ficha formativa conto popular7º

4
LÍNGUA PORTUGUESA – 7º ano FICHA (IN ) FORMATIVA O CONTO POPULAR As características do conto tradicional ou popular Não tem autor, é de origem popular e oral ( o nome é do escritor que o reproduz); O espaço e o tempo são indeterminados; O conto gira em torno de um conflito: o herói luta contra uma força externa ( sobrenatura ou humana); Promove-se a tolerância e solidariedade em relação ao ser mais fraco e desprotegido; A organização social é bipartida ou tripartida ( poder real, povo e igreja) Há a inserção do maravilhoso: muitas histórias são construídas com base na resolução de um problema – o encantamento. Coexistem bruxas, príncipes e princesas encantadas, fadas, feiticeiras, objectos mágicos, etc. Presença da simbologia dos números, sobretudo do número 3. Surge a luta entre o Bem e o Mal; Muitas vezes as personagens são simbólicas; Geralmente o conto tem um final feliz: Funções (importância) do conto O conto popular tinha as seguintes funções: preencher os tempos de lazer ( função lúdica);

Upload: elsagiraldo

Post on 27-Jun-2015

3.801 views

Category:

Documents


15 download

TRANSCRIPT

Page 1: ficha formativa conto popular7º

LÍNGUA PORTUGUESA – 7º ano

FICHA (IN ) FORMATIVA

O CONTO POPULAR

As características do conto tradicional ou popular

Não tem autor, é de origem popular e oral ( o nome é do escritor que o reproduz);O espaço e o tempo são indeterminados;O conto gira em torno de um conflito: o herói luta contra uma força externa ( sobrenatura ou humana);Promove-se a tolerância e solidariedade em relação ao ser mais fraco e desprotegido;A organização social é bipartida ou tripartida ( poder real, povo e igreja)Há a inserção do maravilhoso: muitas histórias são construídas com base na resolução de um problema – o encantamento. Coexistem bruxas, príncipes e princesas encantadas, fadas, feiticeiras, objectos mágicos, etc.Presença da simbologia dos números, sobretudo do número 3.Surge a luta entre o Bem e o Mal;Muitas vezes as personagens são simbólicas;Geralmente o conto tem um final feliz:

Funções (importância) do conto

O conto popular tinha as seguintes funções:

preencher os tempos de lazer ( função lúdica);propor aos ouvintes modelos de comportamento (função educativa);transmitir os valores e concepções do mundo próprios daquela sociedade( moral).

Page 2: ficha formativa conto popular7º

1- Procura e identifica 5 palavras que caracterizam os contos populares ( na vertical, na horizontal e na diagonal):

Palavras encontradas:

1- ____________________________

2- ____________________________

3- ____________________________

4- ____________________________

5- ____________________________

2- Agora que descobriste as palavras, completa este pequeno texto:

O conto é uma narrativa_____________________, com uma linguagem________________e quase sempre pitoresca, em que o ritmo e o encanto das situações são o mais importante. O ____________________ mistura-se com a realidade e a sua principal função é a de ________________________ o ouvinte. Por vezes, o conto também tem uma função_______________________.

3- Lê atentamente as partes que se seguem e ordena as sequências de forma a reconstituir o conto “ Frei João Sem Cuidados.”

M I E D V G T H L I BT O A S Q P O I H T RA E R Z A U A E R P ER S H A I J I S O A VP I A U L F E H L U ER I M A G I N A R I OU P I I U P Z M T V CG E N C A N T A R U AS A L C V E J O N I PR U I A L R F T S T VS I M P L E S L A U E

- Deixa estar que eu é que te hei-de meter em trabalhos!Mandou-o chamar à sua presença e disse-lhe:- Vou dar-te uma adivinha e se dentro de três dias não me souberes responder, mando-te matar:

Frei João saiu do palácio bastante atrapalhado, pensando na resposta que havia de dar a cada uma daquelas perguntas. O seu moleiro encontrou-o no caminho e estranhou vê-lo tão triste e de cabeça baixa.

- É verdade. E agora: quanta água tem o mar?- Isso é muito fácil de saber. Mas como Vossa Majestade só quer saber a água do mar, é preciso primeiro mandar tapar os rios, porque sem isso nada feito.

O moleiro desatou a rir e disse-lhe que não tivesse cuidado, que lhe emprestasse o hábito de frade, que ele iria disfarçado e havia de dar boas respostas ao rei.

Deixou cair o capucho de frade e o rei ficou pasmado com a esperteza dele.

Quero que me digas quanto pesa a lua, quanta água tem o mar e por fim, o que é que eu penso.

Page 3: ficha formativa conto popular7º

4- Completa o conto tradicional português com as palavras dadas. ( Se não conheceres o significado das palavras, deves consultar o dicionário).

Serviço – restituir – recuperar – sustento – desancar – queixar-se – paga – novamente – estalajadeiro – pernoitou – peneira – negou – vulgar – põe-te mesa

Um homem muito pobre e com muitos filhos foi trabalhar para o rei para ganhar___________para a família. Ao fim de um ano de _____________________, o rei deu-lhe como ___________________________uma mesa que lhe daria comida sempre que ele dissesse “ põe-te mesa”.No regresso a casa__________________ numa estalagem e o _____________________ quando ele adormeceu, trocou-lhe a mesa por uma outra_________________.Em casa, quando quis dar de comer à mulher e aos filhos, bem gritou “ põe-te mesa”, mas é claro, que nada aconteceu. Voltou à estalagem mas o estalajadeiro________________ que o tivesse roubado.Foi então falar ao rei que lhe deu uma___________________que deixava cair dinheiro em vez de farinha. Todo satisfeito regressou a casa, mas ficou na mesma estalagem e mais uma vez foi roubado. Em casa, viu que tinha sido ___________________ enganado.Foi mais uma vez__________________ ao rei que lhe ensinou como havia de_______________ o que lhe tinham roubado. Deu-lhe uma cacheirinha, disse-lhe que fosse à estalagem e a mandasse___________________ o estalajadeiro até este lhe_______________________ o que roubara.E assim aconteceu. O homem a partir daí viveu feliz com a família: tinha sempre comida na mesa quando queria e dinheiro para gastar.

Prof.Elsa Giraldo

- Agora se não souberes o que é que eu penso, mando-te matar!O moleiro respondeu:

Passados três dias, o moleiro, vestido de frade, foi pedir audiência ao rei. Este perguntou-lhe:- Então quanto pesa a lua?- Saberá vossa Majestade que não pode pesar mais de um arrátel, pois todos dizem que ela tem quatro quartos.

- Olá, Frei João Sem Cuidados, então porque é que está tão pensativo?- É que o rei disse que me matava se não lhe respondesse ,dentro de 3 dias, quanto pesa a lua, quanta água tem o mar e o que é que ele pensa!

_ Ora Vossa Majestade pensa que está a falar comFrei João Sem Cuidados e está mas é a conversar com o seu moleiro.

O rei achou bem respondido, mas zangado de ver Frei João Sem Cuidados a escapar-se às dificuldades, tornou:

O rei ouvia sempre falar em Frei João Sem Cuidados como um homem que não se afligia com coisa nenhuma deste mundo e pensou: