finalistas pintura 12'13

100
FINALISTAS PINTURA FBAUL 12'13

Upload: belas-artes-ulisboa

Post on 22-Mar-2016

261 views

Category:

Documents


20 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: FINALISTAS PINTURA 12'13

FINALISTAS PINTURA FBAUL 12'13

Page 2: FINALISTAS PINTURA 12'13
Page 3: FINALISTAS PINTURA 12'13

FINALISTAS PINTURA FBAUL 12'13

Alexandre Palmiro Ana Carolina Rodrigues Ana Coito Ana Marreneca Anabela Mota António Francisco António Maria Dente Bárbara Lopes Bruno Portugal Catarina Mateus Catarina Pratas Diana Carreto Diana Geiroto Gonçalves Filipa Camacho Frederico Mesquita Gonçalo Gameiro Inês Garcia Inês Valla Joana da Cunha João Maciel

Jorge Brito Lea Managil Luísa Malta Romeiras Mafalda Figueiredo Marco Moreira Margarida Guerra Dias Marta Silva Pedro Massena Pedro Paiva Rafaela Nunes Renata Agostinho Rita Ferreira Rita Isaac Rita Luiz Samuel Duarte Sara Elisabete Firmino Susana Wessling Tânia Geiroto Marcelino Tetyana Chkyrya Vítor Serrano Currícula Vitae

1 0 1 2 1 4 1 6 1 8 20 2 2 2 4 26 28 30 3 2 34 36 38 40 4 2 44 46 48

50 5 2 54 56 58 60 62 64 66 68 70 7 2 7 4 76 78 80 82 84 8688

90

Page 4: FINALISTAS PINTURA 12'13

14 FEV. — 12 MAR. 2013Soc. Nacional de Belas-ArtesR. Barata Salgueiro 36Lisboa, Portugal

Organização e edição

FACULDADE DE BELAS-ARTES UNIVERSIDADE DE LISBOALargo da Academia Nacionalde Belas-Artes, 1249-058 LisboaTel. [+351] 213 252 [email protected] · www.fba.ul.pt

Coordenação

Prof. Auxiliar Manuel BotelhoProf. Auxiliar Carlos Vidal

Comissão de finalistas

Ana Marreneca, Inês Garcia

Relações públicas

Isabel Nunes, Teresa Sabido

Design de comunicação

Tomás Gouveia, Inês Chambel

Imagem da capa

Postos de Parte (detalhe) Inês Garcia, 2012-13

Impressão e acabamento

Europress, Indústria Gráfica

ISBN 978-989-8300-85-0

Dep. legal 370684/14

Lisboa, fevereiro 2014

© dos textos e das fotografias, os autores.© FBAUL, 2014.

Com o apoio

Page 5: FINALISTAS PINTURA 12'13

FINALISTAS PINTURAFBAUL 12'13

Page 6: FINALISTAS PINTURA 12'13

O grande salão da Sociedade Nacional de Belas Artes acolhe de novo a exposição de finalistas de Pintura da FBAUL. Com apoio do Gabinete de Relações Públicas, seleção e organização de professores e alunos, estamos uma vez mais perante o resultado de um esforço conjunto.

Variada, multidisciplinar, aber-ta a toda a gama de abordagens temáticas, de suportes, técnicas ou meios de expressão, esta mostra é o reflexo das opções que presidem desde há muito à estrutura curricular desta licenciatura. Ao colocar lado a lado obras de cariz diverso (das pinturas em suporte tradicional às instalações, fotografias ou vídeos; dos trabalhos centrados sobretudo nos valores plásticos aos que se en-volvem com a realidade vivida), esta exposição de finalistas coloca-se em sintonia com um mundo da arte de onde foram apagadas velhas frontei-ras e interdições.

A pintura, expressão de cor e pigmentos

A pintura, expressão plástica de cor e pigmentos, é uma das atividades fundadoras do pensamento humano e da sua consciência cultural. Foi também uma das disciplinas privilegiadas pela Academia de Belas-Artes de Lisboa, desde a sua fundação, em 1836 — a origem da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Desde então, há mais de 177 anos, as sucessivas gerações de professores e alunos têm sabido transmitir e renovar o seu exercício e a sua prática.

É talvez das mais enriquece-doras experiências verificar, nesta evidência que é esta exposição, como as novas gerações interpretam a prá-tica da Pintura na segunda década do século XXI. Pode observar-se que cada um dos finalistas presentes não abdicou da sua individualidade, do seu interface mobilizador, da sua integridade, da sua criatividade e da sua originalidade. O contexto atual, aparentemente liberal, é dos mais adversos e desafiantes. É uma conjuntura contemporânea de globa-lização esmagadora, de ameaçadora formatação, de compressão de recur-sos pessoais e institucionais, de um fortíssimo “pensamento único” entre ameaças e resgates financeiros.

Os autores presentes respondem e reagem com o melhor da sua condição artística: criando coisas que nunca existiram, e que passaram a existir: património de todos nós, cultura visual, Arte.

O testemunho deixado pelos finalistas de Pintura da FBAUL de 2012/13 afirma-se pela inovação, atualidade e leitura contemporânea, conciliando singularidades, e sem fa-zer concessões a soluções mais fáceis. São trabalhos que resultam

de quatro de anos de formação nas áreas humanística, tecnológica e ar-tística, onde se articula especialidade e multidisciplinaridade, experiência prática e formação teórica.

Com este grupo de finalistas a família dos artistas aumentou em Portugal: cresce o nosso potencial, consolida-se o nosso património artístico e cultural.

Luís Jorge Gonçalves (Diretor)

João Paulo Queiroz(Subdiretor)—

Page 7: FINALISTAS PINTURA 12'13

Em termos académicos os traba-lhos apresentados fecham um ciclo, assinalam o termo de uma formação, mas na realidade estamos perante um simples ponto de passagem, um breve momento que irá prolongar-se no tempo. Os projetos iniciados em contexto escolar irão evoluir e, segu-ramente, mudar, à medida que novos desafios entrarem em jogo. Mas este-jamos atentos. Muitas obras expostas indiciam esse futuro, quer o façam de modo claro e inequívoco, quer o anunciem de forma subliminar, quase impercetível. Nas linhas e entrelinhas desta exposição estão sementes da arte portuguesa de amanhã.

Manuel Botelho —

Exposição de Finalistas de Pintura, ano lectivo 2012'13

Como as anteriores propostas dos Finalistas de Pintura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, esta exposição é, ao mesmo tempo, selectiva e abrangente.

Selectiva, pois de cada aluno--artista procura-se (discente e docen-te) escolher uma obra ou um conjunto representativo da sua trajectória, pesquisa e prática ao longo do ano lectivo. Ou percurso escolar.

A exposição é ainda abrangente porque é participada por todos os finalistas com curso terminado no passado ano, entre Junho e Setembro. Só esta conjugação pode ser critério de uma mostra como esta, representativa da relação entre singularidades e lugar, neste caso escola, ateliês, alunos-autores em permanente

interacção (desde logo partilhando durante um ano o mesmo espaço) entre eles, e entre eles e os docentes. Supõe-se que essa interacção seja a ferramenta de trabalho privilegiada, pois, como se dizia há umas décadas nessa mítica escola que foi o Black Mountain College, primeiro está o aluno, suas ideias, práticas e idiossincrasias, depois está o currículo da disciplina, concretamente o seu programa que, a este nível, não existe pura e simplesmente. É o aluno que, no início do ano, o propõe — o seu, entenda-se. Se quiséssemos usar outra figura conhecida do pensamento, diríamos com Jacques Rancière que o mestre é uma espécie de “mestre ignorante” no início, pois tem que encontrar-se, nesses primeiros dias de trabalho, com e no território do aluno.

Pretende-se ainda que esta, como as exposições anteriores, ultrapasse a ideia da mera renovação cíclica e ine-vitabilidade de sequências geracionais em modas alternadas. Quero dizer que, mais do que renovação, seria interes-sante encontrar aqui surpresas, não diria rupturas mas sobressaltos, ou seja, não se deseja nestas colectivas apenas uma “renovação na continuidade”, mas antes encontros com linguagens que deixem o espectador perplexo, exercendo as suas faculdades críticas diante de objectos aparentemente com pouco em comum. Como pouco em comum, aparentemente como disse, podem ter autores que partilham espaços e opiniões por vezes há mais de um ou dois anos. Apesar disso, há distâncias interessantes de observar. E proximidades provenientes desse espaço partilhado que é o atelier da escola (ou as discussões na escola).

Esta diversidade, que é também homogénea (é desejável, nesta fase, que todos os alunos apresentados

Page 8: FINALISTAS PINTURA 12'13

possuam já um certo tipo de marca autoral) e contraditória (é também desejável que a montagem da exposição revele pontos de vista estéticos por vezes “opostos”), corresponde a um amadurecimento dos seus intervenientes, na medida em que um finalista possui uma vontade de realização própria que sinaliza a sua singularidade perante todas as hipóteses de trabalho em aberto.

Deve também ver-se nesta exposição uma prova de capacidade organizativa além de criativa e balanço prospectivo dos alunos (que tudo isto organizaram — exposição e catálogo —, naturalmente com apoio da escola). Portanto, dá a exposição sequência aos conteúdos programáticos destas disciplinas de Pintura V e VI (digamos, continua a “exposição” da Avaliação Final), revela a sua pertinência no contexto do ensino artístico, alicerça-se ainda na fase final da formação escolar como o momento propício por excelência à avaliação individual no seio do colectivo. O caminhar para esta consolidação de linguagens autorais, nalguns casos mais evidentes que noutros (sem que tal corresponda a qualquer juízo de valor), é diferente (mais rápida?) agora na integração do curso no Processo de Bolonha, mas as exigências de docentes e discentes são idênticas. Sendo o trabalho, agora, mais faseado: um primeiro semestre mais inclinado para propostas e análise de projectos, um segundo semestre mais concretizador. No entanto, a presente exposição faz desse faseamento um todo.

Trata-se de um balanço de actividades num momento em que os alunos-artistas já não operam em rígidas fronteiras disciplinares nem numa separação de blocos

escola/exterior/mercado/crítica, pois estão, muitos deles, conscientes das necessidades profissionais e do tipo de circulação que melhor responde às suas opções. Tudo isso sairá clarificado e aqui demonstrado numa medida, digamos, directamente proporcional à disparidade de propostas sugeridas.

Disparidade, singularidade, unidade e contradição. Generalizando, é em torno destes quatro pontos que poderemos encontrar, professores, colegas e alunos, protagonistas e outros “agentes” do território da criação, a realidade do “ser comum” do estético, daquilo que, por entre contradição e oposição, se não deixa de chamar arte da pintura.

Há duas ideias emergentes desta imbricação de factores. Por um lado, a diferença e a nossa singula-ridade (de autores) é uma condição tão óbvia que não precisa de ser enfatizada. Contudo, não se podendo “legislar” a diferença, podemos ten-tar consubstanciá-la numa espécie de Uno-Todo (como diria Deleuze), onde contradições revelam espaços comuns. Este “ser-comum” (da arte e do ensino artístico) poderá ter como mote as palavras de Clausewitz, filósofo e estratego militar, no seu clássico Campanha de 1814: “o maior mérito da nossa teo-ria não está no facto de possuir uma ideia justa geral. Resumindo, não será redundante re-petir — alargando-o a todo o domí-nio da prática — que a importância da teoria reside acima de tudo na formação do praticante, em levá-lo a poder julgar em cada situação, mais do que em proporcionar-lhe uma resposta particular prévia para cada problema ou tarefa com que se confronte”.

Na impossibilidade de nomear

Page 9: FINALISTAS PINTURA 12'13

Alexandre PalmiroAna Carolina RodriguesAna CoitoAna MarrenecaAnabela MotaAntónio FranciscoAntónio Maria DenteBárbara LopesBruno PortugalCatarina MateusCatarina PratasDiana CarretoDiana Geiroto GonçalvesFilipa CamachoFrederico MesquitaGonçalo GameiroInês GarciaInês VallaJoana da CunhaJoão MacielJorge BritoLea ManagilLuísa Malta RomeirasMafalda FigueiredoMarco MoreiraMargarida Guerra DiasMarta SilvaPedro MassenaPedro PaivaRafaela NunesRenata AgostinhoRita FerreiraRita IsaacRita LuizSamuel DuarteSara Elisabete FirminoSusana WesslingTânia Geiroto MarcelinoTetyana Chkyrya Vítor SerranoCurricula Vitae

1 0 1 2 1 4 1 6 1 8 20 22 24 26 28 30 32 34 36 38 40 42 44 46 4850 52 54 56 58 60 62 64 66 68 70 72 74 76 78 80 82 84 868890

e analisar todas as obras, destacarí-amos alguns tópicos: vemos sempre motivações de tipo sociológico, a ideia de objecto, do livro de artista e do arquivo (que remete ao passado escolar, à trajectória em balanço e ao futuro; às ideias a concretizar), uma exploratória presença figurativa interagindo com a imagem fotográfica (cruzando e autonomizando a pintura e a fotografia), campo propício à invenção de processos técnicos que resultam em novas imagens, por vezes num onirismo complexo; uma busca do que se pode chamar “arqueologia da imagem”, que se relaciona directa-mente com a pintura ou daí divergindo (para aí regressar); ainda abordagens espaciais, também denominadas “instalações”. Interessante e desejável é que o todo vá além da soma destas compartimentações.

Carlos Vidal—

Page 10: FINALISTAS PINTURA 12'13

10

Alexandre Palmiro

Sem títuloAcrílico s/ tela 30×40×2 cm2013

Page 11: FINALISTAS PINTURA 12'13

11

DetourImpressão jacto tinta42×59.4 cm2012

Page 12: FINALISTAS PINTURA 12'13

12

Sem títuloCarvão, pastel seco s/ papel150×360 cm2013

Ana Carolina Rodrigues

Page 13: FINALISTAS PINTURA 12'13

13

Page 14: FINALISTAS PINTURA 12'13

14

Ana Coito

Sem títuloGrafite s/ papel100×70 cm2013

Page 15: FINALISTAS PINTURA 12'13

15

Sem título Grafite s/ papel100×70 cm2013

Page 16: FINALISTAS PINTURA 12'13

16

Ana Marreneca

_MG_510_ — [da série "Melanina"]Fotografia digital, impressão laser s/ papel SILK mate 250g com posterior abrasão do suporte28×42 cm2013

Page 17: FINALISTAS PINTURA 12'13

17

MelaninaVídeo, 4’35’’(loop)2013

Page 18: FINALISTAS PINTURA 12'13

18

Anabela Mota

Sem títuloCerâmica, pastas variadasDimensões variáveis2013

Page 19: FINALISTAS PINTURA 12'13

19

Sem títuloVídeo, 1’41‘’2013

Page 20: FINALISTAS PINTURA 12'13

20

António Francisco

Sem títuloPintura digital, impressão s/ papel79.3×59.3 cm2013

Page 21: FINALISTAS PINTURA 12'13

21

Sem títuloPintura digital, impressão s/ papel79.3×59.3 cm2013

Page 22: FINALISTAS PINTURA 12'13

22

António Maria Dente

DiafragmaVidro/calor, tempo, gravidadeDimensões variáveis2013

Page 23: FINALISTAS PINTURA 12'13

23

SudárioVidro/calor, tempo, gravidadeDimensões variáveis2013

Page 24: FINALISTAS PINTURA 12'13

24

Bárbara Lopes

½ Argila chacotada38×50×27 cm2013

Page 25: FINALISTAS PINTURA 12'13

25

½ Argila chacotada 43×50×24 cm2013

Page 26: FINALISTAS PINTURA 12'13

26

Bruno Portugal

Sem títuloTinta de esmalte, spray de tinta acrílica s/ tela, madeira, grafite30×24×11 cm2013

Page 27: FINALISTAS PINTURA 12'13

27

Sem títuloFita cola de papel, cola branca47×10×22 cm2013

Page 28: FINALISTAS PINTURA 12'13

28

Catarina Mateus

Sem títuloFotografia s/ papel39×49 cm2013

Page 29: FINALISTAS PINTURA 12'13

29

Sem títuloÓleo s/ papel12×17 cm (×3)2013

Page 30: FINALISTAS PINTURA 12'13

30

TetyanaÓleo s/ tela80×100 cm2013

Catarina Pratas

Page 31: FINALISTAS PINTURA 12'13

31

BárbaraÓleo s/ tela80×100 cm2013

Page 32: FINALISTAS PINTURA 12'13

32

Diana Carreto

Sem títuloÓleo, pastel de óleo,carvão s/ tela146×97 cm2013

Page 33: FINALISTAS PINTURA 12'13

33

Sem títuloÓleo, pastel de óleo,carvão s/ tela21×14.8 cm2013

Page 34: FINALISTAS PINTURA 12'13

34

Diana Geiroto Gonçalves

Sem títuloCarvão s/ papelDimensões variáveis2013

Page 35: FINALISTAS PINTURA 12'13

35

Delimitador de cantos Madeira, tinta de esmalteDimensões variáveis2013

Page 36: FINALISTAS PINTURA 12'13

36

Filipa Camacho

RizhopusQuimigrama70×50 cm2013

Page 37: FINALISTAS PINTURA 12'13

37

Page 38: FINALISTAS PINTURA 12'13

38

Frederico Mesquita

24 segundos por frame: captação fotográfica de um filme do autorFotografiaDimensões variáveis2013

Page 39: FINALISTAS PINTURA 12'13

39

Page 40: FINALISTAS PINTURA 12'13

40

Gonçalo Gameiro

Estrutura Nr. 10Madeira casquinha180×72.5×50 cm2013

Page 41: FINALISTAS PINTURA 12'13

41

Estrutura Nr. 1Acrílico s/ madeira123.5×40 cm, 5×21 cm2013

Page 42: FINALISTAS PINTURA 12'13

42

Postos de ParteÓleo, acrílico s/ pedraDimensões variáveis2012-2013

Inês Garcia

Page 43: FINALISTAS PINTURA 12'13

43

Sem títuloGrafite s/ papel15×25 cm2012-2013

Page 44: FINALISTAS PINTURA 12'13

44

Inês Valla

Sem títuloCartão, trapilho153×11.5 cm2013

Page 45: FINALISTAS PINTURA 12'13

45

Sem títuloPVC, tinta acrílica, trapilho 155×13.5 cm2013

Page 46: FINALISTAS PINTURA 12'13

46

BeyondÓleo s/ papel161×130 cm2013

Joana da Cunha

Page 47: FINALISTAS PINTURA 12'13

47

Sem títuloÓleo s/ papel, colagem67×95 cm 2013

Page 48: FINALISTAS PINTURA 12'13

48

João Maciel

Salmão (Alaska Project)Impressão digital150×100 cm2013

Page 49: FINALISTAS PINTURA 12'13

49

A Cabana (Alaska Project)Materiais diversosDimensões variáveis2013

Page 50: FINALISTAS PINTURA 12'13

50

Jorge Brito

Sem títuloAcrílico e óleo s/ tela75×100 cm2013

Page 51: FINALISTAS PINTURA 12'13

51

Sem títuloAcrílico e óleo s/ tela46×60 cm2013

Page 52: FINALISTAS PINTURA 12'13

52

Lea Managil

Sound Box Madeira, mecanismo14×21×13 cm2013

Page 53: FINALISTAS PINTURA 12'13

53

Transcrições IVídeo/Performance, 1'28'' 2013

Page 54: FINALISTAS PINTURA 12'13

54

Luísa Malta Romeiras

As melhores desculpas esfarrapadas — volume 1Técnica mistaDimensões variáveis2013

Page 55: FINALISTAS PINTURA 12'13

55

Sem títuloMarcador preto, tinta da china s/ papel21×29.7 cm2013

Page 56: FINALISTAS PINTURA 12'13

56

Mafalda Figueiredo

Sem títuloInstalação, papel, pastel de óleo, acrílico, grafite, pedra Dimensões variáveis2013

Page 57: FINALISTAS PINTURA 12'13

57

Sem títuloInstalação, molde de barro branco, tinta de spray Dimensões variáveis2013

Page 58: FINALISTAS PINTURA 12'13

58

Marco Moreira

Counterpoint TrainsTécnica mista: 92 palhetas recortadas a laser do disco de vinil de Steve Reich, Different Trains / Electric Counterpoint (Kronos Quartet, Pat Metheny). Dimensões variáveis2013

Convidados 21 músicos portugueses a elaborarem uma composição em guitarra que remetesse para sons de comboios utilizando uma das palhetas.

Artistas convidados: Afonso Dorido, Entre espaços do negro ao oásis, 4:55m; Alexandre Rendeiro, 2:05m; André Tasso, 3:43m; Carlos Moisés, CFB — Caminhos de Ferro da Beira (Moçambique), 1:36m; Cláudia Guerreiro,Train dos Bois, 5:09m; Daniel Catarino, Comboios Diferentes, 5:05m; Filipe Felizardo, Night Train of Lop Nur, 12:48m; Flávio Torres, Linha das Beiras, (Comboio Psicadélico), 1:34m; João Gil, Comboio Vinil, 1:04m; João Pires de Campos, Different Train, 1:36m; Luís Represas, Cãoboio, 3:24m; Lula Pena, 2:00m; Manuel Boga, Comboio SSA, 3:44; Miguel Guedes, Train to, 0:35m; Paulo Brissos, Passagem de Nível, 3:17m; Paulo Santos, Stumbling, 0:13m; Pedro Oliveira, TRREAIICNH, 2:26m; Rita Braga, Trem, 4:42m; Rogério Charraz; Intercanções, 1:57m; Tó Trips, Composição 117, 2:52m; Vítor Rua, Train Guitar, 1:21m

Page 59: FINALISTAS PINTURA 12'13

59

Page 60: FINALISTAS PINTURA 12'13

60

Margarida Guerra Dias

Sem títuloZinco, cimentoDimensões variáveis2013

Page 61: FINALISTAS PINTURA 12'13

61

Sem títuloVídeo, 1'31''2013

Page 62: FINALISTAS PINTURA 12'13

62

Marta Silva

Porque existes ausenteVídeo, 12’05’’ 2013

Page 63: FINALISTAS PINTURA 12'13

63

Feito em BocadosVídeo, 5’11’’ 2013

Page 64: FINALISTAS PINTURA 12'13

64

Pedro Massena

Sem mimÓleo s/ tela160×145×2.5 cm 2013

Page 65: FINALISTAS PINTURA 12'13

65

TudoÓleo s/ tela, óleo s/ papel, madeira 75×50×1.5 cm2013

Page 66: FINALISTAS PINTURA 12'13

66

Pedro Paiva

Recortes de desenhos instalados, Série #4Técnica mistaDimensões variáveis2013

Page 67: FINALISTAS PINTURA 12'13

67

Pintura VI, Série #1Pintura VIII, Série #2Pintura VII, Série #2Tríptico, técnica mistaDimensões variáveis2013

Page 68: FINALISTAS PINTURA 12'13

68

Rafaela Nunes

Os FamiliaresÓleo s/ tela150×150 cm2013

Page 69: FINALISTAS PINTURA 12'13

69

Os EstrangeirosÓleo s/ tela91×122 cm2013

Page 70: FINALISTAS PINTURA 12'13

70

Renata Agostinho

Sem títuloÓleo s/ tela70×90 cm2013

Page 71: FINALISTAS PINTURA 12'13

71

Sem títuloÓleo s/ tela24.5×15 cm2013

Page 72: FINALISTAS PINTURA 12'13

72

Rita Ferreira

Sem títuloÓleo s/ tela18×24 cm2013

Page 73: FINALISTAS PINTURA 12'13

73

Sem títuloÓleo s/ tela24×18 cm2013

Page 74: FINALISTAS PINTURA 12'13

74

Rita Isaac

Memória de Ego e ContrapesoInstalação Dimensões variáveis2013

Page 75: FINALISTAS PINTURA 12'13

75

Page 76: FINALISTAS PINTURA 12'13

76

Rita Luiz

Encontra apenas porque queresMarcador s/ papel30×42 cm2013

Page 77: FINALISTAS PINTURA 12'13

77

É apenas uma impressão?Papel, cimento, óleoDimensões variáveis2013

Page 78: FINALISTAS PINTURA 12'13

78

Samuel Duarte

Sem títuloÓleo s/ tela162×146 cm2013

Page 79: FINALISTAS PINTURA 12'13

79

Sem títuloGuache s/ papelDimensões variáveis2013

Page 80: FINALISTAS PINTURA 12'13

80

Sara Elisabete Firmino

“Viagem ao Centro da Terra e afinal é cor-de-rosa!”Óleo s/ tela110×90 cm2012

Page 81: FINALISTAS PINTURA 12'13

81

Sem títuloLinóleo, água-tinta, água forte, xilogravura Dimensões variavéis2013

Page 82: FINALISTAS PINTURA 12'13

82

Susana Wessling

PássaroPapel, dobradiças, parafusos15×42.5×105 cm2013

Page 83: FINALISTAS PINTURA 12'13

83

My husband and I, we have all kinds of fun Tubo de guache, pregos, madeira, papel 28×7×5 cm 2013

Page 84: FINALISTAS PINTURA 12'13

84

Tânia Geiroto Marcelino

Duas MesasAcrílico s/ madeira 20.5×35×3 cm2013

Page 85: FINALISTAS PINTURA 12'13

85

85

Sem títuloMetal, tinta acrílica 21×5 cm 2013

Page 86: FINALISTAS PINTURA 12'13

86

Tetyana Chkyrya

Sem título — da série “Suspensão temporal” Óleo s/ tela2×2.50 m2013

Page 87: FINALISTAS PINTURA 12'13

87

Page 88: FINALISTAS PINTURA 12'13

88

Vitor Serrano

Sem títuloFotografia digital, impressão a jacto de tinta s/ papel100×90 cm2013

Page 89: FINALISTAS PINTURA 12'13

89

89

Sem títuloVídeo, 34'2013

Page 90: FINALISTAS PINTURA 12'13

90

Curricula Vitae

Page 91: FINALISTAS PINTURA 12'13

91

Lisboa 1991. Reside no concelho de Oeiras e estuda em Lisboa. FORMAÇÃO: Frequenta a Licenciatura de Pintura na FBAUL. EXPOSIÇÕES COLECTIVAS: Galerias Abertas de Belas-Artes, 2012; Bologna Children’s Book Fair, 2013; Cultura Visual e Sonora, Instituto Politécnico de Setubal, 2013; Laboratório de Anatomia — Ver e Pensar o Corpo, 2013.

Tomar, 1985. Reside em Lisboa. Licenciatura em Pintura pela FBAUL. Frequenta o Projeto Individual em Artes Plásticas pelo ARCO. EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS: TRONCO, Fábrica da Pólvora, Oeiras, 2013. EXPOSIÇÕES COLECTIVAS: Projeto III, Pavilhão do Cevadeiro, Vila Franca de Xira, 2013; Flawed Traces (com Paulo Lourenço), Galeria Diferença, 2013; Fio de Ariadne, ISEG, 2012; Trópicos, Galeria 59, 2009.

Lisboa, 1981. FORMAÇÃO: Concluiu em 2013 a licenciatura de Pintura da FBAUL. Licenciada em Medicina pela FCM- -UNL. EXPOSIÇÕES COLECTIVAS: Prémios FBAUL 2008-2011, Galeria da FBAUL, Lisboa, 2011; Foire Internationale du Dessin (FID2011), Cité internationale des arts, Paris, 2011; ARTELab21 Tapeçaria Contemporânea, Museu de Tapeçaria de Portalegre — Guy Fino, Portalegre, 2010.

Lisboa, 1989, onde reside e trabalha. FORMAÇÃO: Lic. Pintura FBAUL, 2013. PRÉMIOS: 1º Prémio conc. nacional Castelo em Imagens, C. M. Portel, 2009; 1ºPrémio conc. nacional Olhar Josefa de Óbidos, APECV, 2007. EXPOSIÇÕES COLECTIVAS: 2013 — Vinte e dois, VAAG — Art Gallery, Lx; Laboratório de Anatomia — Ver e pensar o corpo, Lx; Ninguém diz nada, Carcavelos; 2012 — Sem título s/ papel, Gal. Português Suave, Porto; Stamps, Pit Galery, Groningen, Holanda; Sem saber Só Existo, Lx; 2011 — Contraposto, Casa da Cultura, Seia; Iniciativa X, Gal. Arte Contempo, Lx; Artlab Futuro, Museu Guy-Fino, Portalegre; 12x12 cm, Lx; 2010 — Arte Jovem, fotografia, Gal. Municipal Torres Vedras; 2008 — De Corpo e Alma, Coop. Comunicação Cultura, Torres Vedras. RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS: AlagoaProject, Ninguém diz nada, 2013; Residências COOP, Lx, Sem saber Só Existo, Colaboração Rita Isaac, 2012.

Lisboa, 1965. ESBAL, Design; Projectos na área do Design de Equipamento e Arquitectura de Interiores; Projectos nas áreas das Artes Plásticas com crianças, adolescentes e adultos; Criação do projecto A Casa da Quinta; Colaboração na área dos Cuidados Paliativos através da Associação Amara. Colaboração com a Livraria Bulhosa como moderadora do Clube de Leitores; Colaboração e voluntariado com a Pediatria do IPO de Lisboa, na área das Artes Plásticas; FBAUL, Pintura; EXPOSIÇÕES COLECTIVAS: Iseg-Fbaul, 2012, 2011; Polaris Fórum Picoas,2012, 2011, 2010;

Alexandre Palmiro+351 963 716 563, [email protected]

Ana Carolina Rodrigues+351 919 037 566, [email protected] carolinarodrigues085.blogspot.pt

Ana Coito+351 965 341 563, [email protected]

Ana Marreneca+351 969 110 840, [email protected]

Anabela Mota+351 916 067 780, [email protected]

Page 92: FINALISTAS PINTURA 12'13

92

Museu do Oriente, 2012, 2011; Snba, 2000, 1999, 1998, 1997. EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS: Amadora, 2007; Grândola, 2002; Fundação Marquês de Pombal, 2001; Torres Novas, 1987. PRÉ SELECÇÃO Video Life in a Day Ridley Scott, USA, 2009.

Serra do Bouro (Caldas da Rainha), 1933. Reside em Lisboa. FORMAÇÃO: Finalista em 2013, do curso de Artes Plásticas — Pintura — na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. 2008 — Trabalho: Maquetas topográficas do distrito de Évora para localização e implantação dos Monumentos Megalíticos e Romanos do Distrito para a Exposição permanente Megalithica Ebora — Centro Interpretativo de Évora Megalítica e Romana, Convento dos Remédios (Évora).

Lisboa, 1989. Em 2007 concluiu o curso técnico-profissional em Design de Comunicação da escola artística secundária António Arroio. Durante o ano de 2011 estudou cenografia em Florença através do programa Erasmus. Participou na DESENHA trienal de desenho no ano de 2012. Em 2013 concluiu a licenciatura em Pintura na FBAUL.

Barreiro, 1992. Reside no Seixal e estuda em Lisboa. Formação: Concluiu em 2013 a Licenciatura de Pintura na FBAUL com um crescente interesse pela tecnologia da cerâmica. EXPOSIÇÕES COLECTIVAS: Cultura Visual e Sonora no Instituto Politécnico de Setúbal, 2013; XVIII Galeria Aberta de Beja, 2013.

Porto, 1991. Reside no concelho de Lisboa e trabalha em Lisboa. Concluiu em 2013 a licenciatura de Pintura da FBAUL. Exposição 96 Horas, 2011. Jahresaustellung, Akademie der Bildenden Kuenst 2011, Munique. Residência Artística Pé de Cabra, 2012. Group Show, 2012, Munique. Alles und nichts, 2013, Munique.

Lisboa, 1989. Reside em Lisboa e Estremoz. FORMAÇÃO: Licenciatura em Pintura, concluída na FBAUL em 2013. EXPOSIÇÕES COLECTIVAS: Aveiro Jovem Criador’13, Câmara Municipal de Aveiro, 2013; 18º Galeria Aberta, Galeria dos Escudeiros, Beja; A Paisagem do Ouro Branco, Cine-Teatro Florbela Espanca, Vila Viçosa e Posto de Turismo de Estremoz, 2012 e 2013; 12x12, Galeria Travessa, 2012; 20x20, Galeria Travessa, 2012; ArtLab Futuro Tapeçaria Contemporânea, Museu da Tapeçaria de Portalegre — Guy Fino, 201.

António Francisco [email protected]

António Maria Dente+351 963 838 890, [email protected]

Bárbara Lopes+351 966 888 617, [email protected]

Bruno Portugal+351 914 421 453, [email protected]

Catarina Mateus+351 968 680 071, [email protected]

Page 93: FINALISTAS PINTURA 12'13

93

Lisboa, 1991. Reside no concelho de Lisboa onde estuda. FORMAÇÃO: Concluiu em 2013 a Licenciatura de Pintura da FBAUL. EXPOSIÇÕES COLECTIVAS: Museu da Tapeçaria de Portalegre, 2010; Paris 8, 2011; Instituto Politécnico de Setúbal, 2013.

Vila Franca de Xira, 1991. Reside em Vila Franca de Xira. FORMAÇÃO: Concluiu em 2013 a licenciatura de Pintura na FBAUL. EXPOSIÇÕES COLECTIVAS: Vinte e Dois, Galeria VAÅG, 2013; Laboratório de Anatomia, Reitoria da Universidade de Lisboa, 2013. COLECÇÕES: Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Lisboa, 1991. Frequentou a licenciatura de Pintura na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa entre 2009 e 2013, tendo, em 2012, ingressado no programa de Intercâmbio Erasmus, na Faculdade de KASK, Gent (Bélgica). Participou nas Exposições colectivas Iniciiativa × em 2012 e 2013 e Sem Titulo sobre Papel em 2011, Porto. Desenvolveu um projecto em colaboração, nas residências Coop entre Novembro e Dezembro de 2012. Actualmente trabalha como assistente de curadoria no Carpe Diem Arte e Pesquisa.

Lisboa, 1989. Licenciada em pintura na Faculdade Belas--Artes da Universidade de Lisboa. Exposições colectivas: (2013) The Rape of Europe, Brasil/ Espanha/ Holanda/ Polónia/ Portugal; Laboratório de Anatomia — Ver e pensar o corpo, Reitoria da Universidade de Lisboa; Face to face — The transcendence of the Arts in China and Beyond, Galeria FBAUL, Lisboa; Encontros Próximos, ISEG, Lisboa. (2010) Onde estás..., Colectivo Cultural Bacalhoeiro, Lisboa. Em 2011 colabora com a Reserva Natural de Lecceta, Torino de Sangro na componente de ilustração e comunicação — Promoção de Áreas Verdes para o desenvolvimento social e económico da juventude, Abruzzo, Itália.

Lisboa, 1991. Estuda cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema, tendo concluído, em 2013, a Licenciatura em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. EXPOSIÇÕES COLECTIVAS: Ninguém Diz Nada, Quinta da Alagoa, 2013; Encontros, próximos, ISEG, 2013; Dar a Palavra às Coisas, Espaço da livraria do Teatro Municipal de Almada, 2012; Momentos e Olhares, Junta de Turismo da Ericeira, 2011.

Lisboa, 1989. FORMAÇÃO: 2007-2009 Curso de Design de Comunicação na Escola Secundária Artística António Arroio. 2009-2013 Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. RESIDÊNCIAS: IT'S NOT BASEL BUT IT COULD BE, Lisboa, 2012.

Catarina Pratas

Diana [email protected]

Diana Geiroto Gonç[email protected]

Filipa Camacho+351 919 177 722, [email protected]

Frederico [email protected]

Gonçalo Gameiro+351 913 445 307, [email protected] cargocollective.com/goncalogameiro

Page 94: FINALISTAS PINTURA 12'13

94

Lisboa, 1990. Vive em Lisboa. FORMAÇÃO: Lic. Pintura Fbaul (2013). Mestranda Anatomia Artística, FBAUL. EXPOSIÇÕES COLECTIVAS 2013: Aveiro Jovens Criadores ’13; 24º Festival Internacional de Banda Desenhada Amadora BD, concurso de banda desenhada, C.M. Amadora; Menção Honrosa XVIII Galeria Aberta de Beja; XVIII Bienal de Artes Plásticas, Festa do Avante; Laboratório de Anatomia: Ver e Pensar o Corpo, Reitoria UL; Face to Face: The Transcendence of the Arts in China and Beyond, Galeria Fbaul; XXVI Salão de Primavera, Galeria Casino Estoril. PUBLICAÇÕES: 500 Sardinhas/Sardines 2002-2013, Edição Comemorativa 10 anos da Sardinha enquanto elemento identificador das Festas de Lisboa, Egeac, Junho 2013 p.68; Revista Happy Woman, artigo New Talents Rule, p. 129, edição nº 82, Dez. 2012; Jornal Correio de Lagos, publicação da obra Menção Honrosa Infante o Navegador, p. 27, edição nº 263, Nov. 2011.

Lisboa, 1990. Frequenta o 4º ano do curso de Pintura na Faculdade Belas-Artes, da Universidade de Lisboa. Em 2009 frequentou o 1º ano no curso de Pintura da AR.CO. Em 2012 participou na exposição colectiva ARTLAB Next Vision, Tapeçaria Contemporânea, organizada pelo Museu dos Lanifícios da Universidade da Beira Interior Covilhã.

Montijo,1991. Vive no Montijo. Licenciou-se em Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa em 2013. EXPOSIÇÕES COLECTIVAS: Concurso de Artes Plásticas, Fundação INATEL, 2009; Galerias Abertas, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2011, 2012 e 2013; Laboratório de Anatomia — Ver e Pensar o Corpo, Reitoria da Universidade de Lisboa, 2013; Vinte e Dois, Galeria VAÅG, 2013. COLECÇÕES: Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Lisboa, 1982. Vive e trabalha em Lisboa. Terminou a Licenciatura de Pintura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2013. EXPOSIÇÕES COLECTIVAS: New Wave, VPF Cream Art Gallery, Lisboa, 2013; Dois para Dois Balizas Pequenas, Lisboa, 2012; É Estranho, ISEG em parceria com a FBAUL, Lisboa, 2012; Noventa e Seis Horas, Lisboa, 2012; G.A.B-A Galerias, 2011 e 2012. EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS: Alaska Project, Lisboa, 2013. RESIDÊNCIAS: Pé de Cabra — Residência Artística, Lisboa, 2012. COLABORAÇÕES: Colaboração numa peça para a exposição: Efeito Werther/Werther Effect, João Pedro Vale + Nuno Alexandre Ferreira, Carpe Diem Arte e Pesquisa, Lisboa, 2013.

Inês [email protected]

Inês Valla

Joana da Cunha+351 914 153 360, [email protected] cargocollective.com/dacunha

João Maciel+351 964 140 087, [email protected]

Page 95: FINALISTAS PINTURA 12'13

95

Lisboa, 1990. Reside no concelho de Cascais. Estuda e trabalha em Lisboa. EXPOSIÇÕES COLECTIVAS: 2013 — XXVI Salão de Primavera — Galeria de Arte do Casino Estoril; Summer Fun Estoril — exposição de pintura; 2012 — 12x12 Exposição Colectiva; Pré Reforma 2ª Edição; Summer Fun Estoril — exposição de pintura; Feira de Arte das Caldas da Rainha; 2011 — Pré Reforma 1ª Edição; 20x20 Exposição Colectiva; Galerias Abertas da FBAUL.

Lisboa, 1991. A sua formação incide nas vertentes das artes plásticas e da música. Conclui licenciatura em Pintura da FBAUL em 2013 e continua os estudos na Escola de Música do Conservatório Nacional. EXPOSIÇÕES COLECTIVAS: AAA, Abertura dos Ateliers Abertos, Associação Castelo D’If, FBAUL, 2011; 96 Horas, Exposição colectiva, Lisboa, 2012; Pré-Reforma, Faculdade Belas Artes de Lisboa, 2012; Venus <3 Adonis, de André Godinho e Paula Garcia, Centro Cultural de Belém, Lisboa, 2012; Gulbenkian Youth Choir, Festival Cantabile, Fundação Calouste Gulbenkian, 2013.

Nascida no ano da graça de 1985, Luísa Malta Romeiras iniciou o seu percurso académico no Jardim-Escola João de Deus, onde aprendeu a picotar, a fazer cestos de ovos em plasticina, e a pintar de amarelo a menina que está mais perto e de azul a que está mais longe. Frequentou o curso de Artes Visuais da Universidade de Évora, nos dias em que fazia sol, regressando à metrópole por motivos de força de maior, mantendo no entanto certos princípios aprendidos no Alentejo, como fazer sempre a sesta e andar pela sombra. Concluiu em 2013 a licenciatura em Pintura da Universidade de Lisboa.

Lisboa, 1991. Reside no concelho de Sintra. Concluiu em 2013 a licenciatura de Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Participação nas Galerias Abertas de Belas Artes em 2013 e na 50ª Edição da Bologna Children’s Bookfair.

Favaios, 1978. Vive e trabalha em Lisboa. Lic. Pintura, FBAUL. Mestrando em Pintura, FBAUL. Participa em vários cursos e workshops nas áreas de Multimédia, Ilustração, Animação, Desenho e Artes Plásticas, destacando a formação no Centro de Imagem, Estudos, Arte e Multimédia (CIEAM), FBAUL concluindo Curso de Animação em Desenho, 2009. Bolseiro Erasmus, Facultad Bellas Artes Universidad Complutense Madrid, 2009/10. Participa em várias exposições e projectos editoriais colaborando com trabalhos de artes plásticas e Ilustração, destaque para as exposições colectivas Palavra-Chave, ISEG, 2011; Futuro Primitivo, 26º Festival

Jorge Brito+351 914 569 704, [email protected]

Lea Managil+351 912 376 866, [email protected]

Luísa Malta Romeiras+351 917 855 074, [email protected]

Mafalda Figueiredo+351 916 644 427, [email protected]

Marco Moreira+351 919 248 989, [email protected] www.marcomoreira.pt

Page 96: FINALISTAS PINTURA 12'13

96

BD Helsínquia, Centro de BD Finlandesa, Helsínquia, 2011; Mostra Nacional de Ilustração e desenho 2010 Entre Pólos, Pavilhão 28, Lx; colaborações com a revista literária Inútil ilustrando textos de diversos autores. Artista residente nos ateliers da fábrica de lápis Viarco, 2012.

Estremoz, 1990. Concluiu em 2013 a licenciatura de Pintura da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Actualmente reside na Coruña. Para além da pintura, o desenho e a gravura fazem parte dos seus trabalhos, como também a fotografia, a instalação e o vídeo. EXPOSIÇÕES COLECTIVAS: 12x12, Galeria Travessa, Lisboa, 2011; Life Long Burning, Lido de Veneza, 2012; Laboratório de Anatomia — Ver e Pensar o Corpo, Universidade de Lisboa, 2013.

Lisboa, 1991. Reside e trabalha em Lisboa. Formação: Concluiu em Setembro de 2013 a Licenciatura de Pintura na FBAUL. Actualmente frequenta o projecto individual de Cinema no ARCO.

Lisboa, 1989. Reside e estuda no concelho de Lisboa. Estudante da licenciatura de Arquitectura na Universidade Lusíada de Lisboa nos anos de 2007 e 2008 com Bolsa de Mérito e Valor. Exposições: XXI Salão Primareva da Galeria do Casino Estoril, 2013. Liberdade Provisória em Lisboa, 2013. Galeria Orlando Morais na Ericeira, 2012. Galeria Bar das Imagens, 2011. Primeiro lugar no concurso Eurodays da Fundação Minerva no ano 2002.

Beja, 1991. Vive em Faro. Lic. Pintura, FBAUL, 2013. Tem vindo a explorar várias disciplinas artísticas: instalação, vídeo e performance, estando neste momento dedicado às questões e resoluções pictóricas, características das disciplinas de Desenho e Pintura. EXPOSIÇÕES COLECTIVAS: AAA, Associação Castelo D’If, FBAUL, 2011 e 2012; G.A.B-A Galerias Abertas Belas-Artes, Lx, 2011 e 2012; 96 Horas, Lx, 2012; Pré-Reforma, FBAUL, 2012; XXVI Salão Primavera, Casino Estoril, 2013; Laboratório de Anatomia Ver e Pensar o Corpo, FMUL em parceria com a unidade curricular Ciberarte, FBAUL, Reitoria UL, 2013; Ninguém diz nada, projecto integrado na C. M. Cascais, envolvia a recuperação do espaço com fins artísticos, ruínas de um convento jesuíta em Carcavelos, 2013. PRÉMIOS: Menção Honrosa XXVI Salão Primavera, Galeria Casino Estoril, 2013. PROJECTOS: Participou na Ilustração do livro infantil Duna-luna praia de Faro, 2008’09. Lisboa, 1991. Reside actualmente em Palmela. FORMAÇÃO: Concluiu em 2013 a licenciatura em Pintura na FBAUL. EXPOSIÇÕES COLECTIVAS: Vinte e Dois, Galeria VAÅG, 2013; XXVI Salão de Primavera da Galeria do Casino Estoril, 2013; Reitoria da Universidade de Lisboa, 2013.

Margarida Guerra Dias+351 966 246 498, [email protected]

Marta Silva+351 919 412 012, [email protected]

Pedro Massena+351 917 989 918, [email protected]

Pedro Paiva+351 911 521 267, [email protected]

Rafaela Nunes+351 918 445 530, [email protected] www.rafaelanunes.net

Page 97: FINALISTAS PINTURA 12'13

97

PRÉMIOS: Menção Honrosa no XXVI Salão de Primavera da Galeria do Casino Estoril. COLECÇÕES: Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Leiria, 1991. Reside no concelho de Cascais e estuda em Lisboa. FORMAÇÃO: Concluiu em 2013 a licenciatura de Pintura na FBAUL. EXPOSIÇÕES COLECTIVAS: Vinte e Dois, Galeria VAÅG, 2013; XXVI Salão de Primavera da Galeria de Arte do Casino Estoril, 2013; Laboratório de Anatomia — Ver e Pensar o Corpo na Reitoria da Universidade de Lisboa, 2013. COLECÇÕES: Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Óbidos, 1991. Vive e trabalha em Lisboa. Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, frequenta de momento o Mestrado de Pintura pela mesma instituição. Conta com exposições colectivas tais como: SUMMER CALLING, Sala do Veado, MNAC, Lisboa; FUSO (Anual de Video Arte Internacional de Lisboa), Praça do Carvão do Museu da Electricidade, Lisboa; NINGUÉM DIZ NADA, Carcavelos; STUDIO-VISIT, Ar.Co, Lisboa, 2013; PIQUETE, Residências Coop, Lisboa; GAB-A: Galerias Abertas, Lisboa; 96 HORAS, Projecto Porta 6, Lisboa, 2012.

Lisboa, 1988, onde reside, estuda e trabalha. Lic. Pintura FBAUL, 2013. EXPOSIÇÕES: Iniciativa X, artecontempo, Lisboa, 2011; Sem título s/ papel, Casa da Árvore, Porto, 2011; 12 × 12, 2011 e 2013; 20 × 20, 2012; Stamps, PITT Galery, Groningen, Holanda, 2012; Laboratório de Anatomia: ver e pensar o corpo, Reitoria da Universidade de Lisboa, 2013; 22, Galeria VAAG, 2013. RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS: Sem saber só Existo, com exposição, Residências COOP, Chiado, 2012; Alagoa Project: Ninguém diz nada, com exposição, Carcavelos/Oeiras, 2013; OUTRAS COLABORAÇÕES: Departamento de Operações e Planeamento e Controlo de Filatelia, CTT, no desenvolvimento de layout´s para postais comemorativos e respectivos selos para eventos e instituições, destaque para o Museu Nacional de Arte Antiga, 2012.

Caldas da Rainha, 1991. Vive e trabalha em Lisboa. Frequentou o secundário no Externato Cooperativo da Bendita, curso de Artes Visuais. Em 2009 ingressa na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, onde é finalista do curso de Pintura. Em 2010/11 participou nos ateliers abertos, FBAUL. Em 2012 esteve presente na Residência artística Pé de Cabra, Lisboa. EXPOSIÇÕES COLECTIVAS: 96 Horas, 2012; Rzezba W Zamku e Five O'clock, ambas em Poznan, 2013. Actualmente trabalha no Carpe Diem Arte e Pesquisa. No seu trabalho tem vindo a debater questões sobre a relação daquilo que a sua memória recolheu/recolhe com a própria imagem que vai

Renata [email protected]/renataagostinho

Rita Ferreira+351 914 325 895, [email protected]

Rita [email protected]

Rita Luiz+351 915 203 098, [email protected]

Page 98: FINALISTAS PINTURA 12'13

98

encontrando no seu dia-a-dia, tentando explorá-la não só a nível da pintura mas também de um modo tridimensional.

Lisboa, 1991. Reside em Almada. Em 2013 conclui a licenciatura de Pintura da FBAUL. XXVI Salão da Primavera da Galeria do Casino Estoril, 2013; Aveiro Jovem Criador 2012; Pré-Reforma, 2012; Residência Pé de Cabra- It's Not Basel But It Could Be,2012; Noventa e Seis Horas, Exposição colectiva, Arroios, Lisboa, 2012; Palavras–Chave, Exposição comemorativa dos 100 anos de ISEG, 2011.

Paris, 1991. Vive em Portugal desde os oito anos de idade. Licenciatura em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, tendo feito Erasmus na Athens School of Fine Arts, Grécia, 2013. EXPOSIÇÕES: Escola Secundária da Ramada, 2010; Pinturas e Fotografias para a Casa de Sta Isabel, Seia, 2011; Tapeçaria, Galeria Guy Fino, Portalegre, 2011; Gravura 12x12cm, Lisboa; Participação em AAA, Castelo D’if, 2011/2012, Faculdade de Belas-Artes de Lisboa; Exposição Colectiva na Stamps Gallery, Gruninguen, Holanda, 2012; Exposição Colectiva, Biblioteca da Faculdade de Letras, 2012. De momento é voluntária na Associação Cultural Salamandra Dourada.

Seia, 1991. Concluiu em 2013 a Licenciatura de Pintura na FBAUL. Entre outras, participou nas exposições: Iniciativa X (Lisboa, 2011); Sem título [sobre papel], (Porto, 2011); Uncertain (Groningen 2012); The Good the Bad and the Ugly (Groningen 2012); Susana is taller than André (Groningen 2012); XXVI Salão de Primavera (Estoril, 2013), e residências artísticas Coop (exposição D'Avant Stradivarius, Lisboa 2012) e Alagoa project (exposição Ninguém diz nada, Carcavelos, 2013). Actualmente vive em Vienna e é correspondente de arte para o jornal The Vienna Review.

Lisboa, 1989. Vive e trabalha em Lisboa, FORMAÇÃO: Concluiu em 2013 a licenciatura de Pintura da FBAUL. EXPOSIÇÕES COLECTIVAS: 17ª Bienal de Cerveira, Concurso Internacional, 2013; Summer Calling’13, Galeria 3+1 Arte Contemporânea, 2013; Residência artística Pé-de-cabra — It´s not Basel but it could be, 2012.

Zaporojje, Ucrânia, 1990. Reside e estuda em Lisboa. Mestranda em Desenho, FBAUL. Lic. Pintura, FBAUL, 2013. Curso de Produção Artística — Ourivesaria, Esc. Sec. Artística António Arroio, 2007/09. EXPOSIÇÕES COLECTIVAS 2013: Bologna Children’s Book Fair, Itália; Janela para Leste, Galeria Municipal Verney, Oeiras; Laboratório de Anatomia — VER E PENSAR O CORPO, Reitoria UL; XX Salão Primavera, Galeria Casino Estoril; 2010: Anoitecer, Dormir, Sonhar, Caixa Central

Samuel Duarte+351 963 405 504, [email protected]

Sara Elisabete Firmino+351 917 498 363, [email protected] fb.com/saraelisabetefirminoworks

Susana Wessling+351 919 088 878, [email protected] cargocollective.com/susanawessling

Tânia Geiroto [email protected] taniageirotomarcelino.tumblr.com

Tetyana Chkyrya+351 967 285 464, [email protected]

Page 99: FINALISTAS PINTURA 12'13

99

Crédito Agrícola Mútuo, Lx; 2009: Pintura e Desenho, Hospital Júlio de Matos, Lx; EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS: Pintura e Desenho, Associação de Imigrantes, Lx, 2004. CONCURSOS E PROJECTOS: Intercâmbio Internacional, Instituto Camões e FBAUL, Academia de Artes da Rússia, S. Petersburgo, 2012; Concurso Internacional de Ourivesaria Liepaja, 2009; 2º Prémio, Concurso Internacional de Pintura, Índia, 2003.

Setúbal, 1988. Reside no Porto e estuda no Porto, encontra-se a concluir a licenciatura de Pintura na FBAUL. Exposições: THE INTERNET, Ver e pensar o corpo, Reitoria da Universidade de Lisboa, 2013.

Vítor [email protected] vserrano.tumblr.com

Page 100: FINALISTAS PINTURA 12'13