final apostila autocad 2011

Upload: martin-mega

Post on 08-Jul-2015

4.396 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

DELTA CURSOS

CURSO BSICO 2D DE

AUTOCAD 2011

DELTA CURSOS

1

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

Introduo O objetivo desta apostila ensinar de forma simples, objetiva e didtica, os recursos do AUTOCAD para projetar em duas dimenses. Os ensinamentos includos abrangem a maioria das necessidades dos profissionais e das empresas, enfocando de forma especial as partes crticas do programa. Sendo o AUTOCAD um programa com grande nmero de comandos e opes, e considerando sua interface pouco amigvel, sugiro que prestem bastante ateno nas explicaes que com certeza muitos "macetes" e dicas faro diferena na produtividade e na qualidade de seus servios. Conceitos CAD - A sigla CAD vem do ingls "Computer Aidded Design" que significa Desenho Assistido por Computador. Na verdade so programas (softwares) para computador especfico para gerao de desenhos e projetos. AUTOCAD - O AUTOCAD um programa (software), que se enquadra no conceito de tecnologia CAD utilizado mundialmente para a criao de projetos em computador. Na verdade, AUTOCAD o nome de um produto, assim como Windows, Office (Word, Excel,...),etc. Existem outros softwares de CAD como MicroStation, VectorWorks, IntelligentCad; para modelamento tridimensional e paramtricos como Catia, Pro Engineer, Solid Works, Solid Edges, etc. Aplicabilidade - Muitos dos programas CAD que existem no mercado aplicam-se a uma necessidade especifica, como arquitetura, mecnica, eltrica, geoprocessamento entre outras. Autodesk - Autodesk o nome da empresa que desenvolve e comercializa o AUTOCAD.

DELTA CURSOS

2

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

INICIANDO O AUTOCAD Ao iniciarmos o AutoCAD, este se apresenta de uma maneira baseada em um modelo j predeterminado como na imagem abaixo.

O entorno do AUtoCAD 2011 comea em um Work Space (espao de Trabalho) denominado Desenho e Anotao 2D, sendo este uma rea de trabalho bidimensional, onde basearemos nosso curso. O programa abre este modelo predeterminado de um Modelo de Desenho, chamado acadiso.dwt, que significa que uma arquivo do tipo de planilha de desenho, que contem as configuraes pr- determinada para o inicio de um desenho tais como: tamanho de rea de desenho, estilos de texto, tipos de camada, tipos de linhas, tipos de contas entre outros.

DELTA CURSOS

3

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

Interface do AutoCAD Uma vez aberto o AutoCAD, a tela deste programa possui vrias reas que devem ser destacadas. 1 2 3 6 4 5

8 CURSOR

7 REA GRFICA

9 ICONE UCS

10 LINHA DE COMANDO

11

1. Menu de Aplicaes Este menu oferece um fcil acesso a uma grande variedade de ferramentas para a a administrao dos arquivos dispostos de um modo pratico listado em forma de menu vertical.

DELTA CURSOS

4

AUTOCAD 2011 BSICO 2D A B C

D

E

F

A) Localizar: uma ferramenta de consulta que permite buscar nos arquivos a personalizao da interface do Usurio B) Documentos Abertos Recentemente: permite ver e acessar os documentos recentemente abertos e usados, apresentando cones de pr-visualizao, o que facilita o seu reconhecimento. C) Ferramenta de Pr-Visualizao: permite o usurio do CAD pr-visualizar os arquivos em cones grandes ou pequenos. D) Menu de Ferramentas: a. Novo: criar arquivos de desenhos novos b. Abrir: abrir arquivos existentes c. Salvar: salvar arquivos de desenhos d. Salvar como: salvar arquivos de desenho em diferentes formatos e. Exportar: exportar os arquivos de AutoCAD para outros formatos f. Imprimir: imprimir arquivo de diversas formas g. Publicar: publicar arquivo h. Enviar: envio eletrnico do arquivo i. Utilitrios de Desenho: ferramentas para a manuteno dos arquivosDELTA CURSOS

5

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

j.

Fechar: fechar o desenho

E) Opes: abre uma caixa de dialogo onde esto vrios recursos de configuraes do AutoCAD e seus funcionamentos. F) Sair AutoCAD: permite sair do programa. 2. Barra de Ferramentas Rpidas: nada mais que a barra de ferramentas apresentada de uma forma mais pratica, que contem:

a. b. c. d. e. f. g.

Novo: abre uma nova planilha de desenho Abrir: abre arquivos existentes Salvar: salva o arquivo de desenho atual Salvar como: salva uma cpia do arquivo atual Desfazer: desfaz a ultima ao Refazer: reverte a ultima ao do undo Plotar: imprime em uma impressora configurada o projeto contido no arquivo

3. Barra de Ttulo: mostra a verso do AutoCAD e o nome do arquivo ativo.

4. Infocenter: ferramenta que otimiza a consulta de ajuda.

5. Botes de Ttulo: Servem para minimizar, restaurar, maximizar e fechar a janela de desenho.

6. Ribbon: Esta ferramenta vem para substituir a barra de ferramentas, promovendo um fcil acesso as ferramentas existentes no autocad, atravs de um agrupamento de guias e painis. Cada guia pode conter vrios painis, e este ltimo pode coner varias ferramentas. Estas ribbon, como aconteciam com as barras de ferramentas, podem ser desgrudadas de seu local e distribudo de forma que o usurio preferir.

O Ribbon est composta das seguintes guias: a) b) c) d) Padro Inserir Anotao ParamtricoDELTA CURSOS

6

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

e) Vista f) Gerenciar g) Sada

a) Guia Padro a guia principal que constantemente empregamos nos nossos desenhos contento as ferramentas bsicas para o desenho e sua edio. Esta guia contm os painis:

- Desenhar: contem os comandos usuais de desenho

- Modificar: contem os comandos de edio e desenho

- Camadas: contem os comandos de controle de Layers (camadas)

- Anotao: contem os comandos de edio de textos, cotas, tabelas e diretrizes

DELTA CURSOS

7

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

- Bloco: contem os comandos de criao, edio, insero e manejo de atributos dos blocos

- Propriedades: contem as ferramentas de propriedades das entidades de desenho como cor, espessura, tipo de linha entre outros

- Utilitrios: contem as ferramentas de utilidades para o desenho, entre elas o Quick Select, Select All, Quick Calc, distancia, radio, ngulo, rea e volume

- rea de Trabalho: contem as ferramentas de copiar e colar da maneira de clipboard e a combinaes de propriedades.

b) Guia Inserir Para o nosso curso vamos ver somente o painel de blocos

DELTA CURSOS

8

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

- Bloco: este painel contem as ferramentas para a criao, insero e edio dos blocos de desenho.

c) Guia Anotao: esta guia administra as ferramentas de texto, cotas, tabelas, marcadores, indicadores e comandos relativos as escalas de anotao.

- Texto: controla as ferramentas de formatos e estilos de texto, gerao de textos simples ou textos mltiplos, altura do texto, titulao de textos e corretor ortogrfico dos mesmo.

- Cotas: este painel controla a criao dos estilos de cotas e os diferentes comandos de cotas existentes e comandos especficos para a sua edio.

- Chamada de Detalhes: controla a criao de estilos de indicaes e os seus comandos de insero.

- Tabelas: permite a criao de tabelas e o controle dos estilos das mesmas. Permite tambm a importao de planilhas do excel de atravs de comandos especficos.

DELTA CURSOS

9

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

- Marcas de Reviso: contem os marcadores que destacam as reas de reviso, correo e detalhes. Cobertura e Nuvem de Reviso.

- Escala de Anotao: insere e elimina a escala ativa aos objetos, contem uma lista pr pronta de escalas de arquivo.

d) Guia Paramtrico Esta guia contem as ferramentas de de desenho paramtrico, que permitem colocar restries a geometria bidimensional das entidades de desenho, controlando a relao de posio entre elas.

e) Guia Vista Contem os comandos que permitem visualizar o desenho, como zoons, sistema de navegao, vistas e sistemas de coordenadas do Usurio UCS

f) Guia Gerenciar Contem as diversas ferramentas para a administrao dos arquivos do AutoCAD, como a gravao dos procedimentos, customizaes e a insero e criao de aplicativos.

DELTA CURSOS

10

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

g) Guia Output Contem os comandos que controlam o sistema de impresso e exportao dos arquivos do AutoCAD.

7. rea Grfica o local onde visualizaremos e utilizaremos todos os comandos de construo, visualizao e modificao de um desenho. Esta rea possui dimenses infinitas.

9. Icone UCS: Representa o Sistema de Coordenadas Universal.

DELTA CURSOS

11

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

10. Linha de Comando: Esta janela a qual nos permite interagir com o programa, todas as entradas e solicitaes dos comandos so gerenciados por esta janela.

11. Barra de Status Contem as ferramentas de preciso para o desenho no Autocad.

Estas so as primeiras 15 ferramentas bsicas:

1

2

3

4

5

6

7

8

9 10 11 12 13 14 15

1. Contador de Coordenadas: o valor numrico da posio do cursor de tela. Esta unidade adimensional. Pode ser mm, cm, km, polegadas, etc..., ou qualquer outra unidade imaginada, pois o AutoCAD no trabalha com unidades no desenho, e todos desenhos sero feitos em escala real. Os nmeros indicam as coordenadas cartesianas (X,Y). Por exemplo: 10,10 indica que a posio do cursor de tela 10 (qualquer unidade) em relao ao eixo X e 10 em relao ao eixo Y 2. Inferir Restries: ativa e desativa as restries geomtricas.

3. Modo Snap: Tabula o cursor de tela na dimenso selecionada para que possamos desenhar com um pouco a mais de preciso. Pode ser trabalhado em qualquer dimenso escolhida. Ajuste o Snap atravs dos guias Snap X e Snap Y Spacing. Os guias Angle, X Base e Y Base so utilizados para se trabalhar em um plano isomtrico 4. Exibir Grad: Cria uma grade de pontos dentro do DRAWING LIMITS ajustado. Acerte seu espaamento nas guias X e Y Spacing. Podemos lig-lo e deslig-lo mais rapidamente atravs da tecla F7 5. Modo Ortho: condiciona o deslocamento do cursor de maneira ortogonal. 6. Rastreamento Polar: Liga e desliga o mtodo de criao polar (mostrando posies verticais e horizontal na areal de trabalho) 7. Snap de Objeto: outro sistema magntico para pontos de preciso em entidades. Com este item ligado podemos obter os comandos de preciso de uma entidade sem precisar entrar no Menu OsnapDELTA CURSOS

12

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

8. Snap de Objeto 3D: ativa a referencia de objetos em elementos volumtricos. 9. Rastreamento de Snap de Objeto: Ativa o rastreador de referencia a objetos 10. UCS Dinmico: permite o uso do UCS Dinmico em modelos tridimensionais 11. Entrada Dinmica: estabelece a entrada dinmica dos comandos 12. Espessura de Linha: permite ver as espessuras dos elementos na tela 13. Transparncia: mostra ou oculta a transparncia dos opjetos e layers 14. Propriedade Rpida: ativa o painel de propriedades rpidas 15. Ciclo de Seleo: estabelece a seleo cclica dos objetos. Pressionando o boto direito do mouse sobre as ferramentas, Snap, Polar e Osnap aparecem os seguintes menus, que mostram as configuraes e opes de preciso desenho das trs ferramentas especficas.

DELTA CURSOS

13

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

Pressionando o boto direito sobre qualquer um dos 15 primeiros botes da Barra de Status, e selecionando a opo Display, apresentas as teclas de funo que ativam ou desativam a maioria destes botes.

No canto inferior direito da barra de Status esto localizados os seguintes botes:

1

2

3

4

5 6

7

8 9 10

11

1. Modelo: permite trocar entre o espao de desenho e o de impresso 2. LayOut Vista Rpido: permite ver rapidamente e de maneira cmoda os vrios layouts do mesmo arquivo. 3. Desenhos de Vista Rpida: permite ver de maneira rpida os vrios arquivos abertos simultaneamente. 4. Escala de Anotao: estabelece a escala dos objetos anotativos 5. Visibilidade da Anotao: mostra os objetos anotativos em todas as escalas 6. Escala de Anotao Automtica: insere escalas automticas aos objetos anotativos, quando a escala de desenho muda.DELTA CURSOS

14

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

7. Alternncia entre espaos de Trabalho: troca o espao de trabalho 8. Toolbar/Windows positions unlock: bloqueia ou desbloqueia a posio das barras de ferramentas e guias de ferramentas. 9. Acelerao por Hardware: ativa ou desativa o acelerador das prestaes grficas; 10. Isolar Objetos: isola os objetos selecionados. 11. Limpar Tela: Limpa a barra de ferramentas e as guias ferramentas. MENU DE OPES Este menu permite ao usurio configurar o entorno de trabalho e a maneira com que vai ser desenhado os elementos no AutoCad. Este comando est disponvel no menu de aplicaes ou pela linha de comando com o atalho op. Aba Exibir

01

02

03

01 Elementos de Janela - exibe ou oculta elementos na janela. 02 Cores modifica as cores dos elementos da janela do Autocad. 03 Elementos de Layout exibe ou oculta opes e elementos no espao de papel

DELTA CURSOS

15

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

Aba Abrir e Salvar

01

02

03

01 Salvar como: Seleciona uma verso padro para o Autocad salvar o arquivo 02 Gravao Automtica Define o intervalo de tempo em que o Autocad ir salvar automaticamente o arquivo, uma vez que ele j tenha sido salvo pelo usurio. 03 Extenso define a extenso do arquivo de salvamento automtico. Aba Preferncia do Usurio

01

02 A

DELTA CURSOS

16

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

01 configura a Funo do boto direito do mouse A configurar o autocad para repetir o ultimo comando e ser boto enter 02 configura a unidade de insero dos elementos grficos criados sem unidade especificada. ENTORNOS DE TRABALHO Espao do Modelo e Espao do Papel A ideia consiste em criar o desenho na janela do Espao do Modelo, e realizar a configurao de impresso e a apresentao do desenho no Espao do Papel. No espao do modelo, o entorno ao qual entramos ao abrir o Autocad 2011, ou criarmos um novo arquivo com base no arquivo acadiso.dwt, no qual criaremos nosso desdenho em 2D, onde a principio trabalharemos de forma adimensional e sem restries de espao, uma vez que o plano cartesiano por conceito infinito. E no espao do Papel, onde realizaremos a Apresentao (layout) de nosso desenho e seu processo de impresso. Mesmo sendo possvel a realizao da diagramao da lmina de impresso no Espao de Modelo, no espao de papel nos permite criar varias janelas de vistas diferentes e varias escalas do mesmo desenho.

Para passar de um espao para outro, seleciona-se as fichas ou botes de Model ou LayOut.

DELTA CURSOS

17

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

Espao do Papel ESPAOS DE TRABALHO (workspaces) De maneira pr-estabelecidas, o Autocad vem com quatro espaos de trabalho definidos: Desenho e Anotao 2D, Introduo ao 3D, Modelagem 3De AutoCad Clssico. Estes espaos de trabalho contem todas as ferramentas necessrias para desenhar e editar seja em um meio bidimensional ou tridimensional, e se podem agregar mais espaos de trabalhos personalizados., onde o usurio avanado configura as ferramentas de uso comum.

DELTA CURSOS

18

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

No canto inferior direito da janela do programa se encontra o cone dos espaos de trabalho, como tambm no canto superior esquerdo na barra de acesso rpido

ACESSO AOS COMANDOS 1.1 Funes do Mouse Os mouses tm funes um pouco diferente no AutoCAD. O boto do meio exerce uma funo a mais. Mas se voc no possuir um mouse de trs botes no se preocupe. Para ativar o Menu de Preciso Menu OSNAP basta manter pressionada a tecla Shift do seu teclado e clicar o boto esquerdo do mouse (Enter) ou no teclado (tecla Enter). Muitos mouses de trs botes no fazem abrir o Menu Osnap no segundo boto, devido a estes possurem outras configuraes.

Boto de SeleoAtiva comandos nos Menus ou seleciona entidades de desenho

Boto ENTERMesma funo que ENTER do teclado e funo de cancelar comandos

SHIFT + ENTER Boto WheelBoto rolante que d Zoom e Pan (move a tela) no desenho Ativa o menu OSNAP de comandos de preciso

2.2 Linha de Comando. a rea onde mostrado comando que est sendo utilizado. Quando seu status COMMAND: (sem nada escrito na frente) significa que o AutoCAD est esperando por um comando, ou seja, ele est sem nenhum comando. Esta rea tambm indica, alm do comando ativo, o que o comando nos pede. LEMBRE-SE: muito importante acostumar a olhar sempre para esta regio, pois ela mostra o comando que est sendo executado e os parmetros necessrios para conclu-los. A partir do AutoCAD 2006, esta regio no pode ser desligada e podemos nos guiar somente pelo Dynamic Input, apesar deste nem sempre mostrar todas as opes dos comandos. Para desabilitar ou reabilitar a linha de comando, digite CTRL+9.

DELTA CURSOS

19

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

2.3 Entrada Dinmica Esta Ferramenta, ao igual que a linha de comando, constitui um meio de comunicao entre o programa e o operador. A particularidade da entrada dinmica esta na maneira grfica e simultnea com a que se faz o insero dos dados, a ateno do operador se foca na altura do cursor, mais que na linha de comando. Isto facilita a leitura das informaes, as solicitaes do programa e a insero dos dados. Pro exemplo para desenhar um retngulo, estes so dados que so solicitados para a entrada dinmica.

COMANDOS DE VISUALIZAO Os comandos de visualizao so aqueles que nos permitem visualizar melhor os detalhes do desenho, como dar zoom, mover a tela, ter as diferentes vistas prconfiguradas entre outros. No AutoCad 2011 estes comandos de visualizao esto acessveis por uma barra rpida localizada na direita da tela, ou na guia view aba de navegao

DELTA CURSOS

20

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

Cubo de vistas: mais utilizada para desenhos em 3D, permite susualizar as vistas pr existentes no autocad, como a vista de topo, vistas laterais, vistas isomtricas e outras mais.

Pan: permite arrastar a tela de desenho em tempo real.

Zoom: o metodo para controlar a visualizao na tela de desenho. Deternima o lovcal e o grao de aproximao ou afastametno da rea grfica. No afeta as medidas do desenho, somente estabelece o quo perto ou longe vemos os elementos grficos. Estes elementos do AutoCad so vetores, por isso que admitem zoons infinitos. Existem varias possibilidades de Zoom, que so elas: Zoom Aumentar - D-se zoom de modo a entrar no desenho. O Zoom In dobra a viso do desenho na rea grfica.

Zoom Diminuir - D um zoom de modo a sair do desenho. O zoom out dobra a viso de distanciamento do desenho na rea grfica.

Zoom Janela D um zoom abrindo uma janela e o que esta dentro dela ser ampliado. Com o boto de seleo clicamos o primeiro ponto, arrastamos o mouse e posteriormente um segundo ponto, que forma a outra aresta da janela.

Zoom Todos D-se um zoom em todo o desenho, contando que todo ele esteja dentro do Drawig Limits, seno ele s visualizar o drawing limits ativo

.

DELTA CURSOS

21

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

Zoom Anterior - Retorna ao ultimo zoom que foi realizado no desenho. O auto cad grava at os ltimos 10 zooms que foram dados

. Zoom Escala D um zoom escalado. No Zoom Escale digita-se uma escala no formato x/y, que pode ampliar ou reduzir a viso do desenho. Por exemplo: se a escala for 1/2., vamos reduzir a viso por 2, e se for 2/1 ampliaremos a viso 2 vezes.

Zoom Dinmico - Parecido como zoom janela, o zoom dinmico abre uma janela, que tem as dimenses x e y iguais rea de trabalho, ou seja, voc pode ampliar ou reduzir com o zoom dinmico, e o que voc selecionar vai aparecer exatamente na rea de trabalho. Enquanto que no zoom janela, isto j no acontece.

Zoom Centro - O zoom center nos pede um ponto central, que ser o ponto central da tela aps o zoom. Logo aps clicarmos na rea grfica o ponto central, este zoom nos pede uma magnificaco, que na verdade uma escala em forma de um nico numero. Se digitarmos um nmero superior ao mostrado no prompt de comando, o zoom diminui. Se digitarmos um nmero inferior ao mostrado no mostrado no prompt de comando o zoom aumenta

. Zoom Extenso D um zoom em todo desenho independente do drawing limits.

Zoom Tempo Real No formato tempo real, damos um zoom de modo a entrar no desenho em tempo real. Logo depois de ativar o comando zoom clicando e segurando e segurando o boto de seleo e movendo o cursor de tela para cima, entramos no desenho para baixo samos do desenho. Tudo em tempo real. Para desativar o zoom tempo real, damos um enter no teclado ou no esc.

.

DELTA CURSOS

22

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

Zoom Objeto Este tipo de zoom nos pede uma ou mais entidades a serem selecionadas e encaixa estes objetos na tela.

SISTEMAS DE COORDENADAS: Quando precisamos construir um desenho com dimenses exatas no AutoCAD, necessitamos orientar esta construo fornecendo dados de sentido e valores pelo mouse ou digitado a travs do teclado. o que chamamos de entradas de coordenadas. Mesmo hoje com vrias atualizaes do AutoCAD, com algumas outras funes de facilitao de entradas de dados, o entendimento das coordenadas crucial para o posicionamento e um bom desempenho na execuo dos desenhos. Estas coordenadas podem ser absolutas ou relativas.

Coordenadas absolutas. As coordenadas absolutas cartesianas trabalham como se fosse a introduo de coordenadas de pontos num grfico, adicionando-se um ponto na tela ou teclando em pare coordenados X e Y, separados por vrgula. Essas coordenadas tem como base o zero absoluto (Canto inferior esquerdo da tela grfica) do AutoCAD (interseo do eixo X com o eixo Y) o ponto 0,0.

NOTA: As Coordenadas Absolutas so de pouca utilidade na questo de construo de desenhos, pois no propicia uma forma rpida de execuo, por que sempre teremos que fazer clculos em funo das coordenadas absolutas x ,y para traar uma determinada medida, mas o seu entendimento se faz para necessrio, para que possamos entender como o Autocad trabalha, e perceberemos que quando trabalhamos com coordenada relativa a no introduo do @ o autocad nos envia uma coordenada absoluta.

DELTA CURSOS

23

AUTOCAD 2011 BSICO 2D

Coordenadas Relativas o sistema onde se especificam uma distncia em relao ao ltimo ponto, podendo ser cartesianas ou polares. Para informaes o AutoCAD entenda a coordena a relativa, utiliza-se o smbolo @ antes do par coordenado. A coordenada relativa resolve nosso problema que tnhamos nas coordenadas absolutas , quando desejamos criar uma linha com uma certa distncia a partir de um ponto qualquer, temos que dizer para o AutoCAD que a partir do ponto clicado ou j definido o ponto 0,0; para isso e s indicar antes da coordenadas o smbolo de @. Ficando mais fcil a execuo dos desenhos, s tendo o cuidado para digitao das coordenadas seguindo as orientaes do plano cartesiano. .

Coordenadas Relativas Polares H algumas situaes em que no somente trabalhamos com coordenadas X,Y (eixos ortogonais) quando trabalhamos com o comprimento diagonais necessitamos definir esta linha ou um deslocamento A Coordenada Relativa Polar vem resolver este nosso problema. Enquanto o coordenadas relativas segue o padro do plano cartesiano, a coordenada polar segue uma configurao como se fosse um transferidor de 0 a 360. Considere que a partir daqui trabalharemos com a coordenada polar relativa, isto utilizando o smbolo @, como na cartesiana relativa existe a coordenada polar absoluta mas no abordaremos o assunto devido a sua tambm pouca utilidade s e adicionamos um valor e ngulo por exemplo 25