fogo atinge várias propriedades rurais em feliz natal e ... · gestado no governo collor/itamar e...

8
ACESSE: www.folhadonortemt.com.br Fundação: Julho 2009 Edição Ano 04 105 Jornalista Responsável Cristiane Guerreiro - DRT 1398 Fone: (66) 3583-2400/ Cel: (66) 9606-0154. Av. Brasil. Centro. Vera-MT. PÁG - 07 PÁG - 02 PÁG - 08 PÁG - 06 Fogo atinge várias propriedades rurais em Feliz Natal e destrói mais de 20 mil hectares ARTIGO: A vez de Marina PÁG 02 Administração Municipal incentiva participação esportiva nas Aldeias Secretário de Agricultura toma posse e destaca trabalho sustentável PÁG - 04 VERA-MT, 16 de agosto a 31 de agosto 2014 Corpo de bombeiros e os proprietários de áreas rurais tentaram conter o incêndio, mas infelizmente o fogo ainda não foi controlado. Desde o dia 1º de agosto várias propriedades rurais que se localizam na Gleba do Rio Ferro no município de Feliz Natal estão sofrendo com as queimadas. Mais de 20 mil hectares de pastagem e floresta nativa ficaram destruídos por causa dos incêndios que assola a região nesse período seco predominante nesta época do ano no estado de Mato-Grosso. Produtores rurais com a ajuda do corpo de bombeiros da região (Sorriso e Sinop) e da capital, Cuiabá, que estiveram no município, tentaram conter o incêndio, mas infelizmente o fogo ainda não foi controlado. PÁG - 02 PÁG - 08 AMM prepara encontro de prefeitos com candidatos ao Governo e ao Senado Feliz Natal PÁG - 06 Moradores de Vera terão facilidades para pagar dívida de asfalto construído

Upload: dangnhu

Post on 14-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ACESSE: www.folhadonortemt.com.br

Fundação: Julho 2009

Edição Ano 04

105

Jornalista Responsável

Cristiane Guerreiro - DRT 1398

Fone: (66) 3583-2400/ Cel: (66) 9606-0154. Av. Brasil. Centro. Vera-MT.

PÁG - 07PÁG - 02

PÁG - 08 PÁG - 06

Fogo atinge várias propriedades rurais em Feliz Natal e destrói mais de 20 mil hectares

ARTIGO: A vez de Marina PÁG 02

Administração Municipal incentiva participação esportiva nas Aldeias

Secretário de Agricultura toma posse e destaca trabalho sustentável

PÁG - 04

VERA-MT, 16 de agosto a 31 de agosto 2014

Corpo de bombeiros e os proprietários de áreas rurais tentaram conter o incêndio, mas infelizmente o fogo ainda não foi controlado.

Desde o dia 1º de agosto várias propriedades rurais que se localizam na Gleba do Rio Ferro no município de Feliz Natal estão sofrendo com as queimadas. Mais de 20 mil hectares de pastagem e floresta nativa ficaram destruídos por causa dos incêndios que assola a região nesse período seco predominante nesta época do ano no estado de Mato-Grosso.

Produtores rurais com a ajuda do corpo de bombeiros da região (Sorriso e Sinop) e da capital, Cuiabá, que estiveram no município, tentaram conter o incêndio, mas infelizmente o fogo ainda não foi controlado.

PÁG - 02

PÁG - 08

AMM prepara encontro de prefeitos com candidatos ao Governo e ao Senado

Feliz Natal

PÁG - 06

Moradores de Vera terão facilidades para pagar dívida de asfalto construído

ACESSE: www.folhadonortemt.com.br

ARTIGO

4648

AMM prepara encontro de prefeitos com candidatos ao Governo e ao Senado

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho, explicou que o Painel será um espaço democrático onde os candidatos ao Governo do Estado e ao Senado Federal poderão apresentar suas propostas e compromissos em prol do municipalismo a partir de 2015.

Conforme Chiquinho, o encontro com os candidatos será uma grande oportunidade para os prefeitos conhecerem as propostas, além de argumentar e contribuir com o melhor plano de governo para Mato Grosso. “Vamos saber quais serão os compromissos que os candidatos vão assumir com os gestores a partir do próximo ano”, observou.

Ele citou problemas relacionados às áreas de Saúde, Educação, Transporte, Infraestrutura, Econômico e Social. A luta dos gestores é constante na busca melhoria para a qualidade de vida da população.

Chiquinho avalia que a reunião será importante, pois os municípios precisam de apoio, considerando a histórica crise financeira que compromete investimentos básicos no atendimento das demandas locais. Além disso, existe uma ampla pauta municipalista, com propostas em tramitação no Congresso Nacional e demandas estaduais que visam facilitar a governabilidade nos municípios.

Entre os itens da pauta nacional, destacam-se os seguintes: aumento do Fundo de Participação dos Municípios - FPM, atualização da Lei do Imposto sobre Serviços - ISS, partilha dos royalties e encontro de contas com a Previdência Social.

A vez de MarinaFonte: Juacy da Silva

Costuma-se dizer que Deus escreve certo por linhas tortas. Longe de mim tentar justificar a morte de qualquer pessoa muito menos de Eduardo Campos, politico jovem, que aos poucos vinha empolgando boa parte do eleitorado brasileiro, com seus princípios fundados na ética, na eficiência, na arte de dialogar e romper barreiras e seu projeto de um Brasil diferente e melhor.

Na verdade Eduardo Campos representava o novo, as possibilidades de um modelo diferente de governar, um novo projeto para o país, a busca da construção de uma terceira via entre a experiênia desastrada do governo do PT e seus aliados, onde a corrupção, a mediocridade, o populismo, o autoritarismo, o assistencialismo são suas marcas registraadas e de outro a tentativa do retorno do neo-liberalismo gestado no governo Collor/Itamar e aprofundado na era FHC, com todas as mazelas que também o povo brasileiro bem conhece.

Coube ao destino abortar uma carreira brilhante que certamente, mesmo não vislumbrando de imediato a vitória em 2014, poderia ser a base correta para a grande mundança que viria em 2018. Mas este mesmo acaso acabou trazendo para o centro do cenário politico e eleitoral brasileiro outra figura sui-generis, uma mulher de origem realmente humilde e simples, trabalhadora nos seringais, analfabeta até os 16anos, sofredora com a impossibilidade de cuidar da própria saúde pela ineficiencia do Sistema público de saúde.

No lugar dessas carências materiais Marina Silva, surgiu para o mundo da política ancorada em princípios éticos que realmente acredita e representa a base de suas atividades na vida pessoal e na ação política. Mulher carismática, sem grandes vaidades, que não busca os holofotes, a não ser para dizer o que pensa e que país imagina para nossos filhos, netos e gerações vindouras. desenvolvimento com sustentabilidade, eficiência, ética e justiça social.Seu projeto de Brasil é de um país justo, com oportunidade reais para todos, principalmente para as classes menos favorecidas, não para usar os pobres como trampolim para oferecer benesses aos grandes interesses políticos e econômicos, como continuam fazendo a maior parte dos nossos governantes, principalmente para os atuais donos do poder.

Além desta dimensão ética como base da ação política, Marina aos poucos foi construindo , com alguns partidos políticos e, mais importante, com a participação das pessoas que há quatro anos começaram a se juntar nas “casas de Marina”, sem precisar recorrer `as doações financeiras dos grandes grupos ou o uso da máquina pública como atualmente faz a candidata Dilma, com apenas um minuto de TV no horário eleitoral “gratuito” conseguiu mais de 20 milhões de votos nas eleições de 2010, com certeza fará muito mais agora.Ao ser escolhida para substituir Eduardo Campos , Marina já começou a surpreender e a causar medo nos adversários que até então estavam aparentemente tranquilos com a já ultrapassada disputa entre PSDB x PT, que ocorre há mais de duas décadas.Tanto isto é verdade que Marina conseguiu motivar os indecisos que até há um mês representavam 35% do eleitorado, razão pela qual ao ser incluida na última pesquisa do Data Folha, apareceu com 21%, percentual muito superior ao de Eduardo Campos nas últimas sondagens.Mais importante ainda, sua entrada consolida a certeza de que a eleição para Presidente da República não será definida no primeiro turmo como imaginavam o PT, PMDB e outros aliados, pois a soma de quem não vota em Dilma no primeiro turno chega a 47% e a da candidata a reeleição não ultrapassa 36%.

Em caso de segundo turmo, mesmo sem ter sido confirmada candidata Marina com 47% já demonstrou que supera a Presidente Dilma que não passou de 44%, indicando que poderá vencer a disputa ,principalmente pelo fato de que pelas suas caracteristicas e origem poderá conquistar votos da população mais humilde, principalmente nas regiões Nordeste, Norte e nas periferias dos grandes centros e também dos evangélicos.A chegada de Marina está tirando o sono da turma do Palácio do Planalto e também de seu criador da atual presidente que deseja voltar ao poder em 2018, conforme disse em entrevista recente o Presidente do PT, bastando garantir a vitória de Dilma, o que parece a cada dia fica mais distante.

De acordo com o influente periódico inglês “The Financial Times”, do ultimo final de semana, o crescimento das preferências dos eleitores, demonstrado na última pesquisa do Data Folha, já garante a certeza do segundo turno e, neste caso, também o fato de que Marina está tecnicamente emprada com Dilma, mas três pontos na frente, poderá facilitar a aglutinação de forças de “todos contra Dilma e o PT”, no segundo turno, podendo significar a vitória de Marina e a derrocada do projeto de poder articulado e nutrido há décadas.Tudo indica que o PT e em menor grau o PSDB irão tentar “desconstruir” a imagem de Marina, com uma série de inverdades, tentando infundir medo na opinião pública e nos eleitores, para que assim, tenham que decidir entre dois projetos que já se esgotaram há anos.Populismo e neo- liberalismo são modelos ultrapassados. Um novo modelo deve ser buscado, onde novos paradígmas estejam no centro da nova política, da nova economia e da nova sociedade de um novo século,em todas as dimensões. Parece que as apostas agora estão indo na direção de Marina, a presidente que realmente está vindo de baixo e da floresta, mas com visão mais humana da política e do desenvolvimento do Brasil.

Juacy da Silva, professor universitário, titular e aposentado UFMT, mestre em sociologia [email protected] www.professorjuacy.blogspot.com

O conteúdo aqui publicado é de total responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a posição de Só Notícias.

AMM sedia audiência pública para elaboração do PPA do Vale do Rio Cuiabá

A Associação Mato-grossense dos Municípios está organizando para o próximo dia 4 de setembro, o painel Perspectivas de um Mato Grosso Municipalista, a ser realizado no auditório da instituição, com a participação dos prefeitos e os candidatos ao Governo do Estado e ao Senado Federal. A instituição irá convidar para participar do evento os candidatos a esses cargos que estão disputando as eleições de 2014.De acordo com a programação, no período da manhã, a partir das 8 horas, estão previstas as apresentações dos candidatos ao Senado Federal, Rui Prado (PSD); Wellington Fagundes (PR) e Rogério Sales (PSDB). No período da tarde, a partir das 14 horas, estão previstas as apresentações de José Riva (PSD); Lúdio Cabral (PT); Pedro Taques (PDT); José Marcondes Muvuca (PHS) e José Roberto (PSOL).

A Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM irá sediar, nesta terça-feira (26), uma audiência pública para discutir o Plano Plurianual (PPA) Regional, do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá.

Os municípios de Rosário Oeste e Chapada dos Guimarães também receberam o evento, que é promovido pela secretaria executiva do Consórcio. A intenção é identificar as demandas prioritárias da região para os próximos quatro anos.

O documento será enviado ao Ministério do Planejamento até o dia 07 de setembro, para que as ações sejam incluídas no planejamento orçamentário do Governo Federal.

O presidente do Consórcio e prefeito de Santo Antônio do Leverger, Valdir Ribeiro, explicou que a elaboração teve início após uma reunião dos consórcios de todo o país em Brasília, na qual o gestor representou a região Centro-Oeste. Na ocasião, algumas entidades realizaram apresentações sobre o trabalho que vêm desenvolvendo.

“A prefeitura de Mauá recebeu investimentos através do Consórcio Intermunicipal do ABC, que correspondem ao triplo do orçamento anual”, contou Valdir. Ele ainda afirmou que a captação de recursos também pode acontecer junto à Secretaria de Estado de Planejamento de Mato Grosso (Seplan-MT).

A elaboração do PPA Regional do Vale do Rio Cuiabá aconteceu em oficinas técnicas e contou com a participação da secretaria executiva do Consórcio; do consultor Álvaro Lucas do Amaral; do superintendente regional da Secretaria de

Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Famil iar, Rodr igo Furquim; da ges tora governamental e do analista da Seplan, Zelma Beatriz Paz e Rogério de Oliveira; e da gestora da Secretaria de Estado de Cidades (Secid-MT), Paula Baicere.

As demandas levantadas pelo grupo foram divididas em cinco eixos temáticos e respectivos temas prioritários:1º Uso e conservação dos recursos naturais - Licenciamento e fiscalização ambiental, implantar o Cadastro Ambiental Rural (CAR), gestão da bacia hidrográfica do Rio Cuiabá e Saneamento Ambiental.

2º Infraestrutura da logística e mobilidade urbana, rural e regional - Projetos estratégicos multimodais regionais, gestão de patrulhas mecanizadas e mobilidade intra-regional.

3º Desenvolvimento Econômico Regional Sustentável - Diversificação e adensamento cadeias produtivas, fortalecimento da agricultura familiar, inovação tecnológica; desenvolvimento do turismo, Sistema de Inspeção Regional, Irrigação, promoção e marketing econômico.

4º Gestão e governança regional - Planejamento e desenvolvimento regional , modernização administrativa, planejamento e gestão urbana.

5º Desenvolvimento social - Ampliação e melhoria dos serviços sociais, promoção da cultura regional, educação no campo e cidades digitais.

VERA-MT, 16 de agosto a 31 de agosto 2014

Um grupo de 11 alunos participou de mais um curso promovido pelo Sindicato Rural de Vera, em parceria com a prefeitura Municipal e Senar - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Foram 40 horas de ensinamentos sobre dessossa e aproveitameno da carne de peixe para defumados e outros pratos. A instrutora, professora Sueli, veio de Cáceres e tem amplo conhecimento sobre o tema. "Procuramos orientar os alunos sobre a forma correta de retirar os espinhos e aproveitar tudo do peixe, que se torna um alimento de grande valor de mercado e nutritivo. Claro que tem algumas espécies que tem suas característica, mas a maioria, tudo da para aproveitar", disse. No encerramento das atividades, foi servido um almoço na chácara da família Chiodi que trabalha com a piscicultura. Parte do que foi ensinado, foi colocado a mesa.

Segunso o presidente do Sindicato Rural, Benício Boening, neste ano já foram 30 cursos de qualificação e mais de 420 pessoas participaram, se qualificando em alguma atividade.

"O Senar e a prefeitura tem sido nossos grandes parceiros e graças a isso, podemos oferecer os cursos.

ACESSE: www.folhadonortemt.com.br VERA-MT, 16 de agosto a 31 de agosto 2014

Vera: 11 alunos da escola Aloízio se classificam à 2ª fase da Olimpíada de Matemática

"Estes alunos que se classificaram são estudantes que se destacam em todas as disciplinas dentro da turma. A matemática obrigada o aluno a pensar, interpretar e resolver as equações", comentou a professora Gilvânia dos Santos. Cada um ganhou um kit com material didático doado pela direção da escola. Agora os estudantes vão participar da segunda etapa dia 13 de setembro, com os alunos da Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Vera. "A matemática é usada em todos os países e é a minha matéria preferida", disse o aluno Felipe Natan Nemerski, um dos classificados. A Olimpíada é um projeto criado para estimular o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. Promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pelo Ministério da Educação (MEC), é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Suas atividades vêm mostrando a importância da Matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil. A OBMEP é dirigida aos alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. Professores, escolas e Secretarias de Educação dos alunos participantes também concorrem a prêmios. OBJETIVOSEstimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional, contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e sociedades científicas e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. "Tivemos um grande empenho dos professores e dos estudantes. O índice alcançado por eles, mostra que o ensino está sendo levado a sério e bem aplicado aqui na escola", comentou a diretora Raquel Monteiro.

Foram anunciados nesta segunda-feira (25), durante a hora cívica em que os alunos contam o Hino Nacional, os 11 estudantes que obtiveram média e se classificaram para a segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP/2014). As provas foram aplicadas no dia 13 de maio deste ano, as cinco turmas do 6º ano, somando mais de 150 alunos desta unidade escolar.

Os classificados na Escola Aloízio Jacob Webler foram; Aline dos Santos Amorim, Andreine Lima dos Santos, Carla Vitória Ramos Rodrigues, Felipe Natan Nemerski, Henrique Ferreira dos Santos, Jady Geovanna Rodrigues Daniel, Ketlyn Tais Schepp Jacobsen, Maria Eduarda Aparecida Dutra, Mariza Alici Poli, Stefani Blocki Ribeiro e Talyana Aparecida Feldhaus.

JULIO TABILE/ASSESSORIA

Vera: Curso ensina desossar peixe e aproveitar a carne para embutidosJULIO TABILE/ASSESSORIA Podemos dizer que em Vera, há valorização para o aprendizado nós, enquanto entidade de

classe, procuramos promover estas ações sociais", disse Benício. A secretária de Administração Cida Chiodi representou o prefeito no encerramento do curso, que teve agradecimentos e alguns pronunciamentos, tanto da instrutora, do presidente, secretária e alunos. Depois foi servido o almoço.

Neste mês de agosto já foram realizados cursos de Panificação, Classificação de grãos, GPS-Tecnologia em máquinas de Precisão, Beneficiamento de Pescado e na segunda-feira (25) terá início o curso de Fabricação de Higiene e Limpeza caseira, com 24 horas de aulas, onde 12 pessoas já se inscreveram.

ROMBALDII

ACESSE: www.folhadonortemt.com.br

24ª Sessão Ordinária

MAIS FN

Secretário de Agricultura toma posse e destaca trabalho sustentávelPromover a produção, mas de forma sustentável. Com este discurso, Saulo Geraldo de Oliveira assumiu a secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio de Vera, nesta quinta-feira (21). "É preciso ter consciência de que vivemos um presente, mas no futuro, o que deixaremos para nosso filhos? Então temos que pensar assim, manter o que vem sendo feito de forma correta, recuperar o que foi degradado e explorar os recursos naturais de forma racional", disse o secretário. Um encontro no gabinete do prefeito Nilso Vigolo, reuniu os vereadores Vilmar Scherer, Manoel Terto, Bruno Boeing, Junior Camilo, Samuel Raimundo, Antonio Pen Fiel, e os secretários de Saúde Eduardo Rocha, de Obras, Vitor Friederich, de Educação, Fabiana de Lima, de Administração e Finanças, Aparecida Chiodi para a posse oficial de Saulo, que substitui Jairo Anastácio, que ficou na pasta por um ano e sete meses. O prefeito apresentou o novo secretario aos presentes, reforçou sua confiança no novo colega e destacou seu conhecimento na área agrícola, já que tem formação de Engenheiro Agrônomo. "O Saulo é um pioneiro de Vera, tem uma história neste município e capacidade para tocar nossos projetos, que visam atender as pessoas do campo, cuidar da situação do lixo que temos que resolver definitivamente e buscar mais empresas para geração de empregos. São três importantes setores dentro de uma só secretaria", pontuo o prefeito. Cada vereador e secretario teve espaço para falar e cumprimentar o novo secretário. A maioria destacou a amizade com Saulo, sua capacidade profissional e desejaram sucesso na nova empreitada.

Aeróbica na praça em Vera atrai comunidade para atividade fisica

VERA-MT, 16 de agosto a 31 de agosto 2014

O trabalho de assistência aos pequenos produtores rurais, ajuda aos hortifrúti com distribuição de adubo orgânico e desenvolvimento da cadeia produtiva do peixe, inseminação artificial são projetos que vinham sendo feitos na secretaria e que terão continuidade.

04

04

JÚLIO TABILE/ASSESSORIA

04

As atividades estão sendo realizadas três vezes por semana na praça 13 de maio, das 18h às 19h. O grupo começou com 20 pessoas, há cerca de uma semana e aumenta a cada aula. A monitora dos exercícios é Tânia Vaniski que se especializou nesta prática e procura orientar as pessoas interessadas e fazer uma atividade física ao final do dia, como forma de relaxamento e para manter a forma. Os movimentos tem o objetivo de auxiliar os participantes a melhorar a forma física, perder peso e desenvolver a coordenação motora. Com uma caixa de som ao lado, o ritmo das músicas da mais energia às aulas. O step, utiliza caixas de madeira com altura minima de 15 cm e a atividade é desenvolvida com os pés. Ela é incluída nos grupos das modalidades esportivas que desenvolvem a resistência cardiovascular, trata-se de uma alternativa interessante de aeróbica, na qual tem algumas semelhanças. As aulas de estep são passos básicos e coreográfica, ditadas pela música. "É importante fazer o alongamento e depois o aquecimento. Cada participante tem uma ficha de inscrição, de acompanhamento sobre a saúde, se sofre algum problema ou não. O espaço na praça surgiu justamente para que todos possam participar, ao ar livre e está sendo um sucesso", comemora Tânia. As aulas são todas às segundas, terças e quintas-feiras. As vagas são limitadas, a pessoa precisa mostrar interesse para estar participando e dando continuidade ao projeto que é desenvolvido pela prefeitura municipal. Maiores informações podem ser adquiridas pelo telefone 9605.1316

04

04

JÚLIO TABILE/ASSESSORIA

Apae em Vera realiza pit stop no centro abrindo a semana do excepcional

A semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla comemorada de 21 à 28 de agosto. Em Vera, a escola Criança Feliz teve uma extensa programação, que começou na quinta-feira (21), com um Pit Stop na avenida Brasil, com distribuição de panfletos sobre o tema prevenção e adesivos. No dia 22, sexta-feira, foi feito o dia da beleza na escola. No domingo, dia 24, foi a missa na igreja matriz. Na segunda-feira (25), os alunos da Apae de Vera fizeram uma visita a escola Feliz Viver, em Feliz Natal. Na terça-feira (26), foi a sessão de cinema em Sinop e na quarta-feira, piquenique no balneário mata nativa. Na quinta-feira (28) no encerramento da programação, foi realizada uma gincana interna e depois, visita ao programa Mais Educação, na Escola Nilza. No dia 31 de agosto, a direção da Apae promoveu uma feijoada no salão de festas da igreja Luterana. A feijoada foi preparada pelos integrantes da Comitiva Tropeiros de Vera. Foram 500 cartões confeccionados e a renda será usada para cobrir despesas de manutenção e folha de pagamento da unidade.

04

04

JÚLIO TABILE/ASSESSORIA

ACESSE: www.folhadonortemt.com.brVERA-MT, 06 de dezembro a 21 de dezembro de 2012 ACESSE: www.folhadonortemt.com.br05

Moradores terão facilidades para pagar dívida de asfalto construído nos anos de 2005/06

Câmara de Vera

ELIZEU TEIXEIRA - ASS. IMPRENSA CÂMARA

VERA-MT, 16 de agosto a 31 de agosto 2014

Com aprovação unânime dos vereadores na sessão ordinária de segunda-feira (25), o projeto 001/2014, irá regularizar a situação dos moradores beneficiados com asfalto feito nos anos de 2005/06. Os benefícios para quem pagar à vista, chegam a 100% de isenção de juros e multa, além de parcelamentos. Quem necessitar poderá requerer uma cópia da lei na Prefeitura Municipal.O líder do prefeito, vereador Luiz Matias Xavier (PROS), enfatizou que o projeto está em total conformidade com as leis vigentes. Além disso, ressaltou que o interesse de regularização também partiu dos próprios moradores que procuraram a Prefeitura.“Asfalto é melhoria de vida, saúde e valorização do imóvel que é beneficiando”, disse o parlamentar, que também explicou que a cobrança deveria ter sido feita na época da implantação da obra, mas dois prefeitos passaram e não foi feita a regularização, agora é lei e se o atual gestor Nilson Vígolo, não fizer a cobrança poderá sofrer penalidades.Para Cristiano Nicoli (DEM), o parcelamento facilitará o pagamento. Em companhia do vereador Geraldo Camilo, esteve conversando com o jurídico da Prefeitura e alertou que as pessoas que não procurarem a Prefeitura para regularizar, terão suas dívidas executadas judicialmente pela Prefeitura.

Já o presidente do legislativo, Vilmar Scherer (PDT), destacou a preocupação dos moradores que o procuraram assim como os demais vereadores para efetuar a quitação dessa pendência.“Nós vereadores e moradores conversamos com o prefeito, e chegamos ao entendimento que é muito melhor tanto receber como pagar o valor original da dívida sem multa e juros do que enfrentar um processo jurídico que burocratizará mais ainda a situação”, disse.O projeto foi aprovado por unanimidade juntamente com redução de interstício regimental e será encaminhado para a sansão do prefeito.Projeto 022/2014Na sequência também foi aprovado o crédito adicional suplementar de R$3.500 milhões para finalização de asfalto na avenida Otawa, Rua Colômbia e MT-225 de acesso à Feliz Natal/MT.Esse crédito adicional prioriza e beneficia obras que não estavam no cronograma, mas que foram conseguidas através do esforço e cobrança do prefeito.“São muito poucos municípios do porte de Vera, que estão recebendo esses recursos, então, parabéns à administração do prefeito Nilso Vigolo”, disse Xavier.Bruno Boeing também ressaltou que com a aprovação dessa verba, será concluído o asfalto até a cidade de Feliz Natal, finalizando de uma vez por todas os boatos de que o asfalto não seria terminado este ano.O asfaltamento da Avenida Otawa já está em fase de finalização, faltando apenas a construção dos meio fios e na rua Colômbia mais da metade já está com a terraplanagem pronta, além da MT-225 que dentro de mais alguns dias será finalizada.

Vereador relata vandalismo em creche e homenageia verenses por títulos

recebidos em Cuiabá

De início na noite do dia (25.08), o vereador Manoel Terto (PSD), em tribuna livre, fez um relato da destruição causada por vândalos na creche Vovó Camilo no último domingo. Segundo ele, os brinquedos entregues a aproximadamente 90 dias foram totalmente destruídos.“Ficamos indignados por que fazemos uma grande correria até a capital do Estado para trazer esses benefícios que melhoram a qualidade do atendimento para a população e essas pessoas acabam com tudo”, disse o parlamentar.Segundo ele, questionando o responsável pelo setor de vigilância da Prefeitura, soube que somente uma pessoa fica responsável por cuidar da garagem da Prefeitura e fazer ronda de hora em hora na creche.

“Não é possível que o vigilante não tenha visto tudo o que aconteceu, é impossível, por que a bagunça foi grande. Com certeza não fez a ronda que é necessária fazer. A partir de agora vamos fiscalizar mais de perto”, enfatizou.Neste sentido, Antônio Pena Fiel (PROS), também disse que presenciou no último domingo, jovens e adultos pulando o muro do centro de convivência dos idosos, para usar a piscina. Ele disse que o local tem somente um vigia que tem também que cuidar da prefeitura e pela distância entre os prédios não consegue fazer todo o trabalho.

Manoel convidou os demais vereadores para se reunirem com o prefeito e tomar providências quanto a contratação de mais vigias e fiscalização do trabalho para que não ocorram novamente esses tipos de problema. HOMENAGEM

“As pessoas as vezes não dão importância para isso, mas agente lembra que hoje eles têm seu destaque em todo Estado como desenvolvedores da nossa região. Me sinto honrado por ter convidado e conceder esse título aos dois”, disse Manoel.

Ele destacou que esta valorização está sendo feita por ele desde o ano passado, já que indicou o Jornalista Chiquinho Sam, Padre Nelson e a ele próprio e, ano que vem dará continuidade para valorizar quem merece.

Alceu Rheinheimer, que atualmente é cartorário, destacou a importância desse título que atesta todo trabalho de pioneirismo e benefícios para a cidade, ele também agradeceu toda família que tem o apoiado em todos esses anos.

Alceu à esquerda e Pedro à direita do vereador ManoelNa última semana, Pedro Misturini e Alceu Rheinheimer receberam o título de cidadãos mato-grossenses na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.Por isso Manoel destacou a presença e o valor desses pioneiros que há muitos anos participam do desenvolvimento da cidade de Vera.

ELIZEU TEIXEIRA - ASS. IMPRENSA CÂMARA

Beneficiários do PRONAF terão desconto e aumento de prazo para pagamento

Os agricultores beneficiados com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, deverão procurar o Banco do Brasil em Sinop/MT, para fazer a regularização da situação. Essa informação foi dada pelo petista Marcelo Alves da Costa, na sessão ordinária, de segunda-feira (25.08).

Ainda segundo Marcelo, o decreto do governo federal prevê desconto de 80% para o pagamento da dívida, além disso, também pode ser parcelada e o prazo final foi estendido até o dia 31 de dezembro de 2014.

ELIZEU TEIXEIRA - ASS. IMPRENSA CÂMARA

CONVITEEle também convidou a toda população para que no dia 31 de agosto participem da feijoada da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que acontecerá no salão da igreja luterana. O valor será de R$20 por pessoa. Todos devem levar talheres.

Ao final, parabenizou o prefeito pela iniciativa da ginástica para as pessoas na Praça 13 de Maio. Também disse que irá procurar o prefeito para estender o projeto para os bairros mais afastados do centro.

Luto: Waldemar Adona foi vereador de 1989 à 1992

Na 23ª sessão ordinária, (18.08), os vereadores e população presente, respeitaram um minuto de silêncio em memória do ex-vereador Waldemar Adona, 76 anos, que faleceu na tarde da última sexta-feira.Membro de uma família muito conhecida da cidade, “Seu Waldemar”, foi vereador por Vera, nos anos de 1989 à 1992. Por esse motivo o vereador Cristiano Nicoli, fez o pedido em nome dos demais parlamentares.“Foi um pioneiro e vereador por esse município e deixou a sua marca e colaboração para o crescimento de Vera”, disse Nicoli deixando também os sentimentos e votos de conforto à toda Família.

ELIZEU TEIXEIRA - ASS. IMPRENSA CÂMARA

Administração Municipal incentiva participação esportiva nas Aldeias

ACESSE: www.folhadonortemt.com.br 06VERA-MT, 16 de agosto a 31 de agosto 2014

Feliz Natal

No último domingo (24), o prefeito muito prestativo atendeu o convite do cacique Itaqui da Aldeia Tupara, em disponibilizar o transporte aos atletas das escolinhas esportivas para participarem do campeonato suíço organizado pela Aldeia. “É uma ação simples, mas tenho certeza que conseguiremos despertar e promover a pratica esportiva e a integração entre as culturas”, defendeu o prefeito. A escolinha esportiva de Feliz Natal, ficou representada por 45 alunos, nas categorias: sub 12 masculino; sub 13 feminino e masculino; e sub 17 feminino. Os atletas foram acompanhados pelo coordenador Jair Izidorio e professor Paulo Ernani. “Foi uma oportunidade única, poder conhecer a cultura deles e observei que eles treinam na terra, diferente de nós, que temos quadra ou campo, sei que é uma cultura deles, mas acho que devemos valorizar mais o que temos. Enfatizando que o dia foi muito diferente: brincamos, tiramos muitas fotos, tomamos banho de Rio, conhecemos as ocas, macacos”, contou satisfeita atleta Huandela Dama.O cacique Itaik, encerrou o encontro agradecendo o empenho do prefeito Toni Dubiella, em proporcionar a integração das culturas, avaliando que o grupo esportista demonstraram ser muito disciplinados. Uma palestra sobre a importância esportiva finalizou o encontro.

Confira os resultados: sub 13 feminino Feliz Natal 3 x 1 Aldeia;sub 13 masculino Feliz Natal 2 x 2 Aldeia;sub 12 masculino Feliz Natal 1 x 2 Aldeia; sub 17 feminino Feliz Natal 0 x 0 Aldeia.

PATRÍCIA PACHECO/ASSECOM

O prefeito de Feliz Natal Toni Dubiella, vem demonstrando mais uma vez sua sensibilidade em poder contribuir com a lazer, entretenimento esportivos entre os atletas das escolinhas municipais.

Prefeitura qualifica 11 alunas no curso de Depilação em Feliz NatalPrefeitura de Feliz Natal realiza diversos cursos gratuitos entre eles está o de depilação. Investir no social, capacitar e preparar a população para o mercado de trabalho, oferecendo oportunidades aos moradores, é a Administração Municipal Trabalhando para Todos, por meio das parcerias Secretaria de Assistência Social; Senai e Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec).

As oficinas estão sendo ministradas por uma profissional habilitada na área. A professora Lucinete Jesus de Oliveira Trindade, que atua na área há 22 anos, afirmou, “não existe dor, no momento da depilação, tudo vai depender da sensibilidade de cada cliente. As 11 alunas são bem participativas e após o curso vem a prática do dia a dia. Hoje um profissional pode faturar em torno de R$ 1mil a R$ 2 mil/mês”, detalhou a professora.

Terezinha Maria Sales Sandri, foi beneficiada gratuitamente pelas alunas aprendizes realizando manicure e pedicure e a depilação. “Observei que elas tem pouco de cautela, mas o trabalho é excelente. Administração está de parabéns pelo incentivo a estes cursos, que tem contribuindo para aumentar a renda de muitas famílias”, disse a moradora.

Segundo o secretário de Assistência Social Waldney Simi, o curso Depilação tem como objetivo capacitar o participante para a realização da depilação facial e corporal, utilizando técnicas e produtos adequados, com o objetivo de satisfazer as condições de higiene, saúde e bem-estar do cliente.

Os cursos profissionalizantes: Auxiliar de Recursos Humanos; Depilador; Manicure e Pedicure; Mecânico de máquinas agrícolas; Cuidador infantil; Lingerie e Artesão de pintura em tecido, possuem carga horária que variam de 160 a 240 horas.

PATRÍCIA PACHECO/ASSECOM

A Prefeitura Municipal de Feliz Natal lançou a Campanha IPTU Premiado - investimento que volta em benefícios pra você - para estimular os contribuintes ao pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), ação que vem dando certo.

Na última semana as ganhadoras Aparecida dos Santos e Sueli Mendes Anselmo, do segundo sorteio da campanha, receberam das mãos da secretária Administração, Planejamento e Finanças Gislaine Ap. Noetzold, e da chefe do departamento de Tributação Mirian Patrícia Santos da Silva, os prêmios: Tablet e bicicleta.

O último sorteio acontecerá no dia 15 de setembro, na Rádio Vale Verde FM – Associação Comunitária Cultural e Folclórica de Feliz Natal. Os contribuintes concorrerão a um tablet e uma bicicleta.

Foram parceiros as empresas: Rombaldi Contabilidade; Drogaria do Povo; Posto Trevão; Supermercado Maravilha; Sasc- Distribuidora de bebidas; Drogaria Nova Vida; Posto dos amigos; Supermercado Scariot; Madeireira Vinicius; Eletromóveis Martinello; Pimenta Doce; Construforte e TS material para construção.

Prefeitura de Feliz Natal entrega prêmios aos ganhadores do 2º sorteio do IPTU 2014

PATRÍCIA PACHECO/ASSECOM

Último sorteio acontecerá no dia 15 de setembro

07 ACESSE: www.folhadonortemt.com.brVERA-MT, 16 de agosto a 31 de agosto 2014

Vera: Presidente faz duas indicações e pede abertura de ginásio de esportes de forma gratuita para as crianças

Já com relação a sinalização horizontal -feita no asfalto- ele destaca a importância e cobranças da própria sociedade, para que sejam feitas as marcações principalmente de faixa de pedestres nas ruas que não possuem.

“Temos em torno de quatro mil carros emplacados em Vera e geramos aproximadamente R$1 milhão de receita vinda deste segmento, então temos que investir esse dinheiro neste tipo de ação, já que essa era uma das discussões de campanha na época de eleições”, disse o presidente.

Ainda segundo ele, entende que o prefeito Nilso Vígolo, está fazendo alguns milagres para trazer benefícios para Vera, que muitas vezes o governo não dá a atenção necessária. Por isso pediu que olhe com carinho para as indicações e que invista em sinalização horizontal principalmente, que além de orientar e organizar vão embelezar a cidade.

As indicações foram aprovadas por unanimidade e serão encaminhadas ao prefeito com cópia aos secretários e chefe de departamento responsáveis.EsporteTendo o vereador Geraldo Camilo (PR) falado – nesta mesma noite e tribuna- sobre os atletas verenses que conquistaram quatro medalhas de ouro e uma prata no Badminton no último final de semana em Tangará da Serra/MT, (veja aqui), o presidente do legislativo destacou que acha de suma importância que o ginásio e quadras de esportes de Vera, sejam abertos para as crianças poderem praticar esportes nos finais de semana de forma gratuita. Pois ele próprio vê constantemente crianças praticando futebol, vôlei e outros esportes no meio da rua ou em calçadas.

“Essas crianças estão na rua por que o ginásio e as quadras ficam fechadas. Ao invés de ter gestão para se utilizar, só se acham empecilhos para não funcionar”, disse Scherer, que também incluiu os campos de futebol society.

Ele finalizou pedindo para que a Secretaria de Educação e Departamento de Esportes tomem uma providência já que, segundo ele essa foi também uma promessa de campanha.

Uma forma de orientação tanto para os moradores da cidade, mas principalmente para quem vem de fora, é a sinalização, tanto em placas, postes, como as horizontais feitas no próprio asfalto. Neste sentido foram as indicações de Vilmar Scherer (PDT), na noite de segunda-feira (18), na Câmara de Vera. Ele ao final, falou sobre a necessidade de abertura dos ginásio e quadras, de forma gratuita para a população.

Segundo Scherer, a sinalização existente nos postes, vem desde o mandato do antigo prefeito, e foi feita baseando-se em Sinop/MT, da mesma forma que hoje a cidade de Feliz Natal/MT se baseia em Vera. O problema é que com o passar do tempo, as escritas estão ficando apagadas por isso a necessidade de refazê-las.

ELIZEU TEIXEIRA - ASS. IMPRENSA CÂMARA

Jovens verenses mostram hegemonia e classificam-se para campeonato estudantil nacional de Badminton

Com quatro medalhas de ouro e uma de prata, os atletas João Mateus Pereira, 13 anos, Ana Paula Xavier e Bianca Souza Camilo 14 anos, sagraram-se campeões na modalidade. O fato a se destacar é a hegemonia das garotas verenses que ganharam o ouro na categoria duplas, e disputaram a final no individual ficando com o primeiro e segundo lugares.Camilo classificou como mito, a jogadora Ana Xavier, que desde o ano passado vem se destacando como a melhor jogadora do Estado e neste ano ganhou todos sets e consequentemente os oito jogos que disputou. Ana, assim como João Matheus, também é bicampeã individual e agora campeã de duplas.Já Bianca Camilo, a mais nova praticante entre os três, tornou-se pela primeira vez campeã de duplas e vice no individual, tendo disputado o jogo final com sua colega Ana Xavier.Valorizando o trabalho dos professores, Geraldo Camilo disse que o projeto Badminton, começou em 2012 com os professores Márcio Barrabarra e Manoel Stahlschmidt.“Era um projeto que muita gente não acreditava e até nem conhecia o esporte. Reconheço que eu mesmo não conhecia e que agora meu apoio será ainda maior” disse o parlamentar que agradeceu o empenho dos educadores.

Ele lembrou que no ano de 2012 os alunos Luiz Queiroz e Luiz Henrique Xavier também ganharam o estadual e representaram o MT no cenário nacional. E tendo em vista essa que vem se tornando uma tradição, pediu à administração municipal para que olhe com carinho e dê mais incentivo para os atletas.

Como pai da atleta Ana Paula, o vereador Luiz Matias Xavier, destacou a apreensão que fica quando a atleta e filha está fora do município disputando os jogos.Parabenizou ao professor Manoel pelo trabalho e deixou claro que confia muito nos atletas e tem a certeza de bons resultados no campeonato nacional.“Quem dera que nós pudéssemos ir acompanha-las, de perto, ser campeão é muito importante, mas a experiência de poder viajar e conhecer outras culturas também é e agrega na educação deles”, salientou.Ao final parabenizou o prefeito Nilso Vígolo pela passagem de seu aniversário neste dia 18-08.

Vereadores Luiz Matias Xavier e Geraldo Junior Camilo com os campeõesELIZEU TEIXEIRA - ASS. IMPRENSA CÂMARA

O parlamentar Geraldo Junior Camilo (PR), usou o espaço da tribuna livre, na sessão ordinária do dia (18), para dizer de sua satisfação como verense, pelos ótimos resultados dos atletas de badminton. Camilo assim como Luiz Matias Xavier (PROS), são pais de dois campeões o que aumenta o orgulho. Os Jogos Escolares da Juventude fase estadual, aconteceram na cidade de Tangará da Serra/MT, no último final de semana. No dia 02 de setembro irão à Londrina/PR para a disputa, agora com jovens de todo país.

ACESSE: www.folhadonortemt.com.br

CENTER

VERA-MT, 16 de agosto a 31 de agosto 2014

Fogo atinge várias propriedades rurais em Feliz Natal e destrói mais de 20 mil hectaresCorpo de bombeiros e os proprietários de áreas rurais tentaram conter o incêndio, mas infelizmente o fogo

ainda não foi controlado.

Cristiane Guerreiro - da Folha do Norte

Desde o dia 1º de agosto várias propriedades rurais que se localizam na Gleba do Rio Ferro no município de Feliz Natal estão sofrendo com as queimadas. Mais de 20 mil hectares de pastagem e floresta nativa ficaram destruídos por causa dos incêndios que assola a região nesse período seco predominante nesta época do ano no estado de Mato-Grosso. Produtores rurais com a ajuda do corpo de bombeiros da região (Sorriso e Sinop) e da capital, Cuiabá, que estiveram no município, tentaram conter o incêndio, mas infelizmente o fogo ainda não foi controlado. Conforme informou o Sargento Cesar, do Corpo de Bombeiros de Sorriso, a Folha do Norte, sua equipe esteve percorrendo as propriedades para também verificar os prejuízos causados pelas queimadas.

“O fogo se alastrou rapidamente em diversas propriedades, teve locais onde as pastagens e mata nativas ficaram totalmente destruídas com as queimadas”, enfocou o Sargento.

Produtores rurais ainda trabalham para tentar debelar as chamas utilizando máquinas agrícolas, tanque de água e trator de esteiras, mas as condições de muito calor e vento não ajudam e as chamas continuam na região.

Um produtor rural disse a nossa reportagem que perdeu toda a pastagem com o fogo “minhas plantações e pastagens ficaram totalmente queimadas, o valor do prejuízo é imenso” lamentou o produtor.

Os produtores da região dizem que há uns 20 dias começou focos de incêndio na região por causa do vento e da vegetação seca.

Segundo Henrique Moraes, gerente do Pré-fogo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, em Sinop, a situação é tão crítica que há vários dias até mesmo as cidades vizinhas Vera e Nova Ubiratã ficaram com o céu encoberto de fumaça devido ao fogo na Gleba do Rio Ferro no município de Feliz Natal.

Desde o dia 15 de julho, começou o período proibitivo das queimadas, e desde o dia 1º de agosto, já foram registrados 100 focos de queimadas nesta região.

Feliz Natal registra 472 focos de calorMato Grosso é o estado com maior número de queimadas no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). De primeiro de janeiro até o dia 24 de agosto foram registrados 12.958 focos de calor no estado. Isso representa um aumento 77% se comparado com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 7.298.De acordo com o satélite referência do Inpe, em segundo lugar está o Pará, com 8.992 e, em terceiro, o Maranhão, com 7.851 focos de calor no acumulado do ano.Em todo o Brasil, o número de queimadas mais que dobrou: foram 64.297 focos em 2014 contra 31.689 registros em 2013, durante o período citado.O fogo ainda é usado para “limpeza” de áreas destinadas a agricultura e pecuária, incluindo a renovação de pastagens.Nesta época do ano não chove em Mato Grosso, o que piora as condições climáticas e favorece os incêndios sem controle, que trazem enormes prejuízos ambientais, econômicos e, principalmente, problemas de saúde. Por isso, todo ano, é publicado um decreto estadual proibindo as queimadas entre 15 de julho e 15 de setembro, período que poder ser prorrogado em função a seca.Mato Grosso possui um Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas (PPCDQ-MT), mas a situação crítica vivenciada nos últimos anos indica que ainda há uma grande dificuldade por parte do governo do estado no controle e na redução das queimadas.Para Alice Thuault, coordenadora na Iniciativa Transparência Florestal, do Instituto Centro de Vida

(ICV), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), coordenadora do PPCDQ-MT, não disponibiliza as informações necessárias para avaliar a implementação do plano. “Ao contrário do que determina a lei de acesso à informação, o governo do estado tem adotado, há tempos, uma postura de não fornecer informações sobre a gestão florestal. Isso abrange não só os dados sobre queimadas, mas também sobre desmatamento e regularização ambiental, entre outros. Isso impossibilita o acompanhamento e a participação da sociedade”, cobrou Alice. “Não sabemos o que está sendo feito”.Na última semana (20) aconteceu a 4º reunião da Comissão Executiva do PPCDQ/MT cuja pauta principal foi o monitoramento do plano. Para isso, foi apresentada uma lista de quais informações-chave a Sema-MT deveria divulgar, semanalmente, ao público. A próxima reunião está marcada para o dia 16 de setembro.Queimadas nos municípiosNeste cenário de quase 13 mil focos de queimadas, cinco municípios mato-grossenses contabilizaram 2.900 focos de primeiro de janeiro até 24 de agosto. São eles: Colniza (897), Nova Maringá (636) e Feliz Natal (472).Para a coordenadora do ICV, a falta de transparência sobre o que o governo implementa em termos de políticas públicas de redução das queimadas compromete um desencadeamento mais efetivo de ações por parte de diversos setores e órgãos de governo, incluindo o município que sofre as consequências diretas disso.

Fonte: icv.org.br