financeiro - qcon-assets-production.s3.amazonaws.com · classificação da receita pública podemos...

14
DIREITO FINANCEIRO Prof. Thamiris Felizardo A Receita Pública Classificação da Receita Pública Parte 1

Upload: truongquynh

Post on 29-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

DIREITO

FINANCEIRO

Prof. Thamiris Felizardo

A Receita Pública

Classificação da Receita Pública

Parte 1

Classificação da Receita Pública

1) Quanto a origem (classificação doutrinária) a) Receitas públicas originárias: também chamadas de receitas não

tributárias, são as que decorrem da exploração do bem público. Decorre de uma relação de coordenação entre o Estado e o particular. Trata-se do exercício da autonomia da vontade pelo particular pois refere-se a uma escolha do particular em fazer parte da relação jurídica. Relação horizontal entre o Estado e o particular.

Classificação da Receita Pública

Podemos citar como exemplos as atividades do Estado submetidas ao direito privado (contratos, herança vacante, doações etc.), a exploração do patrimônio do Estado (vias públicas, mercados, laudemios, espaços em aeroportos etc.) ou em decorrência de serviços públicos prestados por concessionário (preço público). -Royalties de petróleo: natureza jurídica? Qual a natureza jurídica dos royalties, nos termos do art. 20, § 1º, da CF? Tributo?

Classificação da Receita Pública

O STF analisou essa questão e pacificou o entendimento de que “Embora os recursos naturais da plataforma continental e os recursos minerais sejam bens da União (CF, art. 20, V e IX), a participação ou compensação aos Estados, Distrito Federal e Municípios no resultado da exploração de petróleo, xisto betuminoso e gás natural são receitas originárias destes últimos entes federativos (CF, art. 20, § 1º)” (MS 24312, Rel.: Min. Ellen Gracie, Tribunal Pleno, julgado em 19/02/2003, DJ 19-12-2003). No mesmo sentido, tem-se ainda o RE 228.800, da relatoria do Min. Sepúlveda Pertence e o AI – AgR 453.025-1, da relatoria do Min. Gilmar Mendes.

Classificação da Receita Pública

A dúvida surgiu, porque os recursos minerais são bens da União e a participação/compensação está destinada a outros entes/entidades. E mais, há aí uma prestação pecuniária compulsória. Não obstante, o STF se posicionou de que de tributo não se cuida. Ressaltou-se o caráter compensatório (indenizatório), no que se refere a Estados, Municípios etc, a fim de se reconhecer que se trata de receita patrimonial. Nesta ocasião, o Min. Sepúlveda isto expressou em seu voto (RE 228.800 ): “A compensação financeira se vincula, a meu ver, não à exploração em si, mas aos problemas que gera.

Classificação da Receita Pública

Com efeito, a exploração de recursos minerais e de potenciais de energia elétrica é atividade potencialmente geradora de um sem número de problemas para os entes públicos, especialmente para os municípios onde se situam as minas e as represas. Problemas ambientais – como a remoção da cobertura vegetal do solo, poluição, inundação de extensas áreas, comprometimento da paisagem e que tais -, sociais e econômicos, advindos do crescimento da população e da demanda por serviços públicos. Além disso, a concessão de uma lavra e a implantação de uma represa inviabilizam o desenvolvimento de atividades produtivas na superfície, privando Estados e Municípios das vantagens delas decorrentes”.

Classificação da Receita Pública

b) Receitas derivadas: são as que provêm do constrangimento sobre o patrimônio particular. Decorrem da supremacia do interesse público sobre o particular, sendo uma relação vertical entre o Estado e o administrado. São os tributos (com exceção dos empréstimos compulsórios, pois estes constituem entradas provisórias) e as penalidades (pecuniárias - multa - ou não - perdimento e apreensão de bens etc.).

Classificação da Receita Pública

c) Receitas transferidas . São aquelas decorrentes da transferência entre os entes da Federação. A hipótese mais comum é a repartição da arrecadação tributária, realizada nos termos dos artigos 157 a 162 da CF. A despeito de ser uma receita cuja origem é o pagamento de tributos, trata-se de receita transferida, pois não decorre da competência tributária da entidade política que a recebe. Ex: parcela do IPVA repassada ao município.

Classificação da Receita Pública

2)Quanto à regularidade, as receitas públicas podem ser: Ordinárias - são aquelas com características de continuidade, ou seja, as que representam ingressos permanentes e estáveis no Tesouro, servindo-lhe de fonte perene de recursos, pela regularidade na sua arrecadação. Ex.: impostos em geral.

Extraordinárias - são aquelas sem característica de continuidade, seus ingressos são de caráter acidental ou transitório, ou inconstante. Ex.: doações, IEGs, etc.

Classificação da Receita Pública

3) Quanto à repercussão patrimonial -Efetivas: alteram o saldo patrimonial. -Mutações patrimoniais: não alteram o saldo patrimonial.

Classificação da Receita Pública

4) Classificação quanto à Lei 4.3420/64 (Receitas Correntes e Receita de Capital) - A classificação da receita obedecerá ao seguinte esquema:

1) RECEITAS CORRENTES Receita Tributária Impostos. Taxas. Contribuições de Melhoria. RECEITA DE CONTRIBUIÇÕES RECEITA PATRIMONIAL RECEITA AGROPECUÁRIA RECEITA INDUSTRIAL RECEITA DE SERVIÇOS TRANSFERÊNCIAS CORRENTES OUTRAS RECEITAS CORRENTES

Classificação da Receita Pública

2)RECEITAS DE CAPITAL OPERAÇÕES DE CRÉDITO ALIENAÇÃO DE BENS AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS TRANSFERÊNCIAS DE CAPITAL OUTRAS RECEITAS DE CAPITAL

Classificação da Receita Pública

-RECEITAS CORRENTES Art. 11 - A receita classificar-se-á nas seguintes categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital. § 1º - São Receitas Correntes as receitas tributária, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas Correntes. São receitas que apenas aumentam o patrimônio não duradouro do Estado, isto é, que se esgotam dentro do período anual.

Classificação da Receita Pública

1) Receita Tributária Art. 9º Tributo é a receita derivada instituída pelas entidades de

direito publico, compreendendo os impostos, as taxas e contribuições nos termos da constituição e das leis vigentes em matéria financeira, destinado-se o seu produto ao custeio de atividades gerais ou especificas exercidas por essas entidades.