foca na uerj - física

26

Upload: qg-do-enem

Post on 09-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: FOCA na UERJ - Física
Page 2: FOCA na UERJ - Física

CINEMÁTICA

1. Um avião vai decolar em uma pista retilínea. Ele inicia seu movimento na cabeceira da pista com velocidade nula e corre por ela com aceleração média de 2,0 m/s2 até o instante em que levanta voo, com uma velocidade de 80 m/s, antes de terminar a pista.    

   

Page 3: FOCA na UERJ - Física

CINEMÁTICA  

   a) Calcule quanto tempo o avião permanece na pista desde o início do movimento até o instante em que levanta voo. b) Determine o menor comprimento possível dessa pista.

   

Page 4: FOCA na UERJ - Física

CINEMÁTICA  

Page 5: FOCA na UERJ - Física

CINEMÁTICA

2. Um móvel parte do repouso e descreve uma trajetória retilínea durante um intervalo de tempo de 50s, com a aceleração indicada no gráfico a seguir.

   

Page 6: FOCA na UERJ - Física

CINEMÁTICA  

a) Faça um gráfico da velocidade do móvel no intervalo de 0 até 50s. b) Calcule a distância percorrida pelo móvel nesse intervalo.    

 

Page 7: FOCA na UERJ - Física

CINEMÁTICA  

Page 8: FOCA na UERJ - Física

ESTÁTICA

3. Um garoto de 24 kg vê um vendedor de bexigas infladas com gás hélio e pede à mãe 10 delas. Amãe compra apenas uma, alegando que, se lhe desse todas, o menino seria erguido do solo por elas. Inconformado com a justificativa, o menino queixa-se à sua irmã, que no momento estudava empuxo, perguntando-lhe qual seria o número máximo daquelas bexigas que ele poderia segurar no solo.    

 

Page 9: FOCA na UERJ - Física

ESTÁTICA

Considerando o volume médio de cada bexiga, 2 litros, estime o número mínimo de bexigas necessário para levantar o garoto. Em seus cálculos, considere a massa específica do ar igual a 1,2 kg/m3, 1 litro = 10-3 m3 e despreze as massas do gás e das bexigas.

 

Page 10: FOCA na UERJ - Física

ESTÁTICA

Page 11: FOCA na UERJ - Física

HIDROSTÁTICA  

4. Um recipiente contendo água se encontra em equilíbrio sobre uma balança, como indica a figura 1. Uma pessoa põe uma de suas mãos dentro do recipiente, afundando-a inteiramente até o início do punho, como ilustra a figura 2. Com a mão mantida em repouso, e após restabelecido o equilíbrio hidrostático, verifica-se que a medida da balança sofreu um acréscimo de 4,5 N em relação à medida anterior.

 

 

Page 12: FOCA na UERJ - Física

HIDROSTÁTICA   Sabendo que a densidade da água é 1g/cm3, calcule o volume da mão em cm3.

Page 13: FOCA na UERJ - Física

HIDROSTÁTICA  

Page 14: FOCA na UERJ - Física

ESTÁTICA  

   5. Dois equilibristas, A e B, de massas 72kg e 54kg, respectivamente, mantêm-se equilibrados numa prancha de madeira uniforme (uma gangorra), articulada no seu ponto médio, como mostra a figura. A partir de um determinado instante, eles passam a correr um ao encontro do outro, gastando 5 s para se encontrarem. Determine a velocidade de B, para que o sistema esteja sempre em equilíbrio.

Page 15: FOCA na UERJ - Física

ESTÁTICA  

Page 16: FOCA na UERJ - Física

ESTÁTICA  

Page 17: FOCA na UERJ - Física

TERMOLOGIA    

6. A figura a seguir representa o gráfico p-V de um gás, suposto ideal, que sofre primeiramente um processo isobárico, partindo do ponto A para o ponto B, e depois um processo isovolumétrico, atingindo o ponto C, que se situa sobre a mesma isoterma que A.

Page 18: FOCA na UERJ - Física

TERMOLOGIA  

     

Page 19: FOCA na UERJ - Física

TERMOLOGIA   Calcule: a) o trabalho realizado pelo gás ao final do processo ABC b) o calor recebido pelo gás ao final do processo ABC

Page 20: FOCA na UERJ - Física

TERMOLOGIA

Page 21: FOCA na UERJ - Física

ONDAS  

7. Uma onda sonora proveniente de um diapasão passa do ar para a água. A onda sonora, no ar, tem comprimento de onda de 2, 0 m e se propaga com velocidade de 340 m/s. Supondo que, na água, seu comprimento de onda seja 8, 0 m, determine: a) a frequência da onda sonora ao se propagar na água b) a velocidade com que ela se propaga na água

Page 22: FOCA na UERJ - Física

ONDAS

Page 23: FOCA na UERJ - Física

MAGNETISMO  

8. Uma partícula de massa m = 20 mg e carga q = +400 μC em movimento circular uniforme, na presença de um campo magnético uniforme B = 1,0 T, tem velocidade escalar v = 5,0 m/s. Considere que o movimento ocorre no vácuo e que a ação da força peso é desprezível em relação à força magnética que atua na partícula. Calcule o raio, da trajetória circular, em centímetros.

Page 24: FOCA na UERJ - Física

MAGNETISMO  

Page 25: FOCA na UERJ - Física

MAGNETISMO  

Page 26: FOCA na UERJ - Física