filosofia política moderna · 01/06/2016 1 filosofia política moderna maquiavel e contratualismo...

8
01/06/2016 1 Filosofia Política Moderna Maquiavel e Contratualismo O ideal republicano em fins da Idade Média Florescimento da vida urbana; Vassalagem → Corporações de ofício Surgimento da burguesia; Rotas comerciais e capitalismo mercantil. Conflito com a nobreza. Renascimento (Itália). Redescoberta das teorias políticas greco-romanas.

Upload: duongngoc

Post on 22-Dec-2018

225 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

01/06/2016

1

Filosofia Política ModernaMaquiavel e Contratualismo

O ideal republicano em fins da Idade Média• Florescimento da vida urbana;

• Vassalagem → Corporações de ofício

• Surgimento da burguesia;• Rotas comerciais e capitalismo

mercantil.• Conflito com a nobreza.

• Renascimento (Itália).• Redescoberta das teorias políticas

greco-romanas.

01/06/2016

2

Nicolau Maquiavel1469-1527Intelectual, político e diplomata de Florença.

Na Florença governada pelo republicanoSoderini, ocupou o cargo de SegundoChanceler, realizando diversas missõesdiplomáticas que o colocaram em contatocom reis, papas e nobres.

Quando os Médici voltaram ao poder emFlorença foi preso e torturado, recolhendo-seem seguida para escrever “O Príncipe”,“Comentários sobre a primeira década de TitoLívio” e “A arte da guerra”.

Antes de “O Príncipe”...

TEORIAS MEDIEVAIS TEORIAS RENASCENTISTAS

São direta ou indiretamente teocráticas.

Evitam a ideia do poder como “graça divina”.

Poder legítimo = governojustoGoverno justo = acordo com a vontade de Deus

Poder legítimo = governojustoGoverno justo = acordo com a vontade de Deus

01/06/2016

3

Teorias políticas medievais e renascentistas Pensamento político de Maquiavel

Há algo (Deus, natureza, razão) anterior e exterior à política, servindo de fundamento a

ela.

O fundamento da política é a própria sociedade.

A política nasce de uma comunidade una e indivisa, que busca a justiça (bem comum).

A sociedade é dividida entre grandes opressores e povo oprimido; a política existe para a tomada e manutenção do poder pelo

príncipe.

Teoria do Bom Governo(boa comunidade = príncipe virtuoso)

O príncipe deve ser amado.

Qualidade do príncipe: a VIRTÚ (habilidade para manter o poder e lidar com a FORTUNA...).

O príncipe não pode ser odiado.

Regimes políticos justos/legítimos e injustos/ilegítimos.

A legitimidade e ilegitimidade dependem do modo como as lutas sociais encontram

respostas políticas que garantam o princípio: “o poder do príncipe deve ser superior ao dos

grandes e estar a serviço do povo”.

FORTUNADeusa romana do acaso, da sorte (boa ou má), do destino e da esperança.

01/06/2016

4

Questão 1 – Enem 2012

“Não ignoro a opinião antiga e muito difundida de que o que acontece no mundo é decididopor Deus e pelo acaso. Essa opinião é muito aceita em nossos dias, devido às grandestransformações ocorridas, e que ocorrem diariamente, as quais não escapam inteiramenteao nosso livre-arbítrio, creio que se pode aceitar que a sorte decida metade de nossos atos,mas [o livre-arbítrio] nos permite o controle sobre a outra metade.”

MAQUIAVEL, N. O Príncipe. Brasília: EdUnB, 1979. (Adaptado).

Em O Príncipe, Maquiavel refletiu sobre o exercício do poder em seu tempo. No trecho citado, o autor demonstra o vínculo entre o seu pensamento político e humanismo renascentista ao:a) valorizar a interferência divina nos acontecimentos definidos do seu tempo.b) rejeitar a intervenção do acaso nos processos políticos.c) afirmar a confiança na razão autônoma como fundamento da ação humana.d) romper com a tradição que valoriza o passado como fonte de aprendizagem.e) redefinir a ação política com base na unidade entre fé e razão.

X

Questão 2 – UEL 2007“Deveis saber, portanto que existem duas formas de se combater: uma, pelas leis, outra, pela força. Aprimeira é própria do homem; a segunda, dos animais. [...] Ao príncipe torna-se necessário, porém, saberempregar convenientemente o animal e o homem. [...] Sendo, portanto, um príncipe obrigado a bem servir-se da natureza da besta, deve dela tirar as qualidades da raposa e do leão, pois este não tem defesa algumacontra os laços, e a raposa, contra os lobos. Precisa, pois, ser raposa para conhecer os laços e leão paraaterrorizar os lobos. Os que se fizerem unicamente de leões não serão bem-sucedidos. Por isso, um príncipeprudente não pode nem deve guardar a palavra dada quando isso se lhe torne prejudicial e quando ascausas que o determinaram cessem de existir.”

MAQUIAVEL, N. O príncipe. São Paulo: Nova Cultural, 1993. cap. XVIII, p. 101-102.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre O Príncipe de Maquiavel, assinale a alternativa correta:a) Os homens não devem recorrer ao combate pela força porque é suficiente combater recorrendo-se à lei.b) Um príncipe que interage com os homens, servindo-se exclusivamente de qualidades morais, certamenteterá êxito em manter-se no poder.c) O príncipe prudente deve procurar vencer e conservar o estado, o que implica o desprezo aos valoresmorais.d) Para conservar o Estado, o príncipe deve sempre partir e se servir do bem.e) Para a conservação do poder, é necessário admitir a insuficiência da força representada pelo leão e aimportância da habilidade da raposa.

X

01/06/2016

5

Questão 3 - Enem 2013“Nasce daqui uma questão: se vale mais ser amado que temido ou temido que amado.Responde-se que ambas as coisas seriam de desejar; mas porque é difícil juntá-las, é muitomais seguro ser temido que amado, quando haja de faltar uma das duas. Porque dos homensse pode dizer, duma maneira geral, que são ingratos, volúveis, simuladores, covardes eávidos de lucro, e em quanto lhes fazes bem são inteiramente teus, oferecem-te o sangue, osbens, a vida e os filhos, quando, como acima disse, o perigo está longe; mas quando elechega, revoltam-se.”

MAQUIAVEL, N. O príncipe. Rio de Janeiro: Bertrand, 1991

A partir da análise histórica do comportamento humano em suas relações sociais e políticas.Maquiavel define o homem como um sera) munido de virtude, com disposição nata a praticar o bem a si e aos outros.b) possuidor de fortuna, valendo-se de riquezas para alcançar êxito na política.c) guiado por interesses, de modo que suas ações são imprevisíveis e inconstantes.d) naturalmente racional, vivendo em um estado pré-social e portando seus direitos naturais.e) sociável por natureza, mantendo relações pacíficas com seus pares.

X

CONTRATUALISMOThomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau

Por que existe Estado?

Qual é a sua origem?

O que o mantém?

O que dá legitimidade ao poder do Estado?

É o Estado ou o povo que é soberano?

Tenho o direito de não participar do Estado?

O Estado tira minha liberdade?

01/06/2016

6

Definição de Contratualismo

Indica uma classe abrangentede teorias influenciadas pelojusnaturalismo que tentam explicaros caminhos que levam as pessoas aformarem Estados e/ou manterema ordem social.

O contrato social seria um acordoentre os membros da sociedade,pelo qual reconhecem a autoridade,igualmente sobre todos, de umconjunto de regras, de um regimepolítico ou de um governante.

T. HobbesEstado de

natureza (EN) de violência.

“O homem é o lobo do homem”.O contrato funda o Leviatã (Estado

absoluto).

J. LockeEN com risco de

injustiça.O contrato funda

o Estado (contestável) para

proteger a propriedade

privada e outros direitos.

RousseauEN do “bom

selvagem”, que a sociedade corrompe.

O contrato funda a vontade geral do povo como

soberana. Democracia direta.

(1632-1704) (1712-1778)(1588-1679)

01/06/2016

7

Questão 1“Para Rousseau, a natureza do homem é boa e não perversa. Ele considera que o homem nasce bom e que, antes de existir a sociedade civil, os indivíduos viviam livres nas florestas e sobreviviam daquilo que a natureza lhes oferecia”.

Com base no excerto e no que foi estudado sobre Rousseau, assinale a alternativa correta:

a) Segundo Rousseau, a maldade natural do homem pode ser corrigida pelas leis e regras sociais.

b) Segundo Rousseau, o homem pode retornar ao seu estado de natureza, desde que a corrupção seja extinta da sociedade.

c) Rousseau e Hobbes compartilham a hipótese de que o homem no estado de natureza apresentava uma natureza agressiva e belicosa. Neste estado hipotético, os indivíduos não seguiriam nem leis nem ordens morais, apenas desejos e instintos.

d) Para Rousseau, os homens nascem livres e são naturalmente bons. Na sociedade civil, as leis podem proporcionar um estado de satisfação aproximado ao estado de natureza.

e) Para Rousseau, a perversidade natural do homem só pode ser corrigida por meio de uma educação rigorosa.

X

Questão 2“A vontade geral constitui-se pela qualidade de cidadão de um indivíduo. Além daconsciência daquilo que ele quer para si, individualmente, o cidadão é aquele que temtambém uma consciência que visa os interesses coletivos. De forma simplificada, issosignifica que o cidadão tem dois tipos de consciência: a consciência individual e aconsciência do que é melhor para a coletividade, sendo que é a segunda que deveprevalecer. Para Rousseau, para se ter essa consciência de cidadão, a educação tem papelfundamental, pois é ela que prepara o cidadão para o exercício de sua liberdade civil,fazendo com que indivíduo participe da vida e das decisões públicas”.

Sobre o texto acima, assinale a alternativa correta:

a) A vontade geral não representa a vontade e liberdade do indivíduo.b) A vontade geral pode ser entendida como a soma de todas as vontades individuais.c) A vontade geral é incompatível com a ideia de democracia surgida no Iluminismo.d) A vontade geral pode ser entendida como expressão máxima da classe dominante.e) A vontade geral é a ideia do que é melhor para todos, e isso inclui o plano individual.X

01/06/2016

8

Questão 3Leia o seguinte trecho: “John Locke (1632-1704) é, entre os contratualistas, aquele que melhorrepresenta o pensamento liberal econômico. Para Locke, os indivíduos se organizam em sociedadecivil para garantir o direito natural à propriedade privada. O indivíduo nasce livre e tem por direitoconstituir um patrimônio particular, para o seu próprio desfrute e também o de sua família. Lockebaseia essa ideia na concepção de concessão divina: Deus criou o mundo e o homem por meio dotrabalho divino”.

Com base no texto acima é correto afirmar que:

a) A propriedade privada, para Locke, deve ser garantida não pelo trabalho, mas pela luta constante entre os povos.

b) Para Locke, o indivíduo nasce livre para trabalhar e, por direito natural, deve ser dono de tudo aquilo que for fruto do seu suor.

c) Segundo Locke, o homem não nasce livre, pois é somente por meio do trabalho que o estado de natureza que o limita pode ser superado.

d) Para Locke, os indivíduos se organizam em sociedade para que o estado natural de guerra de “todos contra todos” seja evitado.

e) Locke pode ser considerado um dos grandes inspiradores do pensamento socialista, principalmente por conta de suas ideias sobre liberdade e propriedade.

X