fisologia dos hormÔnios femininos.ppt

22
FISOLOGIA DOS HORMÔNIOS FEMININOS

Upload: regina-sumie-shimoki

Post on 27-Nov-2015

43 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

FISOLOGIA DOS HORMÔNIOS FEMININOS

ANATOMIA DO ÚTERO

FASE FOLICULAR DO CICLO OVARIANO

NASCIMENTO: na menina, cada um dos ovócitos é cercado por uma única camada de células da granulosa, e o ovócito, com sua bainha de células da granulosa é chamado de folículo primordial.

FASE FOLICULAR DO CICLO OVARIANO

INFÂNCIA: células da granulosa fornecem nutrição ao ovócito e secretam um fator de inibição da maturação do ovócito que o mantém no seu estado primordial, suspenso durante todo este tempo no estágio de prófase da divisão meiótica.

FASE FOLICULAR DO CICLO OVARIANO

APÓS PUBERDADE: Quando o FSH e o LH da glândula hipófise anterior começam a ser secretados em grande quantidade, os ovários inteiros, juntamente com alguns folículos dentro destes, começam a crescer.

FOLÍCULO PRIMÁRIO

1º ESTÁGIO DO CRESCIMENTO FOLICULAR:

- Aumento moderado do ovócito, que aumenta seu diâmetro 2 a 3x.

- Segue-se o crescimento de camadas adicionais de células da granulosa e o folículo passa a ser conhecido como folículo primário.

- Parte desse desenvolvimento até este estágio pode ocorrer na ausência de FSH e LH. O desenvolvimento além desse pto, necessita desses 2 hormônios.

POUCOS DIAS APÓS O INÍCIO DA MENSTRUAÇÃO

As [ ] de FSH e LH aumentam moderadamente, c/ aumento um pouco > de FSH e procedendo o LH por alguns dias = causam o crescimento de 6 a 12 folículos primários a cada mês.

POUCOS DIAS APÓS O INÍCIO DA MENSTRUAÇÃO

Muitas células fusiformes derivadas do interstício ovariano se acumulam em várias camadas de células da granulosa, dando origem a uma segunda classe de células = teca.TECA INTERNA = secretam hormônios esteróidesTECA EXTERNA = cápsula de tecido conjuntivo altamente vascularizada, que se torna a cápsula do folículo em desenvolvimento.

FOLÍCULO ANTRAL

Após alguns dias do início da fase inicial proliferativa: a massa de células da granulosa secreta um líquido folicular que contém alta [ ] de estrogênio. O acúmulo desse líquido faz com que apareça um antro dentro da massa de células da granulosa. As células da granulosa e da teca se proliferam + rapidamente = cada um dos folículos em crescimento se torna um FOLÍCULO ANTRAL.

FOLÍCULOS VESICULARES

Crescimento do folículo primário até antral = estimulado sobretudo pelo FSH

A partir daí = crescimento muito acelerado do folículo antral = folículos maiores = FOLÍCULOS VESICULARES

INFLUÊNCIA HORMONAL

INFLUÊNCIA HORMONAL

INFLUÊNCIA HORMONAL

INFLUÊNCIA HORMONAL

INFLUÊNCIA HORMONAL

INFLUÊNCIA HORMONAL

INFLUÊNCIA HORMONAL

INFLUÊNCIA HORMONAL

(1) Estrogênio secretado para dentro do folículo = ↑ nº de receptores para FSH nas células da granulosa = efeito de feedback positivo = torna as células da granulosa + sensíveis ao FSH da glândula hipófise anterior.(2) O FSH e os estrogênios combinados promovem receptores de LH também sobre as células da granulosa, permitindo estimulação pelo LH destas células além do FSH = criando rápido aumento folicular

CICLO OVARIANO

INFLUÊNCIA HORMONAL

(3) O estrogênio crescente a partir do folículo + LH aumentado da glândula hipófise anterior agem em conjunto para causar a proliferação das células tecais e aumentar sua secreção (*) Quando os folículos antrais começam a crescer, seu crescimento adicional ocorre rapidamente. O próprio ovócito também aumenta de diâmetro outras 3 a 4x (desde o início aumento de 10x ou aumento em massa de até 1000 vezes).

CUMULUS OOPHORUS

(4)À medida que o folículo aumenta, o ovócito fica incluído numa massa de células da granulosa localizada num dos pólos do folículo.(5)O ovócito ainda no estágio de ovócito primário, juntamente com suas células da granulosa circundantes, é chamado de CUMULUS OOPHORUS.

ATRESIA FOLICULAR

Após uma semana ou mais de crescimento (mas antes de ocorrer a ovulação), um dos folículos começa a crescer mais que os outros; os remanescentes começam a involuir, ou tornam-se atrésicos.