folder posgraduacao engenharia de...

5
CAMPUS CHAPECÓ FACULDADES GRUPO SANTA RITA Coordenação: Prof. Mdo. Júlio Alex Ferreira R$ 199, 00 PÓS GRADUAÇÃO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 18x de (LATO SENSU) EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO EM

Upload: hoangkien

Post on 06-Dec-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CAMPUS CHAPECÓ

FACULDADES

GRUPO SANTA RITA

Coordenação: Prof. Mdo. Júlio Alex Ferreira

R$

199,00

PÓSGRADUAÇÃO

ENGENHARIA DEPRODUÇÃO

18x de

(LATO SENSU) EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO EM

1 - IDENTIFICAÇÃO DO CURSOCURSO: Pós-Graduação (lato sensu) em Engenharia de Produção.ÁREA DO CONHECIMENTO:Administração, Engenharia, Produção e afins. CAMPUS: Faculdade Santa Rita de Chapecó

COORDENADOR DO CURSO: Prof. Mdo. Júlio Alex Ferreira

2 - CARACTERIZAÇÃO DO CURSOCURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” Resolução CNE/CES n°1, de 08 de junho de 2007 e Resolução CEE/SC n°107, de 20 de novembro de 2007).PERÍODO DE REALIZAÇÃO – Abril de 2018 a Abril de 2019 (Teórico) e TCC e/ou Artigo (Até setembro de 2019)CARGA HORÁRIA: 360hNÚMERO DE VAGAS: Turma com no mínimo 15 alunosPÚBLICO ALVO: Estudantes graduados nas áreas e/ou afins em engenharia de produção, engenharia civil, independentemente se for bacharel, tecnólogo ou licenciatura.REQUISITOS PARA MATRÍCULA: Portadores de diploma de curso de graduação.a). Carteira de Identidade (xerox);b). CPF (xerox)c). 01 (uma) foto 3x4;d). Assinatura do contrato de prestação de serviços.

3 OBJETIVOS GERAL: Capacitar, numa perspectiva interdisciplinar, engenheiros de produção, gestores de produção e demais interessados em tecnologias que se utilizem das áreas da Engenharia de produção, Administração, Engenharia Civil e áreas afins para contribuir com o desenvolvimento de pessoas e organizações de modo inovador e criativo. ESPECÍFICOS: O Curso visa proporcionar as áreas mais importantes de conhecimento que qualquer engenheiro de produção, seja de pequenas, médias ou grandes organizações necessitam, além das condições para que seus estudantes estejam aptos a:

a) Gerenciar projetos de forma mais eficiente e eficaz;b) Entender os métodos e processos dos sistemas de produção;c) Compreender e utilizar às ferramentas de qualidade voltadas a engenharia de produção;d) Ter ciência da gestão de manutenção voltada à engenharia de produção;e) Compreender e entender as análises voltadas aos investimentos;f) Compreender sobre a programação matemática, onde o estudante deve ter seu aprimoramento em

modelos quantitativos para a tomada de decisões;g) Ter a compreensão sobre a rede de suprimentos, aquisição, terceirização e outros;h) Planejar a produção dentro dos métodos de engenharia de produção;i) Compreender os processos e custos na área da produção;j) Compreender os layouts referentes as instalações e armazenagem.

4 - CAMPO DE ATUAÇÃO:

O campo de atuação do especialista em Engenharia de Produção envolve todas as áreas principais ou afins de concentração em que atuam. Os egressos deste curso podem atuar em todas as áreas de organizações privadas ou públicas que perpassam o administrativo, o financeiro (voltada a produção), além de setores em que o engenheiro de produção se faz presente como na armazenagem, planejamento, estoque, linha de produção e afins. Também está habilitado a trabalhar em instituições de educação, como institutos de ensino e instituições de ensino superior, bem como em cursos de graduação e pós-graduação. O estudante terá uma visão 360 graus de processos que ocorrem em organizações privadas e públicas, com adaptação de conteúdos para pequenas, médias ou grandes empresas, ou seja, voltadas à realidade do mercado.

5 - CORPO DOCENTE:Prof. Dr. Jeferson Saccol Ferreira – Doutor (UFRGS) – Santa Rita Prof. Dra Janete Facco – Doutora (UFSC) – Santa RitaProf. Dr. Ivo Dickmann – Doutor (UFPR) – Unochapecó* Profa. Mestre Josiane Maróstica – Mestre (UFSC), Santa RitaProf. Mestre Luis Klock Filho– Mestre (UTFPR) – Santa Rita

Profa. Mestre Cleudete Amorin - Mestre (Unochapecó) – Santa RitaProf. Mestre Anderson Leite – Mestre - UnoescProf. Mdo. Júlio Alex Ferreira – Mestrando (Unochapecó) – Santa RitaProfa. Esp. Danieli Camini – Especialista – Santa RitaProf. Esp. Gloraci Bassani – Especialista – Santa RitaProf. Esp. Eglécio Alexandre – Especialista – Santa RitaProf. Esp. Claudete Broca – Especialista – Santa Rita

(*) Professor convidado

6 - DISCIPLINAS01 – Gestão de Projetos – 15h (T/P)02 – Engenharia de Métodos e Processos– 15h (T/P)03 – Ferramentas da Qualidade Aplicadas à Engenharia de Produção– 15h (T/P)04 – Gerência de Manutenção– 15h (T/P)05 – Análise de Investimentos– 15h (T/P)06 – Programação Matemática– 15h (T/P)07 – Desenvolvimento e Gestão de Rede de Suprimentos– 15h (T/P)08 – Planejamento da Produção e Produção Enxuta– 15h (T/P)09 – Planejamento de Distribuição– 15h (T/P)10 – Processos de Produção– 15h (T/P)11 – Custos de Produção– 15h (T/P)12 – Projeto de Instalações de Produção e Armazenagem– 15h (T/P)13 – Metodologia da Pesquisa Científica – Seminário – 05h (T)14 – Metodologia da Pesquisa Científica – Proposta de Projeto de Pesquisa – 40h (P)15 – Docência no Ensino Superior – Seminário – 05h (T)16 – Docência no Ensino Superior - Proposta de Projeto de Aula – 40h (P)17 – Seminário Integrador Interdisciplinar na área específica (Engenharia de Produção) – 90h (P)18 – Elaboração de trabalho monográfico (TCC) Total de horas: 360h

07 - EMENTAS

01 – GESTÃO DE PROJETOSProcessos para o planejamento e controle do escopo do projeto. Planejamento do tempo do projeto; aplicação de técnicas quantitativas para estabelecimento de durações, programação cedo-tarde, datas e folgas. Abordagem PERT: durações probabilísticas caminho crítico. Planejamento de recursos. Problemas típicos: nivelamento e limitante de recursos. Planejamento de custos; Avaliação de riscos; Identificação dos aspectos de qualidade relacionados com o projeto. Ferramentas computacionais de planejamento e gestão de projetos.

02 – ENGENHARIA DE MÉTODOS E PROCESSOSAnálise e dimensionamento do trabalho em sistemas produtivos. Produtividade: formas de mensuração e cálculo. Metodologia do estudo e projeto do trabalho. Aplicação de curvas de aprendizado a processos produtivos. Técnicas de registro de processos produtivos e uso de modelos esquemáticos. Recomendações para o projeto de postos de trabalho: questões antropométricas e princípios de economia dos movimentos. Estudos de micromovimentos e aplicação dos sistemas de tempos pré-determinados.

03 – FERRAMENTAS DA QUALIDADE APLICADAS À ENGENHARIA DE PRODUÇÃOPlanos de inspeção e controle, amostragem, cartas de controle; Análise de capacidade de processo. Ferramentas para a análise de falhas, FMEA e FTA; Planejamento e melhoria de processos utilizando experimentos planejados.

04 – GERÊNCIA DE MANUTENÇÃOManutenção preventiva, preditiva e corretiva; Manutenção produtiva total. Problemas típicos da manutenção em ambientes industriais e de serviços. Planejamento e controle da manutenção; sistemas de gestão de manutenção. Implantação de um sistema de manutenção planejada; Indicadores de desempenho da manutenção.

05 – ANÁLISE DE INVESTIMENTOSAlternativas Econômicas, taxa mínima de atratividade, custo de oportunidade, valor presente líquido. Viabilidade econômica-financeira de empreendimentos; método da taxa de retorno e prazo de retorno. Decisão sobre renovação e substituição; tempo de vida economicamente útil, depreciação.

06 – PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICAModelos quantitativos para a tomada de decisões técnicas e gerenciais. Modelagem de problemas de otimização. Programação linear: modelagem; solução gráfica. Método Simplex; análise econômica e de sensibilidade; dualidade, programação inteira. Modelos de redes. Ferramentas computacionais para modelagem de programação linear.

07 – DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE REDE DE SUPRIMENTOSSuprimento para demanda dependente e independente. O macro-processo de aquisição;aquisição estratégica. Decisão de fazer ou comprar; terceirização; operadores logísticos. Gestão de compras, medição do desempenho e desenvolvimento de fornecedores. Planejamento do estoque de matéria-prima e suprimento; classificação ABC e XYZ. JIT e milk run.

08 – PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO E PRODUÇÃO ENXUTAConciliação suprimentos versus demanda. Técnicas de previsão de demanda. Planejamento agregado - Plano mestre de produção. Carregamento, seqüenciamento, programação e controle. Técnicas de planejamento da produção: MRP/ERP, JIT-Kanban e OPT. Os princípios da manufatura enxuta, sistema Toyota de produção.

09 – PLANEJAMENTO DE DISTRIBUIÇÃONível de serviço e service level agreement. Ciclo do pedido. Estratégias de distribuição; planejamento da rede de distribuição; planejamento de estoques. Custo e gestão do transporte. Intermodalidade. Ressuprimento contínuo; collaborative planning, forecasting and replenishment.

10 – GESTÃO DE PROCESSOS DE PRODUÇÃOEscopo, Histórico, Processos de Decisão; Objetivos Estratégicos de Produção; Planejamento Tecnológico e Projeto do Sistema Produtivo; Planejamento da Produção e da Capacidade; Controle da Produção; Controle de Estoques; Produção Enxuta; Planejamento e Controle da Logística.

11 – CUSTOS DE PRODUÇÃOSistemas de custeio, classificação dos custos, materiais diretos e mão-de-obra direta, critérios de rateio, aplicação dos custos indiretos de produção; custos para decisão, margem de contribuição, custos fixos identificados; Produção por ordem, contínua e conjunta. Relação custo-volume-lucro, fixação do preço de venda e decisão sobre compra ou produção.

12 – PROJETO DE INSTALAÇÕES DE PRODUÇÃO E ARMAZENAGEMEstratégia de produção e operações; projeto de processos produtivos, seleção da tecnologia de processos, relação volume x variedade; planejamento e controle da capacidade; localização de instalações; projeto de layout; engenharia de processos de negócio (EPN). Enfoque sistêmico aplicado à armazenagem de materiais; Planejamento sistemático de estocagem – PSE, análise PQRST.

13 – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA – SEMINÁRIO Método e linguagem científica. Procedimentos técnicos e didáticos referentes ao ato da pesquisa. Leitura e estudo do texto científico. A produção científica técnica e bibliográfica: resenha, artigo, comunicação, paper, relatório, ensaio. O processo de orientação. O Projeto de Pesquisa: estrutura e conteúdo. Os aspectos técnicos da redação científica. Apontamentos sobre a redação científica. Sistematização das informações sobre fontes de consulta, segundo normas da ABNT.

14 – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA – PROPOSTA DE PROJETO DE PESQUISAElaboração do projeto de pesquisa com orientação docente de acordo com o regulamento da Faculdade Santa Rita de Chapecó.

15 – DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR – SEMINÁRIO O cenário da educação superior brasileira e a globalização. Educação superior e regulação: a Constituição Federal e a educação como bem público (discussões sobre o público x privado); a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) e a abertura à iniciativa privada; a Lei do SINAES (Lei 10.861/04.) e o Decreto nº 5.773/06. Gestão da educação superior: O Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, o Projeto Pedagógico Institucional – PPPI e o Projeto Pedagógico de Curso – PPC. O ensino, a pesquisa, a extensão e a responsabilidade social. O planejamento de aula: do Projeto Pedagógico ao Programa de Aprendizagem – referenciais teóricos e propostas; o planejamento passo-a-passo da aula. A importância do Projeto Pedagógico no processo de planejamento. Pedagogia aplicada à educação superior: correntes teóricas.

16 – DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR - PROPOSTA DE PROJETO DE AULAElaboração de uma proposta de aula sobre tema específico.

17 – SEMINÁRIO INTEGRADOR INTERDISCIPLINAR EM EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE Socialização dos trabalhos produzidos pelos estudantes. Evento a ser organizado pela coordenação/colegiado de acordo com temas pertinentes ao Curso.

18 – ELABORAÇÃO DE TRABALHO MONOGRÁFICO (TCC) Elaboração de TCC – monografia ou artigo sob orientação docente.

08 – TECNOLOGIAS: Os Cursos de Pós-Graduação da Faculdade utilizam-se dos seguintes recursos de multimídia: Datashow; Vídeo; DVD; Softwares. Aos seus estudantes, a Faculdade também oferece acesso:

a) Biblioteca Virtual Pearson Education;b) Google For Education;Acesso ao c) Acesso à Plataforma interativa Unimestre.d) Laboratórios específicos do curso de Engenharia de Produção e afins.

09 – INFRA-ESTRUTURA DESTINADA AO CURSO:

O Campus da Faculdade Santa Rita de Chapecó é amplo, com mais de 15.000 metros quadrados, contendo laboratórios específicos, salas de aula climatizadas, biblioteca com acervo para empréstimo, espaços de lazer, auditórios, salas de reuniões, entre outros espaços.

10 – SOBRE O CURSO:

Aulas ministradas quinzenalmente, com encontros nas quintas, das 19h às 22h e 30min.

11 – INVESTIMENTO:

À vista R$ 3.582,00 ou 18 parcelas de R$ 199,00 no boleto ou cartão de crédito, sem juros.

Ligue para: (49) 3328-7911 ou

escreva para: [email protected]

www.portalsantarita.com.brFaculdades e Colégios Santa Rita