anuais para todos os Núcleos, avaliando o seu cumprimento e deliberando, quando necessário, sobre as ações propostas pelos demais Comitês de Gestão.

COMIN - Comitê de InvestimentosComo o nome sugere, este Comitê analisa e defi ne nossas políticas de investimentos nos projetos incorpo-rados ao Portfólio Imobiliário. Ele avalia seu desempenho sob a ótica do investidor e propõe os critérios de disciplina fi nanceira, liquidez e rentabilidade que nortearão os projetos.

CODE - Comitê de Desenvolvimento de NegóciosEste Comitê reúne-se semanalmente e constitui um espaço para avaliação de oportunidades de mercado e perspectivas econômicas futuras, além de permitir a troca de informações sobre potenciais clientes e con-correntes. Trata também das estratégias de desenvolvimento de novos negócios, analisando seus riscos e seu potencial de geração de valor.

COPE - Comitê Operacional Tem por objetivo a troca, a avaliação e a proposição de políticas e processos relacionados às nossas questões operacionais. Sua periodicidade mínima é quinzenal.

CORE - Comitê de Recursos Estratégicos Seu objetivo é ser um espaço para a troca de experiências e avaliação de propostas sobre todos os assuntos relativos às nossas políticas e ações de Desenvolvimento Humano, Comunicação, Sustentabilidade e Tecno-logia da Informação. Sua periodicidade é mensal.

Fóruns de Alinhamento

Os Fóruns de Alinhamento são espaços criados para discussão e disseminação de conteúdo estratégico entre as lideranças e suas equipes. Eles têm o objetivo de garantir que as decisões sejam tomadas de maneira integrada e abrangente, considerando seus confl itos e os diversos pontos de vista. Deve servir como canal de divulgação e retroalimentação das nossas estratégias.

Seminário de Integração É um evento anual que conta com a presença de todos os colaboradores. Tem como objetivos pro-mover a integração entre as pessoas que participam diretamente dos nossos negócios, compartilhar a evolução do Modelo de Gestão, divulgar as nossas principais estratégias e abrir espaço para dis-cussão, proposições e dúvidas.

21

Page 27: Folder Seminário 4D 2012

Workshop de Gestão EstratégicaEste evento tem como objetivo aprofundar as discussões em relação à nossa estratégia com o grupo de líderes, assim como colher a contribuição dos mesmos para a criação de novos Programas de Gestão e a melhoria continuada dos já existentes. Sua periodicidade é anual.

RAE Executiva - Reuniões de Alinhamento Estratégicocom o Grupo ExecutivoEvento que ocorre três a quatro vezes por ano, com a presença de todo o Grupo Executivo. Tem como objetivo compartilhar novas ideias, gerando um espaço de discussão e alinhamento desse gru-po com as nossas principais estratégias. É um importante canal para introdução de novas propostas e discussão sobre o momento e suas circunstâncias.

RAE Equipes - Reuniões de Alinhamento Estratégico com as Equipes São espaços dedicados ao encontro das equipes com o seu líder, onde o foco são assuntos fora do campo operacional. Tem como objetivos a melhoria do clima de trabalho e do relacionamento da equipe, por meio da resolução de confl itos, troca de ideias, esclarecimento de dúvidas e difusão das estratégias empresa-riais. Estes encontros têm a participação de Eloisa Elena como facilitadora e acontecem em média a cada quatro meses nas obras e seis no EC.

Reunião de ResultadosEssa reunião tem como objetivos aferir resultados econômicos e financeiros de cada contrato em andamento e avaliar os riscos e oportunidades dos negócios de Engenharia e Construção. A sua periodicidade é mensal.

RECON - Reunião de Confi guração de ContratoA RECON representa o momento de introdução do gestor de engenharia (GEN) e/ou do gestor de contratos (GCO) ao novo negócio, que será conduzido por ele(s) a partir de então. Nessa reunião, o gestor de desenvolvimento de negócios (DDN) apresenta o cliente e seu foco, além de compartilhar as principais características do contrato e os riscos e as oportunidades dele decorrentes. O objetivo é informar todos os envolvidos sobre a proposta de valor para este contrato, além das metas de resultados a serem atingidas pela equipe da obra durante sua execução.

RAO - Reunião de Alinhamento de ObraEssa reunião tem como objetivo a discussão de assuntos operacionais relacionados ao dia a dia da obra, além de ser um espaço para monitoramento das metas de resultados definidas para o contra-to, avaliação das dificuldades e proposição de ações corretivas para o seu atingimento. Trata-se de um fórum coordenado pelo gerente ou coordenador da obra e conta com a participação de toda a equipe. Sua periodicidade é semanal ou quinzenal, dependendo da necessidade.

REFIN - Reunião de Finalização de ContratoEste encontro é realizado ao final de cada contrato e tem como objetivo discutir os principais apren-dizados obtidos a partir da experiência vivenciada. Por intermédio da troca de informações sobre os erros e acertos ao longo do contrato, é possível disseminar e institucionalizar tal conhecimento, de forma a propiciar um aprendizado organizacional. Na REFIN, também ocorre a avaliação em relação ao atendimento à proposta de valor e ao atingimento das metas de resultados. Os participantesdevem ser os mesmos da RECON.

22

Page 28: Folder Seminário 4D 2012

Modelo de Gestão de Contratos

Uma breve reflexão sobre a essência de nossa atividade nas três Áreas de Negócio nos leva a uma conclusão: somos uma empresa que trabalha com o gerenciamento de Projetos. Quando usamos este termo, não estamos nos referindo aos projetos arquitetônicos ou de engenharia, tão familiares dentro do contexto de nosso mercado de atuação, mas sim a um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Nessa ótica, as principais características de um projeto são:

Temporário, ou seja, possui início e fi m defi nidos. Planejado, executado e controlado. Entrega produtos, serviços ou resultados exclusivos. Desenvolvido em etapas, considerando uma elaboração progressiva. Realizado por pessoas. Dispõe de recursos limitados.

Nessa perspectiva, o gerenciamento de Projetos pode ser entendido como a aplicação de conhe-cimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos, num certo prazo, com um certo custo e qualidade, através da mobilização de recursos técnicos e humanos.

Para nós, esse deve ser um processo contínuo e estruturado, que contemple as fases de planeja-mento, execução, monitoramento e ação corretiva.

Essa metodologia, customizada para a nossa realidade, passou a ser adotada em 2011 como o Mo-delo de Gestão de Contratos da Racional.

O processo se inicia durante a RECON (Reunião de Configuração de Contrato), onde o gestor de de-senvolvimento de negócios (DDN) introduz o gestor de engenharia (GEN) e/ou o gestor de contratos (GCO) ao novo negócio. Neste momento, é apresentado o Termo de Abertura do Contrato, contendo as principais características do cliente e do contrato, além de seus principais riscos e oportunidades. Após esta etapa de contextualização dos envolvidos em relação ao novo empreendimento, é apresentada a nossa proposta de valor para este contrato, ou seja, como entendemos que poderemos gerar valor para aquele cliente de acordo com suas expectativas. Essa proposta de valor deve ser o norte para todas as tomadas de decisão durante a execução do contrato. Para fi nalizar a reunião, são apresentadas as metas de resultados esperados em relação ao contrato e que deverão ser desdobradas e atingidas pela equipe da obra. Essas metas são classifi cadas dentro das nossas quatro Dimensões Estratégicas, de forma a explicitar como cada projeto deve contribuir para o atendimento de nossa estratégia empresarial.

Após a RECON, o gestor de contratos (GCO) e o gerente ou coordenador da obra apresentam aos mesmos participantes da RECON, o Plano de Gerenciamento do Contrato. Este Plano nada mais é do que o planeja-mento de como eles pretendem atender à proposta de valor e atingir as metas de resultados defi nidas para o contrato, sempre baseados em nossos Fundamentos. Para isso, será necessária a defi nição da equipe para a execução da obra, o mapeamento dos processos críticos do PRqd que precisarão ser executados para garantir o alto desempenho do contrato, além de outras variáveis que precisarão ser bem planejadas e

23

Page 29: Folder Seminário 4D 2012

monitoradas para o sucesso do empreendimento. Este documento também deverá conter uma proposta de desdobramento das metas de resultados para toda a equipe envolvida, considerando os quatro Módulos de Gestão da Obra: Administração, SGO, Engenharia e Construção.

Modelo de Gestão de Contratos (Pirâmide)

Plano de Gerenciamento do Contrato

Esta primeira etapa, onde são elaborados o Termo de Abertura do Contrato e o Plano de Gerenciamento do Contrato, pode ser entendida como a fase de planejamento do projeto. Uma vez realizada, passamos para as fases de execução, monitoramento e ação corretiva, que acontecem de forma contínua e simultânea durante todo o período de execução da obra. Nas RAOs (Reuniões de Alinhamento de Obra), são discutidos os assun-tos operacionais do cotidiano da obra, assim como realizados o monitoramento das metas de resultados, a avaliação das principais difi culdades e a proposição de ações corretivas para o seu atingimento.

Ao fi nal do contrato, é realizada a REFIN (Reunião de Finalização do Contrato), onde são discutidos e regis-trados os principais aprendizados a partir da experiência vivenciada, além da avaliação em relação ao atendi-mento à proposta de valor estabelecida na RECON. Neste encontro, o gestor de contratos (GCO) apresenta o Termo de Encerramento do Contrato, onde consta o status do atingimento das metas de resultados nas quatro Dimensões Estratégicas.

POR QUÊ? PROPOSTA DE VALOR

PROCESSOS (PRqd)

METAS DE RESULTADOS

EQUIPE

COMO?

COM QUEM?

O QUE?

FUNDAMENTOS

24

Page 30: Folder Seminário 4D 2012

Modelo de Gestão de Contratos (PDCA)

Ciclo Completo de Gestão

PRqd - Programa Racional de qualidade e desempenho

A partir do nosso Modelo de Gestão de Contratos, passamos a defi nir a proposta de valor e as metas de resultados que esperamos atingir nas quatro Dimensões Estratégicas em cada contrato. Mas, para isso, é necessário muito conhecimento e planejamento. Em 40 anos de atividades, acumulamos importantes práticas na Gestão de Contratos. A cada momento econômico e segundo os desafi os de cada segmento de atuação, a experiência e os conhecimentos acumu-lados foram responsáveis pelo desempenho e pelo fortalecimento da nossa Marca.

Por meio do PRqd – Programa Racional de qualidade e desempenho – organizamos nossas práticas e as es-truturamos sob a forma de processos. O Programa consiste em identifi car os processos vitais e confi gurá-los para a efi ciência na gestão de cada contrato. Com isso, constituímos um importante banco de conhecimento disponível aos nossos profi ssionais.

Após três anos de gestão por meio do PRqd, promovemos um importante movimento de capacitação das nossas equipes de obras em relação a alguns processos que demandavam intensifi cação dos esforços de treinamento. As capacitações foram conduzidas pelos monitores de processos e líderes de células e realiza-das ao longo deste ano nos canteiros de todas as obras. Esse movimento se mostrou muito rico não apenas pelos benefícios diretos em termos de melhoria do desempenho dos processos, mas também porque pu-demos colher subsídios para a revisão de nosso Modelo de Gestão de Contratos.

O PRqd continua sendo o nosso principal Programa de Gestão Empresarial, mas sua fi nalidade passou a ser melhor declarada a partir da revisão do Modelo de Gestão de Contratos. Os processos deixam de ser vistos como o fi m em si, e passam a ser compreendidos como os meios necessários para a obtenção das metas de resultados nas quatro Dimensões Estratégicas defi nidas para cada contrato.

25

Page 31: Folder Seminário 4D 2012

Células de Processos

O PRqd está estruturado em quatro Células de Processos. São elas:

Conformidade Comunicação Operacionais Organizacionais

Cada Célula é composta por um conjunto de processos relacionados a um campo do conhecimento e está conectada a uma das Dimensões Estratégicas.

Dimensões Estratégicas X Células de Processos

Cada processo conta ainda com a orientação de monitores. São profi ssionais da nossa organização, cuja experiência é aplicada para capacitar os responsáveis pela condução dos processos e avaliar indicadores de desempenho. Este ciclo possibilita a busca permanente pela melhoria continuada dos mesmos.

Organização Matricial do PRqd

Os monitores têm um papel importante na melhoria do desempenho e na defi nição da estrutura de suporte necessária à implantação e à gestão dos processos de maneira efi ciente.

Células CCCCoooonnnfffofoooorrrmidmidmimidddm aaaaadddeeed OOOppppeeeO rracracacr iioioioonnnnaaaaiiss OOOOOOrrrgrgrggggaaaannnniia izaczaczaczaczaca iioooonnnni naaaaaiiissssCCCCCoCooooommmmmmmuuuuniuniunininin cccccacaaaaçaçççççããããããooooo

GCO

GCO

GCO

Fluxo de Gestão de Contrato

Monitores Monitores Monitores Monitores

Processos Processos Processos Processos

Fluxo de Gestão de Contrato

Fluxo de Gestão de Contrato

Contrato 1

Contrato 2

Contrato 3

Gestão Por Processos

Plan

oEs

trat

égic

o

GovernançaCorporativa

Conformidade

OBRA OBRA OBRAOBRA

GCO

OBRA

Conhecimento

Operacionais

VisãoMissão

DimensõesEstratégicas

Células de Processos

Processos

Marca

Comunicação

PotencialHumano

OrganizacionaisPlan

o Tá

tico

Plan

oO

pera

cion

al

Como se comprometer?

Comoorganizar?

Como fazer?

Dimensões Estratégicas

Núcleo Integrador

Objetivos Estratégicos

Diretrizes Táticas

GCO

PRqd

Células de Processos

Monitores

Processos

26

Page 32: Folder Seminário 4D 2012

ParkShoppingSãoCaetano - São Caetano do Sul - SPano - São Cae SPeeaap27

Page 33: Folder Seminário 4D 2012

Plano Estratégico de Educação Corporativa

Entendemos por Educação Corporativa um conjunto harmonioso e estrategicamente planejado de ações e programas de formação que visam desenvolver conhecimentos, habilidades e competências alinhados com os nossos objetivos estratégicos, de forma a nos tornarmos mais competitivos.

Caracterizada como um sistema de aprendizagem contínua em uma “via de mão dupla”, a Educação Corpo-rativa deve oferecer recursos para o desenvolvimento de talentos humanos mediante nossas competências organizacionais e estratégias de negócio. Do outro lado, estamos nós, que buscamos o nosso desenvolvi-mento profi ssional e melhor desempenho em nossas atribuições. Dessa forma, ambos os lados saem bene-fi ciados: nós, que elevamos nossas competências individuais, garantindo melhor performance profi ssional, e a empresa, que eleva seu capital intelectual e, assim, atua com maior diferencial competitivo frente às demandas de mercado. De qualquer forma, para que esta ação estruturada de desenvolvimento humano seja efi caz, é imprescindível que todos estejam comprometidos e em processo contínuo de busca pelo autodesenvolvimento.

Nosso Plano Estratégico de Educação Corporativa vem sendo estruturado a partir de um estudo detalhado dos principais gaps coletivos, levantados a partir do Programa Avaliação de Desempenho, da análise dos objetivos estratégicos da empresa e da realização de entrevistas com uma amostra representativa de colabo-radores. Todo este mapeamento está sendo aproveitado para a defi nição da missão da Educação Corporativa da nossa empresa, de algumas premissas para o trabalho de treinamento e também dos focos prioritários para as ações educativas.

Missão e Premissas da Educação Corporativa

Missão Formar e desenvolver pessoas com ações de aprendizagem contínua para impulsionar um ambiente de colaboração, alta performance e engajamento.

PremissasO indivíduo é protagonista de seu próprio desenvolvimento e a empresa é parceira deste processo.

O processo de desenvolvimento é impulsionado na capacitação, mas é maximizado com a prática. Portanto, o desenvolvimento também acontece no trabalho do dia a dia e não apenas na Educação Corporativa.

Os líderes são co-responsáveis no processo de desenvolvimento da equipe. Devem orientar, acom-panhar, monitorar e dar espaço para as pessoas atuarem e colocarem em prática os seus aprendi-zados.

Os conteúdos e práticas devem estar vinculados aos objetivos estratégicos da empresa.

Cada indivíduo será respeitado como um agente educador e fonte viva de aprendizado. Será privilegiado um ambiente de troca, valorização da história e experiência de cada um.

Entendemos que a Educação Corporativa deve abordar tanto questões técnicas quanto comportamentais, mas deve ser focada nas necessidades coletivas da organização, em detrimento das demandas individuais. Em um primeiro momento, serão priorizadas ações de desenvolvimento in company, customizadas para as necessidades de nossa empresa, como é o caso do Programa de Desenvolvimento de Liderança e do Pro-grama de Formação de Mestre de Obra.

Planos e Programasde Gestão Empresarial

28

Page 34: Folder Seminário 4D 2012

Programa de Desenvolvimento de Liderança

O Programa de Desenvolvimento de Liderança tem como principais objetivos:

Organizar as ações de desenvolvimento, buscando acelerar a formação de líderes comprometidos com os nossos Fundamentos.

Promover o aprendizado organizacional e individual pelo compartilhamento de experiências e de conhecimentos.

Fortalecer a expressão do potencial dos líderes em seu trabalho para a geração de valor aos públicos com os quais nos relacionamos.

Promover o entendimento e a disseminação das nossas diretrizes estratégicas.

O ponto de partida para a sua concepção foi a defi nição da essência do Líder Racional, isto é, o “como” liderar na Racional. Para isso, foram elencadas cinco atitudes (Engajamento, Desenvolvimento de Pessoas, Visão Sis-têmica, Foco em Resultados e Inovação), que posteriormente se transformaram em nossos atuais princípios, sendo integrados aos Fundamentos de nossa empresa.

A partir do alinhamento em relação à essência do Líder Racional, foram realizados, ao longo de 2011, quatro workshops, contemplando todos os cargos de coordenação, gerência, diretoria, vice-presidência e presidên-cia. Também foram realizadas ações de assessment com todo o Grupo Executivo e sessões de coaching com o Núcleo Integrador.

Programa Trainee

O Programa Trainee tem como objetivo identifi car, atrair e desenvolver jovens profi ssionais com a fi nalidade de capacitá-los para atuar na nossa operação. O Programa vem formando profi ssionais há mais de 20 anos e alguns de seus ex-participantes ocupam hoje funções estratégicas em nossa empresa, inclusive no Grupo Executivo.

O Programa tem um ano de duração e, neste período, os profi ssionais selecionados passam por diversos Núcleos, o que lhes possibilita ter uma visão de toda a operação, sua complexidade e interdependência.

São pré-requisitos para ingressar no Programa ter formação em Engenharia Civil e possuir até três anos de vivência profi ssional, incluindo estágios. Complementam o perfi l desejado o domínio de outros idiomas, de informática, habilidade para trabalho em equipe, fl exibilidade, atitudes pró-ativas, boa comunicação, capaci-dade de argumentação, determinação, persistência, raciocínios lógico e analítico.

Programa de Formação de Mestre de Obra

Considerando o cenário de escassez de mão de obra e buscando estruturar ações para acelerar o desen-volvimento de nossos colaboradores, desenvolvemos o curso de Formação de Mestre de Obra, em parce-ria com o Senai, tendo como públicos-alvo os Contra-Mestres e os recém-promovidos a Mestre de Obra. O curso tem duração de 12 meses e é realizado aos sábados, com periodicidade quinzenal, em sala de aula no próprio canteiro de obras. Todo o conteúdo programático foi customizado para atender às nossas necessidades e contempla temas como: Leitura e Interpretação de Projetos, SMS - Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional, Gestão de Pessoal e Liderança, dentre outros.

29

Page 35: Folder Seminário 4D 2012

Plano Estratégico de Sustentabilidade

A Sustentabilidade é um dos valores que regem as nossas relações com todos os públicos com os quais nos relacionamos, contribuindo para o reconhecimento de nossa Marca como expressão de confi abilidade, desempenho e valor. Se pensarmos no longo prazo, é muito barato ser sustentável. Não existe incompatibilidade entre cresci-mento, resultado fi nanceiro e Sustentabilidade. Pelo contrário, se pretendemos nos manter no mercado, crescendo e nos desenvolvendo, precisamos adotar políticas sustentáveis. E isso dá retorno fi nanceiro já que fortalece a relação com nossos clientes e com os demais públicos com os quais nos relacionamos, valoriza nossa Marca e reputação perante a sociedade, reduz custos operacionais, dentre muitos outros benefícios. Fatores que criam créditos fantásticos.A fi losofi a da Sustentabilidade está no negócio, o que signifi ca ser transparente com o que é oferecido: o preço tem de ser justo, não pode ser exploratório ou oportunístico. Temos que mostrar aos clientes o que melhor vai lhes servir, evitando soluções que eles não desejam ou que subtraiam valor de seus negócios. Hoje nossa Marca é forte, dentre outros motivos, porque mantemos uma relação de confi ança com nossos clientes e demais públicos do nosso relacionamento. O valor dessa confi ança é inestimável.Com o objetivo de alinhar nosso entendimento em relação ao tema e nortear nossas ações neste campo, defi nimos o Plano Estratégico de Sustentabilidade.

O primeiro resultado deste trabalho foi a elaboração da nossa Declaração de Sustentabilidade.

Sustentabilidade é estar consciente do nosso compromisso com o futuro e rea-lizar hoje nossos negócios de maneira responsável e inovadora, equilibrando valores econômicos, sociais e ambientais.

Também foram defi nidas as óticas necessárias para a gestão sustentável, descritas a seguir:

Ciclo de Vida das Edifi cações: é necessário refl etir como podemos infl uenciar todas as etapas do ciclo de vida das edifi cações, desde a concepção do empreendimento e a elaboração do projeto até o término de sua vida útil, não restringindo o olhar apenas à etapa onde atuamos, mais especifi camente, a construção.

Cadeia produtiva: é preciso olhar também para nossos fornecedores e verifi car se a atuação deles se enquadra na ótica da Sustentabilidade. É viável também engajar os clientes nessa causa, incentivando que eles adotem em seus projetos critérios de construção sustentável, por exemplo.

Redes Sociais: entendemos que estamos inseridos em uma rede de relacionamentos com todos os públicos envolvidos no negócio e que a Sustentabilidade deve permear todas essas relações naturalmente.

30

Page 36: Folder Seminário 4D 2012

Além disso, também reconhecemos que alguns elementos de gestão são fundamentais para a imple-mentação de uma cultura organizacional baseada na Sustentabilidade: Gestão do Conhecimento, Gestão por Processos e Desenvolvimento de Pessoas e Lideranças.

Três grandes objetivos direcionam as nossas ações para que a Declaração de Sustentabilidade se torne realidade.

1) Reduzir os impactos ambientais gerados por todas as atividades da empresa.

2) Reportar com transparência resultados econômicos, sociais e ambientais gerados pela empresa.

3) Contribuir para o desenvolvimento de seus trabalhadores e comunidades da rede social Racional.

A partir destas diretrizes, dois Grupos de Trabalho multidisciplinares, focados na discussão dos temas Meio Ambiente e Sociedade, vêm atuando, com encontros mensais desde o fi nal de 2010, na construção de Planos de Ação para garantir o cumprimento dos nossos objetivos no campo da Sustentabilidade.A melhoria de ações já existentes e muitas novas ações estão sendo discutidas e pilotadas em diversas obras ao longo do último ano. A ideia é experimentar na prática o “gostinho” dessas novas ações e sentir de que forma elas geram valor para a empresa e para todos os públicos envolvidos, além de levantar todas as variáveis necessárias para sua implementação. Esse movimento já está trazendo a percepção de resultados concretos e de avanços no atingimento de nossos três grandes objetivos descritos acima.

Responsabilidade Social

Exemplos de que Sustentabilidade é um valor presente em nossa essência e em nossa cultura há muito tempo são os Programas Institucionais:

Programa Educar é Crescer

Pioneiros no setor, realizamos o Programa Educar é Crescer desde 1987. Com foco na valorização da cida-dania e na promoção da autoestima, o Programa promove cursos de alfabetização e de informática para os colaboradores e prestadores de serviço que atuam nos canteiros de obra.

Óti

cas p

ara a

Gest

ão Sust

entáve

l Perspectivas da Sustentabilidade

Elementos de Gestão

31

Page 37: Folder Seminário 4D 2012

Os cursos de alfabetização já formaram mais de 3.500 colaboradores e seguem diretrizes do Programa EJA – Educação para Jovens e Adultos do MEC – Ministério da Educação. A inserção social desses alunos é fortalecida por atividades extracurriculares na localidade da obra, tais como excursões culturais e recreativas.Além da alfabetização, o Programa Educar é Crescer promove a inclusão digital dos colaboradores e pres-tadores de serviço da Racional por meio de cursos de informática. São cursos modulares tanto para alunos iniciantes quanto para aqueles que querem aprimorar seus conhecimentos em programas de informática.

Programa Política da Boa Vizinhança

Também nos preocupamos com os impactos gerados para a vizinhança de nossas obras. Criado em 2000, o Programa Política da Boa Vizinhança tem como objetivo estabelecer o diálogo entre os moradores do entorno e a nossa empresa. No início da execução de cada novo empreendimento, oferecemos um café da manhã para nossos vizinhos no próprio canteiro com o objetivo de compartilhar e esclarecer a dinâmica da obra e apresentar a equipe de trabalho. Por meio desse Programa, abrimos um canal com nossos vizinhos a fi m de ratifi car a importância de uma comunicação transparente e do nosso compromisso com a execução de um trabalho de qualidade, que provoque o menor impacto possível para a vizinhança.

Programa Futuros Profi ssionais

Também abrimos nossas portas para os estudantes universitários dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetu-ra. Para tanto, desde 2000, realizamos o Programa Futuros Profi ssionais. Entendemos esse Programa como uma oportunidade de disseminação de conhecimento e experiência adquiridos durante a execução de mais de 500 obras, além de contribuir para a formação dos futuros profi ssionais do mercado, que poderão vir a ser nossos colaboradores, clientes ou parceiros. Por meio do compartilhamento do conhecimento sobre a obra e sobre nossa empresa, promovemos a nossa Marca junto aos estudantes, os profi ssionais do futuro.

Formandos dos Cursos de Alfabetização e Inclusão Digital do Mooca Plaza Shopping - São Paulo - SP

Diálogo com os vizinhos da obra do Hospital Israelita Albert Einstein Perdizes - São Paulo - SP

Alunos da POLI (USP) na obra de expansão do Hospital Alemão Oswaldo Cruz - São Paulo - SP

32

Page 38: Folder Seminário 4D 2012

Programa Tudo em Família

Para nós, a família é um público estratégico. E com intuito de aproximá-la e fortalecer o vínculo com a nossa Marca, a cada obra executada e também no Escritório Central, promovemos um evento de confraternização para os colaboradores e seus familiares.O Programa Tudo em Família é um dia de atividades recreativas que acontece no canteiro da obra e no Es-critório Central, quando temos a oportunidade de apresentar a nossos familiares o nosso local de trabalho e compartilhar os desafi os do dia a dia.

Programa de Gestão Ambiental

Compreendemos o grande impacto da atividade da construção civil sob o meio ambiente, mas também con-sideramos que, atuando como protagonistas temos um grande potencial de minimização desse impacto, a partir da implantação das práticas de construção sustentável.

Nosso Programa de Gestão Ambiental está sendo reeditado para garantir um de nossos três objetivos, defi -nidos pelo Plano Estratégico de Sustentabilidade: reduzir os impactos ambientais gerados por todas as ativi-dades da empresa.

Este programa abrangerá as atividades realizadas nas obras, no Escritório Central e também nas operações de nosso Portfólio Imobiliário.Ele teve início com um diagnóstico de nossas práticas ambientais atuais: gerenciamento de resíduos, medi-ção de fumaça preta, monitoramento de ruídos externos, monitoramento e controle de poeira, controle do consumo de água e de energia elétrica, adoção de critérios de sustentabilidade na seleção de fornecedores, lava rodas, entre outras.

A partir dos resultados do diagnóstico, foi elaborada uma revisão de todas as nossas práticas ambientais atuais, assim como a concepção de novas ações, a partir dos bons exemplos existentes no mercado. Todas essas propostas de melhorias e de novas ações foram discutidas e formuladas pelos participantes do Grupo de Trabalho Meio Ambiente e, neste momento, estão sendo pilotadas em algumas de nossas obras, para levantamento de todas as variáveis necessárias para sua implementação.

Por fi m, todas as equipes envolvidas passarão por treinamentos específi cos para a implantação das novas ações, culminando na realização de auditorias externas em Gestão Ambiental, com o objetivo de mensurar indicadores de desempenho, de forma a garantir a redução de nosso impacto ambiental.

Programa Tudo em Família no Escritório Central - São Paulo - SP

Gestão de resíduos Lava rodas

33

Page 39: Folder Seminário 4D 2012

Programa de Gestão do Conhecimento

Vamos iniciar entendendo os diferentes conceitos de dados, informações e conhecimento chegando, por fi m, ao processo de criação e disseminação do conhecimento. O conhecimento deriva da informação, assim como esta, dos dados. O conhecimento, entretanto, não se limita a essa corrente, mas é uma mistura de elementos em combinação dinâmica e interpessoal. É também intuitivo e, portanto, difícil de ser colocado em palavras ou de ser plenamente entendido em termos lógicos. O conhecimento pode ser comparado a um sistema vivo, que cresce e se modifi ca à medida que o indivíduo interage com o meio ambiente social. É comum classifi carmos o conhecimento em dois gêneros: “conhecimento tácito” e “conhecimento explícito”.

Conhecimento explícito é o que pode ser articulado na linguagem formal, expressões matemáticas, planos, especifi cações, manuais, etc. Ele pode, assim, ser facilmente sistematizado, comunicado e, dessa forma, transmitido. O conhecimento tácito, por sua vez, é difícil de ser articulado na linguagem formal. É o conhecimento sutil, aquele que faz a diferença. Envolve fatores intangíveis como, por exemplo, crenças e visões pessoais, siste-mas de valores, intuições, emoções e habilidades. É ele que responde, ao fi nal, pela competitividade entre as organizações.

Os dois tipos de conhecimento, tácito e explícito, são unidades estruturais básicas que se complementam e, na nossa visão de organização, a interação entre eles é a principal responsável pela dinâmica da Gestão do Conhecimento. Seu exercício no dia a dia nos leva a tomar decisões mais acertadas em relação aos nossos clientes, concorrentes, cadeia de suprimentos, soluções tecnológicas e ciclo de vida de produtos e serviços, entre outras. Trata-se da prática de agregar valor à informação e de utilizá-la com efi cácia, possibilitando a inovação.

Já demos importantes passos para iniciar a estruturação das nossas iniciativas de Gestão do Conhecimento, visando nos transformar em “empresa que aprende”. Exemplos disso são o nosso Portal Corporativo, o Ra-cional.net, e o Programa Lições Aprendidas.

Racional.net

O nosso Portal Corporativo foi desenvolvido em 2011 e veio integrar o dia a dia da Racional comonossa nova “mesa de trabalho”. Um ambiente virtual que contribui para uma maior integração dentro da nossa realidade, onde é preciso considerar e contornar distâncias geográfi cas.O projeto do Racional.net foi pensado e desenvolvido a partir de demandas levantadas por muitos de nós, das três Áreas de Negócio, e está em constante evolução para atender às nossas necessidades.

O Racional.net foi concebido com o intuito de:

Estimular e possibilitar a Gestão do Conhecimento.

Ser um ambiente amigável que facilite a gestão de processos no dia a dia.

Reduzir custos operacionais, através da eliminação de retrabalhos.

Reduzir a incidência de erros, aumentando a qualidade do trabalho.

Melhorar a comunicação interna.

Promover inovação.

Estimular a integração entre todos os colaboradores.

34

Page 40: Folder Seminário 4D 2012

A partir das primeiras funcionalidades do Racional.net, entre outras que estarão disponíveis no futuro, é possível:

Conhecer a história da nossa empresa, seus Fundamentos e sua estrutura.

Encontrar modelos de documentos utilizados no dia a dia.

Consultar o Manual de Identidade Visual e as Políticas de nossa empresa.

Localizar outros colaboradores e acompanhar sua mobilidade entre obras, Escritório Central e Portfólio Imobiliário.

Informar-se através de notícias no Mural e CIs – Circulares Informativas.

Compartilhar ideias e trocar mensagens com Newton Simões através do Blog do Presidente.

Consultar os aniversariantes do dia e do mês e enviar mensagem de “Parabéns” a eles.

Acompanhar sua agenda de compromissos do Outlook.

Otimizar a execução dos processos do PRqd.

Acessar links e sistemas úteis ao seu trabalho.

Personalizar a Home para deixá-la com as funcionalidades de seu maior interesse.

Diferentemente da maioria dos projetos com os quais lidamos no dia a dia, o Racional.net é uma obra de construção contínua, que teve seu início em 2011, mas que, por sua natureza, não tem data e hora para acabar. Um projeto que está sendo aprimorado constantemente a partir da nossa contribuição, da evolução da nossa cultura organizacional e do nosso Modelo de Gestão.

Programa Lições Aprendidas

Programa existente na Racional desde 2000, é o maior exemplo de que Gestão do Conhecimento não é assunto novo para nós.

Trata-se de um evento presencial realizado após a conclusão de cada obra, com o objetivo de promover uma refl exão sobre os principais aprendizados gerenciais e técnicos obtidos a partir de cada contrato. É o momento do registro e da disseminação formal dos erros e acertos vivenciados na construção de cada empreendimento, de forma a promover o aprendizado organizacional e impedir a recorrência de desvios em outros projetos.

O conteúdo é defi nido a cada obra, a partir da experiência vivenciada, mas contempla temas como: soluções de projeto, novos materiais, processos construtivos, gestão de suprimentos, segurança do trabalho, aspectos administrativos, dentre outros.

35

Page 41: Folder Seminário 4D 2012

Plano Diretor de Telecomunicações e InformáticaA elaboração do nosso Plano Diretor de Telecomunicações e Informática (PDTI), iniciado em 2010 a partir de um diagnóstico das nossas reais necessidades, avançou em 2011 com as ações da primeira onda, que foi focada na revisão de toda a nossa infraestrutura de telecomunicações e informática.

Esse foi um passo decisivo para o início da nossa integração em um único Sistema de Informações basea-do em comunicação, gestão do conhecimento, colaboração e sistemas de gestão.

As próximas ações e investimentos previstos no PDTI para a construção efetiva do cenário que desejamos para nossa empresa já foram traçadas. Algumas estão em fase de estudos de viabilidade e outras em projeto de implantação e abrangem ações de governança, telefonia, mobilidade e sistemas. O objetivo é acompa-nhar e dar suporte aos novos patamares de crescimento que se apresentam ao nosso negócio, contribuindo com dinamismo e rapidez, maior autonomia, organização, fl exibilidade e uniformização de práticas, buscando preservar e disseminar todo o conhecimento adquirido em cada novo projeto iniciado, em cada novo empre-endimento concluído.

Todas estas ações estão em perfeita sintonia com nossas diretrizes estratégicas e permanecerão em cons-tante avaliação e aprimoramento.

EscritórioCentral

Obras em diversas localidades

Portfólio Estratégico

Funcionáriosem trânsito

Sistemas de Gestão

Gestão do Conhecimento

Comunicação

Colaboração

Sistema de Informação Racional

Comunidade em Geral

Fornecedores

Parceiros(projetistas,

especialistas e arquitetos)

Clientes(no site da obra

ou não)

Órgãos públicose outras entidades

Entidades externasEntidades internasFonte: análises Promon Logicalis; Racional Engenharia

36

Page 42: Folder Seminário 4D 2012

Centeranel Raposo - São Paulo - SP

Page 43: Folder Seminário 4D 2012
Page 44: Folder Seminário 4D 2012

Cert no. 00-000-000000www.fsc.org

2010 Forest Stewardship Council