fisiologia animal professor estevam - sistema anglo...

13
BIOLOGIA FISIOLOGIA ANIMAL PROF ESTEVAM 1) (VUNESP) - A diferenciação de um estômago na evolução do trato digestivo dos vertebrados resultou de uma adaptação: a) a um tipo de alimentação em que o animal come somente em certos intervalos. b) a um tipo de alimentação continua. c) a um aparelho bucal com grande capacidade mastigadora. d) à ingestão de alimento de natureza vegetal. e) à diversificação dos hábitos alimentares. 2) (FATEC) - A gordura proveniente de uma dieta rica em carne de porco, manteiga, coco e banana, vai ser absorvida principalmente no: a) estômago. b) cólon. c) jejuno. d) reto. e) apêndice vermiforme. 3) (GV-93 JUL) Distúrbios na produção de bile interferem na digestão de a) carboidratos. b) proteínas. c) aminoácidos. d) gorduras. e) fibras. 4) (Santa Casa-83) Uma mistura de suco pancreático, proteína, gordura e celulose foi repartida por dois tubos de ensaio. Ao Tubo I acrescentou-se uma base e ao Tubo II, um ácido. Que letra da tabela abaixo indica corretamente os resultados esperados nessa experiência? (O sinal - significa ausência de digestão) Tubo I (pH 8) digestão de Tubo II (pH 3) digestão de a) proteína gordura celulose - b) - proteína gordura celulose c) - proteína d) proteína gordura proteína gordura e) proteína gordura -

Upload: volien

Post on 08-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: FISIOLOGIA ANIMAL PROFESSOR ESTEVAM - Sistema Anglo …angloguarulhos.com.br/wp-content/uploads/2015/07/Fisiologia-Animal.pdf · BIOLOGIA FISIOLOGIA ANIMAL PROF ESTEVAM 1) (VUNESP)

BIOLOGIA FISIOLOGIA ANIMAL PROF ESTEVAM

1) (VUNESP) - A diferenciação de um estômago na evolução do trato digestivo dos vertebrados resultou de uma adaptação: a) a um tipo de alimentação em que o animal come somente em certos intervalos. b) a um tipo de alimentação continua. c) a um aparelho bucal com grande capacidade mastigadora. d) à ingestão de alimento de natureza vegetal. e) à diversificação dos hábitos alimentares. 2) (FATEC) - A gordura proveniente de uma dieta rica em carne de porco, manteiga, coco e banana, vai ser absorvida principalmente no: a) estômago. b) cólon. c) jejuno. d) reto. e) apêndice vermiforme.

3) (GV-93 JUL) Distúrbios na produção de bile interferem na digestão de a) carboidratos. b) proteínas. c) aminoácidos. d) gorduras. e) fibras.

4) (Santa Casa-83) Uma mistura de suco pancreático, proteína, gordura e celulose foi repartida por dois tubos de ensaio. Ao Tubo I acrescentou-se uma base e ao Tubo II, um ácido. Que letra da tabela abaixo indica corretamente os resultados esperados nessa experiência? (O sinal - significa ausência de digestão)

Tubo I (pH 8) digestão de

Tubo II (pH 3) digestão de

a) proteína gordura celulose

-

b) -

proteína gordura celulose

c) - proteína

d) proteína gordura

proteína gordura

e) proteína gordura

-

Page 2: FISIOLOGIA ANIMAL PROFESSOR ESTEVAM - Sistema Anglo …angloguarulhos.com.br/wp-content/uploads/2015/07/Fisiologia-Animal.pdf · BIOLOGIA FISIOLOGIA ANIMAL PROF ESTEVAM 1) (VUNESP)

5) (FUVEST 96) Enzimas que atuam em pH alcalino sobre gorduras, em pH neutro sobre carboidratos e em pH ácido sobre proteínas podem ser encontradas, respectivamente, a) no pâncreas, na boca e no estômago. b) no pâncreas, na vesícula biliar e no estômago. c) na vesícula biliar, na boca e no duodeno. d) na boca, no pâncreas e no estômago. e) no pâncreas, na boca e no duodeno. 6) (FUVEST 77/1) No Egito muitos artefatos de pedra, vendidos como provenientes do tempo dos faraós, são falsificados. O processo de falsificação consiste em esculpir pequenas pedras e misturá-las com a comida oferecida às galinhas. As pedras atravessam o tubo digestivo da galinha, tendo depois o aspecto de objetos antigos e desgastados pelo uso. Este processo de “envelhecimento mecânico” deve-se à ação a) do bico. b) do papo. c) do estômago químico. d) da moela. e) do intestino. 7) (FUVEST 77/1) No Homem as proteínas começam a ser digeridas por enzimas produzidas a) pelo pâncreas b) pelo estômago c) pelo duodeno d) pelas glândulas salivares e) pelo fígado 8) (FUVEST 84) As enzimas digestivas que agem sobre os carboidratos atuam: a) somente na boca. b) somente no intestino. c) somente no estômago. d) na boca e no intestino. e) no intestino e no estômago. 9) (FUVEST) - Na digestão, a atividade hepática se relaciona diretamente com o processo de: a) hidrólise do amido. b) hidrólise de proteínas. c) hidrólise da sacarose. d) emulsificação de gorduras. e) emulsificação de proteínas. 10) (FUVEST 97) Em qual das alternativas abaixo as três funções mencionadas são realizadas pelo fígado? a) Regular o nível de glicose no sangue, transformar amônia em uréia, produzir bile. b) Regular o nível de glicose no sangue, transformar amônia em uréia, secretar quimotripsina. c) Regular o nível de glicose no sangue, produzir ácido clorídrico, secretar quimotripsina. d) Produzir bile, transformar amônia em uréia, produzir ácido clorídrico. e) Produzir bile, produzir ácido clorídrico, e secretar quimotripsina.

11) (VUNESP) - As trocas gasosas durante a respiração dos invertebrados (coluna I) ocorrem ou não através de estruturas especializadas (coluna II).

Page 3: FISIOLOGIA ANIMAL PROFESSOR ESTEVAM - Sistema Anglo …angloguarulhos.com.br/wp-content/uploads/2015/07/Fisiologia-Animal.pdf · BIOLOGIA FISIOLOGIA ANIMAL PROF ESTEVAM 1) (VUNESP)

Coluna I Coluna II

1 - Planária ( ) Brânquias

2 - Gafanhoto ( ) Traquéias

3 - Camarão ( ) Pulmão

4 - Caramujo-de-jardim ( ) Epiderme

Relacione os animais às estruturas assinalando a alternativa correta:

a) se a ordem correta for 3, 2, 4, 1. b) se a ordem correta for 3, 2, 1, 4. c) se a ordem correta for 2, 3, 4, 1. d) se a ordem correta for 3, 4, 2, 1. e) se a ordem correta for 4, 3, 1, 2.

12) (EU) Nos mamíferos, o controle dos movimentos respiratórios pelo diafragma pode ser

voluntário ou involuntário. Neste segundo caso, o responsável pela retomada da inspiração após

registrar uma alta taxa de acidez no sangue resultante da formação de íons H+

e HCO3-, a partir da

dissolução do CO2 no plasma, é:

a) o cérebro.

b) a medula.

c) o cerebelo.

d) o bulbo.

e) a hipófise. 13) (VUNESP) - O sistema circulatório dos insetos não permite rápida circulação do sangue, mas esses animais podem conseguir grandes quantidades de energia rapidamente, porque: a) são anaeróbicos. b) contêm pigmentos exclusivos para o transporte de oxigênio. c) só armazenam alimentos na forma de carboidratos. d) as lacunas do seu sistema circulatório armazenam ar. e) suas células não dependem do sangue para receber oxigênio. 14) (FATEC-93) A respiração é um fenômeno representado por uma constante troca de gases entre os seres vivos e o meio ambiente. A maioria dos seres vivos desenvolveu estruturas especiais para absorção de oxigênio e eliminação de dióxido de carbono. Os vertebrados apresentam respiração a) cutânea, traqueal e pulmonar. b) traqueal e pulmonar. c) traqueal, branquial e pulmonar. d) cutânea, branquial e pulmonar. e) cutânea, branquial, traqueal e pulmonar. 15) (Santa Casa-83) A análise dos tipos de respiração e dos sistema circulatórios dos

invertebrados mostra que os animais que apresentam respiração cutânea a) não têm sistema circulatório. b) têm sistema circulatório lacunoso. c) podem ter ou não sistema circulatório. d) e que têm sangue, possuem sistema circulatório reduzido. e) têm sangue, mas este não transporta oxigênio nem gás carbônico.

Page 4: FISIOLOGIA ANIMAL PROFESSOR ESTEVAM - Sistema Anglo …angloguarulhos.com.br/wp-content/uploads/2015/07/Fisiologia-Animal.pdf · BIOLOGIA FISIOLOGIA ANIMAL PROF ESTEVAM 1) (VUNESP)

16) (FUVEST-GV) - Nos mamíferos, pode-se encontrar sangue venoso. a) na aurícula direita, na artéria pulmonar e na veia cava. b) no ventrículo direito, na veia pulmonar e na veia cava. c) na aurícula direita, na veia pulmonar e na artéria aorta. d) na aurícula esquerda, na artéria pulmonar e na veia cava. e) no ventrículo esquerdo, na veia pulmonar e na artéria aorta. 17) (FATEC) - Considerando-se o sistema circulatório dos mamíferos, pode-se afirmar que:

I. a circulação é dupla e completa. II. as hemácias são discoidais e nucleadas. III. o coração tem 4 cavidades e uma única crossa aórtica, voltada para o lado direito. IV. as veias pulmonares trazem sangue oxigenado dos pulmões e desembocam no átrio

esquerdo.

Assinale: a) se todas as afirmativas estiverem corretas. b) se todas as afirmativas estiverem incorretas. c) se apenas uma afirmativa estiver incorreta. d) se apenas duas afirmativas estiverem incorretas. e) se apenas três afirmativas estiverem incorretas. 18) (GV-88 JUL) Chamamos artéria a todo vaso que: a) chega ao coração. b) conduz sangue venoso. c) parte do coração d) chega às aurículas. e) conduz sangue arterial. 19) (FUVEST 96) A figura representa diferentes padrões de coração de vertebrados. Qual seqüência indica a ordem crescente da eficiência circulatória, com relação ao transporte de gases, conferida pelos três corações? a) 1,2,3 b) 1,3,2 c) 3,2,1 d) 2,1,3 e) 3,1,2 20) (FUVEST 77/2) Mistura de sangue arterial e venoso ocorre, como regra geral, no coração de: a) peixes e anfíbios b) anfíbios e répteis c) répteis e aves d) aves e mamíferos e) mamíferos e peixes 21) (FUVEST 96) Jogadores de futebol que vivem em altitudes próximas à do nível do mar sofrem adaptações quando em cidades de grande altitude. Algumas adaptações são imediatas, outras só ocorrem após uma permanência de pelo menos três semanas. Qual a alternativa inclui as reações imediatas e as que podem ocorrer a longo prazo?

Page 5: FISIOLOGIA ANIMAL PROFESSOR ESTEVAM - Sistema Anglo …angloguarulhos.com.br/wp-content/uploads/2015/07/Fisiologia-Animal.pdf · BIOLOGIA FISIOLOGIA ANIMAL PROF ESTEVAM 1) (VUNESP)

imediatas a longo prazo

a) aumentam a freqüência respiratória, os batimentos cardíacos e a pressão arterial

diminui o número de hemácias

b) diminuem a freqüência respiratória e os batimentos cardíacos; aumenta a pressão arterial

aumenta o número de hemácias

c) aumentam a freqüência respiratória e os batimentos cardíacos; diminui a pressão arterial

diminui o número de hemácias

d) aumentam a freqüência respiratória, os batimentos cardíacos e a pressão arterial

aumenta o número de hemácias

e) diminuem a freqüência respiratória, os batimentos cardíacos e a pressão arterial

aumenta o número de hemácias

22) (FEI) Os elementos do sangue que atuam no processo de coagulação e na defesa contra agentes estranhos são, respectivamente: a) plaquetas e hemácias. b) plaquetas e leucócitos. c) hemácias e leucócitos. d) leucócitos e plaquetas. e) hemácias e plaquetas. 23) (FUVEST 78) A figura abaixo é uma ilustração esquemática do coração de: a) ave b) peixe c) anfíbio d) réptil e) mamífero 24) (FUVEST 1982) O que ocorre numa pessoa transportada para região de grande altitude, onde a atmosfera é rarefeita? a) diminui a freqüência dos movimentos respiratórios. b) aumenta o número de hemácias. c) diminui a freqüência dos movimentos cardíacos. d) aumenta o número de leucócitos. e) diminui a pressão sangüínea. 25) (F.M Catanduva 97) O sangue recolhido na veia cava superior, ao nível de sua desembocadura na aurícula direita, é: a) rico em oxigênio e pobre em aminoácidos. b) rico em oxigênio e aminoácidos. c) pobre em oxigênio e aminoácidos. d) pobre em oxigênio e rico em aminoácidos. e) pobre em oxigênio e desprovido de aminoácidos.

Page 6: FISIOLOGIA ANIMAL PROFESSOR ESTEVAM - Sistema Anglo …angloguarulhos.com.br/wp-content/uploads/2015/07/Fisiologia-Animal.pdf · BIOLOGIA FISIOLOGIA ANIMAL PROF ESTEVAM 1) (VUNESP)

26) (FM Catanduva 98) A circulação dos anfíbios é: a) fechada, simples completa. b) aberta, simples e incompleta. c) fechada, dupla e completa. d) aberta, simples e completa. e) fechada, dupla e incompleta. 27) (FUVEST 84) O esquema abaixo representa a estrutura interna do coração de um mamífero. Sangue rico em oxigênio e pobre em gás carbônico é encontrado em: a) A e B. b) C e D. c) A e C. d) B e D. e) B e C. 28) (FUVEST 87) O esquema representa um corte longitudinal do coração de um mamífero. O sangue que deixa o ventrículo direito (VD) e o que deixa o ventrículo esquerdo (VE) seguirão, respectivamente, para:

a) aurícula direita e aurícula esquerda. b) veia cava e artéria pulmonar. c) ventrículo esquerdo e pulmões. d) pulmões e artéria aorta. e) pulmões e ventrículo direito.

29) (VUNESP) - As células-flama são: a) os elementos constituintes dos órgãos luminescentes de certos coleópteros. b) os elementos constituintes dos omatídeos dos olhos compostos dos insetos. c) correspondentes aos coanócitos das esponjas. d) células pertencentes aos órgãos excretores das planárias. e) as assertivas c e d estão corretas. 30) (VUNESP) - Na fase adulta, excretam ácido úrico: a) répteis e aves. b) peixes e aves. c) répteis e mamíferos. d) anfíbios e répteis. e) aves e mamíferos. 31) (VUNESP) - Na formação da urina em mamíferos, a filtração do sangue ocorre: a) nos corpúsculos renais. b) no túbulo contorcido proximal. c) no túbulo contorcido distal. d) na alça de Henle. e) na bexiga urinária.

Page 7: FISIOLOGIA ANIMAL PROFESSOR ESTEVAM - Sistema Anglo …angloguarulhos.com.br/wp-content/uploads/2015/07/Fisiologia-Animal.pdf · BIOLOGIA FISIOLOGIA ANIMAL PROF ESTEVAM 1) (VUNESP)

32) (GV-88 JUL) O sistema urinário dos mamíferos está constituído por rins, bexiga urinária, ureteres, bacinete e uretra. O produto de excreção segue o seguinte trajeto: a) rins, bexiga, ureteres, bacinete, uretra. b) rins, ureteres, bacinete, bexiga, uretra. c) rins, bacinete, ureteres, bexiga, uretra. d) rins, bacinete, bexiga, ureteres, uretra. e) rins, ureteres, bexiga, bacinete, uretra. 33) (PUC-96 CG) No homem, várias substâncias presentes no sangue chegam ao néfron, atravessam a cápsula de Bowman e atingem o túbulo renal. Várias dessas substâncias são, normalmente, reabsorvidas, isto é, do néfron elas são lançadas novamente no sangue, retornando as outras partes do corpo. Entre essas substâncias normalmente reabsorvidas, no nível do néfron, podem ser citadas: a) água e uréia. b) água e glicose. c) glicose e uréia. d) água e ácido úrico. e) aminoácidos e uréia.

34) (FUVEST-91) Recentemente descobriu-se que, quando aumenta a pressão nos átrios (aurículas) cardíacos, estes secretam um hormônio – o fator atrial – que tem ação direta sobre os

néfrons, as unidades filtradoras dos rins. Entre outros efeitos, o fator atrial produz dilatação da arteríola aferente, combinada com a constrição da arteríola eferente (veja o esquema do néfron).

Dessas informações, pode-se deduzir que a secreção de fator atrial provoca: a) maior filtração glomerular, formação de mais urina, diminuição da pressão sangüínea. b) menor filtração glomerular, formação de mais urina, diminuição da pressão sangüínea. c) maior filtração glomerular, formação de menos urina, elevação da pressão sangüínea. d) menor filtração glomerular, formação de menos urina, elevação da pressão sangüínea. e) menor filtração glomerular, formação de mais urina, elevação da pressão sangüínea.

35) (FUVEST-90) Uma pessoa excreta mais uréia quando come mais: a) amido. b) proteína. c) glicose. d) gordura. e) sacarose. 36) (FUVEST 77/2) Tubos de Malpighi constituem o aparelho excretor de: a) planárias b) minhocas c) insetos d) moluscos e) lombrigas 37) (FUVEST 79) Os vacúolos contráteis do protozoários são organelas que apresentam analogia com a) intestinos. b) pulmões. c) rins. d) músculos estriados. e) órgãos visuais.

Page 8: FISIOLOGIA ANIMAL PROFESSOR ESTEVAM - Sistema Anglo …angloguarulhos.com.br/wp-content/uploads/2015/07/Fisiologia-Animal.pdf · BIOLOGIA FISIOLOGIA ANIMAL PROF ESTEVAM 1) (VUNESP)

38) (FUVEST 97) Em caso de hipertensão, recomenda-se uma dieta sem sal porque este atua a) diminuindo o volume do sangue circulante. b) aumentando o volume de sangue circulante. c) reduzindo o calibre dos vasos sangüíneos. d) dilatando o calibre dos vasos sangüíneos. e) obstruindo os capilares arteriais com placas de heteroma. 39) (FATEC) - Assinale a alternativa que apresenta de forma correra a condução do estímulo nervoso nos neurônios sensorial e motor. a) O estímulo nervoso se propaga do dendrito para o corpo celular e deste para o axônio no

neurônio sensorial, e o inverso no neurônio motor. b) O estímulo nervoso se propaga do axônio para o corpo celular e deste para o dendrito no

neurônio sensorial, e o inverso no neurônio motor. c) O estímulo nervoso se propaga do dendrito para o corpo celular e deste para o axônio no

neurônio sensorial e no neurônio motor. d) O estímulo nervoso se propaga do axônio para o corpo celular e deste para o dendrito, tanto no

neurônio sensorial como no motor. e) O estímulo nervoso se propaga do dendrito para o corpo celular ou do corpo celular para o

dendrito no neurônio sensorial e do corpo celular para o axônio no neurônio motor. 40) (FUVEST) - Medidas da concentração de íons de sódio (Na

+) e de potássio (K

+), dentro e fora

dos neurônios gigantes de lula, revelaram:

Íon

Concentração

citoplasmática

Concentração no

meio extracelular

Na+ 50 440

K+ 400 20

Se os neurônios são expostos a um bloqueador respiratório, como o cianeto, a concentração de

sódio rapidamente se iguala dentro e fora da célula, o mesmo ocorrendo com o potássio. Em condições normais, qual o mecanismo responsável pela manutenção da diferença entre as concentrações iônicas dentro e fora do neurônio? a) Difusão, pelo qual íons podem atravessar a membrana espontaneamente. b) Osmose, pelo qual apenas a água atravessa a membrana espontaneamente. c) Transporte ativo, pelo qual íons atravessam a membrana com gasto de energia. d) Fagocitose, pelo qual a célula captura partículas sólidas. e) Pinocitose, pelo qual a célula captura gotículas. 41) (FUVEST 95) Qual dos seguintes comportamentos envolve maior número de órgãos do sistema nervoso? a) Salivar ao sentir o aroma de comida gostosa. b) Levantar a perna quando o médico toca com martelo no joelho do paciente. c) Piscar com a aproximação brusca de um objeto. d) Retirar bruscamente a mão ao tocar um objeto muito quente. e) Preencher uma ficha de identificação.

Page 9: FISIOLOGIA ANIMAL PROFESSOR ESTEVAM - Sistema Anglo …angloguarulhos.com.br/wp-content/uploads/2015/07/Fisiologia-Animal.pdf · BIOLOGIA FISIOLOGIA ANIMAL PROF ESTEVAM 1) (VUNESP)

42) (FUVEST 97) Examine a seguinte lista de eventos que ocorrem durante a propagação de um impulso nervoso:

I Neurotransmissores atingem os dendritos.

II Neurotransmissores são liberados pelas extremidades do axônio.

III O impulso se propaga pelo axônio.

IV O impulso se propaga pelos dendritos.

V O impulso chega ao corpo celular.

Que alternativa apresenta a seqüência temporal correta desses eventos?

a) V - III - I - IV - II. b) I - IV - V - III - II. c) I - IV - III - II - V. d) II - I - IV - III - V. e) II - III - I - IV - V. 43) (PUC-95 CG) Foi seccionada uma área do sistema nervoso de um mamífero. Em seguida, constatou-se que o referido animal não manteve seu equilíbrio corpóreo, permanecendo deitado no chão. A área seccionada em questão faz parte a) do bulbo. b) do cerebelo. c) do hipotálamo. d) das meninges. e) do sistema nervoso autônomo. 44) (Santa Casa-83) No esquema abaixo, os músculos I e II participam do movimento da pata de um animal. O inter-neurônio, ao receber um impulso nervoso resultante da contração de um desses músculos, inibe o neurônio motor com o qual está em sinapse. Qual das afirmações abaixo é a interpretação correta desses dados?

a) Quando I contrai, II relaxa. b) Quando I contrai, II também contrai. c) Quando I contrai, II não se altera. d) Quando II contrai, I relaxa. e) Quando II contrai, I entra em fadiga.

45) (FUVEST 77/1) Nos vertebrados o centro responsável pela coordenação muscular situa-se no cerebelo. Esta parte do encéfalo é mais desenvolvida em animais que se locomovem muito bem nas três dimensões do espaço e que necessitam ter o sentido do equilíbrio bem desenvolvido. De acordo com estes dados, o animal cujo cerebelo é MENOS desenvolvido é a) o gavião. b) o tubarão. c) o sapo. d) o macaco. e) a sardinha.

Page 10: FISIOLOGIA ANIMAL PROFESSOR ESTEVAM - Sistema Anglo …angloguarulhos.com.br/wp-content/uploads/2015/07/Fisiologia-Animal.pdf · BIOLOGIA FISIOLOGIA ANIMAL PROF ESTEVAM 1) (VUNESP)

46) (F.M Catanduva 97) Os nervos que chegam ao coração: a) são responsáveis pelos impulsos que levam o órgão a se contrair. b) são responsáveis pela freqüência das contrações adaptando-a às necessidades de cada

momento. c) denominados simpáticos são responsáveis pelo automatismo do coração e os parassimpáticos

por sua freqüência. d) denominados parassimpáticos são responsáveis pelo automatismo do coração e os simpáticos

por sua freqüência. e) têm, como principal função, determinar a abertura e o fechamento das válvulas cardíacas. 47) (CESGRANRIO 97 modificado)

Observando o esquema acima, que representa um neurônio em repouso, podemos afirmar que, nestas condições: a) se a membrana do neurônio for atingida por um estímulo, as quantidades de íons Na

+ e K

+

dentro e fora da membrana se igualam. b) devido à diferença de cargas entre as faces externa e interna, o neurônio está polarizado. c) a ocorrência do impulso nervoso depende de estímulos de natureza elétrica. d) a quantidade de íons K

+ é menor na parte interna do neurônio devido à sua saída por osmose.

e) Após a passagem de um impulso nervoso, o retorno dos íons Na+ para fora da célula e dos

íons K+ para dentro se faz sem gasto de energia.

48) (FM Catanduva 98) Assinale a afirmativa incorreta: a) no neurônio a membrana é positiva por fora e negativa por dentro, passando a negativa por

fora e positiva por dentro no momento da passagem do impulso nervoso. b) a condução do impulso nervoso no neurônio sensorial se faz do dendrito para o corpo celular e

deste para o axônio. c) as sinapses são conexões funcionais entre os neurônios. d) as sinapses permitem o fluxo unidirecional do impulso nervoso entre um neurônio e outro. e) no neurônio motor a diferença do impulso nervoso se faz no sentido contrário ao do neurônio

sensorial, ou seja, do axônio para o corpo celular. 49) (VUNESP) - As glândulas endócrinas produzem hormônios que são distribuídos pelo organismo através da corrente sangüínea. Assim caracterizam-se por: a) possuírem canais excretores que desembocam nos vasos sangüíneos. b) possuírem ou não canal excretor dependendo de estarem próximas ou distantes dos vasos

sangüíneos. c) encontrarem-se estreitamente ligados, por canais, á circulação linfática. d) não possuírem canal excretor. e) possuírem ou não canal excretor dependendo do tipo de hormônio que produzem. 50) (FATEC) - O hormônio somatotrófico promove o crescimento geral do corpo. Assim, o excesso desse hormônio durante a infância conduz ao gigantismo e sua deficiência produz o nanismo.

A glândula endócrina responsável pela sua produção é: a) a neurohipófise. b) a hipófise posterior. c) a adenohipófise. d) a tireóide. e) o pâncreas.

Page 11: FISIOLOGIA ANIMAL PROFESSOR ESTEVAM - Sistema Anglo …angloguarulhos.com.br/wp-content/uploads/2015/07/Fisiologia-Animal.pdf · BIOLOGIA FISIOLOGIA ANIMAL PROF ESTEVAM 1) (VUNESP)

51) (FATEC) - Associe os hormônios citados na coluna I, com a ação principal desenvolvida por cada um deles na coluna II.

Coluna I Coluna II

1- Insulina ( ) metabolismo geral do corpo, crescimento e desenvolvimento sexual.

2- Tiroxina ( ) estimular as contrações uterinas no parto.

3- Vasopressina ( ) promover a ovulação, o desenvolvimento do corpo amarelo e produção de progesterona.

4- Ocitocina ( ) metabolismo do açúcar no corpo dos mamíferos.

5- Luteinizante ( ) controle da excreção de água pela urina.

A seqüência correta de cima para baixo é:

a) 5, 3, 2, 4 e 1. b) 2, 4, 5, 1 e 3. c) 3, 5, 4, 1 e 2. d) 2, 5, 4, 3 e 1. e) 2, 4, 3, 1 e 5. 52) (FUVEST-GV) - No esquema abaixo, I indica a passagem de glicose do sangue para o fígado e II a passagem de glicose do fígado para o sangue. I SANGUE FÍGADO II

Os hormônios que controlam as passagens I e II são, respectivamente: a) adrenalina; aldosterona. b) insulina; aldosterona. c) insulina; glucagon. d) glucagon; insulina. e) aldosterona; adrenalina. 53) (FUVEST) Considere as seguintes funções do sistema endócrino:

1. controle do metabolismo de açúcar; 2. preparação do corpo para situações de emergência; 3. controle de outras glândulas endócrinas;

As glândulas que correspondem a essas funções são, respectivamente:

a) salivar, tireóide, hipófise. b) pâncreas, hipófise, tireóide. c) tireóide, salivar, adrenal. d) salivar, pâncreas, adrenal. e) pâncreas, adrenal, hipófise. 54) (FUVEST) - Num ciclo menstrual de 28 dias, a ovulação normalmente ocorre: a) no primeiro dia da menstruação. b) ao redor do 14

o dia após o início da menstruação.

c) no último dia da menstruação. d) ao redor do 7

o dia após o início da menstruação.

e) ao redor do 28o dia após o início da menstruação.

Page 12: FISIOLOGIA ANIMAL PROFESSOR ESTEVAM - Sistema Anglo …angloguarulhos.com.br/wp-content/uploads/2015/07/Fisiologia-Animal.pdf · BIOLOGIA FISIOLOGIA ANIMAL PROF ESTEVAM 1) (VUNESP)

55) (FUVEST) - O hormônio folículo-estimulante induz as células foliculares a liberar estrógeno, responsável pelo crescimento do endométrio.

As estruturas relacionadas com a descrição acima são: a) hipófise, tireóide e testículo. b) hipófise, ovário e útero. c) tireóide, supra-renal e útero. d) pâncreas, ovário e supra-renal. e) pâncreas, tireóide e testículo. 56) (FUVEST-91) O gráfico representa as variações das concentrações plasmáticas de dois hormônios ovarianos durante o ciclo menstrual de uma mulher.

Quais são, respectivamente, os hormônios A e B?

a) Luteinizantes e folículo-estimulante. b) Folículo-estimulante e luteinizantes. c) Luteinizantes e progesterona. d) Progesterona e estrógeno. e) Estrógeno e progesterona.

57) (FUVEST 87) O gráfico representa as variações nos níveis de dois importantes hormônios rela-cionados com o ciclo menstrual na espécie humana. Qual das alternativas indica fenômenos que ocorrem, respectivamente, nos momentos 1 e 2 do ciclo?

a) amadurecimento do óvulo e ovulação; b) menstruação e crescimento do endométrio; c) liberação do óvulo e menstruação; d) ovulação e formação do corpo amarelo ovariano; e) menstruação e formação do corpo amarelo ovariano. 58) (FM Catanduva 98) Diabetes insípido decorre de disfunção: a) dos rins. b) do pâncreas endócrino. c) da adeno-hipófise. d) das adrenais. e) da neuro-hipófise.

Page 13: FISIOLOGIA ANIMAL PROFESSOR ESTEVAM - Sistema Anglo …angloguarulhos.com.br/wp-content/uploads/2015/07/Fisiologia-Animal.pdf · BIOLOGIA FISIOLOGIA ANIMAL PROF ESTEVAM 1) (VUNESP)

59) (Santa Casa-83) Qual dos seguintes hormônios NÃO é produzido pela hipófise? a) Tireotrófico. b) Adreno-córtico-trófico. c) Lactogênico. d) Folículo – estimulante. e) Progesterona. 60) (FUVEST-91) -

Cada uma das curvas do gráfico mostra a correlação entre a temperatura corporal de um

vertebrado (A ou B) e a temperatura do ambiente. Os animais A e B podem ser, respectivamente:

a) coelho e lagarto. b) pombo e cavalo. c) sapo e jacaré. d) lagartixa e gato. e) tartaruga e galinha. 61) (FATEC) - Considere os seguintes mecanismos, relativos à manutenção da temperatura corpórea nos animais homeotérmicos:

I. Produção de suor. II. Contrações musculares involuntárias (tremor). III. Redução do volume de sangue circulante na pele. IV. Aumento das taxas metabólicas. V. Ofegação.

Os mecanismos acima, que permitirão a manutenção da temperatura corporal de um homem nu

e em repouso, submetido a uma temperatura ambiente de 20oC, são:

a) I, II, III, IV, V. b) I, III, IV, V. c) II, III, IV, V. d) II, III, IV. e) I, II, III.

62) (FUVEST 80) Todos sabem que o cavalo tem transpiração abundante; que o cão toma fôlego

quando cansado, com a língua pendendo para fora da boca; que o porco deita na lama e depois

seca ao ar. Estes mecanismos

a) diminuem a temperatura do animal.

b) destinam-se a produzir mais energia.

c) melhoram a respiração do animal.

d) favorecem a excreção do animal.

e) não têm relação entre si.