ficha de leitura - a lua de joana

4
1. Identificação do livro “A Lua de Joana” Autora: Maria Teresa Maia Gonzalez Editora: Babel Data de Edição: Fevereiro de 2010

Upload: hugo-vieira

Post on 03-Jul-2015

1.839 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ficha de Leitura - A Lua de Joana

1. Identificação do livro

“A Lua de Joana”

Autora: Maria Teresa Maia Gonzalez

Editora: Babel

Data de Edição: Fevereiro de 2010

Trabalho realizado por: Bruna Leão, Nº4

Page 2: Ficha de Leitura - A Lua de Joana

2. Motivos que levaram á escolha do livro

Já tinha lido um pequeno excerto deste livro do qual me despertou curiosidade em lê-lo. Cativou-me até por se tratar de adolescentes com aproximadamente a mesma idade que eu tenho. Já tinha ouvido dizer muito bem deste livro, é um livro bastante conhecido.

3. Contextualização do/a autor/a3.1. Alguns dados biográficos

Maria Teresa Maia Gonzalez é uma escritora portuguesa nascida em Coimbra, em 1958. Tem 52 anos. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Franceses e Ingleses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi professora de Língua Portuguesa de 1982 a 1997, no ensino oficial e particular.Recentemente também começou a escrever uma colecção de peças de teatro, chamada "Um Palco na Escola", que já vai em cinco títulos, para serem representadas nas escolas que já começam a ser levadas a cena em várias escolas do país. Os seus livros são um sucesso entre os mais jovens e já ganhou prémios de literatura.A Editorial Presença publicou também o seu livro “Voa comigo”!

3.2. Outras obras do/a autor/a

Para além de “A Lua de Joana” que foi o seu maior sucesso editorial, Maria Teresa Gonzalez escreveu também “Gaspar & Mariana”, “A Fonte dos Segredos”, “O Guarda da Praia”, “O Incendiário Misterioso”, “Histórias com Jesus”, “A Cruz Vazia”, e é autora da colecção Profissão: Adolescente, da qual, com 26 títulos publicados, já foram vendidos mais de 300.000 exemplares.

4. Conteúdo do livro4.1. Tipologia

Este livro é um diário.

4.2. Assunto (Breve síntese)

Este livro fala-nos de uma adolescente chamada Joana que perdeu a sua amiga Marta. Marta morreu de overdose. Joana resolve começar a escrever cartas dirigidas a Marta para que desta forma possa manter viva na sua memória e para tentar perceber o que levou a sua amiga seguir por aquele caminho e para que possa tentar perdoá-la. Joana é uma adolescente com alguns problemas, perdeu a sua melhor amiga, Marta, os seus pais são completamente ausentes e tem um irmão com quem não se pode contar.

Page 3: Ficha de Leitura - A Lua de Joana

Joana acaba também por perder a sua avó de quem gostava muito e era a única com quem podia contar.Joana, era uma adolescente exemplar, tanto na escola como em casa até que se envolveu com Rita, a amiga de Marta que foi quem a envolveu nas drogas e com o Diogo, irmão de Marta, também vítima de drogas. Joana, acaba por se meter também nas drogas devido a todos os problemas que a fizeram sentir-se sozinha. Começou a vender todas as suas coisas, para conseguir dinheiro.Joana, mais tarde reparou o quanto tinha mudado e percebeu então como Marta tão facilmente se tinha envolvido nas drogas, tentou abandonar as drogas mas já era tarde de mais. Ela morre, e o seu pai encontra as suas cartas, deixando também restos de um papel onde dizia os cuidados a ter com o cão.

4.3. Citações favoritas

Talvez a minha citação favorita tenho sido mesmo a última do livro “Agora, tinha todo o tempo do mundo. Para quê?”. Ao longo do texto há uma personagem que se destaca bastante, sendo a personagem principal do livro, a Joana. A Joana era uma adolescente com alguns problemas, a sua melhor amiga morreu de overdose, os seus pais eram muito ausentes, nunca podia contar com o seu irmão, a avó era a única que lhe ajudava e nunca a abandonava que acabou também por ficar muito doente e morreu. Joana, era uma rapariga infeliz, tentando encontrar respostas porque é que a sua amiga Marta se tinha metido nas drogas. A Joana foi uma personagem com muito sofrimento e raiva, mas era muito boa menina não só em casa mas também na escola. Mas depois foi mudando a sua atitude para perceber o erro que Marta cometeu, seguindo-a pelo mesmo caminho. Na minha opinião Joana nunca devia de se ter metido nas drogas, nem ajudar Diogo, o irmão de Marta; isso fez com que se tornasse uma má pessoa acabando com a sua própria vida. Quando morreu, já tinha todo o tempo do mundo, mas já não precisava desse tempo para fazer nada!

4.4. Opinião/Comentário sobre o livro

Este livro é muito bom, principalmente para os adolescentes. Alerta-nos para um dos grandes perigos da vida, a droga! Este tema é importante porque, infelizmente, trata-se de uma questão actual que afecta um número impressionante de famílias. Para além disso, ao lermos “A Lua de Joana”, não podemos deixar de pensar na forma como, muitas vezes, afastamos para segundo lugar aquilo que é realmente importante na nossa vida. Alerta-nos também para a importância de estarmos atentos a nós próprios e aos outros, e de sermos capazes de, juntos, percorrer um caminho que nos conduza para uma vida tranquila.

Page 4: Ficha de Leitura - A Lua de Joana