fique por dentro

4
terça-feira, 30 de julho de 2013 Valdir Barbosa A UNESP – UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO, EM DE JULHO DE 2011 ASSINOU A ADESÃO AO PROTOCOLO BRASÍLIA 1 . – O Protocolo Brasília é um documento elaborado com o intuito de firmar compromisso entre organizações para utilização do ODF como padrão para o armazenamento de documentos internos e para a troca de documentos com as demais organizações signatárias do protocolo. O Prof. Dr. Emanuel Rocha Woiski, coordenador do fórum de software livre da Unesp, representou o Vice-Reitor no exercício da Reitoria Prof. Dr. Júlio César Durigan na assinatura do documento onde a Unesp firma o compromisso público de utilização do padrão ODF. PUBLICADO NO DOE DE 26/06/2012, PODER EXECUTIVO – SEÇÃO I, PORTARIAS DE TIC APROVADAS PELO CSTI. Em vigor desde 26 de Junho de 2012, a Reitoria da Unesp baixou duas portarias que recomendam a utilização de software livre e o padrão ODF 2 em todos os computadores da Universidade. Portaria UNESP 382 - A aquisição de equi- pamentos computacio- nais, instalação de software e controle de licença de uso. Portaria UNESP 383 - Reco- mendação de adoção de forma- tos abertos de documentos (ODF) para criação, armazena- mento e disponibilização digital de documentos, com a utiliza- ção preferencial de softwares livres. 1 O que é o Protocolo Brasília? Veja em http://va.mu/cnBU 2 O que é o Padrão ODF? Veja em: http://va.mu/cnHW 1 Cerimonia de assinatura de adesão ao Protocolo Brasília no Fórum Internacional de software Livre em Porto alegre.

Upload: valdir-barbosa

Post on 03-Aug-2015

45 views

Category:

Technology


2 download

TRANSCRIPT

terça-feira, 30 de julho de 2013 Valdir Barbosa

A UNESP – UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO, EM 1º DE JULHO DE 2011 ASSINOU A ADESÃO AO PROTOCOLO BRASÍLIA1.

– O Protocolo Brasília é um documento elaborado com o intuito de firmar compromisso entreorganizações para utilização do ODF como padrão para o armazenamento de documentos internos e paraa troca de documentos com as demais organizações signatárias do protocolo.

O Prof. Dr. Emanuel Rocha Woiski,coordenador do fórum de software livre daUnesp, representou o Vice-Reitor noexercício da Reitoria Prof. Dr. Júlio CésarDurigan na assinatura do documento onde aUnesp firma o compromisso público deutilização do padrão ODF.

PUBLICADO NO DOE DE 26/06/2012, PODER EXECUTIVO – SEÇÃO I,PORTARIAS DE TIC APROVADAS PELO CSTI.

Em vigor desde 26 de Junho de 2012, a Reitoria da Unesp baixou duas portarias querecomendam a utilização de software livre e o padrão ODF 2 em todos os computadoresda Universidade.

Portaria UNESP 382- A aquisição de equi-pamentos computacio-nais, instalação de

software e controle de licença de uso.

Portaria UNESP 383 - Reco-mendação de adoção de forma-tos abertos de documentos(ODF) para criação, armazena-mento e disponibilização digitalde documentos, com a utiliza-

ção preferencial de softwares livres.

1 O que é o Protocolo Brasília? Veja em http://va.mu/cnBU2 O que é o Padrão ODF? Veja em: http://va.mu/cnHW

1

Cerimonia de assinatura de adesão ao Protocolo Brasília no Fórum Internacional de software Livre em Porto alegre.

terça-feira, 30 de julho de 2013 Valdir Barbosa

PORQUE UTILIZAR UM PADRÃO PARA ARMAZENAR ARQUIVOS?

Com certeza você já enviou um anexo (.doc ou .docx) por e-mail para umcolega de outra unidade, e quando este foi abrir o anexo não foi possívelvisualizar o conteúdo. Isso acontece por se utilizar versões diferentes daferramenta de escritório que trabalha com esses tipos de arquivos, a cadanova versão muda-se a forma como os dados são gravados, resultando em

incompatibilidade.

O QUE É UM PADRÃO?

Padrão é um conjunto de normas.

O QUE É O PADRÃO ABERTO?

O padrão aberto visa assegurar oacesso, a reprodutibilidade e oarmazenamento de informações deum determinado arquivo. Visa tornarpossível a interoperabilidade entrevários fornecedores de uma solução.

“QUANDO TODOS UTILIZAREM “QUANDO TODOS UTILIZAREM OO PADRÃO ODF, PADRÃO ODF, NÃONÃO HAVERÁHAVERÁ PROBLEMASPROBLEMAS NANA TROCATROCA DEDE ARQUIVOSARQUIVOS ELETRÔNICOSELETRÔNICOS””

2

terça-feira, 30 de julho de 2013 Valdir Barbosa

FORMATOS ABERTOS DE DOCUMENTOS – ODFA Unesp adotou o ODF como padrão para criação, armazenamento e disponibilizaçãodigital de documentos.

Independência de fornecedor, sem taxas de licenciamento, atualizações constantes,preservação dos arquivos sem restrição no tempo são algumas das vantagens deutilizar o padrão ODF em especial utilizando software livre.

COMO SE PREPARAR PARA MANIPULAR ARQUIVOS NESSE PADRÃO?Utilize o LibreOffice, ele é uma suíte de escritório livre que oferece:

✔ Editor de textos

✔ Editor de planilhas

✔ Editor de apresentações

✔ Editor de imagens vetoriais

✔ Editor de equações

✔ Base de dados local

Está disponível gratuitamente para os sistemas Windows, Mac OS X e Linux.

DEIXE SEU COMPUTADOR PRONTO PARA MANIPULAR ARQUIVOS ODF:

1. Baixe o LibreOffice

Windows

2. Faça a instalação. Se necessário assista a

instalação passo a passo.

3. Pronto, seu computador está preparado para

abrir e salvar documentos no formato ODF.

3

terça-feira, 30 de julho de 2013 Valdir Barbosa

INSTITUIÇÕES QUE NÃO UTILIZAM O FORMATO ODFComo enviar arquivos eletrônicos para instituições que não trabalham com o padrãoODF? Não há a necessidade de enviarmos arquivos em seu formato original paraedição, sendo assim basta utilizar o formato PDF.

Desenvolvido pela Adobe Systems e aperfeiçoado ao longo dos últimos 20 anos, agorao formato PDF é um padrão aberto para troca de documentos eletrônicos mantido pelaInternational Standards Organization (ISO). Quando você converte documentos,formulários, ilustrações e páginas da Web em PDF, eles ficam com a aparência exataque terão se forem impressos. http://www.adobe.com/br/products/acrobat/adobepdf.html

O LibreOffice exporta arquivos para o formato PDF.

Arquivos no formato PDF podem ser abertos por diversos leitores. Veja emhttp://pdfreaders.org/

4

Dúvidas sobre software livre?

http://wiki.foa.unesp.br

Envie sua dúvida por email