ficha de informaÇÃo de seguranÇa de f produtos … · o reagente molibdato contém Ácido...

4

Click here to load reader

Upload: dinhdat

Post on 22-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE F PRODUTOS … · O reagente molibdato contém Ácido Sulfúrico, que consta da relação de produtos perigosos (ONU) enquadrado na classe 8

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE

PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ

PRODUTO: CREATINA

FOSFOTRANSFERASE (CPK)

REVISÃO: 01 (05/2009)

PÁGINA 1 DE 4

1. Identificação do Produto e da Empresa

Produto: Creatina Fosfotransferase (CPK)Apresentação: únicaEmpresa: Doles Reagentes e Equipamentos para Laboratórios Ltda.Endereço: BR153 Km1273 Chácara Retiro CEP 74775-027.Telefone: 55 62 3269 0000Fax: 55 62 3269 0001SAC: 0800 644 64 33e-mail: [email protected]

2. Composição e Informações sobre os ReagentesConteúdo:Substrato 1 x 13,5mLATP – Glutation (flaconetes) 10 x 21gSolução Padrão 1 x 5mLÁcido Ascórbico 1 x 2gReagente Molibdato 1 x 40mLSolução Alcalina 1 x 20mL

Finalidade de uso do produto:Sistema colorimétrico para determinação de creatina fosfotransferase no soro.Somente para uso diagnóstico in vitro.

Componentes do produto:Substrato - solução 0,09M de Creatina em tampão TRIS 0,125M, pH9.ATP-Glutation - cada frasco contém 21,8mmol de Adenosina Trifosfato, sal sódico e 26,1mmol de Glutation,sob forma liofilizada.Solução Padrão 130U.I./L – cada 0,5mL da solução corresponde a 130U.I./L de CPK.Ácido Ascórbico - cada frasco contém 2g de Ácido AscórbicoReagente Molibdato – solução 0,016M de Molibdato de Amônio em Ácido Sulfúrico 1,5M.Solução Alcalina – solução 16,5M de Monoetanolamina.

Componente (s) perigoso (s) do produto:O reagente molibdato contém Ácido Sulfúrico, que consta da relação de produtos perigosos (ONU) enquadradona classe 8 (Corrossivos).A solução alcalina contém Monoetanolamina, que consta da relação de produtos perigosos (ONU) enquadradona classe 8 (Corrosivos).

As outras substâncias constituintes do produto não são consideradas perigosas de acordo com a classificação daONU.

3. Identificação de PerigosEstes reagentes são particularmente estáveis e não tóxicos se observadas as medidas habituais de segurançaao manipular materiais biológicos e reagentes para uso diagnóstico “In Vitro”. Podem causar irritação casohaja contato com pele e olhos, ou quando inalados ou ingeridos.Não há nenhum perigo determinado para o ambiente.Evitar a contaminação de águas fluentes com os reagentes Molibdato e Solução Alcalina.

4. Medidas de Primeiros SocorrosInalação:Remover o indivíduo para ambiente arejado afim de respirar ar fresco e procurar auxílio médico imediato.

Contato com os olhos:Lavar os olhos com água abundante por no mínimo 15 minutos e procurar auxílio médico imediato.

Contato com a pele:Em contato com a pele lavar a área afetada com água abundante. Tirar a roupa contaminada.

Page 2: FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE F PRODUTOS … · O reagente molibdato contém Ácido Sulfúrico, que consta da relação de produtos perigosos (ONU) enquadrado na classe 8

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE

PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ

PRODUTO: CREATINA

FOSFOTRANSFERASE (CPK)

REVISÃO: 01 (05/2009)

PÁGINA 2 DE 4

Ingestão:Remover o indivíduo para ambiente arejado afim de respirar ar fresco, induzir o vômito e procurar auxíliomédico imediato.Se houver ingestão do Reagente Molibdato, beber bastante água e evitar o vômito. Procurar auxílio médicoimediato.

5. Medidas de Combate a IncêndioPropriedades Inflamáveis:Produto não inflamável.

Medidas de Extinção:Não há restrições.

Decomposição Térmica:A Monoetanolamina, presente na Solução Alcalina é combustível. Em caso de incêndio podem formar-sevapores tóxicos (gases nitrosos). Arrefecer o recipiente com água de pulverização a uma distância segura.Precipitar com água os vapores que se libertem.

6. Medidas de Controle para Derramamento ou VazamentoMedidas para derrames:Substrato – cada frasco contém 13,5mL de solução. Na ocorrência de quebra do frasco absorver e removercom materiais absorventes. Dispor o material de acordo com plano de Gerenciamento de Resíduos doLaboratório e com os regulamentos nacionais ou locais. Limpar bem o local com água.ATP – Glutation (liofilizado) – Na ocorrência de quebra do frasco remover o liofilizado com pano úmidoembebido em água. Dispor o material de acordo com plano de Gerenciamento de Resíduos do Laboratório e deacordo com os regulamentos nacionais ou locais. Limpar bem o local com água.Solução Padrão – cada frasco contém 5mL de solução, absorver e remover com materiais absorventes. Disporo material de acordo com plano de Gerenciamento de Resíduos do Laboratório e de acordo com osregulamentos nacionais ou locais. Limpar bem o local com água.Ácido Ascórbico – cada frasco contém 2g do pó, na ocorrência de quebra do frasco remover o pó com panoúmido embebido em água. Dispor o material de acordo com plano de Gerenciamento de Resíduos doLaboratório e de acordo com os regulamentos nacionais ou locais. Limpar bem o local com água.Reagente Molibdato – cada frasco contém 40mL de solução. Na ocorrência de quebra do frasco absorver eremover com materiais absorventes. Dispor o material de acordo com plano de Gerenciamento de Resíduos doLaboratório e com os regulamentos nacionais ou locais. Limpar bem o local com água.Solução Alcalina – cada frasco contém 20mL de solução. Na ocorrência de quebra do frasco absorver eremover com agentes higroscópicos. Dispor o material de acordo com plano de Gerenciamento de Resíduos doLaboratório e com os regulamentos nacionais ou locais. Limpar bem o local com água.

Material Absorvente:Não restrição de materiais absorventes.

7. Manuseio e ArmazenamentoManuseio:Evitar contato com olhos, pele e boca. Utilizar equipamentos de Proteção Individual.

Armazenamento:Armazenar entre 2 e 8ºC.

8. Controles de Exposição e Proteção IndividualA exposição ao produto está diretamente relacionada a rotina do laboratório. Para a seleção dos meios deproteção deve ser levado em conta as características químicas do produto bem como a freqüência de seu uso. Aresistência dos meios de proteção aos agentes químicos podem ser obtidas com os fornecedores dosequipamentos de proteção individual.

Proteção das Mãos:Utilizar luvas apropriadas.

Proteção dos Olhos:Utilizar óculos de segurança apropriados.

Page 3: FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE F PRODUTOS … · O reagente molibdato contém Ácido Sulfúrico, que consta da relação de produtos perigosos (ONU) enquadrado na classe 8

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE

PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ

PRODUTO: CREATINA

FOSFOTRANSFERASE (CPK)

REVISÃO: 01 (05/2009)

PÁGINA 3 DE 4

Proteção da pele e do corpo:Utilizar calça comprida de tecido resistente, sapato fechado, jalecos longos e de manga comprida com elásticono punho e manter os cabelos presos. Evitar o uso de anéis, pulseiras e relógios que possam ocasionaracidentes.

9. Propriedades Físico QuímicasParâmetros Substrato ATP-Glutation Sol. Padrão Ácido Ascórbico Reag. Molibdato Sol. Alcalina

Estado Físico Líquido Liofilizado Líquido Pó Líquido LíquidoCor Incolor Branco Incolor Branco a amarelo Incolor IncolorOdor - - - - - -pH 9,0 +/- 0,1 - - - - -Molaridade - - - - - -Ponto de fulgor - - - - - -Limite deexplosividadesuperior

- - - - - -

Limite deexplosividadeinferior

- - - - - -

Densidade - - - - - -Solubilidade Solúvel em

águaSolúvel em

águaSolúvel em

águaSolúvel em

águaSolúvel em

águaSolúvel em

água

10. Estabilidade e ReatividadeEstabilidade:O produto é estável quando armazenado e manuseado adequadamente.

Condições Adversas:Exposição ao calor pode prejudicar o produto. Evitar exposição a luz solar direta.

Reações perigosas:Nenhum perigo determinado na composição deste produto. No entanto, o Reagente de Molibdato contém ÁcidoSulfúrico, que quando encontra-se isolado, pode reagir com a água liberando gases corrosivos e/ou tóxicos.A Solução Alcalina contém Monoetanolamina, que pode reagir com ácidos fortes e substâncias oxidantes, evitaro contato com substâncias deste gênero. Em contato com o ar, a Monoetanolamina, pode exalar vaporestóxicos.

Produtos de decomposição perigosos:Nenhum perigo determinado na composição deste produto. No entanto, é conveniente manuseá-lo comcuidado, pois o Ácido Sulfúrico pode causar danos a saúde.

11. Informações ToxicológicasDados toxicológicos para este produto não estão disponíveis. Pode causar danos se ingerido. Ingestão emgrandes quantidades pode causar náuseas, vômitos e em certas circunstâncias dificuldades respiratórias,elevação dos batimentos cardíacos e/ou hipersensibilidade. O produto pode causar irritação nos olhos, pele emembranas mucosas.

12. Informações EcológicasDados ecológicos para este produto não estão disponíveis. Nenhum problema é esperado quando o produto émanuseado, usado e descartado com os devidos cuidados e atenção.

13. Considerações sobre Tratamento e DisposiçãoA RDC Nº306, de 07 de Dezembro de 2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, trata da destinaçãode Resíduos de Serviços de Saúde. Estão classificados no grupo B (químicos), os reagentes, frascos, caixas einstruções de uso contaminadas pelos reagentes.

Page 4: FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE F PRODUTOS … · O reagente molibdato contém Ácido Sulfúrico, que consta da relação de produtos perigosos (ONU) enquadrado na classe 8

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE

PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ

PRODUTO: CREATINA

FOSFOTRANSFERASE (CPK)

REVISÃO: 01 (05/2009)

PÁGINA 4 DE 4

Os frascos (embalagens primárias), caixas e instruções de uso contaminadas pelos reagentes, podem sersubmetidos ao processo de incineração. Este processo deve ser realizado por uma empresa detentora delicenciamento ambiental de acordo com o estabelecido na Resolução CONAMA 316/2002.As caixas e instruções de uso desde que não contaminadas pelo produto devem ser fisicamentedescaracterizadas e acondicionadas como Resíduo do grupo D, podendo ser encaminhadas para o processo dereciclagem.Os resíduos das reações utilizadas na rotina laboratorial são misturas de resíduos das classes B (químicos), A1(sobras de laboratório contendo sangue ou líquidos corpóreos) e A4 (sobras de laboratório contendo urina esecreções). A proporção e composição dessas misturas são variáveis de acordo com as características dolaboratório, considerando-se a rotina , os exames executados, as variações sazonais, a multiplicidade defornecedores, entre outros. Portanto deve-se primeiramente aplicar técnica de redução de carga microbianapara neutralização dos resíduos das duas primeiras classes e, posteriormente, deve-se realizar análise paracaracterização desse material. Esta análise tem por objetivo a definição quanto ao tratamento mais adequado.Para assegurar a conformidade com a legislação, recomendamos que a disposição e tratamento do materialseja realizado de acordo com os regulamentos nacionais ou locais. Para tal sugerimos que o usuário do produtoprocure informações junto as autoridades ambientais locais, e ou uma empresa detentora de licenciamentoambiental para descarte de resíduos de serviços de saúde de acordo com a Resolução CONAMA Nº237/1997.

14. Informações sobre TransporteO transporte deste produto deve ser de acordo com a norma técnica ABNT: NBR14711 – Diagnóstico in vitro –Recomendações e critérios para aquisição, recepção, transporte e armazenamento de produtos.

15. RegulamentaçõesProduto fabricado de acordo com as legislações RDC nº206, de 17 de Novembro de 2006 e Portaria nº686 de27/08/98, ambas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

16. Outras InformaçõesOs dados desta Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) são referentes apenas aomaterial específico aqui designado e não dizem respeito a uso em combinação com qualquer outro material ouem qualquer processo. O usuário do produto é responsável por observar e aplicar as leis e regulamentaçõespertinentes.