flow

2

Click here to load reader

Upload: sebastiao-guimaraes

Post on 29-Jun-2015

418 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Flow

1

FLOW

Eu não trabalho, divirto! Perco até a noção de tempo! Exagero a parte, é o que digo e o que alguns profissionais dizem atualmente. Espero que, num futuro bem próximo, todos possam dizer o mesmo, para a “felicidade geral da nação” e, principalmente, para sua felicidade e para a felicidade dos gestores das organizações, que terão maior produtividade.

Mas, para que isso aconteça, é preciso entender novos conceitos relacionados com trabalho, produtividade e felicidade. É preciso conhecer o flow, o fluir ... ficando a par das pesquisas do psicólogo americano Martin Seligman, da Universidade da Pensilvânia, do professor de ciência social Mihaly Csikszentmihalyi, da Peter Drucker School of Business na Claremont University e do pesquisador americano Richard Davidson, da Universidade de Wisconsin. Seligman concluiu que felicidade é formada por três pilares: prazer, engajamento e significado. Para ele, um dos maiores erros das sociedades ocidentais contemporâneas é concentrar a busca da felicidade em apenas um dos três pilares, esquecendo os outros. E geralmente escolhemos justo o mais fraquinho deles: o prazer. “Engajamento e significado são muito mais importantes.” Em seu livro, Seligman identifica os componentes do flow, que são os seguintes: • A tarefa é desafiadora e exige habilidade. • Existe concentração. • Os objetivos são claros. • O feedback é imediato. • Existe um senso de controle. • A consciência do “eu” desaparece. • O tempo para.

Por sua vez, Mihaly tem dado uma extraordinária contribuição para a psicologia, com a teoria do flow. O conceito está relacionado a um fenômeno cerebral que corre quando o engajamento numa atividade torna-se tão intenso que dá aquela sensação boa de estar completamente absorto, a ponto de esquecer do mundo e perder a noção do tempo. Ou seja, é um estado de alegria quase perfeita. Esse fenômeno acontece com monges em estado de meditação, mas também em situações muito mais comuns, como ao tocar um instrumento, andar de bicicleta ou até mesmo ao consertar a estante da casa. Mihaly afirma que o segredo é buscar atividades nas quais se possam usar todo o seu talento. Tem de ser um desafio não muito fácil a ponto de ser entediante, nem tão difícil que se torne frustrante. Procurar experiência desse tipo, desenvolvendo atividade manual ou intelectual é recompensador e traz níveis bem altos de felicidade e produtividade. O pesquisador Richard Davidson, observou em laboratório que as pessoas em estado de fluxo ativam uma região do cérebro chamada córtex pré-frontal esquerdo, o que pode ter uma série de efeitos no organismo, inclusive um melhor funcionamento do sistema imunológico. Ao longo de um estudo realizado na Holanda, pessoas que entraram em fluxo tiveram seu risco de morte reduzido em 50%, por reagirem melhor a doenças.

Há várias maneiras de incluir mais flow em sua vida. Saiba mais sobre flow, “como parar o tempo” e como ter melhor qualidade de vida nas empresas, lendo o livro A descoberta do Fluxo e/ou participando dos cursos:

Page 2: Flow

2

• Administração do tempo - O tempo é repleto de paradoxos. Todos lamentam, por exemplo, a falta de tempo em suas vidas, porem temos todo o tempo disponível. Vale lembrar também que o tempo é igual para todos. Por que motivo então cada vez mais pessoas reclamam da falta de tempo? Seria o excesso de atividades ou a falta de métodos eficazes? A vida é breve é o tempo é pouco, mas é o bastante para quem sabe usá-lo com bom-senso e equilíbrio. Saiba mais consultando o site www.academiadotempo.com.br e o blog http://academiadotempo.blogspot.com/ • Qualidade de vida nas empresas - Na última década, um número cada vez maior de cientistas e especialistas têm se esforçado para decifrar os segredos da felicidade. Os psicólogos querem entender o que o ser humano sente, os economistas querem saber o que as pessoas dão valor, e os neurocientistas querem ver como o cérebro humano reage a recompensas. Atualmente, mais de 200 estudos científicos, envolvendo 275 mil participantes, comprovam que a felicidade proporciona uma vantagem competitiva ao seu cérebro e à sua organização. Consulte o blog http://qualidadedevidanasempresas.blogspot.com.br e saiba como ter qualidade de vida como vantagem competitiva para você e para sua organização. • O jeito certo de ser feliz - "Você não precisa ter sucesso para ser feliz, mas precisa ser feliz para ter sucesso" O curso mais concorrido da melhor universidade do mundo - é desenvolvido pelo especialista Shawn Achor. Com base nos estudos descritos por Shawn, a T&G desenvolve o curso: “O Jeito Certo de Ser Feliz.” Será tolice as empresas, os profissionais e as pessoas não tirarem proveito desse conhecimento.Saiba mais em http://ojeitocertodeserfeliz.blogspot.com.br - www.tgtreinamento.com.br e pelos fones: (11) 2367.5572 e 94233.0606. Os interessados nestes cursos poderão fazer suas inscrições na CULTCORP [email protected] - Fone: (11) 4701.6407.

Sebastião Guimarães [email protected]

Excertos de : 1. Seligman, Martin E. P. tradução Neuza Capelo / Felicidade autêntica: usando a nova psicologia positiva para a realização permanente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. Págs 177 a 183. 2. Artigo de Barbara Axt - A busca da felicidade / http://super.abril.com.br/cultura/busca-felicidade 464107.shtml Consultado em 22/07/2013