folder drogas

2
O alcoolismo acomete de 10% a 12% da população mundial e 11,2% dos brasilei- ros que vivem nas 107 maiores cidades do país. A incidência de alcoolismo é mai- or entre os ho- mens do que en- tre as mulheres. A incidência do alcoolismo é mai- or entre os mais jovens, especialmente na faixa etária dos 18 aos 29 anos, reduzindo com a idade. A álcool é responsável por cerca de 60% dos acidentes de trânsito e aparece em 70% dos laudos cadavéricos das mor- tes violentas. . . Com Relação ao Álcool: Na lista de países com o maior número de acidentes de trânsito do mundo, o Brasil figura no topo, com 1 milhão de acidentes por ano, resultando, daí, 300.000 vítimas, sendo que, 50.000 fatais. Dos 20% de acidentes no trabalho, 40% são fatais 25% de queda no rendimento da pes- soa e 10% no rendimento dos colegas é provocado por ele. 10% da popula- ção mundial, acima de 15 anos, sofre sofre sofre sofre de alcoolismo de alcoolismo de alcoolismo de alcoolismo. A maior parte das in- ternações em hospitais psiquiátricos são causadas pelo alcoolismo. Prevenção Prevenção ao uso de ao uso de drogas drogas Júlio Henrique da Silva—8º ano C Letícia da Rocha Borges—8º ano C Paula Cardoso da Silva—8º ano C Guilherme Martins—8º ano D Professora Maria Alice Ribeiro 2009 De acordo com a última pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID) entre estudan- tes do 1º e 2º graus de dez capitais brasileiras, as bebidas alcoólicas são consumidas por mais de 65% 65% 65% 65% dos entrevistados, estando bem à frente do tabaco. Dentre esses, 50% iniciaram o uso entre os 10 e 12 anos de idade. Então por isso proibirão venda de álcool a menores de 16 anos. A ingestão de álcool, mesmo em pequenas quantidades, diminui a coordenação motora e os reflexos, comprometendo a capa- cidade de dirigir veículos, ou operar outras máquinas. O alcoolismo é um dos problemas que mais atingem as empresas. Ele afeta inti- mamente o com- portamento dos empregados: cons- tantes atestados, acidentes de traba- lho, quedas na produção, conflitos familiares, agressões, pro- blemas financeiros, problemas de saúde, apo- sentadoria por invalidez e outros. O alcoolis- O alcoolis- O alcoolis- O alcoolis- mo é a terceira doença que mais mata no mo é a terceira doença que mais mata no mo é a terceira doença que mais mata no mo é a terceira doença que mais mata no mundo. mundo. mundo. mundo. Além disso, causa 350 doenças (físicas e psiquiátricas) e torna dependentes da droga um de cada dez usuários de álcool.

Upload: maria-silva

Post on 30-Mar-2016

246 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

e psiquiátricas) e torna dependentes da droga um de cada dez usuários de álcool. Guilherme Martins—8º ano D Professora Maria Alice Ribeiro Paula Cardoso da Silva—8º ano C Letícia da Rocha Borges—8º ano C Júlio Henrique da Silva—8º ano C 2009

TRANSCRIPT

Page 1: folder drogas

• O alcoolismo acomete de 10% a 12% da população mundial e 11,2% dos brasilei-ros que vivem nas 107 maiores cidades do país.

• A incidência de alcoolismo é mai-or entre os ho-mens do que en-tre as mulheres.

• A incidência do alcoolismo é mai-or entre os mais jovens, especialmente na faixa etária dos 18 aos 29 anos, reduzindo com a idade.

• A álcool é responsável por cerca de 60% dos acidentes de trânsito e aparece em 70% dos laudos cadavéricos das mor-tes violentas....

• Com Relação ao Álcool: Na lista de países com o maior número de acidentes de trânsito do mundo, o Brasil figura no topo, com 1 milhão de acidentes por ano, resultando, daí, 300.000 vítimas, sendo que, 50.000 fatais. Dos 20% de acidentes no trabalho, 40% são fatais 25% de queda no rendimento da pes-soa e 10% no rendimento dos colegas é provocado por ele. 10% da popula-ção mundial, acima de 15 anos, sofre sofre sofre sofre de alcoolismode alcoolismode alcoolismode alcoolismo. A maior parte das in-ternações em hospitais psiquiátricos são causadas pelo alcoolismo.

Prevenção Prevenção

ao uso de ao uso de

drogasdrogas

Júlio Henrique da Silva—8º ano C

Letícia da Rocha Borges—8º ano C

Paula Cardoso da Silva—8º ano C

Guilherme Martins—8º ano D

Professora Maria Alice Ribeiro

2009

De acordo com a última pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID) entre estudan-tes do 1º e 2º graus de dez capitais brasileiras, as bebidas alcoólicas são consumidas por mais de 65%65%65%65% dos entrevistados, estando bem à frente do tabaco. Dentre esses, 50% iniciaram o uso entre os 10 e 12 anos de idade. Então por isso proibirão venda de álcool a menores de 16 anos. A ingestão de álcool, mesmo em pequenas quantidades, diminui a coordenação motora e os reflexos, comprometendo a capa-cidade de dirigir veículos, ou operar outras máquinas. O alcoolismo é um dos problemas que mais atingem as empresas. Ele afeta inti-mamente o com-portamento dos empregados: cons-tantes atestados, acidentes de traba-lho, quedas na produção, conflitos familiares, agressões, pro-blemas financeiros, problemas de saúde, apo-sentadoria por invalidez e outros. O alcoolis-O alcoolis-O alcoolis-O alcoolis-mo é a terceira doença que mais mata no mo é a terceira doença que mais mata no mo é a terceira doença que mais mata no mo é a terceira doença que mais mata no mundo. mundo. mundo. mundo. Além disso, causa 350 doenças (físicas e psiquiátricas) e torna dependentes da droga um de cada dez usuários de álcool.

Page 2: folder drogas

A Organização Mun-dial de Saúde prevê que, se nada for feito, em 2020 o vício do cigarro levará mais de 10 mi-lhões de pessoas à morte, por ano. Aquela a-

traente espiral de fumaça está repleta de umas 4.000 substân-cias, entre as quais acetona, arsênico, butano, monóxido de carbono e cianido. Os pulmões dos fumantes e de quem está perto ficam expostos a pelo menos 43 substâncias compro-

vadamente cancerígenas. No caso das crianças pequenas, a fumaça de cigarro resulta em 150.000 a 300.000 casos anuais de bronquite e pneumonia. Se persisti-rem os atuais padrões de tabagismo, quando os jovens fumantes de hoje chegarem à meia-idade ou à velhice, haverá cerca de 10 milhões de mortes por ano causadas pelo fumo - uma mor-te a cada três segundos.

Álcool Álcool Álcool Álcool Álcool Álcool Álcool Álcool - O álcool é uma droga como a heroí-

na, a cocaína e o crack. Por que ? Porque vicia, altera o estado mental da pessoa que o utiliza, levando-a a atos insensatos, muitas vezes vio-lentos. Pior, causa mais problemas à família e à sociedade. Infelizmente, faz parte da nossa cul-tura o seu uso.

Droga é toda a substância, que quando intro-duzida no organismo de um ser vivo, modifi-ca uma ou mais de suas funções, podendo causar dependência. São substâncias entorpe-centes, alucinógenas, excitantes, etc. (ex: a maconha, a cocaína, crack, morfina e outras), ingeridos, em geral, com o objetivo de alterar transitoriamente a personalidade. É aquela que age no cérebro, modificando o seu fun-cionamento, trazendo como conseqüência alterações do comportamento e do psiquis-mo.

As drogas podem der administradas oralmen-te, aspiradas pelo nariz ou inaladas até os pul-mões. Podem também ser injetadas através da pele, de uma camada de gordura, músculo ou dentro de uma veia (via intravenosa). A inje-ção intravenosa é a via que produz os efeitos mais rápidos.

Para ter conhecimento acerca das conseqüên-cias promovidas pelas drogas pode-se dizer que, ao depositar qualquer substância no or-ganismo cria-se nesse, necessidades falsas, alte-rando todo o funcionamento físico e psíquico.

Tipos de drogasTipos de drogas

CigarroCigarro

O cigarro é um dos produtos de consumo mais vendidos no mundo. Até setecentos aditi-vos químicos talvez entrem

nos ingredientes utilizados na fabricação de cigarros, mas a lei permite que os fabricantes guardem a lista em segredo. No entanto, constam entre os ingredi-entes matais pesados, pesticidas e inseticidas. Mais de 300 pessoas morrem por dia no Brasil em conse-qüência ao hábito de fumar.

O que são Drogas?O que são Drogas?