fichas cientificas - desesrto

21
Caraterização: Cacto suculento, ramificado, de porte arbustivo, com altura entre 1,5 a 3 m; ramos clorofilados achatados, de coloração verde-acinzentada, variando de densamente espinhosos até desprovidos de espinhos. As folhas são excepcionalmente pequenas. As flores são amarelo ou laranja brilhantes, vistosas. Os frutos são amarelos- avermelhados, suculentos, com tufos de diminutos espinhos. Nome comum: Figueira- da-Índia Nome científico: Opuntia ficus-indica Naturalidade: México Família:Cactaceae

Upload: ines-borges

Post on 13-Jun-2015

2.356 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Fichas cientificas da zona desertica/tropical

TRANSCRIPT

Page 1: Fichas cientificas - desesrto

Caraterização: Cacto suculento, ramificado, de porte arbustivo, com altura entre 1,5 a 3 m; ramos clorofilados achatados, de coloração verde-acinzentada, variando de densamente espinhosos até desprovidos de espinhos. As folhas são excepcionalmente pequenas. As flores são amarelo ou laranja brilhantes, vistosas. Os frutos são amarelos-avermelhados, suculentos, com tufos de diminutos espinhos.

Curiosidades: Também é dominada de Figueira-da-bárbara, Figueira do Diabo, Figueira do Inferno e também por Palma Forrajeira. O seu fruto (figo) é comestível há cerca de 9000 anos e tem várias propriedades medicinais. A Figueira-da-Índia foi introduzida no  Brasil pelo rei D. João  VI, no início do século XVII.

Nome comum: Figueira-da-Índia                          Nome científico: Opuntia ficus-indica

Naturalidade: México

Família:Cactaceae                                           

Género: Opuntia

Page 2: Fichas cientificas - desesrto

 Caraterização: é uma planta pequena que se espalha. As folhas de 1 a 3cm são carnudas,quase triangulares. As pequenas flores cor-de-rosa são produzidas no verão em corimbos de 6 a 10 na extremidade dos caules.

Nome comum: Crassula rupestris Nome científico: Crassula rupestris Naturalidade: Hemisfério Sul

Família: Crassulaceae                                         Género: Crassula

Page 3: Fichas cientificas - desesrto

 Caraterização: É a espécie mais resistente e mais vulgar. Possui um caule constituído por bainhas largas. As folhas são verde-escuras e estão finamente divididas em numerosos folíolos arqueando-se para fora e para baixo apartir de um eixo central. Curiosidades: As flores e os frutos só se produzem em palmeiras com bastantes anos.

Nome comum: Palmeira das canárias Nome científico: Phoenix canariensis

Naturalidade: Sul do Peru Família: Palmae                                           Género: Opuntia

Page 4: Fichas cientificas - desesrto

 Caraterização: Planta com 3 a 7 metros de altura, com tronco simples ou ramificado. O tronco termina em tufos de folhas rígidas, lineares de tom verde que podem ir até aos 4 metros de diâmetro. As suas folhas são pontiagudas com 0,8 a 1 metro de comprimento por 5 cm de largura.  Forma um único tronco geralmente sem ramificações. O tronco termina em tufos de folhas rígidas, lineares de tom verde com um comprimento máximo de 60cm e 5 cm de largura

Nome comum: Yuca Nome científico: Yuca aloifolia Naturalidade: América Central Família: Yucaceae

Género: Yuca

Page 5: Fichas cientificas - desesrto

2º Piso

Page 6: Fichas cientificas - desesrto

 Caraterização: Tem folhas triangulares que se dispõem  numa roseta compacta, com uma cor verde clara e vértices castanhos pontiagudos. Como possuem uns caules grossos, consegue adaptar-se à vida em áreas secas e rochosas. Curiosidades: Como faz bem à pele e ao cabelo, muitos produtores utilizam-ma para champôs e cremes hidratantes.

Nome comum: Urbinia agavoides

Nome cientifico: Aloé juvena

Naturalidade: América do Sul

Família: Asphodelaceae

Género: Aloé

Page 7: Fichas cientificas - desesrto

Caraterização: Tem folhas verdes e brilhantes e habitualmente desenvolve flor entre o Outono e o Inverno. Chega a atingir cerca de 15 metros de altura. No seu habitat natural estas palmeiras têm folhas em forma de leque.

Nome comum: Latania borbonica

Nome cientifico: Livistona chinensis

Naturalidade: México

Família: Palmae ou Arecaceae    

Género: Livistona

Page 8: Fichas cientificas - desesrto

Caraterização: Esta planta floresce no Inverno apresentando-se apenas como um maciço de plantas em que os rebentos mais novos vão empurrando os mais velhos, embora esta espécie possa chegar a três ou quatro metros de altura.

Curiosidades: As suas folhas suculentas quando são cortadas, deitam um líquido

Nome comum: Aloé do natal ou babosa

Nome cientifico: Aloé arborescens

Naturalidade: Africa (Moçambique)

Família: Crassulaceae

Género: Aloé

Page 9: Fichas cientificas - desesrto

Caraterização: As suas folhas de borda espinhosa, são distribuídas em roseta, podendo atingir até três metros de comprimento. A sua floração é ocasional, podendo atingir até 1,80m de comprimento.

Curiosidades: As Agaves são plantas com folhas lineares muito decorativas. 

Nome comum: Pita ou Piteira  Nome cientifico: Agave americana

Naturaldade: México

Família: Crassulaceae

Género: Agave

Page 10: Fichas cientificas - desesrto

Caraterização: É uma planta rastejante, com caules que podem atingir vários metros. Apresenta flores amarelas ou roxas.

Curiosidades: Em muitas das regiões de expansão, tornou-se uma planta invasora depois de ter sido utilizada como ornamental ou para a fixação de dunas

Nome comum: Chorão-da-Praia  Nome científico: Carpobrotus edulis

Família: Aizoaceae                                     

Género: Carpobrotus

Naturalidade: Sul de África, bacia do Mediterrâneo, Califórnia e Austrália.

Page 11: Fichas cientificas - desesrto

Caraterização: Planta com 3 a 7 metros de altura, com tronco simples ou ramificado. O tronco termina em tufos de folhas rígidas, lineares de tom verde que podem ir até aos 4 metros de diâmetro. As suas folhas são pontiagudas com 0,8 a 1 metro de comprimento por 5 cm de largura. Forma um único tronco geralmente sem ramificações. O tronco termina em tufos de folhas rígidas, lineares de tom verde com um comprimento máximo de 60cm e 5 cm de largura.

Nome comum: Yucca  Nome científico: Yuca aloifolia

Naturalidade: América Central

Família: Yucaceae                   

Género: Yuca

Page 12: Fichas cientificas - desesrto

Caraterização: Esta planta floresce nos meses frios e consegue superar um metro de altura. Tem as folhas dispostas em roseta na extremidade dos ramos, e as flores compõem vistosas panículas piramidais.

Curiosidades: A floração pode ocorrer em qualquer época do ano, no entanto, quando uma roseta floresce, o que frequentemente só acontece quando a planta tem 4 ou 5 anos, esta morre em seguida. 

Nome comum: Flor da pedra

Nome cientifico: Aeonium arboreum

Naturalidade: México

Família: Crassulaceae

Género: Aeonium

Page 13: Fichas cientificas - desesrto

Caraterização: É uma planta baixa, podendo atingir, no máximo, cerca de 50 cm. Apresenta flor na Primavera, variando consoante a subespécie.   

Curiosidades: O género engloba cerca de 400 espécies. A cor da sua folhagem é tanto mais viva, quanto mais estiver ao sol.

Nome comum: Carpete dourada  Nome científico: Sedum acre

Naturalidade: Hemisfério Norte

Família: Crassulaceae

Género: Sedum 

Page 14: Fichas cientificas - desesrto

3ºpiso

Page 15: Fichas cientificas - desesrto

Nome comum: Cactus – velho Nome cientifico: Cleistocactus

Naturalidade: América do sul

Família: Cactaceae                Género: :Cleistocactus

Caracterização: São Cactus altos e delgados, com um caule verde, mas no entanto parece cinzento – prata devido aos picos curtos e esbranquiçados que o cobrem completamente. Frequentemente o caule principal ramifica-se na base, originando outros que crescem erectos e mantendo-se ligados ao cacto principal. Quando atinge 30 cm ou mais, produz no topo do caule, flores estreitas e tubulares que surgem no verão.

Curiosidades: Existem cerca de 28 espécies deste Cactus. Não floresce antes dos 10/15 anos.

Page 16: Fichas cientificas - desesrto

Nome comum: Opuntia

Nome cientifico: Opuntia Robusta Naturalidade: México

Família: Cactaceae                  Género: O puntia

Caracterização: É uma planta grande e vigorosa. Em natureza ramifica-se e atinge as dimensões de uma árvore. Os segmentos, achatados e quase circulares são verde-acinzentados. As aeroeolas distribuem-se pela superfície dos segmentos a intervalos de cerca de 1 cm. Cada auréola apresenta alguns espinhos amarelados muito curtos.

Page 17: Fichas cientificas - desesrto

Nome comum: Cactus dos Tubérculos

Nome cientifico: Mammillaria Albilanata

Naturalidade: México e Estados Unidos

Família: Cactaceae                   Género: Mammillaria 

Caracterização: A parte inferior da auréola produz flores e frutos.

Curiosidades: Mammillaria é um dos maiores géneros da família Cactaceae cactos, contendo mais de 350 espécies e variedades reconhecidas.

Page 18: Fichas cientificas - desesrto

 Caracterização: É uma das palmeiras mais populares do mundo, tanto no jardim quanto na decoração de interiores. As folhas são grandes, verdes recurvadas. Em comparação com outras palmeiras, a areca-bambú apresenta rápido crescimento. Ela pode ser conduzida de duas formas: com porte arbustivo (com muitos caules - atinge até 3 metros) ou arbóreo (com poucos caules - atinge até 9 metros).  Curiosidades: Tolerante a transplantes e ao frio leve.

Nome comum: Palmeira

Nome científico: Areca

Naturalidade :Madagáscar

Família:Cactaceae                                            Género: Areca 

Page 19: Fichas cientificas - desesrto

Nome comum: Eriocactus

Nome científico: Eriocactus

Naturalidade: Brasil, Uruguai e Paraguai

Família: Cacteceae

Género: Eriocatus

Caracterização:Estes cactos, em forma de globo regular de costas bem marcadas, agrupam-se bastante, e é um género que se domina por Parodia. Curiosidades: As flores que são deste cacto são de cor amarelada, e aparecem por cima do cacto no Verão e na Primavera. Durante o Inverno a flor fecha.

Page 20: Fichas cientificas - desesrto

Nome comum: Árvore-da-borracha, Borracheira, Seringueira

Nome científico:Ficus elastica

Naturalidade: Oriente

Família: Moraceae                                       Género:Ficus

 Caracterização:É uma árvore de crescimento muito rápido, podendo atingir até 12m de altura. Possui casca acastanhada; as folhas são grandes, espessas, com nervuras centrais. Curiosidades: São plantas que exigem climas quentes, com elevada humidade relativa e temperatura próxima dos 25 graus centígrados. O porte das árvores depende do clima e da fertilidade do terreno. É muito cultivada em Portugal desde há 20 anos para cá .

Page 21: Fichas cientificas - desesrto

Nome comum: Rainha Victória                       Nome científico: Agave Victoria-reginae   

Naturalidade: Novo México

Família: Agavaceae                                     Género: Agave                 

 

Caracterização: Tem uma cor com uma marcação branca. Apresenta crescimento lento. As suas folhas podem atingir 45 cm  de diâmetro, o pedúnculo é de 10 a 15 m e o pé de cor verde pálido. A maioria das populações são solitárias, mas em alguns casos expandem-se pesadamente. É preciso ter cuidado com a espinha afiada na extremidade de cada folha, pois esta pode ser perigosa.Algumas plantas perdem a sua marcação branca, e quando, isso ocorre, as marcações não voltam a aparecer. Curiosidades: O crescimento lento, por vezes íngreme, justifica o preço dos exemplares maduros. São necessários cerca de 40 anos até à floração, altura em que esta planta morre.